• Nenhum resultado encontrado

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente com as necessidades regionais, desenvolveu pós-graduações nas seguintes áreas: “Direcção Hoteleira”, “Banca, Seguros e Mercados Financeiros”, “Gestão”, “Qualidade, Ambiente e HACCP”, “Gestão e Políticas Públicas”, “Controlo de Gestão e Análise Financeira” , “Auditoria, Controlo de Gestão e Fiscalidade”, “Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais” e “Gestão de Recursos Humanos”.

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber:

 Gestão de Recursos Humanos | 5ª Edição  Gestão de Alojamento Local| NOVA

 Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais | 6ª Edição  Gestão Logística | NOVA

As pós-graduações do ISAL enquadram-se num projeto ambicioso, que pretende ir ao encontro das necessidades permanentes de atualização de conhecimentos e de desenvolvimento de competências operacionais, profissionais e pessoais. Pretende, também, trazer de volta ao ISAL, inúmeros antigos alunos que, estando perfeitamente enquadrados na vida ativa, ainda vêm nesta instituição a sua fonte de conhecimento e saber.

Certos de que as pós-graduações do ISAL serão um desafio estimulante para a sua carreira profissional, convidamo-lo(a) a contatar os nossos serviços de secretariado para informações mais detalhadas.

S a u d a ç õ e s a c a d é m i c a s

D r . J o s é Q u a r e s m a D i r e t o r G e r a l d o I S A L

(3)

O B J E T I V O S

A presente pós-graduação pretende desenvolver competências técnicas e humanas adequadas à gestão de serviços de saúde e de instituições sociais.

Visa, ainda, dotar os participantes de conhecimentos, ferramentas e conceitos imprescindíveis para o desempenho de funções de liderança e chefia em unidades de saúde.

D E S T I N A T Á R I O S

Profissionais detentores de habilitações técnicas compatíveis com a temática da pós-graduação, nomeadamente, licenciados em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Gestão, Economia, Direito ou outras áreas afins que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito da gestão de serviços de saúde e de instituições sociais.

D U R A Ç Ã O e H O R Á R I O S

Duração | 12 Meses

Horário Quinzenal | 6ªFeira | 17h00-23h00 e Sábado | 10h00-13h00 e 14h00-17h00

I N V E S T I M E N T O

Candidatura | 130 €

Propinas Mensais (9 frações de pagamento mensal) | 350 €

Contacte-nos para conhecer outras formas de pagamento, e os nossos descontos adicionais para ex-alunos, protocolos, docentes e formadores. Para informação completa, consulte www.isal.pt

Pós Graduação em

Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais

6 ª E d i ç ã o

(4)

P L A N O D E E S T U D O S

Unidades de Formação

Corpo Docente Previsto

Carga

Horária

ECTS

Liderança das Organizações Dr. Paulo Manica 12 h

34 Sistemas de Informação em Saúde Dar. Sara Sequeira 12 h

Tecnologias da Saúde A confirmar 12 h

Economia da Saúde Doutor Joaquim Miranda Sarmento 12 h Gestão em Serviços de Saúde Doutoranda Amélia Gracias 18 h Gestão de Recursos Humanos Mestre Manuel Freitas 18 h Organização e Gestão de Instituições Sociais Doutorando Élvio Camacho 18 h

Gestão Financeira Doutorando Nelson Abreu 12 h

Contabilidade e Gestão Orçamental Doutorando Nelson Abreu 12 h Gestão da Qualidade em Unidades de Saúde Eng. João Gusmão 12 h

Gestão de Projetos Dra.. Angelina Leal 18 h

Logística integrada aplicada à Saúde Doutora Anabela Almeida 12 h Seminários (6) / 6 h (presença obrigatória) ---- 36 h

C O O R D E N A Ç Ã O C I E N T Í F I C A

S A N C H A D E C A M P A N E L L A , E s p e c i a l i s t a

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Master em Direção Comercial e Marketing, e detentora do título de especialista em Direito.

Advogada e docente do ISAL desde 1997, e a partir do ano de 2000 assumiu a direção da atual Licenciatura em Gestão de Empresas. Cargo que acumula com Vice Diretora-Geral do ISAL.

C O R P O D O C E N T E P R E V I S T O

R e s u m o C u r r i c u l a r

A M É L I A G R A C I A S , D o u t o r a n d a

Licenciada em Enfermagem, Mestre em Ciências de Enfermagem e doutoranda em Enfermagem, na Universidade de Lisboa. Enfermeira Supervisora do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, onde desempenha funções de supervisão e de coordenação do Centro de Formação do Centro Hospitalar. Responsável da disciplina de Investigação no Instituto Piaget de Silves (Curso Superior de Enfermagem).

(5)

A N A B E L A A L M E I D A , D o u t o r a

Doutoramento (Ph.D) em Gestão, com a tese "A Gestão do Aprovisionamento Hospitalar: Estudo dos Hospitais Públicos Portugueses". Mestrado em Gestão e Licenciatura em Gestão de Empresas, pela Universidade da Beira Interior.Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E.. Diretora de MBA, Docente de Licenciaturas, Pós-Graduações e Doutoramentos na Universidade da Beira Interior.

A N G E L I N A L E A L , D r a .

Licenciada em matemática Aplicada e Ciência da Computação pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Pós-graduação em Segurança Higiene e saúde no Trabalho. Carreira de quase 20 anos como consultora, formadora e gestora de projetos nas áreas da qualidade e melhoria de processos principalmente nos sectores de serviços e IT. Perita da comissão técnica de normalização CT 175 – Gestão de projetos. Atualmente é diretor ada qualidade do Grupo Reditus.

É L V I O C A M A C H O , D o u t o r a n d o

Doutorando em Gestão pela Universidade Lusíada, Mestre em Gestão Estratégia do Turismo pela universidade da Madeira, Pós-graduado em Mercados e Ativos Financeiros, INDEG-ISCTE, Licenciado em Gestão Financeira, Bacharel em Gestão de Bancas e Seguros, Bacharel em Gestão Finanças Empresariais pelo IESF. Chief Executive Officer da Accounting Support. Docente do ISAL..

J O Ã O G U S M Ã O , E n g .

Licenciatura em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia. Consultor e formador na área da Gestão da Qualidade, Qualidade em Sistemas de Saúde e HACCP. Certificação em Gestão de Projetos, IPMA -Nivel D. Docente de cursos e Pós-Graduações do ISAL e do ISCS-Sul . Auditor Coordenador Certificado (IPQ). Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade, HACCP e ISO 22000 e FSSC22000.

J O A Q U I M M I R A N D A S A R M E N T O , D o u t o r

Joaquim Miranda Sarmento é doutorado em Finanças em Tilburg, com tema de investigação nas Parcerias Público-Privadas. É mestre em Finanças pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciado em Gestão pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão. Realizou uma pós-graduação em Fiscalidade no IDEFE/ISEG, o Programa Avançado em Parcerias Público-Privadas na Universidade Católica e o “Driving government performance”, na Kennedy School of Government, Harvard University.

Atualmente é assistente de Finanças no ISEG e docente convidado na Catolica Lisbon School. É investigador no Observatório das PPP da Católica.

É assessor económico do Presidente da República. Trabalhou cerca de dez anos no Ministério das Finanças e foi consultor da UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental) da Assembleia da República.

M A N U E L F R E I T A S , M e s t r e

Mestre em Ciências Empresariais ISEG(Universidade Técnica de Lisboa), Pós Graduado em Marketing Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa, Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, com Especialização em Marketing pela Universidade Moderna de Lisboa. Professor, Formador e Coordenador nas Áreas de Gestão Comercial e de Recursos Humanos. Docente no ISAL .

C O R P O D O C E N T E P R E V I S T O

R e s u m o C u r r i c u l a r

Pós Graduação em

Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais

(6)

N E L S O N A B R E U , D o u t o r a n d o

Licenciado em gestão de empresas pelo ISAL, Pós-Graduado em Mercados Financeiros, Banca e Seguros pelo ISAL. Frequenta o doutoramento no ISCTE na área de gestão, estratégia e desenvolvimento empresarial. Consultor na área de projetos de investimentos. Docente no ISAL.

P A U L O M A N I C A , D r .

MBA em gestão de Unidades de Saúde, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Pós-graduação em

Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Atlântica. Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), pelo INA. Pós-graduação em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho. Licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Psicólogo no serviço de saúde ocupacional do

SESARAM. Membro da Comissão de Ética para a Saúde e da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente do SESARAM, E.P.E.

Em processo de candidatura para a especialidade de Psicologia do trabalho, social e das organizações, Especialidade avançada de saúde ocupacional e psicologia do desporto.

S A R A S E Q U E I R A , D r a .

Diretora no Ministério de Saúde Português, Serviços Partilhados

EDUCAÇÃO - Licenciatura em Engenharia Eléctrica e Eletrónica, Ramo de Telecomunicações e Eletrónica, Instituto Superior Técnico (pré-Bologna, 5 anos curriculares). Tese em “Image Coding and Processing – development of an MPEG codec”. Mestrado em Biomedical Engineering, Universidade Católica Portuguesa. Tese em “eHealth: Strategies for Portugal”. Doutoramento em Psicologia. Estudante em Saúde Pública, Políticas e Gestão da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública. Tese em "Health services research: development of methods for the evaluation of e-health services“

EXPERIENCIA - Diretora de Planeamento do Sistema de Informação de Saúde, Ministério de Saúde Português, Serviços Partilhados, 2012-2015. Professora Convidada, várias escolas, 2010 –presente. Freelancer – Consultora de Sistemas de Informação e Tecnologia da Saúde, 2003 -2012. Professora/ Investigadora, Universidade Católica Portuguesa, 2003-2010. Consultora de IT, Sector da Saúde, Nova Base Sistemas de Informação, 2000-2003. Cientista Clínica no Medical Devices Essays and Metrology Laboratory (Notified Body for MDD), NSA -Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Instituto Nacional de Saúde), 1995-2000

C O R P O D O C E N T E P R E V I S T O

R e s u m o C u r r i c u l a r

(7)

C O O R D E N A Ç Ã O P E D A G Ó G I C A

S A N C H A D E C A M P A N E L L A , E s p e c i a l i s t a | scampanella@isal.pt

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Master em Direção Comercial e Marketing, e detentora do título de especialista em Direito.

Advogada e docente do ISAL desde 1997, e a partir do ano de 2000 assumiu a direção da atual Licenciatura em Gestão de Empresas. Cargo que acumula com Vice Diretora-Geral do ISAL.

P R O C E S S O D E C A N D I D A T U R A

O candidato deverá preencher a Ficha de Candidatura, junto dos nossos Serviços de Secretariado (ou no website www.isal.pt) e deverá anexar a seguinte documentação:

| Currículum Vitae atualizado | Certificado de Habilitações | Cartão de Cidadão

C O N D I Ç Õ E S G E R A I S

A V A L I A Ç Ã O D O C U R S O

A avaliação no curso será facultativa. Contudo, os participantes que pretenderem obter o Diploma de Pós-graduação terão de se submeter à avaliação e obter aproveitamento em todas as unidades curriculares.

C O N D I Ç Õ E S D E C E R T I F I C A Ç Ã O 1. No final da pós-graduação serão atribuídos:

 Um certificado de frequência, aos participantes que frequentarem a pós-graduação e não tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;

 Um diploma de pós-graduação, aos participantes que frequentarem a pós-graduação e tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista.

2. Aos estudantes que concluírem apenas algumas unidades curriculares da pós-graduação será atribuído um certificado de frequência, em que sejam mencionados as unidades curriculares que tenham realizado com aproveitamento.

3. Em qualquer dos casos, a atribuição de certificados de frequência e de diplomas de pós-graduação depende da frequência de, pelo menos, 80% da carga horária de contacto.

4. Serão atribuídos créditos ECTS apenas aos estudantes que obtenham aprovação na pós-graduação ou a unidades curriculares integrantes do seu plano curricular.

(8)

I N S T I T U T O S U P E R I O R D E A D M I N I S T R A Ç Ã O E L Í N G U A S R u a d o C o m b o i o , n º 5 | 9 0 5 0 - 0 5 3 F u n c h a l | 2 9 1 7 0 5 7 0 5 w w w . i s a l . p t

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Até aqui, a pauta foi a da necessidade de manter presente a boa-fé e o dever derivado de prestar informação nos negócios jurídicos, em especial nos contratos de seguro e

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá