• Nenhum resultado encontrado

Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão,qwurgxomrj(qj GH5HTXLVLWRV. Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão,qwurgxomrj(qj GH5HTXLVLWRV. Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)A n á l i s e e Co n c e p ç ã o d e Si s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o ,QWURGXomRj(QJGH5HTXLVLWRV. Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville 1. Objectivos. . Introduzir as noções “requisitos de sistema” e “processo de engª de requisitos” . Enquadrar a engª de requisitos na área mais ampla da engª de sistemas . A importância do documento de requisitos. ACSI/Introdução Requisitos.

(2) Requisitos de Sistema Define o que o sistema é suposto realizar e as restrições sobre as quais é requerido operar E.g. (sistema de Gestão de uma Biblioteca) . . – O sistema deve manter registos de todos os materiais da biblioteca, incluindo livros, jornais, revistas, cassetes de video e de audio, relatórios, discos de computadores, CDs e DVDs. – O sistema deve permitir os utilizadores pesquisarem qq item por título, autor ou ISBN. – O sistema deve providenciar uma interface Web – O sistema deve suportar pelo menos 20 transações por segundo – As principais funcionalidades do sistema, disponíveis para o público, devem poder ser apresentadas em menos de 15 minutos . ACSI/Introdução Requisitos. Tipos de requisitos . Requisitos muito gerais que definem em termos gerais o que o sistema deve fazer . Requisitos funcionais que definem parte da funcionalidade do sistema . Requisitos de implementação que definem como o sistema deve ser implementado . Requisitos de desempenho que especificam mínimos de desempenho aceitáveis para o sistema . Requisitos de usabilidade que especificam o máximo tempo aceitável para demonstrar o uso do sistema. ACSI/Introdução Requisitos. .

(3) Exercício Explicar os problemas que poderiam surgir nos seguintes requisitos da especificação de um sistema de gestão de biblioteca –. 2VLVWHPDGHYHSURYLGHQFLDUXPDLQWHUIDFHJUiILFDIiFLOGH XVDU HDV\WRXVH

(4) EDVHDGDHP06:LQGRZV. –. 8WLOL]DGRUHVDFUHGLWDGRVGHYHPWHUDFHVVRSULYLOHJLDGRDRV PHFDQLVPRVGRFDWiORJRGRVLVWHPD. –. 2VLVWHPDGHVRIWZDUHGHYHVHULPSOHPHQWDGRXVDQGR PyGXORVVHSDUDGRVSDUDFDWDORJDomRDFHVVRGHXWLOL]DGRUHV HDUTXLYR . ACSI/Introdução Requisitos. Problemas de requisitos . Os requisitos não reflectem as necessidades reais do cliente . Os requisitos são inconsistentes e/ou incompletos . É caro fazer alterações aos requisitos depois destes terem sido acordados . Dificuldade de comunicação e compreensão entre clientes, analistas dos requisitos, e engs que desenvolvem e mantêm o software. ACSI/Introdução Requisitos. .

(5) FAQS sobre requisitos O que é um requisito? . – Uma condição sobre um serviço ou restrição de um sistema. O que é engª de requisitos? . – O processo que envolve o desenvolvimento de requisitos de sistema. Quanto custa a engª de requisitos . – Cerca de 15% do custo de desenvolvimento do sistema. O que é um processo de engª de requisitos? . – Um conjunto estruturado de actividades que envolve o desenvolvimento de requisitos de sistema. . ACSI/Introdução Requisitos. FAQS sobre requisitos (cont.) O que acontece qdo os requisitos estão errados? . – Os sistemas são entregues atrasados, sem qualidade e sem responder às necessidades dos clientes.. Existe algum processo de engª de requisitos ideal? . – Não! O processo tem de ser configurada às necessidades de cada organização.. O que é um documento de requisitos? . – É a definição formal dos requisitos de um sistema . Quem são os stakeholders de um sistema? – Qualquer pessoa afectada de alguma forma pelo sistema.. ACSI/Introdução Requisitos. .

(6) FAQS sobre requisitos (cont.) Qual a relação entre requisitos e desenho (design)? . – Requisitos e desenho são na prática misturados. – Embora na teoria devam ser vistos como processos separados, na prática tal é impossível/dificil de se concretizar.... O que é a gestão de requisitos? . – O processo que envolve a gestão de alterações de requisitos. ACSI/Introdução Requisitos. Classes de sistemas (informáticos) Sistemas de informação . – Principalmente associados a processamento de informação mantido em alguma(s) base(s) de dados. – E.g., sistema de facturação, gestão de clientes, .... Sistemas embebidos (HPEHGGHG V\VWHPV) . – Sistemas onde o software é usado como controlador de algum tipo de hardware geral – E.g., s.o. para telemóvel. . Sistemas de comando e controlo – Essencialmente uma combinação de sistemas de informação e sistemas embebidos, onde computadores especializados providenciam informação, a qual é recolhida e armazenada para tomada de decisões – E.g., SCC de uma rede de gás. ACSI/Introdução Requisitos.

(7) .

(8) Propriedades Emergentes. . São propriedades de um sistema vistas como um todo Apenas têm sentido quando os seus vários sub-sistemas são integrados . Exemplos. . – – – – – –. Reliability Maintainability Performance Usability Security Safety. ACSI/Introdução Requisitos. Processo de Engª de Sistemas. System requirements engineering. System validation. Architectural design. System integration. Requirements partitioning. Sub-system development. Software requirements engineering. ACSI/Introdução Requisitos. 

(9) .

(10) Documento de Requisitos . É um documento formal usado para registar/comunicar os requisitos dos/aos stakeholders . Descreve: – Os serviços e funções que o sistema deve providenciar – As restrições nas quais o sistema deve funcionar – Todas as propriedades do sistema, i.e., propriedades emergentes – Definições de outros sistemas, com o qual o sistema alvo deverá comunicar e ou integrar-se – Informação sobre o domínio de aplicação do sistema – Restrições sobre o(s) processo(s) usado para desenvolver o sistema – Descrição das plataformas computacionais (hardware, redes, ...) sobre as quais o sistema deverá correr. ACSI/Introdução Requisitos. 

(11) . Documento de Requisitos . Adicionalmente – Deve incluir um capítulo introdutório que providencia uma visão geral do sistema, as necessidades de negócio suportadas, e um glossário que descreve a terminologia usada. ACSI/Introdução Requisitos. .

(12) Utilizadores do Documento de Requisitos Clientes do sistema . – Especificam os requisitos e/ou leem-nos de para validar da sua adequação às necessidades. Gestores de projecto . – Usam o doc de requisitos para planear os custos e prazos, e para planear o processo de desenvolvimento adequado. Engs de sistema . – Usam os requisitos para poderem entender o sistema a desenvolver. Engs de teste do sistema . – Usam os requisitos para desenvolver teste de validação . Engs de manutenção do sistema – Usam os requisitos para o melhor compreender 

(13) . ACSI/Introdução Requisitos. Estrutura do Documento de Requisitos . O standard IEEE/ANSI 830-1993 propoe uma estrutura para docs de requisitos de software . Introdução 1.1 Propósito do doc de requisitos 1.2 Contexto do produto 1.3 Definições, acrónimos e abreviaturas 1.4 Referências 1.5 Visão geral do documento. IEEE/ANSI 830-1993 ACSI/Introdução Requisitos. 

(14) .

(15) Estrutura do Documento de Requisitos 2. Descrição geral 2.1 Perspectiva do produto 2.2 Funções do produto 2.3 Características dos utilizadores 2.4 Restrições gerais 2.5 Assunções e dependências. 3. Requisitos específicos Envolve requisitos funcionais, não-funcionais e de interface. 4. Apêndices Índice IEEE/ANSI 830-1993 

(16) . ACSI/Introdução Requisitos. Estrutura do Documento de Requisitos O standard pode/deve ser adaptado.... . É um standard genérico para ser aplicado a uma larga gama de docs de requisitos de software . Em geral, nem todos os aspectos referidos no standard deverão ser aplicados/desenvolvidos . Cada organização deverá adaptar o standard tendo em conta o tipo de sistemas desenvolvidos, ... IEEE/ANSI 830-1993. ACSI/Introdução Requisitos. 

(17) .

(18) Estrutura do Documento de Requisitos Exemplo (1/3): Adaptação do standard à organização MaisSoft! Prefácio . – Deverá definir a audiência do doc e descrever a história das suas versões incluindo as razões de se criar cada nova versão e um sumário das alterações realizadas em cada versão.. Introdução . – Deverá definir o produto, a sua utilização expectável e apresentar uma visão geral da sua funcionalidade. Glossário . – Deverá definir todos os termos técnicos (e.g., específicos do domínio) e abreviações usados no doc. Requisitos gerais de utilizadores . – Definição dos requisitos da perspectiva dos utilizadores do sistema. Poderá ser descrito por combinação de texto com diagramas... ACSI/Introdução Requisitos. 

(19) . Estrutura do Documento de Requisitos Exemplo (2/3): Adaptação do standard à organização MaisSoft! Arquitectura do sistema . – Descrição da visão geral e alto nível da arquitectura do sistema, ilustrando a distribuição dos componentes, aplicações, plataformas computacionais, etc.. Especificação hardware . – (Capítulo opcional) Descrição do hardware controlado pelo software (e.g., em sistemas embebidos ou sistemas de CC). Pode ser omitido em SI... . Descrição detalhada do software – Descrição detalhada da funcionalidade expectável do software do sistema. Pode incluir detalhes de algoritmos específicos, desenho de classes, ... Numa aproximação de prototipagem este capítulo pode ser omitido.. ACSI/Introdução Requisitos.  .

(20) Estrutura do Documento de Requisitos Exemplo (3/3): Adaptação do standard à organização MaisSoft! Requisitos de fiabilidade, desempenho, ... . – Descrição dos requisitos de fiabilidade, desempenho, ... que o sistema deverá providenciar. Estes requisitos deverão estar relacionados com os requisitos dos utilizadores.. Poderão ser desenvolvidos os seguintes apêndices . – Especificação de interfaces de hardware – Componentes de software que podem ser reusadas na implementação do sistema – Especificação da estrutura de dados – Modelo detalhado de objectos/classes. Índice . ACSI/Introdução Requisitos. . Escrita de Requisitos... . Os requisitos são geralmente escritos em língua natural complementados por diagramas, tabelas e equações . Problemas com requisitos – Escrever BEM não é trivial !! – Quem escreve assume que os leitores têm o conhecimento do domínio... – Quem escreve assume que os leitores têm a capacidade de entender adequadamente os diagramas e fórmulas... – Terminologia usada nem sempre é consistente ao longo do doc. ACSI/Introdução Requisitos.  .

(21) Escrita de Requisitos... Observações / sugestões... . Os requisitos serão lidos muito mais vezes que escritos!! Deve-se investir tempo em escrever requisitos legíveis e claros... . Não assumir que todos os leitores dos requisitos têm o mesmo background e usam a mesma terminologia. . Planear e reservar tempo para rever, reformular e melhorar o doc de requisitos.... ACSI/Introdução Requisitos.  . Escrita de Requisitos... Observações / sugestões... . Definir templates normalizados para descrever requisitos . Usar linguagem natural de forma consistente e concisa . Usar diagramas apropriadamente . Complementar linguagem natural com outras descrições de requisitos (e.g., diagramas, fotografias, mapas) . Especificar requisitos quantitativamente!!. ACSI/Introdução Requisitos.  .

(22) Resumo dos Pontos-Chave . Os requisitos definem o que o sistema deve providenciar (ou como deve funcionar) e que restrições deverão ser suportadas . Os problemas nos requisitos implicam prazos ultrapassados e pedidos de alterações após o sistema se encontrar em operação... . A engª de requisitos envolve o levantamento, análise e documentação dos requisitos de um sistema. ACSI/Introdução Requisitos.  !. Resumo dos Pontos-Chave . A engª de sistemas diz respeito a sistemas vistos como um todo, o que inclui hardware, software e processos operacionais . O doc de requisitos é a especificação formal dos requisitos dos clientes, engenheiros e gestores . O doc de requisitos deverá incluir uma visão geral do sistema, glossário, requisitos funcionais, restrições operacionais, .... ACSI/Introdução Requisitos.  ".

(23) Questões para discussão... . Qual a necessidade de incluir, por vezes, no doc de requisitos informação de desenho de um sistema? . Listar os possíveis stakeholders de um sistema de gestão de uma biblioteca. . Sugerir de que forma os vários stakeholders identificados, podem usar o doc de requisitos do sistema de gestão de uma biblioteca.. ACSI/Introdução Requisitos.  #. Questões para discussão... 5HHVFUHYDRVVHJXLQWHVUHTXLVLWRVGHXPDIRUPD PDLVTXDQWLWDWLYD XVDUTXDOTXHUPpWULFDTXHVHMD FRQYHQLHQWH

(24) – 2sistema da biblioteca deve providenciar serviços fiáveis a todos os tipos de utilizadores – 2VLVWHPDGDELEOLRWHFDGHYHSURYLGHQFLDUXPDUHVSRVWD UiSLGDDWRGRVRVXWLOL]DGRUHVTXHSHoDPLQIRUPDomRVREUH OLYURV – O sistema da biblioteca deve ser fácil de usar (HDV\WRXVH). ACSI/Introdução Requisitos.  $.

(25)

Referências

Documentos relacionados

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

Em todas as empresa objeto de ação fiscal, os responsáveis pela contabilidade e Departamento de Pessoal, são os Srs. João Goes Xavier e José Reinaldo,

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Nesse sentido, o seguinte procedimento foi implementado aos resultados da simulação realizada com o NEWAVE: Para uma carga (demanda) média anual de energia

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria