• Nenhum resultado encontrado

Óleo & Gás. Produtos e serviços relacionados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Óleo & Gás. Produtos e serviços relacionados"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Óleo & Gás

(2)

EXECUÇÃO DE SHAFTS PROFUNDOS EXECUÇÃO DE ESTACAS DE GRANDE DIÂMETRO OFFSHORE SONDA DE PERFURAÇÃO ONSHORE BRASBAUER PR110T1 P. 20 P. 8 CRAVAÇÃO DE ESTACAS SUBMERSAS PARA JAQUETAS GEOTECNIA AMBIENTAL PERFURAÇÃO DIRECIONAL DE GRANDE DIÂMETRO (HDD) ESCAVAÇÃO MECANIZADA DE TÚNEIS COM TBMs PIPELINE INSERTION SYSTEM P. 4 P. 10 P. 12 P. 18 P. 16 P. 14

Da exploração ao refino

Líder nas atividades de Engenharia Geotécnica, o Grupo Brasfond extende a aplicação de seu know-how tecnológico para o mercado de Óleo & Gás.

A partir das atividades de fundação e infraestrutura até o desenvolvimento de equipamentos próprios, a cultura de inovação do Grupo Brasfond permite desenvolver soluções que superam todos os desafios encontrados, com recordes de desempenho e rigorosos padrões de qualidade e segurança. INSTALAÇÃO DE DUTOS PARA TRANSPORTE

DE GÁS, PETRÓLEO E DERIVADOS FUNDAÇÕES ESPECIAIS OFFSHORE PARA PLATAFORMAS DE EXPLORAÇÃO GEOTECNIA AMBIENTAL

FABRICAÇÃO DE SONDAS DE PERFURAÇÃO

4 14 18 20

(3)

EXECUÇÃO DE SHAFTS PROFUNDOS EXECUÇÃO DE ESTACAS DE GRANDE DIÂMETRO OFFSHORE SONDA DE PERFURAÇÃO ONSHORE BRASBAUER PR110T1 P. 20 P. 8 CRAVAÇÃO DE ESTACAS SUBMERSAS PARA JAQUETAS GEOTECNIA AMBIENTAL PERFURAÇÃO DIRECIONAL DE GRANDE DIÂMETRO (HDD) ESCAVAÇÃO MECANIZADA DE TÚNEIS COM TBMs PIPELINE INSERTION SYSTEM P. 4 P. 10 P. 12 P. 18 P. 16 P. 14

(4)

Seguindo a filosofia de sempre apresentar a solução ideal para qualquer desafio enfrentado na engenharia do subsolo, a Brasfond desenvolveu e patenteou uma nova tecnologia de inserção de tubos, composta de um equipamento “pipeline inserter”, com sistema de suporte da tubulação e solda automatizada. O PIPELINE INSERTION SYSTEM tem patente mundial US 8,727,666 B2.

Os dutos normalmente se estendem em grandes extensões, cujos comprimentos contínuos podem chegar até 9 km. Podem ainda ser instalados concomitantemente a escavação do túnel. Em casos de túneis de seções pequenas (mini – túneis) a tubulação é inserida sem a necessidade da presença de mão de obra.

PIPELINE INSERTION SYSTEM

VaNTaGENS Da TEcNOLOGIa

• Sistema automatizado que permite o controle da qualidade da tubulação e monitoramento em qualquer lugar;

• Utilização de raio laser para manter a precisão correta do posicionamento e alinhamento durante a execução; • Sensores de controle da verticalidade e horizontalidade; • Inserção de colunas de dutos contínuos dentro de túneis de

grandes e pequenos diâmetros (mini-túneis);

• Inserção em valas subterrâneas (obras especiais) em obras de Pipeline;

• Adaptabilidade das colunas de dutos em função da geometria do túnel;

• Possibilidade de retirada da coluna de dutos do túnel para manutenção preventiva;

• Inserção em extensões contínuas de coluna com até 9km e 42’’ ; • Os suportes metálicos fixados ao longo do túnel permitem

absorver a flexibilidade da tubulação a ser inserida, como também as curvas e deflexões (desvios) ocorridas durante a fase construtiva do túnel;

• Em caso de tuneis escavados pela técnica “Drill and Blast”, a região de fixação dos suportes é previamente regularizada através da aplicação de argamassa.

(5)
(6)

METODOLOGIa DE INSERçãO DE DuTOS EM TúNEIS E GaLERIaS SubTERRâNEaS DE GRaNDES ExTENSõES:

INSTALAÇÃO DE DUTOS PARA TRANSPORTE DE GÁS, PETRÓLEO E DERIVADOS - pipeline insertion system

1. Instalação de gabaritos metálicos a cada 12 metros, com utilização de perfuratrizes pneumáticas, sem o uso de eletricidade.

2. A coluna de dutos é preparada e soldada na parte externa do túnel com sistema automático.

3. Inicia-se o processo de inserção da coluna de dutos.

4. A coluna de dutos desliza sobre roldanas. Sistema monitorado.

5. O processo de inserção é monitorado eletronicamente com parâmetros em tempo real.

6. Coluna de dutos sendo inserida.

(7)

1. Preparação e soldagem da coluna com sistema automático.

2. Instalação da coluna de dutos sobre roldanas e cavaletes externos.

3. Lançamento da coluna em vala, em etapas, com utilização de side boom.

4. Soldagem das sequências de colunas em valas preparadas (tie-in).

1. Instalação de coluna com apoio de tambores para flutuação.

2. Travessia da coluna de dutos até o ponto desejado.

3. Retirada dos tambores e consequente lançamento da coluna no fundo da vala.

METODOLOGIa DE LaNçaMENTO DE DuTOS EM VaLaS a céu abERTO:

(8)

METODOLOGIa ExEcuTIVa

ExEcuçãO DE ShafTS PROfuNDOS

A Brasfond introduziu recentemete no Brasil uma tecnologia inédita de perfuração de Shafts Profundos denominado “Blind Shaft”. Este método, ao contrario do processo “Raise Boring”, executa o alargamento do Furo Piloto a partir da superfície, ou seja, de cima para baixo, o que dispensa a existência prévia de túnel ou de galeria no extremo inferior da perfuração, propiciando numa diminuição significativa do prazo da obra. Rápido e Seguro, o Blind Shaft atinge profundidades superiores à 800 metros e diâmetros até 8,00 metros, alargados em uma única fase.

A utilização de motores de fundo (Rotary Vertical Drilling System) de ultima geração na perfuração do Furo Piloto, confere ao processo uma capacidade única na manutenção da verticalidade do furo, obtendo resultados inferiores à 0,10% de desvio vertical.

A execução do Shaft pelo processo de circulação reversa (air-lift) utiliza apenas água como fluido de perfuração, o que elimina qualquer transgressão ao meio ambiente, uma vez que o material proveniente da escavação poderá ser utilizado como agregado ou mesmo descartado em locais próximos à praça de trabalho.

A primeira etapa da execução da obra é a consolidação do maciço rochoso no entorno do eixo a ser perfurado, através da injeção de cimento sob alta pressão, cujo objetivo é o de diminuir as falhas ou fraturas da rocha, para que não haja perda de eficiência do processo de circulação reversa (air-lift).

A execução do Shaft segue com a perfuração de um Furo Piloto até a profundidade de projeto e em seguida este furo é alargado para o diâmetro desejado, através do uso de brocas especiais, acopladas a uma sonda de alta capacidade de torque e de içamento (350 toneladas).

Vista da obra INSTALAÇÃO DE DUTOS PARA TRANSPORTE DE GÁS, PETRÓLEO E DERIVADOS

(9)

GaSTau / GasodutoTaubaté-caraguatatuba cliente: Petrobras

Localização: Paraibuna / SP

características: Construção dos poços com 540 metros de profundidade

e 1,70 metro de diâmetro e montagem de dutos e poço de ventilação.

caSO DE ObRa:

Escavação da perfuração até o topo rochoso Descida da coluna de dutos

Execução do furo piloto Detalhe da broca especial

(10)

EScaVaçãO MEcaNIzaDa DE

TúNEIS cOM TbMs

A BTC, empresa do Grupo Brasfond, executa escavação de túneis de até 4 metros de diâmetro em solo e rocha para obras de saneamento básico (interceptores e coletores-tronco), geração de energia (adução), túneis Rodoferroviários, Metroviários, mercado de O&G, entre outros.

A redução dos prazos de construção das obras de túneis através do emprego de Tuneladoras e a consequente diminuição dos custos, iniciam uma nova fase na construção civil brasileira. Os processos e técnicas construtivas anteriormente utilizadas, como “Drill and Blast”, abrem espaço de forma definitiva para o processo Não Destrutivo Mecanizado - processo limpo e sem nenhuma agressão ou impacto ao Meio Ambiente.

O método “Tunnel Boring Machine” hoje mundialmente utilizado tornou-se obrigatório em vários países europeus em vista das inúmeras vantagens, principalmente quanto à segurança e a integridade dos trabalhadores. Isso sem contar o fato de viabilizar a implantação de túneis em quaisquer tipos de litologia seja rocha branda ou as mais duras existentes na natureza.

Vista esquemática da tuneladora

Vista da tuneladora no site Sistema pipe-jacking

(11)

Fabricação de TBM sob encomenda

(12)

PERfuRaçãO DIREcIONaL

DE GRaNDE DIâMETRO (hDD)

A Perfuração Direcional de Grande Diâmetro (HDD) é o processo no qual atravessam-se dutos ou cabos sob grandes áreas (construídas ou não) sem a necessidade de abrir-se valas, sendo um processo não destrutivo.

Como principais vantagens de sua utilização destacam-se a precisão na execução da obra e o baixo índice de impacto ambiental.

METODOLOGIa ExEcuTIVa

A metodologia executiva da HDD é baseada em três principais etapas:

1. Execução do furo piloto

2. alargamento do furo

3. Instalação da coluna (pullback)

Detalhe da broca de perfuração

O furo piloto é executado através de um equipamento hidrostático de alta pressão que possui uma broca de perfuração dotada de sistema com direcionamento monitorado por sensores eletromagnéticos. Durante toda a perfuração utiliza-se lama bentonítica, tendo como finalidade manter a perfuração estável enquanto é feita a remoção do material perfurado por circulação reversa.

Após a execução do furo piloto, troca-se o conjunto de perfuração por uma broca alargadora (reamer), que retorna no mesmo furo em sentido contrário, alargando-o até o diâmetro pré-determinado. O alargamento do furo é realizado gradativamente, em etapas. A lama bentonítica é constantemente bombeada para reduzir o atrito e garantir a estabilização da perfuração. Devem ser utilizados centralizadores à frente e após o reamer, a fim de garantir seu alinhamento no furo.

A coluna a ser puxada deve ser montada previamente sobre roletes, em espaço livre linear de distância equivalente à distância perfurada. Nesta etapa é utilizado um dispositivo chamado swivel, situado entre a tubulação e o alargado, conectado às hastes de perfuração. O swivel tem como finalidade evitar a rotação da tubulação durante o processo de puxamento.

Detalhe da broca alargadora (reamer)

Detalhe da conexão da tubulação

(13)

Perfuratriz executando o furo piloto

Broca alargadora Início do puxamento da tubulação Tubulação a ser instalada

Instalação da tubulação

Saída do furo piloto Perfuração durante o alargamento

Instalação do Gasoduto urucu-Manaus

cliente: Consórcio Gasoduto Amazônia/ Tomador final: Petrobras Localização: Manacapuru/ AM

características da obra: Execução de perfurações dirigidas com diâmetro até

36’’ para travessia de tubulação de 20’’ + 4’’.

(14)

ExEcuçãO DE ESTacaS DE

GRaNDE DIâMETRO

O Grupo Brasfond executa fundações especiais para portos, pontes e terminais offshore, utilizando estacas escavadas de grande diâmetro, com camisas metálicas perdidas ou recuperadas, e equipamentos embarcados ou não.

O uso desse tipo de estacas se difundiu largamente pela facilidade e rapidez de execução e pela adaptabilidade a diversos tipos de terreno, bem como o imediato conhecimento visual do material escavado. As estacas escavadas podem atingir profundidades acima de 100 metros, em solo e rocha.

FUNDAÇÕES ESPECIAIS OFFSHORE PARA PLATAFORMAS DE EXPLORAÇÃO

METODOLOGIa ExEcuTIVa

Cada projeto desenvolvido requer soluções específicas para desafios propostos, porém a metodologia básica de execução de uma estaca escavada offshore segue a ordem abaixo:

1. Cravação de camisa metálica com utilização de martelo hidráulico ou vibratório;

2. Escavação do solo com perfuratriz hidráulica dotada de sistema de circulação reversa; 3. Limpeza da escavação com air-lift; 4. Instalação

(15)

Terminal flexível de GNL Local: Rio de Janeiro/ RJ

cliente: Carioca Christiani Nielsen Engenharia S/A

característica da Obra: Execução de estacas escavadas em solo e rocha com D=800mm. caSO DE ObRa:

Perfuratriz hidráulica escavando em rocha Perfuratriz escavando e preparação da próxima estaca a ser escavada Instalação da perfuratriz hidráulica

(16)

cRaVaçãO DE ESTacaS SubMERSaS

PaRa jaquETaS

O Grupo Brasfond executa cravação de estacas offshore com utilização de martelo hidráulico IHC, adequado para todos os tipos de estacas, sejam de concreto ou metálicas, para jaquetas de plataforma de exploração de petróleo e gás.

Esse serviço é executado pela Brasfix Fundações Especiais, empresa do Grupo Brasfond.

Plataforma de exploração de gás natural - campo de Peroá Local: São Roque de Paraguaçu/ BA

cliente: Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A

característica da Obra: Cravação de estacas de 89,00m de comprimento para jaqueta de plataforma. caSO DE ObRa:

Posicionamento da jaqueta FUNDAÇÕES ESPECIAIS OFFSHORE PARA PLATAFORMAS DE EXPLORAÇÃO

(17)

Posicionamento da jaqueta

A utilização do martelo hidráulico permite execução confiável, eficiente e segura da cravação de estacas onshore e offshore.

Eficiência e Monitoramento em tempo real

Todas as funções do martelo hidráulico IHC S-280 são controladas e monitorados eletronicamente em tempo real. Isto permite definir a energia de impacto ideal para cada projeto.

Ambientalmente responsável

O martelo hidráulico S-280 pode operar utilizando óleo biodegradável e sua redução de ruído é otimizada.

Dados operacionais

Pesos

Dimensões

Dados hidráulicos

Energia máxima de golpe na estaca Energia mínima de golpe na estaca Taxa de golpes com a máxima energia

280 kNm 28 kNm 45 bl/min

Soquete

Martelo completo 13.6 ton30.5 ton

Comprimento do martelo 10390 mm

Fluxo de óleo 800 l/min

caRacTERÍSTIcaS DO MaRTELO hIDRÁuLIcO Ihc S-280:

Instalação da estaca metálica

(18)

Os países industrializados possuem um legado ambiental de contaminação, reconhecidos atualmente como passivos ambientais, necessitando de ações que resgatem uma área contaminada, a uma condição ambientalmente segura à saúde humana e ao ecossistema.

Diversas tecnologias foram desenvolvidas para recuperação de áreas contaminadas, sendo amplamente difundidas pelo mundo para a minimização dos passivos ambientais. A Geotecnia Ambiental é entendida como o ramo da Geotecnia que trata da proteção ao meio ambiente contra impactos antrópicos.

Em busca de oferecer trabalhos com a mais alta qualidade e tecnologia, a Brasfond firmou acordo de cooperação técnica com a GeoSolutions, empresa americana reconhecida e detentora de know-how na aplicação de geotecnia de subsolo para áreas contaminadas.

As principais técnicas para atendimento de problemas de descolamento de fluidos são as seguintes: cONTENçãO hIDRÁuLIca

A contenção hidráulica é realizada através da construção de paredes impermeáveis verticais, cujo objetivo é conter o deslocamento das águas subterrâneas, seja a montante ou a jusante da área contaminada, evitando desta forma o espalhamento da contaminação.

TEcNOLOGIaS: • Cutter Soil Mixing • Hidrofresa

• Parede Diafragma Plástica • Jet Grouting

aPLIcaçõES:

• Contenção hidráulica de plumas de contaminação • Geoconfinamento de áreas contaminadas

• Estabilização/solidificação in situ de áreas contaminadas • Barreiras Reativas

• Funnel and Gate

VaNTaGENS: • Rapidez na instalação • Geração mínima de resíduos • Profundidades elevadas de instalação • Controle de qualidade on line • Perfuração em solos resistentes e rocha

Imagens de propriedade da Brasfond. Todos os direitos reservados.

GEOTEcNIa aMbIENTaL

(19)

baRREIRaS REaTIVaS

Trata-se de uma técnica “in situ” de remediação passiva de destruição de massa contaminante, composta de uma trincheira drenante preenchida por material reativo. Esta tecnologia já foi aplicada com sucesso em diversas áreas industriais. No mercado norte americano é uma das tecnologias de maior preferência em função do seu custo operacional reduzido e alta eficiência na remediação de áreas contaminadas.

fuNNEL aND GaTE

Combinação das técnicas de contenção hidráulica e de barreiras reativas, caracteriza-se por direcionar a pluma de contaminantes presentes na água subterrânea para uma zona reativa que realizará a destruição da massa contaminante.

Imagens de propriedade da Brasfond. Todos os direitos reservados. Imagens de propriedade da Brasfond. Todos os direitos reservados.

(20)

A Brasbauer, empresa do Grupo Brasfond criada a partir de joint venture da Brasfond com a alemã Bauer, oferece a seus clientes do setor de óleo & gás soluções inovadoras e customizadas, conforme especificações requeridas.

A sonda PR 110 T1 é totalmente produzida no Brasil, em fábrica localizada em Guarulhos/SP, atendendo a política de conteúdo local.

É montada sobre semi-reboque exclusivo acionado hidraulicamente, super single range III, de movimentação rápida. Seu desenvolvimento e produção seguem os princípios de segurança, proteção ambiental, eficiência, confiabilidade e qualidade.

Maior disponibilidade da sonda, excelente atendimento técnico local e disponibilidade de peças garantida aumentam a eficiência da sonda e da equipe de operação.

SONDa DE PERfuRaçãO ONShORE

bRaSbauER PR 110 T1

Eliminação de trabalhos em altura (não há torrista e os sistemas são auto-eleváveis), operações hands-off, sistemas anti-colisão e equipe de operação reduzida proporcionam o mais alto nível de segurança.

Prof. máx. perfuração (aprox.): 2.500 m Carga máx. no gancho: 110 tn

Altura total: 26 m

FABRICAÇÃO DE SONDAS DE PERFURAÇÃO

VaNTaGENS DO EquIPaMENTO:

INfORMaçõES TécNIcaS:

Mastro telescópico e subestrutura sobre rodas

(21)
(22)
(23)

SERVIçOS:

cERTIfIcaçõES:

O grupo apresenta uma extensa variedade de técnicas e metodologias especializadas, além da capacidade de identificar soluções inovadoras, proporcionando aos clientes um atendimento diferenciado e eficaz, focado em critérios rigorosos de qualidade e segurança.

Estacas escavadas de grande diâmetro em solo e rocha Parede diafragma

Estaca barrete Estaca hélice contínua Estaca raiz

Jet grouting

Tratamento de maciços para execução de túneis Tirantes

Melhoramento de solos Drenos verticais Vibrocompactação Colunas de brita

CERTIFICAÇÃO ISO 9001 CERTIFICAÇÃO OHSAS 18001 CERTIFICAÇÃO ISO 14001

O Grupo Brasfond tem mais de 50 anos de experiência em

desenvolvimento e aplicação das mais modernas e inovadoras

tecnologias para qualquer tipo de obra de engenharia geotécnica.

Mistura de solo in situ (CSM)

Prova de carga estática e instrumentada sobre estacas Hidrofresa

Geotecnia ambiental

Estacas escavadas offshore para pontes, portos e piers Cravação de estacas de concreto ou metálicas

Cravação de estacas submersas para jaquetas de plataforma Cravação de estacas prancha

Perfuração direcional de grande diâmetro (HDD)

Escavação mecanizada de túneis com TBMs em solo e rocha Execução de shafts profundos até Ø 7,00m e C 1.000m Pesquisa Mineral

Estacas escavadas de grande diâmetro em solo e rocha Parede diafragma

Estaca barrete Estaca hélice contínua Estaca raiz

Jet grouting

Tratamento de maciços para execução de túneis Tirantes

Melhoramento de solos Drenos verticais Vibrocompactação Colunas de brita

Mistura de solo in situ (CSM)

Prova de carga estática e instrumentada sobre estacas Hidrofresa

Geotecnia ambiental

Estacas escavadas offshore de grande diâmetro para pontes, portos e piers Cravação de estacas de concreto ou metálicas com martelo hidráulico ou vibratório Cravação de estacas submersas para jaquetas de plataforma de petróleo Cravação de estacas prancha

Perfuração direcional de grande diâmetro (HDD) Escavação mecanizada de túneis com TBMs em solo e rocha Execução de shafts profundos até Ø ≤ 7,00m e C ≤1.000m Pesquisa Mineral

(24)

an te do C atálogo de S er viç os da B rasf ond F undaç

ões Especiais S/A. ©

Todos os dir eit os r eser vados . 07/2014

Rua Olimpiadas, 194 - 2º/8º/9º/13º Andares Vila Olímpia - São Paulo / SP - Brasil CEP. 04551-000 brasfond@brasfond.com.br Phone: + 55 11 3028-9800

Fax: + 55 11 3028-9811

Referências

Documentos relacionados

Enquanto os sistemas de iluminação para as estradas da classe C precisam de encontrar uma uniformidade mínima da luminância na superfície da estrada, a maioria dos outros critérios

Ao longo dos capítulos, foram trabalhados os seguintes objetivos específicos: (i) estabelecer e explorar as relações entre o meio ambiente e a economia e buscar

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO a necessidade de estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades

Tratando do aspecto estratégico e da desvalorização do saber docente, Tardif, et al (1991) concluem que essa relação é, no mínimo, ambígua. Ao mesmo tempo em que se evidencia

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

Elateridae representa um grande grupo da ordem Coleoptera, tendo várias espécies muito comuns (borror & D elong 1969). A presença de famílias de hábitos variados,