• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: LOGÍSTICA REVERSA DA BIOMASSA DE EUCALIPTO PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA, UM ESTUDO DE CASO NA ELDORADO BRASIL CELULOSE S.A.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RODRIGO PAULA DE ALMEIDA, NATÁLIA ZAUPA DO ESPIRITO SANTO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALEXSANDRA JARDIM SILVA ALVES, MARCELO HENRIQUE FASSA GOMES ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

Este artigo tem por objetivo, analisar como ocorre o processo de logística reversa da biomassa de eucalípto para transformação de energia tendo como base a Eldorado Brasil Celulose S.A., analisando as vantagens e desvantagens deste processo. Foi utilizado como instrumento metodológico à pesquisa de natureza exploratória, no formato de estudo de caso e tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista aplicada ao resposável pelo setor de logística da empresa no mês de Agosto de 2017. Com base nos objetivos é possivel perceber que a empresa demonstra responsabilidade e respeito ao meio ambiente, pois visa diminuir os impactos que a fábrica causa ao meio ambiente reutilizando os restos industriais gerados na picagem da madeira para gerar uma energia limpa e renovável ao invés de descartá-los em aterros. A energia gerada serve para alimentar seu parque industrial, tendo como consequência deste processo os resultados financeiros obtidos através da venda do excendente produzido para o grid nacional, geração de empregos derivados deste processo reverso e fortalecimento de sua marca com a demonstração da responsabilidade socioambiental que utiliza em sua produção.

2. INTRODUÇÃO

Com o aumento da emissão de gases ofensivos à camada de ozônio, as empresas começaram a investir em projetos de sustentabilidade, ai que entra a logística reversa a favor do meio ambiente, com o reaproveitamento de restos industrias e descartes ecologicamente corretos a empresa supracitada neste trabalho usou destas ferramentas para contribuir positivamente com o meio ambiente e tornar-se autossuficiente em energia elétrica com produção a partir de fontes renováveis.

Com a expansão da industrialização (indústria), a emissão de gases ofensivos ao meio ambiente vem aumentando de forma expressiva, devido a necessidade de proteger e preservar a natureza surgiram leis, projetos e estudos que visam amenizar os danos causados e, as empresas vem adotando a ideia e colocando em prática.

Muitas empresas usam a logística reversa para diminuir esses impactos causados ao meio ambiente. O reaproveitamento de restos industriais da indústria de celulose e papel serve como exemplo de preservação do meio em que vivemos, devido aos fatos surgiu o interesse em identificar as vantagens e desvantagens de se produzir energia através da biomassa de eucalipto, bem como os impactos socioambientais e econômicos causados por essa produção.

3. OBJETIVOS

Este artigo tem como objetivo geral identificar as vantagens e desvantagens de se produzir energia através do aproveitamento da biomassa de eucalipto.

4. METODOLOGIA

(3)

para com as referências bibliográficas, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa exploratória.

“A metodologia é compreendida como uma disciplina que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica” (PRODANOV E FREITAS, 2013, p. 14).

A pesquisa exploratória possui planejamento flexível, o que permite o estudo do tema sob diversos ângulos e aspectos. Em geral envolve: -levantamento bibliográfico; -entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; -análise de exemplos que estimulem a compreensão. PRODANOV & FREITAS (2013, p. 52).

O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, e para buscar um melhor entendimento e precisão sobre o assunto o instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista com aplicação de um questionário para o profissional responsável pelo setor de logística da Eldorado Brasil Celulose S.A.

Segundo YIN (2001 apud PRODANOV E FREITAS, 2013), “O estudo de caso refere-se ao estudo minucioso de um ou mais objetos”.

Martins (2006, p. 11) complementa dizendo “Como estratégia de pesquisa, um Estudo de Caso, independentemente de qualquer tipologia, orientará a busca de explicações e interpretações convincentes para situações que envolvam fenômenos sociais complexo”.

Dito isso, vale ressaltar que, o estudo de caso serve para estudar algo específico com base em aprofundado estudo bibliográfico e entrevistas com quem conhece sobre o assunto na prática.

O estudo de caso destaca-se pelas seguintes desvantagens. Para Yin (2001), o estudo de caso contém limitações, sendo elas: a) falta de metodologia; b) dificuldade de generalização; c) tempo de pesquisa.

Tendo como vantagens, conforme Prodanov e Freitas (2013) serve para: a) investigar situações reais cujos limites não estejam definidos; b) discriminar o contexto de determinada investigação; c) fazer com que fique compreensível as causas de determinado acontecimento.

Entrevista é uma maneira de colher dados sobre determinado assunto de forma verbal, sendo realizada no estilo frente a frente, onde o entrevistador colheta informações do entrevistado através de questões, sendo uma forma mais dinâmica devido a possibilidade de alteração no questionário conforme o desenrolar da conversa. (PRODANOV E FREITAS 2013)

(4)

quando segue um roteiro pré-estabelecido a partir de um questionário, tendo a possibilidade de fazer comparações com outros grupos de respostas. Não padronizada – tem a possibilidade de explorar mais amplamente o assunto em pauta devido as questões serem abertas.

A entrevista é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social. MARCONO & LAKATOS.

Entende-se, que o estudo de caso possui dados muitas vezes insuficientes e de baixa precisão, e por ser muito fundamentado em referências bibliográficas é muito visto como uma ferramenta exploratória e não como um método de pesquisa cientifica.

5. DESENVOLVIMENTO 5.1. Gestão

Gestão é o ato de gerir, gerenciar e planejar tendo como objetivo alcançar resultados e metas fazendo uso de ferramentas administrativas para direcionar ações e definir decisões. O termo gestão pode ser dividido em diversas áreas conforme suas funções, sendo elas: Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Gestão de Estoque, dentre outras.

“Gestão é uma área das ciências humanas que se dedica à administração de empresas e de outras instituições visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente.” (https://www.dicionariofinanceiro.com/gestao/).

Novos métodos de gestão surgiram devido a necessidade de adaptação dos gestores para com o mercado, pode-se citar a gestão estratégica que surgiu devido a necessidade de se estudar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades das empresas, outro modelo de gestão recente é a gestão participativa que tem como objeitvo dar voz as colaboradores, dando a eles oportunidades de opinar por melhorias, contribuindo para as tomadas de decisões.

5.2. Logística

Ao contrário do que muitos pensam a logística não é simplesmente o transporte e a estocagem de produtos, ela envolve desde a matéria-prima para produção até a sua destinação ao consumidor final.

“Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e o armazenamento de materiais, peças e produtos acabados” (GOMES; RIBEIRO, p. 8, 2004).

(5)

o termo aquisição pode ser compreendido como, quem compra bem tem a capacidade de oferecer melhores vantagens frente aos seus concorrentes, oferecendo preços mais atraentes para seus consumidores; o termo movimentação entende-se como movimentar seus produtos com base em planos e estratégias, visando redução de custos; e por último e não menos importante, o termo armazenamento pode ser interpretado como sendo a maneira de dispor produtos de maneira correta, evitando perdas e danos.

Logística é definida como a colocação do produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no prazo certo, com a qualidade certa, com a documentação certa, ao custo certo, sendo produzido ao menor custo, da melhor forma, e deslocado mais rapidamente, agregando valor ao produto e dando resultados positivos aos acionistas e aos clientes. Tudo isso respeitando a integridade humana de empregados, de fornecedores e de clientes e a preservação do meio ambiente. ROSA (2016, P. 16).

5.3. Logística Reversa – O Ciclo Inverso do Processo

A logística reversa concentra-se no fluxo reverso da logística empresarial, enquanto a cadeia direta da logística empresarial se fundamenta em aperfeiçoar o caminho desde a matéria-prima até o consumidor final, a logística reversa percorre o caminho contrário, ou seja, a partir dos produtos de pós consumo e pós venda.

[...] um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final, ambientalmente, adequada. Concentra-se nos fluxos em que existe valor a ser recuperado, possibilitando a reentrada dos resíduos em uma cadeia de abastecimento. RUPPENTHAL (2014).

MARTINS e CAMPOS ALT (2005, p. 312) definem canais de distribuição direta como “o conjunto de atividades entre o produto pronto para o despacho e sua chegada ao consumidor final”.

Com a expansão da produção industrial em escala mundial e a grande quantidade de produtos transportados diariamente, ocorreu também, na mesma proporção, o aumento na quantidade de lixo e resíduos industriais que precisam retornar à sua origem, aumento este que se dá devido a vários motivos, dentre eles, a redução do ciclo de vida dos produtos, inserção de novos produtos que se caracteriza devido a grande quantidade de lançamentos de novas tecnologias, o alto custo em reparar comparado ao preço de um produto novo, etc.

Para evitar custos desnecessários esse processo precisa ser bem gerido, foi então que surgiu a logística reversa que é encarregada de gerir esse fluxo reverso de materiais e a importância deste processo está findada em dois pilares, que são eles: 1) As leis que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso; 2) A vantagem

(6)

de se obter valor com o que seria considerado lixo.

Além dos dois pilares acima citados, são três os fatores que estimulam o retorno dos resíduos: a) A conscientização da sociedade para com a preservação do meio ambiente; b) Tecnologia avançada capaz de melhor reaproveitamento dos resíduos da produção; c) As leis vigentes que obrigam as empresas a descartarem e/ou reutilizarem de maneira ecologicamente correta. (COELHO, 2017).

5.3.1. Tipos de Logística Reversa

A logística reversa não diz respeito somente ao reaproveitamento de resíduos industriais, a insastifação de um consumidor ao comprar um produto e devolvê-lo por algum descontentamento, a devolução das embalagens de produtos tóxicos, a entrega das baterias dos celulares para o descarte correto, são alguns exemplos de logística reversa; ferramenta esta que além de contribuir para o bem da natureza, é uma oportunidade de negócio que também agrega valor a imagem da empresa tornando-a mais competitiva.

Figura 01 – Exemplificação de fluxo direto e fluxos reversos.

Fonte Leite (2003).

A figura acima exemplifica o fluxo dos produtos nos canais diretos e nos canais reversos desde a matéria-prima até o mercado primário, e demonstra o fluxo dos canais reversos tanto de pós-consumo como o de pós-venda.

5.4. Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Em 02 do mês de agosto do ano de 2010, foi sancionada a Lei Nº12.305 que trata sobre a questão dos resíduos sólidos, esta lei integra a política nacional do meio ambiente juntamente com a política federal do saneamento básico e com a política de educação ambiental.

(7)

Esta política tem como prioridade o tratamento, a reutilização e a não geração dos resíduos sólidos, visando a redução no uso dos recursos naturais, o aumento da reciclagem, a preservação da fauna e da flora, a conscientização e implantação de projetos de educação ambiental; fazendo com que a reutilização desses resíduos seja enaltecido como gerador de empregos, de valor econômico e social.

5.5. Gestão Ambiental (Sustentabilidade)

O termo gestão ambiental tem como base de estudo as interações dos seres humanos com o meio-ambiente, os estudos referentes aos impactos que tal acontecimento causará à natureza, sempre visando a sustentabilidade dos recursos

naturais, usando-se de instrumentos políticos, legislativos, executivos,

conscientização, cooperação, entre outros para manutenção desses recursos. Quadro 1 – Razões para implantação de ações ambientais

Razões pragmáticas o bom senso e o temor conduzem o poder público, a sociedade e o setor produtivo a evitar os problemas ambientais.

Economia de gastos

é muito mais interessante do ponto de vista econômico evitar os problemas ambientais do que ter de combater diferentes formas de degradação ambiental e resolver situações litigiosas. Há também vantagens econômicas na recuperação de resíduos, conservação da energia e manutenção da qualidade ambiental.

Conformidade com as exigências legais

Estados nacionais, governos municipais e estaduais, empresas públicas e privadas, e as populações são obrigadas por compromissos internacionais e leis nacionais, regionais, estaduais e locais a implementar ações de proteção e controle do meio ambiente. Ética pesquisa, mídia, pessoas ou a sociedade civil organizada podem

desencadear novos comportamentos, acordos ou normas. Razões

macroeconômicas

o desenvolvimento da gestão ambiental pode conduzir a uma expansão econômica, via mercado de equipamentos de controle de poluição, criação de empregos.

Fonte: Adaptado de Barrow (1999).

Dentro das organizações quem normatiza à implantação de uma gestão ambiental eficiente são as normas administrativas e técnicas ISO 14000, existe um grande conjunto de normas referentes ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estas normas consideram as atividades de implementação e certificação do Sistema de gestão Ambiental, além de outras de apoio como terminologia, indicadores de desempenho ambiental, auditorias internas e outras.

5.6. Geração De Energia Por Biomassa

As informações constantes do item 5.6 e 5.7, foram extraídas do site, por meio do endereço www.endoradobrasil.com.br.

A Eldorado Brasil Celulose S.A. situada em Três Lagoas-MS é totalmente autossuficiente em energia elétrica a partir de fontes renováveis. A energia é gerada a partir do reaproveitamento da biomassa não utilizada que é processada em uma

(8)

caldeira especial para produzir vapor e movimentar turbogeradores que produzem energia, neste processo é utilizado duas turbinas que se encarregam de transformar parte da energia gerada pelo vapor da caldeira em energia elétrica, sendo que o restante é utilizado no processo de produção de celulose, essas turbinas distribuem a energia gerada para a fábrica e para o sistema nacional.

Atualmente o parque industrial da Eldorado Brasil tem capacidade de produção estimado em até 220 MW/hora, sendo que, 95 MW são utilizados na fábrica, 50 MW são fornecidos para as indústrias que fornecem os insumos necessários ao processo e o excedente é comercializado no sistema nacional.

5.7. Eldorado Brasil Celulose

Com investimento de R$ 6,2 bilhões, começou a operar em 2012, tendo uma capacidade de produção de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano e 35 milhões de mudas são produzidas anualmente em seu viveiro localizado no estado de São Paulo, a Eldorado Brasil é uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo, tendo como diferenciais: florestas próprias certificadas, geração de energia a partir de biomassa, reaproveitamento de recursos e um modelo logístico inovador, competitivo e com baixa emissão de carbono, com isso promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da região em que atua.

Seu parque industrial é dividido em quatro grandes setores, sendo eles: 1)

Produção, as madeiras vindas das florestas são cozidas em um vaso de pressão e transformadas em pastas de celulose, após esse processo essas pastas passam por um processo de branqueamento a base de oxigênio e produtos químicos e para finalizar a celulose é seca em forma de folhas e acondicionada em fardos; 2) Recuperação de reagentes, processo onde a água utilizada na lavagem da pasta de celulose é evaporada, e as substâncias vindas da madeira e não utilizadas são processadas em uma caldeira para que ocorra a geração de calor, os produtos químicos inorgânicos também passam por processo de recuperação para serem reutilizados no processo produtivo, tendo um índice de 97% de recuperação destes insumos; 3) Controle ambiental promove a reutilização e o tratamento da água utilizada na produção para que seja devolvida nas mesmas condições em que foi captada; 4) Geração de energia, processo onde as turbinas que recebem o vapor gerado nas caldeiras produzem energia elétrica que serão utilizadas na fábrica, nas plantas químicas de fornecedores e para o sistema elétrico nacional.

(9)

6. RESULTADOS

Segundo a empresa, quando questionada sobre o funcionamento do processo da biomassa de eucalípto para produção de energia, a resposta informada foi que: a) A madeira vinda da floresta contém aproximadamente 3% de casca; b) Esta casca juntamente com os toretes que são pequenos pedaços de madeira gerados na picagem da tora para o processo de fabricação de celulose, são triturados em dois picadores e após esta trituração gera-se a biomassa; c) A biomassa gerada é estocada em um silo, onde através de roscas extratoras esta é alimentada na caldeira de biomassa, também chamada de caldeira de força; d) O vapor gerado na caldeira de força é enviado a turbo-geradores, gerando energia elétrica.

Quando questionado sobre os resultados financeiros que este processo traz para a empresa, a mesma afirmou que o processo traz sim resultados para a empresa, pois a energia gerada a partir da biomassa do eucalípto é utilizada durante os processos de partida ou transitórios da fábrica, e o excendente é vendido para o grid. Referente ao resultado financeiro, foi questionado se o processo é realizado desejando a obtenção de lucro e a empresa afirmou que a produção de energia neste negócio acaba sendo um subproduto do processo produtivo, onde a cogeração de energia verde que é realizada a partir de um combustível de fonte renovável (biomassa de eucalipto), os garante um processo sustentável e como consequência o resultado financeiro.

Quanto as vantagens e desvantagens na produção de energia com a biomassa de eucalipto a empresa citou a fonte de combustível que é renovável e como desvantagem a empresa não tem nada para ser explanado.

No que se refere aos impactos ambientais causados pela empresa, a mesma citou que contribui para redução utilizando a biomassa de eucalípto como fonte de energia para geração de energia ao invés de descartá-la em aterros sanitários.

A Eldorado Brasil apontou as principais vantagens socioambientais na produção de energia com a biomassa de eucalipto: a) Fonte renovável de combustível; b) Desenvolvimento regional; c) Geração de energia elétrica de fonte limpa e renovável; d) Geração de empregos; e) Aproveitamento dos resíduos provenientes do manejo florestal que está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; f) Redução do volume de resíduos que ocupariam aterros industriais.

(10)

ruído; b) O aumento de movimentação de veículos próximo as comunidades rurais. Quando se fala em geração de empregos neste processo, a empresa conta hoje com quarenta empregos diretos, e este número pode aumentar pois a empresa planeja em sua expansão o aumento da sua cogeração de energia a base de biomassa com a 2°linha que está em fase de construção.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A logística reversa administra o fluxo inverso do processo logístico tradicionalmente conhecido, sendo divida em dois tipos sendos eles: de pós-consumo onde gerencia o fluxo reverso dos produtos após sua utilização, tendo como bom exemplo a coleta seletiva de lixo, onde o mesmo será reciclado para obtenção de novos produtos derivados de materiais retirados do lixo descartado (plásticos, borrachas, madeiras); e a logística reversa de pós-venda gerencia o fluxo reverso de produtos que foram vendidos e que retornam por motivos referente a prazo de validade, lote defeituoso, pedido efetuado errado, entre outros e que parte da devolução do consumidor para o varejista, do varejista para o fabricante e do consumidor para o fabricante.

Com base nos objetivos do estudo em explanar as vantagens e desvantagens de se produzir energia através da biomassa de eucalipto visando os impactos financeiros e socioambientais que essa produção traz para a empresa estudada, percebemos que a Eldorado Brasil Celulose S.A. demonstra responsabilidade e respeito ao meio ambiente na gestão de seu processo de logística reversa da biomassa de eucalípto para a geração de energia, pois a empresa visa diminuir os impactos que a fábrica causa ao meio ambiente reutilizando os restos industriais (cascas e toretes) gerados na picagem da madeira para gerar uma energia limpa e renovável ao invés de descartá-los em aterros, energia esta que serve para alimentar seu parque industrial e tendo como consequência deste processo os resultados financeiros obtidos através da venda do excendente produzido para o grid nacional, geração de empregos derivados deste processo reverso e fortalecimento de sua marca com a demonstração da responsabilidade socioambiental que utiliza em sua produção.

8. FONTES CONSULTADAS

BARROW, Christopher. 1999. Environmental management : principles and practice. London ;;New York: Routledge.

(11)

COELHO, Leandro Callegari. A nova onda: Logística Reversa. Em <http://www.logisticadescomplicada.com/a-nova-onda-logistica-reversa/>. 17/07/17. GOMES, F.S.; RIBEIRO, P. C. C. Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à tecnologia da Informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

GONÇALVES, Marcus E.; MARINS, Fernando A. S. Logística Reversa numa Empresa de Laminação de Vidros: um estudo de caso. Revista Gestão & Produção. v. 13. n. 3. p. 397-410, set-dez, 2006. http://www.eldoradobrasil.com.br/Institucional/Quem-Somos/A-Empresa; acesso em 05/08/2017 http://www.eldoradobrasil.com.br/Tecnologia-e-Inovacao/Producao-Limpa/Geracao-de-Energia; acesso em 24/07/2017. http://www.eldoradobrasil.com.br/Tecnologia-e-Inovacao/Producao-Limpa/Processo-Industrial; acesso em 05/08/2017 http://www.knower.com.br/perguntas-e-respostas/sobre-normas-ambientais/3/sobre-normas-ambientais.html; acesso em 24/07/2017. http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636; acesso em 24/07/2017. https://www.dicionariofinanceiro.com/gestao/; acesso em 05/08/2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Petrônio Garcia; CAMPOS ALT, Paulo Renato. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2005.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ROSA, Rodrigo de Alvarenga. Gestão de operações e logística I. Florianópolis: UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

Por último, la Convención Americana sobre Derechos Humanos (en adelante CADH) en el art. Toda persona tiene derecho a la libertad de pensamiento y de expresión. Este

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

um forte calefrio ou por calefrios repeti- dos. As manifestações articulares apresentam os caracteres próprios das arthrites inflam- matorias. As grandes articulações são com

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Na figura seguinte apresenta-se o aspecto de uma folha de cálculo com esta informação, mais texto adicional que apenas serve para nos ajudar a compreender o que está em cada sítio

Foi possível concluir que a adaptação de algumas medidas e ferramentas já implementadas na área da qualidade (fluxogramas de processo, tabela de identificação de perigos e riscos