• Nenhum resultado encontrado

NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

omeço um novo c

2017

maristas

RUMO AO BICENTENÁRIO

La Valla

2016|2017

NOSSA SENHORA DA IMACULADA

CONCEIÇÃO

08 de dezembro

(2)
(3)

Ambientação: imagem da Boa Mãe ou de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, fitas de cetim, óleo perfumado, flores, velas, panos...

REFRÃO

Imaculada Maria de Deus, coração pobre, acolhendo Jesus.

Imaculada, Maria do povo. Mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

MOTIVAÇÃO

Hoje celebramos a festa de Nossa Senhora da Imaculada

Conceição, professando que a Mãe de Jesus foi concebida sem o pecado original. Como Maristas de Champagnat, invocamos as palavras de nosso Fundador: “Tudo a Jesus por Maria. Tudo a Maria para Jesus”. Ela, nosso Recurso Habitual, foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus. Maria se alegrou, gerou, amamentou e cuidou do Filho de Deus, que é o nosso redentor e salvador. Cantemos a Ela.

CANTO

(ENSINA TEU POVO A REZAR)

Ensina teu povo a rezar, Maria Mãe de Jesus. Que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz. Que um dia o teu povo se anima e caminha com teu Jesus.

1. Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus, Maria mulher. Ensina a teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser.

2. Maria Senhora nossa, Maria do povo, povo de Deus. Ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus.

(4)

TEXTO DA IGREJA

(EXORTAÇÃO APOSTÓLICA MARIALIS CULTUS, PAPA PAULO VI) L1 – Maria é a Virgem que sabe ouvir, que acolhe a palavra de Deus com fé; fé, que foi para ela prelúdio e caminho para a maternidade divina, pois, como intuiu Santo Agostinho, “a bem- aventurada Maria, acreditando, deu à luz Aquele (Jesus) que, acreditando, concebera” (Sermo 215, 4; PL 38,1074).

L2 – Os fiéis que considerarem o amor inefável com que a Virgem Mãe esperou o Filho, serão levados a tomá-la como modelo e a prepararem- se, também eles, para irem ao encontro do Salvador que vem, “bem vigilantes na oração e celebrando os seus divinos louvores”.

L3 – A Liturgia do Advento, com a admirável memória da Mãe, apresenta um equilíbrio cultual muito acertado, que bem pode ser tomado como norma a fim de impedir quaisquer tendências para separar, como algumas vezes sucedeu em certas formas de piedade popular, o culto da Virgem Maria do seu necessário ponto de referência: Jesus de Nazaré.

L1 – A Bíblia, ao apresentar de modo admirável o desígnio de Deus relativamente à salvação, acha-se toda ela impregnada de referências àquela que foi Mãe e cooperadora do mesmo Salvador.

Essa característica comporta algo mais: requer, efetivamente, que as fórmulas de oração e os textos destinados ao canto assumam os termos e a inspiração da Bíblia; e exige, sobretudo, que o culto à Virgem Santíssima seja permeado pelos grandes temas da mensagem cristã, a fim de que os féis ao mesmo tempo que veneram aquela que é a Sede da Sabedoria, sejam também eles iluminados pela luz da Palavra divina e levados a agir segundo os ditames do Verbo encarnado.

(5)

L2 – A Virgem Maria foi sempre proposta pela Igreja não exatamente pelo tipo de vida que Ela levou ou, menos ainda, por causa do

ambiente sociocultural em que se desenrolou a sua existência, hoje superado quase por toda a parte; mas sim, porque, nas condições concretas da sua vida, Ela aderiu total e responsavelmente à

vontade de Deus (cf. Lc 1,38); porque soube acolher a Sua palavra e pô-la em prática; porque a sua ação foi animada pela caridade e pelo espírito de serviço; e porque, em suma, Ela foi a primeira e a mais perfeita discípula de Jesus de Nazaré, o que, naturalmente, tem um valor exemplar universal e permanente.

L3 – Por fim, a finalidade última do culto à bem-aventurada Virgem Maria é glorificar a Deus e levar os cristãos a aplicarem-se numa vida absolutamente conforme a sua vontade. Os filhos da Igreja, na verdade, quando, juntando as suas vozes a da mulher anônima do Evangelho, enaltecem a Mãe de Jesus ao exclamarem, dirigindo- se ao mesmo Jesus, “Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!” (Lc 11,27), serão induzidos a considerarem a grave resposta do divino Mestre: “Felizes antes os que ouvem a palavra de Deus e a observam!” (Lc 11,28). E esta resposta ressoa para nós também como uma advertência a vivermos os mandamentos de Deus, e é como que o eco de outras admoestações do divino Salvador: “Nem todo o que me diz: `Senhor! Senhor!’ entrará no reino dos céus, mas o que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21); e, “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos ordenei” (Jo 15,14).

(6)

ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia! Aleluia Aleluia!

Alguém do povo exclama: como é grande, ó Senhor, quem te gerou e alimentou.

Jesus responde: ó mulher pra mim é feliz, quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA

(LC 1,26-38)

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma

cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.

Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça- se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

(7)

MEDITAÇÃO – SILÊNCIO... PARTILHAS...

REFRÃOS...

OLHAR A VIDA

• Quais inspirações Maria nos provoca a viver o Novo Começo?

SAUDAÇÃO À MARIA

(IMACULADA MARIA DE DEUS) Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.

Imaculada Maria do povo. Mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

1. Um coração que era “sim” para a vida, um coração que era

“sim” para o irmão. Um coração que era “sim” para Deus:

Reino de Deus renovando este chão.

2. Olhos abertos pra sede do povo, passo bem firme que o medo desterra. Mãos estendidas que os tronos renegam, Reino de Deus que renova esta terra.

3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade: que os nossos passos se tornem memória. Do amor fiel que Maria gerou: Reino de Deus atuando na história.

BENÇÃO

Unge-se as mãos das pessoas e rezam juntos a oração.

Elevemos nossas preces à Imaculada, Santa Mãe de Deus e nossa Mãe!

(8)

Virgem Santa e Imaculada, que sois a honra do nosso povo e a guardiã solícita da nossa cidade, a Vós nos dirigimos com amorosa confidência.

Toda sois Formosa, ó Maria! Em Vós, não há pecado.

Suscitai em todos nós um renovado desejo de santidade: na nossa palavra, refulja o esplendor da verdade, nas nossas obras, ressoe o cântico da caridade, no nosso corpo e no nosso coração, habitem pureza e castidade, na nossa vida, se torne presente toda a beleza do Evangelho.

Toda sois Formosa, ó Maria! Em Vós, Se fez carne a Palavra de Deus.

Ajudai-nos a permanecer numa escuta atenta da voz do Senhor:

o grito dos pobres nunca nos deixe indiferentes, o sofrimento dos doentes e de quem passa necessidade não nos encontre distraídos, a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças nos comovam, cada vida humana sempre seja, por todos nós, amada e venerada.

Toda sois Formosa, ó Maria! Em Vós, está a alegria plena da vida beatífica com Deus.

Fazei que não percamos o significado do nosso caminho terreno:

a luz terna da fé ilumine os nossos dias, a força consoladora da esperança oriente os nossos passos, o calor contagiante do amor anime o nosso coração, os olhos de todos nós se mantenham bem fixos em Deus, onde está a verdadeira alegria.

Toda sois Formosa, ó Maria! Ouvi a nossa oração, atendei a nossa súplica: esteja em nós a beleza do amor misericordioso de Deus em Jesus, seja esta beleza divina a salvar-nos a nós, à nossa cidade, ao mundo inteiro. Amém.

(9)

DESPEDIDA (TEU NOME, Ó MARIA – ZÉ VICENTE)

Como é bonito teu nome, ó Maria, cantando a vida, quanta alegria!

1. No teu nome, o nome de cada mulher que na vida busca sempre o que Deus quer.

Como é bonito teu rosto, ó Maria, Paz e ternura, luz irradia!

2. Nos teus olhos todo jovem pode ver, a certeza do futuro renascer.

Como são lindas tuas mãos, ó Maria, porta estandarte da estrela guia!

3. Uma mão pra consolar quem está chorando, e a outra encorajar quem está lutando.

Como são belos teus pés, ó Maria, descendo os montes, paz anuncias!

4. Companheira mais fiel deste meu povo nos caminhos da manhã, do amanhã, do mundo novo.

Como é bendito teu ventre, ó Maria, trazendo o fruto da profecia!

5. Quem na vida do amor se faz fiel, é profeta do Divino Emanuel.

Como é bonito te ver, ó Maria.

(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

Os métodos estatísticos para análise de dados podem ser classificados como métodos descritivos (Estatística descritiva) e métodos inferenciais (Estatística

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Foram incluídos no estudo, 14 pacientes com 25 queloides que se apresentaram em um ambulatório de Serviço de Cirurgia Plástica, de acordo com os critérios: ferida que não

Os resultados obtidos para as diferentes concentrações de GA 3 e períodos de exposição foram negativos para Tempo Médio de Germinação e positivos para a

“A Bem-aventurada Virgem Maria foi verdadeira Mãe de Deus, e guardou sempre íntegra a virgindade, antes do parto, no parto e constantemente depois do parto”.. Isto

Com o método proposto confirma-se a ótima compactação do agregado fino da Panasqueira como areia de revestimento da caixa de moldação material para este processo, assim como a

5: “Do mesmo modo como a alma não pode ser vista no homem, pois ela é invisível para os homens, mas pode ser imaginada por causa dos movimentos do corpo, assim