• Nenhum resultado encontrado

Pós-graduação Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo/Deficiência Mental com Enfoque Pedagógico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-graduação Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo/Deficiência Mental com Enfoque Pedagógico"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Pós-graduação

Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo/Deficiência Mental com Enfoque Pedagógico

Local: Taquari

Carga horária: 400 horas.

Resolução 01/2007 CES/CNE/MEC: "Art. 5°. Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso."

Requisito: ensino superior completo.

Resolução 01/2007 CES/CNE/MEC: "Art. 1º, § 3°. Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino."

Objetivos Objetivo Geral









Propiciar, aos profissionais da área da Educação, formação e informação sobre estratégias, técnicas e procedimentos pedagógicos específicos facilitadores e articuladores do processo educativo junto aos sujeitos com deficit cognitivo/de deficiência mental.

Objetivos Específicos









Refletir sobre o lugar da Educação Especial no panorama da Educação e sobre o processo construtivo da inclusão;









Contextualizar, ecologicamente, o sujeito com deficit cognitivo em sua historicidade e agente da biografia do ser em desenvolvimento;









Analisar as representações sociais e culturais direcionadas à deficiência mental presentes nas expressões cotidianas da sociedade;









Articular o conhecimento das diferentes possibilidades de construção desenvolvimental do sujeito com deficit cognitivo a partir de vias alternativas ou não, abordando sua heterogeneidade desde a condição humana;









Apresentar e discutir sobre o significado das estratégias, técnicas e procedimentos pedagógicos específicos necessários ao processo de construção do conhecimento dos sujeitos com defict cognitivo;









Visitar e significar as práticas pedagógicas presentes no espaço da escola como interface necessária e instrumento importante no processo da educação para todos, no qual está incluída a participação do sujeito com defic cognitivo;









Promover a produção do conhecimento estratégico e processual sobre a relação entre deficiência mental e sujeitos.

Programa

(2)

EMENTA: A psicologia no contexto dos Fundamentos da Educação. A aprendizagem do ponto de vista bio-psico-social e cultural. Teorias da aprendizagem: modelo psicanalítico, comportamentalista, existencialista, humanista, cognitivista e suas implicações educacionais. A questão ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, metodologia e avaliação.

Fundamentos sócio-políticos-filosóficos da Educação – 10h

EMENTA: Fundamentos da filosofia da educação, o homem e a educação, correntes e tendências pedagógicas, educação e política. Filosofia da educação

Educação Especial – Fundamentos Legais e estratégias de ensino – 20h

EMENTA: Estudo do sujeito com necessidades educacionais especiais e sua relação com o contexto de aprendizagem escolar, numa perspectiva multidimensional; compreensão das dificuldades decorrentes do processo de ensino e aprendizagem.

Gestão Democrática e Práticas Inclusivas em Educação - 10h

Ementa: Estudo dos mecanismos, das práticas, intencionalidades e dos espaços de participação democrática nos sistemas e unidades educacionais. O papel pedagógico da gestão democrática na formação da autonomia do sujeito e o aprendizado para a cidadania e a emancipação como instrumento de inclusão

Educação de Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – 20h

EMENTA: Plano Educacional individualizado e inclusivo. Utilização de movimento e livre expressão em Educação Especial. Orientação para o trabalho. Papel da família no desenvolvimento do aluno especial.

Metodologia de pesquisa – 30h

EMENTA: O fenômeno científico no mundo contemporâneo e suas repercussões na educação. Origens e desenvolvimento do método científico. Tipos e formas da pesquisa. Etapas do trabalho científico, suas aplicações na problemática educacional.

Currículo e Programa da Educação Especial – 25h

EMENTA: Estudo dos diferentes fatores que influenciam e determinam à organização curricular, visando a um processo de contínua reconstrução em que a prática docente seja enfocada em uma perspectiva de construção de saberes, de trocas, de desafios, tendo em vista a diversidade do contexto educacional.

Aspectos Neurológicos do desenvolvimento - 30h

EMENTA: Análise das teorias do desenvolvimento a partir da possibilidade e capacidade contínua de aprendizagem do ser humano ao longo do ciclo vital. Estudo dos diferentes estágios do desenvolvimento de forma global e inclusiva voltada para a necessidade de percepção das diferenças em contexto Sócio Culturais Específicos.

Desenvolvimento da linguagem e suas patologias – 30h

EMENTA: Estudo da linguagem, desenvolvimento cognitivo e compreensão científico-teórica das patologias, deficiências e dificuldades de leitura e escrita. Estudo de casos com elaboração de projetos integrados de intervenção, estimulação precoce.

Psicologia da Educação – 25h

EMENTA: A disciplina como parte vigente do currículo do curso objetiva oportunizar reflexões da contribuição da psicologia no estudo da compreensão do desenvolvimento humano, dos

(3)

processos básicos do comportamento e de como se forma a personalidade. Também propõe a auxiliar no estudo da psicologia das características e significado do processo de aprendizagem e sua relação com o ensino identificando as diferentes concepções teóricas que embasam a prática educacional. Análise da motivação e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem, identificação dos papéis do professor e do aluno de acordo com diferentes concepções teóricas.Análise do desenvolvimento adolescente e adulto no contexto educacional através do enfoque dinâmico e sociocultural. Relação entre características do adolescente e do adulto e o processo de intervenção educacional. Reflexão sobre a prevenção e a intervenção educacional frente a temáticas contemporâneas: violência, droga dicção, sexualidade e delinqüência. Estuda o desenvolvimento psicológico na infância, abordando diversos aspectos: físico, motor, cognitivo, afetivo, moral e social. Destaca a construção do pensamento da linguagem, do desenho e do jogo infantil como meios de comunicação e expressão da personalidade da criança.

Avaliação multidisciplinar e diagnóstico - 30h

EMENTA: Aspectos teóricos e práticos da avaliação diagnóstica e multidisciplinar na educação inclusiva. Análise crítica dos paradigmas de avaliação que determinam os processos de encaminhamento do aluno com deficiência e que apresenta necessidades educacionais específicas. Estudo dos processos de avaliação das aprendizagens do aluno na construção dos conhecimentos e do desenvolvimento social. Prática de avaliação, utilizando-se de indicadores de aprendizagem fundamentadas no desenvolvimento de cada aluno e nas teorias contemporâneas e avaliação pedagógica do DM e do educando de aprendizagem lenta.

Métodos e Técnicas de Ensino do Deficiente Mental – 30h

EMENTA: Transposição do conhecimento pedagógico dos conteúdos da educação básica (infantil e fundamental), articulando o conhecimento do conteúdo formal com o conhecimento do tratamento didático, que deve receber este conteúdo, para que atenda a demanda da educação especial, numa perspectiva inclusiva.

Deficit Cognitivo associado a outra deficiência – 60h

EMENTA: Ter conhecimento de como trabalhar com educando com Defcit cognitivo associado a Deficiência Visual ou Surdez ou Autismo ou Psicose ou Paralisia Cerebral ou Altas Habilidades.

Desenvolvimento psicomotor e seus transtornos - 20 h

EMENTA: O desenvolvimento psicomotor de crianças. A educação psicomotora e suas implicações na aprendizagem, estimulação precoce.

Seminário Avançado em Educação Especial – 40 h

EMENTA: Estudos dirigidos de temas de pesquisa relativos à área de Educação Especial: análise de caso e discussão de estratégias de intervenção. Vivências práticas: desafios e perspectivas do profissional frente à educação especial.

Cronograma

Disciplina Corpo docente Titulação Cronograma das aulas

Desenvolvimento Psicomotor e seus Darci Orso Paulo Ms. 31/03/10 07/04/10

(4)

Transtornos – 20h Inocente Dr. 14/04/10 28/04/10 Gestão Democrática e Práticas Inclusivas –

10h

Maria José Machado de Lima

Ms. 24/04/10 (sábado)

Educação de Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – 20h

Ms. Névio Faccin Ms. 05/05/10 12/05/10 19/05/10 26/05/10

Metodologia de Pesquisa Ana Paula Porto Ms 22/05/10 (sábado) 02/06/10

09/06/12 16/06/10 23/06/10

Psicologia da Educação - 25h Alessandra S. Bartz Ms 26/06/10 (sábado 30/06/10

07/07/10 14/07/10 Educação Especial – Fundamentos Legais e

Estratégias de Ensino – 20h Francisco Dutra Ms 21/07/10 24/07/10 (sábado 28/07/10 04/08/10

Currículo e Programa da Educação Especial – 25h Gislaine Aquino Ms 11/08/10 18/08/10 27/08/10 (sábado) 25/08/10 01/09/10 Fundamentos Sócio-político-filosóficos da Educação – 10h Vitalino Cesca Dr 08/09/10 15/09/10 25/09/10 (sábado)

Desenvolvimento da Linguagem e suas Patologias – 30h

Isabel Chesini Ms. 25/09/10 (sábado) 22/09/10

29/09/10 06/10/10 13/10/10

(5)

Métodos e Técnicas de Ensino do Deficiente Mental – 30h 23/10/10 (sábado 20/10/10 27/10/10 03/11/10 10/11/10 Aspectos Neurológicos do

Desenvolvimento-25h Cleber Ribeiro Álvares da Silva Dr. 17/11/10 24/11/10 27/11/10 (sábado) 01/12/10 08/12/10 Fundamentos da Educação e da Aprendizagem – 20h 15/12/10 22/12/10

Metodologia de Pesquisa Ênfase em Deficiência Mental 20h

Ana Paula Porto Ms. Março de 2011

José Ricardo Kreutz Autismo e Psicose Março de 2011 Susana Graciela P Barrera Altas Habilidades Abril de 2011 Déficit Cognitivo Associado a outras

Deficiências – 60h (deficiência visual, surdez, autismo ou psicose, paralisia cerebral ou altas habilidades Gilca Lucena Kortamann Deficiência visual e surdez Abril e maio de 2011

Avaliação Multidisciplinar e Diagnóstico – 30h Francisco Dutra Até 30 de novembro de 2011

Entrega TCC Observações:

1. As aulas da disciplina de Metodologia de Pesquisa serão ministradas na Faculdade Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul, na Rua Ramiro Barcelos, 892, Centro. 2. A Faculdade Dom Alberto reserva-se o direito de alterar, sem aviso prévio, o

cronograma das aulas e os professores. Tecnologias:

- para a execução da pesquisa, no seu aspecto quantitativo, os alunos deverão se apropriar das funcionalidades do SPSS for Windows.

http://pt.wikipedia.org/wiki/spss

http://www.spss.com.br/spss/que_e_novo.htm

- para a execução da pesquisa, no seu aspecto qualitativo, os alunos deverão se apropriar das funcionalidades do SPHINX.

(6)

Previsão de publicação de artigos: Os concluintes do curso deverão elaborar artigo científico que poderá ser publicado em revista científica.

Investimento: 1 (uma) + 18 (dezoito) parcelas de R$ 210,00 (duzentos e dez reais), com reajuste anual pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

Documentos necessários para matrícula:









Foto 3x4;









Cópia autenticada em cartório da Carteira de Identidade









Cópia autenticada em cartório frente e verso do Diploma da Graduação









Cópia do CPF;









Cópia do Título Eleitoral;









Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);









Cópia da Certidão de Casamento (se for o caso) Informações: www.domalberto.edu.br

Referências

Documentos relacionados

The early hydrothermal stage, preserved mainly in the Serra Dourada granite in distal parts of the Bacuri deposit, is rep- resented by the incipient sodic alteration, characterized by

B4: Eu trabalhei com um livro diferente e eu não imaginei que o aluno ia levar para casa aquilo lá. No outro dia ele disse assim, essa receita não deu certo, meu bolo ficou

foram mais intensas para as amostras referentes ao EPS do queijo de coalho (Figura 3: Linhas 2 e 3; Figura 4: Linhas 2 e 3), e foi menos intenso para o pool dos picos I obtidos

“normais”. A partir de manifestações sociais, declarações e direitos garantidos em leis pode-se dizer que houve alteração nesse cenário, pois essas crianças

Por trabalhar na sala de recursos, ser pesquisadora e também professora de Dorinha fizemos a análise das atividades que despertaram na aluna o interesse para aprender os

Em particular, os subobjetivos dos experimentos de validação foram: a avaliar se esquemas de argumentação para gerenciamento de riscos podem auxiliar o processo de discussão de

Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVAs têm sido utilizados nas propostas pedagógicas por exigirem pouco domínio de informática para sua

Considerando a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva como um direito de todos/as estudantes com necessidades educacionais especiais, garantido por