• Nenhum resultado encontrado

Norlevo pode ser administrado em qualquer momento durante o ciclo menstrual.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Norlevo pode ser administrado em qualquer momento durante o ciclo menstrual."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 - NOME DO MEDICAMENTO Norlevo 0,75 mg comprimidos

2 - COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 0,75 mg de levonorgestrel. Excipientes com efeito conhecido:

Lactose mono-hidratada- 45,45 mg

Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3 - FORMA FARMACÊUTICA Comprimido.

Comprimido branco, redondo, biconvexo e sem gravação.

4 - INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Contraceção de emergência até 72 horas após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha de um método contracetivo.

4.2 Posologia e modo de administração Administrar por via oral.

O tratamento consiste na administração de dois comprimidos numa toma única. A eficácia deste método de contraceção de emergência é tanto maior quanto mais rápida for a toma após uma relação sexual mal protegida ou não protegida. Por isso, os dois comprimidos devem ser tomados o mais cedo possível, de preferência nas 12 horas após a relação sexual mal protegida ou desprotegida até um máximo de 72 horas (3 dias).

Norlevo pode ser administrado em qualquer momento durante o ciclo menstrual.

Se ocorrer vómito dentro de três horas após a toma dos comprimidos, devem tomar-se imediatamente outros dois comprimidos.

Após a utilização de um contracetivo de emergência, recomenda-se a utilização de um método contracetivo local (preservativo, espermicida, cone cervical) até ao aparecimento da menstruação seguinte. A utilização de Norlevo não impede a continuação da toma do seu contracetivo hormonal regular.

(2)

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

A contraceção de emergência é um método ocasional. Não deve em nenhuma ocasião substituir um método contracetivo regular.

A contraceção de emergência não previne a ocorrência de uma gravidez em todas as situações, sobretudo se não houver certeza da data da relação sexual desprotegida.

Dados limitados e inconclusivos sugerem que pode haver uma eficácia reduzida do Norlevo com o aumento do peso corporal ou do índice de massa corporal (IMC) (ver secção 5.1). Em todas as mulheres, a contraceção de emergência deve ser tomada assim que possível após a relação sexual não protegida, independentemente do peso corporal ou do IMC da mulher. Em caso de dúvida, (atraso na menstruação em mais do que cinco dias ou ocorrência de hemorragia anormal no primeiro dia de aparecimento do período ou sintomas de gravidez) é indispensável fazer um teste da gravidez para confirmar a ausência de gravidez.

Se a mulher teve relações desprotegidas há mais de 72 horas no mesmo ciclo menstrual, é possível que já tenha ocorrido conceção. O tratamento com Norlevo após a segunda relação sexual poderá ser ineficaz para prevenir uma gravidez.

Se a gravidez ocorrer após o tratamento com Norlevo, deve-se considerar a possibilidade de uma gravidez ectópica. O risco absoluto de uma gravidez ectópica é provavelmente baixo, uma vez que o Norlevo previne a ovulação e fecundação. A gravidez ectópica pode evoluir, independentemente da ocorrência de hemorragia uterina. Por estes motivos, Norlevo não é recomendado em mulheres com risco de ocorrência de gravidez ectópica (história prévia de salpingite ou de gravidez ectópica).

Norlevo não é recomendado em mulheres com disfunção hepática grave. Síndromas de má absorção grave, tais como a doença de Crohn, podem diminuir a eficácia do Norlevo.

Têm sido relatados casos de eventos tromboembólicos após a toma de Norlevo. A possibilidade de ocorrência de um evento tromboembólico deve ser considerada em mulheres com outros fatores de risco tromboembólicos preexistentes, especialmente história familiar ou pessoal, sugerindo trombofilia.

Após a toma de Norlevo, os fluxos menstruais são, habitualmente, de abundância normal e ocorrem na data prevista podendo, no entanto, aparecer alguns dias antes ou depois do esperado. Recomenda-se uma consulta médica, a fim de se iniciar ou adaptar um método contracetivo regular. No caso de tomar um contracetivo regular e tiver recorrido ao Norlevo, se o fluxo menstrual não ocorrer durante a pausa de sete dias do contracetivo regular, deverá fazer um teste da gravidez para confirmar a ausência de gravidez.

Não é aconselhável a administração repetida do Norlevo durante o mesmo ciclo menstrual pelo facto de contribuir para uma sobrecarga hormonal indesejável com possíveis perturbações graves no ciclo menstrual. Deve aconselhar-se as mulheres que tomam repetidamente contracetivos de emergência a escolherem um método contracetivo regular de longa duração.

(3)

A utilização de contracetivos de emergência não substitui as precauções necessárias contra as doenças de transmissão sexual.

Não se recomenda o uso concomitante de Norlevo com medicamentos que contenham na sua composição acetato de ulipristal (ver secção 4.5.)

Este medicamento contém lactose mono-hidratada. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou malabsorção glucose-galactose não devem tomar este medicamento.

4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação Associações a ter em consideração:

O metabolismo do levonorgestrel é aumentado na utilização concomitante com medicamentos indutores enzimáticos hepáticos: anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína, primidona, carbamazepina); rifabutina; rifampicina; griseofulvina, ritonavir, Hypericum perforatum (hipericão). A eficácia de Norlevo pode ser diminuída em caso de administração concomitante com estas substâncias ativas.

Acetato de ulipristal é um modulador do recetor da progesterona que pode interagir com a atividade progestacional do levonorgestrel. Por isso, não se recomenda o uso concomitante de levonorgestrel com medicamentos que contenham na sua composição acetato de ulipristal. 4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento

Gravidez

Este medicamento não pode interromper uma gravidez em curso.

No caso deste método contracetivo falhar e de a gravidez persistir, estudos epidemiológicos indicam não haver efeitos de malformações por progestagénios no feto.

Desconhecem-se as consequências para a criança se forem administradas doses superiores a 1,5 mg de levonorgestrel.

Aleitamento

Levonorgestrel é excretado no leite materno. Por isso, recomenda-se que a mulher amamente imediatamente antes da toma de Norlevo 0,75 mg comprimidos e evite amamentar durante pelo menos 8 horas.

Fertilidade

Após a toma do Norlevo, como contracetivo de emergência, é provável um regresso rápido à fertilidade; por isso deve continuar-se a tomar ou iniciar o mais cedo possível a contraceção regular após a toma do Norlevo, de forma a prevenir uma gravidez em curso.

A experiência clínica revelou não haver quaisquer efeitos na fertilidade humana após a toma de levonorgestrel. Da mesma forma, estudos não clínicos demonstraram não haver quaisquer efeitos adversos em animais (ver secção 5.3).

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não existem estudos publicados sobre os efeitos na capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Contudo, se as mulheres sentirem fadiga e tonturas após a toma de Norlevo, não devem conduzir ou utilizar máquinas.

(4)

4.8 Efeitos indesejáveis

Na tabela seguinte é indicada a frequência de efeitos indesejáveis após administração de 1,5 mg de levonorgestrel reportados em ensaios clínicos*.

Sistema Frequência dos efeitos adversos

Muito frequentes (≥1/10) Frequentes (≥1/100 a 1/10) Doenças do sistema

nervoso

Tonturas Cefaleias Doenças gastrointestinais Náusea

Dor abdominal

Diarreia (1) Vómitos Doenças dos órgãos

genitais e da mama Dor no útero Tensão mamária Atraso na menstruação (4) Menstruação abundante (2) Hemorragia (1) Dismenorreia (3) Perturbações gerais e alterações no local de administração Fadiga (1)

*Ensaio clínico 1 (n=544) – Contraception, 2002,66, 269-273 *Ensaio clínico 2 (n= 1359) – Lancet, 2002, 360:1803-10 - *Ensaio clínico 3 (n= 1117) – Lancet, 2010, 375:555-62

- *Ensaio clínico 4 (n=840): Obstetrics and Gynecology 2006; 108:1089-1097 1 Não registado no Ensaio 1

2 Não registado no Ensaio 23 Não reportado no Ensaio 1 ou 2 4 Considerado atraso quando superior a 7 dias

Estes efeitos indesejáveis desaparecem normalmente no período de 48 horas após a toma do Norlevo. Tensão mamária, “spotting” e hemorragia irregular estão descritos numa percentagem não superior a 30% das mulheres e podem durar até ao período menstrual seguinte, o qual pode sofrer atraso.

Após a toma do Norlevo, foram reportados casos de reações de hipersensibilidade como edema da faringe/ face e reações cutâneas.

Foram reportados casos de eventos tromboembólicos durante o período de pós-comercialização (ver secção 4.4).

Notificação de suspeitas de reações adversas

A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao INFARMED, I.P.:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel.: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97

(5)

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

4.9 Sobredosagem

Não foram descritos efeitos adversos graves após a ingestão aguda de doses elevadas de contracetivos orais. A sobredosagem pode causar náuseas e hemorragia de privação. Não existem antídotos específicos e o tratamento deve ser sintomático.

5 - PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: 8.5.1.3. Hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas. Hormonas sexuais. Estrogénios e progestagénios. Progestagénios, código ATC: G03AC03

Mecanismo de ação:

O mecanismo de ação primário consiste na inibição e/ou atraso da ovulação através da supressão do pico da hormona luteína (LH). O levonorgestrel interfere com o processo ovulatório se for administrado antes de ocorrer o pico de LH. O levonorgestrel não tem efeito contracetivo de emergência quando administrado após esta fase do ciclo.

Eficácia e segurança clínica:

Nos ensaios clínicos, a proporção de gravidezes evitadas após o uso de levonorgestrel variou de 52% (Glasier, 2010) a 85% (Von Hertzen, 2002) das gravidezes esperadas. A eficácia parece diminuir com o tempo decorrido após a relação sexual mal protegida ou desprotegida. Existem dados limitados e inconclusivos sobre o efeito do peso corporal/IMC elevado na eficácia contracetiva. Em três estudos da OMS, não foi observada tendência para uma eficácia reduzida com o aumento do peso corporal/IMC (Tabela 1), ao passo que nos outros dois estudos (Creinin et al., 2006 e Glasier et al., 2010) foi observada uma eficácia contracetiva reduzida com o aumento do peso corporal ou do IMC (Tabela 2). Ambas as meta-análises excluíram a toma depois de 72 horas após a relação sexual não protegida (ou seja, à margem da indicação autorizada para utilização do levonorgestrel) e mulheres que tiveram outras relações sexuais não protegidas.

Tabela 1: Meta-análise de três estudos da OMS (Von Hertzen et al., 1998 e 2002; Dada et al., 2010) IMC (kg/m2) Peso reduzido 0 – 18,5 Normal 18,5 – 25 Excesso de peso 25 – 30 Obesidade ≥ 30 N.° total 600 3952 1051 256 N.° gravidezes 11 39 6 3

(6)

IMC (kg/m2) Peso reduzido 0 – 18,5 Normal 18,5 – 25 Excesso de peso 25 – 30 Obesidade ≥ 30 Taxa de gravidez 1,83 % 0,99 % 0,57 % 1,17 % Intervalo de confiança 0,92 – 3,26 0,70 – 1,35 0,21 – 1,24 0,24 – 3,39

Tabela 2: Meta-análise dos estudos de Creinin et al., 2006 e Glasier et al., 2010

IMC (kg/m2) Peso reduzido 0 – 18,5 Normal 18,5 – 25 Excesso de peso 25 – 30 Obesidade ≥ 30 N.° total 64 933 339 212 N.° gravidezes 1 9 8 11 Taxa de gravidez 1,56 % 0,96 % 2,36 % 5,19 % Intervalo de confiança 0,04 – 8,40 0,44 – 1,82 1,02 – 4,60 2,62 – 9,09

No regime posológico recomendado, não se espera que o levonorgestrel induza alterações significativas nos fatores de coagulação, nem no metabolismo dos lípidos e dos glúcidos. 5.2 Propriedades farmacocinéticas

Absorção:

A biodisponibilidade do levonorgestrel oral é de aproximadamente 100 %. Distribuição:

No plasma, o levonorgestrel liga-se fortemente às globulinas de ligação às hormonas sexuais (SHBG). Levonorgestrel é excretado por via renal (60-80%) e hepática (40-50%).

Após a administração oral de 1,5 mg de levonorgestrel, o tempo de semivida (t1/2) plasmática deste medicamento é de aproximadamente 43 horas. A concentração plasmática máxima de levonorgestrel (aproximadamente 40 nmol/L) é atingida ao fim de 3 horas.

Biotransformação:

Levonorgestrel é hidroxilado no fígado. Eliminação:

Os metabolitos são excretados sob a forma de glucuronidos conjugados. 5.3 Dados de segurança pré-clínica

(7)

A informação não-clínica demonstrou não haver perigos especiais para os humanos, para além dos referidos nos restantes itens deste RCM. Experiências em animais, com Levonorgestrel em doses elevadas, revelaram virilização de fetos femininos.

Um estudo pré-clínico conduzido em ratinhos demonstrou não haver quaisquer efeitos na fertilidade nos progenitores provenientes de mães expostas. Dois estudos com o objetivo de investigarem a consequência da exposição ao levonorgestrel sobre o desenvolvimento de pré-embriões antes da implantação, mostrou que levonorgestrel não teve efeitos adversos sobre a fecundação e o crescimento in vitro de pré-embriões de ratinho.

6 - INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Lactose mono-hidratada Amido de milho

Povidona

Sílica coloidal anidra Estearato de magnésio 6.2 Incompatibilidades Não aplicável.

6.3 Prazo de validade 3 anos.

6.4 Precauções especiais de conservação Conservar a temperatura inferior a 30ºC.

Conservar o blister na embalagem, para proteger da luz. 6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Embalagem contendo 2 comprimidos em blister de PVC/PE/PVDC/Alu. 6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento

Não existem requisitos especiais.

7 - TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Laboratoire HRA Pharma

15 Rue Béranger 75003 Paris França

(8)

8 - NÚMERO(S) DE AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Nº de registo: 3337789 - 2 comprimidos, 0,75 mg, blister de PVC/PE/PVDC/Alu.

9 - DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Data da primeira autorização: 6 de outubro de 2000 Data da última renovação: 16 de dezembro de 2014

Referências

Documentos relacionados

As expressões, apesar de sinônimas, possuem duas classificações distintas que caracterizam cada uso. Após é uma preposição que liga palavras ou termos da oração.

O objetivo desse estudo foi comparar o número de espécies fitoplanctônicas (alfa diversidade) em períodos de chuva e seca de quatro lagos urbanos do município de Goiânia, bem

EcoWin - - Conceptual scheme of fish Conceptual scheme of fish biomass variation biomass variation Adult Biomass Growth by food consumption Migration by swimming

Apresentação e discussão dos processos de extração, transporte, processamento, transformação, armazenamento, distribuição e colocação no mercado dos produtos: resina de

Este artigo teve como escopo definido para o mapeamento entre a norma e os modelos, avaliar apenas os resultados esperados (MR-MPS-SW) e práticas específicas (CMMI- DEV),

O comprimido de levonorgestrel deve ser administrado por via oral o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição

Na primeira parte da exposição – Da Casa da Loucura – o visitante terá uma ideia da dimensão do drama vivido pelas pessoas internadas no maior dos hospitais psiquiátricos

O comprimido de NEODIA ® deve ser administrado por via oral o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois