• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

ELIANE CAMILO

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Cascavel 2020

(2)

ELIANE CAMILO

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Pedagogia.

Orientador: Janaina Silva

Cascavel

(3)

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

(4)

Dedico este trabalho a todos professores, orientadores e colegas, pelo acompanhamento e incentivo da longa

(5)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, a Deus por estar em todos os momentos me fortalecendo, e a minha família.

A esta Universidade, ao seu corpo docente que oportunizaram momentos de aprendizado, contribuindo com o meu desenvolvimento no processo de formação profissional, em especial, grata a professora Fernanda Zimmermann, no qual tem me inspirado nesta emocionante caminhada.

(6)

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. (José de Alencar)

(7)

CAMILO, Eliane. A importância da ludicidade no Ensino Fundamental Anos

Iniciais. 2020.34. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Pedagogia

Universidade Norte do Paraná/UNOPAR, Cascavel, 2020.

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo refletir sobre algumas concepções sobre a ludicidade, ressaltando sua importância como processo educativo, pois às atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento de aprendizagem e para a aquisição dos conhecimentos, principalmente no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica, mediante leitura, análise e fichamento de livros, revistas pedagógicas e sites da internet relacionados ao assunto em questão, também, foi utilizado os pressupostos teóricos Piaget (1993) e Vygotsky (1988). Foi possível observar que o brincar contribui no processo de aprendizagem, desta forma, o educador aborda e organiza suas atividades dirigidas, com metodologias diferenciadas, recursos específicos e critérios de avaliação que permeiam as necessidades essenciais dos alunos. Apoio de todos para esses novos desafios pedagógicos, incluir e integrar são ferramentas essenciais para que todos participem desta construção. Portanto, é essencial reforçar o planejamento de maneira flexível, no intuito de atingir a participação de todos os alunos para uma interação uniforme nas atividades lúdicas propostas.

(8)

CAMILO, Eliane. The importance of playfulness in Elementary School Early

Years.2020.34. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)

Universidade Norte do Paraná/UNOPAR, Cascavel, 2020.

ABSTRACT

The present study aimed to reflect on some conceptions of playfulness, emphasizing its importance as an educational process, since playful activities are indispensable for the development of learning and the acquisition of knowledge, especially in Elementary Education in the Early Years. We opted for a bibliographic search, through reading, analysis and file of books, pedagogical magazines and internet sites related to the subject in question, also, the theoretical assumptions Piaget (1993) and Vygotsky (1988) were used. It was possible to observe that playing contributes to the learning process, in this way, the educator approaches and organizes his directed activities, with different methodologies, specific resources and evaluation criteria that permeate the essential needs of the students. Everyone's support for these new pedagogical challenges, including and integrating are essential tools for everyone to participate in this construction. Therefore, it is essential to reinforce the planning in a flexible way, in order to achieve the participation of all students for a uniform interaction in the proposed recreational activities.

(9)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

(10)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ... ...11

2. CONCEITOS E PROPOSTAS SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM RELACIONADO COM A LUDICIDADE ... .13

2.1 Contribuições sobre a ludicidade ... 15

3.AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO LÚDICO ... ....19

4. A LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ... ...24

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS ... .28

6.REFERÊNCIAS...30

(11)

11

1. INTRODUÇÃO

O conhecimento além de humanizar, faz com que haja maiores conexões e integrações. No entanto, os indivíduos não nascem aptos a aprender o conhecimento formal, antes das crianças serem conduzidas no conhecimento cientifico, elas devem ser preparadas na infância, se faz necessário que se desenvolva o ato de brincar. As crianças expressão seus sentimentos, desejo durante o ato de brincar, o que é de suma importância para o desenvolvimento da criança. As atividades lúdicas devem fazer parte da realidade do cotidiano da criança, no ensino por meio de brincadeiras, músicas, além de tornar a aula mais atraente e divertida, contribui para aguçar o imaginário da criança.

Diante de tais ideias questionou-se: Quais as metodologias o professor poderá utilizar com a proposta lúdica, principalmente, no Ensino Fundamental Anos Iniciais?

O principal objetivo será refletir sobre as metodologias relacionadas com a ludicidade que contribuam com o processo de ensino- aprendizagem, em especial, no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

No primeiro capítulo foram apresentados alguns conceitos e propostas sobre o ensino-aprendizagem relacionado com a ludicidade, no decorrer buscou relatar importância da ludicidade na construção de significados, ambos essenciais para orientação de professores. No segundo capítulo relatou as consequências da ausência do lúdico, na sequência no terceiro capítulo abordou a importância da ludicidade no processo de aprendizagem.

O presente estudo teve como objetivo geral refletir sobre o papel do professor com relação as concepções lúdicas voltadas ao Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, relatando suas contribuições para as práticas pedagógicas, possibilitando a interação de alunos retraídos, através do brincar e atividades de cooperação, encorajando aos alunos interagir com outros, aceitando o outro colega nas brincadeira, orientando outras crianças a agir diante de outras crianças, ensinando-lhes a respeitar e conviver com outros colegas.

Outro objetivo será compreender o conceito do lúdico, ressaltando a importância da ludicidade, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem e relação com o lúdico, pois a criança deve ser ensinada a partir de atividades lúdicas, por meio de jogos brincadeiras, partindo do concreto, os quais devem auxiliar a criança a conhecer o mundo, ao qual encontra-se inserida, assim, como o seu espaço

(12)

12

de vivência, seu corpo. No decorrer do trabalho será abordado os impactos negativos, proporcionados pela falta de atividades lúdicas nas séries iniciais.

A escolha do tema justificou-se para melhor refletir sobre a ludicidade, principalmente, com o intuito de ressaltar os benefícios que a ludicidade proporciona aos alunos, importância de trabalhar com atividades lúdicas, dinâmicas e criativas para a motivação e interesse dos alunos, desenvolvendo assim, o raciocínio e construindo o conhecimento de forma descontraída e prazerosa, também, faz-se necessário questionar e observar como vem sendo trabalhada a ludicidade nas escolas, pelos professores e gestores, analisando os resultados destas atividades lúdicas.

A relevância deste estudo se deve pela necessidade de analisar as práticas pedagógicas que auxiliam em atividades lúdicas, demostrando as contribuições para os alunos, portanto, este estudo é fundamental para orientar na condução do saber, desenvolvendo suas habilidades e competências, assim, agregando valores, assim, acredita-se que a construção do conhecimento e, especialmente o processo de apropriação da escrita, pode se realizar a partir de um trabalho em que a motivação e o prazer característicos do brincar estejam presentes.

É necessário que a escola proporcione momentos de brincadeiras, em que a criança possa soltar sua imaginação, prender sua atenção, portanto, espera-se que com este trabalho possa torna-lo um referencial, assim, contribuindo cientificamente para os futuros professores, com toda a sociedade e para a comunidade acadêmica. Para o estudo foram pesquisados alguns autores como Piaget (1993) e Brougere (1998), no primeiro capítulo algumas considerações sobre ludicidade relatando os diferentes conceitos de diversos autores. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, mediante leitura, análise e fichamento de livros, revistas pedagógicas e sites da internet relacionados ao assunto em questão.

Ao final, serão expostos neste trabalho algumas propostas de ensino aprendizagem, mostrando a importância de se utilizar o auxílio da ludicidade, principalmente, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

(13)

13

2. CONCEITOS E PROPOSTAS SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM RELACIONADO COM A LUDICIDADE

Considera-se como ludicidade referindo-se à ação de brincar, sendo um brincar criativo, é uma forma de desenvolver a criatividade através de jogos, música e dança, ou seja, com o objetivo de ensinar juntamente com a diversão. A palavra lúdico vem do latim ludos e significa jogo, conforme nos mostra Huizinga(2004): “Abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar” (HUIZINGA, 2004,p. 41). Porém, está principal ideia de que ludicidade era de brincar ao ar livre, jogos, entre outros, vem sendo modificada.

Outra definição sobre ludicidade, está relacionada à experiência interna dos indivíduos, além da ideia de ser não ser apenas um divertimento, mas também, uma experiência interna, oferendo sensações de prazer, tornando um ambiente em harmonia. Segundo Luckesi (2006, p.6): [...] “quando estamos definindo ludicidade como um estado de consciência, onde se dá uma experiência em estado de plenitude, não estamos falando, em si das atividades objetivas que podem ser descritas sociológica e culturalmente como atividade lúdica, como jogos ou coisa semelhante.

Neste sentido refere-se ao estado interno do sujeito que vivência a experiência lúdica. Mesmo quando o sujeito está vivenciando essa experiência com outros, a ludicidade é interna; a partilha e a convivência poderão oferecer-lhe, e certamente oferece, sensações do prazer da convivência, mas, ainda assim, essa sensação é interna de cada um, ainda que o grupo possa harmonizar-se nessa sensação comum; porém um grupo, como grupo, não sente, mas soma e engloba um sentimento que se torna comum; porém, em última instância, quem sente é o sujeito. (LUCKESI, 2006).

Brougere(1998) contribuiu para os estudos da ludicidade, que discordava da corrente psicanalista, não concordava de que o jogo era uma dinâmica interna do indivíduo, defendia a ideia que o brincar, é o espaço de criação cultural por excelência, que contribuía com o enriquecimento da cultura. Para o autor a cultura lúdica torna possível para a aprendizagem, como uma atividade espontânea, que possui enraizamento social. Como afirma Brougere (1998):

“O jogo da criança é fonte de alegria: quando não há mais prazer, não há mais jogo. O jogo espontâneo e não é uma perda de tempo. Trata-se de uma

(14)

14

atividade séria marcada de verdade para a criança em um compromisso afetivo e intelectual que lhe demanda ás vezes muitos esforços”. (BROUGERE,1998)

A atividade lúdica se caracteriza por uma articulação muito frouxa entre o fim e os meios. Isso não quer dizer que as crianças não tendam a um objetivo quando jogam e que não executem certos meios para atingi-lo, mas é frequente que modifiquem seus objetivos durante o percurso para se adaptar a novos meios ou vice-versa [...], portanto, o jogo não é somente um meio de exploração, mas também de invenção. (BROUGERE, 1998, p. 193).

A criança é um ser social, com uma determinada cultura e organização familiar, o lúdico auxilia ao aluno nesta tarefa, permitindo que desenvolva uma visão do mundo, promovendo a interação, ajuda na superação dos medos, contribui na formação social do aluno. Como ressalta os autores:

“O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do educando, quer para redefinir valores e para melhorar relacionamento das pessoas na sociedade”. (DALLABONA; MENDES, 2004, p. 107).

Através destas concepções, percebe-se que a ludicidade se tornou muito significativa, que contribuiu para o aprendizado, a atividade lúdica proporciona ao aluno desenvolver suas habilidades. Estes foram alguns conceitos sobre ludicidade, assim, fica claro a grande importância de se utilizar técnicas lúdicas no processo de aprendizagem no ensino fundamental, também, outro fator que fortalece a importância deste ensino é o professor conhecer todos estes conceitos e práticas pedagógicas, para melhor escolher qual método utilizar.

Então, através de atividades lúdicas no Ensino Fundamental, permite ao aluno vivenciar novas experiências, utilizando de treinamentos e instrumentos, propondo para as crianças novos problemas, mostrando que é possível criar novas estratégias para resolvê-los, desenvolvendo a comunicação com suas colegas, antecipando novos problemas. Segundo Pereira (2004, p.82): “As atividades lúdicas permitem que vivenciemos com inteireza um espaço- tempo próprio, que estejamos plenos na experiência, nos entregando a ela sem julgamentos, sem coerções, sem imposições e direcionamentos controladores, com abertura para novas possibilidades. Assim, considero como lúdicas não apenas as atividades que envolvem brincadeiras e jogos,

(15)

15

mas também aquelas que possibilitam que se instaure esse estado de inteireza e entrega”. (PEREIRA, 2004, p. 82- 83)

Segundo Goleman (1999), em seus estudos, o brincar desenvolve competências emocionais, auxilia no autocontrole, comunicação, expressão, desenvolve a criatividade, e outras. Quando se oportuniza as crianças a vivenciar diferentes situações, por meio de atividades lúdicas, a criança estará se descobrindo e descobrindo o espaço ao qual se encontra inserida.

É preciso que os professores percebam as crianças como sujeitos em processo de construção, o qual precisa de estímulos para o seu pleno desenvolvimento, Piaget (1993) defende que o desenvolvimento da criança ocorre através de atividades lúdicas, as quais não representa somente o jogar, a dança, teatro, brincadeiras, construção de materiais concretos e nas histórias e contos infantis, essas atividades contribuem para a manutenção do imaginário social da criança.

Segundo Friedman (1996), quando a criança está brincando, jogando no grande grupo, ela irá materializar as regras e normas dos jogos, e desenvolver a cooperação e interação com o grupo ao qual encontra-se inserida. Nesse sentido a função educativa do lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber e sua compreensão de mundo.

As atividades lúdicas proporcionam aos alunos a vivência de situações diversas, oferecendo condições para o desenvolvimento da percepção lógica, raciocínio, assim como, estimula as reações afetivas, morais, cognitivas, culturais.

Portanto, é essencial reforçar e pensar de forma cautelosa as práticas pedagógicas, no intuito de atingir a participação de todos os alunos, através de atividades lúdicas possibilitando está vivência, para uma interação uniforme nas atividades propostas. É de fundamental importância que o professor elabore, organize, atividades pensando no individual de cada aluno, observando cada necessidade, seu ambiente escolar, auxiliando na estruturação e formulação do pensamento, onde possam desfrutar da infância intensamente.

2.1 Contribuições sobre a ludicidade

A ludicidade é uma ferramenta muito importante para o processo de ensino-aprendizagem, pois, é através dela que o aluno desenvolve seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. O seu uso permite a produção de

(16)

16

conhecimento, o professor deve utilizar a seu favor todas estas práticas de ensino. Quando o professor vivência a ludicidade, trabalha de forma prazerosa, estimula a construção do conhecimento, obterá grandes resultados em sala de aula, o lúdico serve de suporte, segundo Santos (2007): “O lúdico servirá de suporte na formação do educador, como objetivo de contribuir na sua reflexão-ação-reflexão, buscando dialetizar teoria e prática, portanto reconstruindo a práxis. ” (SANTOS, 2007, p.41)

Refletindo como realmente deve atuar o professor em sala de aula, por este, motivo, questiona-se, qual a melhor maneira de que o professor possa trabalhar a ludicidade contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem? Estes são alguns critérios pedagógicos, são apenas ideias para serem pensadas, são as seguintes:

“Os professores precisam conhecer bem os alunos, em termos de suas capacidades, de seus conhecimentos, de seus interesses e de sua experiência anterior. Os alunos precisam ser ajudados a atribuir um sentido pessoal as tarefas e atividades de que participam e as aulas devem ser organizadas de modo a estimular a participação e o esforço”. (SILVA, 1998, p.156).

Claro que cada professor utiliza sua própria metodologia, que surgem resultados diferentes, alguns preferem utilizar de palavras, com explicações cuidadosas e de demonstração, outros professores, preferem um processo de debate e negociação, utilização de brinquedos, estímulos do imaginário, ambos conseguem chegar aos seus objetivos, atingindo a esfera cognitiva. De acordo com (VYGOTSKY,1984):

“É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras”. (VIGOTSKY,1984, p.27)

O lúdico é importante em todas as fases da vida humana, principalmente, na idade infantil e na adolescência, com a finalidade essencialmente pedagógicas, segundo Piaget (1987) “o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico”. O educador deve oferecer formas didáticas diferenciadas, como atividades lúdicas para que a criança sinta o desejo de pensar, é necessário programar atividades lúdicas na escola.

Outro fator importante que a ludicidade proporciona é a saúde mental para o ser humano, auxilia na formação da personalidade, de sua inteligência emocional, Goleman (1999) afirma:

(17)

17

“A preparação da criança para a escola passa pelo desenvolvimento de competências emocionais – inteligência emocional – designadamente confiança, curiosidade, intencionalidade, autocontrole, capacidades de relacionamento, de comunicação e de cooperação”. (GOLEMAN,1999, p.205)

Considerando o contexto escolar, além dos professores, gestores, entre outros profissionais, o psicopedagogo, como pesquisador e estudioso da aprendizagem humana nos mais diversos aspectos, pode contribuir no sentido de esclarecer e orientar professores sobre como utilizar a brincadeira e o jogo, já que também, estes colaboram para o aprendizado.

É dever da escola certificar-se e garantir um ambiente escolar digno para seus alunos, trata-se muito mais que uma questão curricular, é preciso considerar suas diferenças, pensar em como melhorar a situação para elas, garantindo condições favoráveis a aprendizagem, a escola deve proporcionar um ambiente que favoreça as brincadeiras, com jogos, fantasias, resgatando valores infantis, conforme Harres, Pain, Einloft (2001):

“[...] o papel do adulto e do professor na escola é de observar, diferenciar comportamentos e intervir oportunamente, é ele que estrutura ocampo das brincadeiras na vida das crianças, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos”. (HARRES; PAIN; EINLOFT, 2001, p. 82).

Outro aspecto é reconhecer a importância de que todos os alunos devem participar de todos os tipos de atividades curriculares, principalmente com atividades lúdicas, claro que na prática, isto, é bastante difícil, requer um grande esforço de toda equipe. Conforme, Silva(1998): “Vontade empenhada de proporcionar uma grande variedade de oportunidades curriculares a todas as crianças”. (SILVA, 1998, p.173).

A escola tem como dever não apenas educar, mas favorecer subsídios para que os alunos experimentem outras vivências, para que eduquem socialmente, como relata Sena, Macedo e Soares (2012): Outro fator que contribui para o processo de aprendizado é a participação da família, assim, conhecem melhor o progresso de seus filhos, e a escola descobre os pontos de vista dos pais. Sempre que possível deve ajudar nas decisões da escola, solicitando que a escola proporcione atividades lúdicas para seus alunos, também, manter-se sempre atentos no progresso de seu filho, sem dúvidas que os pais ganharão mais êxito ao conhecer melhor o ambiente escolar de seus filhos.

Portanto, o lúdico contribui para o processo de aprendizagem dos alunos, pois compreende um modo mais prazeroso de desenvolver a aprendizagem, fazendo com que o aluno se aproprie da escrita e da leitura mais facilmente e mais rapidamente.

(18)

18

Além disso, as atividades lúdicas despertam no aluno mais interesse e os deixam mais envolvidos e motivados.

A ludicidade no contexto escolar contribui para a criança no desenvolvimento de noções lógicas, no uso de palavras ainda não compreendidas. Para Fortuna (2001), o lúdico permite a troca de pontos de vista entre os envolvidos, auxiliando no desenvolvimento do pensamento e de outras capacidades, no mesmo, sentido conforme Cerqueira (2004, p.4):

“Para a mediação acontecer de forma qualitativa, é preciso que o educador tenha olhos muito atentos aos movimentos apresentados pelos alunos nos jogos propostos. Desta forma é possível perceber determinados comportamentos, sentimentos, bem como quem são os principais modelos de identificação de nossos alunos, assim como suas aprendizagens e o seu próprio desenvolvimento”. (CERQUEIRA, 2004, p.4)

Por fim, a satisfação de ver os alunos felizes, jogando, interessando-se pela atividade é o que vale, quando utilizada de práticas pedagógicas diversificada que buscam, na ludicidade, seus fundamentos para que as aulas e os conteúdos se tornem interessantes e que os alunos aprendam significativamente.

(19)

19

3. AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO LÚDICO

Alguns pais não compreendem a importância da ludicidade, a maioria das crianças não se envolve tanto em atividades lúdicas devido a fatores como a falta de oferta na escola e a forte presença de matérias tecnológicos no seu dia-a-dia. Deve- se ressaltar também a ausência, muitas vezes, dos pais nas brincadeiras dos filhos, falta essa causada pelo pouco tempo disponível, pela vida agitada, pela urbanização e violência. Outra consequência, no qual as crianças que podem brincar livremente, não o fazem por estarem mais interessadas em brincar com inovações tecnológicas.

Quando as crianças não têm oportunidade de vivenciar o brincar ou não são estimuladas a fazê-lo, a criança pode sofrer graves interrupções ou retrocessos intelectuais, isto porque, por meio da brincadeira a criança exercita sua capacidade intelectual e motora, além de socializar-se com os demais membros do grupo que pertence.

Com a ausência da ludicidade nas atividades elaboradas e a falta de momentos de descontração. Não permite que o aluno desenvolva a sua imaginação, o imaginário, o trabalho com o sensível, não proporcionando a criança o convívio em sociedade, segundo Duarte (2004) a ludicidade permite educa-lo e fortalece-lo: Na consideração e educação do sujeito, hoje, sua dimensão imaginativa, emotiva e sensível (ou a sua corporeidade) deve ser colocada como origem de todo projeto que vise a educá-lo e fortalecê-lo como princípio de uma vida em sociedade. (DUARTE,2004, p.139).

Conforme Vygotsky (1975), pode-se entender que uma aula lúdica não precisa ter especificamente brinquedos, jogos e brincadeiras fora do foco educacional, explicando tal afirmação pode-se dizer que, é o professor quando tem uma “atitude lúdica” quem traz a ludicidade para a escola e principalmente para sua sala.

Outro fator que a ausência do lúdico prejudica ao aluno, quando não recebe os estímulos lúdicos necessários em cada estágio, não consegue consequentemente evoluir para o próximo, pois a ausência de experiências deste gênero afeta este exercício.

(20)

20

Se a criança não tem oportunidades de brincar, como expressará suas angústias, seus medos, seus conflitos e as suas alegrias, como poderá interagir com outras crianças? Deve-se estar atento para alunos que possuem dificuldades em devolver-se em brincadeiras, devolver-se fazendo audevolver-sente, com poucas tentativas de comunicação e sociabilização. Pode-se tratar de uma criança com necessidades de ajuda e incentivo para ampliar sua interação com as outras crianças, estímulo para movimentar seu corpo e sua mente.

São por meio das emoções, que os professores podem saber o que está acontecendo com seu aluno, se ele está agitado, com alguma dúvida, e alguns aspectos podem auxiliar na identificação destes sentimentos os olhares e expressões faciais, por essa razão é fundamental saber reconhece-las.

Ressaltando que a ludicidade é uma necessidade humana, não podendo privar as crianças, também, não pode ser vista como uma diversão, segundo Santos (1997):

“A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer que seja a idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora uma boa saúde mental, facilita os processos de socialização do conhecimento”. (SANTOS,1997, p. 12)

Quando se trabalha com a ludicidade o retorno é bastante gratificante, mas o professor tem que ter em mente que um trabalho lúdico bem organizado, elaborado com qualidade trará certamente ótimos resultados para o aprendizado do aluno.

A ausência do lúdico pode ter relação direta com as dificuldades de aprendizagem. Neste sentido, aponta-se a importância do imaginário como processo de aprendizagem, neste inclui-se o brinquedo. Brincar é um ato natural e faz parte do desenvolvimento do ser humano. O faz de conta mostra a realidade e são maneiras encontradas pela criança de atuar e modificar, contribuindo para o desenvolvimento tanto motor como psíquico.

Portanto, lúdico é essencial para a escola, em que possibilita não somente o sucesso pedagógico, mas também, a formação do cidadão, e suas consequências educativas é o aprendizado em todas as dimensões: sociais, cognitivas e pessoais, segundo Campos(1986,p.10):“A ludicidade poderia ser a ponte facilitadora da aprendizagem se o professor pudesse pensar e questionar-se sobre sua forma de ensinar, relacionando a utilização do lúdico como fator motivante de qualquer tipo de aula”.

(21)

21

A ausência do brinquedo, entretanto, não as impede de brincar, pois elas usam a imaginação. Contudo, sabemos que o brinquedo é um suporte material que facilita o ato de brincar. Neste sentido o professor deve incluir o lúdico em suas práticas pedagógicas para que a sala de aula não se torne um ambiente desagradável e desmotivador, pois, sabe-se que os alunos são motivados muitas vezes pela televisão, pelo computador e pelo meio social em que vive. Por meio da ludicidade o aluno aprende quais são os papéis das pessoas que o cercam o tornam familiarizados com a cultura e os costumes da sociedade, mesmo diante das dificuldades os professores buscam driblar as dificuldades, encontrando alternativas para realizar o seu trabalho de forma satisfatória.

Em todas as disciplinas são importantes utilizar do lúdico, como na disciplina de Matemática, segundo Moura: “A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, aprende também a estrutura matemática presente” (MOURA, 2011, p. 89).

Na disciplina de Educação Física, na fase de iniciação esportiva, a liberdade de escolha, a imprevisibilidade e a ausência do controle absoluto podem representar falta de objetivo e planejamento. Um desafio para professores que buscam o refinamento dos movimentos e assimilação de regras e táticas. Entender que as atividades lúdicas, quando planejadas e com objetivos definidos, podem ser uma excelente ferramenta de ensino-aprendizagem.

Quando não se proporciona atividades lúdicas, não permite o aluno vivenciar uma visão de mundo, conforme descritos pelas autoras Dallabona e Mendes (2004), o lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais próxima da realidade. Dessa forma, se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica, na visão das autoras, poderá contribuir para a melhoria do ensino, seja a partir da qualificação ou formação crítica do educando, seja pela redefinição de valores e melhoria do relacionamento entre as pessoas na sociedade.

Outro ponto importante, pois a brincadeira proporciona a entender conceitos como alto e baixo (montando grandes torres, por exemplo), formas, orienta- se no espaço, discrimina objetos e cores, etc. É por isso que, quando uma não brinca ou parece inibida nas suas brincadeiras, isso é sinal de que algo em seu desenvolvimento não está indo bem. A impossibilidade ou dificuldade de brincar nos mostra que a criança está tendo problemas em seu desenvolvimento.

(22)

22

As questões familiares são os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, pais ausentes nas brincadeiras, omissos, a desarmonia familiar, crianças que trabalham, assim como, fatores de ordem socioeconômicas também prejudicam o rendimento escolar, portanto, o professor deve estar sempre ligado à realidade social em que essa criança está inserida, logo, terá um perfil dela e saberá lidar com as diversas situações e comportamentos. Segundo Zacharias (2007) a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem.

No ambiente escolar não ocorre apenas o processo de construção do conhecimento, mas também as relações interpessoais e, com isso, a necessidade de que o professor proporcione para os seus alunos em sala de aula a ludicidade. Acredita-se que assim haverá possivelmente resultados no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, assim acredita-se nesta pesquisa que a relação com a criança, usando o lúdico como um mecanismo de aquisição do saber.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar o seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações”. (BRASIL, 2017, p. 41).

Dessa forma, o lúdico é a base sobre qual se constrói o conhecimento racional, oferece ao educando condições de conduzir diversas situações, assim, faz com que o contribua com as práticas pedagógicas, fazendo com que os alunos se sintam seguros, confiantes, despertando o interesse e os motivando, assim se desenvolvem melhor. Para que isto ocorra com eficácia é preciso um planejamento criterioso de forma que efetive esse trabalho pedagógico, aliando a ludicidade com uma proposta de aprendizagem.

Conforme Chateau(1987) não é possível que se pense em infância sem pensar em brincadeiras e o prazer que as acompanham. Uma criança que em sua infância é privada do brincar futuramente poderá se tornar um adulto com dificuldades para pensar (CHATEAU, 1987).

A brincadeira tem sido apontada como espaço privilegiado do desenvolvimento da criança. Porém, na realidade o que muitas vezes acontece e

(23)

23

que acaba ocupando um espaço para outras atividades pelo educador como sendo mais importantes do ponto de vista pedagógico.

Evidente, que o lúdico na aprendizagem não poderá sanar os problemas de aprendizagem, emocionais e de mau comportamento na educação, a intenção é demonstrar que contribui grandemente para a aprendizagem, servindo como subsidio importante para se transmitir os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

(24)

24

4. A LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Na atualidade os olhares estão voltados para as escolas, em especial da metodologia utilizada para cativar os alunos, para promover a aprendizagem, com isso, cada vez mais os professores estão buscando inovar, as suas metodologias de ensino. A Educação deve permitir que as crianças sejam pensadores, aprendam a refletir sobre seus modelos, a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros, observou-se que a ludicidade permite todas estas ações.

A escola é principal transmissora para tornar-se um sujeito social, possuem uma grande autonomia de mudança, e está transformação trona-se possível através da ludicidade, permite aos alunos que aprendam a conviver, valorizem o exercício de cidadania, que sempre tenha metas a cumprir de forma gradativa, com compromisso e participação. Conforme Klein (2005) A técnica lúdica proporciona abundância de material e dá acesso aos estratos profundos da mente” (KLEIN, 2005, p. 42).

A Alfabetização não deve ser feita separadamente do Letramento, é necessário trabalhar com os dois em conjuntos, pois um completa o outro. E para que esse processo de aprendizagem aconteça naturalmente o lúdico é imprescindível. Observou-se a que a Alfabetização, Letramento e a Ludicidade são indissociáveis, quando trabalhada juntas levam ao aluno a um aprendizado interessante, assim, possibilitando aos professores alcançarem seus objetivos, como mostra este trecho: “A ludicidade pode ser utilizada como forma de sondar, introduzir ou reforçar os conteúdos, fundamentados nos interesses que podem levar o aluno a sentir satisfação em descobrir um caminho interessante no aprendizado. Assim, o lúdico é uma ponte para auxiliar na melhoria dos resultados que os professores querem alcançar”. (BRASIL, 2007, p.98).

Segundo Paulo Freire (2001) que aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la.

O lúdico auxilia no desenvolvimento psíquico, psicomotor e cognitivo da criança. O professor ao estimular o lúdico estará contribuindo para o amadurecimento da criança, a qual, passa conhecer melhor o mundo que a cerca, amplia as relações sociais com o grupo ao qual encontra-se inserida.

(25)

25

Considerando o desenvolvimento do processo de Letramento, a ludicidade constitui-se como importante instrumento, pois a criança que ainda não é alfabetizada, brinca de escrever, ouve histórias, assim, percebe o seu uso e função. Conforme Soares (2001):

“mas já folheia livros, finge lê-los, brinca de escrever, ouve histórias que lhe são lidas, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, essa criança é ainda “analfabeta”, porque não aprendeu a ler e a escrever, mas já penetrou no mundo do letramento, já é de certa forma, letrada” (SOARES, 2001, p. 24).

O lúdico tem um papel fundamental no desenvolvimento de muitas das habilidades, em que por qualquer razão não existam motivações para que as crianças brinquem, no local em que as brincadeiras forem menos frequentes, menos complexas do que as realizadas pela maioria das crianças, certamente haverá diferenças na aprendizagem, tanto no âmbito escolar, como no meio social, é preciso um trabalho pedagógico que auxilie no desenvolvimento da sua linguagem, seu laços afetivos, assim, através da ludicidade será possível encontrar estes resultados. Portanto, é importante que o professor compreenda o conceito de ludicidade, isso, ajudará em suas práticas pedagógicas. Quando o professor apenas interpreta como um adulto, perde um possível sentido que a criança tem do mundo, assim, corre o risco de organizar e planejar suas aulas sem proporcionar um sentido significativo.

A participação ativa das crianças configura um ambiente alfabetizador na instituição. Isso é especialmente importante quando as crianças provêm de comunidades pouco letradas, em que têm pouca oportunidade de presenciar atos lúdicos, que contribuem com o processo de aprendizagem, nesse sentido, o professor torna-se uma referência bastante importante. De acordo com Martins (2002), “se a vida é um jogo e o jogo pode se transformar em brincadeira, por que não viver brincando e aprender com a brincadeira? ” É importante ressaltar que a ludicidade contribui no processo da aprendizagem, principalmente, para a Alfabetização e Letramento, pois tornou-se muito significativa, como as atividades lúdicas proporciona ao aluno desenvolver suas habilidades. Em todas as disciplinas a atividade lúdica tornou-se um aliado para o ensino, pois, possuem um grande potencial de trabalho, desenvolve mudanças comportamentais, adquire regras de convivência, traz alegria, autoestima e principalmente auxilia alunos portadores de necessidades, integrando todos.

De acordo Vergnhanini (2011, p.29) quando a criança brinca, ela amplia seu vocabulário, dá nome aos objetos, faz uso de expressões do dia a dia, conversa com

(26)

26

outras crianças e com os brinquedos, estabelecendo relações entre as brincadeiras simbólicas (jogos de faz de conta) e outras formas de linguagem.

No processo de ensino-aprendizagem, o brincar torna-se importante para o desenvolvimento de conceitos como a percepção espaço-temporal, lateralidade, formas, cores, etc. Há muito professores já perceberam isso e se utilizam de exercícios e brincadeiras que trabalham esses outros conceitos sem que as crianças percebam a real importância desse trabalho, assim, o aluno aprende brincando.

Quando utilizados os jogos deve-se enfatizar a importância dos elementos lúdicos e culturais para uma aprendizagem significativa, envolvendo a busca de soluções para um problema, utilizar jogos que são contextos capazes de criar a necessidade do controle. O professor deverá observar, analisar e investigar, os alunos percebendo como a mesma está se desenvolvendo, as suas limitações ou dificuldades deverão ser sanadas, por meio destes jogos lúdicos. Conforme consta no documento BNCC (2017, p.39):

“a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.”

Segundo a BNCC (2017) ressalta que a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, contribui com as aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Uma das diversas habilidades que constam na BNCC (2017, p.77) “Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e reconhecer também a sua dimensão lúdica e de encantamento”.

A BNCC propõe para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, a valorização de atividades lúdicas, para favorecer o ensino-aprendizagem: A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização, dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. (BNCC, 2017, p.55-56)

Em outro fragmento do documento BNCC (2017,p.159) aponta a importância do lúdico para o ensino de Arte, nessa nova etapa da Educação Básica, o ensino de Arte

(27)

27

deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade.

O lúdico contribui para o adensamento de conhecimentos sobre a participação no mundo social e a reflexão sobre questões sociais, éticas e políticas, fortalecendo a formação dos alunos e o desenvolvimento da autonomia intelectual, bases para uma atuação crítica e orientada por valores democráticos. É essencial, conforme o documento BNCC (2017, p.308) que ao longo de toda a Educação Básica, o ensino das Ciências Humanas deve promover explorações sociocognitivas, afetivas e lúdicas capazes de potencializar sentidos e experiências com saberes sobre a pessoa, o mundo social e a natureza.

Em especial no Ensino Fundamental Anos Iniciais, é importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros). (BNCC,2017, p.309)

Portando, a proposta da BNCC Ensino Fundamental Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem. Desta forma, com propostas lúdicas, conduz a pensar em grandes transformações no mundo da educação, refletindo sobre nossas praticas pedagógicas, educativas e sociais.

O papel do professor exige deste profissional saberes específicos que têm um forte componente de construção na prática. No qual necessita capacidades para enfrentar situações não previstas, também, deve-se preocupar-se com a relação aluno e professor, outro fator importante para realização dos objetivos como educadores, define que o trabalho do professor é constante, é necessário conhecer os alunos, o educador tem que esclarecer seus objetivos, preocupar-se em conhecer o conceito do lúdico e a sua importância para o processo de ensino-aprendizagem.

(28)

28

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Evidentemente, o lúdico contribui para a aprendizagem, enquanto recurso pedagógico, tornou-se essencial para o desenvolvimento, principalmente, no Ensino Fundamental nos Anos Inicias, visto que se trata de uma etapa muito especial para a apropriação da língua escrita, em que múltiplas aprendizagens acontecem e podem ser enriquecidas e facilitadas pela mediação do lúdico.

O lúdico favorece a aprendizagem, o desenvolvimento pessoa, social e cultural, colabora com a saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, foi possível compreender a ludicidade como prática de lazer ou de recreação, desta forma, contribuiu para com a explicação e compreensão do conceito sobre o lúdico, defendendo o lúdico como princípio formativo, acreditando que, como tal, ampliando as práticas pedagógicas referente aos processos de ensino e aprendizagem no âmbito de instituições educacionais.

No Ensino Fundamental nos Anos Inicias, as crianças são capazes, não só de aprender a ler e escrever, mas de utilizar tais práticas em situações do dia a dia, quando é oferecida uma interação de qualidade a ela, em que o papel do professor favorece compreender e desenvolver a criança, para a formação social, transcendendo os limites da escola, através destas atividades lúdicas.

Portanto, e por estas razões aqui pronunciadas, foi possível alcançar os objetivos propostos, reconhecendo a importância do lúdico. Assim, brincando se aprende, porque o prazer e a descoberta estão envolvidos nessa relação. Quem brinca age, coloca-se, vivência situações que lhe expõe a conflitos, a evoluções, e construções de valores. Cuidarmos do brincar é atuarmos de forma com que ele não seja um dever ou uma série de ordenações automáticas que devem obedecer a determinado objetivo, mas que ele se crie na inventividade da criança, a educação deve permitir que as crianças sejam pensadores, aprendam a refletir sobre seus modelos, a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros, observou- se que a ludicidade permite todas estas ações.

(29)

29

6 REFERÊNCIAS

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos, Porto

Alegre: Artes Médicas, 1998. Disponível em:

https://brincadeirasp.blogspot.com/2011/11/gilles-e-o-jogo.html acesso em: 06/04/2020

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Versão Final. Brasília, DF, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos:

orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF:

MEC, 2007.

CAMPOS, D. M. S. (1986). Psicologia da Aprendizagem. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. CHATEU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: SUMMUS, 1987.

CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Um estudo sobre a brincadeira entre crianças

em situação de rua. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em

Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: 2004. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5809 acesso: 05/05/2020

DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do

ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004.

DALLABONA, S.R,. MENDES, S.M.S. O Lúdico na Educação Infantil: Jogar,

Brincar, uma forma de Educar. Revista de divulgação técnico-científica do

(30)

30

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: Martins, L.M.; Formação de professores: limites contemporâneo alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.

FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos

convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/pensamentorealidade/article/view/44150 acesso em: 04/05/2020

FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

GOLEMAN, Daniel. Ludicidade: Desenvolvendo talentos, criatividade e conhecimento. Disponível em: 13 de abril de 2017.Disponível em:

https://efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-

aprendizado-da-crianca- na-escola.htm acesso em: 01/05/2020

DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos

convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/pensamentorealidade/article/view/44150 acesso em: 04/05/2020

HARRES, J. da S.; PAIN, G. M.; EINLOFT, N. L. V. M. O lúdico e a prática

pedagógica. In: SANTOS, S. M. P. dos (Org.). A ludicidade como ciência.

Petrópolis: Vozes, 2001.

HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo, SP: Editora Perspectiva, 2004. Disponível em: https://editoraperspectiva.com.br/produtos/homo-ludens-nova-edicao-revisada/

KLEIN, M. As origens da transferência (1952). Inveja e gratidão e outros trabalhos. 1946-1963. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e

(31)

31

http://www.brunovivas.com/wp-content/uploads/sites/10/2018/07/K%C3%B6che-

Jos%C3%A9-Carlos0D0AFundamentos-de-metodologia-cient%C3%ADfica-_-teoria- da0D0Aci%C3%AAncia-e-inicia%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-pesquisa.pdf

acessoem: 20/03

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas,2001

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir

da experiência interna. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso: mar. 2006.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHOMOTO, Tisuko Morchida (org). Jogos, brinquedos, brincadeiras e a educação. 14 ed. São Paulo: Cortez. 2011.

PEREIRA, Lúcia Helena Pena. Ludicidade em sala de aula: montando um

quebra-cabeça com novos sabores e saberes. In PORTO, Bernadete (org.).

Educação e ludicidade. Ensaios 3. Salvador: UFBA, 2004. Disponivel em:

https://www.researchgate.net/publication/276901321_A_ludicidade_como_principio _forma tiv o acessoem: 06/04/2020

PIAGET, J. Bärbel, I. A psicologia da criança. 12º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me4676.pdf acesso em:10/05/2020

PIAGET, J. A Formação Do Símbolo Na Criança. Rio De Janeiro: Zahar, 1987.

ROLOFF. E. M. A importância do lúdico em sala de aula. In: Semana de Letras, 10, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Edipucrs; 2010. p. 1-9.

SENA, C. C. B.; MACEDO, J. M. F.; SOARES, M. A aprendizagem e o lúdico: uma

nova práxis em sala de aula. 2012. Disponível em:

(32)

32

SILVA, H. L. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: A experiência brasileira. Revista de ciência da educação, N.5, jan./abr, 2008.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntico, 2001.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. 2ª ed. S

VERGNHANINI, N. S., QUERO BRINCAR: a brincadeira de faz-de-conta e o

desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação

em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, São Paulo.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara. Froebel. Junho de 2005. Disponível em Acesso em 25 outubro 2020

(33)

33

ANEXOS

Referências

Documentos relacionados

Nesta avaliação foram utilizados os principais indicadores atuais de produção científica: número de artigos publicados em revistas indexadas, relacionar o fator de impacto das

As professoras da equipe de gestão, quando indagadas a respeito do ambiente escolar enquanto prazeroso ou não, e qual seria a sua percepção em relação às expectativas dos

eu, pescador? Isso é vida de índio. Cota, no fundo do coração presto e muito. Ando com você porque seu jeito é de quem não se abaixa. Aruan também não quer se abaixar, mas o

A legalização (regulamentação) da prostituição não irá ter como efeito imediato a desacelação da indústria do sexo e a expansão do tráfico para fins de prostituição, mas

Gráfico 1 - Representação do discurso dos trabalhadores do Departamento de Recursos Humanos ante o núcleo induzido, ao responderem à pergunta: Você considera que o salário e

Criar personagens onde haja diálogo, um com o outro, tratando de situações problemas, onde os alunos possam preencher os balões das falas para resolver os

The idea of using a visual language to specify policies allows the user to work with a graphical editor to produce a textual output language. Some grammar-based tools can

Além disso, ao negar direito ao descanso e remuneração, indenizando o período de descanso suprimido, também, ocorre violação do artigo 7º, XXII, da CF, o qual estabelece a