• Nenhum resultado encontrado

I Seminário sobre Educação e Controle Social para a Saúde em Diabetes Estado de Minas Gerais RELATÓRIO PROGRAMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I Seminário sobre Educação e Controle Social para a Saúde em Diabetes Estado de Minas Gerais RELATÓRIO PROGRAMAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I Seminário sobre Educação e Controle Social para a Saúde em

Diabetes

Estado de Minas Gerais

RELATÓRIO

Período: 15 de Junho de 2.007.

Local: Auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

Rua Sapucaí, 429 – Floresta - BH

Organização: ADJ.

PROGRAMAÇÃO

13:00 – Credenciamento

13:30 – Mesa de Abertura (Coordenação da Mesa – Sr. Sérgio Metzger – Coordenação

Geral da RNPD/RELAD / Diretor Governamental ADJ).

14:00 – 1º Painel – Associação de Diabetes Juvenil – ADJ / A importância da educação

para o controle do Diabetes / Noções Gerais de prevenção, tratamento e controle do diabetes / O que é RELAD (Rede de Educadores Latino Americana de Diabetes – Núcleo Brasil)? Por que surgiu e quais os objetivos? Lei Federal 11.347 no contexto da educação. Como fazer parte? – (Srª. Graça Maria de Carvalho Camara.)

15:00 – 2º Painel - Controle Social – Direitos e Deveres. O que é RNPD (Rede Nacional

de Pessoas com Diabetes)? Por que surgiu e quais os objetivos? Lei Federal 11.347 no contexto do controle social. Como surgiu? – (Sr. Lucas Soler).

16:00 – Apresentação da Coordenação Estadual do HIPERDIA (Srª. Vanessa Almeida). 16:30 – Apresentação da Associação de Diabetes de Minas Gerais - ADIMG.

17:30 – Abertura para perguntas a todos os Municípios que acompanharam a

Programação por Teleconferência.

(2)

ABERTURA

Sr. Sergio Metzger - Coordenação Geral da RNPD/RELAD / Diretor Governamental ADJ)

fala do trabalho da Associação que visa a educação, comenta da nova Lei Federal que dará o direito a toda pessoa com diabetes ter acesso gratuitamente aos insumos e medicação para seu tratamento. Comenta sobre a RNPD (Rede Nacional de Pessoas

com Diabetes) e RELAD, como os braços político e educacional da Associação de Diabetes Juvenil – ADJ. Que a busca é pela união das pessoas com diabetes,

organizadas ou não em Associações, como a ADJ e ADMIG, presente ampliando o conhecimento das pessoas sobre diabetes e garantindo a todas as pessoas com diabetes o direito de diagnóstico e tratamento adequados.

APRESENTAÇÕES

1º Painel – Associação de Diabetes Juvenil – ADJ – Educação em Diabetes - RELAD

Palestrante – Sra. Graça Maria de Carvalho Camara (Educadora em Diabetes - ADJ)

A palestrante comenta que os números do diabetes no Brasil são em torno de

12 milhões de brasileiros e que o grande problema é que mais de 50% das pessoas não sabem que possuem a doença e, quando descobrem já existem complicações

como: cegueira, problemas cardiovasculares e renais, neuropatia, impotência, úlcera nas pernas e até amputações dos membros inferiores.

Fala um pouco sobre os 3 tipos de diabetes onde:

Tipo 1 – Causado pela falta de insulina, mais comum em crianças e adolescentes. Tipo 2 – Causado pela falha na produção de insulina ou sua má utilização. Fatores como

hereditariedade, sedentarismo e obesidade aceleram o seu aparecimento. Mais freqüente em adultos e idosos

Diabetes gestacional – aparece durante a gravidez, acomete hoje 20% das gestantes,

tende a desaparecer após o parto, mas é um fator de risco importante para o Os diabetes tratado e controlado adequadamente permite uma vida normal e saudável.

Comenta do trabalho da ADJ e as responsabilidades da ADJ RNPD e RELAD onde as missões são disseminar todas as informações relacionadas ao Diabetes, multiplicar o

(3)

número de pessoas informadas, estimular e apoiar o auto-cuidado.

Enfatiza sobre os insumos necessários que devem ser disponibilizados nos serviços de saúde e a importância do bom preparo dos profissionais que lá atendem. Fala sobre a importância de uma educação onde o caminho é seguir a etapas fundamentais que começam com o diagnóstico seguindo do atendimento adequado,hábitos saudáveis a todos, inclusive dos familiares, aceitação e compreensão do diabetes, alimentação, atividade Física,Medicamentos e/ou insulina, monitoramento.

Termina sua fala dizendo que a missão da ADJ é preparar profissionais de saúde, estimular o tratamento, educar para um acompanhamento correto e seu monitoramento, favorecendo qualidade de vida, onde a ADJ atende a pessoas de qualquer faixa etária e nível social, através do trabalho integrado de uma equipe multiprofissional formada por psicólogas, nutricionistas, enfermeiras, médicos, dentistas, educadores físicos, assistentes sociais e voluntários (pessoas com diabetes ou familiares). Enfatiza que a

ADJ mantém representatividade junto aos órgãos públicos como orientador e fiscalizador

na defesa dos direitos das pessoas com diabetes no país.

Painel- RNPD – O que é, como surgiu e como fazer parte? Controle social.

Palestrante – Sr. Lucas Soler – Secretário Nacional da Rede Nacional de Pessoas com

Diabetes.

Sr. Lucas começa sua apresentação esclarecendo o que é a RNPD, onde em

2006 surgiu a idéia de criar a Rede Nacional de Pessoas com Diabetes e a importância das pessoas buscarem informações de como são utilizados os insumos. Explica que a

RNPD é uma Rede Nacional de Pessoas vivendo e/ou convivendo com Diabetes, sem

vínculo político-partidário e religioso, que atua

na promoção do fortalecimento das pessoas com Diabetes, independente de gênero, credo, raça, cor ou etnia, orientação sexual e nacionalidade.

Esclarece que para poder participar da RNPD basta acessar o site www.rnpd.org.br ou procurar algum membro da RNPD com intuito de preencher o

formulário de cadastro com finalidade de saber quantos somos, onde estamos e o que precisamos. Diz que a RNPD prepara multiplicadores, organizando grupos nas comunidades e postos de saúde e conseqüentemente pontos focais expandindo o conhecimento e ações, onde comenta que alguns locais já têm pontos focais como, por exemplo, Recife e Minas Gerais.

Orienta que as pessoas para terem qualidade de vida devem se amparar nos tópicos de: Controle Social, Políticas Publica de saúde e Arcabouço Legal. Devem seguir os termos das leis:

• Constituição Federal de 1988. • Lei Orgânica da Saúde 8.080/90. • Lei 8.142/90

• LEI 11.347/2006

Além das Leis Estaduais e Municipais. Fala sobre os PRINCÍPIOS DO SUS:

(4)

Eqüidade – Todos têm direito a atendimento, sem discriminação ou privilégios, de acordo

com as suas necessidades, oferecendo mais a quem precisa mais, reduzindo a desigualdade.

Integralidade – Todos os brasileiros têm direito a atendimento preventivo e curativo sem

distinção a todas as suas demandas.

Descentralização – A responsabilidade pelo atendimento cabe às três esferas

governamentais (federal estadual e municipal).

Hierarquização – Organização das ações de saúde das diferentes esferas de governo

para o atendimento de níveis diferentes de complexidade e incidência. Fala da importância do CONTROLE SOCIAL

LEI 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de

Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na

área da saúde e dá outras providências.

Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n ° 8.080, de 19 de

setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

I a Conferência de Saúde; e II o Conselho de Saúde.

O que é Controle Social?

É a capacidade que tem a sociedade organizada de intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação do município, estado ou do governo federal. Os Conselhos são uma forma democrática de controle social. Fazer valer esse canal de participação é tarefa de cada cidadão.

Apresentação da Coordenação Estadual do HIPERDIA

Drª. Vanessa Almeida - coordenadora de Atenção à Hipertensão e Diabetes de Minas

Gerais

Dra Vanessa, agradece a presença de todos, cumprimenta cada um dos Municípios ligados em rede através do Sistema de Teleconferência da Secretaria de Estado de Minas Gerais, fala rapidamente sobre os Programas da Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais com relação ao Diabetes e Hipertensão.

Explica sobre a implementação da Lei Federal 11.347, sancionada em 2006 e que entra em vigor a partir de setembro deste ano. A lei trata da distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos. Dra Vanessa também falou sobre os programas que vêm sendo desenvolvidos, que Minas já desenvolve um papel de referência, uma vez que dá assistência desde 2004 a portadores da doença no Estado, com a distribuição do material para controle e

(5)

mil pessoas. “Estamos dando um novo passo, que é a construção de uma rede de

educadores, nas Unidades Básicas de Saúde, que entram com um suporte educacional”. Mas diz que este encontro de hoje e a participação de todos os presentes e os ligados através do Sistema de Teleconferência tem o principal foco na educação, somando esforços de todos para que possamos divulgar mais informações sobre a doença. Agradece a todos e diz que vai abrir para debate após a apresentação da ADMIG, associação de pacientes de Minas Gerais e grande parceira da Secretaria da Saúde.

Apresentação da Associação de Diabetes de Minas Gerais - ADIMG

A presidente da ADMIG e a vice presidente expõem rapidamente sobre a importância da Educação em Diabetes, a luta da Associação para que as pessoas possam se cuidar adequadamente e a participação de seus membros nas lutas pelos direitos de todos no Estado.

Apresenta fotos de diversas ações de detecção e educação junto a Comunidade, bem como de diversos encontros entre os associados da entidade.

Debate

Mesa de Debatedores – Sr Sérgio Metzger – Diretor Governamental da ADJ e Coordenador

Geral RNPD/RELAD

- Dra Vanessa Almeida - Coordenadora de Atenção à Hipertensão e

Diabetes do Estado de Minas Gerais

- Dr José Maria Borges - Consultor da Secretaria de Estado da Saúde

de Minas Gerais

O debate foi muito produtivo, a maioria dos Municípios em rede se posicionaram,

fizeram perguntas aos debatedores. O auditório também teve forte participação.

Pessoas com diabetes associadas à ADMIG fizeram várias colocações e enfatizaram a importância da Lei Federal para todos os brasileiros com diabetes.

Ficou o compromisso de todos se organizarem e debaterem a estrutura dos Municípios e do Estado para a garantia do implemento da Lei Federal a partir de setembro de 2007.

(6)

Fotos do Evento :

Rua Padre Antonio Tomas, 213 - Água Branca - São Paulo - SP (11) 3675-3266 - 0800-100- 627

Referências

Documentos relacionados

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O correu associação do estresse com os problemas de saúde, sendo que aqueles que apresentaram maior nível de estresse, se comparados aos que não apresentaram,

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas