• Nenhum resultado encontrado

Manual PROTO-BEE Versão 1.1 Julho/2012 (nota na última página deste) Copyright, ROGERCOM Fones: / Cel.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual PROTO-BEE Versão 1.1 Julho/2012 (nota na última página deste) Copyright, ROGERCOM Fones: / Cel."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

O adaptador PROTO-BEE

Descrição

O PROTO-BEE é um adaptadora para os módulos XBee e XBee-Pro™ com várias funções como: adaptar um módulo XBee/XBee-Pro numa matriz de contatos (proto-board) ou placa (PCI), regular uma tensão de (5v a 12v) em 3.3v, comunicação dos módulos com uma interface padrão RS232, jumper para Loop Back e facilidades de interconexão dos módulos com um microcontrolador, ou outros componentes numa matriz de contatos.

Dimensões do adaptador PROTO-BEE: 2,5cm X 4,0cm.

LED RSSI – Esse LED acende quando um dado é recebido. Isso também informa que o sinal de RF está adequado para se estabelecer uma boa comunicação de dados, entre dois pontos numa Rede ZigBee™.

(3)

PROTO-BEE versão simples.

Adaptador para módulos XBee/XBee-Pro™ encaixar na proto-board (2,54mm).

Dispõe de Jumper LOOP BACK para Link Test. PROTO-BEE versão 3.3v.

Adaptador para módulos XBee/XBee-Pro™ encaixar na proto-board.

Dispõe dos seguintes recursos: LED RSSI, LED ASSOCIADO e jumper LOOP BACK para Link Test.

PROTO-BEE versão 5.0v.

Adaptador para módulos XBee/XBee-Pro encaixar na proto-board. Nessa versão é possível

interfacear os pinos TX e RX do XBee/XBee-Pro™ direto com microcontrolador alimentado com 5.0v. Dispõe dos seguintes recursos: LED RSSI, LED ASSOCIADO, regulador de tensão 3.3v e jumper LOOP BACK para Link Test.

PROTO-BEE versão 5.0v com inter. RS232. Adaptador para módulos XBee/XBee-Pro™ encaixar numa placa proto-board. Nessa versão, os pinos TX e RX do XBee/XBee-Pro trabalham com 5.0v; mas também há uma interface RS232 padrão.

Dispõe dos seguintes recursos: LED RSSI, LED ASSOCIADO, regulador de tensão 3.3v, conversor 3.3v em RS232 e jumper LOOP BACK para Link Test.

PROTO-BEE versão 3.3v com inter. RS232. Adaptador para módulos XBee/XBee-Pro encaixar na proto-board.

Nessa versão, os pinos TX e RX do XBee/XBee-Pro™ trabalham com 3.3v; mas também há uma interface RS232 padrão.

Dispõe dos seguintes recursos: LED RSSI, LED ASSOCIADO, conversor 3.3v em RS232 e jumper LOOP BACK para Link Test.

(4)

PROTO-BEE versão 5.0v

Na versão 5.0v, a entrada de alimentação só deve ser feita nos terminais (+)(-) 5.0-12v, conforme exibido na figura acima.

A saída de 3.3v provê do regulador de tensão do adaptador PROTO-BEE, e pode drenar em tono de 500mA (dependendo da alimentação de entrada).

PROTO-BEE versão 3.3v

Na versão 3.3v a entrada de alimentação de 3.3v também pode ser feita pelos pinos 1-Vcc e 10-GND do XBee/XBee-Pro.

(5)

O adaptador PROTO-BEE com interface RS232, permite se conectar diretamente com dispositivos que disponham de uma porta de comunicação RS232 padrão.

Através de um adaptador CON-USBBEE e um PROTO-BEE versão RS232, é possível fazer uma interface sem fio entre um dispositivo RS232 e o computador (porta USB). Já com dois adaptadores PROTO-BEE versão RS232, é possível fazer uma interface sem fio entre dois dispositivos padrão RS232, ou um computador com porta RS232.

Obs.: As linhas TX, RX, CTS e RTS devem ser cruzadas com as do dispositivo a ser conectado, conforme ilustrado na figura acima.

(6)

JUMPER LOOP BACK - RANGE TEST

O recurso do Jumper Loop Back é útil quando desejamos fazer testes de transmissão de dados entre dois pontos numa Rede ZigBee™, e assim descobrir a qualidade dessa transmissão.

Às vezes, o local onde é posto um NÓ de uma Rede ZigBee™ é inadequado (há barreiras como: paredes de concreto, árvores, portas, divisórias entre outras), e o sinal de RF não chega ao destino como deveria, isso pode prejudicar a performance de uma Rede ZigBee™. Portanto, o teste consiste em enviar um pacote de dados continuamente para um Nó Remoto e aguardar seu retorno. Através do programa X-CTU é possível fazermos um Range Test e descobrir a qualidade de um link entre dois pontos (Nós de uma Rede ZigBee™).

Para fazer um Range Teste, com os módulos XBEE ou XBEE-PRO

da Série 2

(ZIGBEE). siga os passos abaixo:

São necessários os seguintes itens:

-02 (dois) módulos XBee ou XBee-Pro ZB (ZigBee). -01 (um) Adaptador CON-USBBEE ROGERCOM

-01 (um) Adaptadora PROTO-BEE ROGERCOM versão 5.0v ou 3.3v.

1) Através do programa X-CTU configure dois módulos ZigBee: Um com o firmware ZIGBEE

(7)

3) Alimente o PROTO-BEE com a tensão adequada, conforme sua versão;

4) Com o adaptador CON-USBBEE conectado ao computador via USB, abra o programa X-CTU e selecione a porta COM correta;

5) Clique na GUIA “Terminal”. Digite alguns caracteres. Os caracteres de cor azul são os que você digita , já aqueles de cor vermelha, são os recebidos através do Loop Back no PROTO-BEE.

(8)
(9)

1) No X-CTU, clique na Guia “Range Test”; 2) Marque a caixa para monitorar o sinal RSSI; 3) Clique no botão “Start”.

Na Guia “Range Test”, é possível analisar se os módulos XBee/XBee-Pro™ estão estrategicamente arranjados, ou posicionados fisicamente para estabelecer uma comunicação de boa qualidade entre dois pontos.

Tela 2 – Programa X-CTU, Range Test

No programa X-CTU conforme exibido na tela acima, o pacote de dados “0123456789:;<=>?@ABCDEFGHIJKLMNO” é enviado para o módulo XBee/XBee-Pro™ que está na placa PROTO-BEE, onde esta se encontra com o Loop Back fechado, dessa forma, o

(10)

Marcas registradas de seus respectivos proprietários

Digi™ (www.digi.com)

ZigBee™ (www.zigbee.org)

X-CTU (www.digi.com)

www.rogercom.com

rogercom@rogercom.com

Copyright©, 1999-2012 ROGERCOM

Todos os direitos reservados

Tel +55 82 3277-1185

Cel +55 82 9945-4854

Placa adaptadora PROTO-BEE

Placa adaptadora CON-USBBEE

Nota sobre a versão 1.1 do manual do PROTO-BEE:

1. Corrigida a numeração dos pinos do conector DB9 macho, do cabo serial RS232 (veja figura

na página 4).

Referências

Documentos relacionados

A op¸c˜ ao dessa an´ alise, vale salientar, foi escolhida para fins de a partir da defini¸c˜ ao da vizinhan¸ca (k=10 vizinhos), verificar como se deu o espalhamento verificado

Para o pessoal de serviço de emergência Luva, capacete, óculos de segurança para produtos químicos, bota e máscara respiratória semi-facial com filtro químico para

O presente trabalho propõe um método para determinação de Fe em amostras de óleo diesel utilizando a espectrometria de absorção molecular no UV – VIS através

Vibráld többször, hagyd, hogy Ratziel energiája hasson rád.. A rejtett dolgok tudásának

30 MVA e tensão nominal de 6,6 kV, está ligado ao lado de baixa tensão de um trafo trifásico ∆-Y com potência nominal de 30 MVA e tensões nominais de 6,6/66 kV, como mostrado

para que a política educacional efetive o direito à educação. Diante disso, a questão da remuneração docente de professores de escolas públicas de educação básica assume

c) Hospedagem de 7 (sete) diárias, com café da manhã nos estabelecimentos em que estiver incluso na diária, para cada período de 12 meses, em 1 (um) apartamento tipo

Neste capítulo, você teve contato com algumas experiências brasileiras quanto às técnicas de triagem e intervenção para o uso de substâncias.Com base na leitura,