• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O MARKETING ATRAVÉS DO RÓTULO FEMININO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): THAIS ALMEIDA DOS SANTOS, FLÁVIA DA SILVA VIEIRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MARIA HELENA VELOSO SALGADO

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): DOUTORA NANCI GEROLDO

(2)

RESUMO 

 

Abordaremos um questionário relatando seus prós e contras sobre o assunto do tema, onde a        mulher teve a sua imagem um pouco distorcida, considerando o fato de que, a partir na década        de 70, quando surgiram as propagandas focando na sensualidade do corpo feminino, a mulher        começou a ser criticada por homens e mulheres na sociedade que não aceitavam essa exposição        excessiva nas propagandas em outdoor, jornais, panfletos e nas televisões. Nos dias atuais ela        vem lutando pela igualdade na sociedade, tirando a visão da mulher “recatada do lar“ e        trazendo uma mulher com seus direitos, porém não mudando o fato de exercer a sua profissão        além do seu dever como mãe, esposa, dona do lar, entre outros aspectos. Portanto, o propósito        deste trabalho será mostrar que a mulher além do corpo exposto ela tem o conteúdo a ser        apresentado que vem expandindo a divulgação do seu trabalho por intermédio da publicidade.        Além de Citações de autores estudados no assunto e exemplos de comerciais que geraram tanto        resultado​ ​negativo,​ ​quanto​ ​positivo​ ​que​ ​vem​ ​ocorrendo​ ​atualmente. 

 

1.INTRODUÇÃO   

No século XX, as mulheres realizaram uma revolução social e política conquistando seus

       

direitos e reconhecimento no espaço público e privado.      Apresentando um padrão cada vez          mais elevado em relação à escolaridade, além de sua participação no mercado de trabalho e um        grande poder de decisão de consumo. Essas conquistas fizeram com que tivesse igualdade em        algumas​ ​áreas,​ ​porém​ ​ainda​ ​falta​ ​muito​ ​a​ ​conquistar. 

A forma como o corpo feminino se torna imagem visual, se materializa nos anúncios        publicitários, como por exemplo, as imagens são construídas a partir de ‘discursos visuais’, que        são incorporados como modelos na sociedade. Essa imagem sempre veio ocupando o maior        espaço, e os textos verbais em sua maioria são partes da propaganda, nesse sentido, a mulher é        como​ ​um​ ​objeto​ ​de​ ​estratégia​ ​para​ ​atrair​ ​o​ ​público. 

Certamente que o anúncio publicitário provoca emoções, impulsionando desejos ocultos, de tal        forma que os consumidores se sintam impulsionados a adquirir o produto e é uma “arma       

(3)

persuasiva” que atua no “eu” de cada consumidor. Que permite a construção de fantasias por        meio da conquista de uma imagem concretizada em um produto ou serviço. Essa fantasia é        proporcionada pela imagem, ou seja, de algo desejado faz com que o receptor se vincule a        mesma,​ ​numa​ ​perspectiva​ ​de​ ​alcançar​ ​o​ ​que​ ​não​ ​é​ ​possível. 

2.​ ​OBJETIVOS   

Tem como objetivo analisar e identificar como as empresas atraem os consumidores usando a        sensualidade​ ​da​ ​mulher​ ​como​ ​a​ ​porta​ ​de​ ​entrada​ ​para​ ​diferenciar​ ​sua​ ​marca​ ​no​ ​mercado. 

3.​ ​METODOLOGIA   

Com a revisão do desenvolvimento pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a tese através        das estratégias do marketing. As etapas desta pesquisa compreendem de que a revisão por meio        do desenvolvimento sobre o assunto e pesquisas audiovisuais. Com a revisão do        desenvolvimento pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a tese através das estratégias do        marketing, assim como foi citado os exemplos com base nas pesquisas seguindo dois caminhos        que são o método dedutivo na expressão linguística e o método nas imagens. A base teórica foi        utilizada por meio de análise crítica além de explanar o assunto sobre anúncios publicitários.        Tendo como os principais teóricos: Marcos Cobra, Vestergaard e Schroder, Flailda Brito        Garboggini​ ​e​ ​Russ​ ​Martiney. 

              5.​ ​DESENVOLVIMENTO    2

(4)

​Historicamente as imagens femininas foram associadas ao desejo, nas artes visuais, mesmo

       

quando apenas mostrava partes do seu corpo. Na década de 70 e 80 a mulher se tornou um        objeto sexual nas propagandas, e o foco servia como um modelo de embelezamento para        mulheres e chamar a atenção nas propagandas de produtos ou serviços dirigidos ao sexo        masculino. Desde então, a mulher vem ocupando seu espaço na área profissional, pois a 40        anos atrás a mulher trabalhava apenas em casa cuidando dos filhos e marido e ainda devia        obediência ao seu marido, hoje a história mudou um pouco, a mulher trabalha em casa, cuida        dos​ ​filhos,​ ​do​ ​marido​ ​e​ ​além​ ​do​ ​mais​ ​exerce​ ​sua​ ​profissão​ ​fora​ ​sem​ ​que​ ​precise​ ​de​ ​permissão. 

Essa visão de “dona-de-casa “ que a mulher deve ser submissa, usar somente roupas que a

       

cubram por completo etc, foi deixado um pouco de lado para dar lugar a propagandas sensuais        que chame a atenção do público tanto masculino como o feminino. A idéia de chamar a atenção        de ambos é simplesmente pelo o fato de que a mulher realmente quer adquirir o produto e o        homem é impulsionado pelo o desejo visual.       ​“Um produto é algo que pode ser oferecido a um                    mercado​ ​para​ ​satisfazer​ ​a​ ​uma​ ​necessidade​ ​ou​ ​desejo”.​ ​Kotler​ ​(2001) 

A sociedade tem a sua opinião dividida entre, “Mulher não deve expor tanto a sua        sensualidade“ e “A mulher deve vestir o que ela quiser o corpo é dela“, e é isso que as mulheres        do século XXI querem mudar, tirar essa visão machista para poder conquistar a igualdade        modificando o comportamento nas propagandas. Hoje alguns lugares proíbem a sensualidade        da mulher, como no meio religioso e profissões que exige trajes formais, mas a questão não é        de querer parar a mulher nos seus direitos mas sim de respeito evitando os desejos nos        ambientes impróprios.    ​A sociedade patriarcal brasileira se fundamentou no machismo e                  sexismo, construindo paralelamente duas imagens de mulher associadas ou como“objetos                    sexuais” – erotizadas e sensuais ou como “esposas submissas - dedicadas aos seus maridos                            (Cobra,​ ​2002,​ ​p.​ ​16)”.  

Realmente a publicidade tem esse poder de criar objetos de desejos, quer na mídia tradicional,        quer na Internet, onde desmistifica a criatividade redentora induzindo o conceito de sedução        para a venda. Essa tática vem dando certo há algum tempo, pois a publicidade sem venda não        faz​ ​sentido. 

 

(5)

Para Karger, publicidade é “como aquela fase do processo de distribuição dos produtos ou        serviços que se ocupa de informar sobre a existência e qualidade dos mesmos, de tal forma que        estimule​ ​a​ ​sua​ ​compra”.(1973,​ ​pp.​ ​9-10).  

Já Malanga considera a Publicidade como “o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizada no        sentido de promover lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando e mantendo        clientes” (1977, p.11), enquanto para Amando Sant`Anna a publicidade é: “ uma técnica de        comunicação de massa, paga com a finalidade precípua de fornecer informações, desenvolver        atitudes​ ​e​ ​provocar​ ​ações​ ​benéficas 

para​ ​os​ ​anunciantes,​ ​geralmente​ ​para​ ​vender​ ​produtos​ ​ou​ ​serviços”​ ​(1998,p.​ ​76). 

No entanto, parece que quase nada mudou, ou houve pouca inovação no que acata à figura        feminina na mídia, pois foi insistente ao perfil da mulher dona-de-casa e protetora da família,        mesmo com os avanços da mulher na vida real, assumindo novos papéis intelectuais e        profissionais, assim as mulheres retratadas fora do lar, ou seja, entre quatro paredes de um        estúdio, ou ao ar livre, são valorizadas pelo um corpo esteticamente perfeito dentro dos padrões        de perfeição de cada época, que emerge por meio de uma imagem erotizada, pela beleza e        juventude, tentando conquistar os homens, ou seja, é uma manifestação de um corpo idealizado        que desperta desejo e paixão trazendo para os dias atuais o corpo persona, Flailda Brito        Garboggini em um artigo escrito no livro Representação do Feminino afirma:       ​“a mulher só      obterá sucesso profissional se for bonita e perfeita, de acordo com os padrões estabelecidos                            pela​ ​mídia”.(2003,​ ​p.144). 

As Imagens femininas foram exploradas, desde o primeiro anúncio das Cervejas, sua        imaginação para atiçar o desejo por um copo bem gelado de cerveja, além do marketing através        de mascotes, celebridades que ficaram marcados (as). Como por exemplo a cerveja da        Antártica, nos anos 90 para fazer o seu comercial, usou o método divertido entrer Dercy        Gonçalves e Hebe Camargo em um momento de descontração entre as duas, porém em nenhum        momento​ ​houve​ ​exposição​ ​do​ ​corpo​ ​de​ ​ambos. 

Observando o anúncio da cerveja Colônia em 2007, deixa explícito o uso de erotismo, do        desejo, das curvas do corpo, para vender o produto que é a cerveja. A mulher apresentada no        anúncio é loira, assim como é popular e metonimicamente chamada a cerveja, e está com olhar        e sorriso de prazer muito sensual e convidativo. O seu corpo é curvilíneo, e a parte de cima está        totalmente nua, deixando aparecer metade dos seios. A garrafa de cerveja possui altura superior       

(6)

à da mulher, que tem os seios e o abdômen encostados nela, com adaptação de curvas. A        mensagem subliminar da imagem do anúncio da cerveja Colônia é cheia de erotismo explícito,        pois a mulher e a garrafa se tornam um, e pela expressão de seu rosto, a mulher demonstra        “prazer” com a figura garrafa que remete ao símbolo fálico. O slogan é sugestivo “Já pediu a        sua?” e “Colônia Cerveja à altura das melhores” remetem à interpretação de pedir tanto a        mulher como a cerveja para saborear, colocando realmente a mulher apenas como um mero        objeto​ ​de​ ​prazer​ ​de​ ​desejo. 

Ao se pensar a mulher na mídia, visualiza-se uma imagem sensual e desnuda, esquecendo de

       

outras imagens. Em 2008, os anúncios da Cerveja Skol, usavam o erotismo da figura feminina        com metade dos seios à mostra, destacando o volume arredondado dos seios assemelha-se à        logomarca do produto. Os signos revelam a mensagem subliminar de que a Skol é uma cerveja        que​ ​desce​ ​redondo,​ ​assim​ ​como​ ​é​ ​redondo​ ​o​ ​corpo​ ​da​ ​mulher. 

Em 2015 a Itaipava também utilizou deste método, usando a imagem de uma mulher de biquíni        segurando uma garrafa de 300ml em uma das mãos. Na outra, uma lata de 250ml. Logo abaixo        dos seios da modelo, a mesma inscrição diz “600ml”. O slogan provoca “Faça sua escolha”. Na        mesma montagem, uma mulher aparece sem rosto, com uma garrafa e um copo cheio em frente        ao corpo. Em outro cartaz, com a chamada “Essa é Sensacional”, uma modelo de biquíni, touca        e casaco oferece uma cerveja. Dando a entender que há uma indicação para o consumidor fazer        sua escolha entre as diferentes embalagens da cerveja, entre seus respectivos volumes e        sugestivamente os seios da modelo. Segundo Russ Martiney, do Jornal Willanetti Week       ​“o  caixa gerado por anúncios de sexo é uma saída econômica relevante, são como uma licença                              para​ ​imprimir​ ​dinheiro”.​ ​(apud,​ ​COBRA,​ ​2002,​ ​p.127). 

Atualmente alguns comerciais vem modificando a sua forma de fazer propaganda pois várias        marcas de cervejas foram apontadas e acusadas de apologia ao estupro em seus anúncios.        Como a Skol, que é umas delas que optou pela mudança mais descontraída. Ás véspera do        Carnaval de 2015, a Skol estampou diversos outdoors com frases como: ”Topo antes de saber a        pergunta”, “To na sua, mesmo sem saber qual é a sua” e “Esqueci o não em casa”. Optando        pela​ ​a​ ​forma​ ​“mais​ ​entre​ ​amigos”​ ​e​ ​esquecendo​ ​um​ ​pouco​ ​do​ ​corpo​ ​seminu​ ​feminino.  

E também, a Budweiser que é uma cerveja de origem americana, que tem a música e o esporte        como prioridade em seu anúncio. Com tudo os consumidores tem o poder de mudar o ponteiro        de negócios da sua marca para não sofrer recaídas.       ​“É fazer uma campanha que não apenas             

(7)

fale da mulher, mas saber como falar sobre mulher na comunicação e fazer algo                            que  contemple​ ​todo​ ​mundo”.​ ​(Autor​ ​desconhecido) 

No entanto o objetivo é mostrar para o consumidor que existe, sim, a possibilidade de colocar        termos, regras iguais ambos os gêneros. Pois todo profissional afirma que é preciso e        necessário renovar sua forma de anúncio para o bem da sua marca, moldando o seu        planejamento para continuar atraindo os seus consumidores, fazendo-os lembrar de sua marca        por meio do anuncio e visando obter a satisfação pela qualidade do produto. O objetivo da        mulher vai muito mais além do que a sua sensualidade exibida nos anúncios, pois ela tem um        conteúdo​ ​a​ ​ser​ ​explorado​ ​além​ ​do​ ​seu​ ​corpo. 

 

RESULTADOS 

 

O tema nos leva a pensar em algo que seja vulgar, mas por meio de pesquisas o assunto acaba        se tornando relevante, pois esse tipo de marketing é para a atração do publico e divulgação do        produto. 

Hoje as cervejarias não precisam expor tanto o corpo de uma mulher para mostrar a marca, mas        a proposta para esses tempos é chamar a atenção do publico com algo mais casual como,        situações do cotidiano (descontração entre amigos e gêneros). Portanto algumas empresas ainda        optam pela propaganda com mulheres sensuais, pois na publicidade, este método gera um        retorno positivo e lucrativo para as empresas, deixando claro que nos dias de hoje isso se        tornou​ ​algo​ ​comum​ ​e​ ​não​ ​afeta​ ​tanto​ ​ao​ ​publico​ ​na​ ​questão​ ​da​ ​vulgaridade. 

   

CONSIDERAÇÕES

​ ​​ ​FINAIS 

 

A população feminina está conquistando o seu espaço na sociedade embora ainda existam        alguns obstáculos para conquistar esse espaço totalmente. O marketing produzido pelas        propagandas de cerveja reforça a imagem da mulher como um objeto para transmitir a        mensagem​ ​da​ ​propaganda. 

(8)

A publicidade brasileira quando se refere ao assunto de propagandas que envolve cervejas,        o seu contexto sempre é voltado para o erotismo e o apelo sexual, porém nos dias atuais está        sendo modificado seus métodos de publicidade envolvendo não somente a beleza física e seu        corpo, mas sim mudando seus padrões para expor gêneros, personalidades e cores, transmitindo        aos seus telespectadores suas diferenças, porém com o mesmo objetivo de descontração por        meio​ ​da​ ​bebida.   

 

Referências 

 

ARAÚJO, Denise Castilhos de –         ​Corpo Feminino: Presença Obrigatória em Anúncios        Publicitários? IN – Queiroz, Adolfo (org.),      ​Propaganda, Historia e Modernidade.        Piracicaba:​​ ​Degaspari,​ ​2005,​ ​p.​ ​213​ ​–​ ​233. 

BAUMAN, Zygmunt.   ​Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria​.        Rio​ ​de​ ​Janeiro:​ ​Zahar.​ ​2008.  

CASTRO, Ana Lucia de –         ​Corpo, Consumo e Mídia. Comunicação, Mídia e Consumo.        ESPM,​ ​vol.​ ​I​ ​n​ ​1,​ ​p.​ ​17-​ ​31.​ ​2004. 

COBRA,​ ​Marcos.​ ​​Sexo​ ​&​ ​Marketing​.​ ​São​ ​Paulo:​ ​Ed.​ ​Cobra,​ ​2001.   

CARVALHO,​ ​Nelly.​​ ​Publicidade:​ ​a​ ​linguagem​ ​da​ ​sedução.​ ​​São​ ​Paulo:​ ​Ática,​ ​1996.   CRUZ,​ ​Uzêda. ​Gênero​ ​feminino​. [S.l.: s.n.], 2008. 2​ ​p. v.​ ​2. 

GONZALES, Lucilene.   ​Linguagem Publicitária: analise e produção. São Paulo: Arte &        Ciência,​ ​2003. 

LORDES , Ricardo et al.       ​Olhar Feminino​: A Publicidade que as Mulheres Querem Ver. São        Paulo: Matrix​ ​1​ ​de​ ​Janeiro, 2012. 1​ ​p. 

O CONAR e o apelo sexual nas propagandas de cerveja​: O que acontece de fato?. João        Pessoa: [s.n.], 2014. 2​ ​p. 

(9)

SANT`ANNA, Armando.   ​Propaganda: técnica, teoria e pratica​. 7. ed. São Paulo: Pioneira        Thomson​ ​Learning,​ ​2002. 

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem como objetivo analisar a associação entre variáveis provenientes do Sinasc e a mortalidade neonatal em nascidos vivos com baixo peso, entre 2001 e 2003, residentes

Schauer (11) utilizou inicialmente o mesmo méto- do descrito por Wittgrove, no entanto posteriormente pas- sou a realizar a gastro-entero anastomose de forma térmi- no-lateral, em

d) deixar de comparecer na data do exame, exceto os candidatos que optarem pela utilização do ENEM. O ingresso nos cursos de graduação será mediante processo

• OS GERADORES DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, SÃO RESPONSÁVEIS PELO CORRETO GERENCIAMENTO DOS MESMOS, TENDO COMO OBJETIVO PRIORITÁRIO A NÃO GERAÇÃO DE RESÍDUOS

Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar quais as variações ocorridas nos rendimentos gravimétricos em carvão vegetal, líquidos condensáveis e gases não

6.2.2.4 Controle de Caos da Rede C-BAM com o Esquema Adaptativo MRAS Um método de controle adaptativo no qual não se escolhe dois parâmetros desconhecidos e não se utilize

Dessa forma, nossos estudos visam associar a cultura afro-brasileira por intermédio do Congado, evidenciando suas práticas e manifestações, com intuito de verificar a existência de

O desígnio apontado é realizado através da concessão ao tribunal de alguma flexibilidade na autorização de ausências da habitação e na fixação de regras de conduta;