• Nenhum resultado encontrado

ANEXO XIII - PROJETO BÁSICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO XIII - PROJETO BÁSICO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Contratação de Serviços de Engenharia para Instalação de Novos Pontos de IP e Complementação da Eficientização do Sistema de Iluminação Pública de Porto Alegre

ANEXO XIII - PROJETO BÁSICO

1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Básico tem por objetivo a contratação dos Serviços de Engenharia para Instalação de Novos Pontos de Iluminação Pública e também para Complementação da Eficientização do Sistema de Iluminação Pública de Porto Alegre, considerando equipamentos com tecnologia eficientes, de acordo com a padronização de materiais desta SMOV/DIP.

A meta deste projeto compreende a substituição e complementação dos pontos de iluminação pública, de acordo com a relação de tipos de serviços em planilha orçamentária e projetos anexos, existentes nos logradouros públicos de Porto Alegre (ruas, becos, acessos, passagens, avenidas, travessas, praças, parques, viadutos, etc.).

1.1) Para orçamento e posterior execução das obras em questão, deverão ser considerados todos os itens deste “Projeto Básico” e documentos anexos.

1.2) Todos os materiais necessários para a execução dos serviços propostos serão fornecidos pela empresa contratada, com exceção das placas de identificação (ID).

1.3) Todos os materiais fornecidos pela empresa contratada deverão ser inspecionados e aprovados pela fiscalização da DIP/SMOV antes da sua instalação. Caso isto não seja observado, poderá ser solicitada a substituição dos materiais rejeitados pela fiscalização, sem ônus para a PMPA.

2. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Os serviços de substituição e complementação do Sistema de Iluminação Pública de Porto Alegre, objeto deste edital, compreendem:

2.1 Substituição de luminária e braço, completos (lâmpada, relé, kit reator removível e fiação) com acessórios tais como suportes, abraçadeiras, conectores, isoladores, etc. e instalação de placa de identificação - padrão SMOV/DIP.

2.2 Substituição de luminária completa (lâmpada, relé, kit reator removível e fiação) com acessórios tais como suportes, conectores, isoladores, etc. e instalação de placa de identificação - padrão SMOV/DIP.

(2)

2.3 Instalação completa do conjunto de iluminação pública: kit reator removível, luminária, lâmpada, relé fotoelétrico, braço, fiação, abraçadeiras, placa de identificação e demais acessórios - padrão SMOV/DIP.

2.4 Montagem do conjunto de iluminação pública: kit reator removível, luminária, lâmpada, relé fotoelétrico, braço ou poste, fiação, abraçadeiras, núcleos e demais acessórios.

2.5 Instalação de redes de distribuição subterrâneas ou aéreas, de acordo com os projetos anexos.

2.6 Instalação dos postes de iluminação pública de acordo com os projetos anexos.

2.7 Instalação de placa de identificação de IP com abraçadeira ( a ser fornecida pela Contratante).

2.8 Consolidação, durante e até o final do contrato, do inventário e cadastro dos pontos do sistema de iluminação pública do Município, objeto deste contrato, com as informações principais e complementares que se fizerem necessárias à sua configuração final, num sistema informatizado para Sistemas de Gerenciamento de Iluminação Pública compatível com o existente na SMOV/DIP.

2.8.1 O sistema deverá ser apresentado em “.mdb/Access” ou compatível, devendo ser informadas as tabelas, suas funções e campos, bem como o relacionamento entre as tabelas, não podendo ter inconsistências nem redundâncias.

2.8.2 Nessa configuração, serão tomados como parâmetros fundamentais do cadastro a numeração e a caracterização do ponto luminoso no endereço onde o mesmo está instalado, observando o seguinte:

2.8.2.1 A caracterização do ponto luminoso contempla os dados técnicos dos equipamentos que o compõe, registrado no sistema informatizado especialista com as seguintes informações, no mínimo:

a) Bairro;

b) Número do poste. Não havendo numeração, deverá ser referido o Número predial (Obs.: não havendo, também, número predial válido no logradouro, os postes deverão ser registrados com base na distância, em metros, do último poste ou parede com numeração válida, ou a partir do primeiro poste ou parede do logradouro, quando não existir número válido no mesmo);

c) Nome do Logradouro;

d) CTM do Logradouro (fornecido pela PMPA); e) Data da substituição;

f) Tipo, data de fabricação e fabricante do braço novo; g) Número/referência do ponto luminoso;

h) Tipo de rede de iluminação pública (aérea ou subterrânea); i) Transformador (código, número de fases e potência);

j) Luminária (tipo, fabricante, data de fabricação e modelo); k) Lâmpada (fabricante, tipo, data e potência);

l) Características do reator associado (tipo, fabricante, data e potência); m) Características dos acessórios do ponto luminoso (tipo, data e fabricante); m) Tipo de poste, data de instalação (quando pertencentes à PMPA).

2.8.2.2 A numeração correspondente à identificação física do ponto luminoso será feita pela CONTRATADA com a implantação de placa numerada de identificação (fornecida pela PMPA) em cada local - poste, braço ou parede - onde estejam instalados os pontos de iluminação, segundo critérios de referência previamente definidos pela SMOV/DIP. A quantidade de dígitos e a seqüência de numeração serão previamente informadas pela SMOV/DIP.

(3)

2.8.2.3 A fixação da placa de identificação deverá ser feita com cintas de aço ou alumínio (fornecidos pela PMPA). Nas paredes a fixação será por meio de buchas plásticas e parafusos apropriados (fornecidos pela PMPA). Nota – cada equipe deverá dispor de um equipamento apropriado para manipulação e fixação das cintas, a ser definido em conjunto com a SMOV/DIP;

2.9 Toda a fiação existente, abraçadeiras, parafusos, porcas e conexões deverão ser inspecionados e, se necessário, trocados de acordo com as orientações da SMOV/DIP. Nota – sempre deverão ser utilizados conectores adequados para a ligação da fiação da luminária/braço à rede de distribuição. Em hipótese alguma será aceito o sistema de “fio enrolado”;

2.10 O descarte das lâmpadas resultantes da eficientização deverá obedecer às orientações dos programas de proteção ambiental.

2.10.1 Cada lote deverá ser acompanhado de certificação do descarte a ser apresentado à SMOV/DIP.

2.10.2 O custo relativo à coleta, reciclagem e descarte dessas lâmpadas será de inteira responsabilidade da CONTRATADA.

2.11 A eficientização corresponde ao serviço de substituição e complementação da iluminação pública, considerando-se cada luminária um ponto de luz.

NOTA: Cada ponto de luz deverá ser considerado como entregue, somente após a conclusão total de todas as exigências deste Projeto Básico, incluindo o inventário, cadastramento e georreferenciamento. Assim como, todo o ponto que sofrer qualquer tipo de intervenção, de acordo com este Projeto Básico, deverá ser entregue em funcionamento.

2.12 O ângulo de instalação das luminárias novas nos braços deverá ser de zero graus, ou seja, a luminária deverá acompanhar o ângulo de saída do braço, sem acréscimo ou redução no ângulo final da luminária.

2.13. Georreferenciamento dos pontos de iluminação pública conforme orientação da Contratante, considerando os seguintes itens:

a) Precisão posicional sub-métrica para cada ponto com a utilização de aparelhos GPS topográficos de simples frequência (L1);

b) Relação de coordenadas geodésicas em graus decimais com 6 casas decimais, referenciadas aos Sistemas Geodésicos Brasileiro SAD69 (latitude e longitude) e SIRGAS;

c) Relação de coordenadas referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro SAD69 e projetadas para o sistema de projeção UTM (E, N), em metros com três casas decimais.

3. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

3.1 Responsabilizar-se por todas as despesas com mão-de-obra, direta ou indireta, para execução, supervisão, suprimento, transporte, controle de qualidade e todas as demais ações que se façam necessárias à execução das atividades descritas em cada item, inclusive os encargos sociais definidos por Lei e por força de acordos/dissídios coletivos do sindicato patronal da categoria profissional e das empresas.

3.2 Os materiais retirados do parque de iluminação pública, com exceção das lâmpadas de mercúrio e das lâmpadas de sódio fora de funcionamento ou em mau estado (que serão descartadas na forma prevista pelo item 2.10), ficarão à

(4)

disposição do Município, no depósito da CONTRATADA, podendo ser solicitadas e vistoriadas a qualquer tempo durante o período da obra.

3.3 Realizar todos contatos necessários com a concessionária de serviços telefônicos, TV a cabo e/ou qualquer outro usuário da posteação/CEEE, para o atendimento do solicitado.

3.4 Responsabilizar-se pelo bom comportamento de seu pessoal.

3.5 Responsabilizar-se pelo pagamento, sem qualquer reembolso por parte do CONTRATANTE, de indenizações decorrentes de acidentes ou fatos que causem danos ou prejuízos aos serviços contratados e/ou a terceiros.

3.6 Não reivindicar da CONTRATANTE qualquer indenização por perdas e danos de bens de sua propriedade ou de terceiros sob sua responsabilidade.

3.7 Executar os serviços dentro das características técnicas exigidas, de acordo com as normas e padrões da SMOV/DIP, CEEE, ABNT, e refazer os serviços realizados imperfeitamente, com o fornecimento inclusive dos materiais necessários (de acordo com fabricantes e modelos homologados pela SMOV/DIP). 3.8 Não prestar declaração e/ou informações sem prévia autorização por escrito da CONTRATANTE a respeito do objeto desta Contratação.

3.9 Manter o seu pessoal, em serviço, devidamente uniformizado e com todos os equipamentos de proteção individual necessários à execução dos serviços, e portando, obrigatoriamente, Carteira de Identidade Funcional fornecida pela CONTRATADA.

3.10 Utilizar veículos com ano de fabricação não superior a cinco anos contados a partir da data prevista para entrega das propostas, conforme Decreto 17.713 de 23/03/2012, e em perfeitas condições tanto no que se refere aos seus funcionamentos bem como suas apresentações em geral;

3.10.1 Para execução dos serviços, estes veículos deverão encontrar-se equipados com cesto elevatório não isolado, com alcance compatível com as necessidades dos trabalhos (entre 6m e 15m de altura), obedecendo a Norma NR 12, sendo a Contratada responsável pela manutenção dos equipamentos durante a vigência do Contrato;

Nota: Serão aceitos cestos com sistema de nivelamento por gravidade, porém estes equipamentos terão seu prazo de vigência conforme recomendação da NR 12.

3.11 Utilizar-se somente de pessoal comprovadamente habilitado para todos os serviços técnicos e administrativos, conforme as exigências deste Edital, bem como dispor de um Engenheiro Eletricista habilitado no CREA, como responsável junto à CONTRATANTE, o qual deverá acompanhar toda obra em campo e participar de reuniões referentes a execução do contrato, na sede da DIP.

3.12 Efetuar os entendimentos com órgãos públicos para solução de problemas relacionados aos serviços.

3.13 Emitir relatórios de produtividade global e por equipe (tipo de trabalho, substituição de ponta de braço, núcleos e instalação de luminárias). Os dados destes relatórios deverão ser incluídos no sistema informatizado que gerenciará os trabalhos. Os dados serão fornecidos à SMOV/DIP em meio eletrônico.

3.14 Dispor de pessoal qualificado de reserva para o caso de afastamento por falta, licença, férias, etc.

3.15 Sinalizar, com equipamento adequado, conforme as normas do Conselho Nacional de Trânsito e de acordo com as exigências do Código Nacional de Trânsito, os locais onde estiverem sendo executados os serviços.

(5)

3.16 Fornecer aos seus funcionários, utilizar e fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção coletiva e individual que se fizerem necessários para o desenvolvimento seguro dos serviços, conforme a NR 10.

3.17 Providenciar seguro de vida em grupo para os integrantes das equipes de trabalho.

3.18 Assegurar-se de que todos os integrantes das equipes de trabalhado estejam devidamente treinados e capacitados para a execução dos serviços, conforme os requisitos da NR-10.

3.19 Informar imediatamente à CONTRATANTE os motivos que determinarem o impedimento do início ou andamento normal de qualquer dos serviços.

3.20 Identificar os veículos de trabalho através de adesivos em ambas as laterais de carga, conforme modelo a ser fornecido pela PMPA. As portas dos veículos deverão conter identificação (razão social), da Empresa, visíveis a 20 (vinte) metros de distância.

3.21 Adequar-se às características específicas de cada logradouro, realizando serviços noturnos e/ou em finais de semana, quando necessário.

3.22 Montar em definitivo a luminária no braço somente no local de instalação de cada ponto. Em hipótese alguma a luminária eletricamente montada, com reator, relé e/ou lâmpada, deverá ser transportada pela CONTRATADA montada no braço de sustentação.

3.23 Fornecer todas as ferramentas e equipamentos para montagem, instalação e retirada de luminárias e outros componentes elétricos referentes aos serviços em questão.

4. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

4.1 Esclarecer à CONTRATADA a respeito de toda e qualquer dúvida com referência à execução dos serviços.

4.2 Vistoriar, fiscalizar e receber os serviços executados.

4.3 Avaliar quaisquer alterações no roteiro de trabalho, sempre que houver motivo relevante para tal.

4.4 Retirar do depósito da CONTRATADA todos os materiais que foram retirados do Parque de Iluminação Pública, com exceção das lâmpadas que deverão ser descartadas de acordo com o item 2.10.

4.5 Sustar qualquer serviço que não esteja sendo executado de acordo com as especificações técnicas da SMOV/DIP, CEEE, ABNT.

4.6 Recusar serviços executados em desacordo com as especificações da SMOV/DIP e disposições deste Edital.

4.7 Vistoriar veículos, equipamentos e ferramentas dos grupos de trabalho da empresa CONTRATADA.

4.8 Pagar a CONTRATADA as faturas apresentadas e aceitas nas condições estabelecidas.

(6)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1 Os serviços deverão ser executados conforme as normas e padronizações vigentes da, DIP/SMOV, PMPA/NGE, ABNT, NR10, CEEE E DEMAIS DISPOSITIVOS REGULAMENTARES VIGENTES.

5.2 Todos os serviços deverão ser executados com o máximo de cuidado para não danificar a urbanização, vias e passeios existentes. A situação deverá ser recomposta, no que for necessário, após a execução dos serviços.

5.3 A Empresa deverá manter contato com a EPTC, SMAM, CEEE e demais órgãos competentes para liberação do local de trabalho, sempre que necessário.

Referências

Documentos relacionados

Após o jornal Financial Times estimar a conta em EUR 100 bilhões, o negociador britânico David Davis afirmou que o Reino Unido não teria nada a pagar caso saísse do bloco sem

Cedência de transporte ao Aminata – Évora Clube de Natação – dia 9 de maio. Cedência de transporte ao Aminata – Évora Clube de Natação – dia 9

(Valor: 0,8 ponto) Uma agência de viagens oferece aos seus primeiros clientes, na primeira semana do ano, três pacotes promocionais: Básico, Padrão e Luxo. No regulamento da

Nesta aula, você terá oportunidade de identificar algumas dessas questões e também aumentará o seu vocabulário em inglês..

José Fernando Pinese Júnior Lísia Moreira Cruz Thiago Campos Nogueira Silvio Carlos Rodrigues.. Caminhos de Geografia Uberlândia

No estudo que ora apresentamos, em torno de Me llamo Rigoberta Menchú y así me nació la conciencia (1985), narrativa de cunho testemunhal, servir-nos-emos de alguns

Este capítulo trata da modelagem utilizada para analisar e projetar sensores baseados em SMF com trecho afunilado. Será descrita a modelagem utilizada para esses tipos de

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho operacional de um trator agrícola utilizando diferentes misturas de óleos vegetais (soja e girassol) junto ao