• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFBA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

DA UFBA 2015.2

1. INFORMAÇÕES GERAIS

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia oferece regularmente, desde 1968, curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado. O curso consta de quatro áreas de concentração: Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica. O curso de Doutorado foi fundado em 1992 e consta de duas áreas de concentração: Química Analítica e Química Orgânica. Atualmente, o Programa de Pós-graduação possui conceito 5 pela avaliação da CAPES.

1.1 Número de vagas

No segundo semestre de 2015 estarão disponíveis os seguintes números de vagas:

Nível de Curso Brasileiros Estrangeiros

MESTRADO 20 02

DOUTORADO 10 02

Total 30 04

2. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração. Não serão aceitas inscrições após a data indicada. O modelo de procuração está disponível no endereço http://www.sgc.ufba.br/.

Os candidatos com necessidades especiais devem informar à Coordenação do PPGQ, com antecedência mínima de dez (10) dias úteis do início da seleção, sobre qual(is) cuidado(s) deve(m) ser planejado(s) ou previamente executado(s) para garantia do pleno atendimento dos seus direitos, desde que estes não interfiram ou alterem a equidade do concurso em relação aos outros candidatos.

2.1 Informações e local das inscrições

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química, Instituto de Química, Rua Barão de Geremoabo, 147, Campus Universitário de Ondina, 40170-115, Salvador, BA.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE QUÍMICA

PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

(2)

Horário de Funcionamento para inscrições: de segunda a sexta-feira das 09:00 às 11:30 e 13:30 às 16:00 h.

Fone: (071) 3283-6805.

Correio eletrônico: secpgquim@ufba.br

Página eletrônica: http://www.ppgq.qui.ufba.br/ppgqufba/

2.2 Documentos para inscrição

São requeridos os seguintes documentos no ato da inscrição:

A. Ficha de inscrição preenchida, assinada pelo candidato e pelo orientador de estudos habilitado pelo Colegiado do curso de Pós-Graduação em Química. A relação dos nomes dos professores credenciados e habilitados a receber candidatos para a referida Seleção constitui o Anexo 1 deste Edital, que será publicado até o primeiro dia de inscrição. Orientadores habilitados após esta data poderão ser publicados em lista complementar. A ficha de inscrição está disponível no local de inscrição ou no endereço www.ppgq.qui.ufba/ppgqufba/;

B. Cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF, para brasileiros natos ou naturalizados;

C. Cópia do passaporte para candidatos estrangeiros;

D. Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC ou Declaração de Provável Concluinte de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC, expedida pelo Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação da instituição de origem;

E. Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação e Pós-Graduação ambos reconhecidos pelo MEC;

F. Cópia do Diploma e do Histórico Escolar do Curso de Pós-Graduação

stricto sensu e do Diploma de Graduação (ambos reconhecidos pelo país de origem) para

candidatos estrangeiros;

G. Curriculum vitae, modelo Lattes (para candidatos estrangeiros pode ser a versão em inglês), completo, atualizado e com documentos comprobatórios sem necessidade de autenticação;

H. Carta de aceitação do orientador credenciado, especificando em que linha de pesquisa o novo estudante desenvolverá seu trabalho, a infraestrutura disponível para o desenvolvimento do mesmo, se solicitou bolsa a alguma agência de fomento e/ou empresa, bem como se haverá necessidade de concessão de bolsa, nas cotas do Programa;

I. Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, no caso de candidatos brasileiros, mediante a apresentação da certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.

J. Guia de recolhimento devidamente quitado referente à taxa de inscrição, disponível no endereço http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm em via original impressa pelo Terminal do Banco do Brasil;

(3)

As cópias mencionadas nos itens B, D e E podem ser autenticadas por um servidor público, lotado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação ou, eventualmente, em outro setor do Instituto de Química, mediante a apresentação do documento original, no caso da matrícula presencial. A autenticação também pode ser feita em cartório ou em outra instituição federal de nível superior (com carimbo e assinatura identificando o servidor e a instituição de ensino).

2.3 Homologação das inscrições

Serão homologadas apenas as inscrições com todos os documentos discriminados acima. O Programa de Pós-Graduação em Química não poderá ser responsabilizado por informações incorretas ou pela falta de algum documento que determine a não homologação da inscrição.

A homologação das inscrições será divulgada em mural junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação e/ou no sítio eletrônico www.ppgq.qui.ufba.br/ppgqufba.

3. CALENDÁRIO DA SELEÇÃO

4. ETAPAS COMUNS DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO 4.1. Avaliação escrita de Química

A avaliação escrita em química consiste de uma única prova, independente da área de concentração escolhida pelo candidato, envolvendo conhecimentos de Físico-Química, Química

ETAPAS PERÍODO

Pedido de inscrições 11/05 a 29/05/2015

Homologação das inscrições Até 05/06/2015

Divulgação das Bancas Examinadoras Até 05/06/2015

Data-Limite para a Entrega do Projeto de Doutorado 08/06/2015 (até 12h) Exame de Proficiência em Língua Inglesa 08/06/2015 (14h) Exame de Proficiência em uma Segunda Língua Estrangeira 09/06/2015 (09h)

Avaliação Escrita de Química 09/06/2015 (14h)

Análise do Curriculum Vitae e Histórico Escolar. 10/06/2015

Defesas dos Projetos de Pesquisa 10/06 a 12/06/2015

Divulgação dos Resultados Até 19/06/2015

Recebimento de Recursos 29/06 a 06/07/2015

Resultado dos Recursos e Divulgação do Resultado Final Até 13/07/2015

(4)

Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica, com duração de 2 h. As folhas das provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos.

O barema da prova escrita será divulgado em mural junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou no sítio eletrônico www.ppgq.qui.ufba/ppgqufba/, pelo menos 48 h antes da referida avaliação.

Esta etapa do processo de seleção é de natureza eliminatória e classificatória, devendo o candidato ao curso de mestrado e doutorado alcançar um valor mínimo de 50 (cinquenta) pontos, em um total de 100 (cem) pontos, para ser habilitado no exame.

Não será permitida à dispensa desta avaliação e o candidato que não comparecer no local/horário designado para o início das provas será automaticamente eliminado do processo seletivo.

Para candidatos estrangeiros, não residentes no Brasil e concorrendo exclusivamente às vagas destinadas aos estudantes estrangeiros previstas neste Edital, a avalição escrita em química será aplicada em inglês (exceto para candidatos de nacionalidade de países de língua portuguesa), e deverá ser respondida em inglês, espanhol ou português.

4.1.1 Bibliografia sugerida para a prova escrita

FÍSICO-QUÍMICA

 Atkins, P. e de Paula, J. Físico-Química, 8ª edição, volumes 1 e 2, LTC editora, Rio de Janeiro, 2008.

 Ball, D. W. Físico-Química, 1ª edição, volumes 1 e 2, Pioneira Thomson Learning Editora, São Paulo, 2005.

QUÍMICA ANALÍTICA

 Skoog, D. A., West, D. M. & Holler, F.J., Crouch, S.R., Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8a ed. (2004), Pioneira Thomson Learning, S.Paulo, 2006.  Harris, D.C., Análise Química Quantitativa, 7a ed., LTC editora, RJ, Brasil, © 2008.

QUÍMICA INORGÂNICA

 Lee, J. Química Inorgânica, não tão conciso. 5a edição Tradução: Henrique E. Toma, Koiti Araki e Reginaldo C. Rocha. USP- São Paulo. Ed. Edgard Blucher Ltda. 1999.  Shriver, D. F.; Atkins, P. W., Química Inorgânica, Tradução da 4ª Edição em Inglês,

Bookman, Porto Alegre, Brasil, 2008.

QUÍMICA ORGÂNICA

 Solomons, T.W.G.; Fryhle, C.B., Química Orgânica, 10ª ed., LTC, Rio de Janeiro, 2012.  McMurry, J., Química Orgânica, vols. 1 & 2, Tradução da 7a ed. Norte–Americana,

(5)

4.2 Exame de proficiência em língua inglesa

Esta etapa é de natureza eliminatória, não sendo permitida à dispensa desta avaliação. Haverá uma prova específica para o mestrado e outra para o doutorado

Será considerado inabilitado o candidato que alcançar um valor inferior a 70 (setenta) pontos, em um total de 100 (cem) pontos no exame, de acordo com barema divulgado em mural junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou no sítio eletrônico www.ppgq.qui.ufba/ppgqufba/, pelo menos 48h antes do início do processo de seleção.

A prova escrita do exame de proficiência em língua inglesa terá duração de 2h, sendo facultado o uso de dicionário.

4.3 Avaliação do Curriculum Vitae e Histórico Escolar

Esta etapa é de natureza classificatória e será conduzida de acordo com o barema divulgado em mural junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou no sítio eletrônico www.ppgq.qui.ufba/ppgqufba/, pelo menos 48h antes do início do processo de seleção.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

A seleção de alunos para ingresso no curso de mestrado será realizada por uma banca examinadora específica, aprovada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

No processo seletivo para ingresso no Mestrado, as avaliações terão os seguintes pesos:

Para ser habilitado, o candidato deve obter no mínimo 50 pontos no somatório das etapas do processo seletivo. Os candidatos serão habilitados em ordem decrescente de pontuação até o número de vagas disponíveis.

A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado das etapas comuns do processo de seleção e que forem habilitados no exame de inglês, de acordo com o disposto no item 4.2. No caso de empate em notas finais atribuídas a mais de um candidato, a classificação será decidida, sucessivamente, pelas notas da Avaliação escrita em química e da Análise do Curriculum vitae e do Histórico Escolar.

ETAPAS PESO

Avaliação Escrita em Química 80 pontos Avaliação do Curriculum Vitae e Histórico Escolar 20 pontos

(6)

6. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO

A seleção de alunos para ingresso no curso de Doutorado será realizada por uma banca examinadora específica, aprovada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

No processo seletivo para ingresso no Doutorado, as avaliações terão os seguintes pesos:

Para ser habilitado, o candidato deve obter no mínimo 50 pontos no somatório das etapas do processo seletivo. Os candidatos serão habilitados em ordem decrescente de pontuação até o número de vagas disponíveis.

A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado das etapas comuns do processo de seleção e que forem habilitados no exame de inglês e no exame de segunda língua estrangeira, de acordo com o disposto no item 4.2. Os candidatos serão habilitados em ordem decrescente de pontuação até o número de vagas disponíveis. No caso de empate em notas finais atribuídas a mais de um candidato, a classificação será decidida, sucessivamente, pelas notas da Avaliação Escrita em Química, Análise do Curriculum vitae e do Histórico Escolar e da Defesa do Projeto de Pesquisa.

As etapas específicas da seleção para ingresso no curso de Doutorado ocorrerão conforme disposto à seguir.

6.1 Projeto de pesquisa

Além dos documentos de inscrição relacionados no item 2.3, o candidato ao doutorado deverá entregar um projeto de pesquisa até à data limite informada no item 3. O projeto de pesquisa deverá ser descrito em um máximo de oito páginas, papel A4, fonte times new roman (12) ou arial (11), espaçamento 1,5.

Esta etapa é de natureza classificatória. Os projetos de pesquisa serão avaliados de acordo com critérios descritos e divulgados em mural junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou no sítio eletrônico http://www.ppgq.qui.ufba.br/ppgqufba/, pelo menos 48h antes do início do processo de seleção.

ETAPAS PESO

Avaliação Escrita em Química 40 pontos Avaliação do Curriculum Vitae e Histórico Escolar 40 pontos Defesa do Projeto de Pesquisa 20 pontos

(7)

6.2 Exame de Proficiência em Segunda Língua Estrangeira

No exame de proficiência em segunda língua estrangeira o candidato deverá escolher, no momento da inscrição, dentre os seguintes idiomas para realizar a prova: francês, espanhol, italiano ou alemão. A prova terá duração de 2h, sendo facultado o uso de dicionário.

Para candidatos estrangeiros, não residentes no Brasil e concorrendo exclusivamente às vagas destinadas aos estudantes estrangeiros previstas neste Edital, o Exame de proficiência em língua estrangeira envolve também uma prova escrita de proficiência em língua portuguesa (exceto para candidatos natos em países de língua portuguesa), e terá duração de 2h, sendo facultado o uso de dicionário.

6.3 Defesa do Projeto de Pesquisa

Esta etapa é de natureza classificatória e constará da apresentação (15 min) do projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo candidato, seguida de arguição. A defesa do projeto de pesquisa tem como objetivo dirimir dúvidas sobre o projeto de pesquisa apresentado, permitindo a avaliação inequívoca do domínio do assunto do projeto a ser desenvolvido como trabalho de tese, assim como a amplitude de domínio conceitual na área de pesquisa escolhida e em áreas correlatas. Além disso, a arguição envolverá esclarecimentos sobre informações contidas no Histórico Escolar e no Curriculum vitae do candidato.

As etapas/fases que consistirem em apresentações ou exposições deverão ser registradas em gravações de áudio ou em qualquer outro meio que permita sua posterior reprodução.

7. LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

As etapas da Seleção (Exame de proficiência em inglês, Avaliação escrita em química, Prova de proficiência em uma segunda língua estrangeira e Defesa do Projeto de Pesquisa) serão realizadas no Campus de Ondina da UFBA na cidade de Salvador-Ba, em locais a serem divulgados no mural e/ou no sítio eletrônico do Programa de Pós-graduação http://www.ppgq.qui.ufba.br/ com 24 h de antecedência de cada etapa.

Para candidatos estrangeiros, não residentes no Brasil e concorrendo exclusivamente às vagas destinadas aos estudantes estrangeiros previstas neste Edital, o Exame de proficiência em inglês, a Avaliação escrita em química e a Prova de proficiência em uma segunda língua estrangeira serão realizadas no seu país de origem, em Universidade solicitada pelo candidato e aplicadas por um Professor desta Universidade. O candidato estrangeiro deve enviar e-mail, em português ou inglês, para pgquim@ufba.br e secpgquim@ufba.br solicitando a aplicação das provas, com a indicação da Universidade e do referido Professor, até 29/05/2015. A Coordenação do Programa providenciará a formalização do contato com o Professor indicado, e as provas serão enviadas eletronicamente, nas datas indicadas no item 3 deste Edital. O Professor indicado

(8)

será responsável pelo envio das provas digitalizas para o e-mail pgquim@ufba.br e secpgquim@ufba.br. O não recebimento das provas digitalizadas nas datas indicadas neste Edital implicará na desclassificação do candidato.

A Defesa do Projeto de Pesquisa, para candidatos estrangeiros, não residentes no Brasil e concorrendo exclusivamente às vagas destinadas aos estudantes estrangeiros previstas neste Edital, será realizada remotamente, por meio de teleconferência.

8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O candidato que não comparecer a uma das etapas será considerado desistente e considerado reprovado. A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção,

A homologação das inscrições e os resultados das diversas etapas do processo seletivo serão divulgados em mural junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação e/ou no sítio eletrônico http://www.ppgq.qui.ufba.br/ppgqufba/ até o dia 19/06/2014.

9. RECURSOS

Cabe recurso de todas as etapas do processo de seleção. O recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os itens a serem examinados, deverá ser interposto entre 29/06 e 06/07/2015, através de ofício dirigido à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e protocolado na Secretaria do Programa, das 09:00 às 11:30 h e 13:30 às 16:00 h. Os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção e, posteriormente, apreciados pelo Colegiado do Programa. O resultado dos recursos será divulgado em mural junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação até 13 de julho de 2015. A interposição de recurso pode ocorrer por meio de procurador legalmente habilitado, não sendo aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

Os Recursos extemporâneos serão prontamente indeferidos.

10. MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão comparecer na Secretaria do Colegiado de Pós-Graduação em Química até 17 de julho de 2015 para confirmação de vaga, devendo apresentar os seguintes documentos:

 Cópia da carteira de identidade e do CPF, para brasileiros natos ou naturalizados;  Cópia autenticada do passaporte para candidatos estrangeiros;

(9)

 Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC;

 Cópia do Diploma e do Histórico Escolar do Curso de Graduação (ambos reconhecidos pelo país de origem) para candidatos estrangeiros;

Caso o candidato não compareça ou não apresente todos os documentos listados acima perderá automaticamente o direito à vaga.

A confirmação de vaga com a apresentação de documentos pode ocorrer por meio de procuração. A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo e que efetivaram a confirmação da vaga será realizada em período a ser divulgado oportunamente no mural e/ou no sítio eletrônico do Programa de Pós-graduação http://www.ppgq.qui.ufba.br/.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA não se responsabilizará por informações prestadas incorretamente pelos candidatos ou pela falta de documentos exigidos;

2. Constatada, a qualquer tempo, falsidade ou irregularidade insanável na documentação apresentada, a UFBA poderá realizar o cancelamento da matrícula do discente, sem prejuízo das demais ações legais cabíveis.

3. Após a homologação das inscrições, as bancas examinadoras dos processos seletivos para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado serão divulgadas no mural e/ou no sítio eletrônico do Programa de Pós-graduação http://www.ppgq.qui.ufba.br/.

4. O candidato deverá comparecer em todas as etapas do Processo de Seleção munido de documento de identificação com foto recente;

5. O acompanhamento dos resultados é de inteira responsabilidade do candidato;

6. Os candidatos que não forem selecionados terão até 30 (trinta) dias após a publicação do resultado da seleção para retirar os seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química. Depois desse prazo, a documentação será descartada;

7. Os casos omissos serão avaliados pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação.

Normas aprovadas em reunião do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Química da UFBA, em 17 de abril de 2015, em atendimento à Resolução NO. 04/2014 do Conselho

Acadêmico da UFBA, de 04 de junho de 2014 e à RECOMENDAÇÃO NO 007/2013 do Ministério

Público Federal.

Salvador, 24 de abril de 2015

Sílvio do Desterro Cunha

Referências

Documentos relacionados

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Assim, o Diário Oficial é segmentado em partes: emendas constitucionais, leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse

(*) Critério de Desempate: EI: Estatuto do Idoso CE: Conhecimentos Específicos LP: Língua Portuguesa DN: Data de Nascimento... NOME DOC.DE IDENTIDADE

I. Taxa média de atualização anual de despesas globais com o pessoal na ASSP: 0,000 Dotação% global p/ atualização legal de salários base: 0,025 Notas: a) O reequilíbrio

Começaram, então, as elaborações teóricas (na economia, filosofia, história, política, etc) que configurarão o reformismo e o politicismo: o abando- no da centralidade

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No