• Nenhum resultado encontrado

Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Serviço de Apoio à Criação de

Emprego e estágios

Setembro de 2009

Agenda

EM DESTAQUE De regresso… EVENTOS/ NOTÍCIAS BBDO na Lusófona

Fundação Manuel Pimenta

EAIE 2009

Indíce

Nota Editorial Setembro é o mês de… Eventos/Notícias Na Primeira Pessoa Empresa do Mês Vamos Falar Sobre Protocolos

(2)

Nota Editorial

d

e

r

egresso…

O ano lectivo 2009/2010 está a caminho! Bem-vindos de regresso ao Campus, às aulas, à aprendizagem, ao trabalho, aos Professores, aos Colegas, ao bulício do que é ser estudante e ser trabalhador-estudante.

Neste ano o SACEE irá desenvolver diversas actividades para apoio aos alunos e diplomados do Grupo Lusófona. Convidamos todos a participar nos Workshops e Jobshops que iremos organizar e a inscreverem-se no SACEE, com o objectivo de ficarem mais próximos do tecido institucional Português e Internacional.

Desejamos que este ano seja de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional para todos os alunos do Grupo Lusófona que procuram o seu lugar no mercado de trabalho.

O SACEE continuará a ajudar todos rumo ao sucesso!

Setembro é o Mês de…

Ler

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Para principiantes

Autores: Mário Ceitil*, Maria João Pantaleão e Emanuel Teodósio

*Professor Mário Ceitil, Director do Curso de 1º Ciclo do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Economia e Gestão da ULHT

1ª Edição, Ano de publicação: 2009, Edições Sílabo

Ver/ procurar

A Classificação Nacional das Profissões

A Classificação Nacional de Profissões é o conjunto de todas as profissões existentes em Portugal, contempla cerca de 1.700 profissões e apresentam-se agregadas por grandes grupos profissionais: www.iefp.pt

(3)

Eventos/ Notícias

Notícia de última hora

Uma Deputada no Parlamento

Neste início de Outono há uma notícia que alegra e orgulha o trabalho da equipa dos Estágios e Emprego do Grupo Lusófona. A Senhora Directora da DRIE – Direcção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo, Dra. Teresa do Rosário Damásio, foi eleita no passado dia 27, Deputada para a Assembleia da República.

Prova viva de que todos os sonhos e objectivos são passíveis de concretizar, com trabalho, dedicação e muito investimento e entrega pessoal.

Bem-haja, Senhora Directora! Contamos com a sua colaboração na promoção das políticas de Estágios e Emprego para os Universitários das Instituições de Ensino Superior Portuguesas!

(Texto de Elisabete Lourenço, Subdirectora da DRIE – Direcção de Relações Internacionais, Estágios Emprego e Empreendedorismo)

BBDO na Lusófona

Nos dias 3 e 4 de Setembro, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias acolheu nas suas instalações, os candidatos ao Programa de Estágios da BBDO Portugal, para a realização de testes psicológicos.

A BBDO Portugal, agência de publicidade multinacional pertencente a um dos mais importantes grupos de comunicação a nível mundial (Omnicom), encontra-se a desenvolver, desde há seis anos, um programa de estágios neste sector. Em Portugal, este grupo tem como principais áreas de negócio a publicidade, onde ocupa os lugares cimeiros no ranking do sector, o planeamento e compra de meios, através das empresas OMD e o marketing relacional, através da Proximity, sendo, também esta, uma das agências de maior projecção nesta área. Este Programa tem oferecido estágios a recém-licenciados na vertente de publicidade, constituindo um projecto muito inovador no plano da inserção de jovens recém-licenciados. O objectivo principal deste programa de estágio tem sido a captação e valorização de talentos necessários para a renovação contínua da BBDO e traduz-se, ainda, pela criação de uma acção de referência neste sector em que a diversidade é importante. Parabéns e bom trabalho para todos os seleccionados!

(4)

EAIE

No passado dia 17 de Setembro, a DRIE rumou até Madrid para participar na 21st EAIE

Annual Conference, em representação do Grupo Lusófona.

Com a organização da EAIE – European Assiociation for International Education, esta conferência contou com a participação de mais de 3600 pessoas de 80 países, que se juntaram nesta semana para networking e desenvolvimento profissional na área da Internacionalização da Educação.

Através da partilha de experiências e participação em diversas sessões e workshops, esta Conferência proporciona o contacto directo com centenas de Instituições de Ensino Superior espalhadas por todos os continentes, nomeadamente o Europeu e permite a aquisição de conhecimento das boas praticas a implementar no Grupo Lusófona.

Deixamos algumas fotos para espreitar a agitação desta iniciativa, que no próximo ano terá lugar em Nantes, em França!

Recepção de Abertura, Tuna de Madrid Professora Rosa Mayer, Vice-Reitora da PUC Rio, Brasil Dra. Elisabete Lourenço, Coordenadora do SRI, Grupo Lusófona

Stands participantes Centro de Congressos

(5)

Na Primeira Pessoa

Perfil

Nome: Walter Hugo Silva dos Ramos

Formação Académica: Mestrado em Turismo E- mail: walterhugos@hotmail.com

Actualmente um dos únicos elevadores para crescermos profissionalmente e economicamente é por via de estudos. Quem poderá ajudar a abrir estas portas é a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Assim, importa salientar que, para além da Universidade abrir as portas, encaminha-te e orienta-te para o sucesso profissional, através da DRIE (Direcção de Relação Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo).

A DRIE orienta os alunos e diplomados do Grupo Lusófona para o alcance do primeiro emprego, estágios curriculares e profissionais, dentro da área de formação e ainda pode ajudar a tornar-se um empreendedor de sucesso.

Caros Universitários, aproveitem esta oportunidade e inscrevam-se na DRIE, aumentando assim o vosso leque de pesquisa na busca do primeiro emprego ou estágio. Sigam o meu exemplo, que em muito pouco tempo após a inscrição na DRIE, recebi uma proposta de candidatura que veio a culminar com a minha integração no mercado de trabalho.

Para os alunos que não têm experiência profissional e que ainda estejam a estudar ou que já tenham terminado os seus estudos, uma das possibilidades mais viáveis seria recorrer aos estágios, dentro de um vasto leque de empresas que já tenham acordos com a DRIE ou uma outra qualquer a indicar pelo próprio candidato.

Esses mesmos estágios podem ser remunerados ou não. No meu ponto de vista é-me indiferente visto que para recebermos amanhã temos que dar hoje, e vão ver que valerá a pena. As nossas dúvidas de hoje são traidoras e fazem-nos perder o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar. Tentem e inscrevam-se na DRIE que vão ver que não vão perder, muito pelo contrario só vão ganhar desde que conservem os olhos fixos num ideal sublime e lutem sempre pelo que desejam, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno das conquistas da vida!

(6)

Instituição do Mês

Perfil:

Instituição: Fundação Manuel Pimenta e Farmácia da Misericórdia/ Laboratório de Análises Clínicas Manuel Pimenta, Lda. (Ponte de Lima).

Nomes: Mª Manuela Pimenta / Manuel António Pimenta Cargo: Farmacêuticos/ Gerentes

Formação académica: Licenciatura em Ciências Farmacêuticas. Diversas Pós- graduações e Cursos de Especialização. Sector de Actividade: Farmácia Comunitária e Análises Clínicas.

E-mails: manuelapimenta@farmaciadamisericordia.com.pt /ma_pimenta@farmaciadamisericordia.com.pt

Qual é o objectivo da Fundação?

O objectivo da Fundação Manuel Pimenta (FMP) é dar um contributo social, cultural, educacional e científico à sociedade onde se insere e onde conseguir chegar.

Qual o escopo social da Fundação?

A FMP tem como propósito contribuir para uma sociedade mais solidária e equitativa. O que esperam concretizar com a celebração do Protocolo?

Em primeiro lugar, a partilha de conhecimentos com uma Instituição como a ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) que muito admiramos, tanto pela sua obra como pelo seu dinamismo. Não esquecendo a paixão pela

lusofonia que obviamente nos une a esta Instituição.

Qual a mais-valia para a Fundação do estabelecimento desta parceria?

Para nós, aprender com uma Instituição de referência e retribuir essa aprendizagem, facultando o nosso know-how. Qual a possibilidade de acolhimento de estagiários nas diversas empresas da Fundação?

É apanágio das nossas empresas colaborar com Instituições de Ensino. Com este Protocolo de Colaboração estaremos ao dispor do Grupo Lusófona para formar estagiários nas áreas da nossa competência, nomeadamente, Análises Clínicas e Farmácia Comunitária. Estamos sempre receptivos para receber novos projectos e novas parcerias.

(7)

Vamos Falar Sobre

Perfil

Nome: Prof. Dr. António Silva Pina

Profissão: Subdirector dos Cursos de Turismo da ULHT e orientador de estágios E-mail: silva.pina@ulusofona.pt

Estágios no Turismo

A necessidade de estreitar ligações entre o meio académico e o meio empresarial foi um dos principais motivos que levou ao estabelecimento de um estágio curricular obrigatório na Licenciatura em Turismo. Actualmente é indiscutível, no sector do turismo, a importância que os estágios têm para a formação dos jovens, porque permitem através deste contacto, que estes adquiram competências para o exercício da actividade profissional e, ao mesmo tempo, desenvolvam capacidades de adaptação às diferentes e diversificadas entidades que os recebem.

Todavia, alguns meios empresariais ainda apontam deficiências ao sistema educativo porque este não consegue adaptar os planos de estudos às rápidas mutações do sector o que faz introduzir um hiato entre as expectativas do aluno que finaliza a sua formação e a realidade que existe naquele momento no sector.

Por vezes, acontece o contrário, como se constata hoje com a desadequação das empresas e de alguns planos de estudos à importância estratégica das tecnologias de informação e comunicação no turismo.

Também para estas situações o estágio permite o necessário ajustamento às realidades.

Por isso, no Turismo, um estágio constitui um elemento essencial de educação, porque obriga a alterações comportamentais, de interacção e relacionamento pessoal e, de formação, através da aprendizagem das normas, procedimentos e práticas de cada entidade, o que obriga os alunos a aferir e ajustar os conhecimentos adquiridos nas universidades com os requisitos exigidos pelas entidades receptoras.

Por todas estas razões, a Licenciatura em Turismo da ULHT, tem como orientadores de estágio, profissionais com vasta experiência de trabalho no sector e por isso recomendam que os alunos tenham em devida nota os seguintes princípios orientadores:

- Ninguém trabalha no Turismo sem ter efectuado um bom estágio; - Durante o estágio o aluno deve ter uma atitude pró-activa e não passiva;

- O estagiário deve ter uma atitude assertiva face às normas e princípios de cada entidade; - O estágio deve ser realizado na área de vocação do aluno;

- Devem tentar aplicar os conhecimentos adquiridos no curso;

- Devem ter uma atitude correcta porém crítica, na comparação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e as práticas que lhe são proporcionadas.

(8)

Decorridos que são 10 anos da Licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é com orgulho e imensa satisfação que hoje encontramos nas diversas áreas de actividade do sector, ex-alunos em posições de relevo e que, à semelhança dos alunos de hoje, começaram por um estágio que criou uma ideia de “carreira” e que se revelou um importante instrumento de motivação intrínseca de um processo de aprendizagem.

Protocolos

 Casa São Pedro de Alverca

 Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos  Centro Social e Paroquial da Pena -

 Centro Social e Paroquial de Alcântara  Centro Social e Paroquial de Santo André-  Farmácia Vaz Carmona

 FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa  Fundação Obra do Ardina

 Hoteis Tivoli SA

 Junta de Freguesia de Santos-o-Velho  LeiteCreme.com

 Liga dos Amigos da Terceira Idade

 Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Agraço  SDO Consultores

 SEFO - Sociedade de Educação e Formação do Oeste  WomanFit

Contactos e Informações

http://emprego.grupolusofona.pt

Teresa do Rosário Damásio Directora

DRIE – Direcção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo Tel: 217 515 565 Fax: 217 515 534

trdamasio@ulusofona.pt

Cristina Matos Lopes Coordenadora

(9)

Tel: 217 515 500 - ext. 2113 Fax: 217 515 534

cristina.matos@ulusofona.pt

Carmen Pereira Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534

carmen.pereira@ulusofona.pt

Pedro Manuel de Andrade Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534

Referências

Documentos relacionados

Os objetivos consistem em compreender e analisar através de quais mecanismos o controle social é exercido pelo Grande Irmão na sociedade distópica de Orwell em

estrutura produtiva foi, marcada pela multiplicidade de padrões tecnológicos entre indivíduos, empresas, ramos de produção e regiões, formando um conjunto de situações que

Nesse sentido, nossa leitura considera que aquilo que se passou a denominar a partir de meados do século XX por políticas de emprego, diz respeito a um conjunto articulado

Anemia Falciforme Agência Nacional de Vigilância Acidente Vascular Cerebral Broncodilatadora Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média Capacidade Inspiratória Chronic

A atuação limitada das CNV(s) é devido ao fato de não possuírem o poder de julgar os responsáveis por tais crimes, uma vez que sua tarefa consiste na apuração dos casos

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,