• Nenhum resultado encontrado

Ausência em consulta é alvo de campanha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ausência em consulta é alvo de campanha"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ausência em

consulta é alvo de

campanha

Equipe de prevenção

gera relatório

e propõe ações

pontuais

Uniodonto participa

do Movimento

Outubro Rosa

Ano 1 • nº 3 | Setembro/Outubro 2014

3

4

5

(2)

Dr. Homero Casonato Presidente

ASSETJ e Uniodonto Campinas:

nove anos caminhando juntas

Fundada em 1983, a Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Esta-do de São Paulo, ASSETJ, nasceu da vontade de congregar os serviEsta-dores Esta-do TJ paulista. Hoje, figura entre as entidades mais representativas do funcionalismo brasileiro. Dona de um vasto patrimônio econômico e ideológico, a Associação não para de crescer em estrutura e representatividade política.

Desde 2005, a ASSETJ é contratante da Uniodonto Campinas para os servido-res e dependentes que vivem nos municípios que integram a Região Metropo-litana de Campinas e na cidade de Ribeirão Preto.

“Em todo o estado de São Paulo, a ASSETJ reúne 10 mil servidores”, assinala o diretor Carlos Colamego, lembrando que um terço desse total reside fora da capital paulista.

Raio-X

Empresa: Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (ASSETJ) Contratante desde: 2005

Número de vidas: 734

Número de associados titulares: 300 Endereço: Rua Lupércio Arruda

Camargo, 63 Jd. Santana - Campinas - SP Fone: (19) 3296-3208.

Quer saber mais? Acesse www.assetj.org.br

Publicação da Uniodonto de Campinas Cooperativa Odontológica – Av. Brasil, 200 • CEP 13.023-075 • Tel: (19) 3322.4000 • Fax: (19) 3232.8750 • Conselho de Administração-Diretoria Executiva – Presidente: Dr. Homero Casonato, Diretor de Operações de Mercado: Dr. Roberto Antonio Gobbo, Diretor de Administração e Finanças: Dr. Lourival Antonio Sahão, Diretor de Relações Cooperativas: Dr. Vladimir Borin Pacheco Jr. • Conselheiros Vogais – Dr. Alexandre Luiz Pessota, Dr. Amauri Simões, Dr. Hélio Gonzales Júnior, Dr. Idival Fantinatto, Dr. Isamu Murakami, Dr. Luiz Gonzaga Ferreira Jr., Dr. Márcio Nélio Barbieri, Dr. Reynaldo Machado de Sá, Dr. Ricardo Augusto Panza. • Conselho Fiscal – Membros Titulares: Dr. Ricardo Bahia, Dra. Carmen Mirella S. Teixeira e Dra. Sandra Regina Ortiz Gomes; Membros Suplentes: Dr. Sérgio Corrêa, Dra. Gisela Meschiatte Ubinha e Dr. Leonardo Della Lúcia Lobo. • Conselho de Conduta Cooperativista: Dr. André Fizzei Zeferino, Dra. Bernadete Maciel e Dra. Milene Moysés. • Jornalista Responsável – Rosa Guedes - MTb 17.584. • Tiragem – 1.400 exemplares.

E

ntre os assuntos que trazemos na presente edição do uniodonto. com.você - empresa, pedimos sua especial atenção ao que se

re-fere à nossa recém-lançada campanha para redução das ausências em consultas, que apresentamos aqui, em primeira mão.

Infelizmente, a Uniodonto Campinas está entre as operadoras odontológi-cas que registram elevado número de faltas nos consultórios. Os clientes agendam o atendimento para o dia e horário de sua preferência e não com-parecem na consulta nem ligam para desmarcar. Hoje, nossos estudos indi-cam que 30, de cada 100 atendimentos agendados, não acontecem porque o cliente simplesmente não se apresenta.

Todos sabemos que imprevistos acontecem e que ninguém está livre de ter um problema capaz de impedir os apontamentos agendados. Por isso mes-mo, nosso foco é estimular os clientes a comunicarem a falta com antecedên-cia, pois, fazendo isso, outros clientes que aguardam na fila de espera podem ser chamados e atendidos.

Certos de que você, gestor(a), entende essa nossa demanda, pedimos que seja replicada a campanha dentro da sua empresa para que a grande maioria dos clientes seja sensibilizada sobre a questão. Você está recebendo um car-taz, como o que ilustra a matéria na página 3, para afixar em mural ou outro meio de comunicação com os funcionários.

Nossa intenção é a melhor possível. Se forem reduzidas as ausências, a produ-tividade dos nossos dentistas será maior e mais pessoas poderão ser atendidas. Muito obrigado!

(3)

Linha Direta

O Jornal Uniodonto.com.você Empresa tem como proposta ser um veículo interativo. Por isso, disponibiliza esse

espaço para você, leitor. Aqui você poderá se manifestar, dar sugestões de assuntos que gostaria de ver publicados, opinar, fazer comentários e críticas. Para tanto, envie sua participação ao empresas@uniodontocampinas.com.br.

Se preferir que sua identidade seja preservada, indique essa opção.

Estamos certos de que a sua colaboração tornará esse veículo mais rico a cada nova edição. Participe!!

Ausência em consulta é alvo de campanha

Objetivo é reduzir as faltas não comunicadas que

tanto prejudicam o dentista e outros pacientes

Três em cada dez consultas agendadas

não acontecem porque o cliente falta, sem comunicar a ausência em tempo hábil. Faltas sem aviso atrapalham a rotina dos consultórios e clínicas, além de impedirem o atendimento de quem aguarda em fila de espera.

Para conter este elevado índice, a Uniodonto Campinas lançou uma cam-panha de conscientização. São ações de comunicação, desenvolvidas junto às empresas contratantes, em especial, e que envolvem também beneficiários inscritos em plano Pessoa Física. Segundo o presidente, Dr. Homero Casonato, as ausências nunca foram tantas. “A situação é mais preocupante desde que passou a vigorar a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelecendo prazos máximos para agendamento e atendimento de con-sultas. Desrespeito aos prazos pode levar operadoras de saúde e odonto-lógicas a terem a comercialização de seus planos suspensa”, lembra.

Devido à importância do tema e a fim de obter os melhores resultados, a campanha vai se estender até o fim do ano. “Se a falta for mesmo inevitável, o ideal é avisar com, no mínimo, 24 hs de antecedência”, conclui Dr. Homero.

Não deixe seu dentista esperando!

Se não puder comparecer à consulta, cancele com antecedência!

Sempre que você falta a uma consulta marcada e não avisa, você prejudica seu dentista e outros pacientes que poderiam ser atendidos em seu lugar. Por isso, não se esqueça: quando não puder comparecer a uma consulta por algum motivo, ligue para desmarcar com no mínimo 24h de antecedência.

(4)

Apoio a eventos de RH reforça

vínculo com as contratantes

Fique ligado!

O 56º aniversário do GRUCA – Grupo Campinas de Recursos Humanos – no dia 28 de outubro, que será comemo-rado na Red Eventos, em Jaguariúna, em uma cerimônia de exaltação aos saberes e sabores de Minas Gerais, vai contar, mais uma vez, com o apoio da Unio-donto Campinas. O evento reunirá os gestores de RH das empresas instaladas em Campinas e demais cidades da Re-gião Metropolitana de Campinas (RMC).

De junho pra cá, a Uniodonto Campinas participou, como apoiadora ou patrocina-dora, de pelo menos outros três grandes eventos: o 20º Encontro Regional de RH, realizado também pelo GRUCA, no Via Ápia, no dia 25 de junho, com a presença de 500 gestores da RMC. Em 18 de se-tembro, o apoio foi à Regional Campinas da Associação Brasileira de Recursos Hu-manos (ABRH), que realizou o II Fórum Pessoa com Deficiência – Além da Lei de

Cotas, no Espaço Le Blanc, em Ameri-cana. Por último, o SIMTEC Unicamp: V Simpósio de Profissionais da Unicamp, dias 16, 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções da Universidade. Mais de 2 mil funcionários passaram pelo evento que, no último dia, fez uma ho-menagem à atriz Regina Duarte. Desta vez, a Uniodonto marcou presença com estande e distribuição de material, como folhetos e brindes.

Man ter o cadastro atualizado tanto da empresa quanto do funcionário é sempre muito importante porque muitos dos dados cadastrais são regularmente en viados à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A atualização cadastral do funcio-nário é feita pela própria empresa no portal, por meio do ícone Datasys/Inclusão e Exclusão de Beneficiários. Já a alteração no cadastro da empresa se dá mediante solicitação por e-mail, no endereço cadastro@uniodontocampinas.com.br.

Outra facilidade disponível no Portal da Empresa é a movimentação cadastral, in-clusão e exin-clusão de beneficiários, disponível no mesmo ícone. A regra principal para a movimentação é a data em que ela ocorre - até o dia 20 de cada mês. Movi-mentações realizadas após essa data só estarão disponíveis a partir do dia 1º do mês subsequente, pois o sistema fica bloqueado no período de dez dias compreendidos entre os dias 21 e 31 do mês, para ser liberado no 1º dia do mês seguinte.

Para eventuais dúvidas, a

Uniodonto Campinas coloca

à sua disposição o e-mail

cadastro@uniodontocampinas.

com.br.

Por dentro do Cadastro

O Manual do Beneficiário que traz a relação dos cirurgiões-dentistas cooperados, com endereço e telefone dos consultórios e clínicas, também está disponível para consulta no Portal, em Procure Seu Dentista, e dentro do ícone Datasys, para impressão. O sistema Datasys possui seu próprio manual de utilização, disponível no Portal da Empresa. Acesse e saiba como é fácil realizar ações, movimentações e consultar relatórios sobre sua empresa.

Consultar relatórios administrativos, incluir ou excluir beneficiários, verificar e acompanhar orçamentos realizados. Essas são algumas das facilidades que podem ser acessadas de forma

simples e rápida no Portal da Empresa, área exclusiva destinada às empresas contratantes no site da Uniodonto Campinas (www.uniodontocampinas.com.br).

(5)

Uniodonto

reforça

Movimento

Outubro Rosa

em Campinas

A sede localizada no número 200 da Avenida Brasil e o prédio em frente à sede que abriga o Plantão de Atendimento 24 hs apresentam iluminação especial cor-de-rosa, e os colaboradores vestem diariamente camiseta alusiva ao movimento, também rosa. Tudo para evidenciar o engajamento da Uniodonto Campinas no Movimento Outubro Rosa. A mobilização universal se propõe a disseminar a prevenção do câncer de mama, cujo diagnóstico precoce aumenta substancialmente as chances de cura.

Campanha de prevenção nas

empresas inclui relatório com

propostas pontuais em saúde bucal

Objetivo é dar um

às contratantes e

intensificar ações de prevenção, quando necessário

As contratantes da Uniodonto Campinas que solicitam o deslocamento da equipe de prevenção até sua sede para que os funcionários passem por exames clínicos, feitos na unidade móvel, estão recebendo um relatório sobre a saúde bucal do grupo exa-minado. Para tanto, ao final de cada exame, os dentistas preenchem uma ficha de atendimento, onde é detalhada a saúde bucal do funcionário avaliado. O objetivo com esse feedback é permitir que a contratante, quando necessário, possa reforçar suas campanhas de prevenção antes que o problema mais presente no grupo seja agrava-do. As equipes fazem também palestras educativas sobre prevenção ao câncer oral, prevenção em saúde bucal e odontologia para gestantes e bebês.

Para intensificar as ações de odontologia preventiva nas empresas, a Uniodonto Cam-pinas adquiriu uma nova unidade móvel, reestruturou a equipe de prevenção e o ma-terial usado nas palestras foi todo repaginado.

Hoje, cinco dentistas atuam dedicados às ações de prevenção, seja realizando exames clínicos, seja fazendo palestras sobre os três temas propostos. Tanto as palestras como os exames, em ação isolada ou conjunta, ocorrem apenas mediante solicitação da empresa contratante, pelo e-mail odontologiapreventiva@ uniodontocampinas.com.br ou através do Portal da Empresa no site da Uniodonto.

(6)

Uniodonto cede material

odontológico para as Missões Nacionais

Doação viabilizou atendimento

de centenas de pessoas, a

maioria crianças

Materiais odontológicos como flúor, fios de sutura, anestésicos, agulhas, escovas, pastas profiláticas, luvas e máscaras, doados à ONG Missões Nacionais pela Uniodonto Campinas, tornaram possível o atendimento odontológico de pessoas de várias idades que vivem nas comunidades ribeirinhas da Ilha de Marajó, no Pará. Os dentistas voluntários percorreram os rios da região a bordo do Barco Luz da Amazônia III, entre os dias 18 e 26 de julho. A expedi-ção também levou atendimento médico, o que possibilitou assistir, em oito dias de trabalho, 1.800 pessoas, a maioria crianças. Cirurgias de pequeno porte e procedimentos com anestesia local se somaram às consultas médicas – nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria – e aos atendimentos odontológicos.

Palito de dente ou fio dental?

Você costuma palitar os dentes após as refeições? Se a sua resposta é sim, saiba que esse gesto, além de deselegante, é prejudicial à saúde bucal. Palitar os dentes pode machucar e até furar a gengiva, causando sangramentos e infecções. O mais indica-do é higienizar a boca de forma correta, com fio, creme dental e escova.

O palito de dentes e o fio dental têm quase o mesmo princípio de limpeza: ambos promovem a remoção de resíduos de alimentos que permanecem entre os dentes. A diferença é que o palito retira apenas o superficial, enquanto que o fio tem a ca-pacidade de remover os resíduos mais profundos que ficam entre os dentes após as refeições. Sendo assim, a resposta para qual método é o melhor e mais eficiente é, definitivamente, o fio dental.

O palito não é indicado para limpar entre os dentes porque a anatomia desta região é triangular e não arredondada. Isso, ao longo dos anos, pode provocar um desgaste dos dentes, levando à sensibilidade e mudança do formato da região.

Portanto, para se ter uma boa higiene bucal deve-se sempre usar o fio dental. Essa prática remove a placa bacteriana depositada entre os dentes, que as cerdas da escova não alcançam, evitando, assim, cáries dentárias e doenças periodontais de grave evolução. *Vladimir Borin é cirurgião-dentista e diretor da Unidonto Campinas

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante