• Nenhum resultado encontrado

MANUAL OPERATIVO DO PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA DA CEASA/PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL OPERATIVO DO PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA DA CEASA/PR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MANUAL OPERATIVO

DO PROGRAMA DE DEMISSÃO

VOLUNTÁRIA DA CEASA/PR

PDV 2013

(2)

O presente Manual apresenta as normas e os procedimentos que o candidato à rescisão contratual incentivada deve seguir para sua adesão ao Programa de Demissão Voluntária.

A homologação da inscrição do candidato ao Programa não significa necessariamente seu imediato desligamento da Companhia, a qual fica condicionada, se for o caso, à contratação de substituto e à transferência de informação ao novo funcionário, na forma e nos prazos estabelecidos neste Manual.

I - CRITÉRIOS PARA ADESÃO AO PDV

São elegíveis para o PDV, podendo manifestar sua adesão às regras, os empregados quer estejam com seus contratos de trabalho em vigência.

1.1- Estão impedidos de manifestar sua adesão os empregados que se encontrarem nas seguintes situações jurídicas:

(a) em licença previdenciária por doença ou acidente de trabalho; (b) em licença gestante;

(c) detentores de estabilidade provisória;

(d) estiverem como contrato de trabalho suspenso;

(e) tenham sido reintegrados com amparo em medida liminar, aguardando decisão definitiva de mérito;

(f) tenham sido considerados inaptos em exame médico demissional.

1.1.1- Caso esteja em período de estabilidade legal ou previsto em instrumento normativo de trabalho e queira aderir ao Programa, o empregado deve renunciar a sua estabilidade através de documento próprio que contenha a homologação do sindicato da categoria (modelo Anexo 2).

1.1.2 - Os empregados que durante o período de repasse de informação tiverem seu contrato de trabalho suspenso em virtude de doença ou acidente de trabalho, somente poderão se desligar da empresa após o retorno ao trabalho. Ficará a critério da Diretoria Executiva da empresa, acatar sugestão de estabelecimento de novo prazo para repasse de informação e desligamento. 1.2 – A aceitação da manifestação de adesão por parte da empresa está condicionada à observância dos seguintes critérios:

(a) atendimento das necessidades técnicas e estruturais de cada unidade de trabalho, desde que não comprometam a capacidade de atendimento de compromissos pela instituição;

(3)

(b) conformidade com revisão de estratégia de funcionamento organizacional da empresa, no tocante ao tamanho, perfil do integrante do quadro de empregados necessários em cada unidade operacional;

(c) não inviabilização do funcionamento de setores essenciais.

1.3 – Os empregados que atenderem os requisitos nos itens 1.1 e 1.2, deverão manifestar sua adesão, concordando com as condições de implementação do Programa de Demissão Voluntária, mediante requerimento escrito, formalizado por meio de um Termo de Adesão ao PDV, dirigido à Diretoria da CEASA/PR, devidamente datado, contendo dia e hora, devidamente protocolizado no Protocolo Geral da CEASA/PR, dentro do prazo estabelecido, no qual solicita a demissão(modelo Anexo 1).

1.3.1 – A empresa adotará o critério temporal para manifestar sua concordância, para cada cargo, com preferência de rescisão para o empregado que contar com mais tempo de trabalho na Empresa, seguido dos critérios de idade e aposentadoria, respectivamente.

1.4 – A inscrição no Programa de Demissão Voluntária será feita em até 30 dias após a aprovação final do PDV.

1.5 – A CEASA/PR divulgará, em até 30 dias após o término do período de inscrição, a lista com o nome dos empregados que tiveram sua inscrição

homologada para participar do Programa de Demissão Voluntária, bem

como o Grupo de Desligamento no qual cada empregado está inserido.

1.5.1 - Da decisão, em se tratando de juízo de oportunidade e

conveniência caberá Recurso Administrativo à Diretoria da CEASA/PR, a quem compete a decisão final.

1.6 - O desligamento da empresa, dos empregados que aderirem ao Programa de Demissão Voluntária, deverá atender os critérios previstos no item 1.2, sendo para tanto distribuídos em três grupos, a saber:

Grupo 1 – composto por empregados que não necessitam de substituto

imediato, dado que o trabalhos por eles realizados pode, por curto período de tempo, ser acumulado ou exercido por outro;

Grupo 2 - composto por empregados que não terão a obrigatoriedade da

transferência de informação, mas necessitam de substituto imediato, devendo aguardar procedimento de contratação ou outra forma de preenchimento da vaga.

Grupo 3 - composto pelos empregados que necessitam, além de aguardar a

contratação de substitutos, permanecer por determinado tempo para transferir as informações adquiridas ao longo de sua vida laboral.

1.6.1– Os empregados enquadrados nos Grupos 2 e 3, deverão se comprometer a aguardar a contratação de um substituto através de concurso

(4)

público ou outra forma de preenchimento de vaga, bem como preparar seu

sucessor,limitando-se tal prazo ao período máximo de 6 (seis) meses.

1.7 – Todos os pedidos de adesão serão apreciados, após encaminhamento pela Diretoria da CEASA/PR, pela Comissão de Execução do Programa de Demissão Voluntária criada por Resolução de Diretoria da CEASA/PR, a qual compete a condução de todo o processo de desligamento dos aderentes.

1.7.1 – A comissão somente decidirá pela aceitação de desligamento do empregado e a respectiva das verbas rescisórias e dos benefícios financeiros previstos no Programa de Demissão Voluntária, condicionados à manifestação expressa dos superiores imediatos dos solicitantes, parecer jurídico, apresentação de Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, firmado por médico do trabalho de empresa prestadora de serviços profissionais de medicina e segurança do trabalho e saúde ocupacional contratada pela CEASA/PR, elaborando um Parecer no Termo de Adesão quanto a oportunidade e conveniência, bem como verificando o atendimento das condições previstas e a ausência de fatores impeditivos

1.8 - As rescisões contratuais serão procedidas pelo enquadramento como “Pedido de demissão por iniciativa do empregado”, garantindo-se sempre o pagamento das seguintes verbas rescisórias, no que couber:

(a) Remuneração dos dias de trabalho ou saldo de salário, se houver;

(b) Aviso Prévio pelo empregado, conforme o art. 487, parágrafo 2º, da CLT, que poderá ser cumprido pelo empregado demissionário ou dispensado pelo empregador;

(c) Férias proporcionais ( art. 147, da CLT);

(d) Férias vencidas simples ou dobro, se houver( art. 146, da CLT);

(e) Terço constitucional sobre todas as férias, proporcionais e integrais vencidas simples ou em dobro (art. 7º , inc. XVII, da CF);

(f)13º salário proporcional ( art. 3º, da Lei 4090/62);

1.8.1 - A CEASA / PR dispensará o cumprimento do aviso prévio, através de comunicado ao empregado;

1.8.2 - As rescisões contratuais serão homologadas pelo sindicato representativo da categoria profissional e será observado o termo legal para pagamento das verbas rescisórias;

1.8.3 - Em sendo pedido de demissão não poderá o empregado efetuar o saque dos depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS na conta vinculada salvo após 3(três) anos de inatividade, nem terá direito a receber indenização fundiária de 40% sobre o total dos depósitos devidos. 1.9 – Serão assegurados aos aderentes os seguintes incentivos financeiros e sociais:

1.9.1 -Pagamento da importância equivalente a 80% (oitenta por cento) da

(5)

gratificação), em trinta e seis parcelas corrigidas pelo mesmo índice e

periodicidade aplicado aos empregados da CEASA / PR, com funções idênticas ou semelhantes, devidamente acrescido do adicional de tempo de serviço, inclusivo o adquirido durante o período de vigência dos pagamentos dos benefícios do PDV, e da Gratificação de Função, quando couber.

1.9.1.1 - Determinações judiciais de desconto de pensão alimentícia, bem com contribuições, empréstimos e financiamentos obtidos junto a Caixa Econômica Federal S/A – CEF, Associações do Funcionários Públicos do Estado do Paraná – ASPP e Associação Representativa dos Funcionários da CEASA/PR - ARF serão observados quando do pagamento dos benefícios de incentivos financeiros, dentro do prazo de vigência do PDV em conformidade com a opção manifestada pelo aderente;

1.9.1.2 – Por se tratar de verbas indenizatórias, não haverá a incidência de encargos fiscais(IR), previdenciários(INSS) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS).

1.9.2 - Liberação de um dia por semana do expediente normal de trabalho (segunda ou sexta-feira), aos empregados do Grupo 2 e do Grupo 3 (vide item VII) durante o período necessário para reposição e preparação do sucessor.

1.9.3 - Plano de Saúde, aos empregados e dependentes legais, abrangendo

os serviços médicos e os procedimentos complementares de natureza diagnóstica, terapêutica e hospitalar, pelo período de 24(vinte e quatro) meses, independentemente de estarem inclusos no plano atual, a contar da data de desligamento da empresa.

1.9.3.1 – Aos dependentes legais que estão inclusos no plano empresarial, já pagos pelo empregado em sua totalidade, poderão permanecer pelo período de 24(vinte e quatro) meses.

1.9.3.2 – Com a antecedência de 60 (sessenta) dias, antes do vencimento do benefício, o empregado deverá protocolar junto ao Protocolo Geral da CEASA/PR a intenção de permanecer no plano empresarial após o 24º mês, que será garantido, desde que haja interesse e seja custeado integralmente pelo empregado, de acordo com as condições previstas na Lei 9656, de 06 de junho de 1998.

1.9.4 - Será pago ao empregado, em parcela única, 90% (noventa por cento) do valor equivalente a 24(vinte e quatro) meses de Vale Alimentação praticado na CEASA / PR, vigente na data do pedido de desligamento.

1.9.5 - Dispensa do cumprimento e pagamento do Aviso Prévio.

1.9.6 - Em caso de falecimento as parcelas remanescentes serão pagas aos herdeiros, em conformidade com a legislação civil.

1.9.7 – Para fins de cálculos da compensação financeira será considerada

(6)

II – FORMA DE PARTICIPAÇÃO

Os funcionários que atenderem aos requisitos estabelecidos poderão realizar sua inscrição no Programa de Demissão Voluntária no período de 17/10/2013 à

14/11/2013, através do preenchimento do formulário de adesão (anexo 01),

disponível no site da Companhia ou junto à Gerência de Recursos Humanos. A solicitação de adesão devidamente preenchida e assinada deverá ser protocolada, no Protocolo Geral da CEASA / PR, dirigido à Diretoria da CEASA/PR, devidamente datado, contendo o dia e hora que solicita a demissão, recebendo o empregado o protocolo correspondente.

III – FORMAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO

A adesão recebida pela Diretoria, deverá ser encaminhada imediatamente à Comissão de Execução do Programa de Demissão Voluntária, criada por Resolução de Diretoria, na Administração Central da CEASA / Pr.

De posse da documentação a Comissão deverá formar o processo, verificando junto ao Recursos Humanos:

a) O tempo de emprego do empregado;

b) Se o contrato de trabalho não está suspenso ou interrompido, conforme item 1.1 referente critérios para Adesão ao PDV;

c) Se o empregado está ou não em período de estabilidade legal ou convencional;

d) O saldo de Verbas Rescisórias.

IV – HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Obtidas as informações da Gerência de Recursos Humanos, a Comissão deverá declarar se o candidato cumpriu os requisitos para sua adesão, encaminhando os autos para homologação ou não do Presidente da CEASA/PR.

A decisão que homologa ou indefere o pedido deverá ser divulgada no site da companhia até o dia 30/11/2013.

V - GRUPO DE DESLIGAMENTO QUE O EMPREGADO FOI ENQUADRADO.

A informação do Gerente a que o candidato estiver subordinado e do Recursos Humanos deverá ser encaminhado para a Comissão de Execução do PDV, já com o enquadramento do candidato em um dos grupos de desligamento abaixo:

(7)

Grupo 1 – composto por empregados que não necessitam de substituto

imediato, dado que o trabalhos por eles realizados, pode por curto período de tempo, ser acumulado ou exercido por outro;

Grupo 2 - composto por empregados que não terão a obrigatoriedade da

transferência de informação, mas necessitam de substituto imediato, devendo aguardar procedimento de contratação ou outra forma de preenchimento da vaga.

Grupo 3 - composto pelos empregados que necessitam, além de aguardar a

contratação de substitutos, permanecer por determinado tempo para transferir as informações adquiridas ao longo de sua vida laboral.

Os empregados enquadrados nos Grupos 2 e 3, deverão se comprometer a aguardar a contratação de um substituto através de concurso público ou

outra forma de preenchimento de vaga, bem como preparar seu

sucessor,limitando-se tal prazo ao período máximo de 6 (seis) meses

VI – PRAZO PARA DESLIGAMENTO DE CADA GRUPO

6.1 - Os empregados inseridos no Grupo 1 terão seu desligamento em até

quinze dias, uma vez cumpridas as etapas, prazos e normas regulamentares.

6.2 - Os empregados que comporão o Grupo 2 serão desligados após a contratação de um substituto ou outra forma de preenchimento da vaga, limitado ao prazo máximo de 3 (três) meses.

6.3 – Os empregados inseridos no Grupo 3 serão desligados após transferir as informações, limitado ao prazo máximo de 6 (seis) meses, estando incluindo neste o prazo a contratação de substituto.

6.4 - A contagem do prazo estabelecido em cada um dos grupos acima inicia-se no dia inicia-seguinte à homologação da inscrição dos empregados, pelo Diretor Presidente.

VII – FORMA E PRAZO PARA TRANFERÊNCIA DAS INFORMAÇÕES

Em até 30 dias após a homologação da inscrição do candidato (item IV da

presente norma), o gerente ao qual o candidato estiver subordinado encaminhará à Comissão de Execução do PDV, um Plano de Ação para Repasse de Informação, elaborado junto com o funcionário, um cronograma de preparação do sucessor na forma abaixo estabelecida, definindo a data de desligamento do empregado.

a) O RH e o gerente imediato em conjunto com o funcionário providenciarão a elaboração de um plano de ação com a finalidade de

(8)

planejar, treinar e acompanhar de forma satisfatória o repasse de informação da técnica e da metodologia de trabalho.

b) O empregado será responsável pela completa execução de todas as atividades de repasse de informação e preparação de seu sucessor na forma que for atribuída pelo plano de ação.

c) O gerente findo o cronograma estabelecido no plano de ação, encaminhará parecer conclusivo acerca do alcance dos objetivos na preparação do sucessor.

VIII – PREFERÊNCIA PARA A RESCISÃO CONTRATUAL

Em cada grupo terá preferência de rescisão o funcionário que contar com mais tempo de trabalho na Companhia, seguido dos critérios de maior idade, maior tempo de aposentadoria e data anterior de inscrição no PDV, respectivamente.

IX – DO PRAZO MÁXIMO PARA A RESCISÃO CONTRATUAL OBRIGATÓRIA

O prazo máximo para rescisão contratual, contado da data da divulgação dos grupos de desligamento, será de:

a) 15 (quinze) dias para os candidatos enquadrados no Grupo 1; b) 03 (três) meses para os candidatos do Grupo 2, e

c) 06 (seis) meses para os candidatos que fazem parte do Grupo 3.

X - COMPENSAÇÃO FINANCEIRA E SOCIAL

Serão concedidos os seguintes benefícios financeiros e sociais aos candidatos que tiveram sua inscrição homologada no PDV:

10.1 -Pagamento da importância equivalente a 80% (oitenta por cento) da

remuneração normal do empregado (salário base + quinquênio + gratificação), em trinta e seis parcelas corrigidas pelo mesmo índice e

periodicidade aplicado aos empregados da CEASA / PR, com funções idênticas ou semelhantes, devidamente acrescido do adicional de tempo de serviço, inclusivo o adquirido durante o período de vigência dos pagamentos dos benefícios do PDV, e da Gratificação de Função, quando couber.

10.1.1 - Determinações judiciais de desconto de pensão alimentícia, bem com contribuições, empréstimos e financiamentos obtidos junto a Caixa Econômica Federal S/A – CEF, Associações do Funcionários Públicos do Estado do

(9)

Paraná – ASPP e Associação Representativa dos Funcionários da CEASA/PR - ARF serão observados quando do pagamento dos benefícios de incentivos financeiros, dentro do prazo de vigência do PDV em conformidade com a opção manifestada pelo aderente;

10.1.2 – Por se tratar de verbas indenizatórias, não haverá a incidência de encargos fiscais(IR), previdenciários(INSS) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS).

10.2 - Liberação de um dia por semana do expediente normal de trabalho (segunda ou sexta-feira), aos empregados do Grupo 2 e do Grupo 3 (vide item VII)durante o período necessário para reposição e preparação do sucessor.

10.3 -Plano de Saúde, aos empregados e dependentes legais, abrangendo os

serviços médicos e os procedimentos complementares de natureza diagnóstica, terapêutica e hospitalar, pelo período de 24(vinte e quatro) meses, independentemente de estarem inclusos no plano atual, a contar da data de desligamento da empresa.

10.3.1 – Aos dependentes legais que estão inclusos no plano empresarial, já pagos pelo empregado em sua totalidade, poderão permanecer pelo período de 24(vinte e quatro) meses.

10.3.2 – Com a antecedência de 60 (sessenta) dias, antes do vencimento do benefício, o empregado deverá protocolar junto ao Protocolo Geral da CEASA/PR a intenção de permanecer no plano empresarial após o 24º mês, que será garantido, desde que haja interesse e seja custeado integralmente pelo empregado, de acordo com as condições previstas na Lei 9656, de 06 de junho de 1998.

10.4 - Será pago ao empregado, em parcela única, 90% (noventa por cento) do valor equivalente a 24(vinte e quatro) meses de Vale Alimentação praticado na CEASA/PR, vigente na data do pedido de desligamento.

10.5 - Dispensa do cumprimento e pagamento do Aviso Prévio.

10.6 - Em caso de falecimento as parcelas remanescentes serão pagas aos herdeiros, em conformidade com a legislação civil.

10.7 – Para fins de cálculos da compensação financeira será considerada

a data de rescisão do contrato de trabalho. XI – DA FORMA E DATA DE PAGAMENTO

As parcelas de que tratam o item anterior serão depositadas na mesma conta corrente bancária que vinham sendo depositados os salários, ou em outra a pedido do funcionário, sendo a primeira efetuada em até 30 dias da data da homologação da rescisão no órgão competente.

(10)

XII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Ocorrendo o falecimento do funcionário após a homologação de sua inscrição ao programa, os benefícios financeiros serão pagos aos herdeiros na forma estabelecida em lei.

b) Os funcionários que durante o período de repasse de informação tiverem seu contrato de trabalho suspenso em virtude de doença ou acidente de trabalho, somente poderão se desligar da CEASA / PR após o retorno ao trabalho, ficando a critério da Comissão estabelecer novo prazo para repasse de informação e desligamento da Companhia.

c) A adesão ao programa não retira dos funcionários os direitos trabalhistas decorrentes da rescisão de contrato de trabalho pela modalidade de “Pedido de Demissão por Iniciativa do Empregado”

d) A adesão ao programa não isenta o funcionário do desligamento por justa causa nos termos do art. 482 da CLT, perdendo o funcionário o direito aos benefícios estabelecidos neste programa.

e) O descumprimento de qualquer das regras previstas neste documento resultará na exclusão automática do funcionário do Programa.

f) Casos omissos serão avaliados pela Comissão, a qual submeterá o seu parecer à aprovação da Diretoria Executiva da Companhia.

(11)

TERMO DE ADESÃO DO PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA – PDV Eu ____________________________________________________________, nome _________________________________________________________, lotado cargo na ____________________________________, voluntariamente venho solicitar minha adesão ao Programa de Demissão Voluntária – PDV, instituído pela CEASA / PR, concordando em receber a título de indenização, os valores e benefícios sociais estipulados pelo programa, independentemente das verbas rescisórias decorrentes da “Extinção do Contrato de Trabalho por Iniciativa do Empregado”.

Declaro ter conhecimento de todos os termos do Programa de Demissão

Voluntária – PDV, comprometendo-me ao fiel cumprimento dos critérios, forma de participação, etapas e prazos nele estabelecidos.

Declaro ainda não estar com o contrato de trabalho suspenso ou interrompido

conforme item 1.1 dos Critérios para Adesão ao PDV, bem como me comprometo, caso seja necessário, aguardar a contratação de funcionário substituto, bem como repassar as informações adquiridas ao longo da carreira na Companhia, na forma e prazo constantes do Programa.

Declaro estar ciente que uma vez aceita minha adesão ao Programa, esta é

irretratável e irrevogável, aceitando os critérios de permanência mínima exigida pelo Programa.

Sendo homologado o pedido, o presente Termo de Adesão deve ser considerado como “Aviso Prévio”, o qual, para efeitos do 6ª, do art. 477 da CLT, terá como data de entrega o dia estabelecido na forma do item VI da presente Norma.

____________________________ ________________________

Local e data Assinatura

- - -

COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DO TERMO DE ADESÃO

Empregado:_____________________________________________________

Data ___/___/______ Hora:_________

Anexos_________________________________________________________

______________________ __________________________

(12)

TERMO DE RENÚNCIA À ESTABILIDADE LEGAL / CONVENCIONAL PARA FINS DE ADESÃO AO PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA.

Eu, ___________________________________, RG. ____________, como dirigente / representante do Sindicato: ________________________________, renuncio, para fins de adesão ao Programa de Demissão Voluntária da CEASA, a estabilidade legal prevista no § 3º do art. 543 da CLT.

Renuncio ainda, para o mesmo fim, a qualquer outra estabilidade prevista em Lei ou Convenção / Acordo Coletivo de Trabalho, dentre as quais as decorrentes de acidente de trabalho, gestante e membro de CIPA.

________________, ____ de _______ de 2013. Local dia mês ______________________________ Assinatura Homologação do Sindicato: ___________________________________ Nome e assinatura

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,