• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO EM MISSIOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO EM MISSIOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CURSO: MESTRADO EM MISSIOLOGIA DESCRIÇÃO:

O Mestrado em Missiologia é um curso oferecido pelo Centro de Estudos Avançados de Missões (CEAM/AMIDE) que visa proporcionar ambiente acadêmico para pesquisas que contribuam para a formação na área de Missões, com disciplinas oferecidas nos meses de janeiro e julho, no sistema modular, conforme o calendário acadêmico a ser divulgado.

HABILITAÇÃO:

• O concluinte do curso recebe o título de Mestre em Missiologia. REQUISITOS PARA A MATRÍCULA:

• Ser portador de Diploma de Curso Superior

• Entregar a documentação pessoal e de formação acadêmica • Ser aprovado no Exame de Seleção

PROCESSO SELETIVO:

• Prova de inglês ou espanhol instrumental;

• Redação com objetivo de apresentar os objetivos de pesquisa do inscrito, com vistas a circunscrever o futuro trabalho de pesquisa;

• Entrevista com o coordenador do curso; • Data: a ser divulgada no site da instituição. MÓDULOS DE AULAS:

• O curso é oferecido no sistema modular: as aulas são ministradas em 1 semana de janeiro e em 1 semana de julho, com aulas nos turnos da manhã e noite;

• Cada módulo compõem-se de 2 disciplinas;

• São 8 disciplinas no total, oferecidas em 2 anos consecutivos para a integralização dos créditos de disciplinas.

• Após a integralização desses créditos, o estudante passará à etapa da elaboração da dissertação.

MESTRADO EM MISSIOLOGIA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO:

Missões Transculturais Missões Urbanas

(2)

TRANCAMENTO OU DESLIGAMENTO:

O estudante que necessitar afastar-se de suas atividades acadêmicas poderá pedir trancamento pelo período de até 2 semestre(s) letivo(s), para o que deverá preencher requerimento de trancamento na secretaria do CEAM.

Caso precise afastar-se sem previsão de retorno poderá solicitar formalmente o seu desligamento junto à direção do CEAM.

ESTRUTURA CURRICULAR

• O curso abrange um total de 32 créditos, organizados da seguinte maneira: o 32 créditos (160 horas/aula), realizados em 8 disciplinas (2 básicas e 6

específicas).

o Para cada 1 das 160 horas em sala de aula o estudante deverá dedicar outras 2 horas complementares de preparo individual e/ou em grupo, fora de classe.

o 6 créditos realizados na forma de Dissertação. Após concluir satisfatoriamente as 8 disciplinas, o estudante procederá a pesquisa e elaboração de uma dissertação, sob a orientação de um orientador acadêmico a ser indicado pela coordenação. o O prazo para a integralização do curso é, no mínimo, 2 anos e 6 meses e, no

máximo, 3 anos letivos, contados a partir da matrícula, exceto em casos de trancamento.

AS DISCIPLINAS

A) Disciplinas Básicas

1. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Ementa:

Exame da teoria e dos métodos básicos necessários ao desenvolvimento da pesquisa em trabalhos de pós-graduação. Inclui os critérios e normas para a investigação do tema, a redação do texto e a apresentação final do trabalho.

2. TEOLOGIA BÍBLICA E MISSÕES – ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS Ementa:

Estudo o Antigo e o Novo Testamentos, principalmente nos Evangelhos, de uma perspectiva missiológica, de maneira sistemática, contemporânea e prática.

B) Disciplinas específicas

3. MISSÃO DE DEUS, VOCAÇÃO E DESAFIOS MISSIONÁRIOS CONTEMPORÂNEOS

Ementa:

Definição da ‘Missão de Deus’; estudo do termo “missão” na história da igreja evangélica e as implicações na forma de fazer missões; vocação do cristão, da igreja e de instituições missionárias; os desafios missionários atuais.

(3)

4. IGREJA E MISSÕES URBANAS Ementa:

Fundamentos bíblicos, missiológicos e estratégicos na plantação, crescimento e multiplicação de igrejas saudáveis dentro dos diversos contextos e culturas, bem como o estudo do contexto urbano, com prioridade para as metodologias e enfoques histórico, geográfico, de marketing, socioassistencial e psicológico, bem como suas implicações missiológicas e eclesiológicas.

5. ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA Ementa:

Estuda a importância da comunicação transcultural para a tarefa missionária. A necessidade de conhecimento e interpretação das culturas em que se inscreveu a comunicação do evangelho em seus inícios, bem como a importância de transmitir esse mesmo evangelho em meio a várias formas culturais. A disciplina aplica os conceitos da comunicação transcultural e da antropologia cultural à transmissão da mensagem missionária da igreja.

6. CUIDADO INTEGRAL COM O MISSIONÁRIO Ementa:

Estudo dos aspectos da humanidade do missionário. Aborda o lugar do sofrimento na atividade missionária. Estuda o tema das necessidades físicas, emocionais e espirituais do missionário. Trata da importância do cuidado com o missionário em campo.

7. CONTEXTUALIZAÇÃO E MISSÕES Ementa:

Estudo da história e das várias escolas de pensamento sobre contextualização e dos princípios bíblicos relativos à contextualização do Evangelho. Avaliação de conceitos e costumes de culturas à luz da Palavra de Deus. Processos de contextualização em missões, na perspectiva teológica com base bíblica. Respeito às outras culturas e adequação a elas em relação à comunicação do Evangelho e expansão da igreja. Estudo dos fatores negativos nas culturas e do problema do sincretismo.

8. MODELO MISSIONÁRIO DO APÓSTOLO PAULO Ementa:

Estudos baseados em cartas paulinas dos aspectos pertinentes à prática missionária. Desenvolve uma visão paulina sobre a vida devocional e a importância da oração uns pelos outros. Trata dos aspectos práticos do apóstolo Paulo como missionário.

(4)

C. REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

1 Ao concluir as oito (8) disciplinas que compõem os 4 módulos oferecidos nos meses de janeiro e julho, o mestrando passará à fase de pesquisa e elaboração de uma dissertação a ser defendida perante banca examinadora.

2 A dissertação deverá constar de pesquisa que contribua para a área de concentração escolhida pelo mestrando;

3 A elaboração da dissertação final tratará sobre um tema na sua área de concentração e que demonstre domínio de literatura relevante, o uso de metodologia apropriada, análise, reflexão e organização originais e clareza de expressão. A redação da dissertação deverá seguir os padrões da ABNT.

4 A defesa será oral e constará da apresentação da dissertação diante de uma banca examinadora composta de três membros. A dissertação receberá um dos seguintes conceitos: Aprovado com Louvor; Aprovado; Aprovado com restrições; Reprovado (com anotação no histórico escolar). O conceito basear-se-á em critérios quem comtemplem o conteúdo, a forma e a defesa;

5 Os membros da banca e o orientador têm o compromisso de repassar ao mestrando as suas observações as quais servirão para ajustes na dissertação, de modo que o mestrando apresente, em até 30 dias, as correções feitas e o trabalho entregue à secretaria encadernado em capa dura.

6 A defesa da dissertação será feita em até 1 semestre após a integralização dos créditos das disciplinas, podendo ser prorrogado por mais 1 semestre (não computado aqui períodos de trancamento). Para tanto, com a anuência de seu orientador, deverá apresentar justificativa, por escrito, com um cronograma, à coordenação do mestrado, que julgará o mérito da questão.

7 Após 3 anos de estudos, sem que o candidato consiga terminar sua pesquisa e defendê-la perante a banca final, o candidato será desligado automaticamente do programa de mestrado, recebendo o título de Especialista em Missiologia.

8 A avaliação de cada disciplina será realizada por meio das leituras e relatórios, da participação em sala de aula e das monografias finais, sendo necessária média final de 7.0 pontos para a aprovação.

OUTRAS INFORMAÇÕES

1 Os trabalhos finais de cada disciplina deverão ser entregues no prazo de noventa (90) dias após o último dia do módulo.

2 Os trabalhos finais de cada disciplina devem ser entregues ao professor em forma eletrônica (e-mail) ou em papel (através dos correios), de acordo com o que o professor definir e uma cópia deverá ser entregue na secretaria do CEAM.

3 O mestrando perderá sua matrícula no programa se ocorrer uma das seguintes hipóteses: exclusão de sua igreja, conduta incompatível com o padrão da AMIDE, reprovação em três disciplinas durante o programa.

4 O trancamento, seja de uma ou mais disciplinas ou do programa inteiro, implica no pagamento único de uma taxa correspondente a 50% do valor total de cada disciplina.

(5)

INVESTIMENTO:

• 24 parcelas de R$ 400,00 (inclui alimentação e alojamento nas semanas dos módulos) • R$100,00 (por disciplina) – para alunos ouvintes

PROFESSORES:

Bárbara Helen Burns

Doutora em Missiologia pelo Trinity Divine Scholl / EUA

Joyce Every-Clayton

Doutora em História da Igreja pela UESA.

Loide Silva

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília

Lois Mckinney Douglas

Doutora em Filosofia, EUA

Russell Shedd

Doutor em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia.

Samuel Costa

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília

Rubens Muzio

Doutor em Ministério pelo Westminster Theological Seminary / EUA

Russel Shedd

Doutor em Novo Testamento Ronaldo Lidório

Doutor em Antropologia MÓDULOS DO CICLO 2014-2015:

refe PROFESSOR DISCIPLINA

JANEIRO - 2014 (27 a 31)

Mario Alexandre Missão de Deus, Vocação e Desafios Missionários Contemporâneos Gilberto Pickering Missões e a autoridade do Texto JULHO - 2015

(7-10)

Timóteo Carriker Missões no Antigo Testamento Loide Silva Metodologia da Pesquisa Científica JANEIRO - 2015

(26 a 30)

Rubens Múzio A Igreja e Missões Urbanas Bárbara Burns Contextualização e Missões JULHO - 2015

(6-10)

Paulo Benício Missões no Novo Testamento

Referências

Documentos relacionados

Foi apresentado para averbação o Termo de Quitação, datado de 21/11/2017, dada à devedora fiduciante RAISSA ISABEL NAGEM DOS SANTOS, expedidO pelo credor fiduciário BANCO DO

outcome using the GnRH antagonist ganirelix or a long protocol of the GnRH agonist triptorelin for the prevention of premature LH surges in women undergoing ovarian stimulation.. 7)

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

Dentre as técnicas utilizadas para o desenvolvimento de sistemas de Esteganografia em imagens digitais, podem ser citadas: inserção no bit menos significativo (LSB): uti- liza

Cytogenetic analysis of a rainbow trout stock showed that the nucleolar organizing regions were located subterminally on the long arm of a submetacentric chromosome pair and occurred

Perigoso para o ambiente aquático, crónico categoria 3 Nocivo para os organismos aquáticos com efeitos duradouros. Persistência

Presente a informação n.º 510, da Divisão de Empreitadas e Projectos, datada de 02/08/2010, acompanhada da conta final da empreitada da obra de requalificação da Avenida 1.º de

Jacuzzi, Sauna and Steam Room WI-FI in public areas and meeting rooms Analogue line and ISDN in rooms Business Centre with free ADSL..