• Nenhum resultado encontrado

BRUNA OLIVEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BRUNA OLIVEIRA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

I.E.E CRISTÓVÃO DE MENDOZA

Alunas: Aline Panssol, Bruna Carvalho e Helen Rafaela

Turma:

1. RESPOSTAS:

1.1 A pesquisa científica é um estudo planejado que tem como finalidade descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico.

1.2 O objetivo é dividido em duas partes: objetivosespecíficos e objetivosgerais. Os objetivos específicos apresentam de forma detalhada as ações que se pretende alcançar e estabelecem estreita relação com as particularidades relativas à temática trabalhada, e os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirão tratamento da questão abordada no problema de pesquisa mencionando o objeto de uma forma mais direta.

1.3 – 1- Pesquisa Explorat –Ória: proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitário). Pode envolver levantamento bibliográfico entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. 2- Pesquisa descritiva- descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Ex: pesquisa referente a idade, sexo, procedência, eleição etc. 3- Pesquisa explicativa – identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Ex: conhecimento da realidade.

1.4 - As funções dos métodos de pesquisa é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e a explicação de fenômenos, padronizando os trabalhos e pesquisas deixando os organizados e visualmente agradáveis.

(2)

1.5 – Método dialético- se propõe a penetrar no mundo dos fenômenos por meio de sua ação reciproca, da contradição inerente ao fenômeno. Método hipotético dedutivo -consiste e submeter a testes as hipóteses sobre determinado problema. Método indutivo- prevê que pela indução experimental o pesquisador pode chegar a uma lei geral por meio da observação de certos casos particulares sobre o objeto. Método dedutivo- no qual se utiliza o raciocínio logico.

1.6 - Indica que estamos em presença de um enunciado que determina para o pensamento uma situação de dependência ao que nos impõe quando fazemos um exercício, ou seja, o assunto de um determinado trabalho.

1.7 – Um problema de pesquisa é um problema que pode ser resolvido com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles passiveis de serem produzidos.

1.8 – A estrutura de base de dados, bem como a forma com que as bases de dados desenham seu modelo de dados são objetos de análise desse artigo. Suas tipologias são: bibliográficas, diretório, financeiras, numéricas e texto completo.

1.9 – Precisa resumir o assunto do trabalho na conclusão, as ideias tratadas no trabalho propõem uma solução, a conclusão é um fechamento do trabalho.

1.10 – Pesquisa experimental- é adequada para avaliar um sistema: produto, processo ou serviço. Pesquisa aplicada- artigos que disponham dados empíricos obtidos por observação direta ou indireta do comportamento, e que o objetivo de produzir resultados uteis para resolução de problemas aplicados. Pesquisa teórica – voltada para discussões conceituais ou filosóficas que não descrevam dados obtidos por observação do comportamento.

(3)

2- Assinale a alternativa correta:

2.1- E) Representar de forma sucinta o assunto de um livro ou documento.

2.2- A) Ser sucinto no texto e abordar os aspectos e características principais do livro ou documento.

2.3- A) Uma resenha ou uma recensão

2.4- C) Detalhar todas as características do livro ou documento original para que não seja necessário consultá-lo.

2.5- B) Sumario, metodologia, resultado e conclusão.

2.6- A) resenha e ou recensão.

2.7- C) Apresentar a opinião crítica do autor da resenha sobre os livros ou documentos já lidos.

2.8- C) Opinião crítica e julgamento.

2.9- B) Um procedimento que utilizaestrutura definida e técnicas de resumo e resenha.

2.10- B) Esquema de organização de fichas com assunto e localização do livro ou documento original.

(4)

3.

*Resumo (a), *Resenha (b), *Fichamento (c):

Características principais (a)* (b)* (c)*

3.1. Texto sintetizado X

3.2. Desenvolvimento de leitura e prática de redação X

3.3. Conhecimento profundo do assunto (por parte do autor do texto)

X

3.4. Organização em fichas X

3.5. Recuperação da informação sobre a localização do livro ou documento

X

3.6. O texto pode conter opinião pessoal X

(5)

4.1 FICHAMENTO:

Itens Conteúdos Observação do

aluno 1. Tipo da obra Artigo

1.1 Ano da publicação

1991

1.2 Editora São Paulo: Atlas

1.2.1 Edição 2º Edição

1.2.2 Páginas 6 páginas

1.3 Título Ciência e o conhecimento científico

1.3.1 Título original Ciência e o conhecimento científico

1.3.2 Título do capitulo

Ciência e o conhecimento científico

1.4 Localização São Paulo

1.4 Autor Antonio Sérgio Azevedo Damy

2. Tema

2.1 Palavras Chaves (...)

ciência; formas de conhecimento; pós-modernidade; hipótese; (...)

(6)

4.2 Resenha:

Tema ou assunto: O que é ciência, tipos de conhecimento, história da ciência na idade antiga, moderna e media

O que é ciência.

Para Trujillo (1974): ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobro o comportamento de certo fenômenos que se deseja estudar. Para Rubem Alves: A ciência é uma especialização um refinamento de potenciais comum a todos. Conforme newton freire-maia: ciência é um conjunto de descrições, interpretações,

teorias, leis, modelos, etc. Concordo com os cientistas acima, cada um deu sua concepção sobre o que é ciência.

Senso comum e conhecimento cientifico.

Acredito que senso comum se adquire na vida ou transmitida por

alguém, e conhecimento cientifico fazer pesquisas, investigações, metódicas se profissionalizar no assunto. Segundo Galliano (1986), o conhecimento vulgar (senso comum) e o que a pessoa adquire na vida cotidiana, ao caso, baseado apenas na experiência vivida ou transmitida por alguém e o conhecimento cientifico resulta de investigação metódica e sistemática da realidade.

Tipos de conhecimento.

 Popular: é espontâneo que se adquire como seres humanos a natureza as circunstâncias da vida cotidiana.

 Filosófico: hipóteses que não podem ser submetidas a experimentação.  Religioso: é a doutrina de cada um, o que cada um acredita.

 Cientifico: É considerada como “real” porque tem ocorrências, fatos e fenômenos concretos.

História da ciência.

A ciência se desenvolveu pela necessidade dos homens primitivos, impotência e terror. Idade antiga: os cientistas (Platão, Sócrates, Aristóteles, tales de mileto, Hipócrates, Arquimedes). Ciência observando a natureza

(contemplativa). A medicina, astrologia, matemática, filosofia e economia. Idade media: os cientistas contrariavam os dogmas da igreja eles eram perseguidos (santo agostinho, são tomadas de Aquino). Haja vista que eles queriam

contrariar ou escrever mais que os dogmas e os dogmas não gostavam e o perseguiam. Idade moderna: uma posição de centralidade a todo o universo.

Método cientifico: É um conjunto de pesquisas e experimentação concretas sobre o assunto

(7)

4.4 Resumo:

No texto de Eva e Marina (Metodologia Científica) pode se presumir o que se difere o conhecimento científico do popular: enquanto o primeiro utiliza-se de modos de estudo e pesquisa, o segundo elucida informações advindas oralmente ou percebidas do seu viver sem saber necessariamente o que é intrínseco na matéria, como é feito pelo conhecimento científico. Através da Ciência é perceptível um enquadramento mais conveniente de objetividade (o que se torna útil juntamente com emprego tecnológico) e racionalidade, na medida que são facilmente comprovadas e organizadas sistematicamente, tal que ela se torna identificável por esses quesitos conforme Ogbum e Caplow argumenta. A Ciência não se restringe a apenas uma visão particular, e sim de forma definida e que abastece de ordens teóricas. Na concepção de Ander-Egg quatro tipos de conhecimento que podem estar concomitantemente em um único sujeito: o popular como superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico, sem seguir uma disposição rigorosa de informações, muitas vezes é pela interação do mesmo com o objeto de seu interesse, as respostas podem ser encontradas no dia-dia, podendo haver erros; o filosófico que é valorativo, não verificável, sistemático, infalível e exato, esse tipo de conhecimento se baseia de pensamentos que vieram do transcorrer pessoal em que são feitas formulações abstratas com lógica; o religioso que é valorativo, inspiracional, infalível, sistemático, não verificável. É fora do que está no fora do “campo” terrestre, e então adentro a esse conhecimento, não pode ser debatido pois prega a retórica de um ser transcendental, não permitindo fazer testes; por último têm-se o científico que é real, contingente, sistemático, verificável e falível. Esse tipo de conhecimento é tratado a partir da realidade, criando leis que podem alterar o seu curso de autenticidade já que podem haver correções.

A ciência pode ser estabelecida para Ander-Egg, como o coletivo de conhecimentos racionais que estão concernidos a técnicas, e assuntos conectados uns aos outros ordenadamente, sendo que estão apresentados de forma certa ou que demonstra possibilidade e necessariamente que podem ser testados, num sentido mais amplo, Trujillo coloca-se como atos racionais. A ciência é composta por objetivo ou finalidade, função, objeto (material e formal). Pela sua abrangência foram feitas fragmentações dos tipos de Ciência, na classificação de Comte foi explanado o seu grau de dificuldade; a de Carnap propôs dois segmentos: o formal (pela lógica por assimilações mentais com linguagem simbólica que se equivalem) e factuais (através dos fatos que venham a ser decorridos e analisados) que suas provas se antagonizam (exemplo: matemática e ciências sociais), enquanto uma deve ser demonstrada por sequência de passos coerentes, outra é possível através de um exercício empírico; seguindo esta correspondência Bunge apresenta sua classificação sendo que adotada foi baseada nesta; e há também a classificação de Wundt.

(8)

Referências

Documentos relacionados

universo, método, modo própiro de atuar ou de fazer algo, doutrina, ensinamento, princípio, escrever, dizer, viajar por tal via. 反 fǎn Voltar, virar, voltar para trás,

As mulheres realizaram um movimento recíproco entre as articulações do ombro, cotovelo e punho, além de gerar maior velocidade angular na articulação do ombro.. Os homens

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Todos os participantes demonstraram alguma restrição quanto à estratégia de reduzir os limites de velocidade, sendo que aqueles que possuem apenas ensino médio

Assim, com base na importância do conhecimento sobre como diferentes ofertas de forragem interferem na qualidade das forrageiras, o presente estudo foi conduzido

abpi.empauta.com Brasília, 27 de abril de 2020 UOL Notícias | BR Pirataria Continuação: Pirataria virtual cresce entre 35 e 66% em vários países durante quarentena...

Num concelho “com de mais 215.000 habitantes e uma população flutuante de cerca 180.000 pessoas por dia, que trabalham ou estudam na cidade”, a recolha de resíduos urbanos e limpeza

1) A exodontia de primeiros pré-molares superiores aumenta significativamente o ângulo entre o eixo longitudinal do terceiro molar superior e o plano oclusal, favorecendo