• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE

EXPRESSÕES

ANO LETIVO DE 2012-2013

(2)

Departamento de Expressões Página 2 1- Identificação

Este Departamento curricular adota a designação de Departamento de Expressões.

2- Composição

Integram este Departamento todos os docentes que lecionam num dos seguintes grupos:

240, 250, 260, 530, 600, 620, 910 e 930.

3- Coordenação

3.1. O Coordenador do Departamento é eleito em plenário. Os candidatos que reúnam condições são apresentados pelo Diretor de Agrupamento.

3.2. O Coordenador presidirá às reuniões e outros atos deste Departamento, sendo substituído, nas suas faltas e impedimentos, pelo professor de uma das Áreas Disciplinares com mais tempo de serviço.

3.3 Atribuições/Competências do Coordenador de Departamento Curricular

a) Propor ao Director, ouvido o Conselho Pedagógico, a estrutura funcional do departamento, até final de Junho de cada ano;

b) Promover e coordenar a planificação, desenvolvimento e avaliação das actividades a desenvolver pelo departamento ou suas estruturas de apoio;

c) Promover a troca de experiências e a cooperação entre todos os professores do departamento;

d) Assegurar a articulação entre o departamento e as restantes estruturas de orientação educativa, nomeadamente na análise de medidas de orientação pedagógica;

e) Assegurar a participação do departamento no desenvolvimento do projecto educativo da escola, do plano de actividades e do regulamento interno;

f) Promover a identificação das necessidades de formação dos professores do departamento;

g) Apresentar ao Conselho Pedagógico as propostas pedagógico-curriculares com origem no departamento e suas estruturas;

h) Promover a articulação entre a formação inicial e a formação contínua dos professores do departamento;

i) Propor ao conselho pedagógico, ouvido o departamento, a designação dos professores responsáveis pelo acompanhamento da profissionalização em serviço, dos orientadores

(3)

Departamento de Expressões Página 3 da prática pedagógica das licenciaturas em ensino e do ramo de formação educacional e dos professores cooperantes na formação inicial;

j) Assegurar em articulação com o Director a avaliação de desempenho dos professores do departamento;

l) Promover medidas de planificação e avaliação das actividades do departamento;

m) Convocar e presidir às reuniões do plenário do departamento.

4- Secretário

4.1. O Secretário é um membro docente designado por quem presidir á reunião ou ato do Departamento em regime de rotatividade, de acordo com o código dos grupos;

4.2. O impedimento ou a falta do docente a quem cabe secretariar a reunião não o isenta de, na reunião seguinte a que compareça, exercer essa função.

5- Funcionamento

5.1. O Departamento funciona em plenário, sem prejuízo da criação de comissões e de grupos de trabalho de apoio ao exercício das suas competências e das subsecções correspondentes às Áreas Disciplinares.

5.2. As comissões os grupos de trabalho referidos no ponto anterior são criados por deliberação pelo Coordenador do Departamento, se não estiverem previstas na Lei ou no Regulamento Interno e elaboram o seu regimento o qual será homologado pelo Coordenador do Departamento, e serão presididos por um professor nomeado pelo coordenador.

5.3. As reuniões do plenário deste departamento funcionarão segundo o Regulamento Interno, desta escola;

5.4. As formas de votação serão sempre nominais e sem abstenções, exceto quando se trate de eleição para exercício de cargos e/ou funções por um dos seus membros, que será feita por voto secreto;

5.5. Sempre que exista votação será exigida maioria relativa e em caso de empate terá voto qualidade do presidente da reunião.

6- Periodicidade das Reuniões

(4)

Departamento de Expressões Página 4 O plenário das reuniões reúne ordinariamente duas vezes por trimestre e extraordinariamente sempre que seja convocada pelo respetivo Coordenador, por iniciativa, a requerimento de um terço dos seus membros em efetividade de funções ou por solicitação do Diretor do Executivo.

7- Reuniões ordinárias

7.1. As reuniões ordinárias serão convocadas com pelo menos, 72 horas de antecedência contados a partir da data da sua afixação em local apropriado na sala dos professores.

7.2. O dia da semana para efetuar as reuniões é definido pelo coordenador. Em plenário de cada ano letivo. Sempre que é possível em regime de rotatividade.

8- Reuniões extraordinárias

As reuniões extraordinárias são convocadas com uma antecedência mínima de 24 horas sobre a data da sua realização, por todos os meios possíveis, desde que todos os seus membros sejam contactados de forma segura e oportuna.

9- Convocatórias

9.1. As convocatórias serão efetuadas através de modelo próprio devidamente preenchido.

9.2. A divulgação das convocatórias das reuniões ordinárias é efetuada nos termos do ponto 8.

9.3. A divulgação das convocatórias das reuniões extraordinárias será efetuada de acordo com o estipulado em 8.

10- Duração das reuniões

10.1. As reuniões do Departamento terão uma duração de uma hora, se antes não tiver esgotado a agenda de trabalho.

10.2. Não sendo suficiente o período de duração definido no ponto anterior, poder-se-á prolongar com duração limitada por acordo unânime dos presentes ou, na sua falta, o presidente da reunião marcará nova reunião para um dos cinco dias úteis seguintes para tratamento dos assuntos em falta, considerando convocados os presentes nessa reunião.

(5)

Departamento de Expressões Página 5 11- Atas

11.1. De cada reunião do Departamento será registado em ata o resumo de tudo que nela tiver ocorrido.

11.2. As atas serão lavradas em folha própria pelo secretário e sujeitas à aprovação dos membros do Departamento no inicio da reunião da reunião seguinte.

11.3. A ata, depois de lida em voz alta e aprovada em plenário do Departamento será arquivada para consulta dos membros deste departamento.

12- Divulgação das deliberações

12.1. As deliberações serão tomadas desde que sejam votadas (favoravelmente) pela maioria dos presentes na reunião, com capacidade de voto, e feita por votação nominal, não sendo permitidas abstenções e obedecendo ao preceituado no Regulamento Interno da escola.

12.2. Quando se verifique empate na votação o presidente da reunião tem voto de qualidade.

12.3. De toda e qualquer decisão tomada extra plenário do Departamento será feita uma cópia e afixada, num prazo máximo de 48 horas em local apropriado na sala de professores.

13- Faltas dos membros do Departamento

13.1. É considerado em falta todo o membro que não compareça até 15 minutos após o início da reunião.

13.2. A justificação das faltas dos membros do Departamento às reuniões é efetuada nos termos da legislação vigente e nos termos do Regulamento Interno da Escola.

14- Perda de mandato

Os membros que compõem esse departamento perdem essa qualidade desde que cessem as funções como docentes, nesta escola, ou deixem de lecionar disciplinas que se enquadrem nos termos do ponto 2 deste Regimento.

(6)

Departamento de Expressões Página 6 15- Arquivo de documentos

Os documentos relativos a reuniões, convocatórias, fotocópias de atas, planificações, instrumentos de avaliação, programas, legislação e outros documentos considerados essenciais para o Departamento, serão arquivados em dossiê próprio.

16- Revisões do Regimento

O presente Regimento poderá ser revisto, em reunião convocada expressamente para o efeito por maioria qualificada de dois terços dos membros em efetividade de funções.

17- Legislação subsidiária

Nos casos omissivos no presente regimento aplica-se a lei, designadamente o Código de Procedimento Administrativo no que diz respeito aos Órgãos colegiais e Regulamento Interno.

18 – Material necessário para o normal funcionamento das atividades letivas

As várias áreas disciplinares constituintes deste departamento, elaboraram um conjunto de materiais que os alunos têm de ser portadores para a execução das tarefas propostas.

Esta lista vai em anexo a este regimento.

Aprovado por unanimidade em 1 de Outubro de 2012 em reunião plenária do departamento convocado para o efeito.

(7)

Departamento de Expressões Página 7

ANEXOS

Educação Física 2º/3ºCiclos e Ensino Secundário; CEF e Cursos Profissionais.

- Cada aluno deverá possuir um equipamento apropriado para as aulas de Educação Física (que apenas poderá ser utilizado durante a duração das mesmas). Esse equipamento será composto por:

a) sapatilhas e meias, calção e camisola, para os rapazes;

b) calção e camisola ou maillot para as raparigas;

c) chinelos, toalha e sabonete/champô;

d) fato de treino (facultativo).

- O aluno deve trazer todo o equipamento num saco; O equipamento deve ser utilizado exclusivamente para as aulas e actividades desportivas;

- Os alunos não devem levar para a aula objectos que ponham em perigo a sua integridade física e a dos colegas (óculos, pulseiras, relógios e anéis,...). Todos os objectos de uso pessoal devem ser colocados num saco e entregues ao auxiliar de acção educativa de apoio ao gimnodesportivo ou colocados em cacifos específicos para o efeito.

- A falta de equipamento próprio implica a marcação de falta de material, seguindo o estipulado no Regulamento Interno, para as faltas de material das restantes disciplinas;

- A presença na aula é sempre obrigatória; O aluno que não trouxer o equipamento apropriado, assistirá à aula na galeria do pavilhão gimnodesportivo ou na sala de ginástica calçando para o efeito protecção adequada à preservação do espaço.

Educação Musical 2º Ciclo

- Caderno diário, caneta, lápis e instrumento solicitado pelo professor.

(8)

Departamento de Expressões Página 8 Educação Visual 2º Ciclo

5º Ano

Material Necessário (Incluindo esta folha)

 Três lápis de grafite: H, HB e 2B

 Lápis de cor

 Sebenta

 Cola

 Compasso

 Borracha Branca

 Afia

 Tesoura

 Manual de E.V.T.

 Pincéis

6º Ano Material Necessário (Incluindo esta folha)

 lápis de grafite HB

 Lápis de cor

 Sebenta

 Cola

 Borracha Branca

 Afia

 Tesoura

 Pincéis

 Régua 40 cm

 Bloco papel cavalinho A4

 Apara lápis

 Caixa de 12 Lápis de cor

Material necessário em aulas específicas:

 Cartolina, marcadores,

guaches,pinceis, outros (dependerão das atividades propostas)

(9)

Departamento de Expressões Página 9 Educação Tecnológica

5º, 6º, 7º e 8º Anos

5º e 6º anos

Material Necessário (Incluindo esta folha)

 Três lápis de grafite: H, HB e 2B

 Lápis de cor

 Sebenta

 Cola

 Compasso

 Borracha Branca

 Afia

 Tesoura

 Manual de E.V.T.

 Pincéis

7º ano

MATERIAL NECESSÁRIO EM TODAS AS AULAS

Material que pode ficar no armário numa capa A3 identificada com ano, turma e número:

 Folhas de papel “cavalinho” A4 e A3

 Saquetas plásticas (“micas”)

 Régua de 50cm

 Trabalhos de Educação Tecnológica

Material que não pode ficar no armário:

 Esquadros (30º/60º e 45º)

 Três lápis (um 2H, um HB e um 2B)

 Caneta de ponta fina de cor escura

 Lápis de cor (12 ou mais)

 Afia

 Borracha de apagar

 X-Ato

 Tesoura

 Cola

8º ano

MATERIAL NECESSÁRIO EM TODAS AS AULAS

Material que pode ficar no armário numa capa A3 identificada com ano, turma e número:

 Folhas de papel “cavalinho” A4 e A3

 Saquetas plásticas (“micas”)

 Régua de 50cm

 Trabalhos de Educação Tecnológica Material que não pode ficar no armário:

(10)

Departamento de Expressões Página 10

 Esquadros (30º/60º e 45º)

 Três lápis (um 2H, um HB e um 2B)

 Caneta de ponta fina de cor escura

 Lápis de cor (12 ou mais)

 Afia

 Borracha de apagar

 X-Ato

 Tesoura

 Cola

Educação Visual 3º Ciclo

Material necessário em todas as aulas: folha com indicação das regras básicas de funcionamento da disciplina e dos materiais necessários para as aulas;

material que, opcionalmente, pode ficar no armário numa capa A3 identificada com ano, turma e número: folhas de papel “cavalinho” A4 e A3, saquetas plásticas (“micas”) e régua de 50cm; material que não pode ficar no armário:

esquadros (30º/60º e 45º), compasso (para o 7ºano deve ter tira-linhas), três lápis (2H, HB 2B ou aproximados na escala de dureza), caneta de ponta fina de cor escura, lápis de cor (12 ou mais), afia e borracha de apagar. Outros materiais solicitados oportuna e atempadamente, consoante atividades propostas: x-ato, tesoura, cola, cartolina, marcadores (12 ou mais), guaches, pincéis (no mínimo um pincel número 3), fita-cola e outros que dependem de escolha individual dos alunos (matérias recicláveis, reutilizáveis, florestais...).

Referências

Documentos relacionados

Utilização dos elementos ortográficos na construção de palavras, frases e textos de maneira clara.. PRODUÇÃO TEXTUAL COMO EXPRESSÃO ESCRITA DA LINGUAGEM Produção do

nucleodeselecao.ueg.br Divulgação das inscrições indeferidas ou canceladas Divulgação da concorrência Divulgação do resultado dos pedidos de condições especiais para

2.2- Os Docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular e os Educadores do Ensino Pré-Escolar, integrarão as reuniões deste Departamento no

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

TN = tipo de ninho para as espécies que provavelmente se reproduzem no fragmento (AD = espécies que nidificam em ninho aberto sobre a vegetação do dossel; FD = espécies que nidificam

O cloridrato de fenilpropanolamina é tóxico quando ingerido em sobredosagem. Os efeitos adversos podem incluir tonturas, dor de cabeça, náusea, insónia ou

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Para o autor, a concepção de história da religião popular emprega alguns problemas, principalmente a que esta normatiza a religião das massas aos moldes do