• Nenhum resultado encontrado

Jaraguá ganha segundo viaduto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jaraguá ganha segundo viaduto"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Brasilândia - Freguesia do Ó - V. N. Cachoeirinha - Pirituba - Taipas - Casa Verde - B. Limão - Lapa Ano IX - Nº 194 - De 15 a 31 de março de 2.010 Fones: 3463-2397 3925-6647 Distribuição Gratuita

Jaraguá ganha segundo viaduto

acesse: www.jornalrapidix.com.br

atualidade O Rotary Club Freguesia do Ó promoveu jantar especial em come-moração ao Dia Internacional da Mulher. Na mesma semana, organizou seu tradicional Bazar & Brechó. Pág. 2Pág. 2Pág. 2Pág. 2Pág. 2 evento Sessão Solene na Casa de Cultura Salvador Ligabue homenageia mulhe-res de destaque e é dedicada à memória da médica-pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. PágPágPágPágPág. 5. 5. 5. 5. 5 Obra aguardada havia décadas: viaduto eliminou a passagem em nível com a linha da CPTM

Obra aguardada havia décadas: viaduto eliminou a passagem em nível com a linha da CPTM Obra aguardada havia décadas: viaduto eliminou a passagem em nível com a linha da CPTM Obra aguardada havia décadas: viaduto eliminou a passagem em nível com a linha da CPTM

(2)

2 - Rapidix

2 - Rapidix

2 - Rapidix

2 - Rapidix

2 - Rapidix

De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010

atualidade

Editorial

Waldir dos Santos Waldir dos Santos Waldir dos Santos Waldir dos Santos Waldir dos Santos

Rotary

Rotary

Rotary

Rotary

Rotary

Quando eu comecei a fa-zer parte do Rotary Club Freguesia do Ó, uma das minhas metas foi ajudar a divulgar o nome do Rotary International, fazendo com que mais pessoas pudes-sem tomar conhecimento das ações desta entidade.

Apesar de ter completa-do 105 anos de existência recentemente, muitas pes-soas ainda não sabem o que é Rotary. Por isso, sempre que tenho oportunidade, procuro usar este espaço para falar um pouco sobre esta entidade secular.

Hoje, transcrevo um tre-cho do livro ABC do Rota-ry, que traz uma definição simples e clara sobre o que é Rotary.

“Como descrever uma organização como o Rota-ry? Existem as inúmeras ca-racterísticas de um Rotary Club, bem como as ativida-des de mais de um milhão de rotarianos. Podemos mencionar a prestação de serviços, a internacionali-dade, o companheirismo, as classificações de cada uma das profissões, o fomento

Jornal Rapidix

Jornal Rapidix

Jornal Rapidix

Jornal Rapidix

Jornal Rapidix

Artigos assinados não representam, necessa-riamente, a opinião deste Jornal. Colabora-dores não mantêm vínculo empregaticio com o Jornal RapidixJornal RapidixJornal RapidixJornal RapidixJornal Rapidix, fazendo-o de

espontâ-nea vontade. Produtos e serviços oferecidos são de inteira e exclusiva responsabilidade dos seus respectivos anunciantes.

"Nossa força é Deus" End.: R. Francisco Cristiano Assis, 18 - Brasilândia - SP/SP

CEP 02846-030 - Fones: 3463-2397 3925-6647 9311-6515 www.jornalrapidix.com.br - e-mail: rapidix@rapidix.com.br

Waldir dos Santos - MTb 38731 Diretor/Jornalista Responsável

Maria Lucia Pinheiro Diretora Comercial Carolina e Camila P. Santos

Revisoras

Tiragem: 20.000 exemplares Periodicidade: Quinzenal

Frase - O pensamento da gente diz tantas coisas boas, que se

escrevêssemos por um dia, teríamos uma vida de pensador. Fausto Omar Assan

No dia 27/02, aconteceu a posse da nova diretoria do CMTC Clube, sediado na Av. Cruzeiro do Sul, 808, na Pon-te Pequena. Com um amplo histórico de lutas, o CMTC Clube foi fundado há mais de 50 anos e sempre cumpriu seu papel de ser uma área de lazer e recreação para motoristas e cobradores profissionais, desde a época da extinta CMTC - Companhia Munici-pal de Transportes Coletivos. A nova diretoria é presidi-da por Gregório Antônio de Souza Poço. A posse foi prestigiada por deputados, vereadores, sindicalistas, au-toridades e milhares de sóci-os do CMTC Clube.

“É uma honra receber tan-tas pessoas ilustres em nos-so Clube”, iniciou Gregório.

Entre as autoridades, um dos destaques foi a

presen-Natalini prestigia nova

diretoria do CMTC Clube

O RCSP Freguesia do Ó, entidade presidida por Isabel Cabello Cabrera, promoveu dois grandes eventos no mês de março.

O primeiro, foi uma home-nagem especial em comemo-ração ao Dia Internacional da Mulheres. No dia 9/03, mu-lheres de destaque receberam diplomas e flores da Presiden-te do Clube. O jantar aconPresiden-te- aconteceu na Churrascaria Golden -Grill e Pizza (ao lado da Ponte Freguesia do Ó), local das reuniões semanais do Rotary Club Freguesia do Ó.

O segundo evento, no dia 14, foi o já tradicional Bazar & Brechó, onde roupas, sa-patos, acessórios e uma infi-nidade de objetos usados são vendidos a partir de R$ 1. O bazar foi na sede da Socieda-de Amigos do Jd. Monjolo, ça do Vereador Gilberto

Nata-lini. E representado a Fregue-sia do Ó, o Dr. Alcidio Boano, que também faz parte da dire-toria recém-empossada.

“Eu não poderia deixar de trazer o meu abraço e o meu desejo de boa sorte a esta nova Diretoria do CMTC Clu-be”, disse Natalini. “E em nome do Gregório, aproveito para cumprimentar todos os meus amigos e companheiros de longas datas”.

Por mais de 25 anos, Gil-berto Natalini atendeu como médico no CMTC Clube. Foi nesse período que cultivou grandes amizades.

“Natalini não era apenas um médico, ele também parti-cipava ao nosso lado de to-das as reivindicações em be-nefício da nossa categoria”, exaltou Gregório.

Foi uma grande festa. Boano, Gregório e Natalini: velhos amigos Boano, Gregório e Natalini: velhos amigos Boano, Gregório e Natalini: velhos amigos Boano, Gregório e Natalini: velhos amigos Boano, Gregório e Natalini: velhos amigos

que gentilmente cede o espa-ço ao Club, por saber do com-promisso social que este tem com a comunidade.

“Toda a renda arrecadada em nossos bazares e eventos é revertida em trabalhos de-senvolvidos pelo Rotary para atender a comunidade local”, explica Isabel.

E tem mais! No dia 10/04 acontece mais um Bazar & Brechó do Rotary Club Fre-guesia do Ó. Desta vez será na Igreja da Paz - R. do Im-pressionismo, 63 - esta rua fica na altura do número 1800 da Av. João Paulo I, esquina do Supermercado Dia.

Avise os familiares e ami-gos, compre produtos a pre-ços baratinhos e ajude o Ro-tary Club Freguesia do Ó no desenvolvimentos de seus trabalhos sociais.

Rotary Freguesia sempre

servindo a comunidade

Bazar & Brechó: da comunidade para a comunidade Bazar & Brechó: da comunidade para a comunidade Bazar & Brechó: da comunidade para a comunidade Bazar & Brechó: da comunidade para a comunidade Bazar & Brechó: da comunidade para a comunidade da boa vontadee da

compre-ensão mundial, promoção dosaltos padrões de ética profissional, a ajuda aos nos-sos semelhantes, etc.

Mas a definição que tem sido mais usada para definir Rotary, é a seguinte:

“Rotary é uma organiza-ção de líderes de negócios e prosissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fo-mentam um elevado padrão de ética em todas as profis-sões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mun-do”.

Hoje eu me orgulho em participar de uma entidade com propósitos tão nobres. Um abraço rotário para todos.

(3)

De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010

De 15 a 31 de março de 2.010

Rapidix - 3

Rapidix - 3

Rapidix - 3

Rapidix - 3

Rapidix - 3

No Rumo Certo

O Jornal Rumo Certo, atra-vés do seu Diretor, Ivo Bar-boza, promoveu o jantar Mu-lheres no Rumo Certo, em comemoração ao Dia Interna-cional da Mulher. O evento foi no dia 8/03 e reuniu mais de 100 pessoas.

Mulheres notáveis da re-gião receberam láurea de pra-ta onde se lê: “Mulher doce, meiga e frágil, mas com cora-gem e determinação suficien-te para atingir objetivos infin-dáveis”.

Maria Lucia Pinheiro dos Santos, do Jornal Rapidix, foi uma das agraciadas.

Marcha da cidadania

Com o objetivo de promo-ver uma das maiores mobili-zações em favor da vida e demonstrar de modo contun-dente a verdadeira vontade do povo brasileiro, será reali-zada no próximo dia 20/03, a partir das 10h, a Marcha da Cidadania pela Vida. O traje-to da Caminhada, que terá aproximadamente 900 metros, será o seguinte: Viad. Jacareí, R. Maria Paula, Viad. Dona Paulina, Praça Dr. João Men-des, R. Quintino Bocaiúva, R. Benjamin Constant e Praça da Sé. A Marcha é um evento suprapartidário, supra religi-oso e conta com o apoio de representantes de diversas entidades representativas da sociedade civil. Centro Cultural A Associação de

Solidari-breves

atualidade

Em clima de festa, Prefeitura entrega mais

um viaduto do Complexo Viário Jaraguá

Na quinta-feira (18/03), o

Prefeito Gilberto Kassab inau-gurou o segundo viaduto do Complexo Viário Jaraguá. Além de melhorar o tráfego, o viaduto elimina a travessia em nível da CPTM (Compa-nhia Paulista de Trens Metro-politanos), aumentando a se-gurança dos motoristas e pe-destres, que não precisam mais esperar a interrupção da linha férrea para cruzá-la. A obra beneficiará cerca de 160 mil moradores da região.

"Esse viaduto é uma das obras mais importantes da região. A população espera-va havia 40 anos. Hoje é um dia de comemoração para Pi-rituba. Se há uma coisa impor-tante a ser feita em São Pau-lo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e essa obra trará, entre outras coisas, se-gurança e melhoria ao tráfe-go", afirmou Kassab.

A obra - O novo trecho do viaduto liga a R. Jerimanduba à Estrada de Taipas, melho-rando o acesso aos bairros do Jaraguá e Parque das Na-ções. O trecho possui cerca de 500 metros de extensão, com uma pista de 7 metros de largura com duas faixas de tráfego. O Complexo Jaraguá funciona agora com duas pis-tas, com duas faixas de tráfe-go por sentido cada uma, com um fluxo estimado de 2.500 veículos/hora.

A Secretaria de Infra-estru-edade aos Moradores do Jd.

Icaraí, presidida por Maria Alice Soares, a Índia, inaugu-ra as instalações do seu Cen-tro Cultural.

O evento será no dia 2/04, às 9h, na R. Pérsio de Souza Queiróz Filho, 260, na Brasi-lândia. Para saber mais ligue para o fone 4923-2623.

Precisam-se voluntários

O Incor - Instituto do Co-ração do Hospital das Clíni-cas da FMUSP está recrutan-do homens, com idade entre 50 e 75 anos, para participar de pesquisa que avaliará os possíveis efeitos benéficos do vinho tinto sobre o cora-ção e o envelhecimento. Po-dem se inscrever homens que bebem vinho tinto regu-larmente, como parte de seu estilo de vida; e homens abs-têmios, ou seja, que não in-gerem qualquer bebida alco-ólica. É oferecido check-up cardiológico aos participan-tes, como parte do estudo.

Informações e inscrições pelo telefone 3069-5510.

Estudantes da LBV

A Legião da Boa Vontade (www.lbv.org.br) preparou uma surpresa para os que se formaram no ensino médio no Instituto de Educação José de Paiva Netto de 1997 a 2007. Se você é um desses ex-alunos, participe do projeto “Eu estudei na LBV”. Para isso, basta dirigir-se à Av. Rudge, 700, Bom Retiro, ou ligue para o fone 3225-4708 e falar com Leilany.

tura Urbana e Obras (Siurb) investiu R$ 19,6 milhões nas estruturas, que têm 240 me-tros de comprimento cada uma. Antes das obras, o in-tervalo de quatro a sete mi-nutos entre a passagem dos trens ocasionava longos congestionamentos nas vias próximas à linha férrea. Além de entregar os dois viadutos, a Siurb realizou obras no en-torno como, por exemplo, a canalização de 103 metros do córrego que passa sob as es-truturas e a instalação de

bo-cas-de-lobo. Foram instala-das ainda 45 unidades de ilu-minação.

O primeiro viaduto do complexo viário foi entregue em junho de 2009, com uma faixa de rolamento no senti-do bairro/centro e outra no sentido centro/bairro.

Investimentos - A Linha 7-Rubi, na qual está a Estação Jaraguá, tem recebido cons-tantes investimentos do Go-verno de São Paulo por con-ta do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos.

A linha recebeu uma nova passarela, 4 trens reformados - o que reduziu o intervalo de tempo entre viagens de 10 para 8 minutos nos horários de pico, e vedação das vias com muros e alambrados.

Além disso, estão em an-damento a aquisição de 20 novos trens, construção da nova estação Vila Aurora, modernização das estações Francisco Morato e Franco da Rocha, construção do vi-aduto rodoviário de Caieiras, mais uma passarela.

"Esse viaduto é uma das obras mais importantes da região”, afirmou Kassab Conseg Freguesia do Ó - O Presidente do Conseg Freguesia do Ó, João Batista de Souza Filho, o Delegado Titular do 28º Distrito de

Policia Civil e o Comandante da 1ª Cia do 18º BPM/M, convidam para reunião que acontecerá no dia 25/03, às 19h30, na Sociedade Amigos do Jardim Monjolo, à R. Calixto de Almeida, 38 - Freguesia do Ó. Informações: 3999-2576. A reunião é aberta a todos. Compareça!

Festa: a construção do viaduto era esperada havia 40 anos Festa: a construção do viaduto era esperada havia 40 anosFesta: a construção do viaduto era esperada havia 40 anos Festa: a construção do viaduto era esperada havia 40 anos Festa: a construção do viaduto era esperada havia 40 anos

A P O S E N T A D O R I A

R. Parapuã, 1856 - Sl. 2 - Brasilândia - 3461-2780 / 3924-1093 Tempo de Serviço (Integral

ou Proporcional) Por Idade (Homem 65 anos

-Mulher 60 anos) Por Invalidez - Auxílio Doença - Auxílio Acidente

Pensão por Morte

Amparo ao Idoso (LOAS -Para quem n/ contribuiu Homem/Mulher 65 anos) Amparo ao Deficiente (LOAS - Para quem nunca contribuiu e também para

(4)

atualidade

cultura

4 - Rapidix

4 - Rapidix

4 - Rapidix

4 - Rapidix

4 - Rapidix

De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010

PTB: Respeito à história- O secretario geral da executiva nacional e também presidente do PTB no estado de São Paulo, Deputado Campos Macha-do, defende apoio fechado do partido à candidatura de José Serra e, por conta disso, tem mantido encontros semanais com lideranças petebistas de todo o país, na mesma linha do presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson. “É preciso ouvir e respeitar a história”, explica Campos Machado.

O mês de março está cheio de atrações na Casa de Cul-tura Salvador Ligabue, na Fre-guesia do Ó. Na quarta-feira (17/03), acontece sessão de cinema, com o filme o “Xangô de Baker Street”, e no dia 21 tem encontro do Sertanejo Sem Mistura, além de muitas outras atividades.

É importante lembrar que estão abertas as inscrições para os cursos de desenho artístico, dança de salão, ca-poeira e teatro. Para outras

informações visite a Casa, lo-calizada no Largo da Matriz, 215, ou ligue 3931-8266.

Acompanhe a programa-ção completa e venha conhe-cer este espaço! Todos os eventos são gratuitos.

17/03 Quarta feira 19h -Cine Clube Freguesia, com o filme: ”O Xangô de Baker Stre-et”. Diretor: Miguel Faria, do romance de Jô Soares.

21/03 Domingo 15h -Sertanejo Sem Mistura - Uma tarde com violeiros.

Casa de Cultura tem

programação intensa

Casa de Cultura: programação diversificada Casa de Cultura: programação diversificada Casa de Cultura: programação diversificada Casa de Cultura: programação diversificada Casa de Cultura: programação diversificada foto: arquivo

26/03 Sexta feira 14h -Fórum da melhor idade. En-contro de grupos da 3ª idade da região.

20h -Teatro - História tea-tral - Projeto Água Viva. Dire-ção: Caco Cardoso.

27/03 - Sábado 17h - Teatro. Apresentação Teatral -Projeto Água Viva. Direção: Caco Cardoso.

28/03 Domingo 16h -Palestra e apresentação final do Grupo Água Viva. Direção: Caco Cardoso.

(5)

paulicéia

evento

De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010

De 15 a 31 de março de 2.010

Rapidix - 5

Rapidix - 5

Rapidix - 5

Rapidix - 5

Rapidix - 5

Uma boa notícia - A Em fevereiro deste ano, a geração de empregos com carteira assinada no Brasil bateu novo recorde: foram abertas 209.425 vagas,

segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O índice anterior era de fevereiro de 2008, com 204.963 vagas. Trata-se do segundo recorde de 2010, já que, em janeiro, foram abertas 181.419 vagas, sendo o melhor mês desde 1992.

A sessão solene da Câma-ra Municipal de São Paulo, comemorativa a Dia Interna-cional das Mulheres aconte-ceu no dia 8/03, na Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, e reuniu re-corde de público em Sessões Solenes feitas pelo Vereador Claudinho de Souza. Cerca de 450 pessoas estavam presen-tes no evento.

A sessão foi dedicada à memória da médica-pediatra e fundadora da Pastoral da Cri-ança, Zilda Arns, que morreu aos 75 anos, vítima do terre-moto que atingiu o Haiti em janeiro. Ela fundou e coorde-nava a Pastoral da Criança no Brasil, órgão de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Sua morte causou uma sensação de de-samparo muito grande a to-dos os brasileiros, que viam na sua ação, exemplo máximo de dedicação e amor ao pró-ximo. Entretanto, o seu traba-lho junto à Pastoral da Crian-ça é exemplar e permanece em cada Pastoral, em cada bair-ro, em cada criança assistida.

Presenças - A vice-prefeita e secretária de Ação Social, Alda Marco Antonio, foi uma das homenageadas. Ela apro-veitou momento para elogiar publicamente o Vereador Claudinho, afirmando que “um homem que reconhece a luta da mulher merece toda a sua consideração”.

O Deputado Celino Cardo-so também marcou presença.

Em sua fala, reconheceu a importância das mulheres na vida pública e no lar e elogiou sua esposa, Ana Paula, uma das homenageadas. “Não por ser minha esposa, mas a ho-menagem é muito merecida. Eu agradeço a Deus, todos os

dias, por tê-la colocado no meu caminho”, disse Celino.

Homenagens - As mulhe-res homenageadas são: Dé-bora Mara de Oliveira, Selma Pires de Araujo Domingues, Maria Amélia Silva da Costa, Noemi de Oliveira Ottavio de Almeida, Maria de Lourdes Batista, Teresinha Abreu de Souza, Bernadete Cola, Lea Mirim de Freitas, Maria Adé-lia Junqueira de Andrade, Mônica Gomes de Araújo, Se-bastiana Josefa de Jesus dos Santos - Dona Nina, Sandra Regina Mendes de Paula Fal-leiros, Helena da Silva Frei-tas, Yoshimi Ito Villanova, Juceli Regina Claro, Ana Paula Soto Cardoso de Sá, Patrícia

Eiko Moritaka Kanashiro e Aline Marques. A última ho-menageada da noite, repre-sentou a assessoria feminina do Vereador Claudinho. Ela foi escolhida para receber a homenagem por ser a mais jo-vem do grupo.

O Vereador aproveitou para agradecer às suas asses-soras, colaboradoras e todas as mulheres presentes, às suas filhas e esposa. “Sintam-se todas homenageadas pela garra, disposição e compro-metimento com o trabalho político do vereador – um tra-balho que busca valorizar e engrandecer a nossa região e a todos os segmentos soci-ais”, finalizou Claudinho.

Solenidade no Dia das Mulheres

Alda elogia e Alda elogia e Alda elogia e Alda elogia e Alda elogia e cumprimen-ta o V

ta o V ta o V ta o V

ta o Vereador Claudinhoereador Claudinhoereador Claudinhoereador Claudinhoereador Claudinho

Bernadete recebe flores Bernadete recebe flores Bernadete recebe flores Bernadete recebe flores Bernadete recebe flores de Celino e Claudinho de Celino e Claudinho de Celino e Claudinho de Celino e Claudinho de Celino e Claudinho

PPPPPatricia é homenageadaatricia é homenageadaatricia é homenageadaatricia é homenageadaatricia é homenageada pela sua dedicação pela sua dedicação pela sua dedicação pela sua dedicação pela sua dedicação

PPPPParte da homenageadas: todas escolhidas por méritoarte da homenageadas: todas escolhidas por méritoarte da homenageadas: todas escolhidas por méritoarte da homenageadas: todas escolhidas por méritoarte da homenageadas: todas escolhidas por mérito

A sessão solene foi dedicada à memória de

Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança

Compositor brasileiro autodidata, respeitado no mundo, saudoso célebre da nossa cultura, essa arte maravilhosa que Heitor Vi-lla-Lobos dedicou com muito amor e carinho, como ele mesmo chamava de “Alma Brasileira”.

Os franceses ficaram en-cantados com as compo-sições de Villa-Lobos em 1923, alcançando o suces-so na capital francesa.

Até 1930 Villa-Lobos vi-veu a maior parte do tempo em Paris e estabeleceu con-tatos com Maurice Ravel, Manuel de Falla, Arthur Honegger, Igor Stravinsky, Sergei Prokofieff e Edgar Varèse. Ao lado disso, ocu-pou-se intensamente com a obra de Johann Sebasti-an Bach e outros grSebasti-andes mestres do passado.

Villa Lobos volta ao Bra-sil com prestígio, reconhe-cimento e acaba receben-do um convite receben-do governo brasileiro para supervisio-nar a educação musical do país. Foi praticamente um dos poucos compositores que souberam tão bem conciliar as formas de ex-pressão indígena e a tradi-ção européia.

Faleceu em 1959 deixan-do experiência, exemplo de vida e dedicação musical. Um registro, cerca de 1500

Heitor Villa-Lobos

obras, entre elas 5 Óperas, 15 Ballets, 12 Sinfonias, 13 Poemas sinfônicos, 9 Ba-chianas brasileiras, 16 Choros, 10 Quartetos de Cordas e uma centena de canções.

Samba também é cultu-ra. Viva os compositores. Zéca Paulicéia, Composi-tor e assessor do Vereador Claudio Fonseca -zecapauliceiasp@ig.com.br

Um grande Mestre

(6)

6 - Rapidix

6 - Rapidix

6 - Rapidix

6 - Rapidix

6 - Rapidix

De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010

saúde

culinária

Os diferentes tipos de parto

À medida que se aproxima o nascimento do bebê, cres-cem as dúvidas das gestan-tes sobre o tipo de parto. O parto natural, como o próprio nome diz, segue as leis da natureza, com um mínimo de intervenções, trazendo uma série de benefícios para a mulher e para o bebê. A mãe se restabelece mais rápido e reduz consideravelmente o risco de dificuldades respira-tórias na criança. A amamen-tação também é beneficiada devido à ausência de dor da mãe no pós-parto.

Já na cesariana, por ser

uma cirurgia, os riscos de complicações são maiores. Hemorragia, infecção e outras intercorrências ocorrem com muito maior frequência, afir-ma Dr. Corintio Mariani Neto, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Fe-deração Brasileira das Asso-ciações de Ginecologia e Obs-tetrícia (Febrasgo). Além dis-so, se tudo ocorrer bem, a alta é prevista para no mínimo 72 horas após o parto, ou seja, pelo menos um dia a mais do que o parto normal.

No entanto, a decisão da via de parto não cabe apenas

Vacinação contra gripe- O Ministério da Saúde informa que a segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra gripe pandêmica começa nesta segunda-feira (22). Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina. O público-alvo esperado é de cerca de 20,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessas pessoas.

à mãe ou ao médico que acom-panha a gestante no pré-na-tal, deve ser discutida e ava-liada segundo diversas vari-áveis. Um exemplo é a identi-ficação, durante o pré-natal, nos exames de rotina, como o ultrassom, ou mesmo duran-te o trabalho de parto, de algo que possa comprometer o nascimento natural. Mas são casos específicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a via abdo-minal não deve ultrapassar 15% dos partos.

Contudo, no Brasil, os nú-meros são bastante diferen-tes, principalmente no siste-ma privado de saúde, no qual a taxa chega a quase 90%. “Se a gente levar em conta a me-dicina de consultório e de convênio, nós temos cerca de 80% a 90% de cesariana, sen-do a maioria fora sen-do trabalho de parto. As cesarianas têm sido marcadas antes que a mulher entre em trabalho de parto, sem a chance de saber se o parto poderia ser nor-mal”, relata o Dr. Corintio.

Sobretudo nas grandes capitais, mulheres indepen-dentes, que trabalham fora, bastante esclarecidas, muitas vezes escolhem a cesariana por motivos infundados, como medo de sentir dor ou pela praticidade de saber de

Coluna Mais Saúde - *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br ou para R. Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000

EMBS - ASSESSORIA EMPRESARIAL

Administramos seu imóvel, vendemos e alugamos Prestamos assessoria imobiliária e assessoramento

jurídico especializado no ramo imobiliário

3931-1373 / 3935-0312 / 7332-5880

A opção deve levar em conta a saúde da mãe e do bebê antemão data e horário do nascimento. Enquanto isso, no SUS, a taxa de cesarianas está em torno de 30%.

Segundo Dr. Corintio, “a mulher que tem um plano de saúde, a priori, tem melhores condições globais, sócio-econômicas, culturais e de saúde. Mesmo realizando mais consultas pré-natais e tendo maior acesso à infor-mação, acaba optando pela cesárea”.

Parto em casa - Em países considerados desenvolvi-dos, com alta rentabilidade e população instruída, como a Holanda, a prevalência do parto natural é evidente, in-clusive o domiciliar, que che-ga a 35%. Embora o ambiente familiar traga maior tranquili-dade para a mulher, ele não é o mais indicado para o parto. Este procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, com disponibilida-de disponibilida-de UTIs e disponibilida-de recursos tec-nológicos, ainda que a primei-ra opção seja o parto normal, pois intercorrências como a necessidade de realização de uma cirurgia de emergência ou de atendimento ao recém-nascido não estão descarta-dos. Nestes casos, a demora para chegar a um hospital pode ser decisiva para a saú-de da mãe e do bebê.

Separamos para você duas receitas simples e deliciosas.

Nhoque frito

Ingredientes:

½ kg de batata, 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo, ½ colher (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 ovo, sal a gosto

Modo de preparar:

Cozinhe as batatas descas-cadas em pouca água salga-da.

Quando estiverem macias, passe pelo espremedor e co-loque numa vasilha, adiciona-do a farinha de trigo, a man-teiga, o ovo sem bater e o queijo. Misture bem. Polvilhe a tábua ou a mesa com fari-nha de trigo e enfarinhe tam-bém as mãos.

Forme rolinhos finos, da

grossura de um dedo mais ou me-nos. Corte em pe-daços de 4 a 5 cm e frite-os em gor-dura bem quente. Arrume-os em ca-madas, cobrindo cada camada com queijo parmesão e cenoura crua rala-dos e misturarala-dos. Sorvete fácil Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 caixinha de gelatina (qualquer sabor)

Modo de preparar:

Faça a gelatina normal-mente e não leve a geladeira (siga as instruções da caixa). Depois de pronta, ainda quente, coloque no liqüidifi-cador junto com o leite con-densado e o creme de leite. Bata bem.

Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo. Depois de congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso. Volte para o congelador.

Está pronto. É fácil, gos-toso e muito refrescante.

Gostou das nossas suges-tões? Você encontra mais re-ceitas na seção culinária do site do Jornal Rapidix. Aces-se: www.jornalrapidix.com.br

Duas receitas deliciosas para

almoço especial de domingo

(7)

cultura

Jornal Rapidix: classificados que vendem rápido. Para anunciar ligue: 3925-6647 - 9311-6515

classificados

De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010 De 15 a 31 de março de 2.010

De 15 a 31 de março de 2.010

Rapidix - 7

Rapidix - 7

Rapidix - 7

Rapidix - 7

Rapidix - 7

Chega às locadoras, em 10 de março, o DVD Recém-Formada. Certamente, muitas mulheres vão se identificar com Ryden Malby, personagem vivida por Alexis Bledel, que acaba de concluir a faculdade. Como toda recém-graduada, Ryden busca o emprego que sempre sonhou e consegue. Tudo aparentava dar certo, até que ela se encontra obrigada a voltar para a casa dos pais. Ryden percebe então a importância de estar rodeada por pessoas que realmente ama. É em meio a uma crise existencial que ela aprende significativas lições. Do mesmo diretor de Shrek e O Espanta Tubarões, Recém-Formada promete emocionar e também fazer rir.

123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678

rei

rei

rei

rei

rei

Já estão abertas as portas da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a exposição sobre a vida e a obra do Rei Roberto Carlos. Toda história de um dos maiores ícones da Jovem Guarda ocupa três andares, em uma retrospectiva dos 50 anos de sua carreira. A exposição conta ainda com um karaokê, no qual os visitantes podem soltar a voz com os clássicos como Emoções, Detalhes ou Jesus Cristo. Há também um espaço com exemplares de sua coleção de carros, além de uma parte reservada para homenagear o amigo e companheiro de palco Erasmo Carlos. A mostra permanecerá até 9 de maio, com exceção das segundas-feiras.

123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678 123456789012345678

dvd

dvd

dvd

dvd

dvd

Coluna Cultura - *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br ou para R. Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000

Conheça a Peugeot 207 Hoggar

Adriano Peixoto

Diretor de Eventos do Lions Clube Cachoeirinha

A primeira picape peque-na da Peugeot no mundo é brasileira. Já o nome não tem origem definida. Alguns dirão que é escandinavo, lembran-do lembran-do personagem “Hagar, o Horrível”, famoso nas tirinhas de jornal, mas a Hoggar não é nem escandinava nem horrí-vel. É até bem acertada em desenho, trazendo alguns atri-butos que a tornarão bastan-te competitiva.

Com 1.151 l de caçamba e 742 kg de capacidade de car-ga máxima, a 207 Hogcar-gar se sai melhor do que a VW Sa-veiro, mas não vem com cabi-ne estendida, uma opção que fez da Fiat Strada a líder de seu segmento. Quem quiser se dar bem nesse mercado não tem nisso um diferencial, mas um pré-requisito.

De resto, a 207 Hoggar se-gue o que o modelo do qual ela deriva já oferece: motores de 1,4 e 1,6 litro flexíveis em combustível (para exportação, deve ser oferecida também a versão 2.0 HDi, de 90 cv) e o polêmico nome 207, que a matriz francesa chama de “207

Taxistas recebem certificados- Na sexta-feira, 19/03, a partir das 10h, no Auditório 6 do Palácio das Convenções, cerca de 400 taxistas receberão o certificado de conclusão do curso São Paulo CapaCidade - Programa de Capacitação Turística da Cidade de São Paulo, projeto cujo objetivo é qualificar profissionais do turismo receptivo da capital paulista, como guias e agentes de viagens, além dos próprios taxistas.

Casa de 2 dormitórios, cozinha, WC, sala, quintal, garagem para 4 carros. Casa independente. Terreno: 10X25 metros. Localização: Suarão - Itanhaém (Próximo à Colônia de Férias da Nossa Caixa e da Igreja de Suarão). 500 metros da praia. Valor a combinar.

Tefefone: (11) 7229-3728 ou (13) 3507-4643 Tratar com Rosângela/Valdecir

ALUGO CASA NA PRAIA PARA TEMPORADA do Brasil”, mas que, na

ver-dade, se trata do 206+, cha-mado assim porque, na Euro-pa, 207 é o nome de um mo-delo maior e mais luxuoso, um compacto premium, que con-corre com VW Polo, Fiat Punto e outros.

A 207 Hoggar será apre-sentada à imprensa no próxi-mo dia 15 de março. Em seu primeiro ano de vendas chei-as, ou seja, em 2011, a Peuge-ot espera que ela vá conse-guir 10% do mercado de pi-capes pequenas, uma partici-pação expressiva.

REVISÃO INSS

Pensionistas anteriores a 28/04/1995

Benefícios concedidos nos períodos:

17/09/1977 até 04/10/1988

01/03/1994 até 28/02/1997

Advocacia Edson Gomes

Av. Itaberaba, 1636 - Freg. do Ó - Tel. 3976-7000

Reclamações Trabalhistas - Previdência Social Aposentadoria e demais benefícios do INSS

Vende-se imóveis em diversas regiões: casas, terrenos, sítios, chácaras e glebas.

FFFFFone: 3923-6028

one: 3923-6028

one: 3923-6028

one: 3923-6028

one: 3923-6028

Cels.: 8938-0873

Cels.: 8938-0873

Cels.: 8938-0873

Cels.: 8938-0873

Cels.: 8938-0873

9 2 1 9 - 2 5 0 6

9 2 1 9 - 2 5 0 6

9 2 1 9 - 2 5 0 6

9 2 1 9 - 2 5 0 6

9 2 1 9 - 2 5 0 6

R. Paulo Garcia Aquiline, 423 - V. Itaberaba ACESSE ACESSEACESSE ACESSE ACESSE www.saofreigalvao.com.br Conheça o site de Santo Antonio de Sant´Anna Galvão Agência Motor Gustavo Henrique Ruffo fotos: divulgação Capacidade de Capacidade de Capacidade de Capacidade de Capacidade de carga é de 742 kg carga é de 742 kg carga é de 742 kg carga é de 742 kg carga é de 742 kg Hoggar: usa a Hoggar: usa a Hoggar: usa a Hoggar: usa a Hoggar: usa a mesma frente mesma frente mesma frente mesma frente mesma frente do P do P do P do P

(8)

atualidade

8 - Rapidix

8 - Rapidix

8 - Rapidix

8 - Rapidix

8 - Rapidix

De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010De 15 a 31 de março de 2.010

Uma equipe do Ibram - Ins-tituto Brasileiro de Museus visitou a Brasilândia nos dias 10 e 11/03. O órgão, do Mi-nistério da Cultura, é respon-sável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor - aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de po-líticas de aquisição e preser-vação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

Fabio Ivo Aureliano,

Pre-sidente da Associação de Moradores do Jd. das Pedras foi um dos articuladores para a vinda da equipe à região.

“A proposta do Ibram é criar um museu que preserve a história do distrito de Brasi-lândia”, explica Fabio.

O processo de criação e manutenção do museu se dará em parceria com a comunida-de e assessoria do Ibram. Nin-guém melhor do que a comu-nidade local para saber o que é importante, representativo

e deve ser preservado como memória do bairro.

Um dos locais visitados pela equipe do Ibram foi a re-dação do Jornal Rapidix. Re-cebidos pelos Editores Wal-dir dos Santos e Maria Lucia Pinheiro, os pesquisadores do Ibram falaram sobre a im-portância de preservar a his-tória de uma comunidade e apontaram outras experiênci-as que já estão funcionando, como exemplo, o Museu da Maré. Localizado no Comple-xo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, destaca-se por ser o primeiro museu, do país, dentro de uma favela.

Waldir destacou: “A nos-sa comunidade precinos-sa ter participação efetiva no de-senvolvimento deste museu e, principalmente, ele precisa estar localizado em uma sede no bairro, onde as pessoas possam visitar, conhecer, tro-car experiências e sentir que fazem parte da história de Brasilândia”.

Nesta fase, o Ibram está recebendo as sugestões e avaliando as viabilidades.

Brasilândia pode ganhar museu

No domingo de Ramos, a Paróquia São Luís Gonzaga promoverá logo após a missa um almoço especial, tendo como prato principal suculen-ta polensuculen-ta com frango. E como opção, churrasco acompa-nhado de guarnições e mo-lho vinagrete.

O cardápio é completado com saladas variadas e so-bremesa, tudo preparado pela Comissão de Festas da Paró-quia que está se esmerando para proporcionar à comuni-dade um encontro festivo e de congraçamento como de-vem ser os almoços familia-res de domingo.

Serviço:

Almoço Especial de Ramos

Data - 28/03, domingo, a partir das 11h30, na Paróquia São Luís Gonzaga - Salão de Festas Endereço - Praça D. Pedro Fulco Morvidi, nº 1, Vila Pereira Barreto, Pirituba

Preço - R$ 10,00 por pessoa (inclui bufê de saladas, prato principal - frango com polenta ou churrasco com guarnições - e sobremesa); bebidas à parte. Reservas e compra de convites na Secretaria da Paróquia, de segunda-feira a sábado, das 9 às 17h.

Mais informações: fone: 3975-6790 e no site: paroquiasaoluisgonzaga.com.br

Almoço Especial de Ramos na

Paróquia São Luís Gonzaga

Frango ou churrasco:

é você quem escolhe

PPPPParóquia São Laróquia São Laróquia São Laróquia São Laróquia São Luís Gonzaga: referência na regiãouís Gonzaga: referência na regiãouís Gonzaga: referência na regiãouís Gonzaga: referência na regiãouís Gonzaga: referência na região Equipe do Ibram visitando o Jornal Rapidix

Equipe do Ibram visitando o Jornal RapidixEquipe do Ibram visitando o Jornal Rapidix Equipe do Ibram visitando o Jornal Rapidix Equipe do Ibram visitando o Jornal Rapidix

Ação na praça- O Engenheiro Agrônomo, Wagner Novais, do Projeto Fábrica Verde convido você para participar do evento Dia de ação na praça Fábrica Verde, que acontecerá no dia 24/03, das 9 às 14h, na Praça Paulo Schiaresi, Alto da Lapa, em parceria com Movimento Boa Praça. Haverá limpeza geral da praça, intervenção paisagística, pintura e instalação de lixeiras, além de sarau de música, poesia e literatura. Participe e pratique cidadania.

Referências

Documentos relacionados

Ambrose [1] considered the average index of the group generated by a finite number of elements in the residue field at a prime of a number field and provided asymptotic formulae for

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar 91 acessos promissores de alfafa quanto à produ- ção de forragem em São Carlos, SP, na região Central do Estado de São Paulo, tendo

1) Inserir no propath os pacotes na ordem acima. 2) Aplicar o Pacote_MDF-e APENAS se existir a necessidade na emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

Figura 3: Evolução temporal das anomalias de temperatura do ar, umidade relativa, vento zonal e meridional, pressão, precipitação e insolação definidas a partir das médias anuais

Os objetivos neste trabalho foram estudar os efeitos e investigar possíveis interações de níveis de ácido L-glutâmico e vitamina K sobre a atividade da enzima digestiva α -amilase

Recursos e Oferta de Energia Gás Natural e Gás de

1) Bybee K, Prasad A. Stress-related cardiomyopathy syn- dromes. In: Pheochromocytoma, Dia- gnosis, Localization and Treatment. Blackwell Publishing 2007. Tako-Tsubo-like

Antes do período de abertura de discussão pública (exigido pelo Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial) optou-se por realizar uma sessão pública de

Redes Complexas Aula 6 Aula passada Padrões de mixagem (mixing patterns) Correlação entre graus Medindo similaridade Aula de hoje Lei de potência Distribuição Zeta