• Nenhum resultado encontrado

EACH oferece palestras, cursos e disciplinas para idosos 23/07/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EACH oferece palestras, cursos e disciplinas para idosos 23/07/2010"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Edição 18 – de 20 a 26 de julho de 2010

VISITE A PÁGINA DA SALA DE IMPRENSA DA EACH. ALÉM DO

CLIPPING SEMANAL, VOCÊ PODERÁ ENCONTRAR OUTRAS

NOTÍCIAS IMPORTANTES SOBRE A NOSSA ESCOLA

http://each.uspnet.usp.br/each/sala-imprensa.php

EACH oferece palestras, cursos e disciplinas para

idosos

23/07/2010

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP abre, entre segunda (26) e sexta-feira (30), inscrições para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade. As atividades são gratuitas e têm como meta a atualização, o aprendizado e a promoção da saúde e bem-estar psicológico daqueles que estão na terceira idade.

São oferecidos diversos tipos de atividades, como as palestras sobre saúde, nos meses de agosto e novembro; disciplinas abertas para aqueles que possuem ensino superior completo, ao longo do segundo semestre inteiro; oficinas, com início na primeira quinzena de agosto e término na segunda quinzena de dezembro, que a abrangem áreas como a informática, cultura, dança, arte e esporte. A programação completa está disponível no site da unidade.

A EACH fica no campus USP Leste. Os interessados devem inscrever-se, das 9 às 16 horas, na Comissão de Cultura e Extensão Universitária (Av. Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo), e a única exigência é que os participantes tenham mais de 60 anos.

Mais informações: (11) 3091-1016, email ccex-each@usp.br, http://each.uspnet.usp.br/ccex/unati-2-2010.pdf

Leia a matéria completa em:

http://www4.usp.br/index.php/sociedade/19384-each-oferece-palestra-cursos-e-disciplinas-para-idosos

(2)

Professora da EACH ganha prêmio "Para Mulheres

da Ciência"

22/07/2010

A professora Káthia Maria Honório, da Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH) da USP, foi a laureada na área de Ciências Químicas na edição 2010 do Prêmio L’Oréal/UNESCO Para Mulheres da Ciência.

O projeto proposto pela pesquisadora envolve o uso de ferramentas de quimioinformática para o planejamento de novas substâncias bioativas com potenciais aplicações para o tratamento de fibrose, aterosclerose e câncer. As vencedoras recebem uma bolsa-auxílio no valor de US$20 mil.

O programa Para Mulheres na Ciência foi criado pela L’Oréal Brasil em parceria com a

Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da UNESCO (IBECC), tendo como principal objetivo ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país.

Mais informações: http://each.uspnet.usp.br/each/noticia.php?id=922 Leia a matéria completa em:

http://www4.usp.br/index.php/ciencias/19378-professora-da-each-ganha-premio-para-mulheres-da-ciencia

(3)

USP oferece cursos gratuitos para a terceira idade

na zona leste de SP

23/07/2010

Entre os dias 26 e 30 de julho, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), localizada na zona leste da cidade, estará com inscrições abertas para o programa “Universidade Aberta à Terceira Idade”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O programa, com atividades gratuitas, está voltado para pessoas com idade a partir de 60 anos e consiste em uma série de oficinas, palestras e disciplinas de cursos de graduação oferecidas semestralmente. Apenas para as disciplinas de graduação, é exigido que o candidato possua, no mínimo, o ensino médio completo. Para as demais atividades, não é necessária a

apresentação de diplomas ou certificados de escolaridade.

As oficinas serão realizadas semanalmente, com início na primeira quinzena de agosto e término na segunda quinzena de dezembro. As oficinas terão os seguintes temas: Idosos On-line; Encontro entre Gerações e Informática; Turismo social – Viver São Paulo; Atividade física: vôlei adaptado para pessoas idosas; Patchwork como arte e design têxtil para a memória popular e solidariedade na terceira idade; Melhoria da percepção do corpo e da qualidade de vida por meio da dança do ventre; A arte de representar na terceira idade; É pra sambar!; A Cozinha do Bem Estar; Dança Sênior: um caminho para o envelhecimento saudável; Respire vida, faça Pilates; Cinema e Família: O idoso em Cena; Cultura Futebol Clube – Visão do Futebol como Patrimônio Cultural do Brasil; Observando a natureza no Cinema e na Literatura; Oficina desafiando a Memória; e Rio Tietê – Turismo, Meio Ambiente, História e Cultura.

As palestras serão promovidas nos meses de agosto e novembro e abordarão os tópicos Gestão de Risco no Envelhecimento e O Sono nosso de cada dia.

No que se refere às disciplinas da graduação, cujas aulas vão de agosto a dezembro, os interessados poderão escolher entre as disciplinas: Inventários do Lazer e do Turismo; Direito aplicado ao Lazer e ao Turismo; Recursos Culturais e Patrimônio histórico no Lazer e Turismo; Políticas e programas de Saúde ao Idoso; e Processos Patológicos no Envelhecimento.

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade, através do telefone (11) 3091-1016, das 9h às 16h, ou e-mail ccex-each@usp.br. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades está localizada à Av. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo.

Detalhes sobre as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Leia a matéria completa em:

(4)

Pró-Universidade contribuirá para ingresso de

jovem no ensino superior

23/07/2010

A Fundação Tide Setubal, em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo, conhecida como USP Leste, promove o curso Pró-Universidade. Ele visa contribuir com o ingresso de jovens de escolas públicas da zona leste no ensino superior, especialmente na USP Leste, mas também em outras instituições públicas e privadas. O programa-piloto será implementado no segundo semestre de 2010, com a abertura de mil vagas. (...)

Seleção e conteúdo

A partir do dia 24 de agosto, os jovens selecionados pelo curso Pró-Universidade freqüentarão as aulas três vezes por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, no período noturno, das 19h às 22h30. Três escolas da região leste cederam suas salas para a realização das atividades. São elas: Escola Estadual (EE) Hugo Takahashi, em São Miguel Paulista; EE Valace Marques, em Ermelino Matarazzo; e EE Armando Cridey Righetti, no Itaim Paulista. Cada escola abrigará 32 turmas de cerca de 30 estudantes.

O período de inscrições será de 3 a 5 de agosto, nas três escolas, das 16h às 20h. Podem participar do processo seletivo alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas da zona leste e egressos do ensino médio até 2007, também da rede pública. O critério de seleção será o desempenho escolar dos candidatos. (...)

Além de complementar os conteúdos curriculares do ensino médio, o curso tratará de temas relacionados ao mundo do trabalho, de cidadania e da importância da escolarização, entre outros. “Desse modo, pretendemos contribuir com a formalização de um espaço sistemático de discussão, reflexão e debate sobre questões da juventude e do mundo contemporâneo”, explica Patrícia Junqueira Grandino, professora da EACH-USP e integrante da coordenação do Pró-Universidade.

Quem ministrará as aulas são cerca de 40 alunos da graduação da EACH, que serão supervisionados por estudantes da pós-graduação. Cada disciplina ficará sob a

responsabilidade de um professor da universidade. Fica a cargo do Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (NASCE), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e à EACH, coordenar todas as atividades. “Nossa missão é promover ações que integrem a universidade e as comunidades da zona leste, como essa iniciativa do curso, visando, assim, o desenvolvimento da região”, ressalta Ulisses Ferreira Araújo, professor da EACH e coordenador do NASCE. (...)

Leia a matéria completa em:

(5)

O Vale - São José dos Campos 15/07/2010

(6)

Programa Universidade Aberta à Terceira Idade está

com inscrições abertas

Bom Dia São Paulo Rede Globo

26 de julho de 2010

Veja reportagem em vídeo:

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do presente estudo foi avaliar o consumo de suplementos a base de proteína e o conhecimento sobre alimentos de fonte proteica por praticantes de

ü The germination tests must be conducted at constant temperature 30ºC for 28 days; ü The addition of gibberellic acid and alternating temperature were ineffective for seed

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Pesquisadora  Auxiliar  da  Universidade  de  São  Paulo,  Escola  de  Artes,  Ciências  e  Humanidades 

Mas vocês ficam aí e cuidarão dela” (fonte: arquivo da Paróquia de São Sebastião do Tocantins, disponibilizado pelo Padre Edno).. Paróquia, juntamente com Carrasco Bonito e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o