• Nenhum resultado encontrado

UNIFOR 2015 Lima, Sousa, Souza, Teles, Crisóstomo, Loureiro Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFOR 2015 Lima, Sousa, Souza, Teles, Crisóstomo, Loureiro Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ISSN 21755396 1

XV Encontro de Iniciação à Docência

Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do

Ensino Superior na modalidade semipresencial

Glouberlia Maria Bezerra de Sousa¹ *(ID), Gabriela Teles¹ (ID), Lucas Magalhães Crisóstomo¹ (ID), Ana Raquel Carvalho de Souza ¹(ID), Robson Carlos Loureiro² (PO), Luciana de Lima² (PO). 1. Universidade Federal do Ceará – PROFITIC

2. Universidade Federal do Ceará – Pró-Reitoria de Graduação

glouberlia@gmail.com

Palavras-chave: Metodologia. Ensino. Aprendizagem. Formação Docente. Semipresencial.

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever a metodologia utilizada na Formação DTIC 2015.1 apresentando suas etapas e características da utilização de técnicas usadas pelos professores tutores da Formação DTIC para abordarem os conteúdos apresentados durante as aulas. Devido à falta de tempo e a dificuldade de deslocamento, muitas pessoas têm procurado a Educação a Distância (EaD) como meio de estudo para suprir a necessidade de se qualificarem para um mercado de trabalho exigente e competitivo. A metodologia utilizada nesta pesquisa se pauta em proposta de pesquisa descritiva, na medida em que busca descrever as características da utilização de técnicas usadas pelos professores tutores da Formação DTIC para abordarem os conteúdos apresentados durante as aulas. Subdivide-se em três etapas: Planejamento, Coleta de dados e Análise de dados. A EaD tem se tornado cada vez mais a solução para o problema de tempo e deslocamento enfrentados por pessoas que precisam exercer muitas atividades durante o dia e não tem como se deslocar de um lugar para outro com facilidade. A Formação para Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC) ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade à distância, para professores e alunos de cursos de graduação tem demonstrado a superação dessas dificuldades mediante a utilização de uma metodologia que contribui para o aprofundamento do conteúdo e da parceria entre docentes e discentes das graduações da UFC.

Introdução

A Educação a Distância (EaD) há alguns anos vinha sendo utilizada como um meio de cobrir as falhas do ensino convencional, utilizando programas de rádio e televisão, como acontecia com as

(2)

aulas do Telecurso. Essas aulas eram direcionadas para alunos que não tinham acesso às aulas regulares.

Devido às muitas atividades que as pessoas precisam exercer durante o dia e a dificuldade de deslocamento que enfrentam, a EaD tem se tornado cada vez mais um meio de estudo procurado por essas pessoas, que ao perceber a necessidade de se qualificarem para um mercado de trabalho exigente e competitivo, encontram nessa modalidade, a solução para alguns dos problemas enfrentados quando o assunto é estudar, tais como: tempo disponível e deslocamento. “O acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu uso proficiente pelos cidadãos são condições essenciais para o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento” (BRASIL, 2013, p. 33). As tecnologias contemporâneas têm ajudado a encontrar maneiras para facilitar cada vez mais o acesso à educação, dando maior possibilidade de fazer cursos, ao mesmo tempo em que se trabalha e realiza outras atividades, ganhando-se tempo ao se conectar de qualquer lugar onde o estudante esteja e de qualquer tipo de dispositivo onde se tenha o acesso à internet.

Esta, por sua vez, tem possibilitado a realização de atividades em modalidades que utilizam tecnologias diferentes. Os cursos oferecidos em EaD utilizando a internet, apresentam diferenciais importantes quando se trata de conteúdo. Na Formação para Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC) ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade à distância, para professores e alunos de cursos de graduação, é possível perceber maior facilidade de acesso dos cursistas durante e após a formação.

A Formação DTIC utiliza como base o Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar, que por sua vez, fornece as condições necessárias ao aluno para que tenha acesso aos conteúdos registrados e disponibilizados na página. A Formação DTIC tem um aplicativo específico para dar suporte ao cursista dando informações gerais sobre o projeto, além de reunir os endereços eletrônicos de diversas fontes on-line sobre as temáticas abordadas durante o curso. Com isso, o aluno tem o apoio que precisa para dar início a seu aprendizado, utilizando-se das sessões que o aplicativo oferece, tais como: Fórum; Portfólio; Chat; Agenda. Tantas opções de navegação faz o ambiente cheio de itens de exploração.

O objetivo deste artigo é descrever a metodologia utilizada na Formação DTIC 2015.1 apresentando suas etapas e características da utilização de técnicas utilizadas pelos professores tutores para abordarem os conteúdos apresentados durante as aulas.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta pesquisa se pauta em proposta de pesquisa descritiva, na medida em que busca descrever as características da utilização de técnicas utilizadas pelos professores, tutores da Formação DTIC, para abordarem os conteúdos apresentados durante as aulas (GIL, 2002).

(3)

O objeto de estudo vincula-se à Formação DTIC 2015.1 composta por 93 cursistas matriculados (professores e alunos de graduação da UFC). O total ficou subdividido em duas turmas classificadas como Turma A com 49 cursistas e Turma B com 44 cursistas.

A metodologia da pesquisa está subdividida em 3 etapas: Planejamento, Coleta de dados e Análise de dados. No que se refere à etapa Planejamento, são definidas as categorias de observação da coleta de dados, tais como, os conteúdos trabalhados na Formação e a proposta de parceria entre professor e aluno de graduação, condição obrigatória para que os professores possam participar da Formação. Além disso, a preparação dos instrumentos de coleta e análise dos dados também se realiza nessa etapa da pesquisa.

Na segunda etapa, os dados são coletados diretamente do documento de criação da Formação DTIC e da proposta apresentada no Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar. Para isto, utilizam-se as ferramentas disponíveis neste Ambiente, tais como: ementa, fórum, agenda e material de apoio.

Na última etapa, Análise de dados, os dados obtidos na Coleta são descritos para que a metodologia da Formação seja evidenciada, com inferências e interpretações advindas do próprio leitor.

Resultados e Discussão

A metodologia aplicada nessa Formação acontece a partir da utilização dos conhecimentos prévios dos cursistas (professores e alunos de graduação da UFC) sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula. Durante a Formação, acontecem discussões e a realização de atividades que são propostas para os momentos presenciais e virtuais visando a integração da prática com a teoria, com a finalidade de contribuir com o docente para que ele tenha a possibilidade de criar suas próprias condições de trabalho, utilizando os recursos digitais disponibilizados a serem inseridos em sala de aula (LIMA; LOUREIRO; SOARES, 2014).

Professores e alunos trabalham em parceria. O aluno da graduação tem como objetivo colaborar com o professor no processo de adaptação de ferramentas digitais para uso em sua prática docente e auxiliar no planejamento da utilização dessas ferramentas em sala de aula, auxiliando os colegas de turma e outros docentes parceiros.

Os conteúdos abordados versam sobre a escolha de tecnologias digitais contemporâneas que podem ser utilizadas na docência subdivididas em dois aspectos on-line e off-line. No primeiro caso, tem-se as opções mais utilizadas atualmente como Facebook, YouTube, Blog, Site, Ferramentas de Busca, entre outras da escolha do professor. No segundo caso, compreende-se o uso das ferramentas comumente utilizadas para edição de texto, imagem e vídeo; planilha eletrônica, apresentação de slides, banco de dados, além de outras ferramentas específicas de cada área do saber inseridas nas propostas pedagógicas dos diferentes cursos da UFC.

A Formação DTIC, com duração de três meses, inicia com o semestre letivo em andamento e finaliza antes do término das aulas oficiais da UFC. Caracteriza-se como uma formação semipresencial, com 20% das aulas presenciais não obrigatórias e 80% das aulas a distância por

(4)

meio da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar. Estas, por sua vez, acontecem com discussões em fóruns mediante leitura de textos básicos, visualização crítica de vídeos e atividades práticas como desenvolvimento de planejamento de aula que inclui o uso das tecnologias digitais na docência, bem como, a aplicação em sala de aula do plano desenvolvido. Ao final, os cursistas precisam apresentar um produto desenvolvido exclusivamente para uso com seus alunos em sala de aula. Todos eles ficam disponíveis no Portal DTIC para acesso posterior com o encerramento das aulas a distância. O mesmo ocorre com os conteúdos que ficam disponíveis no referido portal para acesso remoto e posterior à finalização da Formação.

Conclusão

Nesse trabalho foi apresentada a metodologia adotada na Formação DTIC, caracterizada como semipresencial, descrevendo as características da utilização de técnicas utilizadas pelos professores tutores da Formação DTIC 2015.1 para abordarem os conteúdos apresentados durante as aulas.

Feitas as coletas e análises necessárias constatou-se que cursos na modalidade a distância ou semipresencial caracterizam qualidades que mobiliza seu crescimento nos últimos anos. É possível que a metodologia utilizada para a modalidade contribua positivamente para seu desenvolvimento e atendimento às necessidades de deslocamento e tempo de estudo. Também é possível que essa modalidade possibilite a inclusão de pessoas no contexto educacional. É por meio do uso e do estudo da tecnologia que a educação pode chegar a locais remotos, evitando o deslocamento do estudante. As pessoas de todas as faixas etárias, especialmente aquelas com o problema da falta de tempo disponível podem usufruir de cursos de boa qualidade fazendo uso desse tipo de modalidade.

Pretende-se aprofundar os estudos na Formação DTIC que ocorrerá no semestre 2015.2 no sentido de compreender quais as contribuições da metodologia apresentada para o processo de compreensão da docência integrada às tecnologias digitais, mediante a contribuição da Pró-Reitoria de Graduação com a criação do Programa de Formação Interdisciplinar Integrada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PROFITIC).

Referências

BRASIL. TIC Domicílios e empresas 2012: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Comitê Gestor da

Internet no Brasil. São Paulo, 2013. Disponível em:

http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/tic-domicilios-e-empresas-2012.pdf. Acesso em: 15 jul. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

LOUREIRO, R.; LIMA, L. de; SOARES, Docência Universitária no Contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 19., 2014, Fortaleza. Anais da XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Fortaleza, 2014, p.1-6.

(5)

Agradecimentos

Agradeço primeiramente à Universidade Federal do Ceará, à Pró-Reitoria de Graduação, instituições que possibilitaram minha pesquisa, fornecendo local e equipamentos necessários para meus estudos.

Agradeço à professora Luciana de Lima pela paciência e pelo conhecimento compartilhado. Sua orientação possibilitou a realização deste trabalho. E a Gabriela Teles e Lucas Magalhães pela ajuda com as referências.

Agradeço ao meu esposo Rogério e ao meu filho Kevin pela força, carinho, paciência e otimismo nos momentos em que precisei de incentivo.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, avaliamos a eficácia de método diagnóstico não invasivo – utilização de swab - para LTA através de técnicas de PCR utilizando os iniciadores para os genes alvos kDNA

No entanto, no ProFlex, cada n´o H-sensor ´e tamb´em o n´o raiz de uma ´arvore, consequentemente mais ´arvores s˜ao criadas para a distribuic¸˜ao de dados na rede, enquanto que

Quando a Adjudicatária, convocada dentro do prazo de validade de sua proposta, não apresentar a situação regular de que trata o subitem 1.1 deste item XI, serão

This is an open access article under the CC BY license ( http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ )... Results: Discrimination, identification and threshold scores of patients

AGRAVO INTERNO - Preparo recursal - Apelante não beneficiária da gratuidade de justiça - Determinação de recolhimento em dobro, por ausência de pedido nas razões

Para Fujioka & Austin (2002), a mediação ajuda a criança a: 1) compreender os modos como os aplicativos representam o mundo real (categorização); 2) decidir se concorda ou