• Nenhum resultado encontrado

Linguagem de Programação PHP. Hiarly Alves MBA Governança em TI - Analista de Sistemas. CIO -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linguagem de Programação PHP. Hiarly Alves MBA Governança em TI - Analista de Sistemas. CIO -"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Linguagem de Programação PHP

Hiarly Alves

MBA Governança em TI - Analista de Sistemas. CIO - www.har-ti.com

(2)

Tópicos

• Conceitos Básicos.

• O que o PHP pode fazer? • Porque Escolher PHP ? • Como Funciona ? • Primeiro Script • Variáveis • Array • Estruturas Condicionais • Laços de repetição

(3)

Conceitos Básicos

PHP é o acrônimo de Hypertext Preprocessor

É uma linguagem de programação do lado do SERVIDOR gratuito, open source e independente de plataforma, rápido, com uma grande livraria de funções e muita documentação.

(4)

PHP é uma linguagem de programação do lado do servidor é aquela que se executa no SERVIDOR web, justo antes da página ser enviada através da Internet ao CLIENTE. As páginas que se executam no servidor podem realizar acessos a bases de dados, conexões em rede, e outras tarefas para criar a página final que será vista pelo CLIENTE.

O modelo cliente-servidor (em inglês client/server), em computação, é uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.

(5)

A linguagem foi criado originalmente em 1994 por Rasmus Lerdorf, mas como PHP está desenvolvido em política de código aberto, ao longo de sua história teve muitas contribuições de diversos desenvolvedores.

O que é linguagem de programação ?

Segundo Dershem no livro Programming Languages publicado em 1995 pela editora Boston, linguagem de programação “é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador”.

(6)

O que o PHP pode fazer?

O PHP tem foco principalmente em scripts, portanto, você pode fazer qualquer coisa que outro programa CGI pode fazer tais como: coletar dados de formulários, gerar páginas com conteúdo dinâmico, enviar e receber cookies, etc.

CGI (sigla em inglês para Common Gateway Interface – Porta de entrada comum ), consiste numa importante tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para um programa alojado num servidor web.

Uma vez que citamos conceitos de linguagem de

programação e arquitetura cliente/servidor

(7)

O que o PHP pode fazer?

O PHP pode ser utilizado na maioria dos sistemas operacionais, incluindo Linux, várias variantes do Unix (como HP-UX, Solaris e OpenBSD), Microsoft Windows, Mac OS X, RISC OS e provavelmente outros. O PHP também é suportado pela maioria dos servidores web atualmente.

(8)

O que o PHP pode fazer?

Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração

A Programação Orientada a Objetos (POO), foi criada para tentar aproximar o mundo real e o mundo virtual: a ideia fundamental é tentar simular o mundo real dentro do computador.

Com o PHP, portanto, você tem liberdade de escolha de sistema operacional e de servidor web. Do mesmo modo, você pode escolher entre utilizar programação estruturada ou programação orientada a objeto (OOP), ou ainda uma mistura das duas.

(9)

O que o PHP pode fazer?

O PHP também tem suporte para comunicação com outros serviços utilizando protocolos como LDAP, IMAP, SMTP, SNMP, NNTP, POP3, HTTP, COM (em Windows) e incontáveis outros. Você também pode abrir sockets de rede e interagir diretamente com qualquer protocolo.

(10)

Porque Escolher PHP ?

Responder a esta questão não é fácil, pois existem diversos motivos para escolher esta ou aquela tecnologia. No caso do php, alguns dos principais motivos são:

• PHP nasceu para a web e sua integração com servidores web é simples.

• PHP tem uma curva de aprendizado suave, comparada a outras linguagens.

• PHP é open source

• É fácil encontrar serviços de hospedagem que oferecem PHP

(11)

Como Funciona ?

Para funcionar, o php precisa estar rodando em um servidor devidamente configurado. A maioria das hospedagens de sites possui o php configurado e pronto para ser usado.

Para usar de forma local, você pode Instalar o EasyPHP, XAMPP, WAMMP entre outros, pois eles configura a linguagem automaticamente.

(12)

Como Funciona ?

Nessa apresentação utilizei o XAMPP que é um pacote com os principais servidores de código aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl.

(13)

Primeiro Script

Para construir nosso primeiro script vamos iniciar nosso servidor. Para isso, basta abrir o painel de controle do XAMPP e dar “start“ para iniciar o servidor Apache.

(14)

Primeiro Script

Uma vez que servidor estiver funcionando, clique em “Admin”. O seu navegador irá abrir direcionado na

(15)

Primeiro Script

Dependendo da versão que esteja instalada, a página inicial do XAMPP poderá ser diferente da apresentada neste slide. Entretanto isso não é relevante tendo em vista que vamos navegar na estrutura de nosso servidor e criarmos uma pasta cursoPHP para que possamos criar nossos scripts.

Para essa apresentação prática foi utilizado Sistema Operacional Windows 10.

(16)

Primeiro Script

Navegue na pasta do servidor atribuída no ato da instalação e acesse o diretório “htdocs” e crie uma pasta chamada “cursoPHP“

(17)

Primeiro Script

Retorne ao navegador e digite o endereço “localhost/cursoPHP”. A página a ser exibida é conforme a figura abaixo.

(18)

Primeiro Script

Abra um editor de texto de sua preferência e digite o seguinte :

<?php ?> conforme a imagem a seguir. Salve o novo arquivo com nome de aula01.php no diretório que criamos anteriormente cursoPHP.

Para essa apresentação prática foi utilizado editor de texto Notepad++

(19)

Primeiro Script

Retorne ao navegador, atualize-o e clique no arquivo criado aula01.php

A janela ficará em branco. Isso significa que seu script está funcionando, porém não foi solicitado nenhuma impressão na tela.

(20)

Primeiro Script

Retorne ao editor de texto e digite a seguinte instrução utilizando método construtor da linguagem “echo” conforme a imagem a segui.

Retorne ao navegador, atualize-o e observe a impressão na tela...

(21)

Variáveis

Programas de computador utilizam os recursos de hardware mais básicos para executar ALGORITMOS.

Enquanto o processador executa os cálculos, a memória é responsável por armazenar dados e servi-los ao processador.

O recurso utilizado nos programas para escrever e ler dados da memória do computador é conhecido como VARIÁVEL, que é simplesmente um espaço na memória o qual reservamos e damos um nome.

(22)

Variáveis

O que é Algoritmo? É simplesmente uma “receita” para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema.

Variáveis em PHP são representadas pelo

cifrão($) juntamente com o nome dela.

(23)

Variáveis

Vamos praticar então. Crie um novo arquivo no diretório cursoPHP chamado aula02.php e insira o conteúdo da imagem a baixo. Substitua o nome do arquivo no navegador e atualize-o.

(24)

Array

Um array no PHP é na verdade um mapa ordenado. Um mapa é um tipo que relaciona valores a chaves. Uma chave pode ser tanto uma string, quanto uma integer e o valor pode ser qualquer coisa.

Sintaxe.

Um array pode ser criado com o construtor de linguagem array() ou com bloco "[ conteúdo da lista ]". Exemplo1 : $nomes = array('Maria','Paulo','Carlos'); Exemplo2 : $feira = ['Arroz','Macarrão','Feijão'];

(25)

Array

Vamos praticar. Crie um novo arquivo no diretório cursoPHP chamado aula03.php e insira o conteúdo da imagem a baixo. Substitua o nome do arquivo no navegador e atualize-o.

(26)

Estruturas Condicionais

Estruturas condicionais são aquelas que impunham

algum tipo de condição ao programa,

no PHP existem dois tipos, o if/else e o switch/case. O IF/else é a condicional mais comum e mais utilizada em todas as linguagens de programação, seu uso no php é bem simples.

if (condição) {

//seu código aqui } else {

//seu código aqui

(27)

Estruturas Condicionais

O switch/case é uma estrutura mais indicada e utilizada quando precisamos fazer diversas condições, evitando usar inúmeros IF/else.

switch (variable) {

case 'value':

# seu código aqui break;

default:

# seu código aqui break;

(28)

Estruturas Condicionais

Vamos praticar. Crie um novo arquivo no diretório cursoPHP

chamado aula04.php e insira o conteúdo do

próximo slide

.

(29)

Estruturas Condicionais

(30)

Estruturas Condicionais

Vamos praticar. Crie um novo arquivo no diretório cursoPHP

chamado aula05.php e insira o conteúdo do

próximo slide

.

(31)

Estruturas Condicionais

Utilizando

(32)

Laços de repetição

Agora vamos falar um pouco sobre os laços de repetição, que são nada mais nada menos que os loops que realizamos em nossos programas, são eles: for, while e foreach.

Exemplo for

for ($i=0; $i < 5; $i++) { # seu código aqui }

Exemplo foreach

foreach ($variavel as $chave => $valor) { # seu código aqui

}

Exemplo While while ($Condição) {

# seu código aqui }

(33)

Estruturas Condicionais

Vamos praticar. Crie um novo arquivo no diretório cursoPHP

chamado aula06.php e insira o conteúdo do

próximo slide

.

(34)
(35)

Fontes

PHP.NET disponível em http://php.net/manual/pt_BR/tutorial.php Acessado em 20/06/2016

LINHA DE CÓDIGO - disponível em: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3581/php-basico-introducao-ao-php.aspx#ixzz4CAGPkOux Acessado em 20/06/2016.

CRIAR WEB disponível em http://www.criarweb.com/artigos/202.php Acessado em 20/06/2016

DIACAS DE PROGRAMAÇÃO disponível em

(36)

Referências Bibliográficas

BENTO, Evaldo Júnior , Desenvolvimento Web com PHP e MySQL São Paulo : Casa do Código : 2012.

Dershem, Herbert L.; Jipping, Michael J. (1995). Programming Languages. Structures and models (em inglês) 2ª ed. (Boston: PWS Publishing Company). p. 1. ISBN 0-534-94740-9.

Referências

Documentos relacionados

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Pode-se observar na Tabela 3 que, na ausência de irrigação, os coqueiros provenientes de mudas com sete meses de idade apr sentaram uma emissão foliar, nos 12 primeiros meses apds

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Carta Encíclica, Laudato Si: Sobre o Cuidado da Casa Comum, São Paulo: Paulinas, 2015.. Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

189 utilizaram apenas o marcador CD45RO e CD45RA para verificar células de memória e naive, assim como em nosso estudo, não encontraram diferenças na subpopulação de linfócitos