• Nenhum resultado encontrado

Tema: Eficiência Operacional. Tribunal de Origem Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Nome do projeto Processo Virtual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tema: Eficiência Operacional. Tribunal de Origem Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Nome do projeto Processo Virtual"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Tema:

Eficiência Operacional Tribunal de Origem

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região Nome do projeto

Processo Virtual Finalidade do projeto

Implementar o projeto “Processo Virtual” no âmbito do TRT da 14ª Região, proporcionando a celeridade aos procedimentos administrativos e finalísticos, por meio do sistema de tecnologia da informação, garantindo a efetiva diminuição do uso do papel e dos estoques de material de expediente, em consonância com os objetivos do Projeto Amanajé, e aproveitando, de forma eficaz, a mão de obra dos servidores das Varas do Trabalho. O projeto também visa preparar magistrados e servidores para o futuro processo eletrônico a ser implantado no Regional.

Clientes do projeto Clientes diretos:

Gabinetes de Magistrados de 1ª Instância;

Diretoria dos Fóruns e Varas do Trabalho de Rondônia e Acre; Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - APDI; Secretaria de Tecnologia da Informação – STI;

Diretoria Geral de Coordenação Administrativa – DGCA; Diretoria Geral de Coordenação Judiciária – DGCJ;

Diretoria de Serviços de Infraestrutura, Logística e Segurança – DSILS; Diretoria de Serviços de Material e Patrimônio – DSMP; e

Secretaria de Orçamento e Finanças – SOF. Clientes indiretos:

Servidores das Varas do Trabalho (Tomada de Reclamação, Autuação, Processo Geral/ Execução e Sala de Audiência), magistrados, advogados, profissionais do Direito e a sociedade em geral.

Justificativa

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região com a finalidade de buscar a excelência da prestação dos serviços ao cidadão, assim como atender a crescente demanda jurisdicional trabalhista na região do Madeira, poderá implementar o “Processo Virtual” em uma de suas Varas do Trabalho (Vara-piloto), a fim de que sejam analisados os benefícios e o impacto desta mudança de paradigma para o corpo funcional e para a sociedade.

O “Processo Virtual” consiste na plena digitalização de documentos e de processos trabalhistas, do uso do Sistema de Acompanhamento de Processos de Primeira Instância – SAP1 e do emprego de assinaturas digitais, a fim de assegurar a autenticidade dos documentos eletrônicos que este Regional produz, nos termos da Lei 11.419, de 19/12/2006, e da Medida Provisória 2.200-2, de 24/08/2001. Um código identificador é impresso no rodapé dos documentos e dos processos trabalhistas digitalmente assinados, permitindo que o

(2)

interessado certifique-se de que o documento apresentado foi emitido e assinado no âmbito deste Tribunal.

Para tal empreitada, foi escolhida a 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO, haja vista que a maioria de seus servidores ou teve o “Curso de Gerenciamento de Documentos da Justiça do Trabalho – GED-JT”, em 17/03/2009, pela Escola Judicial deste Tribunal, ou tem afinidade em digitalização de documentos, no uso de assinadores digitais e do SAP1.

Definiu-se, a partir de um determinado processo trabalhista (Numeração Única), que seria tratado digitalmente, para efeito de análise e estudos futuros. A partir deste processo trabalhista, todos os processos em diante terão o respectivo tratamento digital.

Agregando-se à idéia de “virtualização” de documentos e processos, poderíamos aproveitar o “Sistema da Escola Judicial – Sejud” em um conceito mais amplo. Hoje, o “Sejud” faz a emissão de certificados virtuais de conclusão de curso para a Intranet do TRT da 14ª Região. O “Sejud”, também possibilita o efetivo cadastramento de cursos e de seus respectivos instrutores e alunos, além de prover o pleno monitoramento de expedição de certificados de conclusão de cursos, bem como relatórios estatísticos de interesse daquela Escola.

Nos moldes do “Sejud”, poderíamos desenvolver sistemas que atendessem às necessidades de setores diversos deste Tribunal, no que se refere à expedição de documentos virtuais, disponibilizados na Intranet do TRT da 14ª Região. Assim, como o “Sejud”, tais sistemas trariam economia e celeridade aos processos de documentação virtual do Tribunal, preceituados pelos princípios da “economicidade” e da “eficiência” (arts. 37 e 70/CF88), contemplando assim, ao que é preconizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, no que se refere à “digitalização de documentos” e à plena erradicação da “forte cultura burocrática, arraigada ao meio papel”, e também em observância aos itens “Perspectiva do Orçamento” e “Perspectiva dos Processos Internos”, das metas estratégicas do Tribunal. Sendo assim, o Regional poderia exportar para outros Regionais da Justiça do Trabalho, não somente o “Sejud”, mas todo e qualquer sistema que tenha como finalidade a emissão e a disponibilização de documentos virtuais na intranet, mediante login e senha.

Indicadores e Metas do projeto

O presente projeto tem os seguintes indicadores e metas, aprovados no planejamento estratégico, por meio da Resolução nº 0116/2009:

− Índice de agilidade na tramitação dos processos de aquisição de bens e serviços, cuja meta é obter 90% dos processos de aquisição de bens e serviços finalizados no prazo padrão até 2014,

− Índice de virtualização dos processos novos, sendo a meta aumentar para 100% o índice de virtualização dos processos novos,

− Índice de agilidade na publicação de Acórdãos, tendo como meta manter 100% até 2014,

− Eficiência Operacional, cuja meta é diminuir em 2% o valor da despesa por processo, até 2014,

− Redução do consumo de papel, cuja meta é reduzir em 50% o consumo de papel per capita, até 2014.

(3)

Gestor do Projeto

Nome Cargo

Marcello Reus Koch Analista Judiciário, Área: Apoio

Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação

Telefone Endereço Eletrônico Lotação

(69) 3211-6512 marcello.koch@trt14.jus.br Secretaria de Tecnologia da Informação

(4)

Tema:

Eficiência Operacional Tribunal de Origem

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região Nome do projeto

Uso do assinador digital nos despachos fora do gabinete Finalidade do projeto

Sensibilizar, capacitar e disseminar a cultura do efetivo uso do assinador digital nos despachos, quando os magistrados do TRT da 14ª Região estiverem fora de seu local de trabalho, a fim de promover a justiça do trabalho de maneira célere e eficaz, facilitando ainda a mobilidade dos magistrados, os quais não precisarão mais se deslocar até o prédio-sede e às Varas do Trabalho para exercer todos os atos processuais.

Clientes do projeto Clientes diretos:

Gabinetes de Magistrados de 1ª e 2ª Instância;

Diretoria dos Fóruns e Varas do Trabalho de Rondônia e Acre; Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - APDI; Secretaria de Tecnologia da Informação – STI;

Diretoria Geral de Coordenação Administrativa – DGCA; Diretoria Geral de Coordenação Judiciária – DGCJ;

Diretoria de Serviços de Infraestrutura, Logística e Segurança – DSILS; Diretoria de Serviços de Material e Patrimônio – DSMP; e

Secretaria de Orçamento e Finanças – SOF. Clientes indiretos:

Servidores da Justiça do Trabalho, advogados, profissionais do Direito e a sociedade em geral.

Justificativa

O uso do assinador digital e sua conexão à rede de computadores do TRT da 14ª Região poderão funcionar através da Virtual Private Network – VPN, assegurando-se a autenticidade dos documentos eletrônicos que este Regional produz, nos termos da Lei nº 11.419, de 19/12/2006, e da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001. Um código identificador é impresso no rodapé dos documentos digitalmente assinados, permitindo que o interessado certifique-se de que o documento apresentado foi emitido e assinado no âmbito deste Tribunal. A iniciativa garante celeridade, eficácia e efetividade na tramitação dos processos. Indicadores e Metas

O projeto contribuirá para alcançar as seguintes metas, aprovadas no planejamento estratégico, por meio da Resolução nº 0116/2009:

− Índice de agilidade na publicação de acórdãos, cuja meta é aumentar em 100% até 2014,

− Índice de agilidade no julgamento, cuja meta é diminuir em 15% o prazo de tramitação no primeiro e segundo graus até 2014.

(5)

Gestor do Projeto

Nome Cargo

Marcello Reus Koch Analista Judiciário, Área: Apoio

Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação

Telefone Endereço Eletrônico Lotação

(69) 3211-6512 marcello.koch@trt14.jus.br Secretaria de Tecnologia da Informação

(6)

Tema:

Eficiência Operacional Tribunal de Origem

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região Nome do projeto

Projeto de equipe volante para realização de atermações trabalhistas Finalidade do projeto

Aprimorar e padronizar os métodos de atendimento, redação de petições e prestação de informações aos usuário, por meio de uma equipe volante, composta de um atermador, um motorista, um segurança e de um oficial de justiça, retirando-se tal incumbência das Varas do Trabalho.

Clientes do projeto

Diretoria-Geral de Coordenação Judiciária Justificativa

A implantação do projeto deverá ser precedido de uma rigorosa avaliação nas localidades a serem atendidas, tendo em vista a relação custo-benefício, em cumprimento ao princípio da eficiência, exarado na Constituição Federal.

Nesse sentido, deve haver maior espaçamento temporal no atendimento em locais cuja média dos últimos três ciclos de atermação não atingiu cinco reclamações. Esses números, naturalmente, devem ser sopesados pela Administração.

A presença de um motorista, incumbido exclusivamente de dirigir, se faz necessária, por retirar esse encargo dos demais membros da equipe, de forma que a sobreposição das atribuições não contribua, ainda que indiretamente para a ocorrência de acidentes de trânsito. Do mesmo modo, a participação de um segurança é imprescindível, pois ademais da existência de convênio firmado entre o Tribunal e a Polícia Militar, raramente um policial militar é designado para acompanhar os trabalhos da Justiça Trabalhista, principalmente, nos pequenos municípios, sob a justificativa de que uma eventual liberação, implicaria em desguarnecer a segurança da comunidade – o que é plenamente compreensível e aceitável. Indicadores e Metas do projeto

O projeto contribuirá para o seguinte indicador e meta aprovados no planejamento estratégico pela Resolução nº 0116/2009:

INDICADOR DE

RESULTADO DO PROJETO: Índice de acesso à Justiça

LINHA DE BASE: 100%

META Manter em 100% os municípios atendidos, (aonde a justiça chega de alguma forma), até 2014.

(7)

Custos do projeto

Os custos inerentes ao projeto têm previsão constitucional, devendo ser suportados pelo orçamento do Tribunal, conforme artigo 115, §1º, da CF.

Gestor do Projeto

Nome Cargo

José Roberto da Silva Juiz Federal do Trabalho

Telefone Endereço Eletrônico Lotação

(69) 3642-1600 Vara do Trabalho de São

Referências

Documentos relacionados

Notou-se uma diferença significativa para os valores de pH, onde o corte tipo fio apresentou um maior valor no 3, 4 e 5º dias de armazenamento, no 6º dia foram os cortes cubo e

(Santos Port Authority – SPA), empresa pública federal, inscrita no CNPJ sob o nº 44.837.524/0001-07, com sede na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, Macuco,

IMPACTO NO ENDIVIDAMENTO MUNICIPAL Na contabilidade do Município Na dívida municipal no final de cada exercício No limite legal de endividamento líquido O Imobilizado não é

Entretanto, observo que, apesar de existirem irregularidades nos maquinários operados pela ré, não lhe foi concedido qualquer prazo para a realização das adequações necessárias,

Objeto: serviços técnicos es- pecializados de manutenção preventiva e corretiva para 01 (um) ele- vador de passageiros instalado no Fórum Trabalhista de Taubaté. Assinam: pelo

A integração de vários docentes da Licenciatura em Informática no mercado de trabalho, onde exercem funções em paralelo com a sua atividade científica, potencia um conjunto

Class Raid Rota do Degebe Maratona GD Piranhas do Alqueva Maratona Btt Montemor o Novo Maratona Btt Igreginha Maratona Btt Clube de Aguiar Rota dos Cromeleques. 1

• Seu texto deve seguir a norma padrão da língua portuguesa; • Faça um rascunho, revise e só depois transcreva seu texto para a.