• Nenhum resultado encontrado

SEGUNDO SIMULADO LEGISLAÇÃO ADUANEIRA RFB 2013 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ AULA 14 SEGUNDO SIMULADO (QUESTÕES DO MISSAGIA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEGUNDO SIMULADO LEGISLAÇÃO ADUANEIRA RFB 2013 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ AULA 14 SEGUNDO SIMULADO (QUESTÕES DO MISSAGIA)"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 1 AULA 14

SEGUNDO SIMULADO (QUESTÕES DO MISSAGIA)

Olá pessoal.

Chegamos à nossa última aula desse curso. Trata-se de mais um simulado, com as questões referentes às aulas que eu ministrei.

Espero que tenho gostado do curso e, principalmente, que tirem o máximo de proveito de tudo aquilo que comentamos nas aulas.

Um ótimo simulado a todos e muito obrigado. Um abraço.

Missagia (missagia@pontodosconcursos.com.br)

01) Sobre a base de cálculo do imposto de importação, o valor aduaneiro, assinale a alternativa correta.

a) O imposto de importação deve ser calculado com base no valor da mercadoria importada. Este valor consiste no valor constante na fatura comercial que deve ser de observância obrigatória pela autoridade fiscal desde que haja garantia do importador da sua autenticidade.

b) Na impossibilidade de obtenção da fatura, o importador deve providenciar documento assinado por ele com firma reconhecida em que seja informado o valor que ele desembolsou ou desembolsará pela mercadoria adquirida.

c) Toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro.

d) O controle do valor aduaneiro consiste no procedimento fiscal de verificação da mercadoria a vista da documentação apresentada pelo transportador.

e) Valor aduaneiro é o valor declarado pelo importador à Receita Federal, mesmo que a aduana o rejeite.

02) Compõem o valor aduaneiro, exceto

a) o custo de transporte das mercadorias importadas até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro.

b) o custo do seguro sobre o transporte das mercadorias importadas até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro

(2)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 2 c) os gastos relativos a carga, descarga e manuseio, associados ao transporte das mercadorias importadas, até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro.

d) o custo de transporte das mercadorias importadas até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro, quando o transporte for gratuito ou executado pelo próprio importador, tomando-se por base os custos normalmente incorridos, na modalidade de transporte utilizada, para o mesmo percurso.

e) o valor total da tarifa postal até o local de destino no exterior, no caso de mercadoria objeto de remessa postal internacional.

03) Sobre o segundo método de valoração aduaneira, assinale a opção correta.

a) Se na aplicação deste método for encontrado mais de um valor de transação de mercadorias idênticas, o mais alto deles será o utilizado na determinação do valor aduaneiro das mercadorias importadas.

b) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas não puder ser determinado pelo valor da transação, será ele o valor de transação de mercadorias similares vendidas para exportação para o mesmo país de exportação e importados ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valoração, ou em tempo aproximado.

c) Na aplicação deste método será utilizado, para estabelecer o valor aduaneiro, o valor de transação de mercadorias idênticas numa venda no mesmo nível comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valoração.

d) Para fins de estabelecer o valor aduaneiro com base em mercadoria idêntica, os custos de transporte, seguro, comissões e outros custos devem ser desconsiderados.

e) Na aplicação deste método, a partir do preço de revenda da mercadoria no território aduaneiro, serão deduzidos os custos incidentes após a importação.

04) Analise as alternativas a seguir em relação ao despacho de importação e assinale a letra que contenha a opção correta.

a) Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo, desde que sujeita ao pagamento do imposto de importação, deverá ser submetida a despacho de importação, que será realizado com base em declaração apresentada à unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria.

(3)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 3 b) Submetem-se a despacho de importação inclusive as mercadorias reimportadas, desde que oriundas do mesmo país para o qual foram enviadas.

c) Não serão submetidas ao despacho de importação as mercadorias enviadas em consignação e não vendida no prazo autorizado.

d) A mercadoria devolvida por motivo de defeito técnico para reparo ou para substituição não se submete a despacho de importação.

e) Submetem-se a despacho de importação as mercadorias devolvidas por motivo de modificações na sistemática de importação por parte do país importador.

05) Acerca dos procedimentos gerais para importação, e do sistema de controle do fluxo das importações, assinale a alternativa incorreta.

a) O Siscomex é o sistema que concentra os registros de dados relativos às importações brasileiras, eliminando a coexistência de controles paralelos ao adotar fluxo único de informações pela via eletrônica. Seus órgãos gestores, RFB, BACEN e Camex, controlam os módulos e as melhorias implementadas no mesmo.

b) Na importação por conta e ordem, a operação cambial pode ser efetivada pelo importador ou pelo adquirente.

c) Em uma importação por encomenda, a mercadoria importada é revendida pelo importador ao encomendante pré-determinado.

d) Nas modalidades de importação por conta e ordem ou por encomenda, importador e adquirente, no caso de conta e ordem, e importador e encomendante, no caso de importação por encomenda, devem estar previamente habilitados no Siscomex para realização das referidas operações.

e) É dispensado de habilitação no Siscomex o depositário, quando atue em sua atividade-fim no comércio exterior.

06) Durante a conferência aduaneira na importação podem ocorrer situações que impedem o prosseguimento do despacho, quando este terá de ser interrompido mediante registro da exigência correspondente, pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil responsável pelo despacho. Acerca desse assunto assinale a alternativa incorreta.

a) Um despacho de importação de mercadoria sujeita a anuência do VIGIAGRO, instruído sem a devida manifestação do órgão, deve ser interrompido pelo AFRFB para que a pendência seja sanada.

b) Na hipótese de a exigência referir-se a crédito tributário, o importador poderá efetuar o pagamento correspondente, independentemente de processo.

(4)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 4 c) Quando exigível o depósito ou o pagamento de quaisquer ônus financeiros ou cambiais ou o cumprimento de obrigações semelhantes, o despacho será interrompido até a satisfação da exigência.

d) Havendo manifestação de inconformidade, por parte do importador, em relação à exigência de crédito tributário, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil deverá efetuar o respectivo lançamento, na forma prevista no Decreto no 70.235, de 6 de março de 1972, e prosseguir no despacho.

e) Caracterizam a interrupção do curso do despacho, entre outras ocorrências o não-comparecimento do importador para assistir à verificação da mercadoria, quando sua presença for obrigatória.

07) Acerca do Desembaraço aduaneiro de exportação e da Averbação do Embarque e considerando o RA e a IN SRF nº 28 de 27 de abril de 1994, avalie a correção das afirmações abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a sequência correta.

( ) Desembaraço aduaneiro na exportação é o ato pelo qual a mercadoria é liberada ao exportador mediante averbação da exportação no SISCOMEX.

( ) Constatada divergência ou infração que não impeça a saída da mercadoria do País, o desembaraço será realizado, sem prejuízo da formalização de exigências, desde que assegurados os meios de prova necessários.

( ) A averbação do embarque consiste na autorização para saída física da mercadoria do território aduaneiro.

( ) Concluída a verificação da mercadoria sem exigência fiscal ou de outra natureza, dar-se-á o desembaraço aduaneiro e a consequente autorização para o seu trânsito, embarque ou transposição de fronteira.

( ) A mercadoria a ser reexportada somente será desembaraçada após o pagamento das multas a que estiver sujeita.

a) V, V, F, V, F b) F, V, F, V, V c) F, F, V, F, V d) V, F, V, V, F e) V, V, F, F, F

08) Com relação a importação e exportação de entorpecentes, assinale a alternativa incorreta.

a) Estão sujeitos a controle e fiscalização a importação, a exportação, a reexportação, o transporte, a distribuição, a transferência e a cessão de produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

(5)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 5 b) Para importar, exportar ou reexportar os produtos químicos sujeitos a controle e fiscalização será necessária autorização prévia do Departamento de Polícia Federal, nos casos previstos em portaria do Ministro de Estado da Justiça, desde que as partes envolvidas nas operações possuam licença de funcionamento e dos procedimentos adotados pelos demais órgãos competentes.

c) Para importar, exportar ou reexportar drogas, ou matéria-prima destinada à sua preparação, que estejam sob controle do órgão competente do Ministério da Saúde, é indispensável licença da autoridade competente.

d) Consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo.

e) Estão dispensados dos controles e fiscalização a importação, a exportação, a reexportação e o transporte de substâncias entorpecentes efetuados pelas instituições de ensino superior mantidas pelo governo federal, desde que destinadas a pesquisa.

09) Assinale a alternativa correta em relação ao despacho de exportação.

a) O despacho de exportação será interrompido de forma definitiva, quando as divergências apuradas caracterizarem, de forma inequívoca, fraude relativa a preço, peso, medida, classificação e qualidade da mercadoria.

b) O despacho de exportação será cancelado automaticamente no Siscomex, caso o registro de exportação não seja recepcionado pela fiscalização em 15 dias da sua numeração no sistema.

c) O cancelamento do despacho implica cancelamento dos registros de exportação correspondentes.

d) Os documentos que instruíram o despacho cancelado pela fiscalização aduaneira de ofício ou a pedido do exportador, após as devidas anotações, serão devolvidos ao exportador, para instrução do novo despacho de exportação ou para as providências contábeis e fiscais, no caso de substituição de documentos ou de desistência da exportação.

e) O exportador que tiver despacho cancelado por sua culpa fica automaticamente selecionado para o canal vermelho durante o período de seis meses, podendo ser prorrogado esse período, a critério da fiscalização aduaneira.

10) Assinale a alternativa correta em relação aos regimes aduaneiros especiais.

a) O prazo de suspensão do pagamento das obrigações fiscais pela aplicação dos regimes aduaneiros especiais, na importação, será de até um ano, prorrogável, a juízo da autoridade aduaneira, por período não superior,

(6)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 6 no total, a cinco anos. Após esse prazo final, a mercadoria deve ser obrigatoriamente destinada para consumo ou reexportada.

b) Quando o regime aduaneiro especial for aplicado a mercadoria vinculada a contrato de prestação de serviço por prazo certo, de relevante interesse nacional, o prazo de duração do regime aduaneiro especial será o previsto no contrato, não cabendo prorrogação.

c) A aplicação dos regimes aduaneiros especiais fica condicionada à informação da suspensão ou isenção do pagamento do adicional ao frete para renovação da marinha mercante, pelo Ministério dos Transportes.

d) Poderá ser autorizada a transferência de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em área especial para outro, exceto nos casos em que o novo regime exigir garantia para os tributos.

e) O termo de responsabilidade é título representativo de direito líquido e certo da Fazenda Nacional com relação às obrigações fiscais nele constituídas, e serve para garantir o valor dos tributos e multas em caso de inadimplemento das condições do regime.

11) O regime especial de trânsito aduaneiro é o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos e subsiste do local de origem ao local de destino e desde o momento do desembaraço para trânsito aduaneiro pela unidade de origem até o momento em que a unidade de destino conclui o trânsito aduaneiro. Para estes efeitos, considera-se:

a) Local de origem, o local onde é atestado, pela fiscalização, se o lacre aposto no início do trânsito estava correto.

b) Local de destino, o ponto de entrada da mercadoria no território aduaneiro, sob controle aduaneiro.

c) desembaraço para trânsito, o ato pelo qual é concluído regime de trânsito aduaneiro, na unidade de destino.

d) Unidade de origem, aquela que tenha jurisdição sobre o local de origem e na qual se processe o despacho para trânsito aduaneiro.

e) Unidade de destino, aquela que tenha jurisdição sobre o estabelecimento matriz do destinatário da mercadoria.

12) Avalie a correção das afirmações abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a sequência correta.

( ) O regime aduaneiro especial de admissão temporária é o que permite a importação de bens que devam permanecer no País durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos, ou com suspensão parcial, no caso de utilização econômica.

(7)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 7 ( ) Os veículos matriculados em qualquer dos países integrantes do Mercosul, de propriedade de pessoas físicas residentes no Brasil, utilizados em viagens a serviço, circularão livremente no País, com observância das condições previstas em norma específica, dispensado o cumprimento de formalidades aduaneiras.

( ) Considera-se em admissão temporária, independentemente de qualquer procedimento administrativo, o veículo que ingressar no território aduaneiro a serviço de empresa brasileira autorizada a operar, no exterior, nas atividades de transporte internacional de carga ou passageiro.

( ) O regime de admissão temporária não se aplica à entrada no território aduaneiro de bens objeto de arrendamento operacional, contratado com entidades arrendadoras domiciliadas no exterior.

a) F, V, V, F b) F, F, F, F c) V, F, F, F d) F, F, V, V e) V, V, F, V

13) Na vigência do regime de admissão temporária, deverá ser adotada, com relação aos bens, uma das seguintes providências para extinção do regime, exceto.

a) Reexportação.

b) Entrega à Receita Federal, livres de quaisquer despesas, desde que a autoridade aduaneira concorde em recebê-los.

c) Destruição, às expensas do interessado. d) Despacho para consumo, se nacionalizados. e) Exportação.

14) Para as afirmativas abaixo, assinale V para verdadeiro e F para falso, indicando abaixo a sequência correta:

( ) Através da denúncia espontânea o contribuinte regulariza um bem introduzido clandestinamente no país pagando somente os tributos devidos acrescidos da multa de mora e dos juros de mora.

( ) Para o AFRFB aplicar uma penalidade por infração à legislação aduaneira é necessário que o mesmo comprove a intenção do agente em burlar a lei.

( ) A denúncia espontânea exclui a aplicação de penalidades de natureza tributária ou administrativa, com exceção das penalidades aplicáveis na hipótese de mercadoria sujeita a pena de perdimento.

( ) Se for apurada responsabilidade de duas ou mais pessoas, será imposta a cada uma delas a pena relativa à infração que houver cometido.

(8)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 8 ( ) A advertência, a suspensão e a cassação são modalidades de sanções administrativas não pecuniárias aplicáveis aos agentes intervenientes nas operações de comércio exterior.

A) F,V,F,V,F B) V,F,V,F,V C) V,F,F,V,V D) F,F,V,V,V E) F,V,F,V,V

15) O ônibus da empresa transportadora ABC que saiu de Foz do Iguaçu com destino a São Paulo foi parado por uma blitz da Receita Federal. Ao abrir o compartimento de bagagens o auditor-fiscal deparou-se com 20 malas não identificadas contendo mercadorias estrangeiras sem comprovação de importação regular. Assinale a alternativa que contém a consequência desse fato para a empresa transportadora:

a) O auditor-fiscal reterá o ônibus e lavrará um auto de infração para exigência da multa de R$ 15.000,00 pela não identificação do proprietário das bagagens.

b) O auditor-fiscal não poderá fazer nada, pois o ônibus se encontra em viagem doméstica.

c) O auditor-fiscal reterá o ônibus e lavrará auto de perdimento do ônibus.

d) O auditor-fiscal deverá lavrar auto de infração para exigência de multa de R$ 100,00 por volume não identificado.

e) O auditor-fiscal não deve lavrar auto de infração, mas sim deverá representar ao órgão responsável pela regulamentação do transporte interestadual de passageiros para que este órgão aplique a sanção administrativa cabível.

(9)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 9 GABARITO 1) C 2) E 3) C 4) E 5) A 6) D 7) B 8) E 9) D 10) C 11) D 12) C 13) E 14) D 15) A

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

01) Sobre a base de cálculo do imposto de importação, o valor aduaneiro, assinale a alternativa correta.

a) O imposto de importação deve ser calculado com base no valor da mercadoria importada. Este valor consiste no valor constante na fatura comercial que deve ser de observância obrigatória pela autoridade fiscal desde que haja garantia do importador da sua autenticidade.

b) Na impossibilidade de obtenção da fatura, o importador deve providenciar documento assinado por ele com firma reconhecida em que seja informado o valor que ele desembolsou ou desembolsará pela mercadoria adquirida.

c) Toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro.

d) O controle do valor aduaneiro consiste no procedimento fiscal de verificação da mercadoria a vista da documentação apresentada pelo transportador.

e) Valor aduaneiro é o valor declarado pelo importador à Receita Federal, mesmo que a aduana o rejeite.

(10)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 10 Resolução:

a) (Errada) Conforme o AVA, o valor aduaneiro de mercadorias importadas será o valor de transação, isto é, o preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportação para o país de importação, ajustado de acordo com as disposições do Artigo 8.

A fatura comercial é um dos documentos que podem informar o valor aduaneiro, mas o valor constante da fatura pode ser rejeitado, por exemplo, se houver uma reversão do produto da revenda ao exportador (artigo 1-c do AVA).

b) (Errada) Conforme já visto na alternativa a), a fatura não é o único documento possível para embasar o valor aduaneiro. Ademais, documento assinado pelo importador informando o valor aduaneiro não gera segurança no comércio internacional. É necessário que se estabeleça o valor efetivo da transação, que é o primeiro método de valoração.

c) é a resposta correta (art. 76 do RA). Salienta-se que o controle do valor aduaneiro vai além do despacho. A autoridade aduaneira pode rever o valor aduaneiro e todo o processo de importação. E lembrem-se: dizer que toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita a controle de valor aduaneiro não significa que todas serão selecionadas para tal.

d) (Errada) A verificação da mercadoria a vista da documentação é uma checagem da conformidade do que está escrito com o que é apresentado. Isso seria a etapa de verificação física do despacho. Mesmo assim, na prática, isso muitas vezes é extremamente difícil. Imagine componentes químicos: Para se ter certeza do que é necessita-se fazer exames laboratoriais.

Então, o controle aduaneiro é o acompanhamento, pela fiscalização, dos valores e das pessoas envolvidas na transação. Conforme o art. 3º, parágrafo único da IN/SRF 327/2003, o controle a que se refere este artigo consiste no procedimento de verificação da conformidade do valor aduaneiro declarado pelo importador às regras estabelecidas no AVA, no RA, e na própria IN.

e) (Errada) O importador, de fato, declara um valor à RFB como sendo o “valor aduaneiro”, ou o valor que ele, importador, acha que seria o valor aduaneiro. Porém, ao fiscalizar a importação, a aduana pode determinar que o valor declarado pelo importador não esteja correto. Nesse caso, o valor que a RFB definir como base de cálculo para o II será o valor aduaneiro, e não mais o valor declarado pelo importador.

Resposta letra “c”.

02) Compõem o valor aduaneiro, exceto

a) o custo de transporte das mercadorias importadas até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro.

(11)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 11 b) o custo do seguro sobre o transporte das mercadorias importadas até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro

c) os gastos relativos a carga, descarga e manuseio, associados ao transporte das mercadorias importadas, até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro.

d) o custo de transporte das mercadorias importadas até o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro, quando o transporte for gratuito ou executado pelo próprio importador, tomando-se por base os custos normalmente incorridos, na modalidade de transporte utilizada, para o mesmo percurso.

e) o valor total da tarifa postal até o local de destino no exterior, no caso de mercadoria objeto de remessa postal internacional.

Resolução:

Os fatores constantes nas alternativas a), b), c) e d) compõem o valor aduaneiro no caso do Brasil e do Mercosul. São os custos que o AVA instituiu como de acréscimo opcional ao AVA e o Mercosul e o Brasil adotaram como obrigatórios.

A alternativa e) está errada em sua parte final “... até o local de destino no exterior.”. Em vez disso deve ser “... até o local de destino no território aduaneiro.”.

Resposta letra “e”.

03) Sobre o segundo método de valoração aduaneira, assinale a opção correta.

a) Se na aplicação deste método for encontrado mais de um valor de transação de mercadorias idênticas, o mais alto deles será o utilizado na determinação do valor aduaneiro das mercadorias importadas.

b) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas não puder ser determinado pelo valor da transação, será ele o valor de transação de mercadorias similares vendidas para exportação para o mesmo país de exportação e importados ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valoração, ou em tempo aproximado.

c) Na aplicação deste método será utilizado, para estabelecer o valor aduaneiro, o valor de transação de mercadorias idênticas numa venda no mesmo nível comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valoração.

(12)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 12 d) Para fins de estabelecer o valor aduaneiro com base em mercadoria idêntica, os custos de transporte, seguro, comissões e outros custos devem ser desconsiderados.

e) Na aplicação deste método, a partir do preço de revenda da mercadoria no território aduaneiro, serão deduzidos os custos incidentes após a importação.

Resolução:

a) (Errada) Nesta situação deve-se adotar o valor mais baixo para valoração (art. 2, parágrafo 3 do AVA).

b) (Errada) O Artigo 2 do Ava, no item (a) versa que: Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas não puder ser determinado segundo as disposições do Artigo 1, será ele o valor de transação de mercadorias idênticas vendidas para exportação para o mesmo país de importação e exportadas ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valoração ou em tempo aproximado.

c) Alternativa correta (art. 2 do AVA).

d) (Errada) O fato de se estabelecer o valor aduaneiro com base em mercadoria idêntica não elide a consideração dos custos de transporte, seguro, comissões e outros custos que devem ser objeto de acréscimo.

e) (Errada) O Artigo 2 do Ava, no item (a) versa que: Na aplicação deste artigo será utilizado, para se estabelecer o valor aduaneiro, o valor de transação de mercadorias idênticas, numa venda no mesmo nível comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valoração. Valor obtido a partir do preço de revenda é o método 4.

Resposta correta letra “c”.

04) Analise as alternativas a seguir em relação ao despacho de importação e assinale a letra que contenha a opção correta.

a) Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo, desde que sujeita ao pagamento do imposto de importação, deverá ser submetida a despacho de importação, que será realizado com base em declaração apresentada à unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria.

b) Submetem-se a despacho de importação inclusive as mercadorias reimportadas, desde que oriundas do mesmo país para o qual foram enviadas.

c) Não serão submetidas ao despacho de importação as mercadorias enviadas em consignação e não vendida no prazo autorizado.

d) A mercadoria devolvida por motivo de defeito técnico para reparo ou para substituição não se submete a despacho de importação.

(13)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 13 e) Submetem-se a despacho de importação as mercadorias devolvidas por motivo de modificações na sistemática de importação por parte do país importador.

Resolução:

O Art. 543 do Regulamento Aduaneiro – RA dispõe:

Art. 543. Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo ou não, sujeita ou não ao pagamento do imposto de importação, deverá ser submetida a despacho de importação, que será realizado com base em declaração apresentada à unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria (Decreto-Lei no 37, de 1966, art. 44, com a redação dada pelo Decreto-Lei no 2.472, de 1988, art. 2o).

Parágrafo único. O disposto no caput aplica-se inclusive às mercadorias reimportadas e às referidas nos incisos I a V do art. 70.

Com relação ao citado Art. 70, também do RA, o mesmo dispõe:

Art. 70. Considera-se estrangeira, para fins de incidência do imposto, a mercadoria nacional ou nacionalizada exportada, que retorne ao País, salvo se (Decreto-Lei no 37, de 1966, art. 1o, § 1o, com a redação dada pelo Decreto-Lei no 2.472, de 1988, art. 1o):

I - enviada em consignação e não vendida no prazo autorizado;

II - devolvida por motivo de defeito técnico, para reparo ou para substituição;

III - por motivo de modificações na sistemática de importação por parte do país importador;

IV - por motivo de guerra ou de calamidade pública; ou V - por outros fatores alheios à vontade do exportador.

Parágrafo único. Serão ainda considerados estrangeiros, para os fins previstos no caput, os equipamentos, as máquinas, os veículos, os aparelhos e os instrumentos, bem como as partes, as peças, os acessórios e os componentes, de fabricação nacional, adquiridos no mercado interno pelas empresas nacionais de engenharia, e exportados para a execução de obras contratadas no exterior, na hipótese de retornarem ao País (Decreto-Lei no 1.418, de 3 de setembro de 1975, art. 2o, caput e § 2o).

a) (Errada) Mesmo as mercadorias não sujeitas ao pagamento do II devem ser submetidas a despacho de importação (art. 543).

b) (Errada) As mercadorias reimportadas também estão sujeitas a despacho, qualquer que seja a procedência (art. 543, parágrafo único).

As letras c), d) e e) referem-se a mercadorias que tenham sido exportadas e retornem ao País por fatores alheios à vontade do exportador (art. 70 do RA). Todas devem ser submetidas a despacho de importação quando voltarem ao País. Por isso as letras d) e c) estão erradas e a letra E é a resposta.

Resposta letra “e”.

05) Acerca dos procedimentos gerais para importação, e do sistema de controle do fluxo das importações, assinale a alternativa incorreta.

(14)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 14 a) O Siscomex é o sistema que concentra os registros de dados relativos às importações brasileiras, eliminando a coexistência de controles paralelos ao adotar fluxo único de informações pela via eletrônica. Seus órgãos gestores, RFB, BACEN e Camex, controlam os módulos e as melhorias implementadas no mesmo.

b) Na importação por conta e ordem, a operação cambial pode ser efetivada pelo importador ou pelo adquirente.

c) Em uma importação por encomenda, a mercadoria importada é revendida pelo importador ao encomendante pré-determinado.

d) Nas modalidades de importação por conta e ordem ou por encomenda, importador e adquirente, no caso de conta e ordem, e importador e encomendante, no caso de importação por encomenda, devem estar previamente habilitados no Siscomex para realização das referidas operações.

e) É dispensado de habilitação no Siscomex o depositário, quando atue em sua atividade-fim no comércio exterior.

Resolução:

a) (Errada) Camex não é órgão gestor do Siscomex. RFB, Bacen e Secex são os órgãos gestores.

b) (Correta) Na importação por encomenda, a operação cambial deve ser realizada por conta do importador, mas na operação por conta e ordem pode ser o importador ou o adquirente.

c) (Correta) Esse é o princípio da importação por encomenda. A operação de importação deve ser efetuada com recursos do importador, que compra a mercadoria do exterior e depois a revende ao encomendante.

d) (Correto) A habilitação é pré-requisito para atuação no comércio exterior pelo Siscomex, incluindo encomendante e adquirente.

e) (Correto) A IN/RFB 1.288/2012 prevê alguns casos de dispensa de habilitação no Siscomex, como por exemplo, o depositário, o agente marítimo, a empresa de transporte expresso internacional, a ECT (Correios), o transportador, o consolidador e o desconsolidador de carga, quando atuem em suas atividades-fim.

Resposta letra “a”.

06) Durante a conferência aduaneira na importação podem ocorrer situações que impedem o prosseguimento do despacho, quando este terá de ser interrompido mediante registro da exigência correspondente, pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil responsável pelo despacho. Acerca desse assunto assinale a alternativa incorreta.

(15)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 15 a) Um despacho de importação de mercadoria sujeita a anuência do VIGIAGRO, instruído sem a devida manifestação do órgão, deve ser interrompido pelo AFRFB para que a pendência seja sanada.

b) Na hipótese de a exigência referir-se a crédito tributário, o importador poderá efetuar o pagamento correspondente, independentemente de processo. c) Quando exigível o depósito ou o pagamento de quaisquer ônus financeiros ou cambiais ou o cumprimento de obrigações semelhantes, o despacho será interrompido até a satisfação da exigência.

d) Havendo manifestação de inconformidade, por parte do importador, em relação à exigência de crédito tributário, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil deverá efetuar o respectivo lançamento, na forma prevista no Decreto no 70.235, de 6 de março de 1972, e prosseguir no despacho.

e) Caracterizam a interrupção do curso do despacho, entre outras ocorrências o não-comparecimento do importador para assistir à verificação da mercadoria, quando sua presença for obrigatória.

Resolução:

a) (Correta) Caracterizam a interrupção do curso do despacho, entre outras ocorrências a não apresentação de documentos exigidos pela autoridade aduaneira, desde que indispensáveis ao prosseguimento do despacho (art. 570, §1º, I).

b) (Correta) Se o fiscal exigir e o importador pagar o crédito, não há necessidade de processo (art. 570, §2º).

c) (Correta) literal do art. 570, §4º.

d) (Errada) O § 3º do Art. 570 determina que o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil deverá efetuar o respectivo lançamento, na forma prevista no Decreto no 70.235, de 6 de março de 1972, que trata do Processo Administrativo Fiscal – PAF, mas o despacho continuará interrompido até decisão em contrário. Isto torna a letra d) incorreta.

e) (Correta) (art. 570, §1º, II).

Resposta letra “d”.

07) Acerca do Desembaraço aduaneiro de exportação e da Averbação do Embarque e considerando o RA e a IN SRF nº 28 de 27 de abril de 1994, avalie a correção das afirmações abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a sequência correta.

( ) Desembaraço aduaneiro na exportação é o ato pelo qual a mercadoria é liberada ao exportador mediante averbação da exportação no SISCOMEX.

( ) Constatada divergência ou infração que não impeça a saída da mercadoria do País, o desembaraço será realizado, sem prejuízo da

(16)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 16 formalização de exigências, desde que assegurados os meios de prova necessários.

( ) A averbação do embarque consiste na autorização para saída física da mercadoria do território aduaneiro.

( ) Concluída a verificação da mercadoria sem exigência fiscal ou de outra natureza, dar-se-á o desembaraço aduaneiro e a consequente autorização para o seu trânsito, embarque ou transposição de fronteira.

( ) A mercadoria a ser reexportada somente será desembaraçada após o pagamento das multas a que estiver sujeita.

a) V, V, F, V, F b) F, V, F, V, V c) F, F, V, F, V d) V, F, V, V, F e) V, V, F, F, F Resolução:

O RA em seus Arts 591 a 593 e o ART 29 da SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, dispõem do seguinte modo sobre o assunto:

Art. 591. Desembaraço aduaneiro na exportação é o ato pelo qual é registrada a conclusão da conferência aduaneira, e autorizado o embarque ou a transposição de fronteira da mercadoria. (1ª Falsa)

Parágrafo único. Constatada divergência ou infração que não impeça a saída da mercadoria do País, o desembaraço será realizado, sem prejuízo da formalização de exigências, desde que assegurados os meios de prova necessários. (2ª Verdadeira)

Art. 592. A mercadoria a ser reexportada somente será desembaraçada após o pagamento das multas a que estiver sujeita. (5ª verdadeira)

Art. 593. A averbação do embarque consiste na confirmação da saída da mercadoria do País. (3ª Falsa)

IN SRF nº 28 - Art. 29. Concluída a verificação da mercadoria sem exigência fiscal ou de outra natureza, dar-se-á o desembaraço aduaneiro e a consequente autorização para o seu trânsito, embarque ou transposição de fronteira. (4ª Verdadeira)

Parágrafo único. Constatada divergência ou infração não impeditiva do embarque ou da transposição de fronteira da mercadoria, o desembaraço será realizado, sem prejuízo da formalização de exigências, que deverão ser cumpridas antes da averbação, ou de outras medidas legais cabíveis.

Resposta letra “b”.

08) Com relação a importação e exportação de entorpecentes, assinale a alternativa incorreta.

(17)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 17 a) Estão sujeitos a controle e fiscalização a importação, a exportação, a reexportação, o transporte, a distribuição, a transferência e a cessão de produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

b) Para importar, exportar ou reexportar os produtos químicos sujeitos a controle e fiscalização será necessária autorização prévia do Departamento de Polícia Federal, nos casos previstos em portaria do Ministro de Estado da Justiça, desde que as partes envolvidas nas operações possuam licença de funcionamento e dos procedimentos adotados pelos demais órgãos competentes.

c) Para importar, exportar ou reexportar drogas, ou matéria-prima destinada à sua preparação, que estejam sob controle do órgão competente do Ministério da Saúde, é indispensável licença da autoridade competente.

d) Consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo.

e) Estão dispensados dos controles e fiscalização a importação, a exportação, a reexportação e o transporte de substâncias entorpecentes efetuados pelas instituições de ensino superior mantidas pelo governo federal, desde que destinadas a pesquisa.

Resolução:

O assunto encontra-se disciplinado pelos artigos 597 e 598 do RA. Ressalta-se que o disposto no §2º do Art. 597 aplica-se inclusive às instituições de pesquisa, mesmo que públicas.

Art. 597. Estão sujeitos a controle e fiscalização, na forma prevista neste artigo, observado o disposto na legislação específica, a importação, a exportação, a reexportação, o transporte, a distribuição, a transferência e a cessão de produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica. (Letra A correta)

§ 1º Aplica-se o disposto neste artigo somente às substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica, e que não estejam sob controle do órgão competente do Ministério da Saúde.

§ 2º As partes envolvidas nas operações a que se refere o caput deverão possuir licença de funcionamento, exceto quando se tratar de quantidades de produtos químicos inferiores aos limites a serem estabelecidos em portaria do Ministro de Estado da Justiça.

§ 3º Para importar, exportar ou reexportar os produtos químicos sujeitos a controle e fiscalização, nos termos deste artigo, será necessária autorização prévia do Departamento de Polícia Federal, nos casos previstos em portaria do

(18)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 18 Ministro de Estado da Justiça, sem prejuízo do disposto no § 2º e dos procedimentos adotados pelos demais órgãos competentes. (Letra B correta)

Art. 598. Para importar, exportar ou reexportar drogas, ou matéria-prima destinada à sua preparação, que estejam sob controle do órgão competente do Ministério da Saúde, é indispensável licença da autoridade competente. (Letra C correta)

Parágrafo único. Para os efeitos do caput, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo. (Letra D correta)

A letra E está errada porque não existe essa dispensa. Resposta letra “e”.

09) Assinale a alternativa correta em relação ao despacho de exportação.

a) O despacho de exportação será interrompido de forma definitiva, quando as divergências apuradas caracterizarem, de forma inequívoca, fraude relativa a preço, peso, medida, classificação e qualidade da mercadoria.

b) O despacho de exportação será cancelado automaticamente no Siscomex, caso o registro de exportação não seja recepcionado pela fiscalização em 15 dias da sua numeração no sistema.

c) O cancelamento do despacho implica cancelamento dos registros de exportação correspondentes.

d) Os documentos que instruíram o despacho cancelado pela fiscalização aduaneira de ofício ou a pedido do exportador, após as devidas anotações, serão devolvidos ao exportador, para instrução do novo despacho de exportação ou para as providências contábeis e fiscais, no caso de substituição de documentos ou de desistência da exportação.

e) O exportador que tiver despacho cancelado por sua culpa fica automaticamente selecionado para o canal vermelho durante o período de seis meses, podendo ser prorrogado esse período, a critério da fiscalização aduaneira.

Resolução:

Sobre a interrupção e o cancelamento do despacho, a luz da IN, veja os artigos 30 e 31:

Art. 30. O despacho de exportação será interrompido:

I - em caráter definitivo, quando se tratar de tentativa de exportação de mercadoria cuja saída do país esteja proibida, vedada ou suspensa, nos termos da legislação vigente; e

(19)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 19 II - até o cumprimento das exigências legais, quando as divergências apuradas caracterizarem, de forma inequívoca, fraude relativa a preço, peso, medida, classificação e qualidade da mercadoria. (Letra A errada)

Art. 31. O despacho será cancelado:

I - automaticamente, decorrido o prazo de quinze dias de que trata o art. 18, sem que tenha sido registrada, no Sistema, a recepção dos documentos, pela unidade da SRF de despacho; e (Letra B errada – o prazo para cancelamento automático é de 15 dias do registro da DE, e não do RE).

II - pela fiscalização aduaneira: (Redação dada pela IN 510, de 2005) a) de ofício:

1. quando constatada, em qualquer etapa da conferência aduaneira, descumprimento das normas estabelecidas nesta Instrução Normativa; e

2. na hipótese de que trata o § 2º do artigo 36 desta norma; ou

b) a pedido formal do exportador, quando constatado erro involuntário, em registro efetuado, no Sistema, não passível de correção na forma dos arts. 24 e 28, ou ainda, quando ocorrer desistência do embarque, acompanhado da pertinente comprovação documental.

§ 1º Em qualquer das hipóteses previstas no inciso II deste artigo, deverá ser registrado, no Sistema, o motivo do cancelamento.

§ 2º O cancelamento do despacho não implica cancelamento dos registros de exportação correspondentes, que poderão, observados seus prazos de validade e após as correções devidas, ser utilizados em novo despacho de exportação. (Letra C errada)

§ 3º Os documentos que instruíram o despacho cancelado pela fiscalização aduaneira de ofício ou a pedido do exportador, após as devidas anotações, serão devolvidos ao exportador, para instrução do novo despacho de exportação ou para as providências contábeis e fiscais, no caso de substituição de documentos ou de desistência da exportação. (Letra D correta)

§ 4º A faculdade prevista no inciso II deste artigo não se aplica aos casos de interrupção de despacho de que trata o art. 30.

Letra E errada: Não existe essa previsão. Inventei. Resposta letra “d”.

10) Assinale a alternativa correta em relação aos regimes aduaneiros especiais.

a) O prazo de suspensão do pagamento das obrigações fiscais pela aplicação dos regimes aduaneiros especiais, na importação, será de até um ano, prorrogável, a juízo da autoridade aduaneira, por período não superior,

(20)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 20 no total, a cinco anos. Após esse prazo final, a mercadoria deve ser obrigatoriamente destinada para consumo ou reexportada.

b) Quando o regime aduaneiro especial for aplicado a mercadoria vinculada a contrato de prestação de serviço por prazo certo, de relevante interesse nacional, o prazo de duração do regime aduaneiro especial será o previsto no contrato, não cabendo prorrogação.

c) A aplicação dos regimes aduaneiros especiais fica condicionada à informação da suspensão ou isenção do pagamento do adicional ao frete para renovação da marinha mercante, pelo Ministério dos Transportes.

d) Poderá ser autorizada a transferência de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em área especial para outro, exceto nos casos em que o novo regime exigir garantia para os tributos.

e) O termo de responsabilidade é título representativo de direito líquido e certo da Fazenda Nacional com relação às obrigações fiscais nele constituídas, e serve para garantir o valor dos tributos e multas em caso de inadimplemento das condições do regime.

Resolução:

Trata-se das disposições gerais sobre os regimes aduaneiros especiais, cujo embasamento legal obtém-se nos artigos 307, 309 e 310, todos do RA.

Art. 307. O prazo de suspensão do pagamento das obrigações fiscais pela aplicação dos regimes aduaneiros especiais, na importação, será de até um ano, prorrogável, a juízo da autoridade aduaneira, por período não superior, no total, a cinco anos.

§ 1o A título excepcional, em casos devidamente justificados, o prazo de que trata este artigo poderá ser prorrogado por período superior a cinco anos, observada a regulamentação editada pelo Ministério da Fazenda. (Letra A errada)

§ 2o Quando o regime aduaneiro especial for aplicado a mercadoria vinculada a contrato de prestação de serviço por prazo certo, de relevante interesse nacional, o prazo de que trata este artigo será o previsto no contrato, prorrogável na mesma medida deste. (Letra B errada)

....

Art. 309. A aplicação dos regimes aduaneiros especiais fica condicionada à informação da suspensão ou isenção do pagamento do adicional ao frete para renovação da marinha mercante, pelo Ministério dos Transportes. (Letra C correta)

Art. 310. Poderá ser autorizada a transferência de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em área especial para outro, observadas as condições e os requisitos próprios do novo regime e as

(21)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 21 restrições estabelecidas em ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Letra D errada. Não há essa ressalva da garantia. Se o novo regime exigir garantia, ela deve ser exigida para se autorizar a transferência de regime.

Art. 758. O termo de responsabilidade é o documento no qual são constituídas obrigações fiscais cujo adimplemento fica suspenso pela aplicação dos regimes aduaneiros especiais.

§ 1o Serão ainda constituídas em termo de responsabilidade as obrigações tributárias relativas a mercadorias desembaraçadas na forma do § 4o do art. 121.

§ 2o As multas por eventual descumprimento do compromisso assumido no termo de responsabilidade não integram o crédito tributário nele constituído. (Letra E errada) – No TR não consta o valor das eventuais multas.

Art. 760. O termo de responsabilidade é título representativo de direito líquido e certo da Fazenda Nacional com relação às obrigações fiscais nele constituídas.

Resposta letra “c”.

11) O regime especial de trânsito aduaneiro é o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos e subsiste do local de origem ao local de destino e desde o momento do desembaraço para trânsito aduaneiro pela unidade de origem até o momento em que a unidade de destino conclui o trânsito aduaneiro. Para estes efeitos, considera-se:

a) Local de origem, o local onde é atestado, pela fiscalização, se o lacre aposto no início do trânsito estava correto.

b) Local de destino, o ponto de entrada da mercadoria no território aduaneiro, sob controle aduaneiro.

c) desembaraço para trânsito, o ato pelo qual é concluído regime de trânsito aduaneiro, na unidade de destino.

d) Unidade de origem, aquela que tenha jurisdição sobre o local de origem e na qual se processe o despacho para trânsito aduaneiro.

e) Unidade de destino, aquela que tenha jurisdição sobre o estabelecimento matriz do destinatário da mercadoria.

Resolução:

Trata-se do conceito de trânsito aduaneiro e seu detalhamento previsto nos artigos 315 e 316 do Regulamento Aduaneiro – RA.

(22)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 22 Art. 315. O regime especial de trânsito aduaneiro é o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos (Decreto-Lei no 37, de 1966, art. 73, caput).

Art. 316. O regime subsiste do local de origem ao local de destino e desde o momento do desembaraço para trânsito aduaneiro pela unidade de origem até o momento em que a unidade de destino conclui o trânsito aduaneiro.

Art. 317. Para os efeitos deste Capítulo, considera-se:

I - local de origem, aquele que, sob controle aduaneiro, constitua o ponto inicial do itinerário de trânsito; (Letra A errada)

II - local de destino, aquele que, sob controle aduaneiro, constitua o ponto final do itinerário de trânsito; (Letra B errada)

III - unidade de origem, aquela que tenha jurisdição sobre o local de origem e na qual se processe o despacho para trânsito aduaneiro; e (Letra D correta)

IV - unidade de destino, aquela que tenha jurisdição sobre o local de destino e na qual se processe a conclusão do trânsito aduaneiro. (Letra E errada)

Letra C errada. O desembaraço ocorre na unidade de origem. Equivale à concessão (início) do trânsito.

Resposta letra “d”.

12) Avalie a correção das afirmações abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a sequência correta.

( ) O regime aduaneiro especial de admissão temporária é o que permite a importação de bens que devam permanecer no País durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos, ou com suspensão parcial, no caso de utilização econômica.

( ) Os veículos matriculados em qualquer dos países integrantes do Mercosul, de propriedade de pessoas físicas residentes no Brasil, utilizados em viagens a serviço, circularão livremente no País, com observância das condições previstas em norma específica, dispensado o cumprimento de formalidades aduaneiras.

( ) Considera-se em admissão temporária, independentemente de qualquer procedimento administrativo, o veículo que ingressar no território aduaneiro a serviço de empresa brasileira autorizada a operar, no exterior, nas atividades de transporte internacional de carga ou passageiro.

( ) O regime de admissão temporária não se aplica à entrada no território aduaneiro de bens objeto de arrendamento operacional, contratado com entidades arrendadoras domiciliadas no exterior.

(23)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 23 a) F, V, V, F b) F, F, F, F c) V, F, F, F d) F, F, V, V e) V, V, F, V Resolução:

O regime especial de admissão temporária com suspensão parcial de tributos tem sido cobrado em diversas provas da Receita Federal. Portanto, muita atenção para este assunto.

Veja os dispositivos relativos a esta questão:

Art. 353. O regime aduaneiro especial de admissão temporária é o que permite a importação de bens que devam permanecer no País durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos, ou com suspensão parcial, no caso de utilização econômica, na forma e nas condições deste Capítulo. (1ª Verdadeira)

...

Art. 356. Os veículos matriculados em qualquer dos países integrantes do Mercosul, de propriedade de pessoas físicas residentes ou de pessoas jurídicas com sede social em tais países, utilizados em viagens de turismo, circularão livremente no País, com observância das condições previstas na Resolução do Grupo do Mercado Comum - GMC no 35, de 2002, internalizada pelo Decreto no 5.637, de 26 de dezembro de 2005, dispensado o cumprimento de formalidades aduaneiras. (2ª Falsa)

Art. 357. Considera-se em admissão temporária, independentemente de qualquer procedimento administrativo, o veículo que ingressar no território aduaneiro a serviço de empresa estrangeira autorizada a operar, no Brasil, nas atividades de transporte internacional de carga ou passageiro. (3ª Falsa). Art. 379. O regime de admissão temporária de que trata este Capítulo não se aplica à entrada no território aduaneiro de bens objeto de arrendamento mercantil financeiro, contratado com entidades arrendadoras domiciliadas no exterior. (4ª Falsa) – O arrendamento operacional é caso de admissão temporária. O que não pode é o arrendamento mercantil financeiro.

Resposta letra “c”.

13) Na vigência do regime de admissão temporária, deverá ser adotada, com relação aos bens, uma das seguintes providências para extinção do regime, exceto.

a) Reexportação.

b) Entrega à Receita Federal, livres de quaisquer despesas, desde que a autoridade aduaneira concorde em recebê-los.

(24)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 24 c) Destruição, às expensas do interessado.

d) Despacho para consumo, se nacionalizados. e) Exportação.

Resolução:

Sobre a extinção do regime, veja as disposições dos artigos 367 e 368, a seguir:

Art. 367. Na vigência do regime, deverá ser adotada, com relação aos bens, uma das seguintes providências, para liberação da garantia e baixa do termo de responsabilidade:

I - reexportação; (Letra A correta)

II - entrega à Fazenda Nacional, livres de quaisquer despesas, desde que a autoridade aduaneira concorde em recebê-los; (Letra B correta)

III - destruição, às expensas do interessado; (Letra C correta) IV - transferência para outro regime especial; ou

V - despacho para consumo, se nacionalizados. (Letra D correta) ....

A exportação não é forma de extinção do regime, pois as mercadorias admitidas (sem cobertura cambial) são estrangeiras. Assim, o seu retorno ao exterior é uma reexportação, e não uma exportação.

Resposta letra “e”.

14) Para as afirmativas abaixo, assinale V para verdadeiro e F para falso, indicando abaixo a sequência correta:

( ) Através da denúncia espontânea o contribuinte regulariza um bem introduzido clandestinamente no país pagando somente os tributos devidos acrescidos da multa de mora e dos juros de mora.

( ) Para o AFRFB aplicar uma penalidade por infração à legislação aduaneira é necessário que o mesmo comprove a intenção do agente em burlar a lei.

( ) A denúncia espontânea exclui a aplicação de penalidades de natureza tributária ou administrativa, com exceção das penalidades aplicáveis na hipótese de mercadoria sujeita a pena de perdimento.

( ) Se for apurada responsabilidade de duas ou mais pessoas, será imposta a cada uma delas a pena relativa à infração que houver cometido.

( ) A advertência, a suspensão e a cassação são modalidades de sanções administrativas não pecuniárias aplicáveis aos agentes intervenientes nas operações de comércio exterior.

(25)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 25 B) V,F,V,F,V C) V,F,F,V,V D) F,F,V,V,V E) F,V,F,V,V Comentário: Letra D

A primeira está incorreta, pois a denúncia espontânea exclui a aplicação de penalidades de natureza tributária ou administrativa, com exceção das penalidades aplicáveis na hipótese de mercadoria sujeita a pena de perdimento, que é o caso da introdução clandestina de mercadoria.

A segunda está incorreta, pois a regra em matéria de infrações aduaneiras a regra é a responsabilidade objetiva, logo não precisa comprovar a intenção (art. 673, parágrafo único).

A terceira está correta (vide comentário primeira). A quarta está correta (art. 680 RA).

A quinta está correta (art. 735 RA). Cuidado para não confundir sanção com multa ou pena de perdimento.

15) O ônibus da empresa transportadora ABC que saiu de Foz do Iguaçu com destino a São Paulo foi parado por uma blitz da Receita Federal. Ao abrir o compartimento de bagagens o auditor-fiscal deparou-se com 20 malas não identificadas contendo mercadorias estrangeiras sem comprovação de importação regular. Assinale a alternativa que contém a consequência desse fato para a empresa transportadora:

a) O auditor-fiscal reterá o ônibus e lavrará um auto de infração para exigência da multa de R$ 15.000,00 pela não identificação do proprietário das bagagens.

b) O auditor-fiscal não poderá fazer nada, pois o ônibus se encontra em viagem doméstica.

c) O auditor-fiscal reterá o ônibus e lavrará auto de perdimento do ônibus.

d) O auditor-fiscal deverá lavrar auto de infração para exigência de multa de R$ 100,00 por volume não identificado.

e) O auditor-fiscal não deve lavrar auto de infração, mas sim deverá representar ao órgão responsável pela regulamentação do transporte interestadual de passageiros para que este órgão aplique a sanção administrativa cabível.

(26)

Profs. Rodrigo Luz e Missagia www.pontodosconcursos.com.br 26 Comentário:

Letra A

A infração está tipificada no inciso I do art. 731 do RA. Observem que a obrigatoriedade de identificação da bagagem no transporte interestadual está prevista na resolução ANTT 1.432/2006.

Referências

Documentos relacionados

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

A Secretaria de Relações Internacionais, por meio da Coordenação de Mobilidade para o Exterior da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições

Nos termos do artigo 6º do Regulamento anexo à Portaria n.º 216/2016 de 5 de agosto, pode beneficiar de apoios qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

A leitura da paisagem, por meio de suas unidades, configura-se como método que contribui para o entendimento da forma urbana instigando a verificação das contradições existentes

Na determinação do fator capacidade de uso das terras utilizou-se como critério de avaliação o grau de aptidão das terras para a exploração agrícola, sendo utilizado uma