• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Curso de Agronomia - Uberlândia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Curso de Agronomia - Uberlândia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Curso de Agronomia - Uberlândia PLANO DE ENSINO

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA COMPONENTE CURRICULAR: : FISICA DO SOLO

UNIDADE OFERTANTE: ICIAG

CÓDIGO: GAG019 PERÍODO/SÉRIE: 3o TURMA:GA

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 15 PRÁTICA: 30 TOTAL: 45 OBRIGATÓRIA: (X) OPTATIVA: ( )

PROFESSOR(A): Elias Nascentes Borges ANO/SEMESTRE:

2020/AARE – Etapa 2 OBSERVAÇÕES:

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020, que dispõe sobre a instituição, autorização e recomendações de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

1 EMENTA

Intemperismo; Composição e granulometrica do solo; Argilas e outros componentes da TFSA: Classificação, tipos e atividades fisico–químicas; Fases do solo; Relação massa volume do solo; Água do solo: retenção e interações; Aeração do solo; Temperatura do solo; Estudo da qualidade ambiental do solo: agregação, estrutura e consistencia; Compactação/adensamento do solo; Matéria orgânica do solo: perdas e ganhos.

2 JUSTIFICATIVA

O oferecimento obrigatório da disciplina, para o curso de agronomia, visa proporcionar ao aluno conhecimento técnico e científico para analisar e discutir propriedades, características e processos do solo como um sistema trifásico, disperso, heterogêneo, com as fases sólidas, líquida e gasosa interdependentes. A disciplina trata, num contexto teórico e prático, das propriedades e processos físicos que ocorrem no solo, capazes de condicionar diferente qualidade ambiental do solo para o desenvolvimento das lantas e sustentabilidade do meio.

3 OBJETIVO Objetivo Geral:

Conhecer os fatores físicos e geotécnicos do solo condicionantes da qualidade ambiental para o desenvolvimento das plantas cultivadas, da produtividade agrícola, e suporte de cargas para as construções civil.

(2)

Objetivos específicos: Conhecer os fundamentos do comportamento físico do solo. Avaliar os atributos físicos do solo. Conhecer os processos físicos que ocorrem no solo, relacionando-os aos seus atributos. Conhecer os fatores físicos do solo que determinam o crescimento das plantas. Identificar processos de degradação física do solo e formular conceitos para a sua recuperação. Conhecer os fundamentos físicos do solo que definam sua qualidade e sustentabilidade agrícola. Relacionar e inter-relacionar o conteúdo da disciplina física do solo com o conteúdo das outras disciplinas da área de solos lecionadas no curso. 4 PROGRAMA

PROGRAMA TEÓRICO E PRÁTICO – EXCEPCIONALMENTE OFERTADO DE FORMA REMOTA EM 2020/2º ETAPA, CONFORME RESOLUÇÃO 07/2020.

Detalhamento da ementa a ser desenvolvida

1 - O solo como um meio trifásico  1.1. Intemperismo e formação do solo; 1.2. Fases sólida, líquida e gasosa.

2 - Constituintes do solo 2.1. Composição química e mineralógica do solo; 2.2. Minerais primários e secundários;

3 - Química e físico-química do solo 3.1. Coloides do solo (orgânicos e inorgânicos): propriedades; 3.2. Cargas elétricas no solo; 3.3. Noções de físico-química do solo e parâmetros de avaliação: 3.3.1. Floculação e dispersão (fenômeno de dupla camada difusa), ponto de carga zero; 3.3.2. Acidez, Salinidade e alcalinidade do solo; 3.3.3. Matéria orgânica do solo: Importância física e físico-química.

4 – Atributos físicos do solo  4.1 - Textura: classificação das partículas, superfície específica; 4.2. Argila dispersa em água, grau de floculação; Interpretação e importância edáfica e geotécnica; 4.2. Agregação, Formação e Estabilidade da Estrutura: 4.2.1 – Importância da Estrutura; 4.2.2 – Tipos da Estrutura; 4.2.3 – Estabilidade da Estrutura; 4.3 – Relação Massa Volume do Solo 4.3.1. Densidades: 4.3.1.1. Global; 4.3.1.2. de partícula; 4.3.2. Porosidade do solo; 4.3.2.1. Macro e micro porosidade; relação macro/micro poros.

5 - Água no solo  5.1. Conteúdo de água, saturação relativa; 5.2. Retenção de água pelo solo. Conceito de potencial; 5.3. Água higroscópica, capilar e gravitacional; "constantes" de água no solo; 5.4. Curvas características de água no solo.

6 - Atmosfera do solo 6.1. Composição e variações; 6.2. Mecanismos de trocas gasosas.

7 - Temperaturas do solo 7.1. Fatores que afetam a temperatura do solo; 7.2. Flutuações da temperatura do solo.

8 – Matéria e coloides orgânicos, calagens e adubações  8.1. Interações, importância e a química e físico-químico no solo.

PROGRAMA PRÁTICO:

1 - Determinações Físico-química do solo  1.1. Exercícios sobre determinação de cargas elétricas em solos; 1.2. Determinação do ponto de carga zero (ZPC); 1.3. Cálculos relacionados à capacidade de troca de cátions (CTC) e de ânions (CTA).

2 - Propriedades e índices físicos do solo Exercícios e determinações laboratoriais de:  2.1.  Textura: método da pipeta e do densímetro; 2.2. Relação Massa/volume: Densidades de partícula e do solo; 2.3. Marco, Micro e Porosidade total do solo pela mesa de tensão e pela densidade; 2.4. Grau de floculação; 2.5. Estabilidade de agregados via seca e úmida.

3 – Água e ar no solo  3.1. Exercícios sobre agregação e estrutura do solo versus densidades, movimento de água e ar do solo; 3.2. Exercícios sobre porosidade, água e ar no solo; 3.3. Macro e micro poros e a retenção de de água no solo.

4 - Relatórios Obrigatório para o grupo de alunos após cada aula prática. 5 METODOLOGIA

(3)

Atividades e Recursos que serão utilizados na disciplina para o oferecimento remoto, em conformidade com resolução congrad 07/2020;

Limite mínimo/máximo de matrícula – 10/50 alunos.

Carga Horária síncrona mínimo 20 horas:  Segunda feira Teória/Prática 14:00 – 17:40 horas Carga Horária assíncrona mínimo 25 horas

Link para acessar a disciplina no TEAMS:

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3af18ff946baa947d99492441c43505761%40thread.tacv2/co nversations?groupId=993c13d6-b423-410c-90ca-6582d2131ea2&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451. Senha para acessar a disciplina no Moodle: gag019remota

Aulas Síncronas – 20 horas Serão oferecidas conforme quadro de horário presencial da disciplina para 2020/2º ETAPA - AARE  segundas feiras das 14:00 - 17:40 horas

 Vídeo aula/aula em forma de vídeo aulas preparadas pelo professor, em power point, a partir de temas da ementa, disponibilizadas no moodle. Durante exposição pelo TEAMS, estas serão intercaladas com explicações do professor e duvidas da plateia. Após esgotamento da discussão do tema, todos os alunos presentes serão submetidos a uma provinha (sabatina) de duas a três perguntas, feitas a partir da apresentação e do texto base, deixado no moodle. Após respondidas de forma manuscrita pelo aluno, este deverá enviar por foto ou scaneamento para os endereços eletrônico do professor lamasufu@gmail.com, whats 34 999280444 ou mesmo pelo moodle ou TEAMS.

 Vídeos de aulas gravadas, relativos às atividades da parte prática da disciplina, as quais serão produzidas no campo e no laboratório de manejo de solos-LAMAS, pelo professor e o técnico. concomitante á apresentação do vídeo(compartilhamento), o professor fará exposição com fala, sobre a prática, de forma on line. Encerrada a apresentação, os alunos de forma individual elaborarão um relatório, de forma manuscrita de todo assunto exposto pelas plataformas Teams, webconf e Meet e o enviará por meios digitais nos endereços do professor.

Aulas Assíncronas – 25 horas:



 Construção, de forma individual pelos alunos de: resumos, resenhas, comentários, resoluções de questionários e exercícios, a partir de vídeo aulas, textos e listas de exercícios acadêmicos de temas pertinentes a ementa, disponibilizados no moodle ou Teams. As atividades ofertadas de forma assíncronas a partir de materiais, produzidos pelo professor da disciplina, professor de outras instituições, pesquisadores, empresas, etc, deverão ser devolvido ao professor de forma individual e manuscrita, pelo e mail “lamasufu@gmail.com”, ou Moodle, Teams, conforme acerto prévio com os alunos, até as 22 horas da aula do respectivo tema abordado.

Para atender tanto as atividades Síncronas como as assíncronas, previstas na resolução CONGRAD 07/2020 será aplicado os seguintes procedimentos:

Durante o vídeo aula gravada oferecida de forma síncrona, o professor fará intervenções para completar o tema ou responder e fazer perguntas aos integrantes da plateia de matriculados. Esgotado a discussão sobre o tema do Vídeo aula, o professor/técnico elaborará duas ou três questões atinentes ao abordado no Vídeo aula/vídeo aula para que seja respondida em até 15 minutos, de forma objetiva, por cada um dos matriculados, os quais enviará através de recurso remoto mais compatível, moodle, e mail (lamasufu@gmail.com), whatshap(999280444) ou pela plataforma em uso de forma individual. Cabe salientar que o uso tanto do chat como dos fóruns será de uso obrigatório durante a apresentação síncrona para tirar dúvidas e questionamentos. Para que os matriculados logrem êxito na sabatina (provinha) o

(4)

professor tem disponibilizado no moodle para leitura de forma assíncronas, textos, suas aulas, e outras vídeos aulas e resenhas referentes ao tema em discussão, com leitura e acesso obrigatório para todos os matriculados antes da respectiva aula e sabatina, devendo, ainda, neste dia, ser entregue a resolução da lista de exercício e outras solicitações disponibilizada no moodle. .

- Disponibilizar no moodle, e mail da turma e em outras plataformas de aplicação remota, a ser informadas no transcorrer do oferecimento da disciplina, os títulos dos livros básicos e complementares, vídeos, elencando sempre os capítulos e tópicos de leitura ou estudo obrigatório para a semana, cuidando para que o acesso do aluno, mesmo com a biblioteca fechada seja efetivada.

- Selecionar no google acadêmico, bases de dados, bibliotecas online ou em qualquer outro meio digital, temas relativos a cada tópico da disciplina com inserção no moodle ou no e mail da turma.

- As aulas práticas, geralmente executadas ou e gravadas no campo e no laboratório de manejo de solo, serão ministradas online em vídeo conferências, ou gravadas em vídeo aulas, disponibilizada no moodle, Teams ou e mail da turma. Após a apresentação, o aluno deverá fazer um relatório completo e de forma manuscrita. Este deve ser encaminhado ao professor, em até duas horas após a realização da aula, para correções, através de fotos, escaneamento, ou qualquer outro meio que permita identificar a condição manuscrita individual do aluno. Obs: No relatório deverá constar: título; autor; introdução situando o tema, sua importância e aplicação, objetivos para a realização da prática, para o conhecimento do tema; material e os métodos utilizados no laboratório; cálculos e resultados quando for o caso; resumo e dúvidas sobre a prática e referências bibliográficas consultadas. Para construção do relatório e consultas bibliográficas o aluno terá um tempo adicional de até 4 horas, contados a partir do encerramento da aula para fazer o envio manuscrito do relatório. O pensamento e a escrita na elaboração do relatório deve pessoal. Relatórios iguais serão considerados fraudes e serão tratados como cola, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas nas normas de graduação.

Relação dos temas para vídeo aula/sabatinas, datas e distribuição das atividades síncronas.

- 1º Aula - Apresentações: Professor e alunos. Detalhamento e avaliações do oferecimento nas condições remotas.

Objetivos dos tópicos que compõem a disciplina Física do Solo; Recursos e Bibliografias para a disciplina. Acesso e uso do Moodle UFU, dropbox e Google Drive na disciplina. 26/10/20

– 2º Aula - VÍDEO AULA/SABATINA: INTEMPERISMO E FORMAÇÃO DO SOLO: Apresentação e

Sabatina: 26/10/20.

3º Aula - VÍDEO AULA/SABATINA: TEXTURA DO SOLO, ATIVIDADES DAS ARGILAS E OUTROS

COLOIDES, IMPORTANTES DA TFSA: FORMAÇÃO, ATIVIDADE E IMPORTÂNCIA.

Apresentação e Sabatina: 09/11/20.

-3º Aula - VÍDEO AULA/SABATINA: AGREGAÇÃO E ESTRUTURA DO SOLO: SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUÇÃO AGRICOLA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

Apresentação e Sabatina: 16 /11/20.:

-4º Aula - VÍDEO AULA/SABATINA: CARBONO OU MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO: IMPORTÂNCIA NOS ATRIBUTOS FISICOS, QUÍMICOS E FISICO QUÍMICOS DO SOLO, SEQUESTRO E EMISSÕES. Apresentação e Sabatina:23/11/20.

1º PROVA ESCRITA: 23/11/20.

-5º Aula - VÍDEO AULA/SABATINA: COMPACTAÇÃO, ADENSAMENTO E DENSIDADE DO SOLO: CAUSAS, EFEITOS E DETERMINAÇÕES. Apresentação e Sabatina: 30/11/20.

(5)

Apresentação e Sabatina:07/12/20.

- 7º Aula - VÍDEO AULA/SABATINA: CONSISTÊNCIA E FORÇAS ENVOLVIDAS COM A ESTRUTURA E ESTABILIDADE DO SOLO. Apresentação e Sabatina: 14/12/20.

2º PROVA: 21/12/2020 - TODA MATÉRIA DISPONIBILIZADA AO ALUNO (PRÁTICA E TEÓRICA):

Obs. A aula poderá ser estendida até em 50 minutos para esgotar o assunto da semana. Solicita o aluno não matricular em outra disciplina a seguir.

Comunicação através do Moodle UFU, Google Meet, Teams, Whatshap, Skype e outors. https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6785

Acesso ao material didático e às referências bibliográficas: Os alunos terão acesso às video aulas, referências bibliográficas, bem como outros materiais básicos para estudo diretamente na plataforma Moodle , página da disciplina. As video aulas assim como material das aulas práticas(apostilas da disciplina) que será disponibilizado.

Frequência dos alunos:  A presença dos alunos será observada durante as aulas síncronas, mediante chamada com vídeo, ou lista de presença baixada do TEAMS. A frequência mínima de 75 %, conjugado com 60 % de rendimento nas avaliações será observado para aprovação na disciplina. Obs. Durante o compartilhamento das aulas os alunos poderão ficar com microfones e vídeos desligados, mas, aleatoriamente, e sem horário definido, o professor fará a chamada, respondida somente por via áudio e vídeo do aluno. O aluno que não manifestar em vídeo a chamada pelo professor para aquele momento, terá sua ausência computada imediatamente, mesmo que se manifeste um minuto depois.

6 AVALIAÇÃO

A avalição, para conferir rendimento a cada aluno, consistirá de:

- 25 pontos: destinados as sabatinas (provinhas) aplicado após cada Vídeo aula. Caso seja da conveniência do professor, poderá ocorrer um sorteio de 5 a 15 alunos para correções e avaliações da individualidade das tarefas. Cópia ou plagio, será considerado cola ou fraude, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas no Guia do estudante.

- 15 pontos: destinados a avaliação da resolução das listas de exercícios referentes a ementa, resenha, resumos referente ao material postado no moodle. Após o encaminhamento das atividades executadas pelos alunos, que deverá ocorrer até as 22 horas do dia aula, do respectivo tema. Caso seja da conveniência do professor, poderá ocorrer um sorteio de 5 a 15 alunos para correções e avaliações da individualidade das tarefas. Cópia ou plagio, será considerado cola ou fraude, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas no Guia do estudante.

- 10 pontos: destinados aos relatórios individual e manuscrito para cada aula ou vídeo de conteúdo prático dado, conjugado com a resolução manuscrita de listas de exercícios referentes ao tema de cada assunto, postado em um recurso adequado do moodle, TEAMS ou via e mail da turma. A tolerância para devolução, para o professor, da atividade pontuada, vai até 22 horas do respectivo dia da aula. Caso seja da conveniência do professor, poderá ocorrer um sorteio de 5 a 15 alunos para correções e avaliações da individualidade das tarefas. Cópia ou plagio, será considerado cola ou fraude, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas no Guia do estudante.

-50 pontos: Duas provas escritas, aplicada de forma síncrona, conforme datas marcadas. Obs. Cada aluno poderá receber sua prova relativa aos conteúdos aplicados, com questões ou atividade diferentes em relação a prova do colega. O tipo da prova, para cada aluno, será aleatório ou previamente sorteado pelo professor no momento da entrega para a resolução. A devolução da prova escrita pelo aluno ocorrerá através dos recursos do moodle e/ou e mail que o professor indicar,plataforma em uso, conforme acerto prévio. Pode ou nao ocorrer via foto ou scaneamento, sempre de forma manuscrita. Eventualmente o professor poderá oferecer a prova ou qualquer outra avaliação para ser feita em grupo, sorteado de forma aleatoria.

7 BIBLIOGRAFIA Básica

(6)

BLADY, N.C. & WEILL, R.R. TheNature and Properties of Soils. Prentice Hall. Upper Saddle River , New Jersey . 2002. 960p.

BAVER, L.L.; GARDNER, W.H. e GARDNER, W.R. Física de Suelos. México; Hispano Americano, 1982. 498p.

COSTA, J. B. Caracterização e constituição dos solos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. 512p.

DORAN, J.W.; COLEMAN , D.C. ; BEZDICK, D.F.; STEWART, B.A. Defining Soil Quality for a Sustainable Environment. SSSA Special Publication Number 35. 1994. 244p.

EMBRAPA - CNPS - Manual de Métodos de Análise de Solo. CNPS 20 ed. rev. atual. Rio de Janeiro. 1998.

KIEHL, E.J. Manual de Edafologia. Relações solo-planta. Agronômica Ceres. S. Paulo. 1989.262 p. HILLEL, D. Environmental Soil Physics.Academic Press, New York . 1998. 881p.

JURY, W.A.; GARDNER W.R.; GARDNER, W.H. SoilPhysics, John Wily & Sons, Inc. New York.1991. 328 p.

Bibliografia complementar

LIBARDI, P.L. Dinâmica da água no solo. 1a ed. ESALQ/USP. Piracicaba-SP. 1995. 448 p. MONIZ, A.C.; Elementos da Pedologia. Campinas. 1982.

MORAES, M. H.; MÜLLER, M. M. L.;FOLONI, J. S. S. Qualidade Física do Solo– Métodos do Estudo– Sistemas de Preparo e Manejo do Solo. Jaboticabal-SP. Funep. 2002. 225p.

PAULETTO, E.A. Determinação de Atributos Físicos do Solo. Manual do Laboratório. 1998. Bibliografia complementar:

PREVEDELLO, C.L. Física do solo com problemas resolvidos. SAEAFS, Curitiba-PR. 1996. 446p. REICHARDT, K., 1988. A água na produção agrícola.McGraw-Hill do Brasil, São Paulo.

REICHARDT, K.,TIMM, L.C. 2004. Solo, Planta e atmosfera. Conceitos, Processos eAplicações Editora Manole, Barueri SP. 2004 488p.

Revistas e Periódicos:

Informe Agropecuário – EPAMIG; Revista Brasileira de Ciência do Solo; Pesquisa Agropecuária Brasileira; Revista Brasileira de Conservação do Solo.

8 APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ..../..../...

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa demonstrou a participação ativa dos coletores de material reciclado e o reconhecimento do Poder Público local com o trabalho de parceria,

ISO 15223-1 Símbolo 5.4.5 (Referência ao anexo B para o símbolo geral de proibição) Dispositivos médicos — Símbolos a utilizar nos rótulos, rotulagem e informação

Parece-me que até aqui tenho falado de uma situa- ção dual, para não estar em desarmonia com as leitu- ras que se fazem da realidade de nossa nação, o cres- cimento econômico para

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Você personaliza o email adicionando os campos de personalização definidos em uma lista de destinatários para um documento do eMessage que define o design e o conteúdo da mensagem

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São