• Nenhum resultado encontrado

Começando com o jseblod: Um tutorial passo-a-passo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Começando com o jseblod: Um tutorial passo-a-passo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Começando com o jSeblod: Um

tutorial passo-a-passo

Parte 1: Introdução

Se você sempre quis fazer algo mais sofisticado no Joomla do que apenas uma simples submissão do artigo, você provavelmente já descobriu que existe uma extensão para isso. Mas, o que fazer se não houver? Uma abordagem diferente para resolver o problema é simplesmente criar alguma flexibilidade adicional sobre o conceito de um artigo. Os tipos de conteúdos que podem ser gerenciados em seguida, serão tão expansíveis e diversos como a sua imaginação. Usuários de outros sistemas de gestão (CMS) como o Drupal há muito tempo compreenderam este conceito. A necessidade de ter sistemas de criação de conteúdo flexível é o que levou ao que é conhecido como "Content Construction Kit", ou CCK. Um CCK é basicamente um artigo com flexibilidade que adicionam a ele recursos extras.

“Fome” para alguma flexibilidade: Tipos de Conteúdo

Vamos dar uma olhada em um exemplo real de como o CCK pode ser usado para fazer um novo tipo de conteúdo, porém flexível. Digamos que você queira criar uma seção em seu site para matar sua fome com: receitas. Seu site tem milhares de usuários, e você gostaria que seus usuários sejam capazes de apresentar dicas de receitas. Você gostaria de exibir as receitas de uma forma agradável à quem lê. Você poderia contactar todos os usuários do seu site, mostrar-lhes como você gostaria de uma receita para fazer, e depois pedir-lhes que de forma livre submetam artigos como receitas. Você pode imaginar que o formato não seria muito normal, geralmente os usuários acham tedioso criar os artigos, e, em geral, isso só parece uma má idéia. Com um CCK você pode definir campos e elementos adicionais para expandir um artigo. Depois de algum trabalho, você terá um "tipo de conteúdo" novo: uma receita.

Receba os ingredientes: Campos

Você poderia imaginar uma receita em um monte de maneiras diferentes. Quais são as partes que você deseja incluir a sua receita? Depois de algumas “chuvas de idéias”, você terá um conceito do que é uma receita, algo realmente "inovador" para seus usuários. Você quer que sua receita tenha os seguintes aspectos:

• Título (“Frango Tikka Masala”, ”Strogonoff de Carne”, “Sachimi”) • Categoria (Italiana, Japonesa, Francesa, Indiana)

• Tempo de preparo (10 minutos, 15 minutos, 2 horas) • Lista de Ingredientes

• Instruções de preparo

(2)

No conceito jSeblod, esses itens são chamados de "Campos". O jSeblod padrão inclui 40 diferentes tipos de campo na instalação. Cada tipo de campo tem uma finalidade diferente em seu uso e baseia-se em informações de exibição para seus usuários. Alguns exemplos de tipos de campo são apresentar botões, seletores de cor, caixas, uploads de imagens, etc. Alguns dos tipos de campos são muito poderosos. Por exemplo, se você quiser armazenar cada ingrediente em um campo separado, e não como um campo de texto grande, os campos "FieldX" permitem aos usuários adicionar ou excluir campos adicionais, conforme necessário. Para os programadores, SQL ou PHP, outros tipos de campos também estão disponíveis.

Misturando e cozinhando: Adicionando campos para um tipo de

conteúdo

Depois de ter conceituado a idéia de uma receita e criar os campos necessários para realmente fazer uma receita, é hora de começar a finalizar este conceito em um tipo de conteúdo. A maneira como você fazer isso é criar um novo tipo de conteúdo. Este é o passo que move o conceito de receita a um conteúdo definido no jSeblod. Como mencionado acima, você tem que criar os primeiros campos.

jSeblod talvez seja única porque a configuração do tipo de conteúdo também está ligado à configuração das formas.

Precisa de alguma entrada? Formulários

Formulários permitem que os usuários possam adicionar as receitas a partir do frontend e do back-end de seu site. Um formulário é uma forma de colocar todos os seus campos em um único local e permitir que os usuários enviem dados. Enquanto Joomla só tem sua "forma" única (o formulário padrão de submissão de artigos), jSeblod estende este formulário, personalizando e tornando útil para qualquer coisa que você pode pensar. E porque é apenas um artigo regular do ponto de vista do Joomla, o seu conteúdo ainda trabalha com todos os outros componentes do sistema e extensões.

Joomla tem um sistema de apresentação diferente para usuários frontend e backend. jSeblod faz isso também, e permite que você crie formulários separados para o frontend e backend. Se você quiser, as formas frontend e backend pode ser exatamente a mesma ou completamente diferente, é tudo uma questão de configuração.

Em nenhum momento, você terá que submeter os seus usuários de queijo, tofu, e receitas de frango para que todos possam desfrutar.

No Joomla, itens de menu são como os usuários geralmente interagem com objetos, e, similarmente, para mostrar as formas jSeblod para a apresentação de conteúdo, você terá de adicionar itens de menu apropriado.

Melhor quando compartilhado

Depois de ter os novos dados de conteúdo personalizado no Joomla, você ainda precisa encontrar uma maneira de compartilhar isso com os usuários. jSeblod possui um sistema incrivelmente rica para especificar como os dados são exibidos. A forma mais básica para exibir os dados é simplesmente adicionar um link do artigo visualizável, através do Joomla e através

(3)

do gerenciador de layout do menu. No entanto, se precisar de algo mais poderoso, jSeblod também tem modelos de conteúdo avançado que podem ser personalizados.

Mais sob o capô

Esta introdução realmente é apenas um arranhão na superfície do poder de jSeblod. Alguns dos poderes reais encontram-se em áreas especiais brevemente mencionadas acima, a flexibilidade de reutilização, Campos em diferentes tipos de conteúdo, a capacidade de fazer mostrar modelos personalizados, e muito mais.

Parte 2: Tutorial passo-a-passo

Na segunda parte, vamos mostrar como realmente fazer um tipo de conteúdo simples de receita. Se você ainda não leu a Parte 1, no entanto, pare um momento para lê-la e ter uma boa introdução para o jSeblod. Por razões de brevidade, vamos incluir apenas dois campos, mas isso deve dar-lhe a idéia geral.

Passo 1: Criar campos de entrada

1. Criar o campo para os usuários entrarem com o título da receita.

a. Abra o "Field Manager" a partir de qualquer página do administrador principal do Joomla ou o jSeblod CCK no Painel de

Controle.

b. Clique em "New"para adicionar um novo campo.

c. Selecione Field Types>Form>Input>Text na parte esquerda da tela d. Preencha os detalhes

i. Title: Este é o “humano amigável " para o nome do campo. Digite o "Titulo da Receita"

ii. Name: Essa é a "máquina amigável" para o nome do campo (ele não pode conter espaços). Digite "titulo_receita".

iii. Category: Esse é o "Campo da categoria” que é apenas uma maneira fácil de agrupar os campos depois (já que pode ter um lote). Você pode adicionar suas próprias categorias de campo. Por enquanto, selecione "Quick Category ".

iv. Label: Esse será o rótulo de texto ao lado do campo quando ele aparece em um formulário. Se você deixar em branco, o título que você forneceu acima serão usadas. Digite "Receita"

v. Required: Selecione "yes". e. Clique em "Save"

2. Crie um campo para os usuários fazerem upload de imagem.

a. Abra o “Field Manager” na página de adminsitração do Joomla ou no painel de controle do jSeblod.

(4)

b. Clique em “new” para adicionar um novo campo

c. Selecione Field Types>Files/folders>Upload>Image na parte esquerda da tela d. Title: Digite “Imagem da Receita”

e. Name: Digite “nome_da_receita” f. Category: Selecione “Quick category”

g. Folder: Você deverá colocar o caminho onde será salvo a imagem. Digite “images/stories” ou um outro diretório qualquer existente no seu Joomla h. Clique em “Save”

Passo 2: Criando uma nova “Receita” tipo de conteúdo

1. Abra o “Content Type Manager” na administração do joomla ou no painel de controle do jseblod

2. Clique em “new” para adicionar um novo tipo de conteúdo. 3. Prrencha os detalhes

a. Title: “Receita” b. Published: “yes”

c. Category: “Quick category”

4. Deixe o "Default Templates" e " Admin form views" do jeito que está. Tratam-se de recursos avançados que nós não abordaremos neste tutorial.

5. Adicione campos para o formulário usando os controles da direita. Primeiro, iremos adicionar campos para o formulário.

a. Clique na aba “site form”

b. Primeiro, adicione os campos de conteúdo do Joomla

i. Filtro para campos de conteúdo do

joomla, selecionando "Content fields" de "All field Categories -" abaixo do "Available" no seletor

ii. Adicione os seguintes campos clicando duas vezes 1. Content Section Id

2. Content Category 3. Content Front Page 4. Content Title 5. Content Alias

c. Próximo, adicione seus campos customizados i. Filtro para seus campos personalizados,

selecionando "Quick Category" em "All Categories Field -" abaixo do "available " no seletor

ii. Adicione os dois campos personalizados (Titulo da Receita e Imagem da Rceita), clicando duas vezes sobre eles

(5)

i. Filtro para formar áreas afins, selecionando "Form" em "All Categories Field -" abaixo do "available " no seletor

ii. Adicione os seguintes campos, clicando duas vezes: 1. Button Reset

2. Button Submit

6. Em seguida, adicione os campos ao formulário de administração. a. Em primeiro lugar, destacar todos os campos que

você acabou de adicionar na guia "Form site".

b. Em seguida, clique no botão "-> Admin" button. Isso irá copiar todos os campos do "Form Admin" tab

c. Clique no botão "Admin Form" na aba e confirme que os campos estão todos copiados.

7. Clique em "Save"

Passo 3: Adicionando um formulário de submissão para o Joomla 1. Abra o gerenciador de menus do Joomla

2. Adicione um novo item de menu de sua escolha (estude alguns tutoriais sobre joomla se não estiver acostumado com esse processo)

3. Selecione o item de menu Type>Jseblod CCK>Article Submission Layout 4. Tipo de Conteúdo: Selecione “Receita”

5. Clique em “Save”

Passo 4: Visualizando suas receitas através do fronted 1. Abra o gerenciador de menus do Joomla

2. Adicione um novo item de menu Type>Articles>Category>Category Blog Layout 3. Categoria: Selecione “jSeblod CCK/Default Submission”

Parte 3: Sumário

Agora que você criou um conteúdo muito simples deu para compreender melhor algumas das coisas que jSeblod é capaz de fazer. Você aprendeu como um CCK pode criar conteúdo flexível, que é limitada apenas pela sua imaginação. Você aprendeu que Campos são os blocos de tipos de conteúdo e seu conteúdo estão ligados a um formulário do site e a um Administrador de formulários para apresentar no fontend e backend. Você aprendeu que o menu Joomla fornece uma maneira de permitir que os usuários enviam ou exibição de dados a partir do frontend.

Este tutorial não é abrangente. Na verdade, ela apenas arranha a superfície em termos do que jSeblod tem para oferecer em termos de manipulação de dados robusto e apresentação dos dados. Muito provavelmente você vai, em algum momento no futuro, pretender deixar sua exposição visualmente agradável, e é aí que as templates serão necessárias. Você pode precisar exibir dados de forma diferente em diferentes partes do seu site. jSeblod pode fazer isso.

Boa sorte! Se precisar de ajuda, pode juntar-se à nossa comunidade de fóruns de discussão ativa para o conselho de desenvolvedores e outros usuários jSeblod.

(6)

Este tutorial foi criado por um novato (Key2Starz) em jSeblod que estava muito impressionado com o poder de jSeblod. Foi adaptado a partir do existente tutorial introdutório feito pelo kfawcett. Traduzido por Nosbielcs (www.cleibsonalmeida.blog.br).

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, as práticas não são orientadas por profissionais da Educação Física, assim, percebe-se a importância do direcionamento e acompanhamento adequado das

Dessa distância, é impossível errar, e a criatura tomba sobre a mesa. Um burburinho junto à porta indica que você foi observado, e o que quer que estivesse espiando você,

a) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber

§ 1º As reuniões ordinárias do Conselho Técnico da DRI, previstas no calendário, deverão ser convocadas por seu Presidente, mediante comunicação escrita aos demais membros e

As idades dos mais antigos vestígios humanos e as novas datações aqui apresentadas para a megafauna da região confirmam a convivência do homem com pelo menos duas espécies da

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Entidade Tempo

 Foi criado o Fundo Azul, que irá funcionar no âmbito de competências da Ministra do Mar, com a natureza de património autónomo e o objetivo de se constituir como um mecanismo de