• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Divisão de Pós-Graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Divisão de Pós-Graduação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE DISCIPLINA

SETOR: Ciências Agrárias e de Tecnologia DEPARTAMENTO: Engenharia Civil

DISCIPLINA: Inovações Tecnológicas e Qualidade Carga horária total: 32 horas

Destina-se ao Curso de Especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações do Programa de Residência Técnica

Ementa: Inovação de materiais. Inovação de processos construtivos. Gestão da Qualidade. BIM. Segurança do Trabalho. Tendências.

Objetivo geral

Aprofundar e atualizar os conhecimentos dos profissionais da área sobre as inovações tecnológicas, técnicas e de segurança do trabalho de gestão existentes. explorá-la, com vistas a promover a atualização dentro do setor da construção civil.

.

Objetivos específicos:

a) Promover a atualização do profissional dentro do setor da construção civil nas inovações tecnológicas de materiais e processos construtivos;

b) Compreender a situação do setor da construção civil na questão de gestão de qualidade e demais sistemas inerentes;

c) Entendimento dos sistemas de gestão da qualidade, em específico o PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Habitação; d) Compreender o sistema integrado de gestão – qualidade, meio ambiente e

saúde e segurança no trabalho;

e) Compreender os principais conceitos e terminologias relacionados à Tecnologia e Processo BIM;

(2)

g) Apresentar as principais tendências do uso do BIM na construção civil. h) Reconhecer as Normas de segurança;

i) Identificar questões de riscos de acidentes;

j) Determinar medidas de proteção para os trabalhadores;

k) Executar e cumprir as diretrizes estabelecidas em normas. apropriar as formas de organização de canteiros de obras.

Estruturação do conteúdo da disciplina

Unidade Conteúdo

1 Conceitos relacionados com a racionalização e industrialização no processo de produção de edifícios: técnicas, métodos, processos e sistema construtivo. Tecnologia na construção civil.

2 Introdução e conceituação dos diversos sistemas construtivos: Caracterização dos sistemas construtivos convencional, racionalizado e industrializado e identificação das principais diferenças na forma de gestão da produção; Evolução tecnológica dos métodos, processos e sistemas construtivos, Classificação e Desenvolvimento de métodos, processos e sistemas construtivos.

3 Estudo dos principais sistemas construtivos: Racionalizado - Alvenaria estrutural: conceituação, histórico, análise comparativa com outros processos construtivos. Materiais empregados - os blocos e as argamassas: tipos e características. Tipologia dos edifícios e processo construtivo em alvenaria estrutural, Industrializado - Pré-moldados de contreto: tipos de elementos, materiais, vantagens e desvantagens. Tipologias de edifícios em estruturas pré-moldadas de concreto.

4 Tecnologia convencional e industrializada: Apresentação e análise crítica das principais tecnologias na construção civil. Utilização e ações nas fôrmas e classificação por tipo de material empregado, Sistemas de fôrmas: fôrmas especiais, fixas e deslizantes, Patologia e recuperação de fôrmas.

5 Centrais e bombeamento de concreto e argamassas: Considerações sobre os aspectos tecnológicos e econômicos de argamassas e concreto dosado em central. Apresentação da rotina e métodos de dosagem.

6 Concreto projetado: Histórico, definições, propriedades fundamentais e aplicações, Normalização, Processos e equipamentos, Materiais constituintes básicos e adições, Controle da qualidade, Durabilidade. 7 Organização e racionalização das construções: planejamento do

(3)

operários.

8 Desenvolvimento de terminologia e codificação de materiais e serviços para construção

9 Avaliação

10 Apresentação da disciplina, a importância da gestão da qualidade e a inserção do setor no contexto nacional e internacional.

11 Caracterização do setor da construção civil e os modelos de ferramentas de gestão da qualidade mais usuais.

12 Caracterização do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Habitação - PBQP-H

13 Sistemas de gestão da qualidade para empresas da construção civil (NBR ISO 9002)

14 Sistemas integrados de gestão – qualidade, saúde e segurança no trabalho (OHSAS 18000) e meio ambiente (ISO NBR 14000).

15 Avaliação

16 Apresentação da disciplina, a importância do BIM, sua caracterização e potencialidades no uso para o setor de projetos e construções.

17 Visão geral da aplicabilidade do BIM

18 Apresentação das principais tendências do uso do BIM na construção civil

19 Avaliação

20 Introdução à higiene e segurança do trabalho

21 Plano de implantação de higiene e segurança do trabalho na construção civil

22 Sinalização de segurança e placas para uso em obras 23 Acidentes de trabalho

24 Normas Regulamentadoras 25 Avaliação

BIBLIOGRAFIA Básica

ABCI - Associação Brasileira de Construção Industrializada. Manual Técnico de Pré-Fabricados de Concreto. SP, 1986.

(4)

BERALDO, A. L. et al. Efeitos da espécie vegetal, do tipo de cimento e do tratamento utilizado sobre a resistência à compressão de compósitos. In: ENTAC 2000. MODERNIDADE E SUSTENTABILIDADE – ENCONTRO 63.

COSTA, M.L.S.; ROSA, V.L.N.. 5S no Canteiro. Editora O Nome da Rosa.

Desenvolvimento de componentes de edificações em fibra de sisal – argamassa a serem produzidos de forma autogestionária – PROSISAL NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., Salvador - BA, 2000. Anais… 2000. p. 1018-1025.

GRANDO, F. L. M. Tecnologia industrial básica e inovação. Em: BRASIL – Ministério da Ciência e Tecnologia e outros. Tecnologia industrial básica: trajetória, desafios e tendências. Brasília: MCT; CNI; SENAI; IEL/NC, 2005.

GUIMARÃES, Suely da S. Fibra vegetal-cimento: resultado de algumas experiências realizadas no Ceped/Thaba. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM HABITAÇÃO: DA PESQUISA À PRÁTICA, 1., abr. 1987. Anais... São Paulo, SP, 1987. v. I, p. 103-109.

IPT. Terminologia da construção: decomposição do processo construtivo: relatório n. 14.805. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1981a.

IPT. Terminologia da construção: decomposição do processo construtivo: complementação ao relatório n. 14.806. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1981b.

LEE, A. O impacto da substituição do telhado de fibrocimento. 2000. 11f. Monografia (Especialização em Engenharia de Construção Civil) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica, Universidade de

LEONHARDT, F. Construções de Concreto: Princípios Básicos do Dimensionamento de Estrutura de Concreto Armado. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

LIMA, Claudia Campos. Revit Architecture 2012, conceitos e aplicações. Editora Erica, 2012.

NR- 12284- Norma Técnica da ABNT : Áreas de Vivência em Canteiros de Obras. NR-18- Norma Regulamentadora Nº 18 do Ministério do Trabalho: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

OLIVEIRA, O. J.; MELHADO, S. B. Como Administrar empresa de Projeto de Arquitetura e Engenharia Civil. São Paulo: PINI, 2006.

(5)

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SAMPAIO, J.C.A.. Manual de Aplicação da NR-18 . Editora PINI.

SAMPAIO, J.C.A.. Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção . Editora PINI.

São Paulo, São Paulo, 2000.

SAVASTANO Jr., H. Materiais à base de cimento reforçados com fibra vegetal: reciclagem de resíduos para a construção de baixo custo. 2000. 144 f. Tese (Livre-Docência) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

SOUZA, U. E.L.. Projeto e Implantação do Canteiro. Editora O Nome da Rosa. THOMAS, Ercio. Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção. Editora Pini, 2001.

Complementar

GAMA, R. A. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: EDUSP, 1986. GUEDES, M. F. Caderno de Encargos. 4 ed. São Paulo: Editora PINI, 2004. Manual Técnico de Pré-fabricantes de Concreto. ABCI/Projeto, 1986.

IPT. Terminologia da construção: estrutura de comunicação: relatório n. 14.806. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1981c.

IPT. Terminologia da construção: lista hierárquica: anexo do relatório n. 16.494. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1981d.

ISO. ISO 14177. Classification of information in the construction industry: ISO Technical Report 14177:1994a. Geneva: International Standardization Organization, 1994.

ISO. ISO DIS 12006-2. Organization of information about construction works – part 2: framework for classification of information. Geneva: International Standardization Organization. 1998a.

Professora Ana Maria S. Santana de Oliveira. Dra. Eng. Civil. LATTES - http://lattes.cnpq.br/?????????

(6)

Professora Hitomi Mukai. Dra. Eng. Produção. LATTES - http://lattes.cnpq.br/?????????

Professora Ligia Eleodora Francovig Rachid, Dra. Eng. Produção.

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo serão apresentados os resultados do tratamento estatístico utilizado no estudo em questão, assim como os resultados das análises do substrato e efluente

Esta tese analisou criticamente a atuação da holding Itaú Unibanco junto à Sociedade Civil, através de seus principais Aparelhos Privados de Hegemonia voltado para atuação

Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa

Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa

A utilização precoce da ventilação não invasiva em pacientes com DPOC exacerbados reduziu o período de internação devido aos benefícios como melhora da

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a seleção do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM