• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO TÉCNICA MATEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO TÉCNICA MATEMÁTICA"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA

DE

MATEMÁTICA

28-03-2017

(2)
(3)

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

Objetivos do encontro;

Plataforma Foco Aprendizagem;

Mapa de Habilidades;

Números Racionais;

PCN Matemática;

Oficina;

Exercícios;

Plano de Ação e Sequência Didática;

Avaliação.

(4)

MAPA DE HABILIDADES

(5)

AUXILIAR

O

DOCENTE

NO

ESTUDO

DO

MAPA

DE

HABILIDADES DO SARESP DE MODO QUE ESTE BUSQUE NOVAS

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA QUE OS ESTUDANTES

AMPLIEM

E

CONSOLIDEM

CONTEÚDOS

RELATIVOS

AS

HABILIDADES MATEMÁTICAS.

OBJETIVO

(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)

MAPA DE HABILIDADE 6º ANO

(13)

MAPA DE HABILIDADE 9º ANO

(14)

H 04 – Representar medidas não inteiras utilizando frações;

H 07 – Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de números decimais;

H 08 – Compreender entre as representações fracionárias e decimal de um número;

H 10 – Efetuar cálculos com multiplicação e divisão de números decimais.

NÚMEROS

RACIONAIS

H 01 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional; H 02 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;

H 10 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais; H 15 – Resolver problemas com números racionais que envolvam as

operações.

Ano

Ano

(15)

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO RELACIONADO AOS NÚMEROS

RACIONAIS?

PROBLEMATIZAÇÃO

É SEMPRE POSSÍVEL ENCONTRAR UM NÚMERO RACIONAL ENTRE DOIS

NÚMEROS RACIONAIS QUAISQUER?

QUANDO TRABALHAMOS NO CAMPO DOS NÚMEROS RACIONAIS, OS

CONCEITOS DE ANTECESSOR E DE SUCESSOR FAZEM SENTIDO?

(16)

PCN Matemática – Páginas 67, 68 e 69

A abordagem dos números racionais no segundo ciclo tem como objetivo principal levar os alunos a perceberem que os números naturais, já conhecidos, são insuficientes para resolver determinados problemas.

Números Racionais

Explorando situações em que usando apenas números naturais não conseguem exprimir a medida de uma grandeza ou o resultado de uma divisão, os alunos identificam nos números racionais a possibilidade de resposta a novos problemas.

(17)

A construção da ideia de número racional é relacionada à divisão entre dois números inteiros, excluindo-se o caso em que o divisor é zero. Ou seja, desde que um número represente o quociente entre dois inteiros quaisquer (o segundo não nulo), ele é um número racional. Como neste ciclo trabalha-se apenas com os naturais e ainda não com os inteiros negativos, os números racionais a serem tratados são quocientes de números naturais.

No entanto, em que pese às relações entre números naturais e racionais, a aprendizagem dos números racionais supõe rupturas com ideias construídas pelos alunos acerca dos números naturais, e, portanto, demanda tempo e uma abordagem adequada.

(18)

Ao raciocinar sobre os números racionais como se fossem naturais, os alunos acabam tendo que enfrentar vários obstáculos:

• outro diz respeito à comparação entre racionais: acostumados com a relação 3 > 2, terão que construir uma escrita que lhes parece contraditória, ou seja, 1/3 < 1/2;

• um deles está ligado ao fato de que cada número racional pode ser representado por diferentes (e infinitas) escritas fracionárias; por exemplo, 1/3, 2/6, 3/9 e 4/12 são diferentes representações de um mesmo número;

(19)

• se o “tamanho” da escrita numérica era um bom indicador da ordem de grandeza no caso dos números naturais (8.345 > 41), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece o mesmo critério;

• se a sequência dos números naturais permite falar em sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e 0,9 estão números como 0,81, 0,815 ou 0,87.

• se ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1) a expectativa era a de encontrar um número maior que ambos, ao multiplicar 10 por 1/2 se surpreenderão ao ver que o resultado é menor do que 10;

(20)

O advento das calculadoras fez com que as representações decimais se tornassem bastantes frequentes. Desse modo, um trabalho interessante consiste em utilizá-las para o estudo das representações decimais na escola.

Ao optar por começar o estudo dos racionais pelo seu reconhecimento no contexto diário, deve-se observar que eles aparecem no cotidiano das pessoas muito mais em sua representação decimal (número com vírgula) do que na forma fracionária.

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

Por meio de atividades em que os alunos são convidados a dividir, usando a calculadora 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5, etc., e a levantar hipóteses sobre as escritas que aparecem no visor da calculadora, eles começarão a interpretar o significado dessas representações decimais.

(21)

Além da exploração dessas escritas pelo uso da calculadora, os alunos também estabelecerão relação entre elas e as representações referentes ao sistema monetário e aos sistemas de medida.

Usando a calculadora, também perceberão que as regras do sistema de numeração decimal, utilizadas para representar números naturais, podem ser aplicadas para se obter a escrita dos racionais na forma decimal, acrescentando-se novas ordens à direita da unidade (a primeira ordem) e de forma decrescente.

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

Já o contato com representações fracionárias é bem menos frequente; na vida cotidiana o uso de frações limita-se a metades, terços, quartos e mais pela via da linguagem oral do que das representações.

(22)

A prática mais comum para explorar o conceito de fração é a que recorre a situações em que está implícita a relação parte-todo; é o caso das tradicionais divisões de um chocolate, ou de uma pizza, em partes iguais.

A fração indica a relação que existe entre um número de partes e o total de partes. Outro significado das frações é o de quociente; baseia-se na divisão de um natural por outro (a : b = a / b; b ≠ 0). Para o aluno, ela se diferencia da interpretação anterior, pois dividir um chocolate em 3 partes e comer 2 dessas partes é uma situação diferente daquela em que é preciso dividir 2 chocolates para 3 pessoas.

A relação parte-todo se apresenta, portanto, quando um todo se divide em partes (equivalentes em quantidade de superfície ou de elementos).

(23)

No entanto, nos dois casos, o resultado é representado pela mesma notação: 2/3. Uma terceira situação, diferente das anteriores, é aquela em que a fração é usada como uma espécie de índice comparativo entre duas quantidades de uma grandeza, ou seja, quando é interpretada como razão. Isso ocorre, por exemplo, quando se lida com informações do tipo “2 de cada 3 habitantes de uma cidade são imigrantes”.

Outros exemplos podem ser dados: a possibilidade de sortear uma bola verde de uma caixa em que há 2 bolas verdes e 8 bolas de outras cores (2 em 10); o trabalho com escalas em mapas (a escala é de 1 cm para 100 m); a exploração da porcentagem (40 em cada 100 alunos da escola gostam de futebol).

(24)

A essas três interpretações, bastante interessantes de serem exploradas neste ciclo, acrescenta-se mais uma, que será trabalhada nos ciclos posteriores. Trata-se do significado da fração como operador, ou seja, quando ela desempenha um papel de transformação, algo que atua sobre uma situação e a modifica. Essa ideia está presente, por exemplo, num problema do tipo “que número devo multiplicar por 3 para obter 2”.

Esse breve resumo das interpretações mostra que a construção do conceito de número racional pressupõe uma organização de ensino que possibilite experiências com diferentes significados e representações, o que demanda razoável espaço de tempo; trata-se de um trabalho que apenas será iniciado no segundo ciclo do ensino fundamental e consolidado nos dois ciclos finais.

(25)
(26)
(27)

http://www.tsampaio.com/ic/objetos/kit1/index.html

(28)

Vamos por a mão na massa!!!

(29)
(30)
(31)
(32)
(33)

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

(34)
(35)
(36)
(37)
(38)

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

PLANO DE AÇÃO

DIAGNÓSTICO (Habilidades com

maior % de erro)

AÇÃO ESPAÇO CRONOGRAMA RESPONSÁVEIS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO

(39)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• Plataforma Foco Aprendizagem;

• Avaliação de Aprendizagem em Processo;

• Caderno do Professor;

• Obmep;

• OBM;

• Currículo +;

• Matriz de Avaliação Processual e

• Matriz de Referência para Avaliação (Documento Básico – SARESP).

(40)

AVALIAÇÃO

Avalie o dia de hoje em poucas palavras.

(41)

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

Agradecemos a presença

de todos vocês.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

O destaque conferido pela emissora ao caráter “jornalístico” dos três efêmeros apresentadores do Jornal da Globo, assim como as apostas da direção da

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Não basta apenas pensar na educação para um princípio de realidade se não se amplia o próprio conceito de realidade, esta, na qual a criança deve aprender a satisfazer seus

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo