• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE BOLSA BAAE I E AÚXILIO ALUGUEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE BOLSA BAAE I E AÚXILIO ALUGUEL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES PARA O

PREENCHIMENTO

DO FORMULÁRIO DE BOLSA

BAAE I E AÚXILIO ALUGUEL

(2)

A OMISSÃO OU FALSIDADE DE INFORMAÇÕES PERTINENTE À SELEÇÃO

RESULTARÁ EM EXCLUSÃO DO PROCESSO. O ARTIGO 299 DO CÓDIGO

PENAL DISPÕE QUE “É CRIME OMITIR, EM DOCUMENTO PÚBLICO OU

PARTICULAR, DECLARAÇÃO QUE DELE DEVIA CONSTAR, OU NELE

INSERIR DECLARAÇÃO FALSA OU DIVERSA DA QUE DEVERIA SER

ESCRITA, COM FIM DE PREJUDICAR, CRIAR OBRIGAÇÃO OU ALTERAR A

VERDADE SOBRE O FATO JURIDICAMENTE RELEVANTE”.

O formulário para pleitear a Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I e Auxílio Aluguel, foi elaborado pela PROEX – Pró-Reitoria de Extensão Universitária. A Comissão Permanente de Extensão Universitária (CPEU) do Campus Experimental de Tupã, responsável pelo processo de seleção local, segue os critérios de análise socioeconômicos sugeridos pela mesma, assim é importante esclarecer que todos os dados, fornecidos e comprovados pelo aluno no formulário, são analisados de forma criteriosa, ética e sigilosa pela comissão. Nessa análise a comissão utiliza a tabela de pontuação também proposta pela PROEX, na qual são considerados os seguintes itens:

-Estado civil do aluno,

-Situação habitacional do aluno e da família, -Presença de menores de 18 anos na família,

-Presença de maiores de 18 anos que cursam graduação e estudam fora do domicílio familiar ou em escola particular,

-Desemprego,

-Fonte de remuneração do aluno,

-Ausência de pai e ou mãe (por motivo de falecimento ou separação), -Existência de doença grave ou incapacitante,

-Renda per-capita,

-Bens possuídos pela família, -Desempenho acadêmico do aluno.

Para análise de todos esses aspectos é essencial a correta documentação e preenchimento do formulário. O aluno deverá respeitar os prazos estabelecidos no calendário e divulgados pela STAA. Não há outra forma de se avaliar a situação sócio-econômica dos alunos inscritos no processo de seleção.

No caso de alunos que já tenham participado de processo de seleção em anos anteriores, é

importante que informem, esclareçam e comprovem as mudanças e alterações na composição e na renda familiar em relação aos anos anteriores, visto que a comissão utiliza, na análise sócio-econômica, inclusive dados fornecidos

pelo aluno em anos anteriores. Não serão considerados, para análise, documentos que não foram entregues na data prevista no calendário de seleção.

(3)

Considerando que tanto a Bolsa BAAE I quanto o Auxílio Aluguel são benefícios destinados a alunos carentes e que seguem o mesmo calendário, a Comissão Local de Seleção de Bolsistas BAAE I utiliza os mesmos recursos e critérios para análise da situação sócio - econômica.

Quanto ao processo de seleção, cabe informar que, os alunos que atenderem as condições para solicitação dos auxílios, tanto para a Bolsa BAAE I quanto para o Auxílio Aluguel, passarão por avaliação criteriosa de sua situação sócio - econômica, analisada por meio de:

1- Formulário devidamente preenchido e documentado pelo aluno; 2- Relatório de visita domiciliar, feita por Assistentes Sociais;

Acreditamos ser de extrema importância neste Manual apresentar orientações em relação a alguns aspectos que podem determinar se o aluno irá participar, ou não, do processo de seleção a cada ano. Assim, além dos critérios de elegibilidade, cabe ressaltar:

No item situação escolar :

O aluno deve apresentar comprovante de escolaridade (histórico ou declaração) do Ensino Médio em instituição pública. O aluno que cursou o Ensino Médio em instituição particular custeado, total ou parcialmente por bolsa de estudos, deverá anexar comprovante fornecido pela escola de origem.

No caso de familiares maiores de 18 anos, que fazem parte da composição familiar, declarados como estudantes deverão anexar comprovante de matrícula ou declaração da escola.

No Item fontes de remuneração do aluno:

Dependendo da fonte de remuneração do aluno, o mesmo deverá anexar um ou mais comprovantes, conforme especificação abaixo:

Estágio remunerado: hollerith do aluno ou cópia do contrato de estágio com indicação de valores recebidos e tempo de duração do contrato.

 Salário: Hollerith, contra-cheque, envelope de pagamento, declaração do Empregador

quanto a renda mensal percebida (contendo assinatura e carimbo e CGC da Empresa), etc;

 Pensão alimentícia: carnê do INSS, comprovante judicial, depósito bancário (desde que

conste o nome do beneficiado e o valor da pensão);

 Mesada: declaração de quem fornece, constando o nome legível, RG, endereço, telefone,

duração, valor e assinatura;

 Poupança/Aplicações: comprovante bancário;

 Aulas particulares: declaração assinada pelo aluno atendido, constando nome legível, RG,

endereço, telefone, valor, duração e assinatura;

 Benefícios

(pensão,

auxílio-doença,

aposentadoria,

benefício

de

prestação

continuada/idosos ou deficientes): extrato trimestral do INSS, carnê do INSS, comprovante

judicial,

(4)

Observação: No caso de atividades informais (bicos), deverá ser anexada declaração do aluno,

de próprio punho, constando o tipo de atividade, valor da renda, duração e

assinatura.

No item demonstrativo das despesas do aluno:

O aluno deverá anexar comprovantes de despesas com ALUGUEL ou PENSÃO, ÁGUA, LUZ, CONDOMÍNIO, TELEFONE e CELULAR (quando houver). Deverá anexar xerox das referidas contas ou recibos.

No item Composição familiar:

O aluno deverá anexar documentos (RG e CPF) de todos os membros da família com quem habita, independentemente do estado civil e se contribuem ou não para a renda familiar; deverá obrigatoriamente esclarecer a ocupação de todos os familiares.

Deverá anexar:

Cópia da Carteira de Trabalho dos Pais, sendo que quando os pais forem separados deverá anexar cópia da carteira do genitor que tem a guarda e com quem reside). Anexar cópia da folha de identificação e das folhas de

Contrato de trabalho (contendo o último registro, baixa e em branco seguinte comprovando que não houve registro

posterior ). No caso de um dos pais não possuírem esse documento deverá providenciá-lo e anexar a cópia das páginas de identificação, contrato de trabalho em branco (as duas primeiras), comprovando que não exerce atividade no mercado formal.

 Certidão de nascimento dos menores de 18 anos;

 RG ou certidão de nascimento ou casamento dos demais familiares;

Averbação de separação ou divórcio (quando for o caso). No caso de pais separados, não

legalmente, anexar declaração de próprio punho, do genitor ( pai ou mãe) que tem a guarda dos filhos, informando se recebe ou não pensão. A declaração deverá conter o valor recebido, nome

legível, RG e assinatura.

 Certidão de óbito (quando for o caso).

Deverá anexar comprovante de renda de todos os familiares que exerçam qualquer atividade remunerada. Nos casos em que membros da família exerçam:

ATIVIDADE INFORMAL (bicos), anexar obrigatoriamente cópia da carteira de trabalho (da folha de identificação, das folhas de contrato de trabalho onde foram feitos último registro e baixa; e folha de contrato de trabalho seguinte em branco, comprovando que não houve registro posterior), e também DECLARAÇÃO DE PRÓPRIO

PUNHO; constando a atividade que exerce e o valor da renda mensal, mesmo que esse valor seja considerado

pequeno pela família.

AUTÔNOMOS, anexar obrigatoriamente DECLARAÇÃO DE PRÓPRIO PUNHO, contendo o nome legível, RG, endereço, telefone, tipo de atividade, valor da renda mensal e assinatura; cópia do registro de autônomo junto ao

ISS (Prefeitura) e cópia da carteira de trabalho (da folha de identificação, das folhas de contrato de trabalho onde foram feitos o último registro e baixa, e a folha em branco seguinte),

(5)

 Salário – Hollerith, contra-cheque, envelope de pagamento.

 Benefícios (pensão, auxílio-doença, aposentadoria, benefício de Prestação-continuada/LOAS)– Extrato trimestral do INSS, Carnê do INSS, Pensão alimentícia: Carnê do INSS, comprovante judicial, Ajuda Financeira: Declaração de quem fornece, contendo o valor, duração, endereço, telefone, RG e assinatura.

 Cota-parte de lucro em empresas ( No caso de Empresários): Declaração de Pró-labore (declaração da renda mensal recebida).

 Rendimento proveniente de propriedade Rural (No caso de Agricultor, Parceiro ou Arrendatário) declaração de próprio punho, constando o tipo de atividade desenvolvida e o valor da renda. Anexar também, a Declaração Cadastral do Produtor (DECAP) e o cadastro no INCRA.

 Rendimento decorrente de aluguel de imóvel(is): Contrato de locação, recibo ou declaração de quem paga, contendo o valor, duração, endereço, telefone, nome, RG e assinatura. No caso do imóvel

estar desocupado anexar declaração de imobiliária na impossibilidade, anexar declaração de próprio punho do proprietário de que esse imóvel esta desocupado e o motivo. Anexar também

contas de água e luz do referido imóvel referentes ao período de desocupação (declarar no formulário o endereço completo do imóvel).

 Rendimento proveniente de bolsas (CEFAM, Bolsa Escola e outras bolsas): comprovante de recebimento;

 Poupança/aplicação: Comprovante bancário.

OBSERVAÇÃO:

Quando os pais tiverem renda anual acima da faixa de isenção (R$ 17.215,08) será obrigatório anexar cópia (completa) da última declaração de imposto de renda e recibo de entrega (sendo obrigatório ambos os documentos). No caso dos pais que declaram em separado, trazer ambas as declarações e recibos.

Declaração completa do imposto de renda de pessoa jurídica deverá ser a do último exercício, (para o caso de ser empresário comercial, industrial ou agropecuarista).

No item Desemprego:

Será considerada “desempregada” somente a pessoa que estava trabalhando e veio a perder o emprego; não serão considerados desempregados irmãos que nunca tenham trabalhado ou exerçam atividade no mercado informal, ou mãe que exerça atividades do lar e nunca tenha trabalhado fora.

O desemprego deverá ser comprovado através de cópia da carteira profissional, A cópia deverá conter:  A folha de identificação;

 A folha de contrato de trabalho onde foi feito o último registro contendo a baixa;

 A folha de contrato de trabalho seguinte (em branco) comprovando que não houve registro posterior.

No item residência familiar:

Anexar comprovante no caso de aluguel, condomínio, financiamento (recibo ou contrato). Nos casos em que a casa é cedida, anexar declaração do proprietário, esclarecendo o motivo, duração, nome legível, RG, endereço, telefone e assinatura.

(6)

No item bens:

Anexar comprovantes dos bens possuídos pela família:  Telefone: cópia da conta

 Veículo: cópia da documentação do veículo  Imóveis: residenciais, terrenos, etc. (cópia do IPTU)

 Imóveis Rurais: chácaras, sítios, fazendas, anexar cópia da Declaração Cadastral do Produtor (DECAP)

Observação: No caso de impostos, não importa se os mesmos já foram ou não quitados pela família.

No item situação da saúde:

Anexar atestado médico (dos últimos 3 meses), com informações sobre a doença, se é incapacitante e se é necessário uso contínuo de medicação. Anexar receituário atualizado e comprovante de despesas com farmácia em que necessariamente estejam nomeados os respectivos remédios.

OBS: No caso de aluna gestante anexar atestado médico.

No item despesas da familia:

Anexar comprovantes (recibos, carnês, contratos ou declarações) das despesas com:  Habitação

 Instrução  Saúde  Encargos  Impostos

 Serviços básicos (água. Luz, telefone, etc...)  Outras despesas

No item informações complementares:

É importante que o aluno utilize esse espaço para prestar à Comissão de Seleção, informações e esclarecimentos, em relação à “situação familiar”, que não puderam ser apresentadas em outros itens do formulário e que são relevantes e devem chegar ao conhecimento da Comissão.

No caso de irmãos que pleiteiam bolsa e ou auxílio aluguel, ambos deverão anexar toda documentação

exigida em seus formulários individualmente. A documentação de um deles não será considerada para o outro.

Considerando que o número de bolsas e vagas oferecidas a cada ano é sempre inferior ao número de candidatos, para a classificação final a Comissão deverá utilizar-se de indicadores que informem o nível de carência de todos os inscritos, fazendo análise comparativa da situação sócio - econômica do aluno com a média apresentada pela

(7)

Unidade. A classificação do aluno em lista de espera, portanto não significa que a comissão não o considerou como

carente, mas que diante de todas as informações declaradas e comprovadas pelos inscritos a sua classificação não

permitiu estar entre os contemplados.

Relatório de Visita domiciliar

Relatório de visita domiciliar encontra-se disponível no site da Unidade. Cabe ao aluno imprimir o referido relatório e solicitar a visita da Assistente Social junto a Prefeitura de seu município de origem o preenchimento do mesmo. O relatório deverá conter: preenchimento de todas as informações, rubrica da assistente social em todas as páginas, nome, assinatura e registro no conselho de Classe.

Referências

Documentos relacionados

Por todo o exposto, os indícios revelados nesta pesquisa nos permitem concluir que na dialética entre Marcuse e Schiller, o lúdico (composto pelo impulso formal e

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar

são muitos os aspectos pertinentes à educação superior que serão abordados: a relação entre o público e o privado; o nível de acesso da população à educação superior;

equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados / Secretaria de

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

comparáveis. Para os demais passivos financeiros, o valor justo que é determinado para fins de divulgação, é calculado baseando-se no valor presente do principal e fluxos de

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar