• Nenhum resultado encontrado

1) Quais são os critérios para se inscrever em um curso do IOS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1) Quais são os critérios para se inscrever em um curso do IOS?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1) Quais são os critérios para se inscrever em um curso do IOS?

Os critérios variam para Jovens e Pessoas com Deficiência.

Critérios para Jovens:

 Faixa etária entre 15 anos (completos) e 24 anos;

 Estudar no Ensino Médio ou já tê-lo concluído em escola da rede pública;  Possuir, comprovadamente, baixas oportunidades financeiras e sociais;  Ter vontade de ingressar no mercado de trabalho após o início do treinamento.

Eu ainda vou completar 15 anos. Posso me inscrever no curso?

Não. Os cursos do IOS são indicados para jovens a partir de 15 anos completos, pois as empresas empregam jovens a partir dos 16 anos. Eu tenho mais de 24 anos, mas tenho interesse em fazer o curso do IOS. Posso me inscrever?

Não. O curso do IOS é indicado apenas para jovens entre 15 anos e 24 anos.

Eu já tenho mais de 15 anos, mas ainda estou cursando o Ensino Fundamental. Posso me inscrever?

Não. Os cursos são indicados para jovens que estão estudando a partir do Ensino Médio, pois as empresas não contratam jovens que estejam no Ensino Fundamental.

Tenho menos de 18 anos. Para fazer a inscrição, preciso ir acompanhado dos meus pais ou de um responsável?

Sim. Candidatos menores de idade precisam da presença dos pais ou de um responsável para realizarem a inscrição em um dos cursos do IOS.

Critérios para Pessoas com Deficiência:

 Deficiências: física, visual (subnormal, baixa visão) ou auditiva (perda bilateral, parcial ou total);  Atender os pré-requisitos exigidos pela Lei de Cotas (Lei 8.213);

 Faixa etária: a partir de 16 anos

 Estudar no Ensino Médio ou já tê-lo concluído;  Ter vontade de ingressar no mercado de trabalho.

Quais são os documentos exigidos para a seleção de pessoas com deficiência para fazer o curso do IOS?

R: Para o processo de seleção de pessoas com deficiência é necessário que o mesmo envie um currículo para o e-mail: inclusão@ios.org.br Na entrevista o candidato deverá apresentar os documentos abaixo (original e uma cópia de cada):

- RG do candidato. - CPF do candidato.

- CPF dos pais (pai e mãe) ou responsável, quando menor de idade. - Comprovante de escolaridade.

- Conta de Água. - Conta de Luz. - Conta de Telefone.

- Comprovante de rendimento do candidato e daqueles que residem com o candidato. - Laudo médico caracterizando a deficiência:

- Deficiente auditivo – Laudo e audiometria.

- Deficiente visual – Laudo e exame de acuidade visual. - Deficiente físico – Laudo.

2) Como é feito o processo seletivo para os cursos do IOS?

 É preciso que a ficha do jovem ou da pessoa com deficiência esteja preenchida e os documentos entregues, inclusive a comprovação de renda.  Duas provas de Português e Matemática são realizadas no ato da inscrição, para testar o nível de conhecimento do candidato.

(2)

 Se aprovado, o candidato participa de uma reunião obrigatória com a presença dos pais ou responsáveis no IOS, para garantir a vaga e iniciar o curso.

Na inscrição, entreguei todos os documentos, realizei as provas avaliatorias e possuo comprovadamente baixas oportunidades financeiras e sociais. Porém, não fui aprovado (a). O que houve?

É possível que você não possua as idades mínima ou máxima exigidas, não é/foi estudante de escola da rede pública, ou ainda, se pessoa com deficiência, não atende os pré-requisitos básicos exigidos pela Lei de Cotas (nº 8213/1991).

Caso tenha escolhido um curso/horário que não disponibilize mais vagas, você será direcionado para nossa fila de espera e terá de aguardar a possibilidade de abertura de vagas para o semestre que se candidatou.

3) Quais são as datas de inscrições para os cursos do IOS?

Para Jovens:

As datas variam de acordo com cada Unidade, mas sempre acontecem durante o período de férias escolares. Para saber sobre as datas de inscrições, acesse a página Inscrições no site.

Para Pessoas com Deficiência:

Fique sempre de olho no site. A qualquer momento podemos divulgar vagas para nossa capacitação!

4) Eu posso me inscrever pela internet?

Não. As inscrições são feitas pessoalmente nas Unidades onde são realizados os cursos oferecidos pelo IOS. Pela internet o candidato poderá apenas imprimir a ficha de inscrição para levá-la já preenchida. No Núcleo IOS, em São Paulo, as inscrições são permanentes durante o ano todo e para todas as Unidades.

Não consigo visualizar a ficha de inscrição disponível no blog. O que houve?

É possível que em seu computador não esteja instalado o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Para fazer o download deste aplicativo, clique aqui.

5) Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição?

Toda a documentação relacionada abaixo é fundamental para sua inscrição. Leve original e 01 copia de cada:

 02 fotos 3x4;  RG do candidato;

 CPF do candidato (jovem maior de 16 anos já pode ter o CPF);  CPF dos pais;

 Declaração escolar (informando que o aluno está estudando ou que já concluiu o Ensino Médio);

 Contas de água, luz e telefone (são necessárias as três contas para verificação das despesas e estudo da renda familiar);

 Comprovante de renda ou Declaração do Imposto de Renda de 2010 (de todos os integrantes que trabalham e residem com o candidato). Essa documentação deve ser entregue no ato da inscrição. A falta de algum destes documentos será tomada como critério de desempate e possível desclassificação do candidato.

Além da relação acima, que outros documentos pessoas com deficiência devem providenciar para se inscreverem no curso do IOS? Deve apresentar junto a essa documentação um laudo médico, caracterizando a deficiência:

 Auditiva: laudo ou audiometria;  Visual: Laudo;

 Física: Laudo.

Eu sou autônomo e não tenho comprovante de renda (holerite). Como posso comprovar a renda? Poderá entregar uma Declaração de Autônomo, devidamente preenchida, que se encontra disponível aqui.

(3)

Se algum integrante da minha família estiver desempregado, é necessário apresentar algum documento?

Sim. O desempregado deverá apresentar a Carteira de Trabalho original, o comprovante de recebimento do seguro desemprego ou a rescisão do último emprego.

Se em minha família tiver algum aposentado, ele também deverá apresentar documentação?

Aposentados devem levar o comprovante da aposentadoria atual ou o número do benefício e apresentar a data de nascimento e o número do CPF.

Eu não moro com os meus pais. Como faço para comprovar a renda?

Neste caso, apresente a comprovação de renda de seu responsável. Ou seja, a pessoa que mora e é responsável por você. É preciso comprovar que você mora com essa pessoa.

6) Na inscrição, é necessária a realização de alguma prova avaliatoria?

Sim. Na inscrição o candidato realiza uma prova de Português e outra de Matemática. O objetivo principal das provas é avaliar o conhecimento do candidato nas duas matérias.

7) Que valor de renda familiar é exigido para se inscrever?

Não há um valor fixo de renda familiar. O IOS faz um estudo do rendimento da família X quantidade de pessoas que residem com o candidato X despesas de água, luz e telefone da casa do candidato.

8) Sou aluno reprovado/desistente no IOS. Posso fazer a inscrição novamente?

Não. Os alunos reprovados em cursos anteriores ou que desistiram não poderão participar de novas inscrições.

1) Quais são os cursos oferecidos pelo IOS?

Veja mais na página Capacitação.

2) Qual a duração dos cursos do IOS?

A duração dos cursos do IOS varia conforme a cidade onde se encontra a Unidade de Acompanhamento e o formato da grade horária.

Curso semestral

É o formato mais comum nas Unidades de Acompanhamento IOS encontradas por todo o país.

São oferecidos duas vezes ao ano, mas cada turma, independente do curso, forma-se em apenas um semestre, sendo fevereiro a julho ou agosto a dezembro.

As aulas são diárias, de segunda a sexta-feira, em horários divididos entre os períodos da manhã, tarde, noite e sábado. Encontram-se nas seguintes cidades:

.: São Paulo (SP), em todas as Unidades; .: Goiânia (GO); .: Cuiabá (MT); .: Uberlândia (MG); .: Joinville (SC); .: Rio de Janeiro (RJ), .: Belo Horizonte (MG).

3) Qual é a carga horária dos cursos?

A carga horária é de, em media, 300h/aula.

(4)

Duas horas para as aulas de Tecnologia da Informação (módulos do ERP TOTVS Protheus e Microsoft Office);

Uma hora para as aulas de Português ou uma hora para as aulas de Matemática, já que essas disciplinas são intercaladas ao longo da semana. Logo, cada uma totaliza duas horas semanais;

Uma hora para as aulas semanais de Temas Transversais. Toda segunda-feira, os alunos recebem orientações sobre temas como empregabilidade, meio ambiente, responsabilidade social, dentre outros.

Os horários das aulas são (verificar a Unidade de Acompanhamento):

.: Manhã: 08h00 às 11h00 09h00 às 12h00 .: Tarde: 13h00 às 16h00 14h00 às 17h00 .: Noite: 18h00 às 21h00 19h00 às 22h00 Sábado 08h00 às 13h30

4) O curso é gratuito mesmo? Não é cobrada nenhuma taxa adicional durante o treinamento?

O curso é gratuito, bem como seu material didático, e não há cobrança de taxa adicional, mensalidade ou anuidade.

A primeira camiseta é gratuita. Caso o aluno perca essa camiseta, será necessário fazer a compra da outra. Seu valor é de R$ 15,00 (quinze reais).

5) O IOS oferece algum tipo de bolsa auxílio para transporte e/ou refeição de seus alunos?

Não. O IOS não oferece nenhuma forma de ajuda de custo com refeição e/ou vale-transporte.

6) Eu já estou cursando a faculdade. Posso fazer o curso do IOS?

Sim. Desde que tenha até 24 anos (não há limite de idade para pessoas com deficiência) e concluído o Ensino Médio em escola da rede pública. A preferência, porém, é para jovens que não estão cursando a faculdade.

7) Eu já estou trabalhando. Posso fazer o curso do IOS?

Sim. Desde que você tenha entre 15 e 24 anos, seja estudante ou tenha concluído o Ensino Médio em escola pública e a comprovação de renda (familiar) determine que você seja um jovem ou pessoa com deficiência de poucas oportunidades financeiras e sociais.

8) Eu sou ex-aluno IOS e já fiz o curso ERP TOTVS. Posso me inscrever em outros cursos?

Sim. Desde que você atenda às exigências do candidato de qualquer curso do IOS, tanto para jovens quanto para pessoas com deficiência.

9)

Sou estudante de escola particular, mas sou bolsista. Posso me inscrever no curso

?

Se você estuda ou concluiu o Ensino Médio em escola particular com 100% de bolsa, pode se candidatar às vagas. Porém, como critério de desempate, você apenas concorrerá às vagas disponíveis após o encerramento do processo seletivo, já que a prioridade é para estudantes de escola da rede pública.

10) Estudo em escola particular e gostaria de frequentar os cursos do IOS. Posso pagar pelas

capacitações profissionais oferecidas?

Não. Os cursos são oferecidos somente para jovens e pessoas com deficiência de baixas oportunidades financeiras e sociais e estudantes ou formados no Ensino Médio da rede pública.

(5)

Além disso, nossas capacitações profissionais são oferecidas de forma totalmente gratuita.

11) Por que o IOS não fornece vagas para pessoas com idade acima dos 24 anos?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o maior índice de desemprego se encontra entre os jovens de 16 a 24 anos de idade, principalmente entre os estudantes de escolas da rede pública*.

Estatísticas divulgadas pelo MTE mostram que um jovem que irá concluir ou já concluiu os Ensinos Fundamental e Médio em escola particular tem mais chances de conseguir o primeiro emprego em relação àquele formado em escolas da rede pública.

Por isso, o Instituto da Oportunidade Social busca, apoia e monitora a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho.

*Fontes:

CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; IstoÉ Independente.

12) Todos os alunos que frequentam o curso recebem o diploma ao final do curso?

Não. Somente alunos aprovados na capacitação do IOS recebem o diploma ao final do curso.

1) Onde estão as Unidades de Acompanhamento IOS?

Os cursos do IOS são oferecidos em Unidades de Acompanhamento, encontradas em sete Estados brasileiros: veja mais na página Unidades.

1)

Todos os alunos que frequentam o curso serão encaminhados para vagas de empregos?

Não. Somente alunos aprovados ao final do curso serão encaminhados para vagas de empregos.

2) Que empresas empregam alunos formados pelo IOS?

Acesse a página Parceiros e veja quais são as empresas que contratam os alunos do IOS.

Referências

Documentos relacionados

SAIF (1989) propôs um algoritmo recursivo para a seleção da matriz peso de estado Q, e conseqüentemente de um controlador ótimo para um problema regulador quadrático

A ferramenta metodológica utilizada nos estudos sobre uma possível ação capaz de diminuir os números do abandono e ampliar o tempo de permanência dos educandos

Uma ação específica, uma interesse específico portanto, tem sempre um quê de inconsciência, e a ação que se furta à determinação consciente das categorias acaba por se

A presente escala foi construída com o objetivo de explorar um pouco as perceções das pessoas em relação a alguns mitos associados à VD e a outras manifestações desta forma de

A primeira que designamos como a sua crítica às pretensões da razão e que não se aplica ao seu mestre ou a Anaximandro, pois, segundo ele, ambos partem de uma intuição mística

Essa pesquisa leva a autora a algumas conclusões, tais como: a condição de ser mulher faz diferença em qualquer contexto de pesquisa; como a experiência de campo, com

A utilização da torta de filtro enriquecida como adubação de fundação na cultura da cana-de-açúcar possibilitou o aumento no número de brotações nos tratamentos T2-

Alguns encontram dificuldade para se or- ganizar, percalços podem ocorrer, excesso de atividades, mas o que mais pode comprometer nossos projetos é o fato de eles não serem os