• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA PROFº GUSTAVO SILVA LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE GLOBALIZAÇÃO E FONTES DE ENERGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA PROFº GUSTAVO SILVA LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE GLOBALIZAÇÃO E FONTES DE ENERGIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

____________________________________________________________________________________ GEOGRAFIA – PROFº GUSTAVO SILVA

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE GLOBALIZAÇÃO E FONTES DE ENERGIA 1) Observe a imagem a seguir e faça o que se pede:

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:

a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.

c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.

d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

2) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.

d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

3) Observe a imagem a seguir e faça o que se pede:

Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a "Globalização", a qual impacta de forma negativa: a) na mão de obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.

b) nos países desenvolvidos, aumentando o crescimento populacional. c) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos. d) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da "exclusão social".

e) na mão de obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem vertiginosamente.

4) O controle de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais claros sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos

(2)

____________________________________________________________________________________

controlam a fatia predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes países em desenvolvimento, especialmente a China.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.385.

A tendência atual, no contexto da globalização econômica das relações internacionais, é caraterizada pela concretização de um paradigma mundial, representado:

a) Pelo aumento da diferença entre os países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos pelo domínio de novas tecnologias. b) pela fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais se deslocam para polos comerciais de economias emergentes.

c) pela nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação dos recursos naturais.

d) pelo fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem econômica informacional, eminentemente não oligopolizada.

e) pelo crescente fluxo de capitais e informações, distribuído homogeneamente pelo globo terrestre.

5) “Atualmente, com a globalização da economia, a situação dos trabalhadores assalariados está se deteriorando cada vez mais. Intensifica-se a abertura ou a transferência de filiais de empresas para países onde os salários são mais baixos e a legislação trabalhista é mais flexível, em detrimento dos trabalhadores.”

(MOREIRA, João Carlos. Geografia. São Paulo: Scipione, 2005. p. 444.)

Assinale entre as alternativas abaixo aquela que reflete a situação dos trabalhadores no mundo globalizado:

a) A participação da população economicamente ativa no mercado de trabalho envolve, cada vez mais, a necessidade de investimentos em escolas profissionalizantes e universidades, com grande grau de qualificação profissional, com exceção dos empregos no setor terciário.

b) Há sobra e falta de emprego ao mesmo tempo, dependendo da qualificação da mão de obra e do acesso às escolas pela maioria da população economicamente ativa. Muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação exigida para o cargo.

c) Os assalariados dos países pobres têm uma participação mais favorável na renda nacional auferida, pois podem ser despedidos sem encargos muito grandes para as empresas e substituídos rapidamente por outros.

d) O investimento em robotização e informática nas grandes empresas leva ao desemprego estrutural, fortalecendo a ação dos sindicatos e a força dos empregados menos qualificados em negociações trabalhistas.

e) O desemprego não é um dos maiores problemas do mundo atual. Entre os países desenvolvidos, o que tem provocado discussões em encontros do G-8, no Fórum Econômico Mundial, é a procura de trabalhadores imigrantes para seus postos de trabalho.

6) Leia a frase para responder à questão.

Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.

A descrição revela o fenômeno da: a) conurbação.

b) metropolização. c) globalização. d) revolução industrial. e) Neoliberalismo.

7) A ideia de que o governo deve reduzir os gastos sociais, vender as empresas estatais e abrir o mercado nacional para a livre-entrada e circulação de bens, empresas e capitais estrangeiros, corresponde a que doutrina ideológica? a) Socialismo

b) Capitalismo c) Neoliberalismo d) Globalização

(3)

____________________________________________________________________________________

8) Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Processo esse que é acompanhado por uma intensa revolução nas tecnologias de informação e comunicação, computadores e televisão.

São características da globalização, exceto:

a) É marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonalds, por exemplo, possui 18 mil restaurantes em 91 países.

b) As transnacionais instalam suas fábricas em qualquer lugar do mundo onde existam as melhores vantagens fiscais, mão de obra e matérias-primas baratas. Essa tendência leva a uma transferência de empregos dos países ricos - que possuem altos salários e inúmeros benefícios - para as nações industriais emergentes.

c) A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Nessa reestruturação estão sendo eliminados vários postos de trabalho, tendência que é chamada de desemprego estrutural.

d) O fim de milhares de empregos, no entanto, é acompanhado pela criação de outros pontos de trabalho. Novas oportunidades surgem, por exemplo, na área de informática.

e) Caixas automáticos tomam o lugar de caixas de bancos, fábricas robotizadas dispensam operários, escritórios informatizados prescindem datilógrafos e contadores. Nos países subdesenvolvidos e pobres, o desemprego também é causado pelo deslocamento de fábricas para os países desenvolvidos.

9) Uma das principais consequências do processo de Globalização são as migrações internacionais que provocam a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:

a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos. b) na migração sazonal de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação. c) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.

d) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países. e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável pela morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais. 10 ) "O atual processo de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista.(...) Só que agora essa expansão - e esse é o dado novo – pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra.(...) A farda agora é o terno e a gravata, pelo menos para os novos "executivos generais". As novas armas são agilidade e eficiência(...)."

Dois fatores que explicam o caráter de agilidade nessa nova fase da expansão capitalista, em que o poder é exercido também pelo mercado, são:

a)comércio diversificado de produtos agrícolas – privatização do setor de serviços b)expansão na circulação de mercadorias – recuo das migrações internacionais c)controle de informações – produtividade ampliada das empresas estatais d)avanço nos meios de comunicação – desenvolvimento dos transportes

(4)

____________________________________________________________________________________

TEIXEIRA et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

Com o avanço do consumo como lógica de expansão capitalista, a demanda por energia tende a crescer em todo o mundo. A partir da análise do gráfico, é correto inferir que a(o)

a) estabilização do crescimento da população assegurará o decréscimo da utilização de petróleo. b) consumo gradativo do combustível fóssil possibilitará a equalização do acesso ao recurso no mundo.

c) relação direta entre natalidade e utilização energética permitirá o controle de crises nos formigueiros humanos. d) ampliação gradual do uso do hidrocarboneto revelará a inserção crescente da população no circuito consumista. e) limitação espacial das reservas de petróleo impedirá a expansão industrial nas áreas economicamente desenvolvidas.

12) Gerar energia é, atualmente, uma das necessidades fundamentais do mundo contemporâneo. Observe o gráfico a seguir.

(http://sciences blogs.liberation.fr) Considerando-se o atual contexto econômico mundial e a leitura do gráfico é correto afirmar que o consumo de energia

a) da China apresentou forte crescimento pois, apesar de baseado no carvão mineral, tem sido impulsionado pela expansão da indústria e diversificação das fontes de energia utilizadas.

b) dos Estados Unidos tem apresentado ligeiro declínio devido ao compromisso do governo estadunidense em cumprir as metas do Protocolo de Quioto de redução da poluição.

(5)

____________________________________________________________________________________

c) da União Europeia manteve-se estável no período porque vários membros do bloco têm encontrado dificuldades de importar o gás natural da Rússia.

d) dos Estados Unidos e da União Europeia tem se mantido em queda devido às constantes crises geopolíticas que ocorrem no Oriente Médio, principal fornecedor de petróleo.

e) do Japão está em declínio desde o início do século XXI porque o país tem fechado sistematicamente as usinas nucleares, optando pelas termelétricas.

13)

A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.

Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada, sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:

a) matriz elétrica limpa b) perfil climático favorável

c) densidade demográfica reduzida d) desenvolvimento tecnológico avançado

14) Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.

O _________ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _______. É um dos principais responsáveis pela __________, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.

a) carvão mineral – norte – chuva ácida b) petróleo – sul – poluição dos oceanos c) petróleo – sul – chuva ácida

d) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos e) petróleo – norte – chuva ácida

15) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.

a. biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região. b. hidrogênio, usado como célula combustível.

c. biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano. d. carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.

e. energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.

16) Analise as proposições acerca da produção mundial de petróleo.

(6)

____________________________________________________________________________________

I. A sua utilização como fonte de energia iniciou em 1859, na Pensilvânia – EUA, quando Edwin Drake encontrou petróleo e passou a comercializá-lo com as cidades para ser utilizado na iluminação pública.

II. A bacia de Campos no Rio de Janeiro possui as maiores reservas de petróleo do Brasil.

III. A Arábia Saudita é o país que mais exporta petróleo, e os EUA o país que mais importa petróleo. IV. A Venezuela tem uma produção maior de petróleo que o seu consumo.

V. A partir da década de 80, houve um aumento da produção de petróleo no Brasil e uma consequente diminuição da dependência externa.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

17) Os gráficos mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.

A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que

a) no contexto da produção energética mundial, entre os dois momentos analisados, a energia nuclear teve uma diminuição em seus índices porque sua construção e operação apresentam altos custos, com elevada emissão de gases de efeito estufa.

b) atualmente, a fonte de energia renovável que mais aumenta a produção é a eólica, devido ao funcionamento mais limpo e mais confiável, apesar da média emissão de gases.

c) a grande queda na produção de energia a partir do petróleo ocorreu nesse período devido à redução das reservas petrolíferas mundiais e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias de energias não renováveis como a geotérmica e o biocombustível.

d) o rápido aumento da produção de energia de fontes não-renováveis, como a solar, hidráulica, marés, correntes marítimas e biomassa deve-se ao fato de não gerarem poluição e risco de grandes acidentes.

e) a redução de energia produzida pelo carvão mineral deve-se, entre vários fatores, ao fato de provocar elevada emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a ocorrência de chuva ácida.

18) Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:

a) Energia Gravitacional. b) Energia Geotérmica. c) Energia das Marés. d) Energia Fóssil.

(7)

____________________________________________________________________________________

19) “Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, ressalta o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi, em matéria publicada em 12/12/2004 no site http://www.comciencia.br.

Dentre as fontes de energia indicadas abaixo, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.

a) construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)

b) construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio c) geração de energia a partir dos ventos (eólica)

d) utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa) 20)

A análise dos gráficos e os conhecimentos sobre o consumo de energia no mundo e no Brasil permitem concluir:

(01) A maior parte da energia utilizada no planeta origina-se de fontes não renováveis e poluentes, sendo que grande parte das reservas conhecidas de petróleo está concentrada em alguns países do Oriente Médio.

(02) O petróleo responde por 43% da matriz energética mundial, e a demanda global tende a aumentar nos próximos anos, induzindo que tecnologias mais modernas precisarão atingir as áreas de difícil acesso na Sibéria e nas profundidades oceânicas.

(04) Os Estados Unidos são responsáveis pela maior parte do consumo mundial de petróleo, graças a suas imensas reservas, capazes de abastecer o país nas próximas décadas.

(08) O Brasil, ao atingir a autossuficiência em petróleo e em gás natural, não importa mais combustíveis, estando com capacidade para produzir sua própria energia.

(16) O expressivo consumo de energia solar e eólica no mundo e no Brasil, demonstrado no gráfico, traduz a eficácia dos programas implementados a partir da assinatura do Protocolo de Kyoto.

As Alternativas corretas somam a) 03 b) 06 c) 12 d) 20 e) 24

(8)

____________________________________________________________________________________

GABARITO

1-A 5-B 9- D 13-D 17-E

2-B 6-C 10-D 14-A 18-B

3-D 7-C 11-D 15-D 19-C

Referências

Documentos relacionados

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

Documento assinado digitalmente, conforme MP nº 2.200-2/2001, Lei nº 11.419/2006, resolução do Projudi, do TJPR/OE Validação deste em https://projudi.tjpr.jus.br/projudi/

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

6.2.1 A avaliação socioeconômica visa priorizar as (os) candidatas (os) cujos os perfis socioeconômicos mais se adequam aos estudantes que o Galt Vestibulares

“Disciplina que encorpora a ciência e a tecnologia do projeto, construção, implementação e manutenção de componentes de hardware e software de sistemas

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem