• Nenhum resultado encontrado

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele” Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 11/03/2016 Turma: 2º Ano Área II

Matemática

1) Determine o sinal das expressões:

a) = sin 100° . sec 323° . tan 247° . cos 127°

b)

=

°. !"° . # $° .

""°.

%$°

!""

# &"

°'!

2) O ponteiro maior do relógio de uma torre mede 3 metros. Quanto tempo leva para este ponteiro descrever um arco de 8) metros?

a) Uma hora b) uma hora e 20 minutos c) duas horas d) duas horas 20 minutos

3) Calcule a determinação principal e escreva a expressão geral do arco trigonométrico: a) 1645° b) -2005° c) *"+

4) Calcule o valor da Expressão .

5) Sabendo-se que +

!

< - < !+

e

- =

√!

!, determine o valor da expressão

#

(2)

Física – 2º Ano A

1ª) Discutimos em sala de aula que o calor está associado a energia que é transferida de um corpo para o outro sempre que houver diferença de temperaturas entre eles. Qualquer outro tipo de transferência de energia será denominado por trabalho.

a) Em um chuveiro elétrico a energia é transferida da rede elétrica para a sua resistência e dessa para a água. Qual o processo de transferência estamos falando quando a energia é transferida da rede elétrica para a resistência? E qual é o processo quando a energia é transferida da resistência para a água?

b) Qual o processo de transferência de energia estamos falando quando esfregamos uma mão na outra para provocar um aquecimento nas palmas?

2ª) Quando dois corpos diferentes estão em equilíbrio térmico podemos afirmar que: a) ambos possuem a mesma massa.

b) ambos possuem a mesma temperatura. c) ambos possuem a mesma energia interna. d) ambos possuem o mesmo calor.

e) ambos possuem a mesma cor.

3ª) Das afirmativas abaixo indique a que contenha alguma informação falsa.

a) No estado gasoso as moléculas de água possuem maior energia interna quando comparado ao estado sólido.

b) Para passarmos uma substância do estado líquido para o estado sólido devemos diminuir sua energia interna.

c) Denominamos por sublimação a passagem do estado sólido para o estado líquido.

d) No estado sólido uma substância possui forma e volume bem definidos e suas moléculas estão "fortemente" ligadas umas as outras.

e) Devemos fornecer energia a água para ela entrar em ebulição.

4ª) Quando a temperatura do ambiente está elevada costumamos usar a expressão "Hoje está muito calor". Por que conceitualmente essa frase está errada?

5ª) A temperatura é uma grandeza física que mede: a) grau de agitação das moléculas

b) calor c) pressão d) volume e) densidade

Física – 2º Ano B

1 - (PUC-Campinas-SP) Sobre o conceito de calor, pode-se afirmar que se trata de uma:

a) medida da temperatura do sistema. d) quantidade relacionada com o atrito. b) forma de energia em trânsito. e) energia que os corpos possuem. c) substância fluida.

2- (UFV-MG) Quando dois corpos de materiais diferentes estão em equilíbrio térmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que:

a) o mais quente é o que possui menor massa. b) apesar do contato, suas temperaturas não variam.

(3)

c) o mais quente fornece calor ao mais frio. d) o mais frio fornece calor ao mais quente.

e) suas temperaturas dependem de suas densidades.

3- (Unaerp-SP) Durante um passeio em outro país, um médico,percebendo que seu filho está “quente”, utiliza um termômetro com escala Fahrenheit para medir a temperatura. O termômetro, após o equilíbrio térmico, registra 98,6 °F. O médico, então:

a) deve correr urgente para o hospital mais próximo, o garoto está mal, 49,3 °C.

b) não se preocupa, ele está com 37 °C, manda o garoto brincar e mais tarde mede novamente sua temperatura.

c) f ica preocupado, ele está com 40 °C, então lhe dá para ingerir uns quatro comprimidos de antitérmico.

d) faz os cálculos e descobre que o garoto está com 32,8 °C.

e) f ica preocupado, ele está com 39 °C, dá um antitérmico ao garoto e o coloca na cama sob cobertores.

4- (Vunesp-SP)

Frente fria chega a São Paulo Previsão para

Com esses dados, pode-se concluir que a variação de temperatura na sexta-feira e a máxima, no sábado, na escala Fahrenheit, foram, respectivamente:

a) 9 e 33,8. d) 68 e 33,8.

b) 9 e 68. e) 68 e 36.

c) 36 e 9.

5- (Mack-SP) Os termômetros são instrumentos utilizados para efetuarmos medidas de temperaturas. Os mais comuns baseiam-se na variação de volume sofrida por um líquido considerado ideal, contido em um tubo de vidro cuja dilatação é desprezada. Num termômetro em que se utiliza mercúrio, vemos que a coluna deste líquido “sobe” cerca de 2,7 cm para um aquecimento de 3,6 °C. Se a escala termométrica fosse a Fahrenheit, para um aquecimento de 3,6 °F, a coluna de mercúrio “subiria”: a) 11,8 cm. c) 2,7 cm. e) 1,5 cm.

b) 3,6 cm. d) 1,8 cm.

Química

1) A concentração em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4g de cloreto de sódio em 50cm3 de água é:

Obs.: desprezar o aumento de volume ao se adicionar o sal na água. a) 200 g/L

b) 20 g/L c) 0,08 g/L d) 12,5 g/L e) 80 g/L

(4)

2) Um acadêmico do curso de Química necessita preparar uma solução de ácido bórico (H3BO3) 0,5 mol/L para ser utilizada como fungicida. Para preparar tal solução, ele dispõe de

2,5 g do ácido. O volume, em mL, de solução com a concentração desejada que pode ser preparado utilizando toda a massa disponível é, aproximadamente,(H = 1, B = 10, O = 16 ) a) 41

b) 81 c) 161 d) 246 e) 1000

3) Qual seria a massa de H2SO4 necessária para o preparo de 500 ml de uma solução 0,5M?

( H = 1, S = 32, O = 16 )

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 4) Qual é o título de uma solução onde 20 g de água são usados junto com 5,0g de sal?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 5) Quantos litros de solução 1,0M de NaOH podemos preparar ao ser usado 80g da base? ( Na = 23, H = 1, O = 16)

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

Biologia

1.Frequentemente, quando uma pessoa está doente, ouvimos a frase: Deve ser apenas uma virose! Entretanto, chamamos de viroses todas as doenças causadas por vírus, que podem variar de uma simples gripe até a AIDS. De acordo com seu conhecimento sobre viroses, marque alternativas em que encontramos apenas doenças causadas por vírus.

a) Hepatite, raiva e caxumba. b) Hepatite, dengue e cólera. c) Raiva, dengue e gonorreia. d) Dengue, herpes e tétano. e) Dengue, cólera, gonorreia.

(5)

2. (UFLA/2009) As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diversidade genética. Com relação a esses processos, assinale a afirmativa CORRETA.

a) A transdução consiste na transferência de fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora.

b) A conjugação ocorre pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos).

c) A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas.

d) A transdução é um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pêlo sexual” ou “pili”.

3. (UFC/2008) A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos poderão receber vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que causa grande parte dos tipos de câncer do colo do útero, além do condiloma acuminado. Com base nessa informação, responda ao que se pede. O HPV é um vírus, e os vírus não são considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual a principal justificativa para não se considerar vírus como um ser vivo?

(UNESP) Considerando-se as doenças: gripe, paralisia infantil, gonorréia, doença de Chagas, amarelão, cólera, tuberculose e febre amarela, pergunta-se:

4. Quais delas são passíveis de tratamento com antibióticos? Por quê?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

5. Quais delas teriam sua incidência diminuída pela dedetização?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista as dificuldades não apenas dos deficientes mas também das pessoas que os auxiliam é visto que o equipameto desenvolvido deve beneficiar ambos, dando acesso

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Leaves of tomato ‘Santa Clara’ showing narrowing, light and dark green mottled areas, producing fruits reduced in size and number with uneven ripening,

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

61 Desinstalação do Microsoft Office Professional Plus 2007 Publicado. 62 Desinstalação do Microsoft Office Visio Professional 2007

A hidrazida do ácido nicotínico foi experimentada em 28 doentes com reação leprótica, de tipo eritema-nodoso, sendo 1 doente portador de forma tuberculóide reacional. 7

Foram obtidas informações sobre propriedades, fatores de produção e práticas culturais empregadas, como área da propriedade, área semeada com milho, destino da

Para conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe o processo 0002699-13.2018.8.26.0590 e código 335243A..