• Nenhum resultado encontrado

UNITS /2017-PT S-PILOT. A solução para aspiração de fumaça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNITS /2017-PT S-PILOT. A solução para aspiração de fumaça"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

S-PILOT™

A solução para aspiração de fumaça

(2)

S-PILOT™

A solução da KARL STORZ para aspiração de fumaça

Não fique esperando

a fumaça passar.

(3)

Cirurgias endoscópicas são indispensáveis na medicina moderna. Diariamente são realizadas inúmeras cirurgias para as quais o emprego de sistemas de aplicação de energia, como aparelhos de alta frequência ou de laser, são imprescindíveis.

Reações térmicas provocam, principalmente em cirurgias de alta frequência, odores desagradáveis e fumaça que, dependendo da cirurgia, podem vir a ser inalados durante horas. Por isso, não é raro que a equipe de cirurgia apresente dor de cabeça, náusea e até irritações no nariz e na garganta.

Sobre a agressividade das substâncias tóxicas nessa mistura há discussões até agora controversas. Entretanto, está comprovado que a utilização de máscaras descartáveis não é suficiente para filtrar todas as partículas. Além disso, a fumaça originada atrapalha a visibilidade endoscópica, representando, portanto, um risco adicional. A livre visualização do sítio cirúrgico é restrita e o cirurgião fica limitado em seu trabalho.

Com o S-PILOT™, a KARL STORZ oferece agora um aparelho compacto, com o qual exatamente esses problemas podem ser evitados, complementando assim a gama de produtos para intervenções endoscópicas.

O S-PILOT™ garante uma aspiração efetiva da fumaça e uma excelente visibilidade, extrai odores desagradáveis, proporcionando assim um ambiente de trabalho agradável e sem ruído.

Basicamente, o S-PILOT™ pode ser operado também através de um pedal, podendo ser utilizado assim em qualquer lugar onde energia ultrassônica, eletrocirurgia e laser são empregados em intervenções cirúrgicas.

Com isso, a classificação CF do aparelho permite uma vasta gama de aplicações.

Graças à superfície lisa, o S-PILOT™ satisfaz também os mais altos requisitos de higiene.

A combinação do ENDOFLATOR® 50 e o S-PILOT™ representa um

aperfeiçoamento substancial das condições de visão endoscópica em intervenções transanais.

O sistema garante a estabilidade do pneumoreto mesmo durante a aspiração de fumaça.

Estas vantagens, juntamente com o gás de insuflação aquecido que impede o embaçamento da ótica, facilitam notavelmente o meu trabalho cirúrgico diário.

Luigi Boni, MD, FACS Associate Professor of Surgery Universidade de Milão Diretor de Cirurgia Geral e de Emergência Fondazione IRCCS Ca' Granda - Policlinico Hospital Prof. Luigi Boni

(4)

S-PILOT™

UP 501 S1 S-PILOT™, conjunto inclusive interruptor de pedal inclui:

Interruptor de pedal único

Conjunto de mangueiras para aspiração, estéril, descartável, embalagem com 5 unidades

Cabo de conexão SCB, 100 cm de comprimento

UP 501 S3 S-PILOT™, conjunto inclui:

Conjunto de mangueiras para aspiração, estéril, descartável, embalagem com 5 unidades

(5)

© KARL STORZ 96212020 UNITS 12 5.1 10/2017/EW-PT

Instalação e inicialização

Apesar do aspecto simples, há uma grande quantidade de funcionalidades nesse novo aparelho. Depois que a tecla Ligar/Desligar é pressionada, o S-PILOT™ é iniciado e realiza um autoteste que dura apenas alguns instantes. Assim que o S-PILOT™ estiver pronto para funcionar, soará um sinal de confirmação.

Com auxílio da tecla para "Abrir/Fechar a válvula", a válvula de compressão para mangueira é aberta para que o conjunto de mangueiras (031447-01) possa ser inserido.

Após o posicionamento da mangueira, a tecla para "Abrir/Fechar a válvula" é pressionada novamente para fechar a válvula.

A extremidade distal do conjunto de mangueiras é acoplada à conexão LUER-Lock do trocarte correspondente no sítio cirúrgico enquanto a outra extremidade é conectada ao recipiente de aspiração.

O conjunto de mangueiras é conectado com um dispositivo para mangueiras em forma de Y. Dessa forma, paralelamente à aspiração de fumaça, a aspiração de líquido pode continuar a ser utilizada e conduzida ao mesmo recipiente de aspiração.

Dependendo do tipo de utilização, é necessário ainda uma conexão para estabelecer uma ligação ao respectivo aparelho de alta frequência ou ao interruptor de pedal.

Empregando um interruptor de pedal adicional, em muitas salas de cirurgia, o assistente que conduz a câmera se torna "responsável pela imagem". Isso significa que ele é não só encarregado de operar a câmera, como também de decidir autonomamente quando a fumaça deve ser retirada do sítio cirúrgico.

Atenção: caso o aparelho seja operado pelo interruptor de pedal, a válvula se fecha imediatamente após ativação do pedal. Acoplando o aparelho de alta frequência através do SCB, a válvula se fecha com um pequeno retardo após ser concluída a ativação de alta frequência para que a fumaça possa ser completamente retirada da cavidade e do conjunto de mangueiras.

Abrir/Fechar a válvula Tecla

(6)

Conjunto de mangueiras para S-PILOT™

Esse conjunto de mangueiras foi especialmente desenvolvido para utilizações juntamente com o S-PILOT™.

Apenas utilizando o conjunto de mangueiras recomendado, pode ser garantida uma performance otimizada, sem comprometer negativamente a potência de aspiração por eventual dano ou deformação.

Empregando outro conjunto de mangueiras, não pode ser assegurado que ele seja corretamente desconectado e, com isso, que o sistema se mantenha hermético.

Aspiração paralela de líquido e de fumaça

A peça em forma de Y 1 na extremidade mais afastada do paciente permite a aspiração paralela de fumaça e de líquido. Isso significa que o conjunto de mangueiras para S-PILOT™ precisa ser meramente conectado ao recipiente de aspiração e que um esforço adicional por causa de um acessório extra é evitado. Enquanto o adaptador universal 2 é conectado ao recipiente de aspiração, o conjunto de mangueiras para aspiração de líquido é fixado na peça em forma de Y do conjunto de mangueiras.

A pressão baixa necessária para aspiração da fumaça já se encontra então no conjunto de mangueiras e retira, quando a válvula no S-PILOT™ é aberta, a fumaça do sítio

cirúrgico enquanto, simultaneamente, a aspiração de líquidos pode ser regulada através do instrumento de aspiração e irrigação.

Caso a aspiração paralela não seja necessária, a saída em forma de Y pode ser fechada através do clipe nela fixado.

Ajuste de fluxo

O comportamento do pneumoperitônio varia quando a aspiração de fumaça é ativada se para a aspiração for utilizada uma bomba ou o suprimento central de gás e conforme qual baixa pressão é gerada pelo respectivo sistema.

Para poder regular a velocidade com a qual a fumaça é retirada da cavidade, na extremidade distal da mangueira do S-PILOT™ se encontra um regulador de fluxo tipo pinça rolete 3. Assim, o cirurgião pode ajustar o fluxo de aspiração e o sistema disponível a suas preferências diretamente da área estéril.

(7)

S-PILOT™ em conexão com ENDOFLATOR

®

50

Uma vez que ocorrem quedas de pressão frequentemente por causa da aspiração de fumaça, é necessário um aparelho confiável que compensa a perda de gás de maneira rápida e segura, garantindo uma cavidade estável.

Os novos insufladores KARL STORZ – ENDOFLATOR® 40 (UI 400) e ENDOFLATOR® 50

(UI 500) – proporcionam essa confiabilidade.

Através do novo conceito de regulagem, associado a uma enorme potência de fluxo, são criados os melhores requisitos possíveis para uma aspiração de fumaça com funcionamento otimizado. O algorítimo sensível do aparelho reconhece imediatamente uma queda de pressão decorrente da aspiração e reage prontamente a ela. Sob o monitoramento exato do processo de insuflação, a pressão é novamente ajustada.

Com os acessórios para fluxo contínuo da KARL STORZ, como os trocartes HiCap®, um

fluxo de 40 ou 50 l/min. até o paciente pode ser facilmente alcançado, enquanto os trocartes padrão com conexões LUER-Lock são limitados fisicamente a um fluxo de aproximadamente 20l/min.

Em vista de um fluxo alto de 50 l/min. e do aquecedor de gás integrado, o ENDOFLATOR® 50

é a melhor opção. Especialmente em cirurgias longas, o gás na cavidade é constantemente substituído e a cavidade esfria mais facilmente. Com o ENDOFLATOR® 50 e o conjunto

de mangueiras aquecíveis, esse efeito pode ser reduzido. Adicionalmente, o gás aquecido diminui nitidamente o embaçamento da ótica.

Graças à classificação CF do ENDOFLATOR® 40 e do ENDOFLATOR® 50, uma grande

variedade de aplicações potenciais pode ser estabelecida para utilização conjunta com o S-PILOT™, que têm igualmente uma classificação CF.

(8)

Aspiração

A base para uma aspiração funcional de fumaça é o vácuo encontrado no recipiente de aspiração. Ele pode ser produzido de duas maneiras diferentes:

• Com uma bomba de vácuo da KARL STORZ • Sistema de aspiração central (vácuo)

Como alternativa para o sistema de aspiração central (vácuo), a KARL STORZ tem duas bombas de vácuo adequadas na sua gama de produtos. A UNIMAT® 30 (25 3200 20) é uma

bomba de aspiração hospitalar altamente eficiente e de baixo ruído, com uma potência de 30 l/min.

Para utilização com o S-PILOT™ em Laparoscopia, recomenda-se, além disso, a ENDOMAT®

de HAMOU® (26 3311 01-1). A bomba de aspiração e irrigação regulada por pressão convence

pela alta eficiência de aspiração e irrigação e pelo seu manuseio fácil.

Ao se empregar uma bomba para gerar pressão negativa, é indicado utilizar um filtro de gás (031111-10) para evitar uma contaminação do aparelho pelo gás evacuado.

O recipiente de aspiração constitui a interface entre o sistema de aspiração central e,

respectivamente, entre a bomba e o S-PILOT™. Por isso recomendamos o saco coletor para aspiração VACUSAFE nos tamanhos 1,5, 2 e 3 litros.

A mangueira do S-PILOT™ (031447-01) é acoplada ao saco coletor para aspiração que, por sua vez, é conectado ao vácuo.

(9)

S-PILOT™ em conjunto com geradores de alta frequência

Durante a montagem, o AUTOCON® III 400 é facilmente conectado ao S-PILOT™ através

do cabo UP 004. Informações para utilizações conjuntas com aparelhos de alta frequência podem ser encontradas nas próximas páginas.

O S-PILOT™ é capaz de comunicar com o AUTOCON® II 400 e com todos os outros

geradores de alta frequência integrados em SCB. Quando esses aparelhos são utilizados em conjunto, a válvula abre (e com isso a aspiração), assim que o gerador de alta frequência é ativado.

Assim que o interruptor de pedal do gerador de alta frequência é acionado, a válvula do S-PILOT™ é aberta automaticamente e a fumaça é retirada através do vácuo conectado ao sistema.

Terminada a ativação do gerador, a válvula se fecha. Para garantir uma visualização otimizada, foi implementado aqui um pequeno retraso, assim a fumaça é completamente retirada da cavidade e do conjunto de mangueiras.

O S-PILOT™ também pode ser operado mecanicamente através de um pedal (20 0141 30), o que permite um emprego universal, independente do aparelho conectado.

(10)

Aspiração automática de fumaça com S-PILOT™

O S-PILOT™ pode se comunicar facilmente com aparelhos de alta frequência integrados ao OR1™. Nesse caso, o aparelho utiliza informações disponíveis no âmbito inteligente da sala de cirurgia e inicia a aspiração de fumaça assim que a energia do gerador de alta frequência é aplicada.

A vantagem disso é que o cirurgião pode se concentrar em sua atividade, contando sempre com uma imagem endoscópica nítida.

Para conectar o S-PILOT™ a geradores de alta frequência que já estão instalados no OR1™, o aparelho precisa ser meramente inserido via USB ao sistema OR1™.

Aspiração automática de fumaça com

S-PILOT™

(11)

AUTOCON® III 400

Aspiração automática de fumaça com S-PILOT™

Como solução independente, o S-PILOT™ também pode ser conectado diretamente a aparelhos de alta frequência, utilizando assim a aspiração inteligente de fumaça.

Dependendo do modelo e do fabricante do gerador de alta frequência, é necessário apenas um cabo de conexão ou uma interface box para estabelecer a comunicação entre ambos aparelhos.

Graças à variedade de opções, o S-PILOT™ pode ser integrado individualmente em diversos lugares e representa um método rápido para uma aspiração segura da fumaça.

Aspiração automática de fumaça com

S-PILOT™

e os seguintes aparelhos de alta frequência + acessórios para soluções individualizadas

ERBE Vio 300D Valleylab Force Triad Valleylab Force FX AUTOCON® II 400 ConMed System 5000 ConMed System 2450 Conjunto para SCB/ERBE V

io Interface 20 0900

13

Cabo de conexão UP 005 Cabo de conexão UP 005 Cabo SCB

Cabo de conexão UP 004 Cabo de conexão UP 004

Cabo de conexão UP 004

(12)

Quadro sinóptico do sistema S-PILOT™

Conexão direta do S-PILOT™ em um aparelho de alta frequência

Ativação do S-PILOT™ através do interruptor de pedal

Pneumoperitôneo AUTOCON® IIl 400 Interruptor de pedal S-PILOT™ Vácuo (p. ex. UNIMAT® 30) Insuflador (p. ex. ENDOFLATOR® 50) S-PILOT™ Insuflador (p. ex. ENDOFLATOR® 50) Outro aparelho de HF

*

*

Vácuo (p. ex. UNIMAT® 30)

(13)

Acessórios recomendados

Artigo Número para pedido

Conjunto de mangueiras, para a aspiração de fumaça, gás e líquidos, descartável, estéril,

embalagem com 10 unidades 031447-10

Filtro de fumaça, descartável,

não estéril, embalagem com 10 unidades 031111-10

Recipiente para coleta de secreções, 2,5 l 030320-40

Recipiente para coleta de secreções, 2,5 l 030302-01

Clipe padrão para trilhos, de plástico 030350-05

Mangueira de conexão, curta, para utilização com

UNIMAT® 30 25 3200 83

Interruptor de pedal único 20 0141 30

Cabo de conexão SCB, 100 cm de comprimento 20 0901 70

Cabo de conexão S-PILOT™, 3,5 mm de Ø, 300 cm de comprimento, para utilização com AUTOCON® III 400, ConMed System 2450 ou 5000

UP 004 Cabo de conexão S-PILOT™, 2,5 mm de Ø,

300 cmde comprimento, para utilização com Valleylab

Force Triad ou Valleylab Force FX UP 005

Conjunto para SCB/ERBE VIO Interface Box 20 0900 13

Cabo de rede, 300 cm de comprimento 400 A

Cabo de rede, versão US, 200 cm de comprimento 400 B

Instruções de uso 96116047D

Especificações técnicas S-PILOT™

Tensão de alimentação de rede 100 … 240 V

Frequência de rede 50/60 Hz

Consumo de energia 30 W

Dimensões (L x A x P) 305 mm x 50 mm x 320 mm

(14)
(15)

Anotações

É aconselhável certificar-se da aplicação adequada dos produtos antes de sua utilização em determinada intervenção.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem a finalidade de apresentar momentos da história da saúde pública no Brasil, ocorridos especialmente entre o período imperial e a Cons- tituição republicana de

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

O papel da terapia nutricional, quer seja parenteral (NPT) ou enteral (NE), no manejo das fístulas é ba- sicamente o de tratamento suportivo, para prevenir deteriorização adicional

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Brasil Seguros e Previdência S/A), apresentou os trabalhos da Comissão de Inteligência de Mercado – CIM em 2017, que foram divididos em três projetos: 1) Insurtechs e

Medida extraordinária de apoio à manutenção dos contratos de trabalho (Novas Atualizações ao lay-off simplificado: Decreto-Lei n.º 6-C/2021, de 15 de janeiro, Decreto-Lei