• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ

CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES - CPqAM

E D I T A L DE CONCURSO PÚBLICO

CURSO DE

DOUTORADO EM

SAÚDE PÚBLICA

(2)

Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

Curso Doutorado em Saúde Pública EDITAL 2007

1. Objetivo do Curso:

O Doutorado tem como objetivo formar doutores capacitados a conduzir pesquisas em áreas específicas e docentes para o ensino superior e pós-graduação Lato e Stricto Sensu; comprometidos com uma visão contemporânea da temática regional, nacional e internacional. Com área de concentração em Saúde Pública, o curso é estruturado em três áreas temáticas: Epidemiologia e Políticas de Saúde; Saúde Ambiental e Controle de Endemias e Métodos Diagnósticos.

2. Clientela:

Profissionais de nível superior da área de saúde e afins.

3. Número de Vagas:

15 (Quinze) vagas.

4. Linhas de Pesquisa:

Epidemiologia e Políticas de Saúde

• Epidemiologia, controle e vigilância das doenças infecciosas e parasitárias. • A saúde das populações: cidade e campo no contexto regional.

• Epidemiologia das doenças crônicas e degenerativas e envelhecimento populacional.

• Políticas de saúde, gestão, planejamento e avaliação dos serviços de saúde pública.

• Sistemas de informação de mortalidade, morbidade, assistenciais e sócio- demográfica.

• Política de informação social

Saúde Ambiental

• Estudos das situações de riscos ambientais e do trabalho para a saúde.

Controle de Endemias e Métodos Diagnóstico

• Desenvolvimento e validação de métodos de diagnósticos em Saúde Pública. • Biologia, ecologia e controle de vetores de doenças endêmicas.

• Estudos de biologia celular e molecular de patógenos e de seus vetores aplicada ao controle de doenças endêmicas e epidêmicas.

5. Orientadores credenciados do Programa disponíveis para orientação

1. Alzira Maria Paiva de Almeida (Epidemiologia molecular) 2. Ana Maria de Brito (Epidemiologia)

3. André Monteiro Costa (Políticas de Saúde e Saneamento)

4. Christina Alves Peixoto (Biologia celular e ultraestrutura de parasitos) 5. Constança Clara Gayoso Simões Barbosa (Epidemiologia)

6. Constancia Flávia Junqueira Ayres (Genética de populações e vetores) 7. Eridan de Medeiros Coutinho (Imunopatologia)

8. Ernesto Torres de Azevedo Marques Junior (Imunômica)

9. Fábio André Brayner dos Santos (Biología Celular e Ultraestrutura de parasitos) 10. Frederico Guilherme Coutinho Abath (Imunologia , biologia molecular e diagnõstico) 11. Haiana Charifker Schindler (Método de diagnóstico)

12. José Luíz do A. Correa de Araújo Júnior (Políticas de Saúde) 13. Laura Helena Vega Gonzales Gil (Virologia Molecular)

14. Lia Giraldo da Silva Augusto (Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) 15. Luiz Carlos Alves (Biología Celular e Ultraestrutura de parasitos) 16. Maria Alice Fernandes Branco (Informação em Saúde)

17. Maria Cynthia Braga (Epidemiologia)

18. Maria Helena Neves Lobo Silva Filha (Controle biológico de vetores) 19. Maria Rejane Ferreira da Silva (Epidemiologia)

20. Nilma Cintra Leal (Epidemiologia molecular)

21. Norma Lucena Cavalcanti Licínio da Silva (Biologia molecular) 22. Osvaldo Pompilio de Melo Neto (Biologia molecular)

23. Regina Célia Bressan Figueiredo (Biologia celular e ultraestrutura de parasitos) 24. Ricardo Antônio Wanderley Tavares (Demografia)

25. Silvia Maria Lucena Montenegro (Imunologia e método diagnóstico)

26. Sinval Pinto Brandão Filho (Epidemiologia e biologia de vetores e reservatório) 27. Tereza Cristina Leal Balbino (Epidemiologia molecular)

28. Tiago Maria Lapa (Epidemiologia)

29. Ulises de Mendonça Braga Neto (Bio-informática)

30. Valéria Rego Alves Pereira (Imunologia e método diagnóstico) 31. Wayner Vieira de Souza (Epidemiologia)

32. Yara de Miranda Gomes (Imunologia e método diagnóstico) 33. Zulma Maria de Medeiros (Epidemiologia e controle de endemias)

6. Disciplinas: obrigatórias

- Tópicos Avançados em Saúde Pública - 60 horas ( 04 créditos) - Filosofia da Ciência e Bioética - 45 horas (03 créditos) - Seminários Avançados de Pesquisas - 75 horas (05 créditos)

Eletivas - 45 horas (03 créditos)

(Definidas com o orientador como necessárias, em função do projeto de tese)

- Antropologia Médica: Teoria e Método - Avaliação de Programas e Serviços de Saúde - Bioestatística

- Bioestatística Avançada

- Biologia Molecular Avançada da Interação Vetor/Parasita - Construção de Projetos de Pesquisa em Saúde Pública

- Entomologia Médica

- Epidemiologia Ambiental

- Epidemiologia e Controle de Endemias

- Estudos Avançados em Biologia Molecular

- Estudos com Microscopia eletrônica

- Imunologia Básica

- Informações em Saúde: Política, Gestão, Conceitos e Sistemas - Interdisciplinariedade: Ambiente e Desenvolvimento Humano - Introdução à Epidemiologia Molecular

- Metodologia Qualitativa em Pesquisa Social

(3)

- Planejamento e Análise de Estudos Epidemiológicos

- Planejamento e Gestão em Saúde

- Recursos Humanos em Saúde: Campo de Pesquisa e de Ação

- Saúde, Desigualdade, Pobreza

- Sociedade, Estado e Políticas de Saúde - Tópicos em Biologia Celular I - Tópicos em Biologia Celular II - Vigilância Ambiental

7. Bolsa de Estudo:

Não está assegurada bolsa para os alunos do Doutorado. As possíveis bolsas serão concedidas de acordo com critérios de classificação definidos pelos órgãos de fomento (CAPES, CNPq, etc) e pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).

8. Regime e Duração:

Regime: dedicação integral Duração: 48 meses.

9. Quantidade de Créditos:

O número de créditos mínimo exigido é 94 (noventa e quatro). Ao trabalho e defesa de tese serão creditados 40 (quarenta) créditos, às disciplinas obrigatórias 12 (doze) créditos, e às disciplinas eletivas 12 (doze) créditos. Os demais créditos deverão ser obtidos de acordo com os critérios estabelecidos no regimento interno do programa.

10. Inscrições:

Início: 01/12/2006 Término: 15/01/2007

As inscrições serão efetuadas no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br) link inscrições - Saúde Pública CPqAM. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma. Este formulário, posteriormente, deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via correios ou pessoalmente, juntamente com os documentos exigidos, listados abaixo, para a Secretaria Acadêmica do CPqAM, quando só então terá sua inscrição homologada.

11. Documentação para Inscrição:

O candidato deverá informar, no Curriculum Vitae (CV) apresentado, a que base de dados está(ão) vinculado(s) o(s) artigo(s) publicado(s) ou aceito(s) para publicação.

Os critérios para análise de títulos e CV estão expressos no anexo II deste edital. O candidato deverá preencher o formulário específico (anexo III) onde fará sua auto pontuação, apresentando os documentos comprobatórios rigorosamente na ordem descrita no formulário. Esta pontuação será avaliada e confirmada pela banca examinadora.

O candidato que encaminhar a documentação exigida, via correios, deverá fazê-lo com postagem até às 24:00h do último dia de inscrição. Sendo a sua inscrição homologada, só após a conferência da documentação:

• Diploma + histórico escolar do curso de graduação (cópia legível frente e verso);

• Diploma ou declaração de conclusão + histórico escolar do curso de mestrado e outros cursos de pós-graduação (cópia legível frente e verso);

Curriculum Vitae, (anexo I);

Formulário para entrega e pontuação da análise de títulos (anexo III) com cópia legível dos documentos comprobatórios;

• Carteira de identidade, titulo de eleitor e CPF (cópia legível frente e verso);

• Projeto de pesquisa (anexo IV) em uma das linhas de pesquisa do programa, indicando a linha de pesquisa e orientador;

• Carta de aceitação (anexo V) de um orientador proposto, credenciado pelo programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, caracterizando o potencial do candidato e a coerência do projeto em sua linha de pesquisa;

• Em caso de candidato com vínculo empregatício, carta de liberação (anexo VI) da chefia superior da sua instituição de origem, garantindo que, caso seja selecionado, poderá freqüentar o Doutorado, em tempo integral, durante os 48 (quarenta e oito) meses. Em caso de candidato sem vínculo empregatício, exigir-se-á um documento (anexo VII) no qual este se declare em condição de freqüentar o curso em tempo integral, durante os 48 (quarenta e oito) meses, mesmo se não for obtida bolsa de estudo;

• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais). Para crédito da FIOTEC - Banco do Brasil (001) - Agência 2234-9 - Conta 94.261-8 (não serão aceitos agendamento de depósito nem depósito efetuado por envelope)

12. Seleção Etapa I

- Prova de compreensão de língua inglesa; de caráter eliminatório.

Nesta etapa será avaliada a capacidade de compreensão do idioma, por parte do candidato, não lhe sendo atribuída pontuação para as etapas subseqüentes. O candidato será informado apenas se foi “aprovado” ou “reprovado” considerando o ponto de corte 6,0 (seis).

O exame será realizado pelo Departamento de Letras da UFPE, que ficará responsável pela aplicação, correção e informação do resultado ao CPqAM, que divulgará a lista dos aprovados.

Estará dispensado o candidato que no ato da entrega da documentação para inscrição, apresentar declaração de proficiência na língua (TOEFL, Michigan, Cambridge e IELTS) a ser validado pelo Deptº de Letras da UFPE. Também será dispensado o candidato que comprovar haver residido em país de língua inglesa por no mínimo 12 meses.

Dia: 05/02/2007 Horário: das 14:00 às 17:00 horas Local: Sala de aula do CPqAM. Resultado da etapa I: dia 07/02/07 a partir das 10:00 horas, afixado na Secretaria Acadêmica na plataforma Siga e no site do CPqAM.

Etapa II

- Análise de projeto; de caráter eliminatório - Nota Mínima 7,0 (sete) - Valor ponderal 4 (quatro)

Nesta etapa serão eliminados os candidatos que não atingirem a 25ª classificação, em ordem decrescente das notas. No caso de empate na ultima posição, todos os candidatos empatados passarão para a etapa seguinte.

Resultado da etapa II: dia 09/02/07 a partir das 10:00 horas, afixado na Secretaria Acadêmica, na plataforma Siga e no site do CPqAM.

Etapa III

- Entrevista e análise de curriculum; de caráter classificatório - Valor ponderal 6 (seis) sendo 3 (três) atribuído ao curriculum e 3 (três) à entrevista.

Dias: 12, 13 e 14/02/07 Horário a ser definido e afixado na Secretaria Acadêmica e no site do CPqAM.

(4)

Resultado Final com lista dos classificados

Dia: 14/02/07 a partir das 14:00 horas, afixado na Secretaria Acadêmica e no site do CPqAM.

Só serão considerados aprovados, os candidatos que obtiverem média final mínima 7,0

(sete). Estes serão classificados em ordem decrescente em função da média final obtida

e o número de vagas ofertado.

Na hipótese de igualdade de pontos na última colocação, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato: a) com maior nota no projeto; b) com maior nota no currículo; c) com maior idade.

Será desclassificado o candidato que:

• Não comparecer a qualquer uma das etapas do processo seletivo ou chegar fora do horário estabelecido;

• Deixar de cumprir qualquer um dos itens deste Edital;

• Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização da prova; • Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado.

13. Seleção de Alunos Estrangeiros

Informações sobre a seleção de alunos estrangeiros poderão ser obtidas na homepage do CPqAM (http://www.cpqam.fiocruz.br)

14. Matrícula

No período de 15 a 28/02/2007, no horário de 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00h, na Secretaria Acadêmica do CPqAM munido da documentação abaixo relacionada.

• Ficha de Matrícula, fornecida pela Secretaria Acadêmica preenchida e assinada;

• 02 fotografias 3x4;

• Certidão de casamento, caso haja alteração do nome (cópia legível);

• Comprovante de conclusão do curso de Mestrado, para o candidato que não o apresentou no ato da inscrição;

• Comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 50,00 (Cinqüenta reais), para crédito da FIOTEC - Banco do Brasil (001) - Agência 2234-9 – Conta corrente nº 94.261-8

(Não serão aceitos agendamento de depósito nem depósito efetuado por envelope).

OBS.: O candidato classificado que deixar de efetuar matrícula, no período

estabelecido, será considerado desistente, sendo eliminado do processo seletivo.

15. Orientação Acadêmica

O aluno terá um orientador credenciado do programa a partir do início das atividades de obtenção de créditos até a conclusão do curso com a defesa da tese.

16. Calendário

Publicação de Aviso de Edital 17/09/06 Em jornal de grande circulação

Inscrições 01/12/06 a 15/01/07 Via on-line (plataforma SIGA)

Prova de inglês 05/02/07 Das 14:00 às 17:00 h

Resultado da etapa I (prova de inglês)

07/02/07 A partir das 10:00h (afixado na

SEAC, plataforma Siga e no site do CPqAM)

Resultado da etapa II (Análise de projetos)

09/02/07 A partir das 10:00h (afixado na

SEAC, plataforma Siga e no site do CPqAM)

Entrevistas, análise de curriculum e projetos

12,13,14/02/07 Horário a ser definido e informado na ocasião

Resultado final com lista dos classificados

14/02/07 A partir das 14:00h (afixado na

SEAC, plataforma Siga e no site do CPqAM)

Matrícula 15 a 28/02/07 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00h na

Secretaria Acadêmica do CPqAM

Início das aulas Março/2007 Horário a ser divulgado

Para os candidatos não classificados na seleção pública do Doutorado (turma 2007), os documentos ficarão à disposição dos mesmos na Secretaria Acadêmica, durante o período de até 90 (noventa) dias, após este período serão expurgados.

OS CASOS OMISSOS SERÃO DIRIMIDOS PELA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO (CPG) DO CPqAM.

(5)

ANEXO I

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

1.

Dados Pessoais.

2.

Formação Acadêmica

Graduação

Estágios

Iniciação Científica

Monitoria

3.

Pós-Graduação

Curso de Atualização

Curso de Aperfeiçoamento

Curso de Especialização

Curso de Residência

Curso de Mestrado

4.

Produção Técnico-Científica

4.1. Publicações

Artigos

Livros

Capítulos de livro

Resumo em anais de congresso

4.2. Patentes

5.

Atividades Didáticas

Participação em disciplinas de graduação

Participação em disciplinas de pós-graduação

Orientação/co-orientação de monografia de pós-graduação

Orientação/co-orientação de alunos de PROVOC

Preceptoria de aluno residência

6.

Experiência profissional e atividades administrativas

Função de chefia

Coordenação de programa e/ou projeto

Outras experiências profissionais

7.

Outros

Participação em banca examinadora de monografia de pós-graduação

Participação em mesa redonda de congresso

Conferência, palestra, seminário (internacional)

Conferência, palestra, seminário (nacional)

Prêmio de natureza acadêmica

(6)

ANEXO II

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE TÍTULOS E CURRICULO

Curso: Doutorado em Saúde Púbica

Item

Pontuação

Unitária

Pontuação Máxima

1. Formação acadêmica

1.1 PIBIC (mínimo de 1 ano)

2,0

6,0

1.2 Monitoria em curso de graduação / Iniciação Científica - não PIBIC (mínimo

de 1 ano)

1,0

2,0

1.3 Estágio e/ou treinamento, não curricular, após a graduação (mínimo de 160h)

2,0

4,0

1.4 Curso de Atualização (mínimo 30 horas)

1,0

1,0

1.5 Curso de Aperfeiçoamento (mínimo 180 horas)

1,5

1,5

1.6 Curso de Especialização em Saúde Pública (mínimo 360 horas)

4,0

4,0

1.7 Curso de Especialização em área afim da Saúde Pública (mínimo 360 horas)

3,0

3,0

1.8 Curso de Residência em Saúde Coletiva

4,5

4,5

1.9 Curso de Residência em área afim da Saúde Coletiva

4,0

4,0

1.10 Curso de Mestrado em Saúde Pública

20,0

20,0

1.11 Curso de Mestrado em área afim da Saúde Pública

18,0

18,0

Total (máximo)...

35,0

2. Produção técnico-científica

2.1 Artigo publicado em revista indexada (Medline, Lilacs e/ou Scielo)

8,0

40,0

2.2 Artigo publicado em revista não indexada

2,0

6,0

2.3 Autoria ou organização de livro

5,0

5,0

2.4 Autoria de capítulo de livro

3,0

6,0

2.5 Resumo de trabalho publicado em anais de congresso

1,0

15,0

2.6 Patente ou privilégio de invenção

10,0

10,0

Total (máximo)...

40,0

3. Atividades didáticas

3.1 Participação em disciplinas de graduação (mínimo 15 h ministradas)

2,0

10,0

3.2 Participação em disciplinas de pós-graduação (mínimo 15 h ministradas)

3,0

12,0

3.3 Orientação/co-orientação de monografia de pós-graduação

5,0

10,0

3.4 Orientação/co-orientação de alunos de Programa de Vocação Científica-

PROVOC (mínimo de 1 ano)

2,0

4,0

3.5 Preceptoria de residência (mínimo de 1 ano)

5,0

10,0

Total (máximo)...

15,0

4. Experiência profissional e atividades administrativas

4.1 Função de chefia (mínimo de 2 ano)

2,0

4,0

4.2 Coordenação de programa e/ou projeto (mínimo de 2 ano)

2,0

4,0

4.3 Outras experiências profissionais (mínimo de 2 ano)

1,0

2,0

Total (máximo)...

5,0

5. Outros

5.1 Participação em banca examinadora de monografia de pós-graduação

1,0

4,0

5.2 Participação em mesa redonda de congresso

2,0

4,0

5.3 Conferência, palestra ou seminário internacional

2,5

5,0

5.4 Conferência, palestra ou seminário nacional

2,0

4,0

5.5 Prêmio de natureza acadêmica

2,5

5,0

5.6 Aprovação em concurso público

2,5

5,0

(7)

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA ENTREGA E PONTUAÇÃO DA ANÁLISE DE TÍTULOS

(o documento comprobatório deverá estar rigorosamente numerado na mesma ordem

descrita neste formulário)

OBS: Utilize quantas folhas forem necessárias, continuando a numeração.

Inscrição Nº ______________________

Curso: Doutorado em Saúde Púbica Ordem Título Pontuação (Candidato) Pontuação (Banca) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 TOTAL:

(8)

ANEXO IV

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

1.

Identificação

Candidato:

Orientador:

2.

Projeto:

2.1. Justificativa:

2.2.Objetivos gerais e específicos:

2.3.Metodologia:

2.4.Viabilidade:

2.5.Cronograma de execução:

2.6.Referências:

Formato: Times New Roman 12

Espaço 1,5

(9)

MODELO DE CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR PROPOSTO

Recife,...de...de...

Á

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO CPqAM/FIOCRUZ

Prezados Professores,

Informo, para fins de inscrição no processo seletivo para o Curso de Doutorado em Saúde

Pública (turma 2007), que aceito ser orientador do candidato(a) ______________________

___________________________, na área temática _______________________________,

caso o(a) mesmo(a) seja selecionado(a) e matriculado(a) no referido curso.

Atenciosamente,

(10)

ANEXO VI

MODELO DE CARTA DE LIBERAÇÃO (CANDIDATO COM VÍNCULO

EMPREGATÍCIO)

– em papel timbrado da instituição de origem –

Local e data,

AO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CPqAM/FIOCRUZ

Prezados Senhores,

Informamos que a instituição _________________, através do departamento __________,

concorda e aceita em liberar o(a) funcionário(a) _________________________________,

caso seja selecionado(a), para freqüentar o curso de Doutorado em Saúde Pública,

oferecido por esta instituição, durante os 48 (quarenta e oito) meses em tempo integral.

Atenciosamente.

_____________________________________________

Carimbo e assinatura da chefia superior

(11)

ANEXO VII

MODELO DE DECLARAÇÃO (CANDIDATO SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO)

DECLARAÇÃO

Eu, ____________________________________________ , enquanto candidato(a) ao

curso de Doutorado em Saúde Pública do CPqAM/FIOCRUZ, declaro que, caso seja

selecionado(a), estou em condições de freqüentar o curso, em tempo integral, durante os 48

meses, mesmo se não for concedida bolsa de estudo.

Local e data,

_______________________________________

Nome e assinatura do candidato

Referências

Documentos relacionados

Reginaldo Inojosa Carneiro Campello (PE) • Sobre o documento médico

Analisando a proposição de Fraga (2010) e levando em consideração a afirmativa de Neto (2011), as inovações e competitividade são constantes neste processo de globalização.

Chamar o menu Diagnóstico, acionar o motor e verificar o impulso giratório F4043 Doseador 2 não reage Alarme Defeito mecânico no motor de dosagem ou rutura de cabo Chamar o

15.7 Não acudindo interessados no imóvel objeto desta licitação, o Coren/SP poderá repetir todo o procedimento ou levá-lo, no todo ou em parte, a seu exclusivo

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Portanto, as normas ISO, ABNT e Petrobras devem ser consultadas e analisadas durante a aplicação de procedimentos metodológicos da Arquivo- logia relacionados à gestão e

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

O Município de Nova Brasilandia D’Oeste - RO, através da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA; e Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAIC, torna público que estão abertas