• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ – OMI 2017

Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 2ª Olimpíada de Matemática de Iporá – OMI 2017.

A Gerência de Extensão do Campus Iporá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e a Coordenação do Projeto de Extensão: Olimpíada de Matemática de Iporá – OMI, no uso de suas atribuições legais torna público o Regulamento Geral da 2ª Olimpíada de Matemática de Iporá – OMI 2017, observadas as normas e instruções estabelecidas neste Regulamento.

1. DO PÚBLICO ALVO

1.1 Poderão participar da OMI 2017 as escolas públicas e particulares de Iporá e região, e ainda escolas públicas e particulares de outras cidades, que oferecem as séries de 6º, 7º, 8º e/ou 9º ano(s) do ensino fundamental e/ou 1º, 2º e/ou 3º ano do ensino médio.

1.2 Poderão participar da OMI 2017, professores de matemática do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e/ou do ensino médio das escolas que trata o item 1.1.

1.3 Poderão participar da OMI 2017, alunos de 6º a 9º anos do ensino fundamental e alunos do ensino médio das escolas que trata o item 1.1.

2. DO NÍVEL DE CONCORRÊNCIA

2.1 A OMI 2017 terá cinco níveis de concorrência: Nível 1, Nível 2, Nível 3, Nível Professor, Nível Escola. 2.2 As escolas inscritas concorrerão no Nível Escola.

2.3 Os professores de matemática inscritos concorrerão no Nível Professor.

2.4 Os alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental inscritos concorrerão no Nível 1. 2.5 Os alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental inscritos concorrerão no Nível 2. 2.6 Os alunos de 1º a 3º ano do ensino médio inscritos concorrerão no Nível 3.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições serão realizadas exclusivamente através do site ifgoiano.edu.br/omi, no período de 22/05/2017 a 23/06/2017.

3.2 As inscrições de alunos e professores de matemática estão vinculadas a inscrição da unidade escolar.

3.3 O gestor da unidade escolar, ou uma pessoa designada por ele, será o responsável pela inscrição da escola, dos professores de matemática e dos alunos, devendo informar corretamente todos os dados solicitados para inscrição.

(2)

3.4 Para efetuar a inscrição da escola, dos professores e dos alunos, o gestor da unidade escolar ou a pessoa por ele designada deverá efetuar login com o usuário e senha da escola no site ifgoiano.edu.br/omi. As escolas que participaram da OMI 2016 receberão email solicitando atualização dos dados cadastrais, e após o envio dessas informações, serão enviados, pela coordenação da OMI 2017, o login com usuário e senha. Caso a escola não tenha participado da OMI 2016, deverá solicitar enviando um email para omi@ifgoiano.edu.br com o assunto SOLICITAÇÃO DE USUÁRIO, com as seguintes informações:

• Nome da escola; • Endereço da Escola; • Telefone da Escola; • Email da Escola;

• Código INEP da escola;

• Tipo da escola: Pública Municipal, Pública Estadual, Pública Federal ou Particular; • Nome do diretor da escola;

• Nome do responsável pela inscrição: diretor ou pessoa indicada por ele; • Telefone do responsável pela inscrição;

• Email do responsável pela inscrição;

• Quantidade de Professores de Matemática da escola;

• Quantidade de alunos matriculados nos 6º e 7º anos do ensino fundamental; • Quantidade de alunos matriculados nos 8º e 9º anos do ensino fundamental; • Quantidade de alunos matriculados no ensino médio.

3.5 É de responsabilidade da unidade escolar as informações prestadas no processo de inscrição, podendo ter a mesma indeferida caso seja detectada informações falsas. Caso a inscrição da escola seja indeferida, serão indeferidas também as inscrições dos professores de matemática e dos alunos vinculados à unidade escolar.

3.6 Após efetuar o login no site da OMI, o diretor ou pessoa indicado por ele, deverá preencher os dados solicitados dos professores de matemática e dos alunos que participarão da OMI 2017 para a devida inscrição dos mesmos.

3.7 Cada unidade escolar poderá inscrever até 5 (cinco) professores de matemática. Caso um professor de matemática atue em mais de uma unidade escolar, poderá se inscrever apenas uma vez, optando pelo vinculo em uma delas. Caso um professor seja inscrito em mais de uma unidade escolar, terá sua inscrição indeferida, sendo também indeferidas as inscrições de todos alunos vinculados a ele.

3.8 Para cada professor de matemática inscrito, a unidade escolar poderá inscrever até 10 (dez) alunos vinculados a ele, podendo estes alunos ser de qualquer nível. É recomendado que os alunos inscritos vinculados a um professor sejam seus alunos.

3.9 O IF Goiano – Campus Iporá reserva-se no direito de inscrever até 50 (cinquenta) alunos sem a inscrição de nenhum de seus professores, visto que tem atualmente 5 (cinco) professores de matemática e que os mesmos não poderão se inscrever na OMI 2017 por fazerem parte da organização da mesma. Os professores de matemática do IF Goiano – Campus Iporá, bem como o IF Goiano – Campus Iporá, não concorreram no nível professor e no nível escola, respectivamente.

(3)

3.10 É de responsabilidade da unidade escolar o critério de seleção dos alunos a serem inscritos na OMI 2017, porém, é recomendado que os professores de matemática usem critérios coerentes para a seleção dos alunos que participarão da competição.

3.11 Caso não tenha na unidade escolar professores de matemática interessados em participar da OMI 2017, esta poderá inscrever até 10 (dez) alunos de qualquer nível sem vínculo com qualquer professor de matemática.

3.12 Para cada professor de matemática inscrito, a unidade escolar deverá informar: • Nome completo;

• E-mail; • Telefone;

• Séries em que leciona atualmente.

3.13 Para cada aluno inscrito, a unidade escolar deverá informar: • Nome completo;

• Data de Nascimento; • Série;

• Professor (caso tenha professor inscrito).

3.14 A escola terá total acesso aos dados da inscrição através de seu login e senha durante todo o período de inscrição, podendo excluir e/ou incluir professores de matemática e alunos até a data de encerramento das inscrições.

3.15 Estarão inscritos na OMI 2017, as escolas, professores de matemática e alunos que estiverem cadastrados no site da OMI as 23:59 do dia 23/06/2017.

3.16 A lista de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no site da OMI até o dia 07/07/2017.

4. DA PROVA

4.1 As provas serão aplicadas aos professores de matemática e alunos no dia 02/09/2017 no período das 13:00 as 17:00h. Os portões serão abertos as 12:00h e serão fechados as 12:45h. Em nenhuma hipótese será permitido a entrada de participantes da OMI 2017 após o fechamento dos portões. É recomendado aos participantes que cheguem com antecedência ao seu local de prova.

4.2 A duração das provas será de 4 (quatro) horas para todos os níveis.

4.3 Somente serão aplicadas provas na cidade de Iporá. O(s) local(is) das provas serão divulgados no site da OMI até o dia 11/08/2017.

4.4 Somente será permitida a entrada e permanência nos locais de provas durante a realização das mesmas aos professores de matemática e alunos com inscrições deferidas e aos fiscais que aplicarão as provas.

4.5 O professor deverá apresentar documento válido de identificação com foto para acesso à sala.

4.6 O aluno deverá apresentar documento válido de identificação com foto ou Certidão de Nascimento ou Declaração de matrícula de sua unidade escolar para acesso à sala. Para o aluno será aceito como

(4)

documento de identificação carteirinha de estudante com foto.

4.7 As provas serão elaboradas e corrigidas por uma banca composta por professores dos diversos

campi do IF Goiano e de outras instituições, conforme convite da Coordenação da OMI 2017 e Portaria

de nomeação emitida pela Direção Geral do Campus Iporá do IF Goiano.

4.8 As provas serão elaboradas conforme cada nível, levando-se em conta os conteúdos de cada série, com questões de raciocínio lógico matemático coerentes com as habilidades e competências de cada nível. É de inteira responsabilidade dos membros da banca o sigilo da prova.

4.9 A prova de cada nível será composta de 5 (cinco) questões subjetivas, onde cada questão poderá conter mais de um item. Cada questão terá valor máximo de 2,0 (dois pontos), sendo assim, a prova terá valor máximo de 10,0 (dez) pontos. Para correção a banca adotará notas considerando uma casa decimal.

5. DA CLASSIFICAÇÃO E DO RESULTADO

5.1 Os alunos serão classificados por nível conforme nota da prova.

5.2 O professor receberá Nota Final (NF) de acordo com a soma dos seguintes critérios:

• Prova (P) – Nota da prova do professor;

• Índice de alunos inscritos (AI) – Quantidade de alunos vinculados ao professor que foram inscritos;

• Índice de alunos presentes (A) – Quantidade de alunos vinculados ao professor que fizeram a prova;

• Índice de alunos frequentes (I) – Índice entre o número de alunos vinculados ao professor que fizeram prova (A) e o número de alunos inscritos vinculados ao professor (AI), a ser calculado de acordo com a fórmula I=10xA/AI, considerando uma casa decimal;

• Media Alunos (M) – Média aritmética das notas dos alunos vinculados ao professor que fizeram prova.

5.3 Os professores serão classificados de acordo com a NF=P+AI+A+I+M.

5.3 A escola receberá Nota Escolar (NE) de acordo com a soma dos seguintes critérios:

• Índice de Professores Inscritos (IPI) – Índice entre o número de professores inscritos (PI) e o número total de professores de matemática (TP) da escola, a ser calculado de acordo com a fórmula IPI=10xPI/TP, considerando uma casa decimal. As escolas que tiverem cinco professores inscritos receberão nota 10,0 (dez);

• Índice de Professores Frequentes (IPF) – Índice entre o número de professores que fizeram a prova (PF) e o número de professores inscritos (PI), a ser calculado de acordo com a fórmula IPF=10xPF/PI, considerando uma casa decimal. As escolas que não tiveram nenhum professor inscrito receberão nota 0 (zero);

• Índice de Alunos Inscritos (IAI) – Índice entre o número de alunos inscritos (AI) e o número de professores inscritos (PI), a ser calculado de acordo com a fórmula IAI=AI/PI, para as escolas que tiveram pelo menos um professor inscrito, e pela fórmula IAI=AI para as escolas que não tiveram nenhum professor inscrito;

(5)

• Índice de Alunos Frequentes (IAF) – Índice entre o número de alunos que fizeram a prova (AF) e o número de alunos inscritos (AI), a ser calculado de acordo com a fórmula IAF=10xAF/AI;

• Média Professores (MP) – Média aritmética das notas das provas dos professores vinculados a escola que fizeram a prova.

• Media Alunos (MA) – Média aritmética das notas dos alunos vinculados a escola que fizeram a prova.

5.4 As escolas serão classificadas de acordo com a NE=IPI+IPF+IAI+IAF+MP+MA.

5.5 O Resultado com a classificação das escolas, dos professores e dos alunos, será publicado no site da OMI até o dia 06/10/2017.

5.6 O Resultado constará apenas a classificação dos primeiros colocados em cada nível e a lista em ordem alfabética das escolas, professores e alunos que obtiveram Menção Honrosa.

5.7 Não serão divulgadas as notas das escolas, dos professores e dos alunos no Resultado. O resultado contendo as notas individuais de alunos e professores poderão ser solicitados pelo gestor da unidade escolar junto a coordenação da OMI 2017. A coordenação da Olimpíada não se responsabiliza por eventuais divulgações por parte da escola dos resultados individuais de alunos e professores.

6. DA PREMIAÇÃO

6.1 Serão premiados os alunos melhores colocados em cada nível.

6.2 Os alunos premiados, receberão certificados e medalhas com nomes simbólicos de ouro, prata e bronze, em cada nível. Poderão receber ainda prêmios a serem definidos e devidamente divulgados no site da OMI até o dia 07/07/2017.

6.3 Todos os alunos que alcançarem desempenho satisfatório na prova, e que não ficarem entre os primeiros colocados em seus respectivos níveis, receberão certificados e medalhas de Menção Honrosa da OMI 2016.

6.4 Serão premiados os professores melhores colocados.

6.5 Os professores premiados, receberão certificados e medalhas com nomes simbólicos de ouro, prata e bronze. Poderão receber ainda prêmios a serem definidos e devidamente divulgados no site da OMI até o dia 07/07/2017.

6.6 Todos os professores que alcançarem desempenho satisfatório na prova, e que não ficarem entre os primeiros colocados, receberão certificados e medalhas de Menção Honrosa da OMI 2017.

6.7 Serão premiadas as escolas melhores colocadas.

6.8 As escolas premiadas, receberão certificados e troféus com nomes simbólicos de ouro, prata e bronze. Poderão receber ainda prêmios a serem definidos e devidamente divulgados no site da OMI até o dia 07/07/2017.

(6)

colocadas, receberão certificados de Menção Honrosa da OMI 2017.

6.10 Os prêmios mencionados nos itens 6.2, 6.5 e 6.8, estão condicionados a obtenção de recursos financeiros pelos membro do Projeto OMI junto aos parceiros. A qualquer momento o IF Goiano poderá retificar ou cancelar os prêmios divulgados, sem que isto implique em direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

6.11 As medalhas, troféus, certificados e prêmios serão entregues aos premiados durante a Cerimônia de Premiação da OMI 2017 a ser realizada no auditório do IF Goiano – Campus Iporá no dia 27/10/2017, em horário a ser definido e divulgado no site da OMI.

6.12 A Cerimônia de Premiação da OMI 2017 será aberta a toda comunidade, e a Coordenação da OMI convidará formalmente os alunos premiados e familiares, os professores e gestores das escolas participantes, os parceiros do projeto, os servidores do Campus Iporá e autoridades municipais e regionais.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 A inscrição das escolas, dos professores de matemática e dos alunos implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

7.2 A qualquer tempo o projeto OMI, bem com o Regulamento da OMI 2017, poderão ser alterados ou cancelados, no todo ou em parte, seja por decisão do IF Goiano, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isto implique em direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza. 7.3 O IF Goiano reserva-se no direito de ampliar o número de vagas para os participantes, caso haja disponibilidade institucional e de não realizar a OMI 2017 caso não sejam efetivadas um número satisfatório de inscrições, conforme julgar a coordenação do projeto ou seus gestores.

7.4 Todas as informações e resultados da OMI 2017 serão publicados no site oficial da OMI (ifgoiano.edu.br/omi) e afixados no mural da matemática do Campus Iporá do IF Goiano.

7.5 Em caso de dúvidas a Coordenação da OMI 2017 poderá ser contatada pelo telefone (64) 3674-0431, pelo email omi@ifgoiano.edu.br ou pessoalmente, no endereço Avenida Oeste, 350, Parque União, Iporá-GO, CEP 76.200-000.

7.6 As provas serão elaboradas e corrigidas por uma Comissão constituída para este fim, nomeada em portaria e sob a responsabilidade da Coordenação da OMI e da Gerência de Extensão do Campus Iporá. É vedada a inscrição e participação de qualquer membro da Comissão da OMI 2017.

7.7 As notas dos alunos e professores somente serão divulgadas ao gestor da escola participante mediante solicitação formal. A divulgação das notas pela gestão escolar é de inteira responsabilidade da mesma, sem que isto implique em direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza contra o IF Goiano.

7.8 Os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento serão analisados pela Coordenação da OMI e pela Gerência de Extensão do IF Goiano – Campus Iporá.

Iporá, 15 de maio de 2017

(7)

Gerente de Extensão do Campus Iporá

___________________________________

Professor Renato de Assis Ribeiro

Referências

Documentos relacionados

Para uma boa gestão de stocks na farmácia deve ter-se em consideração certas variáveis, tais como: a localização, o espaço disponível para o armazenamento dos

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Apesar de o tema estrutura de capital ser bastante discutido, não há ainda um consenso sobre como os responsáveis pela gestão das empresas determinam as formas de