• Nenhum resultado encontrado

FOTOGRAFIA NA LATA: CRIATIVIDADE COM PINHOLE, MARMORIZAÇÃO E BLOG PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOTOGRAFIA NA LATA: CRIATIVIDADE COM PINHOLE, MARMORIZAÇÃO E BLOG PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOTOGRAFIA NA LATA: CRIATIVIDADE COM PINHOLE, MARMORIZAÇÃO E BLOG PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE

SANTA MARIA

Prof. Dr. Daniel Flores- Universidade Federal de Santa Maria Prof. Dr. Carlos Blaya Perez- Universidade Federal de Santa Maria Everton Tolves de Almeida- Universidade Federal de Santa Maria Tamy Pinto da Silva- Universidade Federal de Santa Maria Lucy Pinto da Silva- Universidade Federal de Santa Maria Márcio Rafael Ferreira Trodo- Universidade Federal de Santa Maria

INTRODUÇÃO

O presente artigo apresenta um breve relato sobre o Programa Novos Talentos Capes integrante do Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação para Inclusão Social: Cidadania, Educação Ambiental e Agroecologia, intitulado “Subprojeto Fotografia na Lata: Criatividade com Pinhole e Marmorização” desenvolvido desde o ano de 2011 e com novo financiamento da Capes, com alunos da rede municipal de Santa Maria, pelos acadêmicos do Curso de Arquivologia e do Curso de mestrado profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em sua fase inicial, o projeto ofereceu três oficinas distintas: marmorização do papel, produção fotográfica, através da técnica da pinhole e criação de blogs.

OBJETIVOS

Apresenta-se como objetivo geral deste projeto, promover a inclusão social de estudantes de escolas da rede pública mediante troca de

(2)

conhecimento e desenvolvimento da cultura científica.No âmbito dos específicos, espera-se fomentar a aproximação entre a Instituição Federal de Ensino Superior quanto a disseminação de conteúdos de ciência e tecnologia e os alunos de educação básica das escolas públicas do município de Santa Maria; estimular a criatividade e a percepção estética em alunos da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria; ampliar os acervos das bibliotecas das escolas parcerias, pois visa a criação e a distribuição de material didático a partir das fotografias produzidas durante a execução do projeto; estimular a participação e o envolvimento dos adolescentes em campanhas educativas;abordar temas relacionados com o cotidiano direcionados para o envolvimento de toda a comunidade; estimular o educando à prática de atividades culturais, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia; desenvolver a criatividade e a sensibilidade por meio da captação fotográfica; incentivar o processo de ensino e aprendizagem de técnicas artesanais por meio da produção de marmorização em papel e a aprendizagem à criação de blogs; fomentar nos estudantes a propagação dos conhecimentos adquiridos a fim de tornar este projeto um processo contínuo na transmissão das técnicas ensinadas;divulgar o potencial artístico dos estudantes através de exposição fotográfica e divulgação midiática, conferindo ao projeto realizado, resposta social e promover a inclusão social por meio de exposição de trabalhos resultantes do período em que o projeto foi implantado.

Referencial teórico

A aproximação entre escolas e universidades adquire potencial para motivar transformações inovadoras no contexto sócio educativo, uma vez que estimula nos estudantes não só o aprimoramento da técnica fotográfica, mas também a propagação deste conhecimento à outras esferas sociais, como família e grupo de amigos, gerando um processo contínuo na transmissão do conhecimento.

Nem imaginação nem criatividade se ensinam, são produções e transformações do real que só existem na medida em que se exercem em ato

(3)

produzindo um conhecimento e um saber único e intraduzível (PELLEGRINO, 2008). Vygotsky (1998) propõe a promoção da experiência estética nos diferentes âmbitos da educação através da possibilidade de desenvolver o juízo estético e a educação artística através de práticas de contextualização.

Esta atividade, que se origina no contexto multidisciplinar configurando as práticas educacionais, na atualidade, instiga o surgimento de ações sociais que englobem, em uma dinâmica de aprendizado, os vários níveis de educação existentes nasociedade. O propósito da atividade de produção das câmeras de pinhole é oportunizar o aprendizado e o exercício dessa técnica artesanal que englobem conteúdos ligados às áreas das ciências, da geografia, da história, das artes e da educação ambiental e outros ligados ao dia-a-dia escolar dos adolescentes envolvidos. Concentrado no ensino prático dos conceitos da ótica e da química presentes na fotografia, o curso pretende expandir a experiência na comunidade de Santa Maria, incentivando a criatividade, a expressão artística e o diálogo sobre as diferenças entre a fotografia tradicional e digital. De modo educativo e lúdicoas fotografias com pinhole propõem um outro paradigma de visão de mundo.

Para fotografar com pinhole não é necessário dispor de muitos recursos, bastando apenas um recepiente vedado de luz com um pequeno furo, algum material fotossensível e elementos de revelação. A partir disso, todo o universo fotográfico pode ser explorado indefinidamente, seja por uma criança que está aprendendo a escrever as primeiras palavras, seja por um experiente profissional da imagem (GOVEIA, 2005).

O mundo caminha, se constrói e se destrói, através da inteligência de pessoas, principalmente através do modo como usam esta inteligência, que pode ser a favor ou contra todo o grupo social e contra si próprio, dentro ou fora das perspectivas da moralidade e da educação moral. Assim vista, a inteligência deixa de ser, somente, individual para ser coletiva e, como tal, é um bem social (METTRAU, 2000).

Na questão tecnológica, para Boeira (2008) o blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas

(4)

características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Acredita-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, pretende-se que a aprendizagem neste ambiente não seja passiva.

METODOLOGIA

A didática a ser implantada nas três oficinas oferecidas e desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Arquivologia no Laboratório de Fotografia e no espaço externo da UFSM, assim como os testes a serem realizados com o material escolhido pela equipe das oficinas de pinhole com o objetivo de definir o material utilizado nas oficinas. As oficinas fotográficas são realizadas em duas etapas. Na primeira parte da oficina os alunos aprendem sobre a fotografia e as suas técnicas, chagando na confecção da lata de pinhole, que já foi mencionado anteriormente, mas que mais tarde irão usar. Após a confecção da lata os alunos seguem para o lado externo e captam a imagem que desejam dentro do campus da universidade voltando ao laboratório e produzindo o negativo da foto.

Na segunda vista, considerada a segunda etapa da oficina os alunos voltam ao Laboratório de Fotografia para produzirem os positivos das fotos através dos negativos anteriormente já feitos.Além das atividades práticas realizadas dentro da oficina outras estão sendo com o intuído de fixar o que foi aprendido.

É valido lembrar que a fotografia é um registro de uma ação desenvolvida em umtempo e logo pode ser um documento que comprove e narre a experiência dosalunos dentro deste projeto.A única oficina que tem um só etapa é o BLOG, que é afinal, já que os alunos precisam dos materiais e fotos produzidas nas duas anteriorespara utilizar no BLOG. Os alunos desenvolvem os seus blogs, no laboratório deinformática, onde postarão as suas fotos assim como as suas impressões diante dasoficinas executadas. A criação do blog, se caracteriza em um portal (Blogspot, Wordpress, Tumblr),

(5)

onde cada aluno irá se cadastrar e apartir daí, irão ministrar osseus próprios sites, em que irá permitir fazer suas postagens.

RESULTADOS ALCANÇADOS E PÚBLICO ENVOLVIDO

Para a realização desse projeto de extensão foram escolhidas dez escolas de ensino básico da rede pública municipal de Santa Maria conforme listagem fornecida pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria – por meio dos menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2009. Estes índices já mudaram, mas as escolas que haviam sido escolhidas continuam as mesmas, pois faz parte da metodologia do projeto a manutenção das mesmas para seguir verificando o impacto do mesmo. A seleção dos alunos participantes ficou a cargo de cada estabelecimento de ensino com o auxílio da equipe do projeto.

O levantamento bibliográfico referente ao tema fotografia e em especial a técnica de pinhole e a troca de ideias com projetos existentes no país são considerados um resultado positivo alcançado para as atividades.

O primeiro resultado alcançado foi o interesse pela fotografia apresentado pelos alunos das escolas e as relações que estes faziam com as disciplinas aprendidas em suas escolas. Outro resultado positivo foi a construção de blogs pelos alunos como forma de interação entre os alunos com o projeto de modo a permitir um diálogo entre o público envolvido. Além disso, com o deslocamento desses alunos até o espaço acadêmico do campus da UFSM, é possível estimulá-los à prática de atividades e oficinas que possibilitem a troca de experiências entre eles e profissionais, mestrandos eacadêmicos do projeto Na Lata, promovendo a inclusão social dos estudantes.

(6)

Como indicadores de avaliação foram considerados a frequência dos alunos envolvidos nas atividades , a dedicação e interesse dos envolvidos na produção do negativo e positivo das fotos e através do questionamento que os alunos realizam a equipe de apoio envolvida. No que diz respeito a coordenação e equipe de apoio é realizado a cada final de oficina auto avaliação da durante as atividades para entender melhor a técnica e o envolvimento dos alunos.

REFERÊNCIAS

PELLEGRINO, Vilma; BOECHAT, Letícia. “Atos da imaginação: linguagem, cultura e educação”. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL CAMINHOS DO “IMAGINÁRIO: VEREDAS DA INFORMAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS”, 1., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, 2008.

BOEIRA, Adriana Ferreira. “Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas”. Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do

Sul, 2008. Disponível em

<http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf> Acesso em 13 jun. 2013.

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Universidade Federal de Juiz de Fora União Nacional dos Estudantes.. Breve contextualização ... O caso da Universidade Federal de Juiz de Fora ... Análise dos indicadores da UFJF...

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

INCLUSÃO SOCIAL E DESEMPENHO DOS ALUNOS COTISTAS NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.. Belo