• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O SENTIMENTO EXPRESSO NO DESENHO DA CRIANÇA: ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PSICOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VIVIANE NOGUEIRA DA SILVA, ANDRESSA DE SOUZA, DÉBORA DO NASCIMENTO SILVA, GRAZIELE CRISTINA DE OLIVEIRA, IOHANA BRONZE PEREIRA, JESSICA DA COSTA SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANGÉLICA CASTILHO ALONSO ORIENTADOR(ES):

(2)

O sentimento expresso no desenho da criança: Análise de produção científica

Introdução: É comum na infância a utilização do desenho para a comunicação

consciente e inconsciente, visto que eles ainda não possuem eloquência oral; portanto, o desenho é um meio de representação de seus sentimentos, dos segredos de seus mundos internos. O Objetivo: é realizar uma análise da produção científica sobre a temática desenho infantil e expressão de sentimentos. Especificamente, objetivou-se avaliar as seguintes variáveis: tipo de publicação; número de vocábulos; autoria (única, coautoria, múltipla) e gênero (masculino, feminino, indefinido); estrutura discursiva dos resumos; introdução, discussão e conclusão nos métodos: tipo de pesquisa; estratégias e tipo de análise de dados.

Métodos: Para tanto foi realizado um estudo observacional do tipo descritivo,

realizada com 13 artigos científicos, que tiveram seu texto completo sendo analisados, a partir das bases de dados Lilacs, Scielo, Google Acadêmico, Pubmed.

Resultados: Os resultados demonstraram que, quanto ao gênero dos autores, nos

13 trabalhos estudados predominou a autoria feminina (69,23%) e única (38,46%); quanto ao título e aos objetivos não houve diferença estatística, todos artigos estavam dentro do padrão esperado; estrutura dos resumos adequada (χ2o = 11,15 e χ2c 3,84, ≤ 0,05); a pesquisa experimental (69,23%) e a análise qualitativa (76,92%) são as mais utilizadas. Conclusão: A pesquisa permitiu concluir que a utilização do desenho das crianças seria uma ferramenta fundamental no conhecimento interno dos indivíduos infantis e muito auxiliaria no processo de desenvolvimento humano deles.

Palavras-chave: criança; desenho infantil; sentimento.

1. Introdução

O presente trabalho apresentará a importância do desenho infantil como uma ferramenta eficaz na expressão dos sentimentos das crianças. Segundo Aurélio (1993), desenho é "representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel e etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma. Traçado, projeto". É comum na

(3)

criança a utilização deste recurso para sua comunicação consciente e inconsciente, visto que eles ainda não possuem eloquência oral; portanto, o desenho é um meio de representação de seus sentimentos, dos segredos de seu mundo interno. Goulart (2011) parafraseando Roland (1991) diz que o desenho é o meio pelo qual a criança permite transparecer seu interior, seu consciente e seu subconsciente, apresentando enorme importância para a comunicação eficaz e o entendimento desse "ser tão pequeno" que muitas vezes não sabe como comunicar-se por meio das palavras. Conforme Tomé (2012), muitos educadores e psicólogos têm se debruçado sobre essas produções paradoxais, tão simples e complexas ao mesmo tempo, e tentando captar a essência dessa atividade.

O desenho é uma possibilidade de conhecer a criança por meio de uma outra linguagem (MOREIRA 1984). Os autores citados elucidam o desenho como a primeira forma de comunicação da criança com o mundo, pois por meio do registro ela consegue estabelecer vínculos, expressar seus medos, angústias, frustrações, alegrias, ansiedades, sensações, ideias etc. Rabello (2014) corrobora com esse modo de ver o desenho quando diz que “há uma relação dialética entre o que imagina e o que desenha, portanto transforma sua imaginação em formas gráficas e deixa registrado o que está sentindo, o que pensa, ou o que desejaria que acontecesse”. Em seus escritos Rabello (2014) completa esse pensamento dizendo que as imagens são portadoras de conteúdos simbólicos, os quais agregam em si

mensagens inconscientes que precisam ser observadas e analisadas

cuidadosamente para compreendermos o que nos falam. Segundo a autora acima referenciada não podemos afirmar que todos os traçados de um desenho têm um significado e que saberemos identificá-los e interpretá-los, pois há vários aspectos a serem considerados na análise dos desenhos. Porém levando em conta (RABELO, NANCI 2014, apud Jung 1968), que considera os desenhos como portadores de símbolos do inconsciente, estes podem ser representados e trazidos à tona pelas imagens e pelos símbolos que estão nos desenhos, isso é o que ele afirma. (FURTH, 2006).

O desenho é o método mais eloquente, imediato e o mais simples para se investigar traços do humor, de comportamento e de caráter de uma criança, assim como seus conflitos intrapsíquicos suprindo, dessa maneira, sua dificuldade de falar de si mesma e expor seus problemas. (SILVA apud ARFOUILLOUX,1983). A maioria das crianças sente prazer ao desenhar, isso facilita a utilização desse recurso como

(4)

meio de conhecer os sentimentos e emoções que a permeiam. Ainda citando Silva (2010) “o desenho infantil se caracteriza por ser um excelente instrumento a ser aplicado em substituição ao discurso verbal da criança, podendo ainda ser associado a este discurso, complementando-o, facilitando suas associações livres”.

O objetivo geral foi realizar uma análise da produção científica sobre a temática desenho infantil e expressão de sentimento, publicadas nas bases de dados LILACS, Pubmed, Bireme, SCIELO e Google acadêmico. Especificamente, objetivou-se avaliar as seguintes variáveis: tipo de publicação; número de vocábulos; autoria (única, coautoria, múltipla) e gênero (masculino, feminino, indefinido); estrutura discursiva dos resumos; introdução, discussão e conclusão nos métodos: tipo de pesquisa; estratégias e tipo de análise de dados.

2. Métodos e Desenvolvimento

Trata-se de um estudo observacional do tipo descritivo realizado na Universidade São Judas Tadeu. Este estudo consiste em uma pesquisa do tipo descritiva de estratégia documental para produção científica, realizadas com artigos científicos sobre desenhos infantis como expressão de realidades internas, de sentimentos profundos a partir das bases de dados Lilacs, Scielo, Bireme, Pubmed e Google Acadêmico.

Não foram utilizados limitadores temporais. Dessa forma todo conteúdo das bases consultadas contendo as palavras utilizadas para a busca foi contemplado.

Para o levantamento dos dados no presente estudo, foram utilizados os descritivos: criança, desenho infantil, sentimento; utilizando a língua portuguesa e a inglesa. Foram incluídos estudos realizados no Brasil e Estados Unidos com seres humanos, contendo textos completos e tema compatível ao pesquisado.

A partir desses critérios, foram identificados 438 Artigos, destes sobraram 90

publicações pelo título.

A primeira seleção foi retirar a duplicidade nas bases de dados, das quais sobraram 83.

Destes, após a leitura do resumo foram excluídos aqueles que não abordavam o tema compatível ao pesquisado e sobraram 33 artigos.

(5)

Estes 33 artigos foram lidos na íntegra e excluídos aqueles que não atendiam ao objetivo. Ao final do levantamento, totalizaram-se 13 artigos científicos.

Figura 1. Organograma dos estudos relacionados.

2.1 Procedimento

Após a seleção dos artigos, foi utilizado uma ficha de registro atendendo aos

objetivos específicos propostos. Esta ficha continha dados pertinentes ao tema, resumo, autores, qualidade de trabalho, tipo de estudo, avaliações utilizadas, ética, análise de dados e referência.

2.2 Análise Estatística

Para a análise estatística utilizou-se tabelas e gráficos com valores absolutos e porcentagem. O teste qui-quadrado para comparar as proporções.

3. Resultados

Os resultados quanto ao tipo de publicação foram definidos em 13 Artigos científicos. Os dados mostram que 100% dos trabalhos analisados respeitam a

P PALAVRAS CHAVES 438 Criança Desenho Infantil Sentimento GOOGLE ACADÊMICO 113 LILACS 130 PUBMED 184 BIREME 8 SCIELO 3

SELEÇÃO POR TÍTULO

90

SOBRARAM POR TÍTULOS

83

SOBRARAM POR RESUMO

33

SOBRARAM POR LEITURA NA ÍNTEGRA

13

DUPLICIDADE

(6)

recomendação proposta na construção dos títulos das pesquisas e, portanto, o desenvolvimento está bem sustentado nesta área. Foi aplicado o qui- quadrado (Xc² = 3,84 e Xo² = 6,5, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) e demonstrou-se que há significância estatística em relação à coesão ou não dos títulos dos artigos pesquisados. Estes dados estão na tabela 1, que trabalha com as informações dos componentes da Introdução, sendo dividida em duas categorias: positiva e negativa. Na categoria clareza da Introdução e apresentação de objetivos, 100% (Xc² = 3,84 e Xo² = 6,5, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) dos artigos pesquisados contemplaram esse quesito. Novamente observou-se diferença estatística entre os artigos que apresentam clareza em sua Introdução e os que não apresentam. Verificou-se também, que 92,30% dos artigos analisados levantavam um problema e a mesma porcentagem foi encontrada para os que apresentaram justificativa. Foi aplicado o qui quadrado (xo² =

11,15 e xc2 = 3,84, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) e verificou-se significativa diferença

estatística entre as variáveis em comparação. Porém, em relação a apresentar objetivos específicos, os números se diferenciaram, sendo que 61,54% os apresentaram e 38,46% não o fizeram. Foi aplicado o qui- quadrado (Xc² = 3,84 e Xo² = 0,7, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) e demonstrou-se que não há significância estatística nos resultados referentes à apresentação de objetivos específicos ou não.

Tabela 1 – Estrutura dos componentes da introdução dos artigos sobre o sentimento da criança expresso no desenho infantil.

A tabela 2 apresenta os resultados quanto ao número de autores responsáveis pelo trabalho, sendo dividida em três categorias: autoria única (38,46%), coautoria (30,77%) e autoria múltipla (30,77%). Esse resultado demonstrou que os artigos estão equilibrados estatisticamente em relação a autoria; porém, isso não foi comprovado, pois não foi possível aplicar o teste do qui quadrado, pois o pressuposto para o cálculo do qui quadrado é a frequência esperada e esta não foi atingida. Quanto ao gênero, a tabela 2 foi dividida em masculino, feminino e indefinido e constatou-se a predominância de mulheres (69,23%) na realização de pesquisas, porém, muitos pré nomes estavam abreviados impossibilitando a discriminação de gênero, o que não permitiu a análise mais consistente. Nesta coluna da tabela também não foi possível a aplicação do qui quadrado devido a não

(7)

ter sido atingida a frequência esperada.

Nesta tabela, portanto, observou-se prevalência do gênero feminino e de autoria única.

Tabela 2 – Autoria e gênero nos artigos sobre os sentimentos das crianças expresso no desenho infantil.

A tabela 3 que trata sobre os métodos, começa apresentando os resultados encontrados acerca da estrutura dos resumos (92,30%, Xc² = 3,84 e Xo² = 11,15,

n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05), ou seja, número estatisticamente diferente em relação aos

artigos que possuem estrutura em sua composição e aqueles que estão aquém do esperado. Em relação à descrição dos métodos, parte essencial do trabalho, 61,54% (Xc² = 3,84 e Xo² = 0,7, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) dos artigos observados, contemplaram este ponto, ainda que alguns não tenham sido tão fiéis e explícitos, deixando algumas informações aquém do esperado. O teste do qui- quadrado demonstrou que o número de artigos que descreve os métodos e os que não o fazem é igual. Ainda foi contemplado, porém com pesar, a citação do comitê de ética, pois em todos os artigos analisados predominou a ausência do Comitê de ética (0%). Dos 13 artigos

estudados, quatro (30,77%, Xc² = 3,84 e Xo² = 1,92, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) não

realizou confronto de ideias, demonstrando, estatisticamente, que o número de artigos que discutiu ou não ideias foi o mesmo.

A conclusão dos artigos científicos deve responder à pergunta levantada na problematização e podemos verificar na tabela que 84,61% responderam positivamente a esse quesito. Quando aplicado o qui quadrado (Xc² = 3,84 e Xo² =

6,22, n.g.l. = 1 e p ≤ 0,05) verificou- se que, estatisticamente os artigos que

responderam à pergunta levantada foi bem maior do que os que não responderam. Tabela 3 - Métodos nos artigos sobre os sentimentos das crianças expresso no desenho infantil.

(8)

Na figura 1 podemos observar os resultados quanto à estratégia de pesquisa que foram definidos em 3 categorias: revisão literária (15,38%), experimental (15,38%) e observacional (69,23%). Foi aplicado o teste do qui quadrado (Xo²=7,54 e Xc²=5,99, n.g.l. = 2 e p ≤ 0,05 ) e constatou- se significante diferença estatística entre os resultados, sendo o número de artigos que utilizaram como estratégia a observacional superior aos demais instrumentos de pesquisa.

Figura 1. Análise sobre os tipos de pesquisas

Na figura 2 observou que foi relevante nos artigos estudados o tipo de análise qualitativa (76,92%) em comparação à quantitativa (23,07%), porém, como o pressuposto para aplicar o qui quadrado é a frequência esperada e esta não foi atingida, não foi possível comprovar estatisticamente este resultado.

(9)

Em relação às referências utilizadas teve predomínio estatístico o padrão ABNT (69%) em comparação ao padrão APA (31%). Porém, não foi possível confirmar estatisticamente com a aplicação do qui quadrado, pois não se atingiu a frequência esperada, pressuposto para o cálculo do qui quadrado (figura 3).

Figura 3. Padrão das referências bibliográficas

4. Considerações Finais

A partir desta pesquisa, pode-se concluir que os estudos analisados sobre a temática desenho infantil e expressão de sentimento utilizou como fonte principal de pesquisa os artigos científicos. O número de vocábulos do título correspondeu ao recomendado pelos manuais científicos. Houve predomínio da autoria única, o que indica um índice não muito bom de desenvolvimento na área. Verificou-se que há mais mulheres produzindo sobre desenhos e expressão de sentimentos. O tipo de pesquisa mais observado foi o estudo observacional descritivo, apresentando análises de casos, demonstrando certa defasagem por não fazerem associações e coortes. O tipo de análise mais utilizada foi a qualitativa. Observou-se que a utilização de técnicas menos estruturadas, como os desenhos, propiciaria uma análise mais autêntica e assertiva da criança e menos contaminada por impressões pessoais, estereótipos sociais e valores morais.

Deve-se enfatizar a importância de novos estudos sobre a importância das representações gráficas como ferramenta de expressão do sentimento para que diferentes profissionais possam usufruir desse conhecimento e saibam olhar e descobrir os conteúdos contidos no desenho infantil, visando contribuir para a formação integral da criança, ajudando-a em seu árduo processo de vir à ser, tornar- se pessoa consciente de si mesma.

(10)

5. Referências

Arnaldo Nogaro; Idanir Ecco; Aracely Grando. A criança e a construção de

significados por meio do desenho infantil. Escola Estadual de Ensino

Fundamental Bela Vista, Erechim/RS, 753-751.

Bérdard, Nicole. Como interpretar os desenhos das crianças. São Paulo: ISIS LTDA, 1998.

Bridget, K. Fredstrom, L. Rose-Krasnor, K. Campbell, K. H. Rubin, C.B. Kim, B. B. Brief Report: How Anxiously Withdrawn Preadolescents Think about Friendship.

Journal of Adolescence. v. 35, n. 2, 451-454, April, 2012.

Buss, Henrique José Dias, Gryczack, Ingrid, Santos, Gersonita Elpídio dos.

Desenho: a arte de expressar-se. Paranavaí – Paraná, 2012.

Castro Elisa; Jiménez Bernardo, Indicadores emocionais no desenho da figura

humana de crianças transplantadas de órgãos, Psicol. Reflex. Crit. vol.23 no. 1

Porto Alegre Jan, 2010.

Daniane Carine VolKmer, Entre risco e rabisco: a visão das crianças sobre o

desenho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 8-42, Jan

2014.

Érika Casaes Lima, O desenho na sala de aula e a práxis pedagógica: algumas proposições, Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 7 v.7 n.13, p. 71-86, jul-dez 2013.

Germano Luciane; Yunes Maria; Freitas José, O desenho infantil na ótica da

ecologia do desenvolvimento humano, Psicol. estud. vol.10 no.1 Maringá Jan,

2005.

Karina da Silva Oliveira, Indicadores de criatividade no desenho da figura

humana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de

Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 9-98, 2014.

Lev- Wiesel R, Liraz R. Drawings vs. narratives: drawing as a tool to encourage verbalization in children whose fathers are drug abusers. Clin Child Psychol

Psychiatry. v.12, n.1, 65-75, Jan, 2007.

Monteiro, A. T. M. Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

Moreira, A. A. A. O Espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1984.

Rabello, Nancy. O desenho infantil: entenda como a criança se comunica por meio de traços e cores. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

Sadruddin, MM. Hameed-Ur-Rehman, M. Understanding the perceptions of children battling cancer about self and others through drawing. South Asian J Cancer. doi:

(11)

10.4103/2278-330X.1141002013. v. 2, n.3, 113-118, Jul, 2013.

Santos , Michele Idaia dos, Richter , Sandra Regina Simonis. A Criança e a Ação

Narrativa de Desenhar. Santa Cruz do Sul – RS, 2011.

Scaduto, A. O desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e

emocional. Psico-USF. Itatiba, v.18 n.1 Jan./Apr. 2013. Silva, J.M. da. O desenho

na expressão de sentimentos em crianças hospitalizadas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22 – n. 2, p. 447-456, Maio/Ago. 2010.

Silva, Nadja Maria Vieira da, Vasconcelos, Angelina Nunes de. O Self Dialógico no

Desenho Infantil. Campinas. São Paulo, 2013.

Souza Simone; Camargo Denise; Bulgacov Yara, Expressão da emoção por meio

do desenho de uma criança hospitalizada, Psicol. vol.8 no.1 Maringá Jan, 2003

Wennström, B. Törnhage, CJ. Hedelin, H. Nasic, S. Bergh. Desenhos infantis e cortisol salivar em crianças submetidas a procedimentos pré-operatórios associados com a cirurgia dia. J Perianesth Nurs. v.28, n.6, 361-367, Dec, 2013.

Yutaka, H. Miwa, Y. Kanae, N. Hiromi, N. Masatoshi, K. Kenji, F. Using Drawing Tests to Explore the Multidimensional Psychological Aspects of Children with Cancer.

Jpn. J. Clin. Oncol. doi:10.1093/jjco/hyu116. v.44, n.10, 1009-1012, August 21,

Referências

Documentos relacionados

O que os europeus não perceberam desde o princípio da crise foi que negociar o resgate da Grécia não era o mesmo que negociar um novo tratado europeu e que falhar uma resposta eficaz

As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para

Para o painel criado no passo anterior, defina as propriedades Name, BorderStyle, BorderSides, AutoSize, Spring e Text com os valores sblblDescrição, SunkenInner, All, True, True

A pernada do nado peito requer uma boa flexibilidade tíbio-társica, já que para um bom posicionamento dos pés, no momento da flexão máxima das pernas e no decorres da extensão,

Peças especialmente desenhadas para profissionais de Saúde, empregados de clínicas estéticas e veterinárias, spas, balneários ou empregados de limpeza.. Como principal novidade

New and total nests surveyed of Solenopsis saevissima in the dry and wet seasons found in collections during one year (May 2011 to May 2012) on the campus of the Federal University

Na busca da importância que a educação cooperativa tem na construção de valores de cooperação e cidadania, a pesquisa buscou em primeiro lugar identificar e assim analisar qual

b) Conclusão de Residência Médica em Oncologia Clínica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência ou apresentação de Título de Especialista em Oncologia