• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano NORMAS ESPECÍFICAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS 2021 CURSO DE DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano NORMAS ESPECÍFICAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS 2021 CURSO DE DOUTORADO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

NORMAS ESPECÍFICAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS 2021

CURSO DE DOUTORADO

1- As presentes normas complementam o Edital Nº 009/2020 do Gabinete do Reitor, de 23 de outubro de 2020 e definem o Processo de Seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Ciências do Movimento Humano - para o primeiro semestre do ano de 2021 - do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba, a realizar-se no período de período de 28/10/2020 a 06/12/2020.

2- A Coordenação do Programa designará as Comissões necessárias para o processo de seleção, de que tratam as presentes normas.

3- As inscrições para o processo de seleção estão abertas a portadores de diploma e/ou equivalente obtido no Mestrado, devidamente reconhecido pelo CFE/CNE, ou que venham a obtê-lo até a data da matrícula.

Os documentos exigidos para inscrição devem ser entregues até o último dia de inscrições em formato PDF pelo e-mail, atendimentopos@unimep.br, conforme as normas específicas.

4- Para efetivar a sua inscrição é imprescindível preencher o formulário de inscrição on-line disponível na página do programa:

http://www.unimep.br/pos/stricto/curso_conteudo.php?idc=235

Para a inscrição no processo de seleção é exigida a apresentação de cópia em PDF da seguinte documentação:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo 4);

b) Currículo Lattes documentado, no modelo da Plataforma Lattes

http://lattes.cnpq.br/;

c) Cópia do diploma do mestrado, ou documento equivalente d) Cópia do histórico escolar do Mestrado;

e) Cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira da Identidade e do CPF;

f) Cópia do Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino); g) Título de Eleitor;

h) 1 (uma) foto 3x4 recente; i) Projeto de Pesquisa

• Admite-se a apresentação de declaração de conclusão dos créditos cursados no mestrado ou possível conclusão do curso de mestrado, devendo apresentar o certificado de conclusão até a data da matrícula;

• Na impossibilidade de apresentação do competente diploma, no caso da conclusão ocorrida há menos de um ano, o candidato ao Doutorado poderá fornecer

(2)

provisoriamente o Certificado de Conclusão do curso ou Ata de defesa do Mestrado, contendo as informações do ato legal de reconhecimento do curso concluído.

• O diploma e histórico escolar, previstos nos itens 3 e 4, quando obtidos no exterior, devem estar autenticados pela autoridade consular brasileira no país de origem e, não sendo de língua neo-latina, deve apresentar tradução juramentada.

5- Serão oferecidas vagas, cabendo ao Conselho do Curso a atribuição do total de vagas e sua distribuição aos docentes do Programa.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Movimento humano, biodinâmica e estudos socioculturais

• Linha de Pesquisa: Fisiologia, biomecânica e treinamento desportivo Orientadores:

Prof. Dr. Charles Ricardo Lopes

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Marcelo de Castro Cesar Profa. Dra. Marlene Aparecida Moreno Profa. Dra. Rozangela Verlengia

• Linha de Pesquisa: Avaliação e Reabilitação Funcional Orientadores:

Profa. Dra. Adriana Pertille

Profa. Dra. Denise Castilho Cabrera Santos Profa. Dra. Marlene Aparecida Moreno Profa. Dra. Rute Estanislava Tolocka

• Linha de Pesquisa: Pedagogia do movimento, lazer e saúde Orientadores:

Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Marcelo de Castro Cesar

6- O processo de seleção compreenderá as seguintes etapas: ETAPA 1 - Avaliação do Currículo Lattes (40%):

• Currículo Lattes é de apresentação obrigatória, deverá estar atualizado, devidamente documentado e organizado na sequência definida no Anexo 1 (tabela para análise dos currículos dos candidatos).

(3)

ETAPA 2 - Avaliação do Projeto de Pesquisa (30%):

• O projeto de pesquisa deve ser apresentado no modelo Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), disponível no site: http://www.fapesp.br/253. • A avaliação do projeto é eliminatória sendo necessária para aprovação, nota mínima

5,0.

ETAPA 3 - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) - Será realizado com data a ser definida pela Coordenação do Programa. Essa etapa ocorrerá após a normalização das atividades presenciais.

• Consistirá da tradução de um texto relacionado à área de Ciências do Movimento Humano, redigido em inglês ou espanhol, de acordo com a opção do candidato (indicado no momento da inscrição, Anexo 4), para o qual será atribuído o conceito “suficiente” ou “insuficiente”.

• Este exame terá a duração de duas horas, sendo permitida consulta ao dicionário impresso, mas não será permitida a utilização de quaisquer recursos eletrônicos. • Ao candidato que não lograr aprovação, mas que for selecionado, será oferecida nova

oportunidade durante o primeiro ano do curso, a contar da data da matrícula.

• Aos candidatos estrangeiros será aplicado, além da(s) língua(s) exigida(s) pelo Programa, o exame de proficiência em Português.

• Ao candidato estrangeiro que não lograr aprovação em língua portuguesa, mas que for selecionado, será oferecida nova oportunidade durante o primeiro ano do curso, a contar da data da matrícula.

• O candidato que comprovar proficiência em língua estrangeira estará dispensado da realização da prova. O documento que comprove a proficiência em língua estrangeira e o requerimento para dispensa da prova de proficiência em língua estrangeira (Anexo 3) deverão ser entregues na secretaria e será submetido à apreciação da comissão de seleção.

ETAPA 4 – Entrevista Individual (30%):

• Será realizada pelo possível orientador, acompanhando de um ou mais docentes do programa, preferencialmente da mesma linha de pesquisa de inscrição do candidato. Cada candidato(a) receberá, via e-mail, um link para a participação na entrevista virtual, na data e no horário agendados pela Comissão de Seleção Discente. A entrevista terá a duração máxima de uma hora.

ETAPA 5 – Divulgação dos resultados e convocação para matrícula:

• O resultado do processo seletivo será divulgado na página do Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano:

(4)

• A classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo será apresentada por meio do número do CPF.

• Serão convocados para matrícula os primeiros classificados de cada orientador, dentro de cada linha de pesquisa, conforme item 5.

• Caso ocorram desistências de candidatos selecionados até a época prevista para a matrícula, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas dentro de cada linha de pesquisa, de acordo com a listagem classificatória.

7- O candidato será eliminado do processo de seleção nas seguintes condições: • não apresentar documentação comprobatória do currículo Lattes;

• não entregar o projeto de pesquisa ou obter nota inferior a 5,0; • não realizar a entrevista.

8- O processo de seleção obedecerá ao seguinte calendário:

Calendário Dias/Horários

Inscrição 28/10/2020 a 06/12/2020

Etapas 1 e 2 Avaliação do currículo Lattes documentado e do Projeto de

Pesquisa Comissão do Doutorado

Etapa 3 Prova de proficiência Essa etapa ocorrerá após a normalização das atividades presenciais.

Etapa 4 Entrevista

09/12/2020 a 11/12/2020. O(a) candidato(a) receberá, via e-mail, um link para a participação na entrevista virtual, na data e no horário agendados pela Comissão de Seleção Discente.

Etapa 5 Divulgação dos resultados finais 16/12/2020

Matrícula O candidato receberá e-mail com as orientações para a matrícula. Início das aulas Verificar cronograma – Quadro de Horário – 1S/2021 O(a) candidato(a) aprovado(a) no processo de seleção que não efetuar matrícula nos dias estabelecidos neste edital será considerado(a) desistente.

9- No ato da inscrição o candidato deverá preencher a ficha de inscrição (Anexo 4), se for o caso, assinalar a opção para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Deverá, também, subscrever a declaração afirmando ciência e aceite das normas do processo seletivo, e, ainda, informar e justificar a escolha pelo(a) possível orientador(a) e linha de pesquisa, (Anexo 2).

(5)

10- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, ouvida a Coordenação do Programa.

11- O resultado final do processo de seleção será homologado pelo Colegiado do Curso. Piracicaba, 27 de outubro de 2020.

Profa. Dra. Marlene Aparecida Moreno Coordenadora do Programa de

(6)

ANEXO 1

TABELA PARA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CANDIDATOS AO DOUTORADO Aprovada pelo colegiado do PPG-CMH em 10/05/2016

Nome do(a) Candidato(a):___________________________________________________________

Formação acadêmico-científica (12,5%) Quantidade unitáriValor

o

Valor total Curso de pós-graduação Lato Sensu concluído - 360 horas

(considerar máximo 2) 1,00

Bolsista de mestrado de agencia de fomento à pesquisa 1,00 Taxista de mestrado de agencia de fomento à pesquisa 0,50 Bolsista ou voluntário em projeto de iniciação científica

(considerar máximo 2)

*O documento comprobatório da atividade deve ser emitido pela direção ou reitoria da instituição de ensino superior.

1,00

Bolsista em projeto de extensão universitária (considerar máximo 2) 0,75 Monitoria semestral em curso de graduação (considerar máximo 2) 0,20 Prêmios/Distinção Acadêmica (considerar máximo 2)

*Prêmios relacionados às atividades acadêmicas 0,20

Participação voluntária em projeto de pesquisa ou extensão acima de 120

horas ou no mínimo um semestre (considerar máximo 2) 0,25 Subtotal I_ Formação acadêmico-científica (soma dos pontos)

Experiência Profissional (5%) Quantidade unitáriValor

o

Valor total Docência no ensino superior

(considerar número de anos com teto de 3 anos) 0,30

Docência no ensino médio, fundamental e/ou técnico (considerar número de

anos com teto de 3 anos) 0,15

Experiência profissional na área de formação, exceto docência (considerar número de anos com teto de 3 anos)

*Em caso de profissionais autônomos e empresários o documento comprobatório deve apresentar registro oficial de acordo com a legislação brasileira.

0,15

Estágio extracurricular acima de 120 horas em atividades (considerar

máximo 2) 0,10

Palestra/mesa redonda ou aula ministrada no ensino superior (considerar no

máximo 5). 0,05

Orientação concluída em trabalhos de conclusão de curso (ex. Monografias)

(considerar máximo 5) 0,20

Membro de banca de Trabalhos de conclusão de curso

(considerar até 5 bancas) 0,05

Membro de Núcleo Docente Estruturante (NDE) –

(7)

Membro de banca de avaliação de trabalhos científicos

(PIBIC/PIBITI/Congressos) - (considerar até 5 bancas) 0,10 Coordenação de curso especialização 360 horas

(considerar máximo 2) 0,20

Coordenação de workshop ou cursos de extensão universitária

(considerar máximo 2) 0,10

Membro de comissão científica de revista, livro, projetos de iniciação

científica e comitê de ética (considerar no máximo 2) 0,10 Coordenador de projeto institucional de pesquisa e extensão universitária

financiadas ou não (considerar máximo 2). 0,30

Colaborador de projeto institucional de pesquisa e extensão financiadas ou

não (considerar máximo 2). 0,10

Orientação de Iniciação Científica (considerar no máximo 2) 0,15 Ministrar mini cursos e/ou oficinas com mínimo de 8 horas (considerar

máximo 2) 0,10

Parecerista de artigos de revista ou livros (considerar máximo 2) 0,05 Participação em bancas de concurso para professor

(considerar máximo 2) 0,15

Participação em evento sem publicação em anais

(considerar máximo 2) 0,01

Participação como membro de comissão organizadora de eventos

(considerar máximo 2) 0,05

Subtotal II_Total Experiência Profissional (soma dos pontos)

Formação Continuada (7,5%) Quantidade unitáriValor

o

Valor total Curso de Aperfeiçoamento – mínimo 180 horas (considerar máximo 3) 0,20

Curso de Extensão: 100 – 179 horas (considerar máximo 3) 0,10 Curso de Extensão: 60 – 99 horas (considerar máximo 3) 0,05 Curso de Extensão: mínimo de 16 horas (considerar no máximo 3) 0,01 Bolsista – Apoio técnico científico (40 horas/semanais) ou capacitação

técnica de órgãos de fomento (considerar máximo 2) 1,00 Bolsista Apoio técnico científico (20 horas/semanais) capacitação técnica de

órgãos de fomento (considerar máximo 2) 0,50

Subtotal III_Total Formação Continuada (soma dos pontos)

Produção científica e técnica (15%) – Considerar os últimos 5 anos mais o ano vigente. A classificação das revistas seguirá o Qualis 2013-2016, área Educação Física (área 21) disponível na página: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculo PublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Para classificação os livros devem atender o escopo da área 21 da CAPES, com suas respectivas subáreas.

Quantid ade Valor unitári o Valor total

(8)

Livro internacional ou nacional com ISBN

* No caso de livro aceito (não publicado) a comprovação deverá ser por meio de declaração atualizada da editora ou editor aos autores, indicando a possível data de publicação.

1,00 Organização de livro com ISBN

* No caso de livro aceito (não publicado) a comprovação deverá ser por meio de declaração atualizada da editora ou editor aos autores, indicando a possível data de publicação.

0,50 Capítulo em livro internacional ou nacional com ISBN

* No caso de capítulo de livro aceito (não publicado) a comprovação deverá ser por meio de declaração atualizada da editora ou editor aos autores, indicando a possível data de publicação.

0,60

Artigo completo em revista A1 - Qualis área 21 vigente 1,00 Artigo completo em revista A2 - Qualis área 21 vigente 0,80 Artigo completo em revista B1 - Qualis área 21 vigente 0,60 Artigo completo em revista B2 - Qualis área 21 vigente 0,40 Artigo completo em revista B3 - Qualis área 21 vigente 0,20 Artigo completo em revista B4 - Qualis área 21 vigente (considerar no

máximo 5) 0,15

Artigo completo em revista B5 - Qualis área 21 vigente (considerar no

máximo 5) 0,10

Artigo completo em revista C - Qualis área 21 vigente (considerar no máximo

2) 0,05

Artigo aceito (final) para publicação (mesma pontuação de artigo publicado no mesmo estrato)

* Comprovação de aceite para publicação deverá ser por meio da carta e/ou e-mail enviados pela revista aos autores.

Artigos em jornais ou revistas não acadêmicos

(considerar no máximo 2). 0,02

Artigo completo em anais ou livros de congresso (mínimo 5 páginas completas e considerar no máximo 5). A comprovação está condicionada a

apresentação da publicação. 0,20

Produção ou autoria de proposta curricular para o ensino básico (considerar no máximo 5)

*Documento comprobatório deve estar chancelado pelo estado ou município. 0,20 Resumo expandido em periódicos, anais ou livros de congresso (de 2 a 4

páginas completas) (considerar no máximo 20). A comprovação está

condicionada a apresentação da publicação. 0,02

Resumo simples em periódicos, anais ou livros de congresso (1 página) (considerar no máximo 20). A comprovação está condicionada a

apresentação da publicação. 0,01

Subtotal IV_ Produção científica e técnica (soma dos pontos)

Obs.: Os documentos comprobatórios devem trazer informações que demonstrem de forma clara a atividade que foi realizada. Por exemplo: resumos, resumos expandidos e textos completos publicados em anais de congressos, capítulos de livro e livro e/ou artigos científicos publicados devem ser cópias da publicação, bem como ter o comprovante do evento em que foi apresentado; documentos em Word não serão aceitos como comprovante, é necessário o impresso correspondente à publicação.

(9)

ANEXO 2

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA E ACEITE DAS NORMAS E JUSTIFICATIVA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE

D E C L A R A Ç Ã O

Eu, ___________________________________________________________________, (nome por extenso)

portador do RG nº _____________________ e CPF nº ________________________, declaro para os devidos fins que li, estou ciente e aceito as normas do Processo de Seleção de Candidatos a ALUNO REGULAR para o Curso de DOUTORADO em Ciências do Movimento Humano, da Universidade Metodista de Piracicaba.

J U S T I F I C A T I V A

Linha de pesquisa: _______________________________________________________ Possível orientador(a):_____________________________________________________

(Justifique a escolha pela linha de pesquisa/orientador(a))

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Piracicaba, ______ de ____________________ de 20____ ___________________________________________

(10)

ANEXO 3

REQUERIMENTO PARA DISPENSA DA PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Eu ____________________________________________________________________, portador do CPF nº _____________________, candidato(a) ao doutorado dessa Instituição, venho por meio desta, requerer dispensa do exame de proficiência em INGLÊS ( ) ESPANHOL ( ) OUTRA ( ) tendo em vista ter realizado este exame conforme comprovado em documentação anexa ao requerimento no ato da inscrição.

Piracicaba, ______ de ____________________ de 20____

___________________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

(11)

ANEXO 4

FICHA DE INSCRIÇÃO 1. DADOS PESSOAIS

CPF: RG:

Nome completo:

Estado Civil: sexo:

Data de nascimento: Naturalidade (Cidade): Estado: Endereço (Rua/Av. e Nro.):

Complemento: Bairro:

CEP: Cidade: Estado:

Telefone: ( ) Celular: ( ) E-mail:

2. DADOS DA EMPRESA/INSTITUIÇÃO ONDE TRABALHA Nome da Empresa/Instituição:

Endereço (Rua/Av. e Nro.):

Complemento: Bairro:

CEP: Cidade: Estado:

Telefone: ( ) Celular: ( ) E-mail: Cargo Ocupado: 3. DADOS ACADÊMICOS Mestrado em: Instituição de ensino:

Cidade: Estado: Ano de Conclusão:

4. RECURSOS FINANCEIROS Apoio de alguma IES/Empresa:

Tem interesse em participar de processo de seleção para Bolsa Capes/CNPq/outra, caso seja divulgado? ( ) SIM ( ) NÃO

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

INDICAÇÃO DO IDIOMA PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ( ) ESPANHOL OU ( ) INGLÊS

__________________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

Referências

Documentos relacionados

Diante disso nos surgem duas explicações principais, sendo a primeira a hipótese de ter havido a marcação de algum antígeno nuclear que não o transportador GLUT-1 pela

Outra classificação dos miomas submucosos é a classificação STEPW, que não só classifica o mioma em relação ao útero, mas também identifica o grau de dificuldade da cirurgia e

This study showed that the Brazilian European Health Literacy survey, HLS-EU-BR, could differentiate the health literacy levels of a diversified sample of higher education (university

As participantes não tiveram benefícios diretos, no entanto, suas entrevistas contribuíram para o melhor conhecimento do significado da dor do parto, o que pode

TcMICU2 está localizada na mitocôndria, assim como demonstrado na co-localização com anticorpo contra os canais aniônicos dependentes de voltagem (VDAC), que