• Nenhum resultado encontrado

Nome: N o : Turma:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: N o : Turma:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

QUESTIONÁRIO DA UNIDADE VI

ASSUNTO: Multiplexação e Sinal Telegráfico

Nome: --- No: Turma: ---Para cada período mencionado, analise seu conteúdo e marque F para uma situação FALSA e V para uma situação VERDADEIRA. Justifique cada resposta dada se verdadeira e faça a correção para as respostas falsas.

01 - ( ) No padrão CCITT No 2, com delta igual a 0,5, o pulso de parada é igual ao pulso de partida.

02 - ( ) Modulação em amplitude e modulação em freqüência são utilizados para permitir a transmissão direta do sinal telegráfico no canal de voz.

03 - ( ) Na transmissão de sinais telegráficos em um canal de voz são utilizados 32 caracteres, não permitindo a transmissão das letras K, W e Y.

04 - ( ) A velocidade telegráfica é definida como o número de pulsos capazes de serem transmitidos no intervalo de um minuto.

05 - ( ) O Canal Programa é definido como uma reserva de um certo número de canais utilizados para a transmissão de um programa de radiodifusão.

06 - ( ) O filtro passa - baixa logo após a híbrida é supérfluo porque as freqüências que suprime estão além do alcance do ouvido humano.

(2)

07 - ( ) O papel desempenhado pelo equipamento modulador vem a ser o de colocar as informações dos diversos canais de voz disposta em seqüência ao longo da banda básica.

08 - ( ) A híbrida é um dispositivo que muda o circuito de dois fios tanto para a transmissão como para a recepção, em circuito a quatro fios.

09 - ( ) A transmissão de um dado número de chamadas telefônicas em multiplex requer um número menor de condutores do que em cabos de freqüência vocal.

10 - ( ) Definimos velocidade telegráfica ao número de pulsos capazes de serem transmitidos no intervalo de tempo de um segundo.

11 - ( ) Seis caracteres, dos 32 possíveis, são utilizados para apresentar uma boa grafia da mensagem transmitida.

12 - ( ) A medida que cresce o número de canais e o número de derivações no equipamento multiplex, usa-se os pilotos sendo um meio de supervisão e/ou controle de nível.

13 - ( ) De acordo com as faixas padronizadas pelo CCITT, um super grupo básico apresenta 900 canais e uma portadora piloto de 1552 kHz.

14 - ( ) O termo distorção ou atraso de fase, é usado para indicar o fenômeno do tempo de trânsito de um circuito não ser uniforme para todas as freqüências do equipamento multiplex.

15 - ( ) A distorção não linear é causada quando um elemento do circuito tem uma impedância variável dependendo do valor da tensão ou da corrente.

16 - ( ) A distorção linear ocorre quando a atenuação num circuito não é uniforme para todas as freqüências transmitidas no equipamento multiplex.

(3)

17 - ( ) Diafonia ininteligível ocorre quando a faixa de freqüência vocal tem o sentido inverso da interferência.

18 - ( ) No sistema de sinalização in - band end - to - end o tom de sinalização segue o percurso de transmissão de voz do começo ao fim.

19 - ( ) Diafonia ocorre em um equipamento multiplex quando a energia de um circuito é transferida para outro circuito através de conexões indesejadas. 20 - ( ) Derivações são utilizadas numa estação repetidora quando houver

necessidade de se deixar um certo número de canais ou grupos para serem transmitidos em outra direção diferente da transmissão principal.

21 - ( ) Diafonia inteligível ocorre quando a faixa de freqüência vocal tem o mesmo sentido que a inte rferência.

22 - ( ) Na sinalização out - of - band link - to - link o tom de sinalização deve ser detectado em cada ponto intermediário onde houver demodulação para a freqüência de voz.

23 - ( ) Sinalização out - of - band a freqüência de sinalização está acima da faixa de voz efetiva, de 300 a 3400 Hz.

24 - ( ) A utilização de apenas uma faixa lateral na formação da banda básica permite que se reduza a faixa de freqüência ocupada pelo sinal modulado, sem perda da informação.

25 - ( ) A transmissão de uma faixa de freqüência tão grande, cerca de oito oitavas, torna o equipamento multiplex muito oneroso.

26 - ( ) Sinalização in - band a freqüência de sinalização está presente dentro da faixa de voz efetiva, de 300 a 3400 Hz.

(4)

28 - ( ) Um amplificador é utilizado para elevar o nível da banda básica para que o sinal tenha nível suficiente ao chegar a próxima estação, seja através de fio ou rádio.

29 - ( ) Em um equipamento de vinte e quatro canais, os quatro subgrupos apresentam a mesma posição na banda básica.

30 - ( ) Um compromisso entre o custo e a qualidade aceita-se em engenharia telefônica a faixa de freqüência de 300 a 3400 Hz reduzindo a inteligibilidade a cerca de 8%.

31 - ( ) Na sinalização out - of - band, o tom de sinalização passa através do circuito da híbrida.

32 - ( ) A transmissão de impulsos de sinalização durante a conversação é obtida utilizando o sistema de sinalização in - band.

33 - ( ) Um circuito equalizador precede a estação repetidora que fará com que as freqüências mais baixas sejam mais atenuadas que as freqüências altas, dando uma atenuação uniforme para todas as freqüências envolvidas na banda básica.

(5)

Responda as questões seguintes objetivamente. Procure no copiar as respostas do texto, mas apresentar a sua interpretação para a questão.

01 - Esquematize a formação da banda básica para um equipamento multiplex de 24 canais e que utilize as portadora abaixo relacionadas:

portadoras de canal: 12, 18, 20, 24, 28, 32 kHz portadoras de subgrupo: 96, 120, 144 kHz. 02 - O que banda básica?

03 - Qual a função do equipamento multiplex?

04 - Qual o papel desempenhado pelo processo de modulação em amplitude na formação da banda básica?

05 - Por que apenas uma faixa lateral é empregada na formação da banda básica? 06 - Esquematize a formação da banda básica com dois canais de voz, com largura

de faixa de 6 kHz.

07 - O espectro de freqüência da banda básica permanece constante a todo insta nte? Justifique.

08 - Esquematize uma estação terminal de origem.

09 - Quais os tipos de estações repetidoras? Esquematize os tipos encontrados. 10 - Qual a vantagem econômica da utilização de um equipamento multiplex?

(6)

11 - Qual o princípio de um sistema telefônico utilizando um equipamento multiplex? 12 - Esquematize uma estação terminal de destino.

13 - O que um canal de voz?

14 - Defina sinalização in - band e out - of - band.

15 - Relacione as características dos dois tipos de sinalização de um equipamento

multiplex.

16 - Defina diafonia em um equipamento multiplex.

17 - Quais as diafonias possíveis de ocorrer em um equipamento multiplex? 18 - Qual a função do circuito limitador em um equipamento multiplex?

19 - Um equipamento multiplex de 12 canais, utiliza um canal de 0 a 6 kHz, portadoras de canal de 12, 18, 24 kHz; portadora de subgrupo de 78, 96 e 114 kHz. Esquematize a formação da banda básica que ocupa a faixa de freqüência de 12 a 84 kHz no espectro de freqüência.

20 - Defina: a - canal programa; b - sinalização out - of - band.

21 - Qual a conseqüência direta na utilização de um equipamento multiplex? 22 - Defina velocidade telegráfica.

23 - Uma máquina teleimpressora tem capacidade para receber a palavra cruzeiro em 0,4 segundos, adotando o padrão CCITT com delta igual 0,5. Calcular: a - a velocidade telegráfica; b o tempo correspondente a cada pulso de parada; c -o temp-o gast-o entre -o últim-o puls-o de inf-ormaçã-o da última letra de uma palavra e o primeiro pulso de informação da palavra seguinte.

(7)

24 - Um sistema telegráfico adota o padrão CCITT No 2 na velocidade de 200 bauds. Pede-se: a - a duração de cada pulso telegráfico de parada; b - o tempo que o sistema gasta para a transmissão de um caracter; c - o tempo que o sistema gasta para a transmissão da palavra independência; d - o número de palavras média / minuto, sendo a palavra média igual a cinco letras e um espaço.

25 - Um sistema telegráfico adota o padrão CCITT No 2 com delta igual a 0,5 na velocidade de 100 bauds. Pede-se: a - a duração de cada pulso telegráfico de informação; b - o número médio de palavras que o sistema pode transmitir por minuto, sendo que cada palavra tem em média cinco letras e um intervalo; c - o tempo que a máquina gasta para transmitir a palavra eletrônica.

26 - Uma determinada máquina telegráfica, que adota o padrão CCITT No 2 com delta igual a 0,5, gasta 0,05 segundos entre o último pulso telegráfico de informação de uma letra e o primeiro pulso telegráfico de informação da letra seguinte, em uma mesma palavra. Pede-se: a - a velocidade telegráfica adotada; b - a duração de cada pulso de informação; c - o número de caracteres que o sistema pode transmitir por minuto.

27 - Um sistema telegráfico adota o padrão CCITT No 2 com delta igual a 0,5 na velocidade de 75 bauds. Pede-se: a - a duração de cada pulso telegráfico de parada; b - o número médio de palavras que o sistema pode transmitir por minuto, sendo que cada palavra tem, em média, cinco letras e um intervalo; c -o temp-o que a máquina gasta para transmitir a palavra repr-ovad-o.

28 - Um sistema telegráfico adota o padrão CCITT No 2 na velocidade de 150 bauds. Pede-se determinar: a - a duração de cada pulso telegráfico de parada; b - o tempo gasto para o sistema transmitir a palavra escola; c - o número de palavras transmitido por minuto, sendo a palavra média constituída de cinco letras e um espaço.

(8)

29 - Uma máquina teleimpressora tem a capacidade de receber a palavra eletrônica em 1,5 segundos, adotando o padrão telegráfico CCITT No 2. Determinar: a - a velocidade telegráfica adotada; b - o tempo correspondente a cada pulso de parada; c - o tempo necessário entre o último pulso de informação de uma letra e o primeiro pulso de informação da letra seguinte.

30 - Em um determinado sistema telegráfico cada pulso telegráfico de partida gasta 5 ms para a transmissão. O sistema adota o código telegráfico CCITT No 2. Pede-se determinar: a - o tempo necessário para a transmissão de um pulso de parada; b - o número de caracteres por minuto transmitido pelo sistema; c - a velocidade telegráfica.

31 - Determine para as diversas velocidades telegráficas o tempo necessário para a transmissão da frase abaixo. Considere que o teleimpressor adota o padrão CCITT No 2.

" Árvore irritada, contra a miséria e a fúria dos ditadores, ó Carlito, meu e nosso amigo, teus sapatos e teu bigode caminham numa estrada de pó e esperança. "

(9)

CURSO DE ELETRÔNICA

QUESTIONÁRIO UNIDADE 06

MULTIPLEXAÇÃO E

SINAL TELEGRÁFICO

Referências

Documentos relacionados

Ela está para os homens assim como a menopausa para as mulheres, ou seja, é uma série de sintomas que aparecem na fase em que ocorre a baixa dos níveis hormonais, no caso dos homens

Apresenta o resultado na forma decimal arredondado às centésimas. Uma caixa contém sete bolas coloridas para enfeitar o pinheiro de natal. Três são vermelhas e as restantes

O teste de agrupamento de médias de Tukey (a :<: 1% e 5%) foi efetuado, porém não conseguiu distinguir os materiais testados claramente, com isso optou - se em realizar o

É necessário prever e identificar os mínimos de vorticidade para observar as áreas de advecção de vorticidade negativa e identificar também eixos de ventos máximos,

curso interarterial; anomalias menores são aquelas que não causam isquemia miocárdica, como óstios ectópicos no próprio seio coronário, artéria circunflexa com ori- gem no

PARCELADO e/ou À VISTA: Lances à vista terão preferência sobre os lances parcelados, bastando igualar-se ao último lance ofertado,o que não interfere na continuidade

O LIP tem dois grandes projectos de imagiologia médica, mais especificamente em tomografia por emissão de positrões (PET). Procuram desenvolver técnicas que permitam melhorar

De acordo com o material selecionado nos dois jornais e conforme os procedimentos metodológicos, já referidos, foi possível identificar aspectos referentes à relação entre esporte