• Nenhum resultado encontrado

DESAFOGO HOJE É A VEZ DA SELEÇÃO CONTRA SÉRVIA, TITE DÁ NOVA CHANCE A WILLIAN E NOMEIA MIRANDA CAPITÃO, EM DUELO QUE VALE VAGA NAS OITAVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESAFOGO HOJE É A VEZ DA SELEÇÃO CONTRA SÉRVIA, TITE DÁ NOVA CHANCE A WILLIAN E NOMEIA MIRANDA CAPITÃO, EM DUELO QUE VALE VAGA NAS OITAVAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O D ES TA K É IM P R ESSO EM P A P E L V IN DO DE F L OR ES TA S C OM M A N E JO R E SP ON SÁ V E L , C O M O IN DI C A O S EL O F SC ®.

NO TWITTER DO DESTAK, APOSTE EM QUEM VAI AVANÇAR EM 1º DO GRUPO: INGLATERRA OU BÉLGICA

Com gol aos 41 do segundo

tempo, Argentina vence

Nigéria, avança e evita

vexame no Mundial • 5

AFP

AFP

BRASIL NÃO CAI NA 1ª FASE

DESDE 1966. RIVAL APOSTA EM

MEIO-CAMPO CRIATIVO PARA

DESBANCAR FAVORITOS

• 2 a 4

HOJE É A VEZ DA SELEÇÃO

DESAFOGO

27.06.2018 Quarta-feira

CAMPINAS

destakbrasil @Destak |Edição nº 1258 Ano 6. Jornal de distribuição gratuita. Venda proibida

CONTRA SÉRVIA, TITE DÁ NOVA

CHANCE A WILLIAN E NOMEIA

MIRANDA CAPITÃO, EM DUELO

QUE VALE VAGA NAS OITAVAS

(2)

27.06.2018

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

DESTAK NA COPA

2

TERCEIRA CHANCE Mesmo sem ir bem nas duas primeiras partidas, Willian está confirmado entre os titulares

Brasil Técnico: Tite

Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Mar-celo; Casemiro; Willian, Paulinho, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Sérvia

Técnico: Mladen Krstajic

Stojkovic, Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kola-rov; Matic e Milivojevic; Kostic, Milinkovic-Savic e Tadic; Mitrovic.

FICHA TÉCNICA

Juiz: Alireza Faghani (IRA)

Local: Estádio do Spartak, Moscou (RUS) Horário: 15h

tendo o padrão aos 50 do segun-do tempo. Aquilo que eu não tinha contra o Tolima, hoje eu tenho for-te na Seleção. Mas pode ser”, con-siderou o treinador brasileiro.

Questionado sobre a obrigação de garantir vaga na próxima fase, o zagueiro Miranda, que será o ca-pitão hoje, foi curto ao responder que a equipe está ciente e pronta para lidar com a pressão.

“A gente sabe lidar com essa pressão. Somos a Seleção Brasi-leira e sabemos da nossa pressão”, garantiu Miranda.

Essa pressão esteve em foco nos últimos dias. Muito cobrado, Neymar chorou após marcar o se-gundo gol na vitória sobre a Cos-ta Rica e desabafou nas redes so-ciais. O técnico Tite saiu em defe-sa do camidefe-sa 10 e lembrou de sua estreia na Seleção para justificar o choro do atacante.

“No primeiro jogo contra o Equador, eu chorei quando aca-bou o jogo. Chorei de alegria e sa-tisfação. Chorei porque é nossa

DA REDAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Tite tem sua primeira de-cisão no comando da Se-leção Brasileira hoje, às 15h, contra a Sérvia em Moscou. O time verde-amarelo precisa so-mente de um empate para garan-tir vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Por outro lado, uma derrota pode significar uma eliminação na fase de grupos, algo que não acon-tece desde 1966. Calejado em eli-minação precoce, pela queda na fase preliminar da Libertadores de 2011 para o Tolima (COL), quando treinava o Corinthians, Tite admitiu nervosismo na entre-vista coletiva de ontem.

“Eu não estou tranquilo, eu es-tou numa expectativa muito alta. Todas as situações são possíveis. Com uma diferença, eu já estou há dois anos e pouco com essa equipe. Quando acabou o jogo, eu me orgulhei. Eles ganharam

man-Equipe entra pressionada em duelo difícil contra europeus hoje, em Moscou; técnico Tite relembra eliminação precoce

na Libertadores com o Corinthians em 2011 e mantém a mesma equipe que saiu jogando contra a Costa Rica

característica emocional. Chorei de prazer e orgulho, de tanta psão que nós tínhamos. É uma res-ponsabilidade muito grande e nós temos consciência. Não podemos achar que um momento de emo-ção, que o técnico também teve, possa ser sinônimo de desequilí-brio”, contou o treinador.

Para o duelo de hoje, Tite

con-firmou que irá com a mesma equi-pe que iniciou contra Suíça e Cos-ta Rica. Apesar do baixo rendi-mento nos dois primeiros jogos, Willian foi mantido na equipe.

“A gente sabe o que tem nas mãos. Não podemos chegar numa sequência e ficar trocando. É uma cultura latina, que o melhor é o que não está em campo. A gente

sabe o momento certo que pode fazer as trocas ou não”, analisou o auxiliar Cléber Xavier.

Armas do adversário

Equipe com maior média de esta-tura na Copa (1,86 m), a Sérvia ins-pira cuidados pelo alto. Na entre-vista de ontem, Tite destacou que o Brasil precisa neutralizar as bo-las aéreas do adversário, princi-palmente evitando faltas laterais. Por outro lado, o meia Milinko-vic-Savic revelou outra arma que os sérvios pretendem usar para surpreender a Seleção Brasileira: os contra-ataques.

“Nós podemos surpreendê-los nos contra-ataques, pois muitos deles ficam na frente. Eles não se defendem tão estritamente, por-que é assim por-que eles são. Eu jogo com alguns brasileiros no meu clube e sei como eles pensam. Eles querem atacar, marcar e se diver-tir jogando futebol, sem muito foco na defesa”, afirmou o meia, que joga na Lazio, da Itália.

ENTROSAMENTO Neymar e Coutinho são as principais armas do Brasil

Contra Sérvia, Seleção tem

primeira decisão na Rússia

FOTOS: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

NO TWITTER @DESTAK

ENQUETE

 Qual será o destino do Brasil?

AVANÇA EM 1º

66%

AVANÇA EM 2º

28%

VOLTA PRA CASA

(3)

DESTAK NA COPA

27.06.2018

3

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

sário. Nossa seleção chega bem para esse jogo. Houve uma melho-ra muito gmelho-rande do primeiro pamelho-ra o segundo jogo e com certeza a gente vai crescer ainda mais. Va-mos chegar bem para buscar a vi-tória”, disse o capitão da Seleção Brasileira no duelo de hoje.

Caso não se enfrentem nas oita-vas de final, Brasil e Alemanha só poderiam se cruzar novamente numa possível decisão.

Pendurados

Além de um possível duelo contra a seleção alemã, outro fator que pode influenciar

DA REDAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Após a derrota da Alema-nha para o México na pri-meira rodada, o reencon-tro mais esperado desta Copa do Mundo ficou mais perto de acon-tecer já nas oitavas de final. Bra-sil e Alemanha podem se enfren-tar na próxima segunda-feira, na abertura do mata-mata. Seria o primeiro duelo entre as equipes em Copas após a derrota do Bra-sil por 7 a 1 na semifinal de 2014.

Como o Brasil entra em campo às 15h, a equipe de Tite já vai sa-ber quem enfrenta caso passe em primeiro ou em segundo lugar. Mesmo assim, o técnico garante que a equipe verde-amarela não vai tentar fugir de um confronto precoce com a Alemanha.

“Nós não podemos pensar nis-so. A construção dessas campa-nhas vitoriosas são com equipes que se fortalecem nessa situação. O adversário que vier, que venha. Desde que a gente mereça pas-sar”, afirmou Tite em entrevista coletiva ontem.

Questionado sobre o mesmo as-sunto na coletiva, o zagueiro Mi-randa compartilhou da opinião do treinador.

“Seleção Brasileira não pode escolher

adver-no jogo de hoje são os jogadores pendurados. Casemiro levou ama-relo na estreia. Contra Costa Rica, Neymar e Coutinho também foram advertidos. Se forem puni-dos novamente contra a Sérvia, estarão de fora das oitavas. Para Tite, essa não é uma preocupação que os atletas devem ter durante os 90 minutos.

“Temos um jogo decisivo. A nossa continuidade depende fun-damentalmente desse jogo”, afir-mou o treinador.

Apesar de não estar entre os atletas com risco de suspensão no mata-mata, o lateral Fagner tam-bém comentou como fica a cabe-ça do jogador nesse momento.

“A gente está preocupado em vencer o jogo, no próximo adver-sário. Não dá para pensar no car-tão. Às vezes precisa fazer uma falta tática e acaba fazendo por-que pensa na vitória dapor-quele jogo. Não tem muito como se poupar. Espero que ninguém tome cartão e seja suspenso”, revelou Fagner. A apreensão em relação à sus-pensão de algumas das maiores estrelas do Brasil ainda vai conti-nuar por um bom tempo caso a equipe siga avançando, já que os cartões são zerados ape-nas das quartas de final para a se-mifinal.

Miranda será o terceiro capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O zagueiro foi o escolhi-do por Tite para seguir o rodízio e vestir a braçadeira no duelo de hoje contra a Sérvia, em Moscou. O camisa 3 já foi o capitão do ti-me verde e amarelo outras três vezes sob o comando do treina-dor. Assim, Miranda se iguala a Daniel Alves como o atleta que mais vezes usou a braçadeira com o técnico. Ele já havia ocupado o posto na estreia de Tite contra o Equador, em agosto de 2016, em partida das Eliminatórias contra o Uruguai, em março de 2017, e, mais recentemente, no amistoso contra a Áustria, no último com-promisso da equipe antes de es-trear no Mundial.

O fato de ser capitão logo na ter-ceira partida poderia tirar do

za-gueiro as chances de ter a braça-deira numa possível final e eter-nizar sua imagem erguendo a taça em caso título. Mas o jogador da Inter de Milão não se incomoda com essa possibilidade.

“Fico feliz em mais uma vez re-presentar todo o grupo de capi-tães. Se a gente ganhar, eu sendo capitão ou não, minha felicidade vai ser imensa”, disse Miranda.

Após a resposta do jogador, Ti-te inTi-terveio na entrevista coletiva e elogiou a atitude do zagueiro.

“Vocês viram porque ele foi es-colhido”, frisou o treinador.

Assim como na época de Co-rinthians, o técnico faz rodízio en-tre os capitães na Seleção Brasi-leira, para que todos tenham as mesmas responsabilidades. Ao todo, 15 atletas já usaram a bra-çadeira em 22 jogos.

PEDRO MARTINS/MOWA PRESS

FOCOTite evita falar da Alemanha e prioriza duelo contra a Sérvia

LÍDER Zagueiro se iguala a Daniel Alves como capitão mais frequente da ‘Era Tite’

Brasil descarta

evitar Alemanha

e escolher rival

Miranda será capitão

pela 4ª vez com Tite

PEDRO MARTINS / MOWA PRESS

Seleção entra em campo já sabendo a definição do grupo dos atuais campeões do

mundo, mas Tite e jogadores descartam optar por caminho teoricamente mais fácil

Tite e Miranda focam

apenas no confronto

contra a Sérvia e não

pensam ainda no

próximo adversário

(4)

27.06.2018

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

DESTAK NA COPA

4

gadas pela faixa central do campo. Bom finalizador, o camisa 20 também chega constantemente à área, aproveitando seu 1,91 m de altura nas jogadas aéreas.

Apesar do status de líder técni-co, o meia fará apenas sua sétima partida pela seleção principal. Desprezado pelo antigo treinador Slavoljub Muslin, Savic só come-çou a ser lembrado quando Mla-den Krstajic assumiu o comando da seleção sérvia, a partir de 2017. Jogando mais aberto pelo lado direito, o camisa 10, Tadic, é a ou-tra esperança dos sérvios na cria-ção de jogadas. Com quatro gols e sete assistências nas

Eliminató-DA REEliminató-DAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Último adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, a Sérvia segue buscando a classifi-cação e conta com um meio-cam-po equilibrado e habilidoso para superar a equipe de Tite.

Para surpreender o Brasil, a equipe dos Balcãs aposta na boa atuação de quatro meio-campis-tas: Matic, Milivojevic, Tadic e Mi-linkovic-Savic.

Jogando no futebol inglês, de-fendendo o Manchester United e o Crystal Palace, respectivamen-te, Matic e Milivojevic são respon-sáveis por dar solidez à equipe sérvia, tanto na marcação, quan-to na transição da defesa para o setor de criação da equipe.

Na armação está a maior estre-la sérvia, o jogador da Lazio Mi-linkovic-Savic. Aliando força físi-ca com boa técnifísi-ca e precisão nos passes, o atleta de 23 anos é o en-carregado de realizar a transição do time ao ataque, além de ser responsável pela criação das

jo-Qualidade do setor de

criação dos rivais do

Brasil é maior desafio

para Tite na fase de

grupos da Copa

rias para o Mundial, o jogador do Southampton garante mais velo-cidade ao próximo rival da Sele-ção Brasileira.

Após vencerem a Costa Rica na estreia e perderem para a Suíça na segunda rodada, os sérvios precisam de um triunfo con-tra a equipe brasileira para avançar às oitavas sem de-pender do resultado da outra par-tida do grupo C. Caso empatem com o Brasil, os sérvios ainda po-dem se classificar se a Suíça for derrotada pela Costa Rica por dois gols de diferença.

A classificação seria inédita para o país, que disputa sua se-gunda Copa como Sérvia – antes se apresentava como Iugoslávia. Em 2010, os sérvios fizeram sua estreia em Mundiais com duas derrotas e uma vitória.

Seleção atenta

Preocupado com o meio-campo sérvio, o assistente técnico de Ti-te, Cléber Xavier, analisou o ad-versário: “É uma equipe equilibra-da. Eles jogam muito em cima do seu centro de campo, da qualida-de do Tadic, um qualida-desenho diferen-te, com linha de quatro defensiva, trabalha muito na bola parada e nos cruzamentos. Tem também o Milinkovic-Savic. É uma equipe que tem uma qualidade maior, di-ferente das outras”.

A Suíça, com quatro pontos, en-tra em campo conen-tra a já elimina-da Costa Rica, em Nijni Novgorod, às 15h de hoje, em busca de uma vitória para garantir sua vaga nas oitavas de final.

“Não será um rival fácil, vão chegar com grande orgulho, com vontade de levar um ponto. Nós vamos fazer o que podemos para ganhar e não depender de mais nada”, disse o técnico Vladimir Petkovic. Segunda colocada da chave antes da rodada final, a Suí-ça precisa de uma vitória para ga-rantir a vaga nas oitavas sem

de-pender de outro resultado. Caso não vença, tem que torcer para o Brasil, líder do grupo, superar a Sérvia. Os suíços serão os primei-ros do grupo se vencerem seu jogo e o Brasil tropeçar, ou, então, se tiverem um saldo de gols superior ao da seleção de Tite.

Os jogadores da Costa Rica bus-cam uma vitória de honra. A equi-pe não conseguiu vencer um jogo e nem mesmo balançar as redes nos dois primeiros jogos. “Quere-mos ganhar por nosso próprio or-gulho, ter uma alegria no que res-ta, temos um país a representar,

uma família também e queremos terminar da melhor maneira pos-sível”, destacou o jogador.

Com duas derrotas – contra Sérvia (1 a 0) e Brasil (2 a 0) – a campanha da Costa Rica ficou abaixo do que fizeram em 2014, quando eliminaram três cam-peões do mundo e caíram apenas para a Holanda, nos pênaltis, nas quartas de final. Uma vitória cos-tarriquenha sobre os suíços seria benéfica para o Brasil, uma vez que, com isso, a Seleção precisa-ria apenas de um empate contra a Sérvia para ficar em primeiro.

CRAQUE Shaqiri comanda

setor ofensivo suíço

No outro jogo do grupo, Suíça busca

vitória para garantir classificação

# HISTÓRICO

O Brasil jogou apenas uma vez contra a Sérvia, em 2014, e venceu por 1 a 0

1 vitória

# NO COMANDO

O atual treinador sérvio, Mladen Krstajic, assumiu a

equipe há pouco tempo

6 jogos

DESAFIO SÉRVIO

AFP

PAREDÃO Keylor Navas traz

segurança à Costa Rica

FOTOS: AFP

MAESTRO

Cobiçado pelo Real Madrid, meia Milinkovic-Savic deve ser o principal armador da Sérvia na partida de hoje

Meio-campo é força

(5)

DESTAK NA COPA

27.06.2018

5

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

SUÍÇA Jogadores fizeram

gesto político durante jogo

REPR O D U Ç Ã O

Os kosovares iniciaram campa-nha para tentar arrecadar o valor necessário para pagar as multas aplicadas pela Fifa aos jogadores suíços Xhaka, Shaqiri e Lichtstei-ner por seus gestos após os gols na vitória sobre a Sérvia por 2 a 1, na Copa do Mundo.

Xhaka e Shaqiri, ambos de ori-gem kosovar, festejaram seus gols com gesto que imita a águia de duas cabeças, o símbolo de união das populações albanesas dos Bál-cãs. Na Sérvia, o gesto foi conside-rado uma provocação, com cono-tação política. Belgrado não reco-nhece a independência da ex-pro-víncia de maioria albanesa.

Lichtsteiner não tem laços com o Kosovo, mas imitou o gesto nas comemorações dos gols de seus companheiros de time.

A campanha no Kosovo foi or-ganizada no site (www.go- fundme.com/xhaka-shaqiri-and-lichtsteiner) e já arrecadou € 12 mil (cerca de R$ 52 mil), em me-nos de 24 horas. A multa aplicada aos três totalizou 25 mil francos (cerca de R$ 95 mil)

O ministro kosovar do Comér-cio e Indústria, Bajram Hasani, anunciou uma doação de € 1,5 mil, todo seu salário mensal. “Foram punidos apenas porque não es-queceram suas raízes’, disse.

Kosovo faz campanha para pagar multa

VERMELHO RÚSSIAA Fifa divulgou ontem a bola que será usada a partir das oitavas de final da Copa 2018. A Telstar Mechta 18 tem cor inspirada no país-sede

DIVULGAÇÃO/FIFA

matou na coxa, soltou um belo chute de direita e abriu o placar para o delírio dos argentinos, inclu-sive do mito Maradona, que es-tava no estádio. O craque não marcava em Mundiais desde a vi-tória sobre os africanos em 2014. Foram seis jogos de jejum.

Depois do gol, os argentinos fi-caram mais aliviados e souberam controlar a partida. No começo de etapa final, o árbitro turco Cuneyt Cakir marcou pênalti inexistente de Mascherano em Balogun, con-firmado pelo assistente de vídeo. Moses deslocou o goleiro Armani e bateu no canto direito para de-sespero dos argentinos.

Com o passar do tempo, a Ar-gentina tentava pressionar a Ni-géria, mas sem nenhuma organi-zação. O adversário, que estava se classificando com o empate, se se-gurava e procurava explorar os contra-ataques.

O gol da vitória argentina só veio no final. Pavon acertou o cruzamento na área, o zaguei-ro Rojo apareceu e, de pé di-reito, meteu nas redes da Nigéria e garantiu a vaga.

DA REDAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Com gol nos minutos fi-nais, a Argentina venceu a Nigéria por 2 a 1 ontem, em São Petersburgo, pela última rodada e se classificou às oitavas de final. Na próxima fase, o time de Messi enfrenta a França.

A classificação foi dramática com direito a gol aos 41 minutos do segundo tempo, pênalti inexis-tente marcado contra a Argentina e até Mascherano com rosto san-grando em campo.

Ameaçada de cair logo na 1ª fase, a Argentina entrou com for-mação diferente para tentar rea-gir e, além disso, apostava tudo em Messi, que até então não tinha conseguido fazer a diferença.

Apesar de entrar com um time experiente, a seleção de Sampao-li mostrou nervosismo nos primei-ros minutos. Mascherano errou em duas saídas de bola, mas se re-cuperou. Na primeira oportunida-de, Banega meteu para Tagilafi-co, que, marcado pela zaga da Ni-géria, mandou para fora.

Messi não demorou para mos-trar mais um vez que é decisivo em momentos complicados. Aos 14 minutos, Banega fez lançamen-to perfeilançamen-to para Messi. O craque

De forma dramática,

Argentina vence a

Nigéria com gol no

fim e enfrenta a França

nas oitavas de final

Argentina Técnico:

Jorge Sampaoli Armani; Mercado, Otamendi, Rojo e Tagliafico (Aguero); Mascherano, Banega, Pérez (Pavón) e Di María (Meza); Messi e Higuain

FICHA TÉCNICA

1

2

x

Nigéria Técnico: Gernot Rohr Uzoho; Balogun, Ekong e Om-eruo (Iwobi); Etebo, Mikel, Ndidi, Moses e Idowuç; Musa (Nwankwo) e Iheanacho (Ighalo).

Gols: Messi aos 14 do 1º tempo; Moses

aos cinco e Rojo, aos 41 do 2º tempo

AFP

# QUEDA DE PRESSÃO

Maradona passa

mal após o jogo

O mito Diego Maradona passou mal após a partida da Argentina contra a Nigéria e teve que ser levado ao hos-pital. O ícone teve uma queda de pressão e foi atendido ainda no está-dio de São Petersburgo. Durante a partida, Maradona foi um destaque à parte nos camarotes do estádio. Tor-ceu efusivamente, fez caras e bocas, dançou e até cochilou durante o jogo. Depois se exaltou e fez gestos obscenos para torcedores quando a Argentina marcou o segundo gol. Maradona é um dos maiores críticos do técnico Jorge Sampaoli.

SUFOCO

Lionel Messi desencanta e marca o primeiro gol no Mundial 2018 e o centésimo da Copa do Mundo da Rússia

(6)

27.06.2018

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

DESTAK NA COPA

6

um vexame histórico. Após o títu-lo convincente na Copa de 2014, com direito à vitória por 7 a 1 con-tra o Brasil, no Mineirão, a sele-ção alemã chegou à Rússia como uma das favoritas, apesar de não apresentar o mesmo futebol de quatro anos atrás.

A seleção de Joachim Löw es-treou com derrota para o México, mas se recuperou com a vitória de virada contra a Suécia. A Ale-manha correu risco até de ser eli-minada no segundo jogo da Copa e repetir o fracasso dos últimos campeões europeus. França (campeã em 1998), Itália (campeã em 2006) e Espanha (campeã em 2010) foram eliminadas ainda na primeira fase do Mundial seguin-te aos seus títulos.

Os alemães, agora, garantem que a história será diferente. “O gol [de Kroos contra a Suécia] foi um divisor de águas”, afirmou o atacante Timo Werner. Joachim Löw fez mistério sobre a escala-ção, mas promete uma postura ofensiva. “Temos de ganhar, se possível, por dois gols de diferen-ça. Precisamos fazer tudo o que pudermos para depender só da gente”, afirmou o treinador.

México

Uma das sensações da Copa, a se-leção mexicana disse que vai em busca da vitória contra a Suécia, apesar de o empate ser suficiente. “Iremos lá para tentar conseguir os três pontos. É o nosso estilo”, afirmou o técnico do México, Juan Carlos Osorio.

DA REDAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Após sobreviver na Copa com um gol no último mi-nuto contra a Suécia, a Alemanha enfrenta a Coreia do Sul, às 11h de hoje, em Kazan, para conquistar sua classificação às oi-tavas de final. É importante para a atual campeã mundial conseguir uma vitória folgada, já que o sal-do de gols pode ser fundamental na definição da chave.

O grupo F é um dos mais equi-librados do Mundial. O México, que venceu seus dois primeiros jo-gos, garante o primeiro lugar da chave se empatar com a Suécia hoje, também às 11h, em Ekate-rimburgo. Porém, até os mexi-canos podem ser eliminados se perderem para os suecos por dois gols de diferença, e

a Alemanha vencer. Dependendo da combi-nação de resultados, pode haver empate triplo, en-tre Alemanha, México e Suécia. A definição dos classificados pode vir até do número de cartões re-cebidos por cada time. O rival do Brasil em uma provável oitava de final vai sair desse grupo.

Os alemães jogam para evitar

Atual campeã precisa

de vitória folgada

contra Coreia do Sul

para avançar; México

joga por empate

DESCONTRAÇÃO Mexicanos fazem treino leve antes de pegar Suécia SALVADOR

Toni Kroos fez o gol da virada contra a Suécia aos 49 do 2º tempo

Após susto, Alemanha

vai ao ataque por vaga

Após duas vitórias, a França empatou ontem com a Dinamar-ca por 0 a 0, em Moscou, pela úl-tima rodada do grupo C. Foi o pri-meiro 0 a 0 da Copa. Os france-ses já estavam classificados para as oitavas de final, enquanto os di-namarqueses só precisavam de um empata para avançar.

A França vai encarar a Argen-tina no mata-mata, e a Dinamar-ca enfrenta a Croácia.

A França chegou como uma das favoritas. Até agora, no entanto, a equipe de Deschamps ainda não fez nenhuma grande exibição. O técnico optou por poupar alguns titulares ontem.

O jogo no estádio Lujniki não foi dos mais movimentados. A Fran-ça teve mais posse de bola no pri-meiro tempo, mas os meios de campo foram pouco criativos. As duas equipes quase não tiveram chances reais de gols.

O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apitou a partida e, mais uma vez, se saiu bem.

Guerrero marca

Já eliminada, a seleção peruana venceu a Austrália por 2 a 0 on-tem e tirou as chances de classi-ficação dos rivais. O destaque foi Paolo Guerrero. Primeiro, deu uma assistência perfeita para Carrilho, que fez um golaço de pri-meira. Depois, recebeu de Cueva e, no seu melhor estilo, girou para cima do zagueiro e marcou o gol.

Dinamarca e

França fazem

primeiro 0 a 0

da Copa e

avançam

No outro jogo do

grupo, Peru vence

Austrália com gol

de Guerrero; os dois

acabam eliminados

TUDO IGUAL Rivais da Europa

fizeram partida fraca

AFP

(7)

DESTAK NA COPA

27.06.2018

7

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

COPA EM IMAGENS

# DINAMARCA

Torcedor se fantasia para jogo em Moscou

Os dinamarqueses marcaram presença no estádio Luzhniki, em Moscou, para assistir à partida do país con-tra a França que terminou em empate na terceira rodada da fase de grupos. Depois de 36 jogos disputados até agora na Copa do Mundo de 2018, esse foi o primeiro a terminar sem nenhum gol marcado.

# ARGENTINA

Grupo utiliza máscaras de jogadores

Torcedores argentinos torcem para a sua equipe durante a partida contra a Nigéria que aconteceu ontem (26) no estádio de São Petersburgo. O gol mar-cado pelo craque Lionel Messi foi o centésimo registrado em todo o Mundial.

# SÃO PETERSBURGO

Nigerianos

fazem festa na

arquibancada

Enquanto a Nigéria entrava em campo contra a Argentina, tor-cedores ocuparam parte do espaço da arena em São Petersburgo. Os times são adversários de longa data, esta é a terceira Copa seguida que a Nigéria cai no grupo da Argen-tina. Em 2014, os nigerianos chegaram às oitavas de final e caíram diante da França, em derrota por 2 a 0. Já em 2010, o time africano somou apenas um ponto e ficou de fora das fases decisivas.

# AMÉRICA LATINA

Peruanos

comemoram

em Sochi

Torcedores do Peru posam para uma foto durante come-moração, após a seleção do país vencer a partida contra a Austrália no estádio Fisht, em Sochi, ontem (26). Essa foi a primeira vitória do time latino-americano em Mundiais desde a goleada de 4 a 1 sobre o Irã no ano de 1978. O jogo foi tam-bém a estreia da seleção peruana contra um time da oceania em Copas do Mundo.

# PARTIDA

Mulheres vão a

estádio torcer

para a França

Torcedora francesa durante par-tida do seu país contra a Dina-marca, que terminou em 0 a 0 em Moscou. Dos últimos oito jogos entre os dois países, a França venceu seis – única der-rota foi no Mundial de 2002. Pela primeira vez na história, a seleção do país presidido por Emmanuel Macron passa invicta pela fase de grupos duas vezes consecutivas.

# GARANTIDO

Croatas vão a

Rostov para jogo

com Islândia

A Croácia contou com uma torcida empolgada na Arena Rostov durante a partida con-tra a Islândia na tarde de ontem (26). Este foi o primeiro encontro dos países em Copas do Mundo – antes disso, eles haviam disputado partidas apenas em Eliminatórias do Mundial. Com a vaga nas oita-vas de final garantida, a equipe croata entrou em campo com seis jogadores reservas.

(8)

27.06.2018

QUARTA-FEIRA

www.destakjornal.com.br

DESTAK NA COPA

8

Japão    0 0 0 0 0 Polônia 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Senegal    0 0 0 0 0 Colômbia   0 0 0 0 0 0

19/jun 12h Polônia 1 x 2 Senegal MoscouSPARTAK

19/jun 9h Colômbia 1 x 2 Japão Saransk

24/jun 12h Japão 2 x 2 Senegal Iekaterinburgo

24/jun 15h Polônia 0 x 3 Colômbia Kazan

28/jun 11h Senegal x Colômbia Samara

28/jun 11h Japão x Polônia Volgogrado

Nigéria   0 0 0 0 0 0 Argentina    0 0 0 0 0 Islândia 0 0 0 0 0 0 0 0 Croácia         

16/jun 10h Argentina 1 x 1 Islândia MoscouSPARTAK

16/jun 16h Croácia 2 x 0 Nigéria Kaliningrado 21/jun 15h Argentina 0 x 3 Croácia Nijni Novgorod 22/jun 12h Nigéria 2 x 0 Islândia Volgogrado 26/jun 15h Islândia 1 x 2 Croácia Rostov-do-Don 26/jun 15h Nigéria 1 x 2 Argentina São Petersburgo

Inglaterra      0 0 0 Bélgica      0 0 0 Panamá 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Tunísia 0 0 0 0 0 0 0 0 0

18/jun 12h Bélgica 3 x 0 Panamá Sochi

18/jun 15h Tunísia 1 x 2 Inglaterra Volgogrado 23/jun 9h Bélgica 5 x 2 Tunísia MoscouSPARTAK

24/jun 9h Inglaterra 6 x 1 Panamá Nijni Novgorod 28/jun 15h Inglaterra x Bélgica Kaliningrado

28/jun 15h Panamá x Tunísia Saransk

Dinamarca     0 0 0 0 França       0 0 Austrália 0 0 0 0 0 0 0 0 Peru   0 0 0 0 0 0

16/jun 7h França 2 x 1 Austrália Kazan

16/jun 13h Peru 0 x 1 Dinamarca Saransk

21/jun 12h França 1 x 0 Peru Iekaterinburgo

21/jun 9h Dinamarca 1 x 1 Austrália Samara 26/jun 11h Dinamarca 0 x 0 França MoscouLUJNIKI

26/jun 11h Austrália 0 x 2 Peru Sochi

Coreia do Sul 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Alemanha   0 0 0 0 0 0 México      0 0 0 Suécia   0 0 0 0 0 0

17/jun 12h Alemanha 0 x 1 México MoscouLUJNIKI

18/jun 9h Suécia 1 x 0 Coreia do Sul Nijni Novgorod

23/jun 15h Alemanha 2 x 1 Suécia Sochi

23/jun 12h Coreia do Sul 1 x 2 México Rostov-do-Don

27/jun 11h México x Suécia Iekaterinburgo

27/jun 11h Coreia do Sul x Alemanha Kazan

Irã    0 0 0 0 0 Portugal     0 0 0 0 Espanha     0 0 0 0 Marrocos 0 0 0 0 0 0 0 0

15/jun 12h Marrocos 0 x 1 Irã São Petersburgo

15/jun 15h Portugal 3 x 3 Espanha Sochi

20/jun 9h Portugal 1 x 0 Marrocos MoscouLUJNIKI

20/jun 15h Irã 0 x 1 Espanha Kazan

25/jun 15h Espanha 2 x 2 Marrocos Kaliningrado

25/jun 15h Irã 1 x 1 Portugal Saransk

Sérvia   0 0 0 0 0 0 Brasil    0 0 0 0 0 Suíça    0 0 0 0 0 Costa Rica 0 0 0 0 0 0 0 0 0

17/jun 9h Costa Rica 0 x 1 Sérvia Samara

17/jun 15h Brasil 1 x 1 Suíça Rostov-do-Don

22/jun 9h Brasil 2 x 0 Costa Rica São Petersburgo

22/jun 15h Sérvia 1 x 2 Suíça Kaliningrado

27/jun 15h Sérvia x Brasil MoscouSPARTAK

27/jun 15h Suíça x Costa Rica Nijni Novgorod

Uruguai          Rússia      0 0 0 Arábia Saudita   0 0 0 0 0 0 Egito 0 0 0 0 0 0 0 0 0

14/jun 12h Rússia 5 x 0 Arábia Saudita MoscouLUJNIKI

15/jun 9h Egito 0 x 1 Uruguai Iekaterinburgo

19/jun 15h Rússia 3 x 1 Egito São Petersburgo

20/jun 12h Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita Rostov-do-Don

25/jun 11h Uruguai 3 x 0 Rússia Samara

25/jun 11h Arábia Saudita 2 x 1 Egito Volgogrado

GRUPO C

GRUPO G

GRUPO A

GRUPO E

GRUPO D

GRUPO H

GRUPO B

GRUPO F

(9)

27.06.2018

QUARTA-FEIRA

CAMPINAS

www.destakjornal.com.br

9

UNIVERSIDADE

PUNE PROFESSOR

Com decisão publicada no ‘Diário Oficial do Estado de São Paulo’, o médico docente Paulo Palma foi suspenso da Unicamp por dez dias por fazer comentários contra a aprovação das cotas étnico-raciais em 2017 pelo Facebook.

Depois de uma reunião rea-lizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) na tarde desta terça-feira (26), a entidade decidiu manter a greve que atinge setores de saúde, de ensino e pesquisa e áreas admi-nistrativas na Universidade.

A paralisação já dura mais de um mês em função da reivindica-ção de reajustes salariais e tam-bém de pauta específica dos fun-cionários, que exigem aumento no auxílio-alimentação, aprimora-mento nas condições de trabalho, barateamento no transporte fre-tado e acréscimo de 5% no plano de carreira, entre outros pedidos. De acordo com informações do Sindicato, os trabalhadores estão sem reajustes internos há quatro anos, e aproximadamente 4 mil pessoas estão de braços cruzados aguardando melhorias na nego-ciação por parte da reitoria. Con-trapropostas foram criadas na as-sembleia, e o sindicato pretende realizar nova reunião com a Uni-camp até o fim da semana.

Conforme o diretor do STU, João Raimundo, a reitoria alega que não possui orçamento

sufi-Após assembleia, STU

segue com paralisação

Assembleia rejeita contrapropostas da reitoria da Unicamp e busca nova rodada de negociações ainda nessa semana RAFAEL JORGE/STU

ciente para arcar com as deman-das do sindicato, uma vez que o caixa de cerca de R$ 500 milhões lida com déficit previsto de R$ 240 milhões para 2018.

“Não há flexibilidade por parte da reitoria porque diminuem o déficit arrochando nossos salá-rios”, criticou Raimundo ao rela-tar que a projeção inicial de défi-cit para esse ano era em torno de R$ 280 milhões.

Para o diretor, as contrapropos-tas devolvidas pela reitoria são

in-consistentes e precisam de refor-mulação. Por exemplo, a Unicamp oferece R$ 100 de aumento no au-xílio-alimentação, entretanto, o sindicato quer que o aumento atinja a base indicada pelo Depar-tamento Intersindical de

Estatís-tica e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de R$ 1.111.

Em relação ao reajuste salarial, o STU só volta a discutir a ques-tão com a reitoria no dia 24 do mês que vem. Diante dos 12,5% de reajuste requisitado, a Unicamp ofereceu 1,5%.

Procurada pela reportagem do Destak, a assessoria de imprensa da Unicamp não respondeu ao pe-dido de entrevista e demais infor-mações no tocante à greve até o fechamento da edição. DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Há mais de 30 dias em

greve, funcionários da

Unicamp declinam as

propostas da reitoria e

exigem melhorias

Setor de serviços foi o que mais impulsiou as contrações até o mês de maio REPRODUÇÃO

Criação de postos de trabalho

registra alta superior a 200%

O setor campeão de geração de empregos foi o de serviço com mais de 7,5 mil vagas preenchi-das. Transformação criou quase 3,5 mil, seguida por agropecuá-ria com pouco mais de 1.100 opor-tunidades.

Em direção oposta ao cresci-mento, o comércio fechou mais de 1,7 mil postos de trabalho. Cons-trução civil e extração de minério também encerraram o período no negativo. Os dados foram coleta-dos em 16 municípios da região. Com a geração de quase 11 mil

vagas com carteira assinada, a re-gião de Campinas fechou os pri-meiros cinco meses do ano com alta de 229% de empregos em re-lação ao mesmo período de 2017.

A ascenção da estatística foi ocasionada pelos setores da in-dústria de transformação, agro-pecuária e de serviço, conforme dados apresentados pelo Cadas-tro Geral de Empregados e De-sempregados (Caged) do Ministé-rio do Trabalho (MTE).

Na segunda-feira (25), a Secre-taria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou dados refe-rentes aos primeiros cinco meses de 2018 que indicam aumento no roubo de cargas e até mesmo de estupros nos maiores municípios da região de Campinas.

Juntos, Campinas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba e Ameri-cana contabilizaram quase 13% a mais de ocorrências de estupro que em 2017. Só Americana regis-trou menos casos no comparati-vo do ano passado com esse ano. Já em Campinas, houve aumento de 21,6%.

Os roubos de carga subiram nas cidades de Sumaré, Hortolândia e Indaiatuba. Sumaré ficou em primeiro lugar com 71% de au-mento desse tipo de crime, segui-do de Hortolândia, com 33%.

Queda de Homicídios

Por outro lado, os números de-monstram um declínio na quanti-dade de homicídios nas maiores cidades da região metropolitana, com exceção de Indaiatuba, que teve quatro mortes de janeiro até maio, sendo que houve uma mor-te em igual período de 2017. Cam-pinas, por exemplo, apresentou a maior queda, com 32% de redu-ção de vítimas.

Sumaré é o município com maior índice de roubo de cargas em 2018

Estupros e

roubos de

carga sobem

em Campinas

e região

Na média, os cinco

maiores municípios

da território acusam

aumento de 12,8% no

índice de violação

REPRODUÇÃO

STU volta a discutir

reajuste salarial de

1,5% com a reitoria

somente no final do

mês de julho

(10)

10

SEU VALOR

BRASIL

www.destakjornal.com.br

QUARTA-FEIRA

27.06.2018

POLIAMOR

PROIBIDO

CNJ proibiu cartórios de lavrar documentos que declarem união estável entre mais de 2 pessoas

+0,64%

IBOVESPA 71.404 pontos

-0,26%

EURO R$ 4,4043 INDICADORES FECHAMENTO 26.06.2018

+0,44%

DÓLAR COMERCIAL R$ 3,7980

Desgastados em pleno ano eleitoral por casos de corrup-ção, nomes do PT foram favoreci-dos em duas decisões proferidas ontem pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos fundadores do partido, José Dirceu, que estava preso des-de o dia 18 des-de maio por condes-dena- condena-ção na Operacondena-ção Lava Jato, conse-guiu liberdade. Já a investigada presidente da sigla, senadora Glei-si Hoffmann (PR), teve efeitos dos mandados de buscas e apreensão em seu gabinete cancelados.

A sessão extraordinária que de-cidiu a favor dos petistas foi con-vocada pelo recém-empossado como presidente da Segunda Tur-ma, ministro Ricardo Lewan-dowski. Na pauta, estava habeas corpus ingressado pela defesa de Dirceu, pedindo a suspensão da condenação de 30 anos por ter

re-cebidoproprina de R$ 12 milhões em propina da Engevix.

A defesa alegou que o cálculo da sentença, de mais de 30 anos de prisão, ainda pode ser revisto. Votaram favoráveis ao pedido Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Lewandowski. O relator da Lava Jato, Edson Fachin, chegou a pe-dir vistas, negada pelos ministros. Já a decisão que favoreceu Glei-si Hoffmann se deu com base em um questionamento do Senado sobre a competência do despacho, já que a petista tem foro privile-giado por ser senadora.

Os mandatos ocorreram na Operação Custo Brasil, que inves-tiga fraudes no contrato para ges-tão de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento.

Decisões do STF

dão respiro ao

PT por favorecer

nomes da sigla

O ex-tesoureiro do PP

João Cláudio Genu

também teve habeas

corpus para liberdade

concedido pela Corte

Ex-ministro do governo Lula estava preso na Papuda desde 18 de maio

FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

CAROLINA CRUZ

carolinacruz@destakdf.com.br

José Dirceu é liberado, e

a presidente nacional do

partido teve mandados

de busca e apreensão

cancelados pela Corte

Temer estuda buscar crianças

que estão em abrigos no EUA

O presidente da República Mi-chel Temer estuda a possibilidade de buscar as crianças brasileiras que estão em abrigos norte-ame-ricanos, após entrarem ilegalmen-te no país, com os pais.

A possibilidade foi levantada por Temer em encontro com o vice-presidente do EUA, Mike Pence, no Palácio do Itamaraty

ontem. Segundo o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Amaral, o americano agradeceu a oferta, mas não deu resposta so-bre a possibilidade de o governo enviar um avião para resgatar as crianças retidas no país.

Segundo o Amaral, há 51 crian-ças brasileiras em abrigos ameri-canos, separadas dos pais. Paulo (R$ 0,421), Rio de Janeiro

(R$ 0,408), Mato Grosso (R$ 0,402) e Paraná (R$ 0,40).

No Distrito Federal, a redução foi de R$ 0,394.

O corte anunciado pelo gover-no entrou em vigor gover-no dia 1º de junho e o di-retor-geral da ANP, Décio Oddone, esti-mou que a redução do preço poderia levar até 15 dias para che-gar aos consumidores.

DPDC: explicação

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Jus-tiça, deu um prazo de dez dias para as dis-tribuidoras apresen-tarem notas fiscais e justificarem por que os preços não refle-tem o desconto que receberam na refina-ria, subsidiado pelo governo.

Após esse período, estarão sujeitas as multas, que podem chegar a R$ 9 milhões. O aumento do pre-ço do diesel foi o esto-pim para a insatisfa-ção dos caminhoneiros, que du-rou 11 dias no mês passado.

Postos não repassam desconto integral do diesel, subsidiado pelo governo

Preço do diesel

cai, mas ainda

abaixo do valor

prometido

AGÊNCIA BRASIL

Três semanas após o acor-do entre governo e caminho-neiros, o preço do diesel na bom-ba segue em queda

pelo país, mas ainda não atingiu, em ne-nhum dos 27 Estados, os R$ 0,46 prometidos para pôr fim à greve.

Segundo análise dos números mais recen-tes do levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na média na-cional, houve um cor-te de R$ 0,375 no cus-to do combustível en-tre a semana passada (de 17 a 23 de junho) e a semana de 20 a 26 de maio. Como a paralisa-ção começou no dia 21, o preço de referência, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Carlos Marun, é o pra-ticado nesse dia. A ANP, entretanto, só possui levantamentos semanais.

O maior desconto nestas três semanas foi observado no

Ama-pá, de R$ 0,43, seguido por Piauí (R$ 0,423), Sergipe (R$ 0,422), São

DA REDAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Após 3 semanas do acordo com caminhoneiros, queda

média foi de R$ 0,375, abaixo dos R$ 0,46 esperados

CONFIRA O CORTE POR ESTADO AC AL AP AM BA CE DF ES GO MA MT MS MG PA PB PR PE PI RJ RN RS RO RR SC SP SE TO R$ 0,366 R$ 0,284 R$ 0,430 R$ 0,311 R$ 0,373 R$ 0,359 R$ 0, 396 R$ 0,3940 R$ 0,347 R$ 0,327 R$ 0,402 R$ 0,398 R$ 0,379 R$ 0,371 R$ 0,334 R$ 0,40 R$ 0,33 R$ 0,423 R$ 0,408 R$ 0,419 R$ 0,398 R$ 0,324 R$ 0,392 R$ 0,359 R$ 0,421 R$ 0,422 R$ 0,399

Trabalho

nos EUA vai

contar para

aposentadoria

Contagem de tempo de serviço deverá beneficiar 1,3 milhão no país

Os brasileiros que vivem de for-ma legal nos EUA vão poder so-mar os períodos de contribuição à Previdência desse país para atin-gir o tempo mínimo necessário à obtenção de aposentadorias por idade e invalidez e também pen-são por morte no Brasil. A medi-da faz parte de um acordo entre o Brasil e os EUA e passa a vigorar a partir de 1º de outubro.

A Previdência calcula que 1,3 mi-lhão de brasileiros serão beneficia-dos com a medida. Os americanos que vivem no país, estimados em 35 mil, também poderão usar o tempo de serviço no Brasil para pe-dir os benefícios no seu país.

Segundo o secretário de Previ-dência, Marcelo Caetano, o acor-do deverá favorecer os investi-mentos no Brasil.

PARA

FECHAR

Arrecadação de

impostos: melhor

maio em três anos

Caminhoneiros:

greve pode levar à

alta da taxa Selic

Relator quer votar MP

da tabela do frete na

próxima terça (3)

www.destakjornal.com.br

REPRODUÇÃO AGÊNCIA BRASIL

(11)

27.06.2018

QUARTA-FEIRA

SEU DESTAK

www.destakjornal.com.br

11

Argentina, que lamentou o ocorrido e disse esperar que não falte ao homem “coragem para que ele apre-sente suas devidas desculpas publicamente”. Ou seja, estão abrindo precedentes, não é? E da mesma maneira em que elogiamos o comportamento das torcidas japonesas, que dão show em educação ao recolher seu lixo após as parti-das (algo que deveria ser o usual, não é mesmo? Mas enfim...), aplaudimos também os senegaleses e grupo de... brasileiros! Isso mesmo! Vimos grupos vestidos com a inconfundível camisa

amarela, após jogo da Seleção Brasileira, fazendo uma verdadeira faxina após a vitória sobre a Costa Rica por 2 a 0, no estádio em São Petersburgo.

Se foram contagiados por bom exemplo, que sejamos sempre vítima desse mal. E que ele não fique apenas nos estádios da Rússia. Que as pessoas aqui recolham seus lixos das ruas. E que se chega-rem a cometer algum crime machista - ou homofóbico, ou racista, ou de qualquer outra natureza discriminatória -, que seja punido exemplar-mente por isso. É esse o legado que esperamos!

T

oda Copa tem seulegado. Ainda que em alguns países, como aconteceu no Brasil, que sediou o evento há quatro anos, sobrem estádios vazios e obras inaca-badas, também são inúmeras as experiências acumuladas. Mas podem também as nações trocar conhecimento e sair mais ricas de um acon-tecimento desta magnitude. Agora, nesta Copa da Rússia, tenho certeza de que não será diferente. Já temos visto, por exemplo, várias cenas de comportamento machista de brasileiros sendo flagrados em vídeos e que estão sendo alvo de críticas em todo o mundo. E são os próprios compatriotas, cheios de ver-gonha, que estão denunci-ando o comportamento destas pessoas. Segundo a Embaixada do Brasil na Rús-sia, foram vários pedidos de brasileiros pedindo a depor-tação do grupo envolvido em uma gravação que constran-gia uma jovem russa. Não chegamos tão longe, como nossos “hermanos”, que num caso semelhante expulsaram o argentino que constrangeu a russa em um vídeo de todos os jogos da Copa. Ele foi o primeiro torce-dor a ser punido com o bani-mento das partidas da Copa do Mundo por atos sexistas. A punição foi garantida pelo diretor nacional de segurança em eventos de futebol da Argentina e aplaudida pela Embaixada da Rússia na

Lições desta Copa

ERICK @infixntywar

Secara Argentina nãodeu muito certopessoal éuma seleçãoforte

Copa 2018

Assistir uma Copa do Mundo sem a Itália já é algo que se faz só por um grande favor à Copa. Se fôssemos ficar sem a Argen-tina ainda, aíjá não teria mais nem porque continuar assistindo.

CASSIANO RIGHI Via e-mail

Temer e

imigrantes

O presidente Temer teve a lhante ideia (ou tiveram a bri-lhante ideia por ele, mais pro-vável) de ir buscar as crianças retidas nos EUA, porque os pais foram detidos pela imigração como ilegais. Seria bom que ele tivesse um amigo próximo que o desaconselhasse a ir. Nada vai melhorar a popularidade dele a essa altura, e a chance de piorar não é uma possibilidade distante. Faria melhor em continuar como está: distante, esperando seu mandato-tampão acabar. FERNANDO LUCCA Via e-mail

CARTAS

DO LEITOR

140

DESTAKS

Sermos contagiados

por bons exemplos

das culturas que se

mesclam no evento,

isso sim é legado!

Para anunciar, ligue (11)3077-3600

Destak Brasil Editora S.A.

Diretor de Redação: Paulo Galdieri Editor-chefe: Vinicius Albuquerque Editor-adjunto: Rogério Barros Pinto Editor de Arte: Andre Marcondes Revisão: Kamila Queiroz. Redação e Depto Comercial:

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, 3° andar -Pinheiros - CEP 01452-000 São Paulo-SP. Fone: 3077-3600

Email: destak@destakjornal.com.br. Gráfica: Folha Gráfica (tel.: 11-3224-7712)

LIBRA

23/9•22/10

Surpresas em família ou em assuntos que envolvam sua moradia na parte da tarde! Você pode estar buscando mudar de casa, ou mudar alguma coisa dentro de sua casa.

ESCORPIÃO

23/10•21/11

Escorpiano, você estará mais comuni-cativo hoje, e ao mesmo tempo bem sincero, o que pode acarretar algu-mas surpresas. Se serão boas ou não, depende de você!

SAGITÁRIO

22/11•21/12

Boas surpresas no setor financeiro ou profissional hoje. Você olha para o futuro na busca por mudanças e sente uma imensa necessidade de fazer diferente, de inovar.

CAPRICÓRNIO

22/12•20/1

Você está bastante aberto a mudan-ças hoje e se sente bem com amiza-des ou em grupos que frequenta. Busque novas ideias que possam ser aplicadas no trabalho!

AQUÁRIO

21/1•19/2

Que tal começar o dia focando mais em sua espiritualidade ou com uma meditação? Você está mais intros-pectivo hoje, e pode precisar de algo para alimentar sua alma.

PEIXES

20/2•20/3

Você está bastante inventivo e cria-tivo! Suas ideias fervilham, então não tenha medo de pô-las para fora! Pode ter um bom envolvimento com ami-gos ou grupos que frequenta. oje a Lua entra em Capricórnio, e poderemos nos sentir

mais cobrados a colocar o trabalho em dia. O desejo por estabilidade aumenta. Nossa mente se volta para o futuro, e nos sentimos mais disciplinados também. Podemos nos distanciar um pouco do emocional e demonstrar até uma certa frieza com os outros – o que representa apenas defesa.

ÁRIES

21/3•20/4

Você se sente revigorado para mudar algo em sua carreira e, apesar de olhar para o futuro com mais con-fiança, pensamentos de estabilidade ainda podem confundi-lo.

TOURO

21/4•20/5

Hora de olhar para o futuro! Você sente uma necessidade forte de reno-var suas crenças limitantes e se tra-balhar internamente para vencer seus medos e bloqueios emocionais.

GÊMEOS

21/5•20/6

Você prefere reservar sentimentos e ficar focado no trabalho ou em sua rotina. Pode ter uma boa surpresa relacionada ao seu par ou a um dinheiro que está para receber.

CÂNCER

21/6•21/7

Seu afetivo e parcerias são tocados hoje, canceriano, você se sente mais afável com os outros e pode ter boas surpresas no período da tarde envol-vendo alguma dessas pessoas!

LEÃO

22/7•22/8

Bom dia para mudar sua rotina pes-soal e profissional. Bons papos com os colegas podem rolar, e se sentirá inspirado e entusiasmado para pro-mover essas mudanças com eles.

VIRGEM

23/8•22/9

Pode ter algumas surpresas no namoro ou com filhos hoje, virginiano! E, de toda forma, aproveite o dia para buscar seus talentos, e de repente até reaver velhos hobbies.

HORÓSCOPO

H

A opinião do colunista é livre, e não reflete necessariamente a posição do jornal

RENATA BAPTISTA EDITORA DO DESTAK RECIFE renata.destak@gmail.com

MEU DESTAK

FASES DA LUA

MÊS DE ANO Minguantedia 9, 08h20 Novadia 17, 10h11 Crescentedia 24, 12h35 Cheiadia 31, 21h51

FASES DA LUA JUNHO/JULHO DE 2018 Minguante dia 6, 4h51 Crescente dia 19, 16h52 Cheia dia 28, 1h54 Nova dia 12, 23h48

(12)

12

MUNDO

DIVERSÃO & ARTE

www.destakjornal.com.br

QUARTA-FEIRA

27.06.2018

27.06.2018

Justiça valida

lei imigratória

de Trump

JIM MATTIS NA CHINA

Secretário de Defesa dos EUA foi ao país para

buscar apoio para lidar com a Coreia do Norte. GRAMMYMAIS INDICADOS

O Grammy terá mais indicados nas principais categorias, após críticas sobre o escasso número de mulheres e representantes de minorias entre os vencedores.

te da instituição, John Roberts, a Suprema Corte considera que Trump apenas usou, de maneira legítima, suas prerrogativas em matéria de imigração.

O texto em questão é a 3ª versão de um decreto que provocou uma reação global, sancionado pela Casa Branca em 27 de janeiro de 2017, apenas uma semana depois da posse de Trump. Essa última versão fecha as fronteiras ameri-canas para cerca de 150 milhões de pessoas, de Iêmen, Síria, Líbia, Irã, Somália e Coreia do Norte.

Oposição

Com uma ferrenha oposição ao texto, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) tentou provar a existência de preconcei-tos antimuçulmanos da parte de Trump, lembrando de sua pro-messa de campanha de proibir a entrada de muçulmanos nos EUA. A Suprema Corte dos

Esta-dos UniEsta-dos validou ontem o decreto antimigratório de Donald Trump. Adotada por cinco votos contra quatro, a decisão ratifica o decreto, que proíbe a entrada em território americano, de modo permanente, de cidadãos de seis países de maioria muçulmana.

No Twitter, Trump disse que a decisão foi uma “tremenda vitó-ria” para o povo americano sobre a “histérica” oposição dos demo-cratas e da imprensa.

No texto redigido pelo

presiden-DA REpresiden-DAÇÃO

redacao@destakjornal.com.br

Suprema Corte ratifica

decreto que proíbe

cidadãos de seis países

de maioria muçulmana

de entrar nos EUA

Manifestantes protestam em frente à Corte, que deu aval ao banimento AFP

Tailândia: equipes mantêm

busca por crianças em caverna

As buscas para encontrar um grupo de 12 crianças e de seu trei-nador de futebol, presos em uma caverna inundada na região norte da Tailândia, prosseguiram ontem. Os trabalhos entraram ontem no terceiro dia desde o desapare-cimento. A meteorologia prevê mais chuvas, o que pode prejudi-car os esforços de resgate.

Mergulhadores do Exército tai-landês trabalhavam no fundo da caverna, onde a água atingiu em alguns setores até 5 m de altura após as chuvas dos últimos dias.

A poucos metros do local, os pais de 12 crianças presas organi-zaram uma oração. Alguns pais passaram a noite em barracas diante da caverna.

EM DEZ

SEGUNDOS

# TV PAGA

Minissérie

desvenda caso

de serial killer

Entre 1976 a 1986, uma série de assassinatos espalhou hor-ror por toda a Califórnia (EUA). Um criminoso estuprou mais de 50 mulheres e cometeu ao menos dez assassinatos. O caso move “O Assassinato de Golden State”, nova minissérie do canal Investigação Disco-very, que estreia nesta quarta-feira (27), às 22h20.

# 50 SÃO OS NOVOS 30

Personagem

revê sua vida

Com direção de Valérie Lemer-cier, que também produz e estrela o filme, “50 São os Novos 30” chega nesta quinta (28) aos cinemas. O longa conta a história de Marie-Fran-cine, mulher que, sem emprego e com 50 anos, é obrigada a voltar a morar com os pais. Até que conhece homem na mesma situação.

# ALÉM DO HOMEM

Escritor se

redescobre

Dirigido por Willy Biondani, que também assina o roteiro do longa ao lado de Eliseo Altu-naga e Daniel Tavares, “Além do Homem” estreia amanhã. Rodado no interior de Minas Gerais, conta a história do escritor brasileiro Alberto Luppo (Sergio Guizé), que vive em Paris e não tem vontade de voltar ao país. Quando retorna, se apaixona por Bethânia (Débora Nascimento) e redes-cobre sua própria identidade.

DIVULGAÇÃO

sa em que trabalha. Sentindo-se dentro dos padrões de beleza, co-meça a namorar, cresce profissio-nalmente e ganha uma autocon-fiança antes inexistente.

Mas a verdade é que ela conti-nua a mesma garota. Quando “cai a ficha”, entra a mensagem de au-toestima, aquela de nos aceitar-mos como soaceitar-mos, valorizando-nos pelo que temos de bom.

Nesse ponto, o roteiro acerta. Em tom de comédia, chega a tal mensagem de forma leve e des-contraída. Há sequências real-mente divertidas, principalmen-te na relação de Renee com Ethan (Rory Scovel), o namorado; ou Grant (Tom Hopper, de “Game of Thrones”), um de seus patrões.

Participações

A modelo Naomi Campbell faz uma participação especial. Outra atração no elenco é a veterana Lauren Hutton, de “Cerimônia de Casamento” (de Robert Altman, 1978) e “Gigolô Americano” (de Paul Schrader, 1980).

Amy Schumer vive Renee Bennett sob direção de Abby Kohn e Marc Silverstein

‘Sexy por

Acidente’ tem

mensagem de

autoestima

DIVULGAÇÃO

Como fazer uma crítica à pressão por padrões estabe-lecidos por mercados de todos os tipos, principalmente o da moda? Amy Schumer (indicada ao Glo-bo de Ouro pela atuação em “Des-compensada”, de 2015) tenta - e relativamente consegue - com “Sexy por Acidente”, que chega amanhã aos cinemas do país. A atriz estrela o longa e também é uma das produtoras.

Ela vive Renee Bennett, funcio-nária com baixa autoestima de uma rede de cosméticos. Após aci-dente na academia que frequen-ta, a moça pensa ter mudado fisi-camente e se transformado numa modelo como as que vê na

empre-JOSÉ NORBERTO FLESCH nflesch@destakjornal.com.br

Amy Schumer produz e

estrela a comédia, que

chega às salas amanhã

e expõe a importância

da valorização pessoal

Referências

Documentos relacionados

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Aos três dias de pós-operatório, o subgrupo Passiflora diferiu estatisticamente do subgrupo controle em três das dez variáveis histológicas comparadas: inflamação aguda (em

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

are positive in identifying relatively low levels of non-recognition of the relationship inhe- rent to violence and the health of women and, therefore of their confrontation by

Maria Constanza Rodriguez, Mara Eliza Gasino Joineau, Suelly Madeleine Santos de Lucca, Rosiane Tallevi, Sue Ellen de Souza, Gisele Barbosa, Angélica Vieira da Silva Bertoncello

However, while in the commercial entrepreneurship these pull motivations are more closely associated with extrinsic and hedonic motiva- tion ( Santos, 2012 ), i.e., there is a

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3