• Nenhum resultado encontrado

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano A - XXIV - Nº 1475 - 28º Domingo - cor branca ou dourada - 12/10/2014

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

MARIA NOS ORIENTA NO SEGUIMENTO DE JESUS CRISTO

1. ACOLHIDA

Preparar na entrada da Igreja, um espaço bem bonito com a imagem ou quadro de Nossa Senhora Aparecida e um painel com fotos de crianças mostrando a realidade delas em nosso país. Antes de iniciar, entoa-se o canto de ambientação.

1 - Salve, em vossa imagem, ó grande Rainha, Mãe do Redentor, Mãe de Deus e Minha. Salve, Maria, Nossa Senhora, Aparecida, salve. (bis)

2 - Mãe Aparecida, salva nossa terra e no manto azul, meu Brasil encerra.

Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, com alegria acolhemos todos vocês que vieram participar do Mistério Pascal de nossa fé, neste dia em que fazemos memória de Maria, Mãe de Jesus e nossa, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Acolhemos com especial carinho todas as crianças de nossa comunidade que comemoram hoje o seu dia, assim como os professores que tanto se empenham na missão de educar. Toda a liturgia de hoje é marcada pelo pedido de intercessão a Maria, padroeira do Brasil, junto a Deus. Ao pedirmos bênçãos para nossa Pátria, nos dispomos também a sermos instrumentos daquilo que pedimos, no empenho incansável por um país melhor, mais justo, mais fraterno e feliz, conforme o projeto do Pai. Alegres por este encontro fraterno, cantemos.

Procissão de entrada como de costume.

2. CANTO INICIAL

1 - Assim como confiaste a Maria, a graça de gerar Jesus o Salvador; recebe pelas mãos de Maria nossas humildes preces, Deus de amor.

Alma que engrandece o Senhor, espírito que exulta de alegria. Pai, em nome de Jesus, as nossas preces, recebe pelas mãos de Maria.

2 - Pai, nós aprendemos com Maria amar, servir, viver e te adorar, e hoje, de mãos dadas com Maria, nós vamos teu Filho Jesus anunciar.

Presidente - Reunidos no amor da Trindade Santa, façamos o sinal da nossa fé, cantando.

(2)

Presidente - A graça do Pai, o amor do Filho e a força do Espírito Santo, estejam convosco. Bendito seja Deus...

3. ENTRADA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Animador(a) - Em 1717, ao lançarem a rede de pesca no Rio Paraíba, três pescadores resgataram a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Foi construído um oratório, onde o povo reunido rezava o terço em torno dela. Com a ocorrência de milagres, a devoção começou a ser divulgada e a imagem, a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida. Em 1930 foi proclamada, pelo Papa Pio XI, a padroeira do Brasil. Acolhamos com devoção e respeito a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

1 - Vem chegando até nós pelo povo conduzida a imagem peregrina, da Senhora Aparecida. Salve, oh Santa Padroeira! Virgem Mãe do Amor flor divina, medianeira Mãe do Redentor. 2 - Já está junto de nós venerada e tão querida a imagem peregrina da Senhora Aparecida.

4. DEUS NOS PERDOA

Presidente - Maria, mãe de Jesus e nossa, sempre foi a serva fiel no projeto de Deus. Em silêncio pensemos nas vezes que não imitamos seu exemplo. (pausa) Necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão de nossas faltas e omissões.

Senhor, Senhor, tende piedade de nós:

1 - Tende piedade da gente, tende piedade do povo, dai vosso perdão novamente, queremos um caminho novo.

Cristo, Cristo, tende piedade de nós:

2 - Tende piedade de todos que buscam em Vós o perdão pra ser semente do novo caminho de vida e união.

Senhor, Senhor, tende piedade de nós.

Presidente - Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida plena. Amém.

5. ORAÇÃO

Presidente - Deus de amor, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Jesus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à Pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

6. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA

O leitor apresenta o Livro da Palavra enquanto se canta.

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! Lâmpada para os meus pés, e luz, luz para o meu caminho! (bis)

7. LEITURA DO LIVRO DE ESTER (5, 1b-2;7,2b-3) 8. SALMO RESPONSORIAL (44)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o rei se encante com vossa beleza! (bis)

- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

(3)

- O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.

- Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.

9. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO (12, 1.5.13a.15-16a) 10. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

1 - Disse a Mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que Ele disser!”

11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (2, 1-11)

12. PARTILHA DA PALAVRA

13. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente - Ao Deus que escolheu Maria para trazer a salvação do mundo, professemos nossa fé, cantando. (sugestão: nº 396 - Hinário)

14. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Por intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, elevemos ao Pai os pedidos de nossa comunidade, cantando: Mãe Aparecida rogai por nós, intercedei a Deus por nós.

- Senhor, abençoai o Santo Padre, o Papa Francisco, os bispos, padres, diáconos, seminaristas, irmãos e irmãs consagrados e todos nós, leigos e leigas, para que a exemplo de Maria possamos estar sempre atentos aos sinais do Reino e fazer tudo o que Jesus disser. Nós vos pedimos.

- Senhor, iluminai nossos governantes para que usem seus poderes em favor dos pobres e abandonados de nosso Brasil. Nós vos pedimos.

- Senhor, fortalecei as comunidades da Paróquia

Santa Teresa que celebram sua padroeira, para que o exemplo desta santa, reanime as forças de todos os devotos, sendo fiéis discípulos missionários de Jesus Cristo. Nós vos pedimos.

Uma criança que leia bem, conclui este momento com a oração seguinte.

- Senhor, hoje quero pedir-lhe uma porção de coisas, porque eu sei que o Senhor escuta sempre a oração dos pequeninos. Veja, Senhor, eu sou ainda uma criança, mas faça que eu cresça e seja gente de verdade como papai e mamãe. Que eles sejam muito felizes e eu os ame sempre, seja um filho obediente e, um dia, grande e bom como eles. Proteja os meus professores e os catequistas, pois me ensinam tantas coisas bonitas e me falam que, um dia, Jesus disse: deixai vir a mim os pequeninos. Então, Senhor, acolha nos seus braços a mim, todos os meus coleguinhas e as crianças do mundo inteiro, que todos nós sejamos alegres e felizes e amanhã possamos fazer alguma coisa por aqueles que hoje fazem tanto por nós. Senhor, eu lhe peço, fique sempre conosco e abençoe hoje e sempre todas as crianças. Amém.

15. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Animador(a) - Fazendo o que Ele nos mandou, com Maria, participamos do banquete da Vida. Saboreamos do vinho novo que nos alegra, nos torna atentos às necessidades dos outros e nos encoraja na luta para que não falte a alegria na festa da vida, sobretudo para as crianças.

(4)

Apresentemos ao altar do Senhor nossa disponibilidade em transformar tudo o que é morte em vida, “É para a Liberdade que Cristo nos libertou”. (Gl 5,1)

Apresenta-se o cartaz da CF 2014, enquanto se canta.

É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou! (bis)

16. CANTO DAS OFERENDAS

1 - Ficamos sabendo, Senhor, das mesas vazias sem pão, sabemos que a fome e a dor, prejudicam os nossos irmãos.

E por isso trouxemos aqui, o que Deus nos mandou partilhar: os frutos da gratuidade, vêm nas mãos de quem sabe amar, vêm nas mãos de quem sabe amar.

2 - De novo a colheita sobrou, aqui o que se planta dá, mas o pobre que trabalhou, ficou vendo o país exportar. (... vem nas mãos de quem sabe doar.)

3 - Fazer a vontade de Deus, é abrir o coração e

doar, nós somos irmãos, filhos seus, ser família é saber partilhar. (... vem nas mãos de quem sabe ofertar.)

4 - O olhar de Maria nos diz, que é nosso dever repartir, quem doa se sente feliz, e faz muita gente sorrir. (...vem nas mãos de quem sabe ajudar..., amar, doar, ofertar.)

17. HINO DO GLÓRIA

Presidente - Glorifiquemos ao Pai por todas as pessoas que cuidam com carinho especial de nossas crianças nas Igrejas, nas escolas, creches, orfanatos, e outras instituições, assim como nas famílias de nosso Brasil. Cantemos com alegria.

Glória, glória, anjos no céu cantam todos seu amor! E na terra, homens de paz: “Deus merece o louvor”!

1 - Deus e Pai nós vos louvamos, adoramos bendizemos, damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos!

2 - Senhor nosso Jesus Cristo, Unigênito do Pai. Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!

3 - Vós que estais junto do Pai como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!

4 - Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai o esplendor!

18. PAI NOSSO

Presidente - Rezemos confiantes a oração que nos une como irmãos em Cristo. Pai Nosso... 19. ABRAÇO DA PAZ

Animador(a) - Neste dia de festa, sentindo a mesma alegria dos convidados das Bodas de Caná, saudemo-nos desejando a paz de Cristo. (canto à escolha)

20. CANTO DE COMUNHÃO (onde houver)

1 - Quando teu Filho contigo vier, pra festa da vida fazer: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

Tudo é possível nas tuas mãos, meu Senhor! A Eucaristia é teu milagre de amor!

2 - Quando o vinho do amor nos faltar, e a gente ao irmão se fechar: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

(5)

3 - Quando na mesa do nosso irmão faltar água, vida e pão: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

4 - Quando faltar a justiça entre nós, e muitos ficarem sem voz: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

5 - Quando o homem, em nome da paz, matar o irmão, pra ter mais: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

6 - Quando a tristeza invadir nosso ser, e a vida o sentido perder: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!

7 - Quando é difícil ser bom e ter fé, na Força e Poder que Deus é: ensina-nos, Maria, a fazer o que Ele disser!

21. ORAÇÃO

Presidente - Senhor, alimentados com a vossa Palavra (e pela Comunhão) nós vos suplicamos: dai ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para a construção do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

22. HOMENAGEM À PADROEIRA DO BRASIL

Animador(a) - Aceitai, ó Mãe, com singelo amor, as flores que vos ofertamos. Sejam elas sinais do sonho do Criador para a humanidade: um paraíso florido de paz e de esperança!

Enquanto se canta, as crianças colocam flores em um vaso bonito que deverá estar próximo à imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Vinde, vamos todos, com flores à porfia, com flores a Maria, que Mãe nossa é. (2x) 1 - Mas o que mais te agrada, do que o lírio e a rosa, recebe, ó Mãe piedosa, o nosso coração. 2 - Em troca te pedimos, defende-nos, Senhora, agora e na última hora, tua poderosa mão. 3 - Recebe, ó Mãe querida, as nossas lindas flores, por elas teus favores queremos alcançar.

23. BÊNÇÃO

Presidente - O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção. Amém.

- Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida. Amém.

- E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua Solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno. Amém.

- Abençoe-vos o Deus de amor, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. - Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

24. CANTO FINAL

1 - Santa Mãe Maria, nesta travessia, cubra-nos teu manto cor de anil. Guarda nossa vida, Mãe Aparecida, Santa padroeira do Brasil.

Ave Maria! Ave Maria! (bis)

2 - Mulher peregrina, força feminina, a mais importante que existiu. Com justiça queres que nossas mulheres, sejam construtoras do Brasil.

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA

A Solenidade de hoje recorda a proteção da Virgem Maria, sua presença materna e consoladora, experimentada em 1717, por três pobres pescadores, na aurora de nossa história nacional. As redes vazias dos pobres quase se romperam pela abundância de peixes, após o “aparecimento” da imagem

(6)

enegrecida da Imaculada Conceição. Desde então, aquela imagenzinha humilde recorda ao povo brasileiro a presença materna da Mãe do Senhor na nossa história e na nossa terra. A festa é nossa, do povo brasileiro. Hoje, por todo o território nacional, gente de todas as raças que fazem esta Nação, canta com devota gratidão: “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Salve a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!” O livro de Ester narra a libertação do povo que está no exílio. Ester, jovem judia, é tomada como esposa pelo imperador. O povo é condenado à morte por Amã e ela atua como mediadora, intercede junto ao rei, inverte a situação e salva seu povo. Maria de Nazaré surge como intermediária entre a realidade dos pobres e Jesus como Messias. Por um lado, ela avisa seu filho sobre a necessidade dos noivos e dos convidados. Ela nada pede, mas faz uma insinuação gentil, sutil. Jesus não reconhece ser aquele o momento que o Pai escolheu para ser “sua hora”. A mãe não insiste com o filho, mas muda de relação, passando para o nível da fé. O amor profundo e sua comunhão com ele expressam-se nas palavras dirigidas aos servidores: “Fazei tudo o que ele vos disser.” A liturgia de hoje nos convida a contemplar a mãe de Jesus como uma mulher maravilhosa que não acompanha os projetos deste mundo, mas luta para que se realize o que Deus sonhou para a humanidade. Maria é símbolo dessa humanidade que realiza o projeto de Deus e faz o “que Jesus mandou”. Nossas comunidades se parecem com Maria do Evangelho, com a mulher do Apocalipse, com Ester que luta pela vida de seu povo?

LEITURAS DA SEMANA 2ª feira: Gl 4,22-24.26-27.31-5,1; Sl 112; Lc 11,29-32 3ª feira: Gl 5,1-6; Sl 118; Lc 11,37-41 4ª feira: Gl 5,18-25; Sl 1; Lc 11,42-46 5ª feira: Ef 1,1-10; Sl 97; Lc 11,47-54 6ª feira: Ef 1,11-14; Sl 32; Lc 12,1-7 Sábado: 2Tm 4,10-17b; Sl 144; Lc 10,1-9 Domingo: Is 45,1.4-6; Sl 95; 1Ts 1,1-5b; Mt 22,15-21

Referências

Documentos relacionados

concede e que os ditos reverendos padres poderão haver toda a execuçao e observância deste contrato por elle mestre Pantaleao Vieira ou por elles officiais ou por

Neste caso, não vamos além das pedras inscricio- nais e de um manuscrito em pergaminho onde se contem o referido Instrumento de Instituição, pelo qual se vê que a 16

que criastes proclama o vos- so louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais

Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do uni- verso, e tudo o que criastes proclama o vos- so louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Es-

PRODUTOS OFICIAIS DA DEVOÇÃO MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS.. TERÇO MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS COM

Para que a irmandade seja bem servida no talho do seo assougue, o que depende de que n’elle hajão sempre boas carnes, e se distribuão na devida ordem e mais perfeita igualdade,

3º Em um caderno reservado para o Diário da Palavra na Vida, coloque a data no alto da página a esquerda em seguida anote a citação do trecho que você esta lendo copie as frases

(EXORTAÇÃO APOSTÓLICA MARIALIS CULTUS, PAPA PAULO VI) L1 – Maria é a Virgem que sabe ouvir, que acolhe a palavra de Deus com fé; fé, que foi para ela prelúdio e caminho para a