• Nenhum resultado encontrado

Vista do O portador de necessidades especiais e a acessibilidade integral na Escola Regular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do O portador de necessidades especiais e a acessibilidade integral na Escola Regular"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Graduando em Pedagogia – FATEA

André Luiz dos Santos Calaça

O portador de necessidades especiais e a

acessibilidade integral na Escola Regular

Doutoranda em Educação - Universidade Metodista de São Paulo

Maria Cristina Marcelino Bento

(2)

RESUMO

Desde a antiguidade o acesso à escola se restringiu à elite, permanecendo precária a educa-ção popular, que, quando implantada, nem sempre superou a escola dualista. Nas últimas décadas porém, ampliou-se de forma significativa o leque dos sujeitos educativos, que passou a incluir a educação anterior às primeiras letras (o jardim da infância), a educação da mulher (emancipação da sua condição subalterna), o deficiente (físico e mental), as etnias até então excluídas. Este artigo tem como objetivo discorrer a inclusão do deficiente físico em espaço escolar regular e a condição de acessibilidade para o atendimento do mesmo, de acordo com a legislação atual, bem como teorias de acessibilidade e inclusão, além de realçar a importância da formação sociointeracionista baseada em Vygotsky.

PALAVRAS-CHAVE:

Escola, educação e inclusão.

ABSTRACT

Since ancient times the access to the school has been restricted to elite remaining weak popular education, that, when applied, not always outperformed dualist school. Over the last decades however, has expanded considerably the variety of educational subjects, which started to include the previous education, the first letters (kindergarten) , the education for women (emancipation of his subaltern condition), the disabled person (physical and mental), ethnic groups until then excluded. This article aims at expound the inclusion of the physically disable in regular school environment and the condition of accessibility to attend of the same according with current legislation, as well as theories of accessibility and inclusion and to emphasize the importance of social interactionist based in Vygotsky.

KEY WORDS

(3)

1. INTRODUÇÃO

O que se percebe, como um dos marcos históricos, ao longo da história da educação é a formação de uma escola excludente, ou seja, desprovida de democracia. A partir da década de 1960, tornou-se marcante a mobilização dos tidos como “minoria”, a julgar por estes serem portadores de necessidades especiais. Movimentos foram criados para que lhes fossem garantidos direitos, pois portador de necessidades especiais é o indivíduo que apresenta comprometimento da capacidade motora, nos padrões considerados normais para a espécie humana. Em maio de 1968 foi o ápice em defesa dos direitos humanos. Recentemente encontrou-se maior empenho governamental para estender a educação para essa minoria, inicialmente pela defesa da integração dos diferentes e atualmente pela sua inclusão. Embora esses dois termos (integração e inclusão) possam ser aceitos como sinônimos, a professora Maria Teresa Eglér Montoan os distingue, atribuindo ao primeiro um tipo de inserção que mantém o diferente segregado, ou seja, criam-se salas especiais, separadas das aulas regulares destinadas aos “normais”. (ARANHA, 2006, p. 128)

Não adianta, contudo, admitir o acesso dos portadores de necessidades especiais às escolas, sem garantir o prosseguimento da escolaridade até o nível que cada aluno for capaz de atingir. Não há inclusão, quando a inserção de um aluno é condicionada à matrícula em uma escola ou classe especial. A inclusão deriva de sistemas educativos que não são recortados nas modalidades regular e especial, pois ambas se destinam a receber alunos aos quais impomos uma identidade, uma capacidade de aprender, de acordo com suas características pessoais.

A escola possui um papel de fundamental importância no processo de desenvolvimento do aluno, seja ela de qualquer modalidade: ensino infantil, fundamental I e II, ensino médio e ensino superior. Ela é o primeiro contato com o mundo externo que o individuo tem fora do contexto familiar, colocando a criança na esfera das relações sociais. A inclusão da criança com deficiência é recente, assim como a inclusão de outros segmentos, no entanto vê-se que até pouco tempo poucos tinham acesso à escola regular. Este acesso era restrito a sistemas escolares montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão determinista, mecanicista, formalista, reducionista, própria do pensamento científico moderno, que ignora o subjetivo, o afetivo, o criador, sem os quais não conseguimos romper com o velho modelo escolar para produzir a reviravolta que a inclusão impõe. (MONTOAN, 2003. pág 13).

(4)

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A LEGISLAÇÃO QUE FUNDAMENTA A INCLUSÃO

Sobre as perspectivas de inclusão, a condição de deficiente por si só definiria a conveniência e a necessidade desse atendimento especializado. A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regulares é um direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.934/96), que afirma que a oferta da educação especial, enquanto dever constitucional do Estado, deve ter início na Educação Infantil, na idade de zero a cinco anos. (BRASIL, 1996).

O aluno com deficiência é sim matriculado, incluído no contexto escolar regular, mas não tem condições adequadas para a sua efetiva participação no que tange à inclusão real dessa criança. A começar pelo espaço físico que não tem adequações necessárias para receber esses alunos, existem muitas adaptações a serem feitas para favorecerem as crianças com deficiência física, desde a educação infantil ao ensino superior. Assim, a realidade é que muitas escolas brasileiras e a própria família não estão preparadas para garantir o desenvolvimento pleno dessa criança inserida na sociedade e no contexto escolar. Na busca de uma sociedade mais interativa, nos deparamos com a falta de acessibilidade, um fator integrante do processo inclusivo, constituindo um desafio a ser superado. São muitas dificuldades e barreiras encontradas no acesso e nas práticas pedagógicas dos professores que, muitas vezes, não conseguem fazer com que esse aluno atinja o desenvolvimento necessário, por falta de um conhecimento mais específico no tocante ao tema. Os professores do ensino regular, em alguns casos, são incapacitados para atender com eficiência a alunos portadores destas necessidades, no entanto, há de se notar que estes docentes não procuram uma especialização na área para as suas capacitações profissionais, de modo a atuarem como acolhedores para esses alunos especiais. Por outro lado, a instituição escolar que atende a este aluno, em casos específicos, é desprovida de uma preparação adequada, a julgar pelo espaço físico, que não atende às especificações, para que este aluno se sinta acolhido e realmente incluído em um contexto social.

Muitas são as dificuldades e barreiras que as crianças portadoras de necessidades especiais encontram na escola, por isso nem todas vão à escola por não terem a acessibilidade necessária para seu pleno aprendizado. Para tanto, a escola dever ter um olhar mais amplo com relação à inclusão, refletindo-se em seu projeto político-pedagógico, que tem caráter político e cultural. Este deve ser construído no âmbito da escola, observando as necessidades educacionais especiais dos alunos. Assim, será uma referência para definir a prática escolar como elemento dinâmico da educação, observando o princípio da flexibilização, para que o acesso ao currículo seja adequado às condições dos educandos, respeitando seu caminhar próprio e favorecendo seu progresso escolar.

(5)

Sobre alunos portadores de necessidades especiais, a escola deve prever no projeto político-pedagógico, adaptações físicas ao prédio escolar e em suas áreas de acesso livre. Adaptações na sala de aula e no mobiliário, adequações curriculares e recursos pedagógicos que permitam ao aluno acompanhar o desenvolvimento do currículo educacional de maneira satisfatória. Estes alunos são aqueles que, por apresentarem necessidades de porte físico, diferem-se dos demais colegas na aquisição da aprendizagem, requerendo recursos pedagógicos e metodológicos educacionais específicos. Inserir esses alunos no ensino regular, garantindo o direito à educação, é o que denominamos “inclusão”, ou seja, é acolher estes indivíduos e oferecer oportunidades educacionais, nas mesmas condições acessíveis aos outros.

A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelecem que a educação seja um direito igualitário, garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades básicas especiais.

Observa-se que dentro do contexto legal, a Lei nº 10.098/00 (BRASIL, 2000), esmiuça que todas as escolas devem promover ambiente acessível, adequando os espaços que atendam à diversidade humana e eliminando as barreiras arquitetônicas a estes indivíduos. Também foi promulgado o Decreto nº 5.296/04 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. Resultando em um prazo de 30 meses para que lugares públicos organizem seus espaços de forma a torná-los acessíveis.

Não há possibilidade de esse aluno frequentar uma sala de aula sem que sejam atendidas essas necessidades, que não são especiais e fazem parte da luta pelo seu acesso e pela sua permanência. A educação das pessoas portadoras de necessidades especiais precisa ser repensada, a partir desta contextualização, como uma questão histórica, buscando superar uma leitura abstrata da mesma. É preciso que consideremos o conjunto de características físicas ao interagirmos com o indivíduo com deficiência física, que saibamos favorecer o seu desenvolvimento humano. Caso contrário estaremos contribuindo para o desenvolvimento da deficiência.

2.2 A COMUNIDADE CONSCIENTE SOBRE OS PORTADORES

DE DEFICIÊNCIAS FÍSICAS

Há falta de conhecimento da própria sociedade que cerca o meio escolar, como os pais e alunos que expõem o preconceito em relação aos portadores de deficiência, seja ela de qualquer natureza. Nesse impasse, há um movimento de pais de alunos sem deficiências, que não admitem a inclusão, por acharem, de maneira precoce, que as escolas irão baixar e/ou piorar a qualidade do ensino, se tiverem que integrar/incluir os discentes portadores de necessidades especiais.

(6)

Os dois vocábulos — “integração’’ e “inclusão” — conquanto têm significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. Destaco os termos, pois é necessário frisá-los, embora admito que essa distinção já poderia estar bem definida no contexto educacional.

O processo de integração escolar tem sido entendido de diversas maneiras. O uso do vocábulo “integração” refere-se mais especificamente à inserção de alunos com deficiência nas escolas comuns, mas seu emprego dá-se também para designar alunos agrupados em escolas especiais para pessoas com deficiência, ou mesmo em classes especiais, grupos de lazer ou residências para deficientes. Quanto à inclusão, esta questiona não somente as políticas e a organização da educação especial e da regular, mas também o próprio conceito de integração. Ela é incompatível com a integração, pois prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular. (MONTOAN, 2013, p. 15 e 16)

Partindo deste pressuposto, a integração não é uma inclusão. “Incluir” tem significado mais abrangente, tais como, o de oferecer uma aprendizagem significativa ao aluno com deficiência pra que ele possa estar apto, assim como os demais, para seguir em sua vida estudantil, assim como, oferecer formação adequada aos professores, estabelecendo formas criativas e de acordo com a necessidade do aluno portador de necessidades básicas especiais, para que possam ter uma maior aproximação possível do cotidiano dentro e fora do ambiente estudantil.

As mudanças nessa direção devem permitir um grande avanço. O primeiro avanço foi concretizado na luta pelo acesso de deficientes entre outros, na escola regular, em que os resultados já são visíveis. O maior avanço está na conquista da adequação para atendimento dos alunos ditos especiais, abrangendo toda a escola e comunidade, além do Estado e Município como formadores da qualidade da educação para todos, de maneira a consolidar a inclusão e a igualdade de oportunidades.

No entanto, ao considerar a Educação no Brasil pelos índices de fracasso escolar (no tocante ao currículo didático) e pelos seus índices de evasão, vale destacar estes resultados oriundos da marginalização e baixa autoestima resultante da exclusão escolar e social. Isto nos mostra que a inclusão conforme mencionada é bem mais abrangente a que simplesmente incluir alunos com necessidades especiais. Para que tenhamos uma inclusão real deve-se antes incluir os segregados pelo insucesso na aprendizagem.

A Constituição Federal de 1988 respalda os que propõem avanços significativos para a educação escolar de pessoas com deficiência, quando elege como fundamentos da República: a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art. 1º, incisos II e III) e, como um dos seus objetivos fundamentais, a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, inciso

(7)

IV). Ela garante ainda o direito à igualdade (art. 5U) e trata, no artigo 205 e seguintes, do direito de todos à educação. Esse direito deve visar ao “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e a sua qualificação para o trabalho”.

Além disso, a Constituição elege, como um dos princípios para o ensino, “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola” (art. 206, inciso I), acrescentando que o ‘‘‘dever do Estado com a educação será efetivado, mediante a garantia de acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um” (art. 208, inciso V).

Quando garante a todos o direito à educação e ao acesso à escola, a Constituição Federal não usa adjetivos e, assim sendo, toda escola deve atender aos princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, sexo, cor, idade ou deficiência.

Apenas esses dispositivos já bastariam para que não se negasse a qualquer pessoa, com ou sem deficiência, o acesso a mesma sala de aula, mas um dos argumentos sobre a impossibilidade prática da inclusão total aponta casos de alunos com deficiências severas, múltiplas, tais como a deficiência mental e os casos de autismo.

No Capítulo III, intitulado “Da Educação, da Cultura e do Desporto”, a Constituição prescreve em seu artigo 208 que o dever do Estado com a educação será efetivado, mediante a garantia de [...] atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Nas concepções de Montoan (2003, p. 22):

O “preferencialmente” refere-se a “atendimento educacional especializado”, ou seja: o que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender às especificidades dos alunos com deficiência, abrangendo principalmente instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiência naturalmente têm para relacionar-se com o ambiente externo, como, por exemplo: ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do código braile, uso de recursos de informática, e outras ferramentas e linguagens que precisam estar disponíveis nas escolas ditas regulares. Na concepção inclusiva e na lei, esse atendimento especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular, desde a educação infantil até a universidade. A escola comum é o ambiente mais adequado para se garantir o relacionamento dos alunos com ou sem deficiência e de mesma idade cronológica, a quebra de qualquer ação discriminatória e todo tipo de interação que possa beneficiar o desenvolvimento cognitivo, social, motor, afetivo dos alunos, em geral.

(8)

A legislação assegura os direitos igualitários e fomenta a necessidade da consciência crítica no professor e na sociedade para que juntos, ambos possam construir uma educação exponencialmente de qualidade.

2.3 O PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Diante do contexto apresentado anteriormente, este estudo vem demonstrar que apesar da lei e da realidade da inclusão nas escolas regulares o que se corrobora é um despreparo das escolas e dos educadores, para que recebam os alunos com deficiência física ou qualquer outra deficiência. Existem muitas adaptações a serem feitas para favorecerem as crianças com deficiência física. Em relação à acessibilidade, a realidade é que muitas escolas brasileiras infelizmente apresentam obstáculos à inclusão, o que se pode caracterizar como uma exclusão indireta, uma vez que são muitas as barreiras encontradas, dificultando o acesso e a permanência destas crianças no espaço escolar. Nesse aspecto, o papel do professor é fundamental. Ele deve ser capaz de identificar as necessidades da sala de aula e as peculiaridades de cada um em seu grupo. Esta é uma dificuldade real daqueles que trabalham com a inclusão, pois é um cuidado que se deve ter ao valorizar as diferenças como singularidade.

Hoje há o professor facilitador, que nem sempre tem especialização para o acompanhamento deste aluno, o que pode também acarretar em sua exclusão, em sua segregação, enquanto cidadão de direitos que é o de estar e de aprender como os outros. Assim, o professor precisa ter conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de se manter em permanente atualização, buscar informações e aprender a selecioná-las. São novas habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver, assim como aperfeiçoar o conhecimento especifico, conhecer teorias pedagógicas e técnicas didáticas bastante variadas. É fundamental para que possa atender à demanda existente, além de garantir a plena aprendizagem de todos. Mas atualmente é necessário ter mais do que isto, é preciso estar disposto a entrar em contato com o conhecimento em geral, com o que está acontecendo dentro e fora do meio, pressupondo uma atitude diferenciada.

Todos sabem que a inclusão, embora garantida por lei, não se concretiza, em muitos casos, na prática. Para se tornar uma prática real, a inclusão depende da disponibilidade interna dos que estão envolvidos, inclusive da família a qual constitui uma instituição de extrema importância na formação e na educação de todas as crianças, juntamente com a escola, onde é desenvolvida a educação e a formação sistematizada das mesmas.

Desse modo, pode-se perceber que há diversas possibilidades de promover acesso ao aluno com deficiência física ao conhecimento e ao ambiente escolar. Faz-se necessário saber que os recursos e serviços apropriados a eles estão garantidos por lei e as dificuldades

(9)

encontradas no cotidiano escolar não devem ser motivos de exclusão desses alunos. Mas é o que ocorre. Afinal a acessibilidade constitui um fator muito importante para o exercício da cidadania, principalmente para essas crianças que estão na fase inicial de sua vida, contribuindo para sua interação e inclusão dentro do espaço escolar. Existem vários dispositivos legais procurando garantir direitos, prevendo melhorias, adaptações em diversos ambientes. No entanto, ainda é visível o despreparo das escolas e de todo o contexto escolar, desde à gestão até ao porteiro da escola ao receber esses alunos.

Desta forma, o poder público deve investir mais em estrutura física das escolas para atender à demanda. Para isso, os preconceitos devem ser derrubados, a começar pelas escolas que recebem estes alunos. Também conscientizar os próprios alunos e seus familiares que irão conviver com os alunos deficientes, para que não haja preconceito e descriminação, e, por que não, até mesmos os próprios pais dessas crianças portadoras de deficiência, que muitas vezes escondem seus filhos achando que os deixando em casa ou frequentando escolas especiais estão fazendo um bem a eles. Para que a escola inclusiva seja uma realidade, ainda há muito para construir, pois foram dados apenas os primeiros passos na conscientização e respeito à diversidade. Percebe-se que muitas adaptações precisam ser feitas para favorecerem a educação e o desenvolvimento das crianças com deficiência física no contexto escolar regular. Muitas escolas brasileiras e as famílias não estão preparadas para garantirem o desenvolvimento pleno e escolar destas crianças, com bases em pensamentos históricos arcaicos, que fazem parte da história da educação no Brasil através dos tempos. Mas, este paradigma vem sendo desfeito aos poucos com estudiosos e teóricos que, embasados em seus estudos, podem nos dar o norte para uma educação de qualidade e pleno aproveitamento desses alunos.

Portanto, é necessário que haja uma inclusão de verdade, em que a escola esteja preparada fisicamente, em recursos pedagógicos e que forme cidadãos sem preconceitos, sabendo que todos possuem direitos e deveres iguais, e são merecedores de respeito. Pode-se dizer que o processo de inclusão ainda é recente, pois a carência de matérias para os educadores da área é grande a inclusão escolar de alunos deficientes ainda continua em processo de transformação e aceitação pela sociedade, necessitando-se ainda fazer muito para garantir qualidade de ensino a todos.

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico), ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. (MONTOAN,2003 pág 32)

(10)

Conforme mencionado, é de suma importância a prática da legislação para uma harmonia no sistema educacional.

A guisa do sujeito interacionista como um atuante na formação do conhecimento, NOVAES (2011, s/p) disserta sobre a teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky. Em suas palavras:

Para Vygotsky o desenvolvimento humano se dá de fora para dentro, uma vez que é a partir da cultura manifestada na imersão do sujeito no mundo humano em volta dele, que a aprendizagem aparece, possibilitando definir os rumos do desenvolvimento. Para o autor, é a aprendizagem que promove o desenvolvimento. Porque o sujeito aprende, porque ele realiza ações no mundo que possibilitam o aprendizado, que ele se desenvolve, ou seja, o fato de aprender é que define como ele se desenvolve. A criança, ao brincar, reproduz imposições de regras do funcionamento da cultura. É uma mímica do mundo adulto, onde se traz para dentro do mundo da criança as regras de funcionamento do mundo adulto, envolvendo a aprendizagem e promovendo o desenvolvimento. Ao se relacionar com o mundo dos adultos, ele entra em contato com o mundo simbólico, das representações, da língua e das relações.

O uso desta teoria corrobora com as concepções de inclusão, dentro do ambiente escolar, de modo a capacitar o discente de forma interativa.

3. METODOLOGIA

O método utilizado para esta pesquisa bibliográfica e observação das dependências de algumas escolas identifica os impactos causados pelo não cumprimento da lei em criar meios de acessibilidade nas escolas para os portadores de deficiência física, dentre outros. O estudo foi realizado durante 4 semanas. Pode-se constatar que alunos portadores de deficiência física não teriam acessibilidade facilitada para sua permanência. Diante disso a pesquisa realizada cria subsídios para que, através de leis, as escolas possam ser um local adequado, também para os portadores de necessidades especiais, independente de sua condição. A pesquisa bibliográfica referente ao tema mostra os caminhos a serem percorridos, e que quase ou nenhuma escola tem o que é garantido por lei, o que ocasiona uma “deficiência das escolas” em atender a essas crianças, sejam elas portadoras de qualquer deficiência.

(11)

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Vê-se que, apesar de leis que regulamentam a acessibilidade dos portadores de deficiência, muitos locais, inclusive as escolas não estão preparadas para receberem estes sujeitos. No entanto, se o projeto politico pedagógico da escola constar tais alterações com respaldo em lei, o município ou o estado teriam que dar subsídios a estes locais para que o atendimento fosse garantido conforme as necessidades dos mesmos.

Nas escolas Municipais não há acessibilidade para crianças portadoras de deficiência física, não há em sua estrutura física adequação para receberem estes alunos, no entanto, os mesmos são matriculados. As escolas não estão preparadas para receberem esses alunos, nem em sua estrutura física e nem com profissionais capacitados para recebe-los e dar o atendimento correto a essas crianças, tanto no que tange à sua permanência, como em sua aprendizagem.

5. CONCLUSÃO

Como foi exposto neste presente artigo, a educação é um direito para todos, conforme demanda a legislação brasileira, porém a prática dessa acessibilidade educacional, na maioria das vezes, não se transfigura de maneira efetiva, a julgar pelas desigualdades sociais que se respaldam na manutenção do sistema público educacional. Ao compreendermos a educação como um fator igualitário e de alcance social a todos, devemos incluir pessoas portadoras de necessidades especiais motoras e/ou mentais, de modo a sustentar esta tese. Para a realização da mesma, é de suma importância, uma reformulação no plano pedagógico, curricular e de infraestrutura em diversas instituições educacionais no país. As escolas brasileiras já deveriam estar regularmente capacitadas para a inclusão, porém a realidade se difere; pode-se suscitar que esta etapa de adaptação deveria estar superada.

Como apresentado, os alunos portadores de necessidades especiais são a minoria, frente aos demais discentes que frequentam a escola regular. Por esse motivo, deverá obstáculos enfrentados no processo de exclusão, haja vista que, embora a presença de alunos especiais seja uma realidade notória, nem todas as instituições educacionais de ensino aportam estes alunos, ou seja, há salas de aulas sem alunos com estas necessidades, o que corrobora com a formação docente, nesse processo de integração educacional. Uma vez que nem todas as salas de aula segregam alunos com necessidades especiais, a formação específica e profissional dos docentes não é uma das prioridades governamentais. Esta realidade torna-se delicada e corrobora com a necessidade de uma formação docente – desde a graduação – para a compreensão humanística do indivíduo, como um formador de conhecimentos.

(12)

Infelizmente, há de se citar, o preconceito de pais e alunos perante à presença de um aluno portador de necessidades especiais. Esta visão deve ser emancipada com a manutenção e formação da cultura social. Deste modo, o desenvolvimento de minicursos (virtuais ou presenciais) voltados às diversidades físicas e sociais é de suma importância para a capacitação cultural e intelectual da sociedade. Em paralelo a esta formação, a regularização da escola no tocante à infra-estrutura, bem como a reformulação do currículo educacional e pedagógico voltado à integração e acessibilidade deve ser uma das metas mais fomentadas e fiscalizadas pelas entidades políticas superiores, de modo a sustentar verdadeiramente uma educação de extremíssima qualidade.

Por fim, o professor deve ser um formador de conhecimentos atribuindo-se aos conhecimentos prévios de seus discentes e construindo uma aprendizagem coletiva e sociointeracionista, tornando-se um profissional ciente de que, embora haja limitações físicas, o conhecimento é ilimitável.

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lucia de Arruda . Filosofia da Educação. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº

4.024 de 20 de Dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. D.O.U. 28 dez.

1961. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l4024.htm>. Acesso em: 14 nov. 2014. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº

9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. D.O.U.

23 dez. 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 14 nov. 2014

BRASIL. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei nº 9.394,

de 20 de dezembro de 1996. Brasília: CC, 1996. Disponivel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/

LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 14 nov. 2014.

MONTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? São Paulo. Editora Moderna , 2003.

NOVAES, Edmacius Carvalho. Vygotsky e a teoria sociointeracionista do desenvolvimento. Disponível em http://edmarciuscarvalho.blogspot.com.br/2011/08/vygotsky-e-teoria-sociointeracionista.html Acesso em 12 de novembro de 2014.

SOUZA, Eliza Martins, TAVARES, Helenice Maria – Acessibilidade da criança com deficiência física

na escola – In: http://www.catolicaonline.com.br/, Disponível em : <http://www.catolicaonline.com.

Referências

Documentos relacionados

Os pesos aplicados a cada entrada, como descrito na figura 3.2 são utilizados para representar os pesos sinápticos da rede e o bloco caracterizador de sinais, devidamente configurado,

01. a) A importância do planejamento da produção decorre principalmente da necessidade de se prever e se buscar uma situaço futura desejada, dado o período de tempo que será

O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise do impacto socioeconômico provocado pelo microcrédito do Banco do Povo no município de Palmas, Tocantins.. Para

a)Estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades. A última Lei que citámos dá também

As técnicas mais utilizadas na obtenção de modelos teóricos e sua análise, dizem respeito ao tratamento de imagem para posterior utilização em prototipagem rápida, através

Ou seja, diferentemente do amuleto e do talismã, mais utilizados para uma suposta proteção, o pantáculo é supostamente um emissor fluídico que irradia forças

A partir de agora, a empresa passa a prestar serviço de odontologia para a operadora, oferecendo mais vantagem para todos os beneficiários que possuem opcional

Existem sete referências à volta, à vinda iminente de Cristo: • Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e