• Nenhum resultado encontrado

Manual de IntraStat Novembro de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de IntraStat Novembro de 2008"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Manual de IntraStat

(2)
(3)

ÍNDICE

O MANUAL DE INTRASTAT ... 1

Introdução ... 1

Objectivos ... 1

Condições de Utilização ... 1

INTRASTAT ... 2

O que é? ... 2

Quem está sujeito à declaração IntraStat? ... 2

Configuração do sistema ... 2 Aplicação do IntraStat ... 2 Parametrização do IntraStat ... 2 Tabelas IntraStat ... 2 Produtos ... 3 Fornecedores e Clientes ... 4 Transportes ... 4 Relatórios ... 4

Como submeter a informação... ... 8

Meios informáticos ... 8 IDEP/CN8 ... 8 Mensagem EDIFACT ... 8 Em papel... 8 Formulário N ... 8 Perguntas e respostas ... 9

(4)
(5)

IntraStat

1

O manual de IntraStat

Introdução

Face ao novo contexto nacional e internacional em que operam as organizações portuguesas, contexto esse que obriga a uma permanente adaptação e modernização, cada vez mais é necessário apostar na aquisição de novos equipamentos e novas tecnologias, uma vez que a capacidade de resistir e competir reside cada vez mais na potencialidade dos recursos informáticos.

Deste modo, a actualização desses recursos deverá sempre ser pensada tendo em consideração qual o seu contributo para uma maior produtividade, consequência directa da eficácia na implementação e utilização dos mesmos. As aplicações informáticas só terão interesse se estiverem inseridas na estratégia da organização e em pleno funcionamento, contribuindo de forma inequívoca para o seu desenvolvimento.

Objectivos

O presente manual foi elaborado com o objectivo de detalhar o funcionamento do IntraStat existente no GesPOS, guiar o utilizador na sua configuração ou esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir aquando da movimentação.

Na concepção deste manual existiu a preocupação de não o tornar demasiado exaustivo, de modo que a sua leitura seja o mais agradável possível. Toda a estrutura foi elaborada tendo sempre presente a figura do utilizador, por se considerar que é este último aquele que irá retirar o máximo proveito da sua leitura, de modo a que todos os procedimentos possam ser explorados.

Condições de Utilização

Para maior comodidade e para obter melhores resultados na exploração da aplicação, concebemos este manual para ser consultado pelos operadores em geral e pelos administradores do sistema informático.

 Ao longo do manual os exemplos dados têm como base a empresa de demonstração, cujo objectivo é mostrar as funcionalidades do sistema.

Convenções usadas no manual

Texto a verde ou “negrito” – Indica ficheiros, tabelas, opções de menu ou outras secções do manual, cuja leitura deve fazer de forma a completar a informação;

 Texto a verde em itálico – Refere botões, campos ou zonas das tabelas ou dos ecrãs;

 Texto a verde com o símbolo  ou sublinhado – Notas e chamadas de atenção;

(6)

IntraStat

2

IntraStat

Base Prime Vision GesCafé Necessário Módulo

(*) PME01 PME02 PME03 PME05 PME07 PME08 PME09 SQL01 SQL02 ENT01 SQL88

Este manual aborda o IntraStat. Para uma melhor performance e viabilidade deverá ser efectuado um bom planeamento de forma a optimizar a configuração.

O que é?

O módulo IntraStat diz respeito à classificação por códigos estatísticos das transacções (exportações/importações) para países da União Europeia, de forma a poder ser impresso mapa específico para ser entregue ao INE (Instituto Nacional de Estatística).

Trata-se de uma norma a nível da Comunidade Europeia. Serve para controlar a exportação e importação de países pertencentes à Comunidade quer entre eles quer para fora. Os movimentos não comunitários são lançados quando estão sob regime de transformação ou regime de aperfeiçoamento.

Quem está sujeito à declaração IntraStat?

Pessoas singulares, ou colectivas, passivos de IVA no Estado-membro de expedição/chegada, que:

 tenham celebrado contrato que ocasionou a expedição/chegada de mercadorias, excepto contratos de transporte

 procedam, ou mandem proceder, à expedição/entrega de mercadorias

 tenham em sua posse as mercadorias objecto da expedição/entrega

Em qualquer um dos casos, apenas estarão sujeitas empresas que ultrapassarem os limiares estatísticos, valores estes que são definidos anualmente.

 Em 2007 os limiares foram: chegadas em 2005 e/ou 2006 superiores a 70.000€ e/ou expedições superiores a 110.000€.

Configuração do sistema

De seguida serão mencionadas quais as configurações que influenciam o IntraStat.

Aplicação do IntraStat

Verifique se a licença que possui contempla esta funcionalidade.

Parametrização do IntraStat

Tabelas IntraStat

Em Tabelas – IntraStat deverá definir a informação relativa ao sistema IntraStat: nomenclaturas, modos de transporte, condições de entrega, naturezas de transacção, portos e regiões.

(7)

IntraStat

3

Produtos

O “controlo” é feito não pelo artigo em si, mas por uma categoria de artigos. Ou seja, existem códigos – código pautal – e cada produto pertence a um desses códigos, depois o controle será então: exportação de x unidades do código pautal x e não do artigo A e do artigo B… pois o A e o B podem ter o mesmo código pautal.

Após carregar a informação das tabelas IntraStat aceda à tabela de produtos e no tabulador Especial defina o país de origem, código da mercadoria, região de origem e peso líquido.

 Em 2008, com a alteração do formulário on-line, foi introduzido o modelo de declaração simplificada e registo "país de origem

(8)

IntraStat

4

Fornecedores e Clientes

Na ficha de fornecedor e cliente, separador Outros Dados, defina o porto/aeroporto.

Transportes

Em Tabela – Transportes defina o tipo de transporte.

Relatórios

(9)

IntraStat

5

Defina o ano e mês em questão, bem como a transacção – Chegadas ou Expedições. De seguida clique no botão Recalcular para que sejam listados os documentos emitidos.

 Apenas serão considerados os documentos cujo fornecedor e produtos estejam parametrizados como sendo para processamento IntraStat. Para mais informações relativamente a esta parametrização consulte Parametrização IntraStat.

Para cada documento terá que preencher a natureza (A e B), bem como a condição de entrega. Edite o documento com duplo clique do rato.

(10)

IntraStat

6

Poderá então proceder à impressão ou consultar o Formulário N – botões Imprimir e Relatório, respectivamente.

(11)

IntraStat

7

O processo será semelhante para as expedições...

 Apenas serão considerados os documentos cujo fornecedor e produtos estejam parametrizados como sendo para processamento IntraStat. Para mais informações relativamente a esta parametrização consulte Parametrização IntraStat.

(12)

IntraStat

8

Como submeter a informação...

Meios informáticos

IDEP/CN8

Aplicação informática para preparo e envio das declarações estatísticas do comércio intracomunitário via disquete ou e-mail.

Disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) , consulte http://webinq.ine.pt/public/files/inqueritos/intrastat/PedidoIDEPWindows.aspx

 Poderá elaborar o relatório no GesPOS, exportando-o para Excel de forma a ser importado na aplicação IntraStat.

Mensagem EDIFACT

Preparação das declarações estatísticas sob a forma de mensagem EDIFACT CUSDEC INSTAT. O envio poderá ser efectuado por disquete ou e-mail.

 Funcionalidade não contemplada na aplicação GesPOS.

Em papel

Formulário N

Poderá ser preparado no GesPOS.

(13)

IntraStat

9

Perguntas e respostas

No relatório IntraStat efectuei o recalculo, mas alguns documentos não apresentam o transporte preenchido!?

Certamente indicou um meio de transporte para esses documentos que não tem definido o transporte IntraStat – Tabelas – Transportes – Modo de Transporte.

Como imprimir num documento de venda os códigos IntraStat dos produtos?

Activando a Configuração Geral 33 Ao imprimir documento de Venda/Compra, carrega produto a

produto os campos principais da ficha, serão disponibilizadas para impressão as seguintes

variáveis referentes ao IntraStat:

Código da mercadoria - Corpo.Produto.Table_Item.IntraStatCN Peso líquido - Corpo.Produto.Table_Item.IntraStatLiquidWeight Região de origem - Corpo.Produto.Table_Item.IntraStatRegion

Como posso imprimir o relatório IntraStat? Ao fazer o recalculo são apresentados os documentos, mas não imprime!

Para tal terá que definir a natureza A e B bem como a condição de entrega. Edite o documento com duplo clique do rato, preencha estes campos e clique no botão Actualizar.

Se já tenho o GesPOS que faz o formulário N para o IntraStat, qual a utilidade do IDEP? O IDEP não substitui as diversas aplicações existentes no mercado, deverá sim ser visto como um complemento, nomeadamente na importação de dados das demais aplicações, uma vez que o sistema IntraStat sofre alterações anuais na sua metodologia e tabelas.

Não há problema se enviar a mesma informação mais do que uma vez?

Esta situação está contemplada pelo IDEP. Uma vez remetida a informação, esta passará ao estado “enviado” não sendo de novo remetidas. Caso seja necessária alguma rectificação, existem procedimentos próprios para o efeito.

Referências

Documentos relacionados

Mas durante todo o desenvolvimento dos Estudos de Caso, notou-se que algumas das premissas apresentadas como aplicáveis para a coordenação modular no levantamento teórico

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Atendimento com agendamento prévio: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 17h. Para análise técnica chegue até as 16h. Atendimento por ordem de chegada.. Os cartões deixados para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Como refugiada na Holanda, despertou a ira dos muçulmanos quando produziu o curta Submissão (2004), no qual uma jovem muçulmana aparece de burca e, ao mesmo tempo que reza,

A frase inteiramente correta, considerando-se a colocação ou a ausência do sinal de crase, é: (A) Brigas entre torcidas de times rivais se iniciam sempre com provocações

19) A introdução dos Jogos cooperativos como conteúdo da Educação Física seria de suma importância para o rompimento da tradição unívoca do esporte

O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com