• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) CHAMADA INTERNA DE SELEÇÃO PARA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL 02/2015

NÍVEL MESTRADO

SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS AO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 1. PREÂMBULO

1.1 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) elaboraram com base na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituída pelo Decreto 5.707/2006 e no Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos instituído pelo Decreto 5.825/2006, o Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores da UFPB – Exercício 2013. A parceria tem como objetivo a qualificação dos servidores técnico-administrativos, possibilitando a formação de mestres e doutores na própria Instituição e em instituições nacionais e estrangeiras.

1.2 Dentro deste contexto, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) – PPGCAG, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para candidatos técnicos administrativos da UFPB visando o preenchimento das vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia), em conformidade com as exigências do Regulamento do Programa e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

1.3 Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) PPGCAG podem ser obtidas na página eletrônica http://www.cchsa.ufpb.br e/ou http://www.ufpb.br/pos/ppgcag ou na Secretaria do PPGCAG ou do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) desta UFPB.

1.4 O MESTRADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) tem por objetivo a formação de

Mestres em Ciências Agrárias (Agroecologia), profissionais com formação científica sólida e consciência social. Estes serão capazes de atuar em atividades de ensino, pesquisa e extensão na avaliação de metodologias específicas de programas e projetos que tratem dos agroecossistemas e ecossistemas naturais, de especificação da produção, manejo da biodiversidade e das relações humanas com o meio natural.

1.5 O MESTRADO possui uma área de concentração: AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e duas linhas de pesquisa: 1) Ciências Agrárias, Indicadores e Sistemas de Produção Sustentáveis e 2) Desenvolvimento Rural, Processos Sociais e Produtos Agroecológicos.

1.6 O mestrado pretende-se formar profissionais comprometidos com o entendimento e aplicação de conceitos e métodos adotados pela Agroecologia, enquanto dimensões fundamentais da agricultura sustentável e dotados de uma efetiva base científica e técnica para uma visão integrada e de natureza interdisciplinar na busca do desenvolvimento rural sustentável. Os Mestres devem ser capazes de produzir e difundir o conhecimento científico e o desenvolvimento de manejo agroecológico e qualificado para consolidar e avançar os conhecimentos disponíveis, contribuindo diretamente em nível científico e, indiretamente, em níveis político, econômico, sociocultural e ambiental para a implantação de sistemas agroecológico de produção agropecuária.

(2)

2. PÚBLICO-ALVO

Profissionais dos cursos de Agroecologia, Ciências Agrárias, Agroindústria, Agronomia, Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão realizadas na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia)-PPGCAG, situado no Campus III da UFPB, em Bananeiras (PB), CEP 58.220-000, entre os dias 07/08/2015 a 28/08/2015,, no horário de 8h00 às 11h00 e de 13h00 às 16h30. A documentação necessária à inscrição deverá ser entregue, pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído ou via SEDEX/CORREIOS; neste caso o último dia de inscrição será considerado limite para postagem. As inscrições postadas e não recebidas até a data limite da homologação das inscrições, 11/09/2015, serão automaticamente desconsideradas.

3.2 No ato da inscrição os candidatos residentes no País deverão entregar os documentos relacionados a seguir: (1) formulário de inscrição preenchido e fornecido pela secretaria do curso e disponível na página eletrônica http://www.cchsa.ufpb.br e/ou http://www.ufpb.br/pos/ppgcag;

(2) Declaração de Servidor Público emitida pelo Setor de Recursos Humanos(SRH) da Instituição; (3) cópia do Diploma de Graduação ou a certidão de formando no segundo período letivo de 2015; (4) cópia do histórico escolar;

(5) o comprovante original de pagamento da inscrição da Guia de recolhimento da União-GRU original (Anexo III), no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) sob responsabilidade do candidato. Quando houver a necessidade da isenção da taxa de pagamento deverá ser entregue os documentos conformes termos do Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008;

(6) cópia do Curriculum Lattes (CNPq), não será aceito outra forma de currículo. Deverão ser anexadas cópias dos documentos comprobatórios, estes deverão estar em ordem com o Anexo I;

(8) Formulário de pontuação de avaliação currículo devidamente preenchido (Anexo I); (9) cópia do Documento de Identidade e do CPF.

3.3 Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção e Credenciamento apenas os candidatos que apresentem toda a documentação exigida dentro do prazo previsto no item 8 do presente Edital.

3.4 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

4. DAS VAGAS

Serão oferecidas quatro (04) vagas nas linhas de pesquisa Ciências Agrárias, Indicadores e Sistemas de Produção Sustentáveis e Desenvolvimento Rural, Processos Sociais e Produtos Agroecológicos. Caso não sejam preenchidas as vagas destinadas aos servidores públicos (Chamada Interna de Seleção 02/2015). Essas poderão ser destinadas à (Chamada Interna 01/2015), totalizando doze vagas no geral.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas:

5.1 As etapas de seleção dos candidatos serão realizadas nas datas e horários que constam do item 8 deste edital. 5.2 O processo de seleção para candidatos residentes no País será composto pelas seguintes etapas:

5.2.1 – Curriculum Lattes: será avaliado conforme os critérios e pontuações estabelecidos no ANEXO I deste edital, devidamente preenchido. O ponto de corte para os candidatos selecionados para a entrevista serão quatro vezes o número de vagas (16 candidatos no total);

(3)

5.2.2 Entrevista: A Entrevista será realizada em local conforme o item 8.2 deste Edital. A entrevista ocorrerá por ordem alfabética dos candidatos aprovados na avaliação do Currículum Lattes publicado. Esta deverá constar questões relacionadas à visão, coerência e compromisso do candidato com a proposta de trabalho e com o Programa de Pós-Graduação.

5.3 O processo de seleção para candidatos com residência permanente no exterior será composto pelas seguintes etapas:

5.3.1 Avaliação do comprovante de proficiência em língua portuguesa, conforme os termos do item 3.4.7. 5.3.2 Avaliação do Curriculum Lattes, levando em consideração os documentos comprobatórios.

6. DA FORMA DE AVALIAÇÃO

6.1 Para o Curriculum Lattes será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10) pontos. 6.2 Etapas de avaliação dos candidatos:

6.2.1 Curriculum Lattes: Esta etapa é eliminatória. Esta etapa consiste na análise de todas as atividades descritas na Tabela do ANEXO I. Ao candidato que obtiver a maior pontuação na avaliação do Curriculum Lattes será atribuída nota 10 (dez) sendo as demais notas calculadas através de proporção direta.

6.2.2 Entrevista: Esta etapa é eliminatória e classificatória e terá pontuação de zero (0) a dez (10) pontos. A Entrevista terá por finalidade avaliar o perfil dos candidatos entre as linhas de pesquisa dos docentes deste Programa.

7. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1 A nota final (NF) da cada candidato será a média das notas obtidas nas etapas do processo seletivo. A nota final será calculada, para todas as áreas de conhecimento do Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia), através da seguinte equação:

NF = (CL + EN)/2

Onde: CL= Curriculum Lattes e EN = Entrevista.

7.2 A classificação dos candidatos aprovados e classificados far-se-á pela ordem decrescente das notas finais. 7.3 Serão selecionados aqueles candidatos que, pela ordem decrescente de classificação, preencherem o número de vagas oferecidas.

7.4 Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros candidatos aprovados, sendo respeitada a ordem de classificação. Os candidatos aprovados e classificados que não confirmarem o ingresso no curso até a data fixada neste Edital serão considerados desistentes.

7.5 Em caso de empate, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: 7.5.1 Maior nota no Curriculum Lattes;

7.5.2 Maior nota da Entrevista; 7.5.3 Maior Nota do CRE; 7.5.4 Maior Idade.

7.6 Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade das vagas indicadas no Edital de seleção.

8. DO CRONOGRAMA

8.1 As datas de realização das inscrições e sua homologação, das etapas do processo seletivo, bem como da divulgação dos respectivos resultados, constam da tabela abaixo:

ETAPA DATA HORÁRIO

Período de Inscrições De 07/08/2015 a 28/08/2015

Das 7h30 às 11h00 e de 13h30 às 16h30

Pedido de Isenção de taxa de Inscrição

De 07 a 19/08/2015 Das 7h30 às 11h00 e de 13h30 às 16h30

(4)

Divulgação da homologação relativa a isenção de taxa de

pagamento

Dia 21/08/2015

Até as 18:00 h

Homologação das inscrições De 08 a 11/09/2015 Divulgação da Homologação das Inscrições Dia 11/09/2015 Até as 18:00 h Avaliação de Currículos Lattes De 15/09/2015 a 02/10/2015 Divulgação do Resultado da Avaliação de Currículos Lattes 06/10/2015 Até as 18:00h

Entrevista De 27 a 30/10/2015 A partir das 8:00 h

Divulgação do Resultado da Entrevista

06/11/2015 Até as 18:00 h

Divulgação do Resultado Parcial Dia 10/11/2015 Até as 18:00 h Divulgação do Resultado Final Dia 30/11/2015 Até as 18:00h Confirmação de ingresso no

Programa pelos candidatos aprovados e classificados

(via e-mail)

Até o dia 21/12/2015

Até as 18:00h

8.2 O local para a realização da entrevista será na sala de aula do Programa localizada no prédio de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) do CCHSA, vizinho a garagem por trás da caixa d'água.

OBS: Caso haja alteração no local por motivos de infraestrutura, o novo local será divulgado na página do CCHSA

(http://www.cchsa.ufpb.br) e/ou http://www.ufpb.br/pos/ppgcag, na secretaria de Curso e no Prédio de Agroecologia, assim como, no ambiente alterado.

8.3 A divulgação do resultado parcial e final, contendo as notas atribuídas em todas as etapas do processo seletivo, será afixada no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) e no endereço http://www.cchsa.ufpb.br e/ou http://www.ufpb.br/pos/ppgcag.

9. DOS RECURSOS

9.1 Requerimento de pedido de recurso (estes últimos somente por vício de forma) será acolhido se interposto no prazo de 10 (dez) dias após o encerramento de cada etapa do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação do Programa em Ciências Agrárias (Agroecologia) e deverá obrigatoriamente ser apresentado em 2 (duas) vias de igual teor do formulário padrão denominado “Requerimento de Recurso em Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia)”, disponível na Secretaria do Programa e na página eletrônica htpp://www.cchsa.ufpb.br e/ou http://www.ufpb.br/pos/ppgcag.

9.2 Os requerimentos de recurso dirigidos a Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação do Programa em Ciências Agrárias (Agroecologia) devem ser apresentados pelo candidato ou por seu representante legal no endereço indicado no item 3.1 deste edital.

10. DA ADMISSÃO NO CURSO

A admissão do candidato selecionado no curso se concretizará por sua matrícula na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia). Para registro, o candidato deverá apresentar na Secretaria do Programa os seguintes documentos: Cópias autenticadas de Diploma do curso superior ou Certidão de Conclusão

(5)

de Curso; Histórico Escolar do curso superior; Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor; Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino), Declaração de liberação do Servidor Público emitida pelo Setor e/ou Departamento de Lotação da Instituição de origem e Carteira de Identidade de Estrangeiro (somente para estrangeiro).

10.1 Candidatos inscritos no processo seletivo para o Curso de Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia), em fase de conclusão do Curso de Graduação, se selecionados, deverão apresentar cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do respectivo curso na Secretaria do Programa no ato da matrícula.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1.1 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que: 11.1.1 Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção. 11.1.2 Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

11.1.3 Não confirmar a sua participação no Programa, na data especificada neste edital, no caso de ser classificado e aprovado.

11.1.4 Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos para seu início. 11.2 A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do Programa por um período de até 1 (Um) mês após a divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio, ou recolher pessoalmente sua documentação.

11.3 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e Credenciamento e pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) de acordo com a Resolução 79/2013-CONSEPE/UFPB. 11.4 Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na Secretaria do Programa, no endereço citado no item 3.1.

11.5 Os candidatos deverão comparecer às etapas da seleção com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário previsto para o início das atividades, munidos de documento oficial de identidade que tenha fotografia e com caneta esferográfica preta ou azul transparente.

11.6 O candidato que não estiver presente no momento do chamamento do seu nome para a entrevista, estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

11.7 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) no qual se inscreve.

Bananeiras-PB, 08 de julho de 2015.

Prof. Fillipe Silveira Marini Coordenador do PPGCAG

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia)

Campus III da UFPB 58.220-000 – Bananeiras/PB Fone: 3367-1200 - Ramal 2290 e-mail: ppgcagufpb@yahoo.com.br

(6)

ANEXO I DA CHAMADA INTERNA DE SELEÇÃO PARA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL 02/2015

NÍVEL MESTRADO

Formulário de análise de Curriculum vitae

Item Critérios Peso Quant. Total

1 Título de Graduação

Graduação na área do programa 10,0

Graduação em área afim * 5,0

2 Título de Pós-Graduação

Mestrado na área do Programa 20,0

Mestrado em área afim 10,0

Especialização na área do Programa 5,0

Especialização em área afim 2,0

3 Atuação Profissional

Atuação no Ensino Superior (por disciplina/semestre, últimos 5 anos) 1,0 Atuação no Ensino Médio (por ano de exercício, últimos 5 anos) 1,0

Atuação como Monitor e/ou tutor (por semestre) 0,7

Atuação como Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, PIVIC (por semestre)

1,0 Atuação como Bolsista de Extensão – PROBEX, PROEXT (por

semestre) 1,0

Atuação em Empresas de Extensão Rural (por ano, últimos 5 anos) 1,0

Orientação de Monografia de Curso de Especialização 1,0

Orientação de projeto de Iniciação Científica 1,0

Orientação de Monitoria 1,0

Orientação de Especialização 2,0

Orientação de Mestrado 3,0

Participação em Projeto de Iniciação Científica (como aluno de

graduação) 0,5

Participação em Projeto de Extensão (por projeto) 0,5

Cursos realizados na área do Programa (para cada 20 horas, máximo

200 horas) 0,3

Estágios realizados na área do programa (para cada 250 horas) 0,4 Apresentação de trabalhos em eventos científicos ou Congressos

(máximo de 10) 0,3

Participação em Simpósios, Congressos, Seminários, Encontros,

Reunião Técnica (máximo 10) 0,1

5 Produção Científica (último 5 anos)

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS A1) 10,0

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS A2) 8,5

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS B1) 7,0

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS B2) 5,5

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS B3) 4,0

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS B4) 2,5

Artigo Científico publicado em periódico (QUALIS B5) 1,0

Publicação de livro (nível internacional) com ISBN 20,0

Publicação de livro (nível nacional) com ISBN 15,0

Publicação de Capítulo de livro com ISBN 6,0

Publicação de resumo expandido internacional (máximo de 5) 1,2

(7)

Publicação de trabalho completo (máximo de 5) 1,0 Publicação de resumo expandido em evento regional (máximo de 5) 0,5

Publicação de resumo simples (máximo de 5) 0,1

6 Produção Técnica (últimos 5 anos)

Publicação de artigo em Boletim Informativo ou Revistas Técnicas 0,2 Publicação de artigo em Jornais de Circulação Nacional (até 10) 0,2 Publicação de artigo em Jornais de Circulação Regional e Local (até

10) 0,1

7 Orientações Concluídas

Iniciação Científica 4,0

Trabalho de conclusão de curso (TCC) ou equivalente 1,0

Outras Orientações 0,5

Participação de Bancas de TCC 0,5

(8)

ANEXO II DA CHAMADA INTERNA DE SELEÇÃO PARA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL 02/2015

NÍVEL MESTRADO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO BOLETO DE PAGAMENTO DO GUIA DA UNIÃO (GRU) As taxas deverão ser pagas nas agências do Banco do Brasil S/A, através de Guia de Recolhimento da União – GRU, a ser preenchida e impressa pelo link https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, fornecendo os dados abaixo:

1. Unidade favorecida (UG): código 153065; 2. Gestão: 15231;

3. Nome da unidade Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da UFPB (aparece automaticamente ao preencher o código da Unidade);

4. Código de recolhimento: 28830-6 (aparece automaticamente Serviços Administrativos); 5. Número de referência: 153074254;

6. Competência (mm/aa) - não é necessário digitar a barra; 7. Vencimento (dd/mm/aa) – não é necessário digitar as barras; 8. Contribuinte digitar o CPF;

9. Nome do contribuinte – digitar o nome completo, sem abreviações; 10. Valor principal: R$ 50,00 (não é necessário digitar a vírgula); 11. Valor total: R$ 50,00 (não é necessário digitar a vírgula);

12. Após o preenchimento dos campos, escolha a opção “emitir GRU simples” e imprima a guia a ser paga no Banco do Brasil.

Referências

Documentos relacionados

Para o pessoal não envolvido na resposta à emergência: Evitar o contacto ou a inalação do produto.. Usar vestuário de protecção adequado, luvas e máscara de protecção

Todos os anos acalento, secretamente, a esperança que seja este o ano em que se decidirá pelo não à mudança para o horário de inverno mas, invariavelmente, todos os anos, vejo a

Após a realização da análise sensorial concluiu-se que a amostra de cerveja contendo 8% de pinhão germinado (E1) do tipo Pale Ale teve boa aceitação para

Prevenção da exposição do trabalhador: Evitar contato com pele, olhos e mucosas, Usar óculos de segurança para produtos químicos, luvas e proteção respiratória com cartuchos

Faat Kiné disseca o Senegal pós-colonial, analisando a existên- e as suas amigas vistosas distinguem-na de outras mulheres senegalesas, mas as relações de poder e mercadoria

A proposta original sofreu modificações substanciais ao longo da tramitação, entre estas: o modelo de capitalização ficou de fora; o salário-mínimo permaneceu

EXIBA O VÍDEO MÚSICA DE FESTA JUNINA PARA CRIANÇAS | VÍDEO PARA CRIANÇAS | MÚSICA PARA CRIANÇAS.. CONVERSE COM ELA SOBRE DE- TALHES

Ao cor- relacionar as pressões respiratórias entre si e com o TC6, os adultos e os indivíduos sem fraqueza muscular respiratória apresentaram correlações baixas e pequenas;