• Nenhum resultado encontrado

Impacto dos investimentos em GOOGLE ADS rede de pesquisa: analise dos resultados no sistema TECIMOB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Impacto dos investimentos em GOOGLE ADS rede de pesquisa: analise dos resultados no sistema TECIMOB"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Patrícia Alves Cardoso1

Resumo: O objetivo geral desse artigo é analisar o Google Adwords como ferramenta e sua

relevância para os resultados financeiros da empresa. Com isso, busca-se identificar os recursos disponíveis na ferramenta do Google para criação de campanhas de anúncios patrocinados na rede de pesquisa, assim como os recursos disponíveis na análise de resultados. Nessa pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico sobre marketing digital e com abordagens detalhadas sobre o Google Adwords. O procedimento de análise é um estudo de caso com a empresa Tecimob, especializada em software imobiliário. A pesquisa é de cunho exploratória e conta uma análise qualitativa e quantitativa. O Google Adwords é responsável por 12 à 15% dos cadastros realizados no Tecimob, atualmente. Desse modo, acredita-se que o estudo de caso poderá contribuir para a compreensão dessa ferramenta nas estratégias de marketing digital.

Palavras-chave: Google Adwords. Rede de Pesquisa. Links Patrocinados. Palavra-chave.

1 Introdução

Com o crescimento da era digital, torna-se cada vez mais importante para as empresas usarem as estratégias corretas no ambiente online. Ao perceber a eficiência do Google Adwords (nesse artigo será utilizada a sigla Ads), várias empresas estão aderindo ao investimento na ferramenta. Uma estatística publicada pela Statista no ano de 2018, demonstrou um aumento exponencial da utilização da ferramenta. Enquanto em 2001, o Google Ads recebia 0,07 bilhões de dólares em receita, até o ano de 2010 a receita aumentou para 28,24 bilhões e, no ano de 2017, a publicidade feita utilizando essa ferramenta chegou a 95,38 bilhões de dólares.

Segundo o estudo “Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo”, realizado pelo Boston Consulting Group em 2018, as pesquisas, comparações e busca de referências nos meios digitais chegam a 90% dos consumidores. Levando-se em consideração que o número de dispositivos eletrônicos aumentou nos últimos anos, a tendência é que essa busca tenha aumentado também.

Uma pesquisa realizada pelo Hitwise, em dezembro de 2014, demonstra que o Google Brasil tinha participação de 94,31% nas buscas realizadas pela internet. Pensando nisso

(2)

é possível perceber que os resultados das pesquisas no Google possuem uma grande parcela de influência na decisão de compra do cliente. O Google Ads é uma ferramenta de links patrocinados do Google que permite que os sites apareçam nos resultados de busca do Google, mesmo antes de obter relevância para aparecer de forma natural nas pesquisas.

Como Martha Gabriel (2009) comenta em seu livro Marketing na Era Digital, o profissional do marketing é um estrategista, e portanto, deve ter conhecimento das plataformas, tecnologias e estratégias digitais, assim poderá montar um bom planejamento de marketing. Sendo o Adwords uma ferramenta importante para as empresas serem encontradas no ambiente

online, é imprescindível considerar essa ferramenta ao montar a estratégia de marketing.

Esse material, poderá ser de grande valia para ampliar e aprimorar o conhecimento de outros profissionais da área de marketing na ferramenta do Google Ads. Além disso, por ser trabalhado com uma linguagem simples, ele pode ser utilizado também por microempresários que desejam alavancar suas vendas utilizando da ferramenta do Google Ads, mas não possuem capital para investir em uma empresa de marketing atualmente.

Nesse artigo será utilizado como objeto de estudo o sistema Tecimob, software de criação de sites imobiliários, que conta também com uma ferramenta de CRM2 focada no

mercado imobiliário.

O objetivo geral desse artigo é analisar como o Adwords foi relevante para os resultados financeiros do Tecimob. Os objetivos específicos são identificar os recursos disponíveis para a veiculação de anúncios na rede de pesquisa do Adwords e quais desses recursos foram utilizados nos anúncios do sistema.

Este artigo contém duas sessões teóricas. A primeira falando sobre marketing digital, que trata do assunto de forma breve, explicando o que é o marketing digital e falando brevemente sobre seus principais recursos. Já a segunda sessão teórica fala sobre Google Ads tratando de questões como: otimização de anúncio, página de destino, palavras-chave, investimento e mensuração de resultados.

2 Marketing digital

O marketing digital é um conjunto de estratégias que busca conquistar e fidelizar clientes no meio online. O marketing digital engloba o estudo do perfil dos clientes, investimento em ferramentas de divulgação, além de métricas de resultados.

(3)

Com o avanço da era digital, cada vez mais lares e empresas aderem a utilização de computadores e telefones celulares em seu dia a dia. Uma pesquisa da Cetic.br (Gráfico 1), realizada no ano de 2017, mostra que 98% das empresas já possuíam computador.

Gráfico 1 – Pesquisa empresas com computador (2017).

Fonte: CGI.br/NIC.br, 2018.

Para Kotler e Keller (2006), “marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca” (apud GABRIEL, 2009, p. 27). Entendemos, portanto, que para o marketing ser eficiente é necessário conhecer o consumidor, o que ele busca, quais suas principais necessidades.

Ao montar uma estratégia de marketing, o profissional deve, primeiramente, analisar o perfil do cliente. Há algum tempo, estratégias de marketing eram montadas pensando apenas nos dados genéricos do público-alvo como gênero, idade e localização. Mas com a evolução do marketing, que está cada vez mais pessoal, se torna importante conhecer de forma mais aprofundada o perfil do cliente, buscando informações pessoais como estado civil, principais hábitos, suas necessidades, onde estão, que ferramentas online utilizam, etc. Uma boa estratégia de marketing é determinada pelo perfil do público-alvo.

Vários autores concordam com o pressuposto de que conhecer o consumidor faz parte de uma boa estratégia de marketing. De acordo com Torres (2009, p. 89), “é muito importante que eu saiba, e se eu não souber, que pesquise, como meu público-alvo se comporta em relação ao que pretendo”.

Martha Gabriel (2010), assim como André Telles (2009), destacam que o marketing deve girar em torno do comportamento do consumidor. Se esse comportamento muda, a

(4)

estratégia de marketing deve mudar também. O consumidor está na internet e é importante levar isso em consideração ao montar uma estratégia de marketing.

Umas das principais características do marketing digital é que, ao contrário do marketing tradicional, em que a empresa se apresenta ao consumidor (muitas vezes em momentos incômodos), no marketing digital é o consumidor que busca a empresa, da forma e no momento em que lhe for conveniente.

Para entender a importância do marketing digital, é útil lembrar:

se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio independentemente de sua vontade (TORRES, 2009, p. 61).

Caso a empresa não possua presença online, não poderá se defender sobre o que é dito sobre ela na internet, perderá uma ótima oportunidade de saber o que os consumidores falam sobre a marca, e principalmente, pode perder ótima oportunidade de fechamento de negócios.

Para Telles (2009, p. 55),

o marketing é dinâmico e deve ser repensado diariamente nesta era em que o receptor virou emissor, e a influência da mídia de massa está em declínio. A comunicação agora é um jogo aberto, os consumidores experimentam novos produtos e serviços e imediatamente podem dar a sua opinião e influenciar outros consumidores.

Ao montar um planejamento de marketing, é importante ter em vista que com a internet os consumidores estão inseridos em diversos ambientes e situações, por isso, é importante pensar na estratégia de marketing como um todo, já que cada ação isolada de marketing interferirá nas demais.

Torres (2009, p. 32) cita um ponto essencial para se ter em mente ao investir em marketing digital: “talvez a regra de ouro do uso da Internet é que qualquer interação deve ser consentida”. Várias empresas caem na tentação de comprar lista de e-mails e até mesmo listas de telefone para envio de spam através de e-mail e Whatsapp. Esse, além de ser um gasto com pouco retorno, diminui sua credibilidade perante o consumidor.

O consumidor, quando está conectado à Internet, tem basicamente três desejos, três necessidades, que são como um farol-guia e nos ajudam a entender seu comportamento. Essas três necessidades, criadas e satisfeitas pelo próprio consumidor, são: informação, diversão e relacionamento (TORRES, 2009, p. 30).

(5)

O consumidor utiliza diversas ferramentas online para conseguir suprir essas necessidades. Necessidade de informação geralmente é suprida com buscadores (como o Google e Bing) ou com portais de notícias. Necessidade de diversão podem ser supridas com jogos online, redes sociais, blogs humorísticos, etc. Para a necessidade de relacionamento contamos com as redes sociais e aplicativos de relacionamento. O marketing digital, busca estar onde os clientes suprem suas necessidades.

Torres (2009) explica que alguns fatores são essenciais para escolher em quais ferramentas de marketing devemos investir, são eles: objetivo, meta, público alvo, orçamento e tempo.

Após essa primeira etapa definida, é o momento de traçar um caminho a seguir para se chegar ao objetivo. Para isso, é imprescindível conhecer os recursos de marketing disponíveis e quais as funções de cada um deles. Entre os recursos de marketing digital, estão as redes sociais, site, otimização de SEO3, banners, PPC4 e ferramentas de mensuração de resultados.

Redes sociais virtuais são sites e aplicativos que permitem o compartilhamento de informações e interações entre seus usuários. As redes sociais, além de ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes, também é um ótimo meio de ampliar a divulgação da marca. Atualmente, diversas redes sociais possuem recursos que permitem que você impulsione seus anúncios para alcançar um público maior. Algumas das redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Whatsapp.

O site é um conjunto de páginas online, com domínio (endereço.com.br) próprio. As redes sociais, são uma etapa importante do marketing digital, mas elas de maneira alguma substituem um site próprio. Gabriel (2010) explica que o site é mais profissional que um perfil nas redes sociais e possui uma maior possibilidade de personalização, além de diversas outras vantagens. Um site possibilita a venda de produtos de forma online, aumenta a expansão do negócio, ajuda a marca a se relacionar com seu público, aumenta a credibilidade, além de te ajudar a construir autoridade no mercado.

Fraubi (2018) fala que “ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet” ele afirma que o principal meio das pessoas procurarem por um produto ou serviço

online, é através do Google. Ao realizar uma pesquisa num buscador, são trazidos dois tipos de

resultados: resultado orgânico (gratuito) e resultado patrocinado (pago).

3 Search Engine Optimization ou Otimização parao mecanismos de busca 4 Pay-per-click ou pagamento por clique.

(6)

Torres (2009) explica que para que a empresa apareça bem posicionada nos resultados orgânicos, é necessário possuir uma presença online adequada. Existe um conjunto de técnicas para auxiliar o site a ser bem posicionado organicamente nos buscadores, chamado de SEO.

Um bom SEO une técnicas on-page e off-page, ou seja, dentro e fora da própria página. As técnicas on-page buscam desenvolver conteúdo (de qualidade e em quantidade) e uma boa experiência para quem acessar à página, além de uma página bem configurada para os parâmetros de busca do Google. Enquanto as técnicas off-page buscam principalmente trazer visitantes e gerar links relevantes para o site.

É bem comum o uso de banners como uma das formas de geração de links para o site, Telles(2009) explica que os banners podem ser contratados diretamente com o blog que geralmente cobra por tempo/espaço, ou através do Google Adwords – rede display, que dá a opção de escolher uma lista de sites parceiros, ou conteúdos relacionados ao seu serviço, e cobra os banners em CPM (custo por mil)5.

Basicamente, devemos investir em SEO para que o site apareça de forma orgânica no Google, no entanto, somente uma otimização SEO muitas vezes não é o bastante para que a empresa apareça nos primeiros resultados na busca.

“Os links patrocinados, portanto, complementam as otimizações orgânicas e vice-versa, ou seja, o que a otimização orgânica não consegue atingir, os links patrocinados atingem” (GABRIEL, 2009, p. 358). Investir em links patrocinados (PPC) garante que seu site seja bem posicionado e complementa uma boa estratégia de marketing. Atualmente, o Google é um dos principais buscadores, portanto, investir no Google Ads é imprescindível para obter bons resultados online. No próximo capítulo, conheceremos melhor sobre o funcionamento dessa ferramenta.

Após feita a divulgação, é essencial mensurar os resultados do investimento.

A mensuração é um dos componentes mais importantes de uma estratégia (seja de marketing ou não) tanto para balizar as ações quanto para avaliar resultados. Assim, quanto melhor o processo de mensuração em termos de qualidade das informações levantadas e sua velocidade, melhor o processo de formulação e ajuste de estratégias (GABRIEL, 2009, p. 92).

5 O CPM refere-se ao método de cobrança por impressões, onde é há um determinado valor por cada mil impressões.

(7)

Eventualmente é necessário avaliar os resultados e, se necessário, definir um novo plano de ação para se chegar ao objetivo almejado.

3 Google Adwords

Monteiro (2009) explicar que o Google Adwords é uma ferramenta de links patrocinados do Google. O link patrocinado consiste em investir em determinadas palavras-chave para quando o usuário pesquisá-las nos buscadores, seja levado ao seu site. Nesse modelo de propaganda, o anunciante pagará apenas quando seu anúncio for clicado pelo internauta.

Para Adolpho (2012, p. 164 apud RIBEIRO 2014, p. 61) “a melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele”. Considerando essa citação, podemos perceber a importância de ser bem posicionado nas pesquisas do Google, visto que esse é o buscador mais utilizado atualmente.

O Adwords é importante justamente por isso, pois fará sua marca ser encontrada no momento em que o consumidor estiver a procura de uma solução que seu produto/serviço pode resolver.

O sistema do Adwords é subdivido em: Conta > Campanha > Grupo de Anúncios > Palavras-chave.

1 A conta é o login responsável pelo gerenciamento das campanhas; 2 A campanha é definida pelo orçamento e mercado alvo;

3 O grupo de anúncios é dividido pelos temas;

4 As palavras-chave são as palavras que ao serem pesquisadas no Google, levarão aos seus anúncios.

3.1 Otimização dos anúncios

O Google Ads possui como grande vantagem a sua flexibilidade, que permite diversas otimizações e melhorias no anúncio. Monteiro discorre sobre a importância dessas melhorias “a otimização é fundamental, já que é através dela você poderá transformar uma campanha deficitária em uma campanha lucrativa. É sua responsabilidade planificar, coordenar e implementar a otimização da sua campanha” (2008, p. 98). Carmona (2016) concorda com essa ideia e fala que:

investir em Adwords pode ser a solução mais simples para você obter mais tráfego qualificado para o seu site e gerar resultados em curto prazo em suas

(8)

páginas de vendas. Com essa ferramenta, você tem total controle na criação, no gerenciamento e na mensuração dos seus próprios anúncios, incluindo valores, prazos e configurações.

Monteiro (2009) afirma que para iniciar uma campanha no Google Ads, primeiramente é preciso ter ciência do formato de anúncio. Um anúncio deve ser constituído de um título de no máximo 25 caracteres incluindo espaço em branco e pontuação, a descrição 1 de no máximo 35 caracteres incluindo espaços e pontuação, a descrição 2 de no máximo 35 caracteres incluindo espaço em branco e pontuação, uma URL (Uniform Resource Locator)6 visível de máximo 35 caracteres e uma URL de destino de no máximo 1024 caracteres.

Monteiro (2009) explicar que a URL visível é aquela que será apresentada ao internauta no anúncio, já a URL de destino é a URL final da página para onde o usuário será levado. Lembrando que a URL visível não pode conter um domínio (endereço .com.br) diferente daquele utilizado na URL de destino, mas pode apresentar o endereço sem o diretório (/pagina/etc).

O Google Ads possui algumas regras na formatação dos textos dos anúncios, são elas:

a) O título não pode conter ponto de exclamação;

b) O texto de descrição do anúncio pode conter no máximo 1 ponto de exclamação; c) Não se pode fazer o uso de espaçamento e pontuação excessiva;

d) É vetado o uso de abreviações e símbolos para substituir palavras; e) Letras maiúsculos devem ser restritas a início de palavras e siglas f) É proibido o uso repetitivo de palavras;

g) É vetado o usuário de linguagem imprópria; h) Não é permitido o uso de frases apelativas;

i) Somente se pode anunciar produtos existentes e cujo o preço é real;

j) Anúncio de produtos inexistentes ou com o preço diferente o valor real do produto;

k) O uso de superlativos é vetado, a não ser que se apresente uma documentação que comprove o que foi dito no anúncio.

Ribeiro (2018) cita algo que já é amplamente conhecido por quem atua visando um bom posicionamento no Google, ele fala sobre a importância de um bom posicionamento nos

(9)

buscadores. Ribeiro comenta que sites que aparecem nas primeiras posições nos resultados de pesquisa, possuem mais chances de ser clicados pelos usuários, portanto, ter um site bem posicionado no Google é importante para quem visa uma boa presença digital. Quando você investe em Google Ads,

...esse posicionamento é definido por leilões constantes, que combinam o lance de CPC (custo por clique), a relevância do texto do anúncio, o histórico de desempenho da palavra-chave, a página de destino, entre outros. Assim, o anúncio ficará em posição superior se tiver palavras-chave e texto do anúncio relevante, um lance de CPC alto e uma CTR (clickthrough rate ou taxa de cliques) significativa (MAZZINGHY, 2014, p. 8).

Monteiro (2009) explica que o título e a descrição dos anúncios devem ser devidamente planejados para possuir uma estreita relação com a anúncio a busca do cliente, ser objetivos e atrativos, para assim, persuadir o internauta a clicar no anúncio e leva-lo a uma página de conversão em seu site. Como já diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. O título, é a primeira informação que o internauta verá do anúncio, sendo assim, Monteiro afirma que é necessário focar no desenvolvimento de um título extremamente atraente, mas também bem sucinto, já que ele possui a limitação de 25 caracteres.

Utilizar a palavra-chave no título pode ser uma ótima opção para tornar o anúncio mais atrativo e suscetível ao clique, já que, além de mostrar ao usuário que o anúncio possui o que ele está buscando, a palavra chave aparecerá em negrito na página de respostas. Monteiro (2008, p. 133) sugere “no caso de grupos de anúncios com dezenas de palavras-chave diferente use uma palavra-chave dinâmica, ou seja, uma instrução que insere no título a palavras-chave que foi pesquisada”. Veja abaixo o exemplo da Figura 2:

(10)

Fonte: Ajuda do Google Ads, 2018.

Para inserir uma palavra-chave dinâmica no título, siga o exemplo: “Compre {Keyword:chocolate}” dessa forma o Google irá substituir o campo Keyword por uma das palavras-chave definidas no anúncio, e caso não consiga, ou o título com a palavra-chave ultrapasse o limite de caracteres, manterá a palavra definida no campo Keyword.

Além da possibilidade de otimizar os textos, é possível fazer alguns filtros sobre quando e onde será apresentado o anúncio. Monteiro afirma que através da programação de anúncios é possível escolher os dias da semana, horário, idioma e o local em que o anúncio será mostrado. Ele explica que é possível segmentar por pais, regiões e cidades em específicos, além de segmentar a distância em quilômetros da empresa local.

É recomendado criar mais de uma versão do anúncio, dessa forma será possível testar as diferentes versões e chegar à conclusão de qual possui o melhor resultado e, com isso, em qual deve continuar investindo.

É possível também deixar que o Google determine automaticamente qual anúncio de um grupo de anúncios é mais relevante com a opção “Veiculação de anúncio”. Monteiro (2008, p. 27) sugere que:

caso você possua um grupo de anúncios com mais de um anúncio, esta opção define se o Adwords otimizará a apresentação dos mesmos ou não. Caso a otimização esteja ligada, o anúncio com maior CTR será apresentado mais vezes. Caso a otimização esteja desligada (alternar), o Adwords não faz nenhuma otimização e apresenta os anúncios uniformemente.

“As taxas normais de CTR ficam entre 0,5% e 1,5%, ou seja, a cada 100 apresentações ocorre 1 clique. Caso seu anúncio tenha CTR acima de 5%, considere-se altamente relevante”, conforme Monteiro (2008, p. 20). Com um anúncio mais relevante é

(11)

possível alcançar um melhor posicionamento nos resultados de busca e melhorar a qualidade do anúncio.

3.2 Página de destino

Monteiro (2008, p. 53) defende que uma página de destino eficiente é essencial para converter um acesso em venda, o autor também descreve a importância que a página de destino tenha estreita ligação com o conteúdo do anúncio “não adianta atrair o usuário com uma boa colocação no Google, se a página na qual ele cai não traz o que ele está procurando. É importante que seu site de destino mostre exatamente o que o cliente procura”. Otimizar a página de destino para uma navegação fácil e autoexplicativa é essencial. Segundo Monteiro (2008, p. 121), “a navegação no site deve ser tão intuitiva que o internauta não tenha dúvidas de onde ele está, o que está fazendo e qual o próximo passo a ser dado”.

Monteiro (2008) sugere que caso o anúncio seja referente a um produto ou serviço em especifico, o ideal é redirecionar o consumidor para a página direta do produto. Gabriel (2009, p. 396), que possui a mesma visão do autor sobre o assunto afirma que “o uso de páginas genéricas que recebem o acesso de diversos links patrocinados diferentes é um dos erros mais comuns nas estratégias de links patrocinados”.

Monteiro (2008) traz algumas recomendações sobre como montar um bom site, visando melhorar os resultados com o anúncio:

a) Utilizar um domínio autoexplicativo com relação ao serviço prestado pela empresa;

b) A página de destino deve conter poucos links;

c) As informações sobre o valor e a hierarquia dos produtos devem ser claras; d) Mostrar o diferencial do produto/serviço e da empresa;

e) Facilitar o fechamento da compra, evitando muitas perguntas;

f) Deixar claro o que acontecerá após realizar o próximo passo em direção a compra do produto;

g) Garantir a devolução caso a compra não seja satisfatória; h) Ser claro e objetivo ao apresentar as informações;

i) Revisar a ortografia do site para evitar erros gramaticais; j) Possuir uma navegação fácil e intuitiva;

k) O site deve possuir um visual clean e profissional; l) Usar o mesmo tipo de fonte em todo o site;

(12)

m) Informar o telefone e endereço em todas as páginas do site;

n) Caso sua empresa não seja conhecida, tenha uma página falando sobre ela; o) Mostrar o que terceiros falam sobre a empresa (matérias, depoimentos de

clientes) pode aumentar a credibilidade perante o cliente;

p) Nunca se deve subestimar a capacidade dos usuários de ter dúvidas, por isso, sempre se deve testar a usabilidade do site.

Nas políticas de publicação do Google Ads é possível encontrar as regras sobre a página de destino para a publicação de um anúncio, algumas inclusive são citadas por Monteiro (2008):

a) O domínio da URL de destino não pode ser diferente do apresentado na URL visível no anúncio.

b) O anúncio deve levar a um site 100% funcional, não sendo permitido inclusive, páginas em construção;

c) A página de destino não pode conter pop-up;

d) O site não pode iniciar download ou redirecionamento automático; e) A página de destino não poderá ter pop-ups;

f) O botão voltar (back) do navegador deve permitir a volta ao Google; g) A utilização de certificado SSL7 é obrigatória para anunciar no Adwords; h) O cliente não pode ser redirecionado para outro site para concluir a compra. Resumindo, as diretrizes do Google determinam que a experiência do usuário na página de destino não pode ser considerada abusiva.

3.3 Palavras-chave

A finalidade das palavras-chave é fazer com que seu anuncio apareça quando um internauta pesquisa por sua palavra-chave no Google. Por esse motivo, Monteiro (2009) fala que as palavras-chave do anúncio devem estar relacionadas com seu produto e com o tema do grupo de anúncios, assim como serem amplamente pesquisadas por internautas que buscam pelo produto/serviço.

(13)

É importante que ao anunciar no Google Ads, sejam escolhidas palavras-chave que estejam estritamente ligadas ao assunto do anúncio. Monteiro (2009) explica que adicionar palavras-chave sem relevância para seu negócio, além de prejudicar seu anúncio, aumenta o custo da campanha sem aumentar o lucro, o que acaba diminuindo o ROI8 da empresa.

Ao anunciar no Google Ads você deve relacionar as possíveis palavras que os internautas utilizam para realizar uma busca que seu produto ou serviço possa atender. Telles (2009, p.44) sugere “para otimizar o seu site e fazer uma campanha no Google Ads, ferramenta do Google para campanhas de links patrocinados, comece fazendo um brainstorm 9com todas as palavras-chave que o potencial cliente pode procurar quando estiver buscando o seu produto ou serviço”. Dessa forma você poderá ter uma percepção de quais palavras poderão ser utilizadas em seus anúncios, e começar a formar frases com essas palavras, tornando a pesquisa mais especifica.

Gabriel (2009, p. 364) explica o comportamento dos usuários: “palavras-chave mais genéricas normalmente são usadas por pessoas que estão pesquisando ou procurando refinar suas buscas” e complementa:

Palavras-chave mais especificas normalmente são usadas por pessoas que já refinaram suas buscas e estão querendo ou precisando finalizar o processo de busca obtendo o resultado desejado para agir. Assim, palavras mais especificas tendem a apresentar maiores taxas de conversão e click through (GABRIEL, 2009, p. 364).

Em suma, o uso de palavras-chave mais especificas, resultam em um percentual maior de conversão, pois, apesar de atrair um menor tráfego, o público atraído é mais qualificado e mais maduro no processo de busca.

Devido ao enorme volume de conteúdo já disponível na rede, a tendência é que os internautas façam pesquisa no Google com mais de uma palavra, já que o resultado com apenas uma palavra traz uma página com links muito genéricos. Sempre que possível, insira uma frase com palavras-chave em vez de uma única palavra-chave (MONTEIRO, 2009, p. 39).

Monteiro (2009) explica que os internautas estão fazendo buscas cada vez mais específicas, desse modo, investir em frases com palavras-chave, ao invés de uma única palavra-chave solta, tende a trazer um resultado cada vez melhor.

8 Retorno por investimento.

9 Também conhecida por chuva de ideias, a técnica sugere que um grupo de reúna a fale todas as ideias relacionadas com o tema que vierem a mente.

(14)

Atualmente existem 4 tipos de palavras-chave: correspondência ampla, correspondência de frase, correspondência exata e palavra-chave negativa.

Monteiro (2008, p. 41) explica que correspondência ampla “é a opção mais ampla de inserção de palavra-chave e é a opção defaut (padrão). As palavras escolhidas, ou grupo de palavras, poderão ser apresentadas mesmo que a ordem não seja respeitada”. Por ser mais abrangente, esse tipo de palavra-chave alcança um maior número de consultas, portanto, você não precisará definir cada pesquisa em especial, alcançando assim um público maior e economizando tempo.Em contrapartida, como Monteiro (2008) comenta, esse tipo de anúncio poderá baixar o CTR (taxa de cliques), já que os anúncios podem aparecer, mesmo quando a campanha não tem relevância com o que a pessoa está buscando. Lembrando que, com a diminuição do CTR, a eficiência do anúncio diminui, o que fará com que seja necessário um lance maior para a palavra-chave.

Monteiro (2008) recomenda que esse tipo de correspondência seja utilizado apenas no início de uma campanha, quando ainda está sendo feito o levantamento das pesquisadas realizadas, que possuem boa eficiência. Após essa etapa inicial, é sugerida a utilização de uma correspondência menos abrangente.

Já na correspondência de frase, “seu anúncio será apresentado apenas se o grupo de palavras que você inseriu está na mesma ordem que o solicitado (...) Observe que na correspondência de frase, outras palavras podem estar antes, no meio ou depois das palavras pesquisadas, porém a ordem deve ser mantida” (MONTEIRO, 2008, p. 41).

No suporte do Google são citadas como vantagens da utilização desse tipo de correspondência: o fato de ser mais flexível que a correspondência exata e mais segmentada do que a correspondência ampla. Na central de suporte do Google é explicado que a utilização de correspondência de frase pode diminuir as impressões indesejadas e, consequentemente, aumentar a taxa de cliques do anúncio, já que ele só é exibido quando corresponde a frase pesquisada pelo usuário.

Por ser o meio termo entre correspondência ampla e correspondência exata, é o ideal para campanhas que foram lançadas já a algum tempo, mas que ainda não possuem dados coletados para utilizar uma correspondência exata, sem ter uma grande perda de acessos de potenciais clientes. Monteiro (2008) explica que para a inserção de palavras-chave com correspondência de frase, as palavras devem estar entre aspas duplas.

Monteiro explica que a correspondência exata aparece quando o internauta pesquisa exatamente pelos mesmos termos que são determinados. Caso o internauta realize uma pesquisa usando as palavras-chave inseridas no anúncio, mas tenha inserido outras palavras na pesquisa,

(15)

seu anúncio não aparecerá para ele. Para inserir palavras-chave com correspondência exata, é necessário inserir as palavras entre colchetes.

Monteiro (2008) defende que a grande vantagem da utilização da correspondência exata, é que ela possui geralmente o melhor CTR, já que você determina exatamente para qual pesquisa seu anúncio deve aparecer. Já a desvantagem dessa correspondência é que torna-se necessário definir exatamente quais pesquisas devem mostrar os anúncios. Para isso, será indispensável fazer um levantamento da maioria das pesquisas que os clientes fariam no Google ao procurar pelos serviços/produtos. Esse é um processo trabalhoso e demorado, mas altamente recomendado.

Monteiro (2008) sugere que, se possível, de preferência a correspondência exata, de frase ou ampla, nesta ordem. Quanto menos abrangente for a correspondência, maior será sua relevância, pois você mostrará seu anúncio, quando ele for relevante para o internauta. “Como a correspondência exata aumenta a relevância de seu anúncio (CTR), a tendência é que você inicie a campanha com correspondência ampla e pouco a pouco substitua pela correspondência exata” (MONTEIRO, 2008, p. 55). Essa mudança gradativa é favorável, pois é necessário pensar nas variações e sinônimos. Esse é um processo que depende de imaginação e criatividade.

Para que você possa localizar outros tipos de pesquisas com suas palavras-chave, o Google Ads disponibiliza uma ferramenta que permite encontrar variações comuns das buscas que são realizadas, o Planejador de Palavras-chave (também conhecida como Keyword

Planner). Patel (2018) explica que com esse planejador, você insere os termos que os clientes

possivelmente utilizarão ao pesquisar, e o Google oferece alternativas de pesquisa utilizando essas palavras em frases, de acordo com as variações mais pesquisadas dos internautas, confira no exemplo da Figura 4, onde é possível perceber diversas variações feitas pelo planejador de palavras-chave do Google utilizando as duas palavras-chave “contente marketing”.

(16)

Fonte: Neil Patel, 2018

Monteiro (2008) fala que se estiver em dúvidas de qual correspondência de palavras-chave utilizar, é recomendado realizar um teste, inserindo as palavras chave em ambas as correspondências (ampla, de frase e exata) até que uma delas atinja pelo menos 100 cliques, e então analisar o CTR e o ROI de cada correspondência.

Palavras negativas fazem com que o anúncio não seja mostrado, caso a pesquisa realizada contenha aquela palavra. Para inserir palavras negativas, você deve inserir um hífen em frente as palavras. Monteiro (2008, p. 111) explica que a utilização das palavras negativas afeta de forma extremamente positiva no CTR (taxa de clique): “inserção de palavras negativas é fundamental e aumenta seu CTR em até 30% ou 40%. Com as palavras negativas você filtra pesquisa de grupos inteiros de internautas onde o seu anúncio não é relevante”. Lembrando que com a melhora do CTR, consequentemente, melhorará também a posição em que seus anúncios serão apresentados.

De acordo com Monteiro (2008, p. 100), “uma das maneiras mais importantes e fáceis para otimizar e ampliar sua campanha é através da melhoria do uso das suas palavras-chave”. Melhorando as palavras-chave do anúncio, é possível aumentar o CTR e até mesmo aumentar o ROI (retorno por investimento) já que será possível atrair um público qualificado.

É importante lembrar que “quanto mais distante da cabeça, menos concorrência enfrenta uma palavra-chave. Menos concorrência torna mais fácil alcançar posição privilegiada nos resultados de busca, tanto orgânica quanto paga” (GABRIEL, 2009, p. 366). Logo, você poderá ser melhor posicionado pagando menos, caso opte por palavras menos comuns.

(17)

Caso pretenda ter um grande alcance com a campanha, mas ainda assim, deseje manter o custo dela em nível médio poderá aplicar as seguintes ações na criação da campanha, como Monteiro (2008) sugere:

a) Inserir palavras-chave menos conhecidas

b) Usar a ferramenta de Palavras-chave do Adwords c) Inserir sinônimos

d) Inserir variações, hífen e erros de ortografia e) Usar palavras complementares

Já para aumentar o CTR, as ações mais recomendadas por Monteiro (2008) são: a) Usar frases de palavras-chave em vez de uma única palavra;

b) Usar uma correspondência menos abrangente; c) Inserir palavras negativas.

Monteiro (2008, p.49) aplica o Princípio de Pareto10ao Google Adwords, quando

afirma que “80% dos seus cliques serão gerados por 20% das suas palavras-chave, ou seja, as palavras óbvias da sua categoria são as que geram maior tráfego, porém, são as mais disputadas e caras” (2008, p. 49). Em comparação, no outro lado haverão várias palavras-chave não obvias, que podem não gerar tanto trafego, mas possuem um excelente custo/benefício.

Muitas empresas investem somente nas palavras-chave óbvias, já que elas trazem mais acesso ao site, mas essa estratégia não é sempre a melhor opção. É importante investir tempo e disposição para cadastrar as palavras chave mais distantes da cabeça. “Aproveite o baixo custo destas palavras não óbvias. Mesmo que a palavra gere apenas um clique por mês, se você pagou R$0,02 por este clique, fique certo de que você fez um ótimo negócio” (MONTEIRO, 2008, p. 49). A grande vantagem de investir em palavras-chave menos óbvias, é que, por não serem muito concorridas, ele acabando possuindo um CPC (custo por clique) mais baixo. É preciso lembrar que quanto maior for a lista de palavras, maiores as chances de ser clicados em uma das palavra-chave que é pouco concorrida e portanto, que tem baixo custo. Para encontrar algumas ideias de palavras-chave menos conhecidas, existem algumas recomendações:

a) Olhar no dicionário de sinônimos;

10 Também conhecido como regra do 80/20, o princípio de Pareto afirma que, para diversos eventos, 80% dos efeitos vem de 20% das causas.

(18)

b) Procurar em fóruns na Internet; c) Procurar em sites de leilão;

d) Procurar termos técnicos em revistas especializadas; e) Visitar o site de seus concorrentes;

f) Inserir variações (com hífen, acentuação e erros de ortografia).

Ao determinar o lance mínimo da palavra-chave, o Google leva em consideração o índice de qualidade do anúncio, quanto melhor o índice de qualidade, menor será o custo para manter ou melhorar sua posição.

O Google Adwords considera o índice de qualidade da conta para determinar o lance mínimo de uma palavra-chave quando ele tem poucas informações sobre essa palavra, o Google analisa todas as palavras-chave de sua conta (palavras com mais cliques e impressões tem mais peso do que palavras com menos cliques e impressões). Quando o índice de qualidade de sua conta é alto, o Google considera que você sabe respeitar o usuário e proporcionar boa experiência quando clicam em seus anúncios (TELLES, 2009, p. 50).

Segundo Monteiro, o Google Ads associa um lance mínimo (valor mínimo a ser pago para aparecer nas pesquisas) para cada palavra com base no índice de qualidade da mesma. Se o CPC máximo atingir o lance mínimo, a palavra-chave ficará ativa e acionará os anúncios nos resultados de pesquisa por essa palavra-chave.Caso o valor definido não atingir o lance mínimo, a palavra-chave ficará inativa e o anúncio não será apresentado nas pesquisas por essa chave. Nesse caso, o Google Ads estipulará um lance mínimo para ativar a palavra-chave.

Monteiro explica que, se o anúncio não estiver sendo apresentado na pesquisa por uma determinada palavra-chave, é necessário verificar se o CPC máximo atingiu o lance mínimo para que essa palavra-chave apareça nas buscas. Para solucionar esse problema deve-se aumentar o CPC máximo da palavra-chave.

3.4 Investimento

Mazzinghy (2014, p. 10) afirma que “os usuários acabam acessando apenas os sites que estão nas primeiras posições da listagem”, logo anúncios que aparecem nos primeiros resultados no Google, tendem a ter uma quantidade maior de acessos. Quando nos referimos ao Adwords, a “posição em que o anunciante é apresentado na página de resposta do instrumento

(19)

de pesquisa depende do valor que ele estará disposto a pagar para cada clique, sendo chamado de custo por clique (CPC), e depende também da sua relevância” (MONTEIRO, 2008, p. 5)

Gabriel (2009, p.390) explica que a compra de palavras-chave no Google Adwords funciona coma uma espécie de leilão: “a compra de palavra-chave nas ações de link patrocinados se baseia no conceito de leilão de palavra, ou seja, o site que fizer o maior lance pelo clique na palavra e tiver qualidade mais alta de anúncios aparecerá nas primeiras posições dos links patrocinados”.

Lembrando que o valor que efetivamente pago por clique, dependerá do CPC máximo do anunciante, mas também do CPC máximo de seus concorrentes, como explica Gabriel (2009, p. 390): “É importante ressaltar que o Adwords ajusta automaticamente o custo atual do clique em função dos lances do leilão. O custo atual será sempre o custo do concorrente imediatamente mais barato que você acrescido de R$0,01, porém, limitado ao seu CPC máximo”.

Além da opção de definir o valor máximo por clique, no Google Adwords também é possível determinar qual o orçamento atual, ou seja, o valor máximo a ser investido por dia.

O Adwords exibe seu anúncio com a maior frequência possível dentro de seu orçamento diário. Quando o limite de orçamento é alcançado, os anúncios param de ser exibidos nesse dia. No entanto, o sistema Adwords pode exibir anúncios, por dia, em que até 20% acima de seu orçamento. Isso ajuda você a compensar com os outros dias em que o orçamento diário não foi alcançado (MONTEIRO, 2008, p. 19).

O Google Ads possui o recurso de estimador de tráfego, que é possível estimar qual o tráfego por determinada chave e por consequência, calcular o valor total por palavra-chave. Monteiro (2008, p. 58) reforça que “para calcular se vale a pena ou não investir em uma posição de maior destaque, você precisará saber qual a diferença de retorno que cada posição na página de resposta proporciona”.

Santos (2014) comenta que quando sabemos o valor esperado por um cliente, é possível perceber quais grupos de anúncios são lucrativos e, nesse caso, é vantajoso aumentar os orçamentos diários dos anúncios, até onde o lucro se mantenha. Ou seja, para o autor vale aumentar os gastos com publicidade, desde que o retorno seja compatível com o aumento nos investimentos. Para ter acesso a essas informações, a empresa deve fazer a análise das métricas.

3.5 Métricas

Uma campanha no Google Adwords deve ser frequentemente analisada para verificar se seu retorno está sendo positivo e, também, para verificar quais melhorias devem ser

(20)

feitas nos anúncios. Já que esse é um dos benefícios da utilização do Google Ads, por que não fazer uso dele para aumentar os lucros? Para Monteiro (2008, p.129), “uma das vantagens do sistema de Links Patrocinados é a sua capacidade de gerar estatísticas sobre o desempenho da sua campanha. Caso você ignore as informações que o sistema lhe propicia, certamente jogará dinheiro pela janela” (p. 129).

Ros (2008) coloca a possibilidade de medir resultados como uma vantagem do Google Adwords, pois através da ferramenta é possível analisar, não só os acessos ao site, como também as vendas realizadas e o investimento feito, podendo-se realizar os ajustes de forma continua com base nos resultados obtidos.

O Google Analytics é uma ferramenta do Google que permite analisar o tráfego do site para obter informações como: quantidade de acessos ao site, tempo de permanência, páginas mais visitadas, origem de acesso, localização geográfica dos internautas, sistema operacional, navegador e dispositivos (móvel ou desktop).

O Analytics ainda nos dá uma visão por períodos, como horários, diários, semanais, mensais e anuais. Através da análise constante da ação, é possível identificar os pontos a serem reforçados e os que necessitam de ajustes, otimizando, assim, a campanha de links patrocinados (TELLES, 2009, p. 52).

Devido a sua alta quantidade de informações, o Analytics é uma ferramenta fundamental para quem utiliza o Google Adwords.

Monteiro (2008, p.96) também observa a importância do Google Analytics para quem investe no Google Ads “o Analytics é um sistema completo para avaliação e melhoria das suas campanhas e do seu conteúdo. Esta opção permite que o Adwords armazene dados especiais sobre a URL de destino, que serão usados pelo sistema Analytics” (2008, p. 96).

Um ponto essencial a ser analisado, é se a campanha apenas aumentou os acessos ao site, ou se houveram vendas efetivadas devido ao investimento. Para isso, o Google disponibiliza o recurso de acompanhamento de conversões:

Caso você possua um site de comércio eletrônico, o sistema de acompanhamento de conversões permite que você insira um código HTML na sua página de confirmação de pedido, tal que o sistema contabilizará todos os pedidos efetivamente fechados no seu site. Esta informação permite que você faça estatística do custo real para a obtenção de um pedido fechado, em vez de controlar o custo do tráfego no seu site (MONTEIRO, 2008, p. 68).

Através do acompanhamento de conversões, é possível também descobrir a taxa de conversão (percentual de acessos que se tornou uma venda) e o custo por conversão (qual o investimento médio que a empresa precisou fazer por venda). Monteiro (2008, p. 68) salienta

(21)

que “esta informação é extremamente importante por que permite avaliar qual a eficiência do seu site em transformar o tráfego gerado em pedido efetivos”.

É importante lembrar que, apesar do Google Ads ser uma ótima ferramenta para a divulgação do site, não se deve concentrar toda a estratégia de marketing somente nessa ferramenta: “Não caia na tentação de considerar somente esse site em seu planejamento. Isso limitara muito seus resultados” (GABRIEL, 2009, p. 370).

4. Aspectos Metodológicos

Essa pesquisa possui um estudo bibliográfico sobre marketing digital, incluindo seus principais recursos. Além disso, foram escolhidos livros e artigos que abordam informações sobre o Google Adwords, entre elas, como funciona a ferramenta, sua forma de cobrança e principais recursos.

A procedimento adotado para a análise é um estudo de caso único e incorporado. De acordo com Yin (2001, p. 32 apud DUARTE, 2006, p. 216), “o estudo de caso é uma inquirição empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, quando a fronteira entre o fenômeno e o contexto não é claramente evidente e onde múltiplas fontes de evidência são utilizadas”, ou seja, no estudo de caso você escolhe um ou mais objetos de estudo e faz uma busca para tentar entender o que levou esse objeto a chegar em determinados resultados.

A pesquisa será de ordem exploratória qualitativa, buscando compreender como é a experiência dos gestores do Tecimob com o Google Adwords e quantitativa, quando analisa-se quanto a empresa gastou com o Adwords e qual foi o retorno que esanalisa-se investimento gerou para a empresa. Será analisado também o site da empresa, buscando entender se ele possui uma usabilidade adequada para gerar uma boa experiência para o usuário.

Esse estudo busca esclarecer se a ferramenta do Google Adwords trouxe um saldo positivo para a empresa no período de janeiro à junho de 2018, bem como quais tipos de palavras-chave foram utilizadas para chegar a esse resultado. O método de análise será a construção de uma explanação de forma descritiva a respeito dos dados levantados.

Para a coleta de dados será utilizada a ferramenta do Google Adwords da empresa, onde será possível verificar a quantidade de acessos vindos do Google Adwords, a quantidade de cadastros realizados e o valor investido na ferramenta no período de janeiro de 2018 à junho de 2018. Será feita, também, uma coleta de dados através de um sistema interno para verificar o percentual de fechamento por cadastros e ticket médio por cliente.

(22)

Para compreender como é feita a utilização da ferramenta pela empresa, será realizada uma entrevista por e-mail com o diretor executivo da empresa.

5. Apresentação, Análise e Discussão dos Resultados

Essa análise tem como objeto de estudo o Tecimob, software online para criação de sites imobiliários intuitivos e de simples manuseio. O sistema surgiu, não somente para ser mais um gasto para os corretores, mas sim a solução para que esses possam se apresentar de forma profissional a seus clientes.

Inicialmente, o Tecimob possuía apenas o criador de site com modelos de sites prontos para que o corretor pudesse publicar seus imóveis. No entanto, a empresa focou seus esforços para crescer o número de clientes e a qualidade de serviços prestados e, atualmente, atua também com recursos de CRM (Customer relationship management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Esse aprimoramento do software ajuda os corretores a gerenciar o atendimento e fazer o envio de e-mails marketing segmentados de acordo com o perfil de busca do potencial comprador/locador de imóveis.

A empresa Codex Sistemas, responsável pelo desenvolvimento do Tecimob, possui foco no ramo imobiliário e tem outros projetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Guru do Corretor (portal imobiliário) e uma nova versão do Tecimob, com CRM desenvolvido com base nas sugestões dos corretores e imobiliárias e uma análise de mercado.

Atualmente a divulgação do Tecimob é realizada pelo gerente de marketing, com a supervisão do CEO11 da Codex. Mais de 95% do marketing da empresa acontece de forma

online, através de redes sociais, parcerias com blogs do setor imobiliário, Google Ads – Rede

Display, automação de e-mails, investimento em criação de conteúdo e em SEO e links patrocinados nos buscadores. No entanto, a empresa também possui alguns investimentos no marketing off-line, realizando a parceria com o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de algumas regiões, bem como a participação em alguns eventos imobiliários.

O Tecimob possui 2 planos profissionais, no valor de R$49,99/mês e R$99,99/mês, que podem ser adquiridos por períodos de 1, 3, 6 ou 12 meses, com descontos gradativos de 0, 10, 15 e 20%. O ticket médio por cliente é de R$200,00 e a taxa de fechamento é de 10%. Portanto, o ticket médio por cadastro é de R$20,00.

(23)

Figura 3 – Palavras-chave de correspondência ampla

Fonte: Conta Adwords do Tecimob. 201812

Figura 4 – Palavras-chave de correspondência de frase

Fonte: Conta Adwords do Tecimob, 2018.

Na figura 3, onde é utilizada a correspondência ampla, cada palavra-chave tem a média de 1280 impressões, mas possui uma taxa de cliques de apenas 1,58%, enquanto na figura 4, palavras-chave com correspondência de frase, os anúncios tiveram uma média de 2 impressões por palavra-chave. O CTR é de 3,67%, ou seja, a taxa de cliques para a correspondência de frase dobrou quando comparado a taxa de clique das palavras-chave de correspondência ampla. O motivo dessa diferença pode ser compreendido quando analisamos a obra de Monteiro (2008) que explica que as palavras-chave de correspondência ampla são apresentadas mesmo que a ordem das palavras não seja respeitada, por esse motivo, é possível alcançar um número maior de pesquisas utilizando esse tipo de palavra-chave.

No entanto, como o autor explica, a utilização desse pode diminuir a taxa de cliques (CTR) do anúncio, já que o anúncio pode aparecer mesmo quando o mesmo não for relevante para a pesquisa do cliente, por esse motivo, o lance mínimo para aparecer na pesquisa utilizando essa correspondência acaba se tornando maior.

Na central de suporte do Google é explicado que a correspondência de frase pode diminuir as impressões indesejadas e, consequentemente, aumentar a taxa de cliques do anúncio, já que ele só é exibido quando corresponde a frase pesquisada pelo usuário.

Fica claro, ao analisar as informações acima, que restringir o tipo de correspondência pode aumentar consideravelmente o CTR do anúncio, mas que também fará com que o anúncio alcance um público menor.

12 Foi liberado o acesso a conta para levantamento de dados, mas solicitado que fossem ocultas as palavras-chave utilizadas na campanha no trabalho.

(24)

A empresa definiu como conversão no Google Ads o cadastro do usuário para testar a plataforma. Levando em consideração os dados repassados pelo CEO da empresa e os dados coletados através da plataforma do Google Adwords. Pode-se perceber que as palavras-chave de correspondência ampla tiveram um custo por conversão (cadastro) de R$4,61 e geraram um ticket aproximado de R$ 20,00 por conversão, dando assim um lucro de R$15,40 por conversão. Já as palavras-chave de correspondência de frase tiveram um custo de R$2,39 e geraram um ticket aproximado de R$20,00, sendo assim, geraram um lucro de R$17,61 por cada conversão. Santos (2014) salienta que, desde que se saiba o valor esperado por um cliente, é possível perceber quais grupos de anúncios são lucrativos, e nesse caso é vantajoso aumentar o orçamento diário dos anúncios, até onde o lucro se mantenha. No caso do Tecimob, o orçamento é positivo, tanto para as chave de correspondência ampla, quanto para as palavras-chave de correspondência de frase, portanto vale apena manter, ou até mesmo aumentar, o investimento nessas palavras-chave.

A empresa também faz uso de palavras-chave negativas, que servem para as pesquisas irrelevantes. Monteiro (2009) explica que as palavras negativas afetam de forma extremamente positiva no CTR (taxa de clique). Lembrando que, como Mazzinghy (2014) explica, o CTR influencia no posicionamento do site nos resultados de busca, dessa forma, quanto maior o CTR, melhor tende a ser o posicionamento do site.

Foi realizada uma entrevista com o CEO da empresa, Ivan Vitorassi que acompanhou as campanhas no Google Ads desde seu início. O foco da entrevista foi entender melhor qual fui a influência do Adwords nos resultados da empresa.

Ivan citou que o Google Adwords foi fundamental para a aquisição dos primeiros leads da empresa, e que atualmente é responsável por 12 à 15% das oportunidades de venda geradas para a empresa. Isso ocorre, pois, a empresa possui um alto investimento em técnicas de SEO, levando a empresa a bons resultados também de maneira orgânica nos buscadores.

Ele também comentou sobre como os anúncios no Google Ads – rede de pesquisa passam cada vez mais despercebidos nos resultados de busca do Google, e cita também que Google Ads – rede display, permite que o site se infiltre em milhões de outros websites.

Ao analisar a página de destino da empresa, bem como suas páginas principais, também podemos perceber que esse é outro ponto que influencia nos resultados positivos que a empresa tem obtido através do Google Ads. Uma página de destino bem pensada, pode ser o diferencial que levará o cliente a fechar uma venda.

(25)

Fonte: Tecimob, 2018.

A página de destino dos anúncios do Tecimob direciona diretamente para a home

page (página inicial), como pode ser observado na Figura 5. Podemos perceber que a

informação que ganha destaque ao acessar o site é a possibilidade de cadastro, que vem acompanhado de uma frase sobre o serviço que o Tecimob fornece, e pela informação de que o cliente terá 7 dias de teste gratuitos na plataforma.

Monteiro (2008) recomenda que a página de destino seja de navegação fácil e intuitiva. Ele explica que as informações sobre onde o cliente está e qual o próximo passo a ser seguido, devem ser bem claras. Essa diretriz é seguida pela empresa, pois fica bem claro o que acontecerá ao internauta se ele clicar no botão Criar Meu Site.

(26)

Fonte: Tecimob, 2018.

Ao clicar na página de Recursos (Figura 6) o consumidor é redirecionado a uma página que fala sobre os principais diferenciais do sistema, de forma extremamente atrativa, utilizando exemplos do dia-a-dia do cliente, como por exemplo: “Não deixe de vender por não saber onde encontrar a informação certa! No vida do imóvel, todos os dados e documentos do seu imóvel ficam guardados num só lugar, facilitando e organizando sua vida”. Já ao clicar na página Modelos o usuário encontra uma página explicando sobre como o Tecimob funciona, e qual será o principal uso da ferramenta, inclusive com a apresentação dos sites de clientes reais, que foram feitos a partir da plataforma do Tecimob.

Sendo assim, essas páginas seguem as recomendações de Monteiro (2008) de que, a empresa demonstre os diferenciais de seus produtos, como ocorre na página Recursos e que, caso a empresa não seja conhecida, tenha uma página falando sobre ela.

Monteiro (2008) também recomenda que a empresa mostre o que os terceiros estão falando sobre ela, nesse ponto o Tecimob opta por utilizar a página Depoimentos, quem conta com o depoimento, nome e site de diversos clientes, dessa forma a empresa passa mais credibilidade para seus usuários. Além disso, o fato de apresentar os portais parceiros na página

Início e os site de cliente na área de Modelos também ajuda a transmitir uma maior

credibilidade para os internautas.

(27)

Fonte: Tecimob, 2018.

Como é sugerido por Monteiro (2008), o valor e a hierarquia dos produtos são apresentados de forma clara no site. Na página Planos (figura 7) são apresentados de forma simples quais os planos disponíveis pelo sistema, os preços dos mesmos, o período de contratação e o percentual de desconto e valor de cada um dos períodos em questão. Além disso, essa página também conta com as perguntas mais frequentes sobre os planos.

Ao clicar em “Começar Agora” o usuário é redirecionado para uma Pop Up13 de

cadastro do sistema. Nesse sentido o site não segue a recomendação de Monteiro (2008) que recomenda que esteja sempre claro para o usuário o que acontecerá após realizar a próxima etapa em direção a compra do produto.

Analisando o site de forma geral, podemos notar que está de acordo com vários pontos levantados por Monteiro (2008) e que influenciam de forma positiva nos resultados. O site do Tecimob é fácil, intuitivo e transmite profissionalismo. No site são disponibilizadas as informações necessárias aos clientes de forma fácil e rápida, a poucos cliques de acesso. O site não possui erros gramaticais. Além disso, todas as páginas do site contam com as informações de contato da empresa no rodapé do site, o que ajuda a transmitir credibilidade aos internautas.

(28)

Dessa forma o site tem os ingredientes certos para levar a empresa a ter sucesso com sua campanha do Google Ads.

Vários aprimoramentos foram necessários para que o retorno pelo investimento na rede de pesquisa fosse positivo. Para fazer esse tipo de acompanhamento, analisar as métricas é essencial. Monteiro (2008) comenta que o próprio Adwords possui um recurso que permite a empresa acompanhar as conversões vindas do Google Ads, além disso, outras ferramentas também são essenciais, como é o caso do Google Analyics.

6. Considerações Finais

Utilizando a opção rede de pesquisa do Google Ads o investidor paga apenas quando o cliente clica no anúncio e é levado ao seu site, dessa forma, evitando gastos excessivos em uma publicidade pouco eficiente. Além disso, o próprio investidor escolhe o valor máximo que deseja pagar por clique, qual o seu orçamento diário e qual seu orçamento mensal, podendo assim evitar com que a empresa tenha um saldo negativo com a ferramenta.

O objetivo desse artigo era identificar os recursos disponíveis na ferramenta do Google para criação de campanhas de anúncios patrocinados na rede de pesquisa. Através dele podemos perceber que o Adwords possui diversas opções de configuração de palavras-chave, o que permite que o gerenciamento da campanha e que se possa filtrar melhor para quais pessoas seus anúncios vão aparecer.

As palavras-chave, assim como a otimização do texto do anúncio tem influência direta sobre o CTR (taxa de clique) do mesmo, sendo assim, o aprimoramento constante da campanha pode fazer com que ela seja melhor posicionada, sem ser necessariamente aumentado o investimento nas palavras-chave, já que o CTR faz parte dos critérios que o Google utilizar para posicionar o site nos resultados de busca.

Conhecer os recursos disponíveis para análise de resultados também fez parte dos objetivos desse trabalho, como é possível notar, para estar sempre aprimorando os anúncios no Google Adwords, acompanhar as métricas é algo essencial, para isso, a empresa pode fazer a utilização dos recursos do próprio Adwords, como também de ferramentas externas como o Google Analytics.

Era necessário também entender se a utilização do Google Adwords teve uma influência positiva nos resultados do sistema Tecimob. Após revisão bibliográfica e análise dos dados tem-se à conclusão que o Google Ads foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do Tecimob, já que seu uso foi imprescindível na captação dos primeiros leads do

(29)

sistema, e que até hoje a ferramenta responsável por 12 à 15% dos cadastros realizados no sistema.

Através da análise percebe-se que o saldo com investimento no Google Adwords é positivo, já que o lucro médio por lead é de R$20,00, enquanto o investimento para a captação dos leads fica na média de ¼ desse valor.

Contudo, pode-se perceber que o Adwords é uma estratégia de marketing eficiente e com a utilização dele aliada a outras plataformas é possível buscar um crescimento de pequeno, médio e longo prazo.

Referências

CARMONA, Diego. Por que investir em Adwords para páginas de vendas vai te dar

resultados? Disponível em: <

https://automacaodevendas.com/por-que-investir-em-adwords-para-paginas-de-vendas-vai-te-dar-resultados/> Acesso em: 14 nov. 2018.

DIGITAIS, Resultados. Redes sociais. Disponível em:

<https://resultadosdigitais.com.br/redes-sociais/>. Acesso em: 24 set. 2018.

DIGITAIS, Resultados. SEO: Tudo sobre Search Engine Optimization. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/seo/>. Acesso em: 24 set. 2018.

DUARTE, J.; BARROS, A.. Métodos e Técnica de pesquisa em comunicação. In: DUARTE, M. Y. M.; Estudo de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 216-234.

EXPERIAN, Serasa. Google Brasil tem 94,31% de participação nas buscas em dezembro,

segundo Hitwise). Disponível em:

<https://marketing.serasaexperian.com.br/imprensa/google-brasil-tem-9431-de-participacao-nas-buscas-em-dezembro-segundo-hitwise-2/>. Acesso em: 12 nov. 2018.

FARIAS, Flaubi. Por que sua empresa precisa de um site para sobreviver no mercado. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/por-que-sua-empresa-precisa-de-um-site-para-sobreviver-no-mercado/>. Acesso em: 24 set. 2018.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. 1 ed. rev. e atual. São Paulo: Novatec Editora LTDA, 2010. 424 p.

GOOGLE, Suport. Como usar a correspondência de frase. Disponível em: <https://support.google.com/google-ads/answer/2497584?hl=pt-BR>. Acesso em: 13 nov. 2018.

GOOGLE, Suport. Índice de qualidade: definição. Disponível em:

(30)

GOOGLE, Suport. Sobre inserção de palavra-chave. Disponível em: <https://support.google.com/google-ads/answer/2454041?hl=pt-BR>. Acesso em: 21 out. 2018.

GOOGLE, Suport. Sobre o Índice de qualidade. Disponível em:

<https://support.google.com/google-ads/answer/7050591?hl=pt-BR>. Acesso em: 21 out. 2018.

MAZZINGHY, Ariádine Morgan O uso de ferramentas do marketing digital para o crescimento competitivo das empresas: links patrocinados, facebook, twitter e email marketing. Temática, João Pessoa: Setembro, n. 29, p. 229-251, set. 2014.

MONTEIRO, Ricardo Vaz. Google adwords a arte da guerra: A batalha nos links patrocinados. 3 ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Brasport, 2008. 260 p.

PATEL, Niel Suport. 10 Ferramentas de Pesquisas de Palavras-Chave Gratuitas Para

Planejar um Site Novo. Disponível em:

<https://neilpatel.com/br/blog/10-ferramentas-de-pesquisas-de-palavras-chave-gratuitas-para-planejar-um-site-novo/>. Acesso em: 21 out. 2018. RIBEIRO, Laúcia Sofia Fardilhas. Otimização do sítio Web e Google Adwords, 2014. 73f. Relatório de Estágio - Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização, Instituto Politécnico do Porto, Porto, 2014.

RIBEIRO, Victoria. As melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google. Disponível em: <https://www.webpeak.com.br/blogs/as-melhores-tecnicas-de-seo-para-voce-subir-de-posicoes-no-google/>. Acesso em: 22 out. 2018.

SANTOS, Erick. Quanto sua empresa deve investir em Google Adwords?. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/pme/quanto-sua-empresa-deve-investir-em-google-adwords/>. Acesso em: 13 nov. 2018

Statista. Google's ad revenue from 2001 to 2017 (in billion U.S. dollars). Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/266249/advertising-revenue-of-google/>. Acesso em: 13 nov. 2018.

SIGNIFICADOS. Significado de pesquisa exploratória. Disponível em:

<https://www.significados.com.br/pesquisa-exploratoria/>. Acesso em: 13 nov. 2018.

SIGNIFICADOS. Significado de pesquisa qualitativa. Disponível em:

<https://www.significados.com.br/pesquisa-qualitativa/>. Acesso em: 13 nov. 2018

TELLES, André. Geração digital: Como planejar o seu marketing para uma geração que pesquisa no Google, se relaciona no Orkut, manda mensagens pelo celular, opina em Blogs, se comunica pelo MSN e assiste vídeos no Youtube. 1 ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Landscape, 2009. 127 p.

(31)

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 1 ed. rev. e atual. São Paulo: Novatec Editora LTDA, 2009. 259 p.

Referências

Documentos relacionados

2.2. O Poder Público autorizará a inserção do nome da empresa interessada no site do Projeto City Câmeras, obedecidas as restrições legais aplicáveis ao caso

Uma segunda hipótese foi de que não haveria diferenças nas práticas educativas maternas e paternas aos 24 meses da criança, a exem- plo do que foi constatado no estudo

• A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do.. século XVIII no

[r]

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Em alguns casos em que as características dos departamentos e produtos na empresa possibilitam a separação de parte dos custos fixos, relacionados com esses produtos ou

O presente estudo foi realizado com o objetivo de descrever o perfil das mulheres que tiveram parto na maternidade do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago em

Um dos grandes desafios no ramo da usinagem de materiais ferrosos e não ferrosos é o método de fixação do produto que será usinado em máquinas operatrizes, principalmente quando este