• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N o 01/2011 EDITAL 01/2011 PARA SELEÇÃO AO PROGRAMA DE DOUTORADO EM QUÍMICA DA UFG/UFMS/UFU 1. INFORMAÇÕES GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N o 01/2011 EDITAL 01/2011 PARA SELEÇÃO AO PROGRAMA DE DOUTORADO EM QUÍMICA DA UFG/UFMS/UFU 1. INFORMAÇÕES GERAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE QUÍMICA

COORDENADORIA DO DOUTORADO MULTIINSTITUCIONAL UFG/UFMS/UFU

EDITAL N

o

01/2011

E

DITAL

01/2011

PARA

S

ELEÇÃO AO

P

ROGRAMA DE

D

OUTORADO EM

Q

UÍMICA DA

UFG/UFMS/UFU

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Coordenadoria do Doutorado Multiinstitucional em Química da UFG/UFMS/UFU torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química, nível de Doutorado.

O referido programa foi recomendado em setembro de 2005 pela CAPES/MEC, com conceito 4 (quatro), e possui área de concentração em Química do Cerrado e do Pantanal.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Doutorado em Química, Convênio UFG/UFMS/UFU, tem como finalidade a formação de recursos humanos destinados à docência, à pesquisa científica e tecnológica, à atuação profissional e a outras atividades correlatas de alto nível, através de Curso de Doutorado aberto a candidatos diplomados em Cursos de Graduação Plena e de Mestrado em Química ou áreas afins, reconhecidos pelo órgão federal competente.

O tempo esperado para a conclusão do curso é de 36 meses, com um prazo mínimo de 24 meses. O candidato aprovado no processo de seleção deverá obter no mínimo 24 créditos em disciplinas, sendo que desses, até 06 créditos podem ser obtidos em atividades complementares, com frequência mínima de 85%. Além disso, deverá ser aprovado no Exame Geral de Qualificação para submeter-se à Defesa Pública de Tese, a qual, se aprovada, conferir-lhe-á o título de Doutor em Química, após homologação do resultado da defesa pública de tese pela Coordenadoria de Pós-Graduação – CPG – e comprovação do cumprimento de todas as exigências constantes no Regulamento do Programa de cada Universidade.

(2)

O programa poderá oferecer bolsas, cuja concessão efetuar-se-á em função da disponibilidade das mesmas e segundo critérios fixados pelas agências de fomento e pela Comissão de Bolsas do Programa.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 15 a 17/12/2010, 4ª feira a 6ª feira, exceto feriados, de 09:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, nas Secretarias de Pós-Graduação em Química da UFG, da UFMS e da UFU. O candidato deverá efetuar a inscrição na IFES onde está alocado seu pretenso orientador.

2.2. Na inscrição, o candidato deverá entregar fotocópias autenticadas (a autenticação poderá ser feita nas Secretarias de Pós-Graduação em Química da UFG, UFMS e UFU) dos seguintes documentos:

I. Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação e de mestrado, reconhecido pelo órgão federal competente, ou ainda, declaração emitida pela secretaria de pós-graduação, assinada pelo coordenador de curso, de que está prevista a conclusão do curso antes do período de matrícula do Curso de Doutorado em Química*;

II. Histórico escolar completo do curso de graduação e de mestrado, reconhecido pelo órgão federal competente;

III. Carteira de identidade ou visto RNE para estrangeiros residentes no País; IV. CPF (Cadastro de Pessoa Física);

V. Certidão de casamento, caso haja mudança de nome;

VI. Título eleitoral e comprovante de quitação com a justiça eleitoral;

VII. Curriculum Vitae atualizado em Plataforma Lattes, e comprovado, com os documentos comprobatórios organizados na mesma seqüência do ANEXO 1 - TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CURRICULUM VITAE;

VIII. Duas fotos 3X4, recentes;

IX. Formulário de inscrição devidamente preenchido; (disponível na página do programa);

(3)

X. cópia de artigo(s) científico(s) publicado(s) ou comprovadamente submetido e/ou aceito à publicação em revista indexada com corpo editorial, obtido(s) nos trabalhos de pesquisa realizados pelo candidato durante o mestrado;

XI. 4 cópias do Projeto de pesquisa, elaborado com no mínimo 10 e no máximo de 30 páginas, enfocando o tema a ser estudado durante o doutorado. O projeto deve conter: título, justificativa, objetivos, metodologia, viabilidade técnica e financeira, cronograma de execução, resultados esperados e bibliografia mínima;

XII. Carta de ciência de um único pretenso orientador;

XIII. Duas cartas de recomendação, em modelo disponibilizado pela CPG.

* O candidato estrangeiro com título de graduação ou mestrado obtido no exterior deverá apresentar, além da documentação exigida no Art. 36 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Doutorado em Química, comprovante de proficiência na língua portuguesa.

2.3. Os portadores de títulos de graduação e/ou pós-graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

2.4. A documentação de inscrição mencionada no item 2.2 deverá ser entregue no local de inscrição, ou enviada por meio de SEDEX, Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou via sistema de entrega rápida efetuado por companhias aéreas, endereçada a Secretaria de Pós-Graduação em Química da IFES onde o pretenso orientador estiver alocado, desde que seja postada até o dia 17/12/2010.

Os endereços e telefones de contato das Secretarias de Pós-Graduação das IFES que integram o Programa são:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Instituto de Química – Bloco IQ1 - Campus II – Samambaia Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química CP. 131 CEP 74001-970 - Goiânia – Goiás

Tel/FAX: (62) 3521-1199

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química

(4)

Av. Senador Felinto Muller, 1555 - Cidade Universitária

CP. 549 CEP 79070-900 – Campo Grande – Mato Grosso do Sul Tel: (67) 3345-7009 ou 7012 / FAX: (67) 3345-3552

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química Campus Santa Mônica - Sala 203b – Bloco 1B

Av. João Naves de Ávila, 2121 38.400-902 – Uberlândia – MG Tel/FAX: (34) 3239-4385

2.5. A qualquer tempo o candidato será excluído do processo seletivo, desde que verificadas quaisquer falsidades nas declarações, irregularidades nos documentos apresentados ou desrespeito aos docentes ou funcionários do programa.

2.6. Não serão aceitas inscrições via fax e/ou via correio eletrônico.

2.7. As informações prestadas no formulário de inscrição, bem como a comprovação de informações constantes no Curriculum Vitae serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPG o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados inverídicos e/ou incompletos.

2.8. É vedada a inscrição extemporânea e/ou a inclusão extemporânea de documentos.

2.9. O candidato que desejar a devolução das cópias de sua documentação deverá solicitar até 45 dias após o término do processo seletivo. As cópias não solicitadas serão enviadas para reciclagem 60 dias após o término do processo seletivo.

2.10. Uma vez matriculado, o aluno regular do Programa, que desejar concorrer à bolsa, deverá se inscrever neste processo seletivo e classificatório, obedecendo o período de inscrição para entrega de seu currículo e se submetendo aos mesmos critérios de avaliação do Anexo I deste Edital.

(5)

3.1. As vagas para o Curso de Doutorado em Química serão preenchidas de acordo com a seguinte distribuição, sendo que não haverá a necessidade do preenchimento do número total de vagas:

IFES Orientador (IFES) Número de Vagas

UFG

Anna Maria Canavarro Benite 01

Anselmo Elcana de Oliveira 01

Liliane Magalhães Nunes 02

Luciano Morais Lião 02

Denilson Rabelo 01

Maria Ines Gonçalves Leles 01

Pedro Henrique Ferri 01

Liliane Magalhaes Nunes 01

Nelson Roberto Antoniosi Filho 02

UFMS

Adilson Beatriz 01

Dênis Pires de Lima 03

Fernanda Rodrigues Garcez 01

Gilberto Maia 01

Giuseppe Abíola Câmara da Silva 04

Marco Antônio Utrera Martines 02

Walmir Silva Garcez 02

Valdir Souza Ferreira 02

Nilva Ré Poppi 01

UFU

Ana Graci de Brito Madurro

Dados informados no edital divulgado pela UFU Antonio Eduardo da Hora Machado

Daniel Pasquini

Eduardo Mathias Richter Guimes Rodrigues Filho João Marcos Madurro Luiz Antonio de Faria

Manuel Gonzalo Hernández-Terrones Nívia Maria Melo Coelho

Reinaldo Ruggiero

Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz Sérgio Antônio Lemos de Morais Silvana Guilardi

(6)

4.1. O candidato concorrerá exclusivamente à(s) vaga(s) do orientador que lhe concedeu o aceite de orientação.

4.2. O processo seletivo será aplicado por banca examinadora composta por professores vinculados ao Programa, indicados pela Coordenadoria de Pós-Graduação em Química e designada pelos coordenadores locais, de acordo com o Regulamento do Programa de cada Universidade e também de acordo com os procedimentos definidos abaixo.

4.3. A admissão ao Doutorado ficará sujeita à aprovação em exame de seleção constituído de:

I. Avaliação do Curriculum Vitae;

II. Avaliação dos conhecimentos em Química e da experiência em pesquisa, da produção científica e do projeto de pesquisa por meio de apresentação oral (Avaliação Oral);

III. Exame de suficiência em duas línguas estrangeiras*: inglês (obrigatória) e uma dentre as seguintes: espanhol ou francês. O exame consistirá de prova dissertativa de tradução e interpretação de texto.

* Candidatos que tenham comprovação de suficiência em língua(s) estrangeira(s) serão dispensados de efetuar o(s) Exame(s) de Suficiência na(s) na(s) língua(s) cuja comprovação de suficiência seja aceita pela CPG do Programa de Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU.

4.4. A avaliação do Curriculum Vitae possui caráter classificatório, de acordo com a somatória das pontuações nas atividades definidas no Anexo 1.

4.5. Os exames de suficiência em línguas estrangeiras têm caráter eliminatório sendo aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco), em uma escala de zero a dez, em cada um dos exames.

4.6. É permitido o uso de dicionário durante os exames de suficiência em língua estrangeira, não sendo permitido o uso de recursos eletrônicos de tradução de texto.

4.8. A avaliação oral tem caráter eliminatório. Para esta avaliação será disponibilizado ao candidato um projetor de multimídia, um retroprojetor e uma lousa, sendo que o candidato terá até 15 minutos para apresentar seu projeto de pesquisa. O

(7)

candidato será arguido pela banca examinadora, na presença de seu pretenso orientador ao qual também será facultado arguir o candidato. Serão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem parecer “Aprovado” pela maioria dos membros da banca examinadora, e também de seu pretenso orientador.

4.9. Serão considerados aprovados no Processo Seletivo somente os candidatos aprovados nas etapas de caráter eliminatório e que sejam classificados, segundo a avaliação de seus Curricula Vitae, em ordem de colocação que permita ocupar o número de vagas oferecidas pelo seu pretenso orientador.

4.10. Caso haja empate de dois ou mais candidatos na avaliação do Curriculum

Vitae, o primeiro critério de desempate será a pontuação obtida para o item II-1 (Produção

Científica) do Anexo 1. Persistindo o empate, o segundo critério de desempate será a pontuação obtida para o item III.1 (Outras atividades acadêmicas e de formação) do Anexo 1.

4.11. Os candidatos que forem aprovados nas etapas de caráter eliminatório, mas que não obtiverem ordem de classificação que permita ocupar a(s) vaga(s) oferecida(s) por seu pretenso orientador serão considerados desclassificados.

4.12. Não haverá segunda chamada ou repetição de nenhuma das avaliações. O não comparecimento a qualquer uma das etapas do processo seletivo, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do processo seletivo.

4.13. Todo o processo de seleção será desenvolvido nas dependências dos Institutos de Química da UFG, da UFMS e da UFU em local a ser definido e divulgado.

4.14. O candidato será avaliado na IFES onde seu pretenso orientador está alocado.

4.14. O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma: 4.14.1. Inscrições: 15 a 17/12/2010;

4.14.2. Homologação das inscrições: 20/12/2010, às 16:00 h; 4.14.3. Seleção: de 07 a 18/02/2011, sendo:

(8)

07 a 08/02/2011 - Pontuação de Curriculum Vitae - executada pelos membros da

Comissão de Seleção - não sendo permitida a presença de candidatos;

07/02/2011 das 09:00 às 11:00 h – Realização do Exame de Suficiência em Língua

Espanhol ou Francês;

07/02/2011 das 14:00 às 16:00 h – Realização do Exame de Suficiência em Língua

Inglesa;

09/02/2011 a partir das 14:00 h – Divulgação da ordem e horário da Avaliação Oral. 10 e 11/02/2011 das 08:00 às 16:00 h - Avaliação da experiência em pesquisa, da

produção cientifica e do projeto de pesquisa por meio de apresentação oral;

18/02/2011 às 18:00 h – Divulgação dos resultados da Pontuação de Curriculum Vitae, do exame de Suficiência em Línguas, da Apresentação Oral e divulgação da

classificação final do Processo Seletivo do Programa de Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU

4.15. Todos os candidatos terão acesso às suas respectivas avaliações no ato da divulgação do resultado final. As avaliações estarão disponíveis nas Secretarias de Pós-Graduação em Química da IFES na qual o orientador do candidato está alocado e nos sites do programa.

4.16. O prazo de recurso ao processo de seleção do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação do resultado final.

5. DA MATRÍCULA

5.1. Somente será concedida matrícula para os candidatos aprovados no processo seletivo que comprovarem que concluíram o curso de Mestrado até a data da matrícula.

A matrícula dos aprovados será efetuada na Secretaria de Pós-Graduação em Química da IFES na qual o pretenso orientador estiver alocado, sendo nos dias 28/02 a 02/03/2011 das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00 a matrícula na Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A matrícula dos aprovados na Universidade Federal de Uberlandia será efetuada na Secretaria de Pós-Graduação em Química em dias ainda a serem divulgados pelo Conselho competente da

(9)

Instituição, responsável pela aprovação do calendário da pós-graduação, das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00.

As matrículas poderão ser realizadas por procuração.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas contidas neste edital.

6.2. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital, bem como, o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo.

6.3. O não comparecimento do candidato em quaisquer das fases resultará em sua eliminação do processo seletivo.

6.4. As despesas decorrentes da participação em todos os procedimentos do processo seletivo de que trata este edital são de responsabilidade do candidato, que não terá direito a alojamento, alimentação, transporte e/ou ressarcimento de despesas.

6.5. Enquanto estiver participando do processo seletivo, o candidato deverá manter atualizado o seu endereço e telefone de contato na Secretaria de Pós-Graduação da IFES na qual seu pretenso orientador estiver alocado.

6.6. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela CPG do Programa de Doutorado Multiinstitucional em Química da UFG/UFMS/UFU.

Goiânia, 16 de novembro de 2010.

REINALDO RUGGIERO

Coordenador Local – Universidade Federal de Uberlândia Programa Multinstitucional de Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU

GIUSEPPE A. CÂMARA

Coordenador Local – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa Multinstitucional de Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU

(10)

CECILIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA

COORDENADORA GERAL DO PROGRAM – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Programa Multinstitucional de Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU

(11)

ANEXO 1

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CURRICULUM VITAE

I - ATIVIDADES DE ENSINO

Item I - 1 ENSINO Pontos Total

Sub-1 Atuação no magistério de nível superior 4 pontos por ano

2 Atuação no magistério de nível médio ou fundamental 1 ponto por ano

Total de Pontos para o item I-1 (Limitado até o máximo de 8 pontos)

II - PRODUÇÃO INTELECTUAL

Item II - 1 PRODUÇÃO CIENTÍFICA Pontos total

1 Artigo em periódico com classificação A1 no Qualis do Comitê de Química. Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de divulgação devidamente identificado. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 60* 2 Artigo em periódico com classificação A2 no Qualis do Comitê de Química. Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de

divulgação devidamente identificado.. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 40* 3 Artigo em periódico com classificação B1 e B2 no Qualis do Comitê de Química. Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de

divulgação devidamente identificado.. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 30* 4 Artigo em periódico com classificação B3 e B4 no Qualis do Comitê de Química. Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de

divulgação devidamente identificado.. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 15* 5 Artigo em periódico com classificação B5 no Qualis do Comitê de Química. Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de

divulgação devidamente identificado.. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 5* 6 Artigo em periódico com classificação C no Qualis do Comitê de Química. Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de

divulgação devidamente identificado. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 2* 7 Artigos nacionais ou internacionais que não estejam relacionados no Qualis do Comitê de Química Serão pontuadas as publicações com comprovação por cópia do artigo completo publicado e com o meio de

divulgação devidamente identificado. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 2* 8

Livro publicado com selo de editoras que possuam corpo editorial

Só serão aceitos livros publicados por Editora com Conselho Editorial, sendo a obra referenciada pela International Standard Book Number – ISBN. Serão pontuadas as publicações comprovadas por cópia da folha de rosto do meio de divulgação e da ficha catalográfica.

40

9

Capítulos de livro publicado com selos de editoras que possuam corpo editorial

Só serão aceitos livros publicados por Editora com Conselho Editorial, sendo a obra referenciada pela International Standard Book Number – ISBN. Serão pontuadas as publicações comprovadas por cópia da folha de rosto do meio de divulgação e da ficha catalográfica.

25

10

Trabalho completo publicado em anais de congresso científico nacional ou internacional com corpo editorial

Serão pontuadas as publicações comprovadas por cópia do trabalho completo (número de páginas maior igual a três), publicado e com o meio de divulgação devidamente identificado e mediante certificado expedido pelo Coordenador ou Presidente de evento cientifico. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores.

2

11 Trabalho premiado em evento científico nacional ou internacional O trabalho deverá ser pontuado uma única vez e a premiação ou menção honrosa deverá ser comprovada mediante certificado expedido pelo Coordenador ou Presidente de evento cientifico. 2 12

Apresentação oral de trabalho em congresso científico nacional ou internacional

Serão pontuadas apenas os trabalhos apresentados pelo candidato. As comprovações deverão ser apresentadas por cópia do trabalho e do certificado comprovado pelo Coordenador ou Presidente de evento cientifico.

2

13

Resumo de trabalho publicado em anais de congresso em periódicos especializados nacionais ou internacionais com corpo editorial.

Serão pontuadas as comprovações por cópia do resumo e do certificado comprovados pelo Coordenador ou Presidente de evento cientifico. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores.

1 Total de Pontos para o item II-1

(12)

Item II - 2 PRODUÇÃO TÉCNICA Pontos Total Sub-1 Produção de software de uso científico e/ou tecnológico ou depósito de patente. Serão pontuadas aquelas comprovadas por cópia ou publicação ou folha de rosto do meio de divulgação e/ou

comprovante de depósito de patente. 8

2 Produto ou processo com geração de patente registrada. Devidamente comprovado. A pontuação deverá ser dividida pelo número de autores. 60 Total de Pontos para o item II-2

III – OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E DE FORMAÇÃO

Item III - 1 OUTRAS ATIV. ACADÊMICAS E DE FORMAÇÃO Pontos Total

Sub-1 Bolsista PIBIC (CNPq), ou de outra entidade de fomento, ou bolsas de formação tecnológica. A comprovação deverá ser fornecida pelas Diretorias competentes das IFES ou pelo órgão de fomento do qual o aluno é bolsista.

4 pontos por ano 2 Iniciação Científica Voluntária (CNPq) cadastrada por órgão competente da Instituição. A comprovação deverá ser fornecida pelo órgão competente da Instituição e do professor responsável.

Somente serão pontuadas as atividades com duração superior a três meses.

4 pontos por ano 3 Estágio ou Iniciação Científica Voluntária não cadastrada por órgão competente da Instituição A comprovação deverá ser fornecida pela Direção da Unidade e do professor responsável. Somente serão

pontuadas as atividades com duração superior a três meses.

2 pontos por ano 4 Participação em bancas examinadoras como membro titular. Serão pontuadas as participações comprovadas por meio da declaração fornecida pela Coordenação de

Curso ou pelo Diretor da Unidade. Maximo de 4 bancas

2 pontos por banca Total de Pontos para o item III-1

Pontuação para Avaliação de Curriculum Vitae (Somatório de I-1, I-2, II-1 II-2 e III-1)

Referências

Documentos relacionados

CASO TENHA ALGUMA MUDANÇA, FAVOR COMUNICAR PARA GOVERNADORIA DLA-6. ENDEREÇOS CONSTAM NA 1ª PAGINA DA

SERVICOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS PRESTADOS POR EMPRESAS ESPECIALIZADAS NA AREA DE INFORMATICA; AQUISICAO OU DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS;SERVICOS

[r]

Ao longo dos três capítulos realizamos propostas de atividades que beneficiam a área motora, cognitiva e sócio-afetiva das pessoas com deficiência visual. Assim,

RJ, as produções de matéria seca (kg/ha) e de sementes (kg/ha) das leguminosas: soja perene, calopogônio, macrotiloma e kudzú tropical, cultivadas em dois espaçamentos (0,5 e

Entre em contato com o representante ou distribuidor da APC onde o produto foi adquirido APC para receber informações sobre como obter atendimento local ao cliente. Linha de

qualquer forma, esse tipo de análise é fundamental para gerentes de marke- ting e comunicação terem maior embasamento sobre a percepção das pessoas acerca de uma celebridade

Essas hipóteses não podem estar desconectadas do standard que orienta a aplicação do impeachment, que é a ameaça extrema de colocar em risco a Constituição e tudo o que