• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual de Responsabilidade Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual de Responsabilidade Social"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual de

Responsabilidade Social

2013

(2)
(3)
(4)
(5)

Sumário

1. INSTITUCIONAL 7

2. ECOAR – POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

2.1 Planejamento Participativo 12 2.2 A Política Ecoar: programas e projetos 13 2.3 Comissão de Responsabilidade Social 14

3. CONSTRUINDO NOSSAS RELAÇÕES

3.1 Programa Ecoar Transparência 16 3.2 Programa Ecoar Humanidade 17 3.3 Programa Ecoar Consciência 19 3.4 Programa Ecoar Integração 20 3.5 Programa Ecoar Parceria 22 3.6 Programa Ecoar Conhecimento 23

3.7 Programa Ecoar Social 25

(6)
(7)
(8)

Criada em 1969, a Fundação João Pinheiro (FJP) é uma instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Fonte de conhecimento e informações para o desenvolvimento do estado e do país, tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais. Referência nacional em seu campo de atuação, a FJP presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, institutos de pesquisa, organismos internacionais e entidades representativas de diversos segmentos sociais.

Suas atividades abrangem estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social do estado e suas regiões; planejamento regional, municipal e metropolitano; elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento setorial e regional; proposição, análise e avaliação de políticas públicas; apoio ao desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; pesquisas e projetos relacionados à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento dos municípios.

Com uma equipe multidisciplinar que reúne aproximadamente noventa doutores e mestres nas diversas áreas do conhecimento, a FJP tem como missão produzir e compartilhar conhecimentos e estatísticas, formar continuamente gestores e induzir políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa.

Durante o ano de 2013, a instituição iniciou e desenvolveu a implementação de uma Política de Responsabilidade Social chamada Ecoar. A ação contribuiu para a consolidação do posicionamento institucional da FJP como referência nacional e internacional como instituição de ensino e organização pública. Além disso, essa iniciativa reforça a seguinte crença da entidade: formar tecnicamente gestores públicos é tão importante quanto formar cidadãos conscientes.

(9)

Sob o ponto de vista gerencial, ao desenvolver uma Política de Responsabilidade Social, a FJP está alinhada ao que existe de mais atual no mundo, a ISO 26.000, e no Brasil, a ABNT 16.001. Destacamos que a adesão a essa forma de gestão está alinhada ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), sobretudo em relação ao Critério 4, Sociedade. Isso significa que a FJP estará também integrada à referência brasileira em gestão, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo governo de Minas Gerais.

Já sob o ponto de vista acadêmico, ao desenvolver um programa focado para a Escola de Governo (Ecoar Conhecimento) na Política de Responsabilidade Social, a instituição está agindo de acordo com os requisitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, do Ministério da Educação.

Assim, como exercício de transparência e democratização de suas práticas, a entidade apresenta, pela primeira vez, seu Relatório Anual de Responsabilidade Social e destaca as iniciativas realizadas pela política Ecoar em 2013.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à equipe da Trilha Solução em Responsabilidade Social pelo apoio nas atividades desenvolvidas na FJP e reforçar que essa parceria será essencial para consolidação da política na instituição.

Contribuições a este documento são bem-vindas e devem ser enviadas para o e-mail ecoar@fjp.mg.gov.br.

(10)
(11)

2. ECOAR - POLÍTICA DE

RESPONSABILIDADE SOCIAL

(12)

2.1 Planejamento participativo

A equipe da Trilha, consultoria especializada em responsabilidade social, iniciou o trabalho a partir da capacitação da Comissão de Responsabilidade Social e da condução do diagnóstico inicial. A partir da realidade da instituição, foram sugeridas diretrizes para os programas e projetos que iriam compor a política Ecoar. Para estimular o envolvimento de todos, foram realizados vários encontros na etapa de planejamento participativo para que a equipe de liderança, os funcionários, professores e estudantes pudessem contribuir e apresentar suas sugestões.

Foto: ACS/FJP

(13)

2.2 A política ecoar: programas e projetos

A partir da incorporação de várias sugestões obtidas na etapa de planejamento participativo, chegamos à Política de Responsabilidade Social Ecoar, composta por sete programas e 17 projetos:

Para cada projeto foi elaborado um Plano de Ação (PDCA) seguindo a metodologia do Modelo de Excelência em Gestão. No segundo semestre de 2013, a maior parte dos projetos já tinha sido implementada.

(14)

2.3 A comissão de responsabilidade social

Composta por dez servidores de diversas unidades administrativas, a Comissão de Responsabilidade Social da FJP incentiva a gestão responsável na instituição por meio dos programas e projetos da Política Ecoar. Além disso, estimula o cumprimento das metas estabelecidas pelo governo de Minas Gerais. Abaixo destacamos os componentes e as responsabilidades em cada programa:

presidente e responsável pelo programa Ecoar Transparência: Alexandre Gurgel Martins, representante da Assessoria Técnica da Presidência;

vice-presidente: Mariana Castello Branco, da Assessoria de Comunicação Social;

secretária-executiva e responsável pelo programa Ecoar Parceria: Bruna Nogueira Tosta, da Procuradoria Jurídica;

responsável pelo Programa Ecoar Conhecimento Escola de Governo: Ágnez de Lelis Saraiva, da Escola de Governo;

responsável pelo Programa Ecoar Conhecimento Centros de Pesquisa: Jana Diniz, da Biblioteca.

responsável pelo Programa Ecoar Consciência: Gustavo Gonçalves, da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças;

responsável pelo programa Ecoar Humanidade: Luciana Fuzisawa, da Assessoria de Tecnologia da Informação;

responsável pelo programa Ecoar Integração: Marina Malta, da Gerência de Recursos Humanos;

responsável pelo programa Ecoar Humanidade: Marcus Vinicius Cruz, do Centro de Estudos de Políticas Públicas;

responsável pelo programa Ecoar Social: Marilene Cardoso Gontijo, do Centro de Estatística e Informações;

responsável pelo programa Ecoar Social: Mirna Cerpa Chiari, do Centro de Pesquisas Aplicadas.

Os indicadores serão devidamente apresentados no capítulo específico, no Programa Ecoar Transparência.

(15)

3. CONSTRUINDO

NOSSAS RELAÇÕES

(16)

Construir relações éticas e transparentes com todos os públicos é um dos aspectos centrais da responsabilidade social. Apresentaremos a seguir os objetivos, as atividades centrais e indicadores dos projetos executados em cada programa que integra a Política Ecoar.

3.1 Programa

Projeto Comissão de Responsabilidade Social

Com objetivo de desenvolver a Política Ecoar de Responsabilidade Social, a comissão tem como atividades centrais a realização de reuniões quinzenais para planejamento, execução e avaliação da Política Ecoar.

Indicadores 2013

(17)

3.2 Programa

Projeto Ouvindo Pessoas

Projeto Boas-Vindas

Com objetivo de apresentar a Política Ecoar de Responsabilidade Social aos novos estudantes e colaboradores, a atividade central do projeto são as palestras de sensibilização.

Foto: ACS/FJP

(18)

de uma pessoa que seja referência para eventuais demandas pessoais, virtuais ou telefônicas.

Indicadores

Projeto Diversidade

O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre diversidade por meio de temas relacionados à inclusão de grupos vulneráveis. As atividades centrais envolvem a criação de um calendário temático de palestras ligadas ao tema. No evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a ação contou com a participação dos jornalistas Bruno Vieira e Luana Costa, membros do Fórum das Juventudes e do Conexão Periférica.

(19)

Indicadores 2013

3.3 Programa

Projeto Coleta Seletiva

Para aprimorar a coleta seletiva na instituição, as atividades centrais incluíram a elaboração do Guia da Coleta Seletiva, a adequação da infraestrutura, a capacitação da equipe de limpeza e a aproximação da associação de catadores local.

(20)

Indicadores 2013

3.4 Programa

Projeto Café com Ideias

O objetivo do projeto é promover encontros de gestão participativa para os colaboradores. As atividades centrais incluem cafés da manhã em que, com apoio da Vice-Presidência, a Diretoria Administrativa estimule as sugestões e contribuições de representantes de diversas áreas.

(21)

Indicadores 2013

Projeto Encontros de Integração

A proposta do projeto é disseminar a responsabilidade social entre os colaboradores. As atividades centrais envolvem encontros periódicos sobre o tema. Todos os servidores podem participar.

(22)

3.5 Programa

Projeto Compras Públicas Sustentáveis

Seu intuito é promover a prática de compras públicas sustentáveis. Na primeira fase, as atividades centrais envolveram a compra e distribuição de ecobags, canecas e squeezes para reduzir o consumo de copos plásticos. Além disso, os coletores foram adequados para a coleta seletiva.

Indicadores 2013

(23)

Indicadores 2013

3.6 Programa

Projeto Ensino Responsável

O projeto tem como objetivo criar mecanismos de estímulo ao ensino responsável. As atividades centrais na primeira fase envolveram a criação de uma disciplina sobre o tema e sugestões de conteúdo socialmente responsável a serem abordados de forma transversal.

(24)

Projeto Pesquisa Responsável

Projeto cuja meta é criar mecanismos de estímulo à pesquisa responsável.A primeira etapa incluiu atividades centrais como a apresentação de um artigo científico sobre a Política Ecoar no 4º Congresso Internacional Governo, Gestão e Profissionalização em âmbito local frente aos grandes desafios de nosso tempo e a formação de um acervo eletrônico de responsabilidade social.

Indicadores 2013

Projeto Extensão Responsável

Aqui o objetivo é estimular práticas de engajamento dos estudantes com a comunidade local. Na primeira fase, as atividades centrais incluíram as articulações com os estudantes para valorização das iniciativas já existentes, como o Fica Vivo e Fica Ativo.

(25)

Indicadores 2013

3.7 Programa

Projeto Encontros Sociais

A proposta do projeto é criar mecanismos de engajamento com a comunidade local. Suas atividades centrais envolveram o mapeamento das organizações sociais de entorno para posterior realização de encontros de integração.

(26)

Projeto Voluntariado

O objetivo do projeto é estimular o voluntariado na FJP. Na fase inicial, as atividades centrais envolveram uma pesquisa interna de voluntariado para identificação das iniciativas já realizadas e o dimensionamento do público interno com interesse em participar da ação.

(27)
(28)

A construção das relações aumenta a importância da avaliação e a melhoria contínua de cada projeto. Nesse sentido, já estão previstas recomendações para que os 13 projetos acima apresentados evoluam em 2014, tanto com novas ações, quanto com o aperfeiçoamento das que continuarão a ser realizadas.

Além disso, os quatro novos projetos apresentados abaixo serão implementados no primeiro semestre de 2014.

Prêmio Ecoar

Reconhecimento da atuação responsável de alunos, colaboradores e parceiros, por meio de premiação (obras de arte produzidas por projeto social).

Bem Viver

Valorização dos servidores aposentados e apoio a eles por meio de pesquisas, palestras e cursos em áreas como empreendedorismo, voluntariado e planejamento financeiro.

Parceiros Responsáveis

Promoção da gestão responsável na esfera de influência da FJP que se utiliza de cursos para parceiros sobre o tema.

Projeto Horizontes

Ampliação dos mecanismos de democratização das informações geradas pelas pesquisas realizadas na instituição.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Nesta atividade houve uma boa recetividade por parte do público-alvo à atividade desenvolvida, e uma evolução significativa a nível da criatividade e recetividade

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Ainda que a metastização cerebral seja condição rara em caso de neoplasia com localização primária no intestino, em casos de exceção em que tal invasão se verifica por parte

Sobre esses pacientes foram obtidas e analisadas as seguintes informa9oes: numero de especimes clinicos enviados para analises microbiologicas; intervalo de tempo transcorrido entre

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..