• Nenhum resultado encontrado

COPEL DISTRIBUIÇÃO Diretoria de Engenharia Medição de Energia DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COPEL DISTRIBUIÇÃO Diretoria de Engenharia Medição de Energia DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE TRIAGEM DE MEDIDORES

COPEL DISTRIBUIÇÃO

1.1.1.1 Diretoria

de Engenharia

1.1.1.1.1 Medição

de Energia

1.1.1.1.2 Equipe

de

Implantação e

CRITÉRIOS PARA

CREDENCIAMENTO DE

RECUPERADORAS DE

MEDIDORES ELETROMECÂNICOS

MARÇO / 2003

MEDIÇÃO DE ENERGIA

DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA

(2)

ÍNDICE 1 - OBJETIVO 3 2 – NORMAS APLICÁVEIS 3 3 - RECURSOS MÍNIMOS 3 3.1 - Produção... 3 3.2 – Recursos humanos... 3

3.3 - Recursos de maquinaria e ferramental de produção... 3

3.4 - Recursos de terceiros ... 4

4 - CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA 4 5 - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 4 5.1 - Controle metrológico... 4

5.2 - Normalização... 5

5.3 - Controle de Documentos ... 5

5.4 - Planejamento e Controle de Produção... 5

6 - ORGANIZAÇÃO 5 6.1 - Almoxarifado ... 5 6.2 – Sala de limpeza... 6 6.3 – Oficina de recuperação ... 6 6.4 – Laboratório de Calibração... 6 6.6 – Sistemas de apoio... 6 7 - LOTE PILOTO 7

(3)

1 - OBJETIVO

Este documento tem como objetivo estabelecer as mínimas condições técnicas necessárias para a avaliação e/ou habilitação de empresas recuperadoras de medidores eletromecânicos de energia elétrica, que pretendam prestar este serviço à COPEL.

2 – NORMAS APLICÁVEIS

Etc 4.04 - Especificação Técnica para Medidores de Energia NBR 5313 - Aceitação de Lotes de Medidores de Energia Ativa NBR 8377 - Medidor de Energia Ativa - Especificação

NBR 8378 - Medidor de Energia Ativa - Ensaios - Método de Ensaio

NBR 8379 - Medidor de Energia Ativa e Reativa - Valores Nominais, Disposições dos terminais, Dimensões e Ligações Padronização

NBR 6146/1980 - Invólucros de equipamentos elétricos – Proteção; TB-19 - Eletricidade geral - Terminologia;

TB-19-3 - Instrumentos elétricos e eletrônicos de medição - Terminologia;

Projeto de norma 03:66.02-013 - Equipamentos eletrônicos auxiliares para uso em medição de energia.

MB 2571 - Registradores digitais para tarifação diferenciada - Verificação de protótipos - Método de ensaio;

Relatório CODI - 1.2.07.07.0 - Recuperação de medidores de energia elétrica NORMA COPEL - EMBALAGEM UNITIZADA- Desenhos 0-07-00-005 e 3-31-02-001

Regulamento Técnico Metrológico - Portaria 246/02 (20/12/2002); 3 - RECURSOS MÍNIMOS

3.1 - Produção

As empresas pretendentes devem apresentar condições técnicas para o cumprimento de todas as exigências contratuais e especificações técnicas pertinentes.

Tanto as instalações como os processos produtivos bem como produtos acabados estarão sujeitos à inspeção da COPEL a qualquer tempo e independentemente de prévio aviso.

3.2 - Recursos humanos

A empresa pretendente deve possuir um responsável permanente pela linha de produção (Engenheiro ou Técnico), e número adequado de funcionários com conhecimentos técnicos e treinamento especifico na atividade de recuperação de medidores de energia elétrica.

Será exigida a presença contínua do responsável técnico durante a execução dos serviços.

3.3 - Recursos de maquinaria e ferramental de produção

A empresa pretendente deve possuir em número adequado ao volume de serviços que se compromete a prestar à COPEL, os seguintes materiais e/ou equipamentos:

(4)

- compressor para pintura e serviços gerais

- compressor para jateamento de micro esfera de vidro - cabine de jateamento para micro esfera de vidro - furadeira

- morsa - esmeril - estufa

- Fonte de tensão alternada para Teste de rigidez dielétrica ( O a 2,5 KV) - Equipamentos para calibração de medidores de energia elétrica

- Multímetros

- Padrões de Wh de serviço com adequada classe de exatidão - Bancadas de serviço adequadas ao trabalho a ser executado

- Ferramentas (alicates, chaves de fenda, decapadores de fio, ferros de solda, sugadores de solda, jogos de chaves de boca e ou tipo canhão, lupas, pinças, espátulas, escovas manuais, escovas rotativas, etc.)

- Microcomputadores

3.4 - Recursos de terceiros

Quando o pretendente utilizar serviços de terceiros para determinadas tarefas ou etapas da produção, deverá garantir que os serviços prestados atendam aos requisitos da qualidade, através de ensaios e verificações apropriadas.

Nesta condição o pretendente fica dispensado da apresentação dos equipamentos, materiais e instalações relacionadas com as atividades sub-contratadas.

4 - CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA

As áreas de limpeza, jateamento e pintura deverão ser isoladas das áreas de recuperação e calibração dos medidores, assim como as áreas de recuperação e calibração deverão estar isoladas entre si.

- A área de calibração deverá ter um controle de temperatura e umidade relativa do ar

- A área de pintura deverá possuir exaustão ou ventilação suficiente para renovação de ar

- Deverá possuir equipamentos para combate a incêndio em quantidade suficiente e em condições de uso, conforme Regulamento Nacional de Segurança

- As áreas de ensaios elétricos deverão estar sinalizadas e protegidas - As instalações elétricas e hidráulicas deverão estar em boas condições

- Equipamentos energizados e em operação devem estar adequadamente sinalizados ou protegidos

5 - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 5.1 - Controle metrológico

Os medidores padrões de Wh deverão ser rastreados aos padrões da RBC (Rede Brasileira de Calibração). Deverão ser mantidos registros das calibrações dos padrões, bem como histórico de manutenções corretivas e ou preventivas dos mesmos.

(5)

adequado controle dos mesmos.

A empresa deverá ter condições de fornecer em meio eletrônico os resultados das calibrações efetuadas nos medidores recuperados.

5.2 - Normalização

Deverá atender à legislação vigente (Portaria 246/02 - INMETRO) referente a Medidores de Energia Elétrica.

Deverá conter documentos comprobatórios da normalização dos procedimentos e valores a serem praticados durante a recuperação, calibração e inspeção, como sistemas de qualidade, controle de documentos, ensaios realizados nos equipamentos, etc..

5.3 - Controle de Documentos

Deverá ter acessíveis e atualizados os seguintes documentos: Especificações Técnicas quando aplicável

Normas ABNT relacionadas no Item 2 Desenhos e esquemas dos equipamentos

Método de recuperação/calibração (Manual de Procedimentos)

Certificados de calibração dos equipamentos utilizados nas calibrações

Registros de ensaios dos medidores recuperados e dos equipamentos de calibração

5.4 - Planejamento e Controle de Produção

Deverá conhecer sua capacidade de recuperação para medidores monofásicos e polifásicos de modo a definir os recursos necessários para o cumprimento das obrigações contratuais.

O proponente deverá demonstrar a sua capacidade de produção mediante a apresentação de documentos comprobatórios da eficácia e pontualidade de serviços prestados.

Deverá possuir critérios de controle de qualidade dos processos ao longo da produção, avaliando e registrando as ocorrências anormais e a incidência de retrabalho.

É desejável que o pretendente possua plano de preparação, treinamento e desenvolvimento de mão de obra específica, seja de caráter interno com aprendizado prático, ou externo através de cursos em instituições de ensino profissionalizante ou convênios de estágios com fabricantes.

6 - ORGANIZAÇÃO 6.1 - Almoxarifado

O Almoxarifado deverá ser compatível com a movimentação solicitada pelo serviço contratado. Deverão estar bem definidas a s seguintes situações:

- Local adequado e delimitado para armazenagem de medidores a recuperar (entrada)

- Local adequado e delimitado para armazenagem de peças sobressalentes - Local adequado e delimitado para armazenagem de medidores recuperados

(6)

- Local adequado e delimitado para armazenagem de medidores recuperados e liberados na inspeção (saída)

- Local adequado e delimitado para armazenagem de medidores recuperados recusados na inspeção

- Local adequado e delimitado para armazenagem de medidores irrecuperáveis - Local adequado e delimitado para armazenagem de instrumentos de serviço e ferramental

- Local adequado e delimitado para armazenagem de peças sobressalentes não utilizadas

- Local adequado e delimitado para armazenagem de materiais de serviço não poluentes, não tóxicos e não inflamáveis

- Local adequado e delimitado para armazenagem dos materiais de serviço poluentes, tóxicos ou inflamáveis (incluindo embalagens de papelão e paletes de madeira)

- Local adequado e delimitado para armazenagem dos materiais descartados - Local adequado para embalagem, armazenamento e expedição

- Espaço físico adequado para acesso de veículos para movimentação (carga e descarga)

6.2 - Sala de limpeza

Deverá dispor de mecanismos adequados para limpeza dos medidores, como escovas rotativas, ar comprimido, lavatórios, balcões, etc.

Quando estiver associado ao serviço de limpeza o serviço de pintura por jateamento, os ambientes deverão ser isolados entre si e possuir adequadas proteções de segurança.

Em qualquer situação, os ambientes de limpeza e pintura deverão estar isolados dos ambientes de almoxarifado, recuperação e calibração.

6.3 - Oficina de recuperação

Deverá dispor de bancadas apropriadas para desmontagem e montagem dos medidores, distribuídas de forma a evitar a contaminação (mistura de peças de medidores diferentes).

Deverá possuir adequada iluminação e proporcionar condições de trabalho compatíveis com o nível de qualidade esperado e com a natureza dos serviços. 6.4 - Laboratório de Calibração

Deve ser construído em pelo menos dois ambientes: um ambiente exclusivo para calibração, o qual deverá atender à NBR 6690 ou outra Norma que vier a substituí-la, sem prejuízo das exigências contratuais específicas; um segundo ambiente para uso de serviços de apoio da calibração, como abertura, fechamento, selagem dos medidores recuperados e serviços de inspeção.

Deverá permitir aos inspetores da COPEL a execução de ensaios de Aceitação de Lotes preferencialmente sem prejuízo da produção / calibração normal.

Deve possuir bancadas e ferramental de apoio, de uso exclusivo do Laboratório. Deve possuir equipamento de calibração certificado preferencialmente capaz de emitir relatórios de calibração em arquivo eletrônico.

6.5 - Sistemas de apoio

(7)

estabilizado e independente das demais instalações. As tomadas de energia deverão ser identificadas quanto ao nível da tensão de serviço e não deverão ser obstruídas . Os locais de utilização de equipamentos que operam com tensões mais elevadas como teste de dielétrico, deverão ser sinalizados.

- Instalação hidráulica: não deve apresentar vazamentos e estar devidamente isolada dos circuitos elétricos e das áreas de serviços.

- Ar comprimido: A rede de ar comprimido que alimenta os serviços de limpeza, recuperação e pintura deverão possuir dispositivos de ajuste da pressão de trabalho em cada ambiente. O ar utilizado nos serviços não deve conter umidade em condensação.Os compressores devem estar localizados em ambiente apropriado e estar sujeitos a manutenção periódica.

- Sistema de pintura: o ambiente de pintura deve estar localizado de forma a não poluir ou contaminar os demais ambientes de trabalho ou de almoxarifado. Quando utilizar dispositivos eletroquímicos, como decapagem, zincagem ou eletrólise, deverão possuir sistema de exaustão forçada de modo a dispersar vapores tóxicos e corrosivos ou possuir sistema de tratamento adequado.

Nota: quando expostas, as tubulações de ar e água deverão estar pintados com as respectivas cores, conforme Normas de Segurança.

7 - LOTE PILOTO

Com o objetivo avaliar a real capacidade TÉCNICA da empresa proponente, esta deverá realizar uma experiência piloto, ou seja, a recuperação de uma determinada quantidade de medidores sem ônus para a COPEL. Os modelos e a quantidade bem como a natureza dos respectivos defeitos dos medidores a serem recuperados na experiência-piloto serão definidos pela COPEL. A avaliação será feita levando-se em conta os aspectos de qualidade dos serviços executados e da calibração e ensaios dos medidores.

Referências

Documentos relacionados

Para criar uma interface de rede tipo Microsoft Loopback Adapter é necessário que o sistema operacional seja Windows XP ou Windows 2003 Server. No Painel de controle do

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Nas hipóteses em que a GESTORA detenha, direta ou indiretamente, influência nas decisões de investimento dos fundos/veículos de investimento no exterior acima listados, para fins

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Como materialização dessa discussão, busco aqui a construção de uma sequência didática que tem como objetivo abordar a problemática do saneamento básico a partir do

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Conector de Derivação Tipo Cunha – Conector próprio para ser instalado nas ligações de unidades consumidoras por meio de ramais de ligação aéreo, ramais de entrada subterrâneos

Em caso de não pagamento, mesmo que parcial, da factura à data de abertura do SIPP, a organização pode recusar o acesso ao SIPP por parte do expositor, passando a