• Nenhum resultado encontrado

2. O fato folclórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. O fato folclórico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

(...) O folclore, apesar de não percebermos, acompanha a nossa existência e tem grande influência na nossa maneira de pensar, sentir e agir. Quando crianças fomos embalados pelas cantigas de ninar e pelos contos fantásticos. Quem não conhece o “Boi da cara preta”, ou o “Tutu” que pega as crianças desobedientes? Os garotos recorrem ao folclore em seus jogos de bola ou de pegador e as meninas, ao pularem corda ou brin-carem de roda, recitam versos ou cantam as bonitas canções de nossa terra, impregnadas da tristeza de nossos antepassados. O tempo vai passando... e terminada a fase escolar em que nos deliciamos com os trava-línguas e as adivinhas, vem a idade da adolescência em que o nosso coração e a nossa mente pensam e sonham com as quadrinhas de amor. Adultos, o folclore nos acompanha com os utensílios caseiros, festas e jogos, que ale-gram nossas horas de lazer, assim como os objetos utilizados na caça e pesca. Até mesmo os caminhões que cruzam o nosso país de norte a sul trazem nos pára-choques dizeres que deixam transparecer a filosofia torna-se popular do “Irmão da Estrada”. A música folclórica torna-se parte integrante de nossa vida e, quando velhos, com ela recordamos os belos tempos da moci-dade. Finalmente, ao deixarmos este “Vale de lágrimas”, é ainda o folclore que dita os epitáfios gravados na lousa de nos-sos túmulos.

Como vemos, toda a sociedade participa da criação e manu-tenção do folclore, considerado por muitos como “a história não escrita de um povo”, pois ele resume as tradições e esperanças das coletividades. O folclore não é estático, mas essencialmente dinâmico, pois, apesar de basear-se no passado, está sempre se acomodando à mentalidade e às reivindicações do presente.

A princípio a ciência folclórica abrangia somente o que hoje se denomina “literatura oral”. Incorporou-se-lhe posterior-mente a música, elemento indispensável na poesia popular, e admitiu-se depois a dança.

(2)

Os historiadores logo viram no folclore um capítulo particu-lar da história, pois ele explica vários fatos não registrados, ser-vindo para a apuração do grau de adiantamento dos povos primitivos. Aprofundando as investigações, notou-se que o saber tradicional do povo não se refletia apenas na parte espiri-tual, mas também na material, como as artes e técnicas popula-res, inegavelmente associadas a um sem-número de manifestações de saber.

Aos poucos esta nova ciência foi vencendo inúmeras dificul-dades até conseguir a autonomia tão desejada pelos seus culto-res, tornado-se, segundo Renato de Almeida, “a mais atrativa e séria das ciências”. Gradativamente ela se espalhou pelo mundo e todos os povos cultos dedicaram-lhe especial carinho, devotando-se não somente ao folclore nacional, como também ao de outros povos.

O folclore, além dos benefícios culturais que traz para quem o estuda com interesse e amor, ajuda-nos a compreender melhor os problemas sociais brasileiros, pois ele reflete os conhecimentos aceitos por nossos antepassados e transmitidos às gerações modernas. Fiel ao passado, mas alerta às solicitações da hora presente, o folclore preserva e sedimenta os principais distintivos de cada povo.

(3)

2. O fato folclórico

Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Con-gresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem o fato folcló-rico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação, e que não sejam direta-mente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação do patrimônio científico e artístico humano ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Para se saber se um fato apresentado pelo povo é folclórico ou não, basta observar se tem as suas principais características, que são:

1. Anonimato — Não tem autor conhecido. Naturalmente tudo tem um autor, mas no folclore o seu nome se perdeu atra-vés dos tempos, despersonalizando-se. Este fato foi aceito e modificado pela coletividade, passando a ser obra do povo. Ele sofreu alterações no tempo e no espaço apresentando grande número de variantes. Assim acontece com as estórias de D. Baratinha, da Gata Borralheira e muitas outras.

2. Aceitação coletiva — O povo, aceitando o fato, toma-o para si como se fosse seu e o modifica e transforma, dando origem a inúmeras variantes. O próprio povo diz “quem conta um conto aumenta um ponto”. O mesmo acontece com a música e com as danças, que tomam feições diferentes em cada lugar, tanto pela coreografia como pela indumentária, mas sempre conser-vam uma estrutura que determina aquela dança ou aquela música e as modificações não invalidam o modelo.

(4)

3. Transmissão oral — A transmissão do fato folclórico se faz de boca em boca, pois os antigos e mesmo as populações mais atrasadas do interior não possuem outro meio de comunicação. Nestes lugares mais afastados da civilização só se aprende por ouvir dizer ou, quando se refere à técnica de artesanato, se aprende também por imitação. Na transmissão oral vive toda a história daquele grupo e a aquisição do conhecimento dá a cada um a possibilidade de difundi-lo, cabendo aos mais bem dota-dos a responsabilidade maior na sua propaganda.

4. Tradicionalidade — Não no sentido de tradicionalista aca-bado, isto é, de uma coisa do passado, mas como o modo vivo e atual pelo qual os conhecimentos foram transmitidos, ex.: avô, pai, filho, neto. Não tendo outros meios de aprender, como professores, escolas, imprensa, rádio, etc., as pessoas recorrem às lições do passado para resolverem problemas do presente. Possuem mais a sabedoria constituída do que a inven-tiva. Essa força age no sentido de garantir a permanência de uma cultura, mas sofre pressão de outras culturas vindas de fora, daí a sua modificação.

5. Funcionalidade — Tudo quanto o povo faz tem uma razão, um destino, uma função. O povo nada realiza sem motivo, geralmente ligado ao comportamento do grupo ou a uma norma psico-religiosa-social, que se perde na noite dos tempos. Por que o povo canta? Canta para rezar, para dançar, para tra-balhar, para adormecer crianças, para enterrar seus mortos, etc., mas não dá concertos, recitais nem audições. Suas danças têm datas marcadas e só naquelas ocasiões ele as executa (por exemplo: as congadas e caiapós de Poços de Caldas só aparecem na festa de S. Benedito).

O fato folclórico, como expressão da experiência popular, é sempre atual, pois encontra-se em constante renovação. O fol-clore não é estático, mas essencialmente dinâmico. Apesar de

(5)

transmitido de pai para filho, dentro do mesmo agrupamento social, ele se modifica de acordo com as necessidades externas, mas conserva-se essencialmente o mesmo (exemplo: pano da Costa das baianas, flores de plástico dos congos, etc.).

O fato folclórico, como expressão da vida peculiar de uma coletividade, não acompanha a moda, mas muitas vezes se con-trapõe a ela, assim como às artes e técnicas eruditas modernas, ainda que estas possam lhe dar origem (exemplo: cerâmicas, bordados, etc.). Apesar de tradicional, ele pode ser originário de uma forma erudita de cultura, que se despersonalizou e foi aceita coletivamente (exemplo: valsa das “pastorinhas”).

Somente o que é popular é folclórico e o folclore é o retrato vivo dos sentimentos populares e das reações do povo ante as transformações sociais.

Referências

Documentos relacionados

Semelhante domínio do autor sagrado poderia ser percebido no modo como este recorreu às tradições judaicas. De fato, a presença destas revelam.. Assim, se poderia entender

Assim, voto pelo acolhimento das preliminares defensivas, para anular o processo desde o interrogatório do acusado, inclusive, além de determinar, desde já, que o juízo

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

A ambigüidade, porém, está não apenas nos diversos equipamentos para consumo, pelo turista, dessa “selvageria” (escadas, belvederes, muretas, pontos propícios

Estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com análise de prontuários de pacientes pediátricos que passaram por internação hospitalar no Hospital da Criança Santo Antônio

Nesse caso não é necessária explicitamente uma análise de regressão para estimar o beta, mas, sim, um método que forneça a matriz de co-variância entre as rentabilidades